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Ver Versão Completa : CHECK LIST PARA COMPRA DE UM SUZUKI 4X4...



Gasoso
25/05/2006, 23:51
All,

Já recebi várias solicitações por email e MP do que verificar antes de se comprar um Suzuki 4x4...
Como tenho visto que muita gente acessa o forum exatamente para descobrir estes "macetes" resolví abrir este tópico para discutirmos a assunto e gerando um Check list para os futuros experts de plantão :mrgreen: ....

Estou bolando um Check list para antes da compra e um do que revisar quando a viatura chega na garagem....

Assim que estiverem prontos estarei postando e depois conto com a ajuda de todos para complementar as listas.... :concordo:

[]s

Gasoso
26/05/2006, 00:32
ANTES DA COMPRA:

Um 4x4 é um pouco diferente de um veículo de passeio... tem mais coisas para se verificar. Algumas das coisas da lista abaixo são comuns para qualquer tipo de viatura, outras só para os 4x4 e outras ainda só para Suzukis...

O ideal é fazer o máximo que for possível dos itens abaixo sozinho, sem o vendedor do lado....

1) Não é com olhar um carro sozinho... o ideal é fazer isso com 2 pessoas.
2) Não teste um carro se o motor já estiver aquecido. Se isso ocorrer, volte outra hora para poder ligar o motor 100% frio.
3) Olhe a água e o óleo do motor antes de ligar... procure sinais de óleo na água e de água no óleo....
4) Observar se existe sinal de oleo no escapamento. Se tiver, o motor esta cuspindo óleo e isso é abrir o motor na certa... Outra alternativa seria o motor ter sido feito a pouco tempo, e isso pode ser bronca pois logista só faz gambiarra....
5) O motor deve ser ligado com a tampa do radiador aberta.
6) Observar se, ao ligar o motor, a água jorra longe acompanhando o RPM do motor.... (não confundir com a circulação normal da bomba que pode causar pequenos respingos...)
7) Observar se ao ligar o motor solta algum tipo de fumaça... Se soltar e parar deve ter retentor de válvula velho por aí....
8) Teste ítens corriqueiros com Ar condicionado, vidros, travas, e CIA....
9) Rode com o carro devagar procurando ouvir se existem estalos secos na suspensão...
10) Com o veículo em 4x2, e faça uma curva para cada lado com as rodas torcidas ao máximo e procure por barulhos... Depois tente fazer isso em locais com desníveis para testar a suspensão articulando com as rodas torcidas...
11) Fazer o mesmo do item 10, mas em 4x4 H e L em algum terreno apropriado para o uso da tração ( Areia, terra solta ou outrospisos sem aderência). Se estalar tem Bichacinética lascada....
NOTA: A tração deve ser engatada com o veículo parado e com as rodas em linha reta.
12) Engate a tração com os vidros abertos e depois de ré para desengatar. É normal ouvir dois pequenos estalos tipo CLECK. Se fizer CRECKCRECKCRECK para engatar ou para desengatar tem problema por aí....
13) Com a Tração engatada, tente bem devagar deixar as rodas dianteiras sem aderência (subir um um desnível na diagonal) para que elas deslizem. O Objetivo é verificar se as duas rodas dianteiras estão tracionando....
14) Observe se ao ligar o motor todas as luzes do painel acendem... A luz do Check engine não pode apagar exatamente junto com a Luz do óleo... Se isso ocorrer e porque ambas foram emendadas para mascarar problemas de injeção.... Isso é muito comum nos modelos 16V...
15) Carros com ABS tem de acender e apagar a luz correspondente ao ligar o motor... Se ficar aceso tem bronca.
16) Faça o teste de CHECK ENGINE descrito nos tópicos específicos aqui no forum...
17) Procure escutar se esitem roncados em alguma marcha... teste para ver se todas engatam facilente....
18) Procure escutar roncados nas rodas (rolamentos)...
19) Verifique se as bases do motor não estão quebradas em alguma oficina... a que mais quebra é a lateral no lado direito de quem olha o motor de frente.
20) Verifique se o eletro do arcondicionado entra em funcionamento quando este é ligado.
21) Verifique se ao esforçar o motor depois de quente ele borbulha água no reservatório de expansão....


Tem coisa demais... depois complemento a lista...

[]s

EDYNEVES
26/05/2006, 13:36
O gasoso e ai tudo bem??

Como voce bem um vitara, me tira uma duvida:
Qual o consumo real de um vitara 3p 1.6 8v automatico??
E como checa-lo, alguma dica boa??

Agradeço a atenção!! :concordo:

decco_cwb
26/05/2006, 13:37
Boas dicas gasoso, espero coloca-las em pratica em breve... por enquanto procuro meu JIMNY!

burgoa
26/05/2006, 14:01
Valeu pela dica!!!!

Já estou seguindo o passo-à-passo...

ricardo sabóia
26/05/2006, 16:01
Só p/ completar o "check list", mais algumas dicas:

1) levante o carro e verifique vazamentos no motor, cx.marcha,
tcase e diferenciais;
2) Verifique todos os óleos do sistema de transmissão; muitos "malas"
na hora de vender o carro, chegam a colocar óleo bem "grosso"
p/esconder algum "roncado", então se você não conhece o óleo certo
que varia de 75-90W, chame alguém que saiba.Outro detalhe,se o óleo
da cor de café-com-leite ou esverdeado, siginifica que está contaminado
c/ água;
3) Verifique se não tem folga nos rolamentos dianteiros, principalmente
samurai e jimny que possuem eixo rígido na frente e munhões.É comum
ter folga, e você vai gastar pelo menos uns 300,00 p/ consertar;
4) Verifique se o chassi não tem nenhuma solda ou sinal de empeno;
5) P/ os que moram em cidades litorâneas, tomar cuidado com algum
que já tenha naufragado na água do mar, procure sinais de ferrugem
nos locais escondidos tipo: por baixo de borrachas, trilhos de bancos,
pedais,etc.

Se lembrar de algo mais, coloco aqui!

Abraços, Ricardo.

Gasoso
26/05/2006, 21:02
O gasoso e ai tudo bem??

Como voce bem um vitara, me tira uma duvida:
Qual o consumo real de um vitara 3p 1.6 8v automatico??
E como checa-lo, alguma dica boa??

