PDA

Ver Versão Completa : Projetos de quarentena



paulorl
07/04/2020, 17:04
Fala galera tudo bem?

Imagino que esteja sendo difícil para todos passar pela quarentena, então resolvi criar esse tópico pra gente trocar "experiências" de projetos durante a quarentena! Começo apresentando o meu:

Resolvi desmontar o parachoque da minha ranger. Ele já tomou umas pancadas leves, inclusive em trilhas, por isso algumas travas quebradas, algumas trincas na pintura, etc, etc.... Vou tentar arrumar essas travas com vedachoque, passar uma tinta com pincel mesmo nos riscos, e pintar um pedaço dele que está mais riscado de preto. Apresento-lhes meu carro sem o parachoque.

571840

Abaixo, uma foto da minha grade original e atrás dela uma outra grade que comprei tempos atrás. A minha grade está com as travas de baixo quebradas, e já não as tenho mais para consertar, então quando eu remontar tudo irei colocar essa grade que está com o "ranger" pintado de preto pois ela está com todas as travas inteiras, e talvez esse ranger fique legal na cor preta, o antigo dono que pintou e o fez muito bem feito. Se eu não curtir, é só desparafusar o friso de cima de ambas as grades e trocar, fácil fácil.

571841

Abaixo é o meu parachoque. Como quis tirar a foto dele inteiro, provavelmente não vai aparecer os detalhes que comentei. Mas acreditem, eles existem, rsrs

571842

Esse é o famoso VEDACHOQUE. Essa cola é MUITO boa, mas muito fedorenta, o cheiro fica uns dois dias na mão! Junto dela tem um pedaço do pachoque, onde fixa o parafuso da "saia" dianteira. Essa é uma das peças que serão coladas. Também tem umas travas na curva do farol, outras igual essa da foto que estão no lugar mas que rasgaram, a gradezinha central do parachoque também tem uma da aletas quebrada.

571843

Uma das travas na curva do farol, pelo lado de dentro (lógico....), tinha rasgado e o parachoque não estava emoldurando bem ali na curva do farol, vamos ver se depois do conserto consigo melhorar essa situação.

571844

Abaixo o pedaço que estava ao lado da caixa do vedachoque, só que já no lugar.

571845

Eu também comentei que vou pintar um pedaço do parachoque de preto, é esse pedaço que lixei, fica logo junto da saia, e também vou pintar as aletas daquela gradinha que tem no meio do parachoque. Obs.: Lixei antes de passar o vedachoque, somente depois passei ele. Também dá pra ver na foto mais um pedaço ou outro na lateral do passageiro, são os descascados/trincas na pintura, passei uma lixa só pra alisar de depois vou passar pincel mesmo, com tinta automotiva. Vai ficar gambiarra mas vai ficar melhor do que está.

571846

O vedachoque é bastante prático, depois que ele secar vou usar a DREMEL com uma lixa para alisar os pedaços que colei.

O parachoque está com o vedachoque secando, amanhã pretendo dar acabamento nesses pedaços que foram colados, passar desengraxante e passar o spray preto. No dia seguinte, verniz para plásticos em cima da pintura preta e dos retoques prata. Também vou dar uma limpada manualmente na parte interna da frente do carro, aproveitar que está desmontada e dá pra acessar melhor, tentar dar um trato de leve. Depois disso ainda tenho a parte da capota de fibra pra brincar, quero ver um jeito de reforçar ela para suportar uma barraca de teto no futuro, instalar uma fita de led no teto dela, puxar a fiação para a fita, puxar um ponto de 12V e prender no protetor de caçamba, olhar novamente um local para instalar a minha antiga antena de ŕadio amador, mas meu suporte não ajuda muito, talvez eu tenha que comprar outro... enfim... ah também tenho que comprar as presilhas apra poder prender novamente aquelas borrachas tipo guarda pó que ficam por trás da árvore de suspensão, eu tirei tempos atrás e nunca coloquei de volta. Serviço tem!

E vocês? O que tem feito nas suas viaturas nessa quarentena forçada?

[]s

Paulo

RicardoFLN
07/04/2020, 19:12
Boa Paulo!

Só uma recomendação. Sendo esse veda choque um adesivo epóxi, sugiro o uso de luvas na aplicação. Dependendo da pessoa, pode acabar desenvolvendo uma dermatite, mesmo em curta exposição.:concordo:

Sds.

pequijeep
08/04/2020, 18:17
Show! Não tenho tido sorte pra comprar peças/acessórios pro projeto quarentena...
essa dica do uso de luvas eu gostei, hein.

Sergio c
08/04/2020, 20:44
Ótimo trabalho, até p ocupar a mente por esses dias e poupar uns trocados hehehe.

paulorl
09/04/2020, 20:47
Aqui o trabalho está indo em rítmo lento, rsrs... Já fiz os reparos no parachoque, mas ao instalar ele novamente não ficou bom, ainda tinha um pedaço que não estava encaixando muito bem então hoje fiz outra gambiarra com a vedachoque, vamos ver se amanhã depois da faxina semanal em casa eu consigo instalar, ai eu tiro foto e mando. O restante vou fazendo no embalo da quarentena, a idéia foi criar o tópico pra incentivar a galera a mexer nas viaturas também, as vezes a gente fica meio desanimado no meio dessa crise toda, sabe como é!

paulorl
10/04/2020, 16:13
Segue as fotos da primeira reforma de quarentena!

