PDA

Ver Versão Completa : BOIA MARCADOR DE COMBUSTÍVEL

IRINEU OLIVIO DOS SANTOS
26/05/2006, 09:46
Alguem já substituiu a bóia do tanque de combustível, por alguma nacional?
abraços
Irineu
[/quote]

MANFREDI
26/05/2006, 14:47
Irineu tem um relato meu, acho que no item tanque de combustivel, da substituição da boia do meu Niva por uma da Siemens Vdo mas que tem uma pequena diferença de resistencia.

Vou ver se acho e mando pra você o relatorio.
[]s

Peter
26/05/2006, 16:04
Manfredi

Sera que o topico é estehttp://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12855&highlight=boia+++tanque

MANFREDI
27/05/2006, 10:15
Grande Peter, sempre atensioso e gentil.

Obrigado.

Peter
27/05/2006, 10:42
Manfredi

Esta boia que voce colocou tem o bracinho ou é do tipo com tubo?

Estamos aqui para ajudar no que puder.

MANFREDI
27/05/2006, 12:28
Peter, como nos SEUS velhos tempos, fiz um esquema/desenho do formato da boia.

Como disse na mensagem anterior, a referencia da Siemens VDO que comprei foi a final 007, mas esta tem o caninho para retorno mas é FECHADO. Então oque fiz foi fazer o furo nele com uma broca 5mm com muito cuidado e está funfando agora perfeitamente.
Se for procurar pra comprar, veja a boia com final 008 que tem a mesma resistência desta mas acho que tem o caninho de retorno permeável.
Só não se esqueça que como a resistência e um pouco diferente as marcações no relogio serão também diferentes.
No meu fica assim: Cheio é cheio mesmo e fica lá até o tanque estar com quase metade .
Dai começa a oscilar (até percebi que oscila bem menos que o antigo) e quando marca 1/2 está na verdade com 1/4 e quando chega nesta marcação (1/4) está vazio. Portanto não espere contar com a luz amarela de advertência. Esta acenderá somente com o tanque realmente vazio.

Segue esquema:

Peter
27/05/2006, 13:54
Manfredi
Obrigado pelas informações e pelo belo esquema. :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Na verdade eu estou a procura de uma boia que seja em forma de tubo,pois este tipo oscila menos.
O problema é casar resistencia,comprimento,furação,etc.
Mas ainda vou achar.

santiagoniva
27/05/2006, 18:53
Mas e se a gente muda o sistema todo, como boia e o marcador do painel, da medida do painel do niva, mas o modelo de qualquer outro carro??? nãp daria certo??? ninguem tento?

Sds. Santiago

Cavalcante
28/05/2006, 21:51
Na verdade o que se tem de fazer é traçar uma curva tensão x deflexão pro relógio, e uma outra tensão x nível pra bóia e casar as duas por meio de resistores, já que espera-se que sejam ambas lineares. Qualquer bóia e qualquer relógio servem, desde que se tenha um pouco de paciência para traçar as curvas e fazer as correções. E ter uma tensão de referência decente na entrada da bóia. Não dá pra querer que o ponteiro fique estável, com a tensão de entrada flutuando entre 11 e 15 V, como é o caso do meu carro. Por isso coloquei um regulador de tensão na entrada da bóia, pra ter uma referência fixa, e como próximo passo vou usar relógios (vou trocar todos) da Cronomac, que têm uma inércia maior, o que faz com que o ponteiro demore a se mexer em curvas, e quando ele começa a se mexer, a curva já acabou, o combustível e a bóia voltaram pro nível e a medição continua a mesma...

MANFREDI
29/05/2006, 09:46
Peter, Cav e Santiago, a boia de combustivel dos Unos mais antigos são de tubos. Eu já vi uma dessas e até pensei em fazer as modificações mas oque impede são as variações de resistência. Teria que alterar os relógios também. Dai desisti.

[]s

santiagoniva
29/05/2006, 12:52
O Domingo fui na Fenajeep... que foi feita perto de onde moro. Muito fraca por acaso..!!! Mas me encontrei com Robsom da Alternativa 4x4 e me comentou que no NIVA dele colocou boia e relogio do fiat 147, e acabouo problema....