Agradeço a atenção!! :concordo:

Te respondi por MP...

[]s

Gasoso
26/05/2006, 23:59
Vou completar a lista acrescentando a ajuda do Ricardo com complementos....

ANTES DA COMPRA:

Um 4x4 é um pouco diferente de um veículo de passeio... tem mais coisas para se verificar. Algumas das coisas da lista abaixo são comuns para qualquer tipo de viatura, outras só para os 4x4 e outras ainda só para Suzukis...

O ideal é fazer o máximo que for possível dos itens abaixo sozinho, sem o vendedor do lado....

1) Não é com olhar um carro sozinho... o ideal é fazer isso com 2 pessoas.
2) Não teste um carro se o motor já estiver aquecido. Se isso ocorrer, volte outra hora para poder ligar o motor 100% frio.
3) Olhe a água e o óleo do motor antes de ligar... procure sinais de óleo na água e de água no óleo....
4) Observar se existe sinal de oleo no escapamento. Se tiver, o motor esta cuspindo óleo e isso é abrir o motor na certa... Outra alternativa seria o motor ter sido feito a pouco tempo, e isso pode ser bronca pois logista só faz gambiarra....
5) O motor deve ser ligado com a tampa do radiador aberta.
6) Observar se, ao ligar o motor, a água jorra longe acompanhando o RPM do motor.... (não confundir com a circulação normal da bomba que pode causar pequenos respingos...)
7) Observar se ao ligar o motor solta algum tipo de fumaça... Se soltar e parar deve ter retentor de válvula velho por aí....
8 )Teste ítens corriqueiros com Ar condicionado, vidros, travas, e CIA....
9) Rode com o carro devagar procurando ouvir se existem estalos secos na suspensão...
10) Com o veículo em 4x2, e faça uma curva para cada lado com as rodas torcidas ao máximo e procure por barulhos... Depois tente fazer isso em locais com desníveis para testar a suspensão articulando com as rodas torcidas...
11) Fazer o mesmo do item 10, mas em 4x4 H e L em algum terreno apropriado para o uso da tração ( Areia, terra solta ou outrospisos sem aderência). Se estalar tem Bichacinética lascada....
NOTA: A tração deve ser engatada com o veículo parado e com as rodas em linha reta.
12) Engate a tração com os vidros abertos e depois de ré para desengatar. É normal ouvir dois pequenos estalos tipo CLECK. Se fizer CRECKCRECKCRECK para engatar ou para desengatar tem problema por aí....
13) Com a Tração engatada, tente bem devagar deixar as rodas dianteiras sem aderência (subir um um desnível na diagonal) para que elas deslizem. O Objetivo é verificar se as duas rodas dianteiras estão tracionando....
14) Observe se ao ligar o motor todas as luzes do painel acendem... A luz do Check engine não pode apagar exatamente junto com a Luz do óleo... Se isso ocorrer e porque ambas foram emendadas para mascarar problemas de injeção.... Isso é muito comum nos modelos 16V...
15) Carros com ABS tem de acender e apagar a luz correspondente ao ligar o motor... Se ficar aceso tem bronca.
16) Faça o teste de CHECK ENGINE descrito nos tópicos específicos aqui no forum...
17) Procure escutar se esitem roncados em alguma marcha... teste para ver se todas engatam facilente....
18 )Procure escutar roncados nas rodas (rolamentos)...
19) Verifique se as bases do motor não estão quebradas em alguma oficina... a que mais quebra é a lateral no lado direito de quem olha o motor de frente.
20) Verifique se o eletro do arcondicionado entra em funcionamento quando este é ligado.
21) Verifique se ao esforçar o motor depois de quente ele borbulha água no reservatório de expansão....
22) levante o carro e verifique vazamentos no motor, cx.marcha,
tcase e diferenciais;
23) Procure por vazamentos entre a caixa de marchas e o motor. Tome cuidado pois se vier óleo da parte de cima é por alí que pinga também... Se tiver vazamento saindo da caixa seca é bronca... É sinal de retentor do volante estourado e para arrumar isso tem de remover o motor...
24) Este ítem é muito suspeito :twisted: ... olhe em baixo da traseira da viatura e verifique se tem sinais de soldas no tanque de combustível... Aproveite e olhe se vc realmente poderá engatar coisas pesadas na traseira da barca ou se a bola que está alí é só de brinquedo conferindo se a fixação do engate foi feita no chassis ou na lataria...
25) Verifique todos os óleos do sistema de transmissão; muitos "malas"
na hora de vender o carro, chegam a colocar óleo bem "grosso"
p/esconder algum "roncado", então se você não conhece o óleo certo
que varia de 75-90W, chame alguém que saiba.Outro detalhe,se o óleo
da cor de café-com-leite ou esverdeado, siginifica que está contaminado
c/ água;
26) Verifique o óleo da transmissão automática (se for o caso)... ele deve ser do tipo ATF dexron III. Visualemente só dá para saber se é ATF, sem saber o tipo de ATF, mas isso é o suficiente, pois a malandragem é colocar óleo de motor no câmbio quando ele está com os discos gastos para dar uma sobrevida ao conjunto e empurrar o carro numa loja... esta sobrevida costuma custar muito caro pois pode detonar outras peças internas....
27) Ainda quanto aos óleos de cambios auto... se ele for ATF mas estiver cobreado, prateado ou com cheiro de queimado isso é sinal de bronca a vista...
28 ) Uma viatura com cambio auto tem de mudar de marchas suavemente, mesmo com o motor frio. O tempo das trocas de marchas não deve oscilar... Cambio que demora a mudar de marcha ou que muda muito ligeiro ou que varia eventualmente o ponto de troca está com defeito....
29) Verifique se não tem folga nos rolamentos dianteiros, e ou traseiros, principalmente
samurai e jimny que possuem eixo rígido na frente e munhões. É comum
ter folga, e você vai gastar pelo menos uns 300,00 p/ consertar cada um;
30) Verifique se o chassi não tem nenhuma solda ou sinal de empeno. Dê atenção especial a parte do chassis próxima as caixas de rodas dianteiras e traseiras;
31) Peça ao seu mecânico para verificar se as bases do motor não estão quebradas. A que mais quebra é a base lateral do lado direito de quem olha o motor de frente.
32) P/ os que moram em cidades litorâneas, tomar cuidado com algum que já tenha naufragado na água do mar, procure sinais de ferrugem nos locais escondidos tipo: por baixo de borrachas, trilhos de bancos, caixa de bateria, caixas de rodas, pedais, spoiller, etc...
33) Olhe em baixo de todo painel com uma lanterna... se enxergar "coisas estranhas" já sabe que tem gambiarra por aí...
34) Retire as lanternas traseiras com ajuda de uma chave philips... olhe por alí o estado da lataria da parte traseira...
35) O mesmo pode ser feito removendo-se o forro da tampa da mala removendo-se gentilemnte os encaixes plásticos...
36) Procure por trincas no ponto onde pneu de suporte é parafusado a tampa da mala...
37) Verifique se existem vazamentos de água pela tampa da mala na parte superior da tampa quando se joga um jato de água sobre a calha entre a tampa e o teto... isso simula uma chuva forte... carros batidos na traseira ou virados gostam de vazar por alí...
38 ) Verifique o estado de desgaste das dobradiças de todas as portas... isso costuma indicar a kilomentragem e o desgaste doi veículo melhor que o hodômetro...
39) Procure por sinais de remendos na maçaneta da tampa traseira... a porta é muito pesada e as maçanetas vivem quebrando pois quase ninguem lembra de pressionar a porta contra as borrachas com a outra mão na hora de abrir para não forçar ela... Uma nova custa R$250,00 e o que mais se encontra por aí é remendo seboso...
40) Procure por sinais de rachaduras ou soldas no bloco do motor... tem muito bloco soldado por aí e a maioria vaza óleo pelas soldas ou rachaduras...
41) Procure por vazamentos de óleo próximo ao distribuidor... Os modelos 1.6 16V quebram / racham muito o mancal externo do comando de válvulas que fica ao lado do distribuidor pois os mecânicos não sabem instala-lo corretamente... os modelos 8V estouram o anel de vedação do distribuidor...
42) Verifique o alinhamento dos eixos dianteiro e traseiro com o auxílio de uma cordinha....
43) Peça ao mecânico para verificar se existem folgas no pivôs e terminais de direção....
44) Procure por vazamentos no sistema de direção hidráulica...
45) Verifique as coifas das alavancas de marchas e Tcase... São cinco ao todo, uma nova é mais de 100 pilas e a viatura precisa disso para não entrar sujeira nos trambuladores e para evitar excesso de ruído no interior...
46) Procure por rachaduras na lataria próximo à dobradiça do capô...
47) Peça ao mecânico para retirar a tampa do distribuidor... verique o desgaste dos contatos e procure por gambiarras no sensor hall (se for o caso)...
48 ) Verifique se o pedal de freio não está fofo ou afundando como pisar em esponja pisando no freio e segurando pressionado.... se o pedal descer, mesmo que devagar, tem bronca por aí.
49) Verifique se ao pisar a embreagem a mesma está macia e se ela não está passando por "ressaltos" no percurso... se o pedal estiver duro pode ser cabo ou platô velho... se houver ressaltos ou o cabo está torando ou o platô já tá pra lá de Bagdá....
50) Se ao soltar o pé da embreagem fizer barulho de coisa raspando... o colar já é passado...
51) Uma boa idéia.... Este é o mais importante de todos os ítens... Verifique a documentação da viatura, se está desalienado, se o número do chassis confere com o documento, se o número do motor está correto, etc...
52) Se a viatura for conversível, procure por remendos na capota e confira os encaixes e presilhas da capota na viatura... os da parte de trás, na laterias quebram muito e são caros para apenas uma pecinha plástica...
53) Verifique se existem remendos nos mecanismos das chaves de setas ( pelas frestas da articulação, se vc naum souber abrir a capa). Elas quebram muito nos viataras de 96 a 98...
54) Remova as borrachas das portas e procure por sinais de soldas abaixo da pintura....
55) Olhe a viatura contra o sol, de lado e de perfil peça por peça... procure por vincos abaixo da tinta... só se vê isso olhando um pouco afastado e em ângulo...
56) Agora olhe bem de perto e procure por riscos de lixa pintados ( só se vê isso olhando bem de perto) ... isso é sinal de serviço de pintura seboso....
57) Vc verificou tudo isso, então não esqueça de conferir também se a rebimboca da parafuseta não está gasta :mrgreen:

Gente, a lista acima foi feita pensando-se em vitaras... a maior parte das coisas vale para todos os suzukis... mas conto com vcs para completar a lista, principalmente nos itens específicos dos samurais com feixe de molas, dos gran vitaras, Jymnis e cia...

[]s com pregissa de revisar o que escreví...

mir000
30/05/2006, 22:26
Outra coisa que é bom ficar esperto... Eu já me FOD$% por causa disso!

Checar com a viatura quente onde marca o ponteiro de temperatura.

O meu veio sem a válvula termostática e com o acoplamento viscoso da ventoinha travado... Resultado: Torrou a junta e ferrou o cabeçote, sem superaquecer!!!

Alem disso, o lance de checar alinhamento é bem importante, como o Gasoso comentou... O meu veio com camber e cáster impenado!!!

Vamos ficas esperto que tem muito trambiquero por aí!!!

[s] de quem foi rebocado por causa da bomba de gasolina (que segundo o mecânico foi recuperada porcamente pelo antigo proprietário, me deixando na mão pela 1ª vez em 2 anos)

Gasoso
01/06/2006, 21:41
RESPOSTA PARA A PERGUNTA:

COMPREI A VIATURA... E AGORA...?? :shock: O QUE É QUE EU FAÇO PARA NÃO LEVAR BOMBA...?

O parágrafo abaixo é para os novatos...
"Vc comprou um carro com muitas recursos extras que em um carro de passeio não existem. Isso quer dizer cuidados extras também, coisa natural para se poder andar por onde estes carros podem andar. Neste carro vc possui duas caixas, dois diferenciais, rodas livres...etc... são estas coisas extras que fazem dele um veículo capacitado para andar fora de estrada, então cuide bem delas... até porque estas peças custam caro. Se bem cuidadas, duram a vida toda... não vale a pena arriscar um problema por falta de cuidados ou relaxamento..."