Santiago

Peter
30/05/2006, 11:29
Manfredi

A boia que voce comprou é a que aparece nas tuas fotos do album?ou aquela é anterior?

Pergunto porque se for aquela da foto ,ela tem resistencia diferente.Certo!

MANFREDI
30/05/2006, 11:40
Peter, a tampa da caixa que aparece na foto do album é uma antiga que tem resistência bem diferente. Foi uma compra sem olhar especificação.

A numeração que usei agora que aproxima a resitência é a de final 007 que não tem o retorno e a 008 que ( ACHO) tem retorno e a resistência é mais próxima da do Niva.

[]s

Peter
30/05/2006, 11:57
Manfredi,por isso que perguntei,pois esta da caixa tem de 40 a 300 ohms.

Peter
30/05/2006, 17:03
Manfredi

Nesta boia que ta montada ,4 a 300 ohms,voce ja tentou colocar em serie uma resistencia de ca. 10 ohms(não sei se existe) pois ai voce passaria a ter uma com 14 a 310 ohms.
Segundo o catalogo:4 ohms é cheio e 300 ohms é vazio.

Manfredi estou pensando alto,não sei o que o Cavalcante acha.

Ai quando cheio acusa um pouco menos e quando vazio deveria coincidir com o original.

MANFREDI
31/05/2006, 10:51
Peter, não entendo nadica de nada mesmo de eletronica, eletrica e afilhadas, :lol: :lol: :lol:

Acabei me acostumando com as marcações novas. Se isso resolve e alguem me der os passos tim tim por tim tim, poderia esperimentar.

[]s e obrigado pela dica.

Peter
01/06/2006, 08:16
Manfredi

Compra uma resistencia de 10 ohms/0.5 W numa casa de componentes para radio e deixa guardado.Quando voce tiver que mecher na boia voce procede como mostrado no croquis.E verifica o que acontece!!!

Este procedimento pode ser feito tambem no indicador do painel,num dos dois fios que vem da boia.

boimev
01/06/2006, 10:33
Gostei da ideia, agora a questão, já que estamos trabalhando com resistencias, poderiamos procurar uma boia que tivesse uma configuração menor que a original e tentar igualar com essas resistencias?

Peter
01/06/2006, 11:27
boimev

O que voce chama de configuração menor?

boimev
01/06/2006, 19:12
Peter, primeiro deixa eu esclarecer que sou leigo (so muito curioso) em mecanica, eletronica e afins, como ja constatou o Cavalcante. Estou divagando com ideias que tenho lendo as msg´s.
Neste topico o Manfredi dis que a boia original tem configuração de 7 a 310 ohms, então com sua logica procurariamos uma com configuração menor que isso. Mas relendo o topico percebi que escrevi besteria, a que o Manfredi colocou e a sugestão que vc deu talvez sejam as mais proximas, a não ser que haja uma de 1 a 300 ohm.
Desculpa ai, me meti onde nao sabia e acabei atrapalhando tudo. :(

[]´s mais atenciosos

boimev
01/06/2006, 19:19
Faltou o link... http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12855&highlight=marcador

[]´s

Peter
02/06/2006, 09:48
Marcio
Não esquenta a cabeça não.Eu so não tinha entendido e não atrapalhou em nada.Eu tambem sou fuçador.

Voce sabe que existem as chamadas reuniões de Brainstorming(leia-se Tempestade cerebral).Pois nestas reuniões todos os participantes tem direito de falar o que quizerem,ou seja o que vier na mente, sobre um determinado problema para tentar resolve-lo ou modificar alguma coisa.
Todas as sugestões são anotadas e ninguem pode criticar.
Apos um determinado tempo para-se com as sugestões e as respostas são analizadas e as que não tem sentido são descartadas e as que sobram vão para uma analise detalhada.
Ja imaginou quantas propostas surgem e as vezes de uma destas propostas, que a gente acha que é sem sentido, sai uma solução.

Portanto mais uma vez. não esquenta.

boimev
02/06/2006, 13:23
Peter, vlw o apoio moral.