ITEM BASICOS A SE FAZER IMEDIATAMENTE:

1) Vá para uma loja de trocas de óleo, e compre todos os óleos do motor, caixas, hidráulico e freios. Compre também 5 litros de querosene de boa qualidade.
2) Vá para a sua oficina de confiança e mande descer o óleo dos dois diferenciais, das duas caixas (Tcase e câmbio). Lave com querosene os diferenciais, Tcase e câmbio. Para isso, vc suspende a viatura em um elevador (rodas voando) e faz as rodas girarem acelerando de leve com a viatura engrenada e tracionada... pedir para o mecânico segurar uma vez cada roda também ajuda... Aí vc arreia (desce) a querosene, deixando escorrer bem e não se assunte com as melecas que podem sair :shock: ... peça para o mecânico observar o óleo e a querosene que sai de cada parte... ele vai seber se existem indícios de problemas pelo que enxergar... Depois coloque o nível correto com óleo adequado e aproveite para revisar se os suspiros dos diferenciais estão instalados corretamente e devidamente elevados...
3) Troque o óleo do sistema de direção hidráulica e verifique se a válvula elétrica da direção hidráulica progressiva está ligada... muita gente esquece de ligar o fiozinho...
4) Abra as rodas, verifique o estado das lonas e pastilhas de freio e substitua óleo do sistema....
5) Troque o óleo e o filtro do motor...
6) Para todos os procedimentos acima, verifique quanto a vazamentos... se algum for encontrado, concerte imediatamente...
7) Abra as rodas livres, lave e troque a graxa....
8 ) Troque as correias, inclusive a dentada do motor... Aproveite e verifique o rolamento tensor e os retentores das polias...
9) O óleo do motor deve ser susbtituído a cada 5 mil Km... 10 mil Km é conversa mole, não faça isso... todo carro baixa óleo e somando isso as gasolinas com solvente que usamos o óleo vira uma graxza e acaba travando o motor...
10) O óleo dos diferenciais, câmbio e Tcase deve ser trocado a cada 20 mil Km. Se vc usar óleo sintético, pode trocar a cada 40 mil junto com a correia dentada do motor.
11) Troque o filtro de combustível.
12) Faça alinhamento e balanceamento das rodas.
13) Procure por vazamentos no sistema de arreferecimento. Se o sistema estiver sujo, limpe e coloque aditivo. Rodar se aditivo e matar o motor aos poucos pois ele vai corroer e seu radiador vai entupir.
14) Se ao limpar o sistema o radiador se mostrar muito sujo, não varete. Na maioria das vezes não resolve muita coisa. Ou vc troca a colméia ou troca o radiador.
15) Verifique o que o mir000 postou. Marque o ponto normal no painel para a temperatura de trabalho do motor. Isso é muito importante para vc saber se o carro está aquecendo em alguma situação...

Feito isso pode-se rodar mais tranquilo..... Se vc for muito alérgico a alguma coisa, também é bom lavar o condensador do ar condicionado.

[]s e boas farras

franklin
15/05/2007, 23:18
amigos,
to pensando em adquirir um vitara 4p 4x4, qual o consumo do 1.6 16V, e este modelo pode encarar algumas trilhas?
abraços!!!
franklin

EmersonDias
16/05/2007, 00:34
Rapaz.. brinque nao.. o carro ser aprovado nestes 57 itens aí... neh brinquedo nao viu. Acho muito difícil um que seja aprovado em todos.

Garfield
16/05/2007, 07:53
Rapaz.. brinque nao.. o carro ser aprovado nestes 57 itens aí... neh brinquedo nao viu. Acho muito difícil um que seja aprovado em todos.

Fiz os 57 teste e o meu passou :palmas:

EmersonDias
16/05/2007, 11:49
Fiz os 57 teste e o meu passou :palmas:

EHeheh! Rapaz, eu lhe conheço e sei que você não fez. Até porque, existem determinados testes que só poderiam ser realizados por alguem que detivesse conhecimento de como realizar, como é o caso do teste do check engine, por exemplo.

Eu sei é de um teste que o seu nao passou. PREÇO.
Hehehehe

Brincadeira. Embora vc nao tenha feito nem metade desses testes, seu carro é muito novo.

[]s

Tiazinha
11/10/2008, 17:46
Vou completar a lista acrescentando a ajuda do Ricardo com complementos....

ANTES DA COMPRA:

Um 4x4 é um pouco diferente de um veículo de passeio... tem mais coisas para se verificar. Algumas das coisas da lista abaixo são comuns para qualquer tipo de viatura, outras só para os 4x4 e outras ainda só para Suzukis...

O ideal é fazer o máximo que for possível dos itens abaixo sozinho, sem o vendedor do lado....

1) Não é com olhar um carro sozinho... o ideal é fazer isso com 2 pessoas.
2) Não teste um carro se o motor já estiver aquecido. Se isso ocorrer, volte outra hora para poder ligar o motor 100% frio.
3) Olhe a água e o óleo do motor antes de ligar... procure sinais de óleo na água e de água no óleo....
4) Observar se existe sinal de oleo no escapamento. Se tiver, o motor esta cuspindo óleo e isso é abrir o motor na certa... Outra alternativa seria o motor ter sido feito a pouco tempo, e isso pode ser bronca pois logista só faz gambiarra....
5) O motor deve ser ligado com a tampa do radiador aberta.
6) Observar se, ao ligar o motor, a água jorra longe acompanhando o RPM do motor.... (não confundir com a circulação normal da bomba que pode causar pequenos respingos...)
7) Observar se ao ligar o motor solta algum tipo de fumaça... Se soltar e parar deve ter retentor de válvula velho por aí....
8 )Teste ítens corriqueiros com Ar condicionado, vidros, travas, e CIA....
9) Rode com o carro devagar procurando ouvir se existem estalos secos na suspensão...
10) Com o veículo em 4x2, e faça uma curva para cada lado com as rodas torcidas ao máximo e procure por barulhos... Depois tente fazer isso em locais com desníveis para testar a suspensão articulando com as rodas torcidas...
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50) Se ao soltar o pé da embreagem fizer barulho de coisa raspando... o colar já é passado...
51) Uma boa idéia.... Este é o mais importante de todos os ítens... Verifique a documentação da viatura, se está desalienado, se o número do chassis confere com o documento, se o número do motor está correto, etc...
52) Se a viatura for conversível, procure por remendos na capota e confira os encaixes e presilhas da capota na viatura... os da parte de trás, na laterias quebram muito e são caros para apenas uma pecinha plástica...
53) Verifique se existem remendos nos mecanismos das chaves de setas ( pelas frestas da articulação, se vc naum souber abrir a capa). Elas quebram muito nos viataras de 96 a 98...
54) Remova as borrachas das portas e procure por sinais de soldas abaixo da pintura....
55) Olhe a viatura contra o sol, de lado e de perfil peça por peça... procure por vincos abaixo da tinta... só se vê isso olhando um pouco afastado e em ângulo...
56) Agora olhe bem de perto e procure por riscos de lixa pintados ( só se vê isso olhando bem de perto) ... isso é sinal de serviço de pintura seboso....
57) Vc verificou tudo isso, então não esqueça de conferir também se a rebimboca da parafuseta não está gasta :mrgreen:



Putzgrila...

Agora fiquei com medo de comprar o meu VITARINHA...

E se eu levar pro meu mecânico ver tudo isso, o vendedor manada a polícia atrás de mim...

:shock:

Marco-Maga
11/10/2008, 19:48
Putzgrila...

Agora fiquei com medo de comprar o meu VITARINHA...

E se eu levar pro meu mecânico ver tudo isso, o vendedor manada a polícia atrás de mim...

:shock:


:arrow: :lol: hehehehehehehehehe...........Compre sem medo de ir presa, pq quem vai ficar com medo de ir preso é o vendedor, e não vai querer te enganar, a hora que vc começar mostrar que entende do rasgado o vendedor vai ficar pianinho.....kkkkkkk

Abs

Poison
22/10/2008, 18:56
Opa UP no topico pq ajuda d+

valeu ae quem ajudou!

Allan.Lacerda
23/06/2009, 09:41
Comprei um Kia Sportage 2001 com 55mil Km rodados. Tava bom demais para ser verdade. O carro agora tá soltando uma fumaça escura pelo escapamento e parece que tá com algum vazamento de óleo, pois toda vez que tiro o carro da garagem, fica uns pingos no chão. O vendedor me garantiu que o motor nunca tinha sido feito e me deu uma garantia de 3 meses para qualquer problema que viesse ocorrer, daí já passados 4 meses, eis o problema.
Um mecanico disse que se trata de regulagem do motor, outro diz que pode ser bico, outro falou que o vazamento é por causa do retentor e por aí vai.
Mas um que não é mecanico disse que a fumaça escura não é nada, que todo carro diesel fumaça. Bom, se antes ele não fumaçava tanto e agora tá parecendo uma chaminé, o que é que pode estar ocorrendo com esse carro? Se alguém tiver uma orientação a me dar, agradeceria muito.

leo cabral
23/06/2009, 10:02
pode ser inúmeros fatores , mas a cor da fumaça que você tem que se preocupar é se for branca.

A escura vai desde de uma regulada na bomba a um filtro sujo.

Agora o vazamento merece maior atenção

Alberto.Oliveira
23/06/2009, 18:11
Procure um mecanico de confiança para verificar sua bomba injetora e bicos. Fumaça preta PODE SER um grande indicativo de problemas na bomba. É melhor ver logo o que é antes que ela venha a falhar. Se falhar, o preju pode ser BEM maior, :). Experiência própria, ;P.

Boa sorte.

[]'s
Alberto

PS: Esse post não deveria ter ido pra o forum da sportage??

Allan.Lacerda
23/06/2009, 21:26
Procure um mecanico de confiança para verificar sua bomba injetora e bicos. Fumaça preta PODE SER um grande indicativo de problemas na bomba. É melhor ver logo o que é antes que ela venha a falhar. Se falhar, o preju pode ser BEM maior, :). Experiência própria, ;P.

Boa sorte.

[]'s
Alberto

PS: Esse post não deveria ter ido pra o forum da sportage??

Olá, Alberto.

Brother, você tá certo! :putz:

Realmente, concordo que posts relativos a Sportages devam ir para Sportages, porém, o Suzuki Grand Vitara que eu tenho, a Tracker (Aliás, um GV autêntico) por força do habito, me fizeram tirar dúvidas aqui, na galera que eu mais confio, entende :mrgreen:? Sem contar que o Kia Sportage que eu tenho tem o mesmo motor Mazda que o do meu Grand Vitara Tdi.

Daí não vi problemas em consultar a turma off-road.:pipoca:

E mais, meu Grand Vitara tem 8 anos e nunca me deu trabalho. Mas essa Sportage, mesmo tendo pouco mais de 15 mil km rodados, me decepcionou.

Já consegui comprador e vou voltar a manter a minha linha de preferência, ou seja, pra que que eu vou querer postar algo na galera do Sportage, hein? hehehe 8)!!

:concordo:

Alberto.Oliveira
23/06/2009, 22:29
Olá, Alberto.

Brother, você tá certo! :putz:

Realmente, concordo que posts relativos a Sportages devam ir para Sportages, porém, o Suzuki Grand Vitara que eu tenho, a Tracker (Aliás, um GV autêntico) por força do habito, me fizeram tirar dúvidas aqui, na galera que eu mais confio, entende :mrgreen:? Sem contar que o Kia Sportage que eu tenho tem o mesmo motor Mazda que o do meu Grand Vitara Tdi.

Daí não vi problemas em consultar a turma off-road.:pipoca:

E mais, meu Grand Vitara tem 8 anos e nunca me deu trabalho. Mas essa Sportage, mesmo tendo pouco mais de 15 mil km rodados, me decepcionou.

Já consegui comprador e vou voltar a manter a minha linha de preferência, ou seja, pra que que eu vou querer postar algo na galera do Sportage, hein? hehehe 8)!!

:concordo:

Allan, esquenta não. Estamos aqui é pra ajudar mesmo. É só uma questão de organização do forum mesmo, ehehehe. Bom, eu diria que é importante você avisar o novo dono das condições do carro. Pelo que me lembro, a garantia de 3 meses nao é obrigação só de lojista não. É de pessoa fisica, tambem. Procura checar quanto seria o valor do conserto e da um desconto ao comprador. Assim voce evita problemas, :).

[]'s
Alberto

chegade4x2
23/06/2009, 22:45
Nem me imaginaria fazendo este check list para compara um carro . Nem imaginaria alguem que estivesse vendendo aceitar ver o carro passar por um demorado check list como este . Como não basta só criticar vou dar uma ideia de check list.

- Leve alguem que entenda , dependendo da situação só de olhar o cara já saca se o carro está bom ou foi bem tratado.
- o vitara é um bom carrinho , para uma boa compra vai tudo depender do estado do motor e caixa , o resto é uma questão financeira , afinal todo carro usado de 10 , 15 anos tem o que fazer.
- Seguindo o que falei acima : Se não tem o que fazer vai estar bem caro. Filé e barato é coisa rara.

Allan.Lacerda
23/06/2009, 22:49
Com certeza. Mas vou ver primeiro esse negócio da bomba. Sei lá, o carro tava bonzinho, mas de repente começou a sair uma fumaça escura do escapamento, fiqui preocupado. Mas obrigado pela atenção!!! Essa turma aqui é fera!!!:palmas:

Alberto.Oliveira
23/06/2009, 23:29
Com certeza. Mas vou ver primeiro esse negócio da bomba. Sei lá, o carro tava bonzinho, mas de repente começou a sair uma fumaça escura do escapamento, fiqui preocupado. Mas obrigado pela atenção!!! Essa turma aqui é fera!!!:palmas:

Veja isso rápido, Allan. Tive problemas na bomba injetora do meu troller e não fiquei muito feliz com o valor do conserto não, :P. Se eu tivesse identificado antes, podia ter gasto menos pra reparar ela.
Verifique, também, os bicos injetores. Pode ser algo na vazão deles.
Se você estivesse mais perto, iria sugerir dar um pulo no Gilson, aqui em Recife. Ele conhece tudo e mais um pouco de Suzuki. Era ele quem fazia as manutenções do meu saudoso samuca, :).

[]'s
Alberto

Allan.Lacerda
23/06/2009, 23:39
Veja isso rápido, Allan. Tive problemas na bomba injetora do meu troller e não fiquei muito feliz com o valor do conserto não, :P. Se eu tivesse identificado antes, podia ter gasto menos pra reparar ela.
Verifique, também, os bicos injetores. Pode ser algo na vazão deles.
Se você estivesse mais perto, iria sugerir dar um pulo no Gilson, aqui em Recife. Ele conhece tudo e mais um pouco de Suzuki. Era ele quem fazia as manutenções do meu saudoso samuca, :).

[]'s
Alberto

Ok. Mas é assim mesmo com carro usado. Prova disso é que eu tô com a Tracker 2009, comprei zero e não tenho nada para reclamar. Mas comprei a Grand Vitara usada e não tenho do que reclamar. Mas esse da Kia, se for só bomba, tá fácil e deve ser isso. Vou levar o carro numa oficina especializada e ver o quanto vai sair a verificação e uma possível regulagem. Você tem como deduzir um valor do serviço? Se for só uma regulagem? Obrigado, Alberto!:palmas:

Alberto.Oliveira
24/06/2009, 10:53
Ok. Mas é assim mesmo com carro usado. Prova disso é que eu tô com a Tracker 2009, comprei zero e não tenho nada para reclamar. Mas comprei a Grand Vitara usada e não tenho do que reclamar. Mas esse da Kia, se for só bomba, tá fácil e deve ser isso. Vou levar o carro numa oficina especializada e ver o quanto vai sair a verificação e uma possível regulagem. Você tem como deduzir um valor do serviço? Se for só uma regulagem? Obrigado, Alberto!:palmas:

Rapaz, eu nao tenho nem ideia. Porque o lance da minha bomba foi mais sério. Praticamente fiz outra. Chutando, se for besteira, não deve passar de 500 conto. Se for bronca maior, o valor pode crescer um bocado. O carro esta falhando?? Esta com dificuldades pra pegar? Ou so o fumaceiro??

[]'s
Alberto

Allan.Lacerda
24/06/2009, 15:16
Rapaz, eu nao tenho nem ideia. Porque o lance da minha bomba foi mais sério. Praticamente fiz outra. Chutando, se for besteira, não deve passar de 500 conto. Se for bronca maior, o valor pode crescer um bocado. O carro esta falhando?? Esta com dificuldades pra pegar? Ou so o fumaceiro??

[]'s
Alberto

Só tá fumaçando. Uma fumaça escura. E tô sentindo ele meio amarrado, mas nem tanto. Mas o resto tá todo ok. Levei ele numa oficina, não precisa fazer nada de mecanica, chaparia, nada. Ele apareceu só esse probleminha. E só pode ser Bomba desregulada e bico sujo. Não tem outra explicação. De qualquer forma, vou estar levando ele para uma retifica, para que eles possam verificar com os equipamentos certos as possíveis causas da fumaça escurecida. De repente, pode ser mesmo o filtro de combustível.

Abraço,

Allan :concordo:

Cláudio Faria
08/02/2010, 23:51
Senhores, boa noite. Meu nome é Cláudio e já tem um tempo que me cadastrei, mas estava aqui quieto igual a papagaio de português, não falando nada, mas prestando uma atenção danada!
Eu tô decidido à comprar um Sidekick (vai ser o meu companheiro de pesca na Restinga da Marambaia). O Sidekick foi a escolha pois tenho dois rebentos e a patroa, o carro vai servir para passeios mais divertidos no futuro tb. :-D
Esta semana eu encontrei um Suzuki aqui no Rio e levei um mecânico para avaliar, ele gostou muito (eu também) mas tem um porém... (sempre existem...:???:) O carro apresenta uma linha de corrosão acima do parabrisa, a coisa ainda não está feia, parece que tá só começando, mas quando tirar o parabrisa... É que a coisa aparece mesmo...
Então, O mecânico acha que não é para me desanimar com o "detalhe" e que um bom lanterneiro faria o serviço com mata ferrugem e possíveis buracos soldados com estanho depois de retirar o vidro...
De resto, parece muito bom.
O que vocês acham? Eu gastaria pouco se o problema for esse apenas? O resto da carroceria está perfeita. O acabamento de borracha eu acho aqui no Rio, ou terei (se for o caso de comprá-lo) que adaptar?
O modelo é um Sidekick 97.
Gostaria de parabenizar a todos pelo fórum e agradecer a oportunidade de poder compartilhar (ou melhor...) aprender com vocês!
Obrigado!:concordo:

Márcio Magalhães
09/02/2010, 12:21
Olá,

Um amigo foi comprar um Side e fui lá ver com ele. Tinha exatamente o mesmo problema. Ferrugem entre o a parte superior do parabrisas e o teto. Fez a lanternagem e é só alegria. As guarnições se acha aqui sim, mesmo que não originais. O lance é na hora que for fazer o acabamento você ficar de olho para ficar bem vedado e bem acabado.

[]´s,

Cláudio Faria
10/02/2010, 00:31
Comprei o Vitara hoje, estou receoso pois foi o primeiro 4x4, não sei o que é, digamos, normal neste carro. Amanhã irei no Zezuki e vamos ver o que ele acha.

Márcio, muito obrigado!

Joao Baeta
10/02/2010, 01:42
Olá, Alberto.

Brother, você tá certo! :putz:

Realmente, concordo que posts relativos a Sportages devam ir para Sportages, porém, o Suzuki Grand Vitara que eu tenho, a Tracker (Aliás, um GV autêntico) por força do habito, me fizeram tirar dúvidas aqui, na galera que eu mais confio, entende :mrgreen:? Sem contar que o Kia Sportage que eu tenho tem o mesmo motor Mazda que o do meu Grand Vitara Tdi.

Daí não vi problemas em consultar a turma off-road.:pipoca:

E mais, meu Grand Vitara tem 8 anos e nunca me deu trabalho. Mas essa Sportage, mesmo tendo pouco mais de 15 mil km rodados, me decepcionou.

Já consegui comprador e vou voltar a manter a minha linha de preferência, ou seja, pra que que eu vou querer postar algo na galera do Sportage, hein? hehehe 8)!!

:concordo:

:arrow:Allan,
Vc teve um GVTD 2001 Mazda né?
Vc rodou 8 anos sem dar problema...?
Qts km vc rodou no total?
Abs

EduPuga
10/02/2010, 08:37
Cláudio, boa sorte...

Agora é hora de fazer a lista de atualizações.

Abraços,

gon
09/01/2011, 02:08
Como eu, muitos novatos aqui do fórum estão comprando seu primeiro Vitara/Samuca. Esse check list feito pelo Gasoso é muito bom.

Quem está testando vitaras/samucas para comprar, eu indico!
:palmas:

Giovanni Morano
09/01/2011, 12:20
Ei Galera! O Tópico do Check Engine! O meu a luz do oleo apaga 1 segundinho:pipoca: antes do check apagar é assim mesmo!?

milhomem
06/03/2011, 15:35
Pessoal, não sei se passou batido...
Mas não vi a resposta do consumo medio de combustivel do vitara??
Alguem se candidata a responder, por favor?

Valeu!

andre veiga
07/03/2011, 15:29
Entre todos que já tive, nada muda muito,

Estrada 8.5 ~10 km/L Entre 100 e 120 km/h sempre com 1 ou 2 pessoas além do motorista.
Cidade 6 ~ 8.5 km/L

Mas na minha cidade acho que não conta...

aryrj
13/03/2011, 21:03
Comprei o Vitara hoje, estou receoso pois foi o primeiro 4x4, não sei o que é, digamos, normal neste carro. Amanhã irei no Zezuki e vamos ver o que ele acha.

Márcio, muito obrigado!

Cláudio...idem, idem, idem!!! Vamos ver se a gente tá com sorte!:razz:

Giovanni Morano
14/03/2011, 14:19
Minha humilde opinião, esse tópico deveria ser FIXO!:concordo:

nanito
28/03/2011, 15:10
Acabei de adquirir um Vitarão 4 portas, ano 98. O meu maior receio antes de comprá-lo foi em relação à má fama do bloco/cabeçote trincar. Pois bem, fiz uma inspeção clássica (já tive um Vitara, só que 8v) por baixo e tudo mais, e a viatura está show. Foi feita medição da compressão dos cilindros e está ok também, foram trocadas velas e vedação da tampa de válvulas, pois havia um anel de borracha ressecado.

Pois bem, analisando isto, dá pra tirar conclusão de que o motor não tem trinca? Quais seriam os sintomas (além de baixar o nivel do líquido de arrefecimento)? A mangueira superior do radiador apresenta um inchaço meio fora do normal, comparando com meu antigo vitarinha, isto poderia ser alguma pressão a mais no sistema, causado por alguma fuga no bloco/cabeçote?!

No mais, a viatura está muito boa, lenta normal, não sai nenhuma fumaça no escape (só um pouco quando está frio), a aceleração está ótima, sem engasgos. Só senti uma certa aspereza no motor quando acelero a mais de 3000 rpm, acredito que seja por causa da motorização 16v.

Ainda esta semana revisarei o sistema de arrefecimento (trocar a mangueira inchada), incluindo a válvula termostática. Também vou dar uma olhada na regulagem do cabo da embreagem, pois achei meio pesadinha, mas to me acostumando (meu ex-vitara era Auto), assim como o engate das marchas que achei meio seco (lubrificar o trambulador resolve?).

No mais é isto, ainda estou aprendendo a lidar com a nova viatura, mais adiante posto fotos dela e outras impressões ao dirigir. Se alguém puder me ajudar, respondendo às questões levantadas aqui no post, fico muito agradecido.

Grande abraço a todos!

arlei_vitara
29/03/2011, 20:32
Grande Leo !!!!!!!!!!

Cara, Suzuki é uma cachaça braba, dificil largar !!!!!!!! Tche que bom que compraste outro Vitara, os 5P 16V são muito gostosos de andar, e convenhamos oferecem beeeeeeeeeem mais porta malas e espaço que os 3P, só não tem o charme dos Canvas né !

Bom, parabéns pela viatura nova, posta fotos dela aí para a gente ver !

Abraços

nanito
01/04/2011, 15:19
E aí Arlei!

Ainda to instalando umas perfumarias na viatura antes do debut aqui no fórum, hehehe. :)

Estou só esperando chegar um emblema novo pra grade, quebra-mato original e suporte pra bike no estepe. O transporte destas compras é tudo via PAC, um de cada canto do país, então tem que ter paciência. Depois vou atrás de um peito de aço de qualidade e um protetor de tanque (se puder me recomendar uma marca boa e bem baratinha, fico agradecido)

Já fiz troca do óleo e filtro (Castrol GTX 20w50 + filtro mann), troquei o óleo da caixa e da t-case também (shell 80w90 GL4). O óleo dos diferenciais ainda não troquei, pois no posto onde sempre vou eles não tem mais o GL5.

Ontem fiz troca do liquido do arrefecimento, assim como a mangueira superior do radiador que estava inchada (cortei e instalei a do motor 1.6 zetec do fiesta) e a tampa do radiador (clássica da towner 0.9 bar). O líquido colocado foi o Radiex 1922 (azulzinho), na proporção de 40% Radiex e 60% água da torneira (fervida 3 vezes e coada em filtro de café Melitta 102 :mrgreen:).

Assim que fizer a vistoria do Detran, monto o jogo de pneu/roda que tavam no guaxinim, os Hankook MT 235/75 :twisted: (eles ficam pra fora dos paralamas e o CRVA anda bem xarope aqui na minha cidade)

Amanhã vou ao litoral prum bate-volta de uns 200km com mais 3 "brothers", vai ser o teste dos racks e da economia na estrada, espero não ter nenhuma surpresa desagradável durante a viagem. Passando desse teste, aí levo a patroa pra passear, hahaha!

Abraços!

arlei_vitara
01/04/2011, 19:54
Cara Show de Bola !!!!!!!!!!

Pelo jeito tá fazendo uma configuração mais estradeira para teu Vitarão, é isso mesmo ?? Vai fazer lift na suspensão ?? Acho que os 235 Mud não entram com a suspensão original né..........

Cara, marca para peito de aço e protetor de tanque não tem muita opção..........foge das Repecol da vida, eu te indicaria o de sempre: RC4x4.

E tche..............assim que estiver com o Vitarão 100% vamos marcar uma indiada serra afora ??

Abraços

nanito
02/04/2011, 21:45
E aí Arlei!

Sim, to fazendo uma configuração bem pra viajar. Ele já tem lift de 2 polegadas, tá bem massa nessa configuração "semi-original". Comprei um quebra-mato desses original suzuki, só que não sei se o encaixe dá certo nesse meu Vitara, meio estranho a primeira impressão que tive do encaixe, depois vou ver isso com calma.

Quanto à estreia do SUV em estrada, foi bem boa viagem, a viatura vai a 110, 120km/h sem problemas. Só tem um porém, senti que tá dando uma falhada, tipo um engasgo em velocidade de cruzeiro, como se pedisse que reduzisse a marcha, mas isso no plano a 100km/h com 3000 rpm em 5a marcha. Isso eu notei no trânsito na cidade também, geralmente na 3a marcha, como se tivesse engasgando bem de leve. O que será que pode ser? Regulagem da TPS? Cabo de vela? Se alguém aqui passou por algo parecido, favor dar seu parecer.

E Arlei, vamos combinar sim uma trip aqui pela serra, quero descobrir novos lugares, rotas alternativas. É só a gente ir conversando e combinar um final de semana!

Grande abraço!!

nanito
03/04/2011, 20:03
E aí pessoal!

Algum palpite a respeito das engasgadinhas que eu comentei no post anterior?

Andei lendo vários posts a respeito de TPS, MAF, Sonda Lambda, e tudo relacionado à engasgo, motor falhando, soluçando, etc na pesquisa, mas não consegui tirar muita coisa dos tópicos, pois a falha que dá no meu Vitara é um pouco diferente. É como se o motor estivesse soluçando em velocidade de cruzeiro, como se fosse pneu desbalanceado, ou piso com costeleta. Vou até testar na estrada com o meu outro jogo de pneus, pra ver se não é balanceamento mesmo (espero que seja!).

Hoje fui no posto completar o tanque pra conferir a média, e deu 10,7km/L. Saí do posto bem, mas BEM faceiro, hehehe.

Abraços!

TCHEIGOR
03/04/2011, 20:54
Tche se ainda procura as proteções fala com o Ernesto (96426356), ele é de Cachoeirinha e é ele quem faz parachoques e proteções pra repecol e outras. Cota o preço com ele que a qualidade é boa.

nanito
03/04/2011, 21:14
Tche se ainda procura as proteções fala com o Ernesto (96426356), ele é de Cachoeirinha e é ele quem faz parachoques e proteções pra repecol e outras. Cota o preço com ele que a qualidade é boa.
Opa! Valeu a dica, vou anotar o número!

Muito obrigado!

Abraço!

k3p13r
03/04/2011, 21:18
Minha humilde opinião, esse tópico deveria ser FIXO!:concordo:

Na opnião minha também.

Rptadeu
08/05/2014, 19:48
Excelente tópico. Ajudou demais na escolha do meu vitara

JorgeBeckerJr
24/05/2015, 21:18
Boa noite pessoal, sou novo aqui e estou namorando um suzuki sidekick 93/94 5p branco e esse checklist que vocês criaram vai me trazer mais segurança para fechar negocio no meu primeiro 4x4, pois como o proprio nome que o jipinho carrega "sidekick" tendo sua tradução como "companheiro" espero estar fazendo a compra certa pois minha intenção é ficar muito tempo como ele virando a relíquia da família rs, este seria meu carro de aventuras pois para o dia dia ja possuo outro mais economico

danielreisp
25/05/2015, 00:06
Excelente tópico! Até para quem já comprou sem ter conferido todos os itens, para mim, seria uma forma de um checklist para deixar o carro mais confiável! O meu por exemplo tem vazamento do sistema de direção hidráulica, teve indícios de aquecimento, e outras mascaradas que fui descobrir depois...

amcpreto
23/09/2019, 16:04
Muito bom, acabei de comprar um Vitarinha 93 e vou aplicar o check list pós-compra.