571976

571977

Escrito "ranger" da grade pintado de preto, entrada de ar do parachoque pintada de preto, pedaço inferior central do parachoque pintado de preto, e demais reformas internas com vedachoque. Ainda falta lixar um pedacinho de vedachoque que ficou exposta em um filete da entrada de ar do parachoque, e passar massa de polir geral. Depois de ter feito a colagem de ontem agora o encaixe que estava me incomodando ficou ótimo. A pintura, se olha de perto, não ficou perfeita, pelo contrário, tive problema com spray entupido então ficou meia boca, mas como são partes inferiores, não dá pra perceber só de olhar, e gostei bastante do visual, confesso que estava apreensivo achando que ia perder tempo e que eu não ia gostar, mas ficou muito bacana!

Agora vou ver se consigo providenciar um espaguete de fio para poder passar o 12V para a caçamba, e então começar a ligação da tomada e da fita de led dentro da capota.

paulorl
20/05/2020, 16:13
Bom, já deu pra perceber que a quarentena não está tão tranquila assim de tempo livre, rsrs, mas hj fiz mais uma minúscula modificação, de repente vale a pena documentar, pode ajudar alguém!


Minha atual bateria (moura de 70Ah) já estava a tempos me dando trabalho, a carga dela estava caindo muito rápido e me deixando na mão. Ontem lavei o carro escutando radio, quando terminei dei partida, pegou, e coloquei na garagem. Hoje cedo tirei o sensor termostatico do ar condicionado do meu outro carro, e fui testar na ranger, eu ia ligar o ar dela para gelar o sensor e ver no multímetro se ele estava abrindo, só que ela não deu partida, começou a virar o motor de partida e parou no meio. Cansei de passar aperto e resolvi pegar uma bateria nova. Pesquisando, encontrei uma Heliar EFB de 72Ah com cca de 700Ah pelo preço de uma moura comum igual a que eu tinha (530 reais). Não pensei duas vezes e peguei a EFB.


572539


Porém a caixa dela é um pouco mais alta, e o suporte que prende a bateria ficou mais alto. Tive que fazer um novo “pescador” (aquela vareta que prende na parte de baixo da caixa de bateria). Comprei uma barra rosqueada na medida igual, cortei e dobrei. Essas barras são ruins pra dobrar porque elas quebram, mas na segunda tentativa deu certo!

572540

Para não ter que subir a altura no painel frontal (fiquei com receio de pegar na tampa), inclinei o suporte utilizando uns pezinhos de borracha que eu tinha sobrando aqui em casa (estão na foto acima, 4), e coloquei do lado onde vai a tal varetinha. Ficou firme, parafusei e coloquei uma porca borboleta por cima para travar melhor.

572541
572542
572543

Em relação a bateria, ainda não deu para experimentar muito, dei apenas 4 partidas depois da instalação, mas achei visível a diferença pra ligar o carro, me da a impressão que vira mais fácil o motor de partida. Espero que não seja só impressão! Mas a corrente de partida dela é bem alta, então devo estar certo mesmo!

É isso aí, pequenos projetos mas que podem impulsionar grandes ideias! Olha que filósofo rsrs

Abraco!

pequijeep
20/05/2020, 16:41
Legal a dica da bateria!
Vou repassar pro marido fazer na Ranger de casa.

Sergio c
20/05/2020, 21:28
Eu sou fã das baterias Heliar, tenho uma de 60ah que já peguei usada há anos e não teve onde ainda não foi usada, desde acampamentos até p partida da band, chorando mas foi hehe. Hj ela está em um Samurai 1994 que tenho, com guincho elétrico, e se nãoo abusar, da conta do recado ainda. Quando eu precisar de baterias novas, vou ir sempre de Heliar.
Bom, já deu pra perceber que a quarentena não está tão tranquila assim de tempo livre, rsrs, mas hj fiz mais uma minúscula modificação, de repente vale a pena documentar, pode ajudar alguém!


Minha atual bateria (moura de 70Ah) já estava a tempos me dando trabalho, a carga dela estava caindo muito rápido e me deixando na mão. Ontem lavei o carro escutando radio, quando terminei dei partida, pegou, e coloquei na garagem. Hoje cedo tirei o sensor termostatico do ar condicionado do meu outro carro, e fui testar na ranger, eu ia ligar o ar dela para gelar o sensor e ver no multímetro se ele estava abrindo, só que ela não deu partida, começou a virar o motor de partida e parou no meio. Cansei de passar aperto e resolvi pegar uma bateria nova. Pesquisando, encontrei uma Heliar EFB de 72Ah com cca de 700Ah pelo preço de uma moura comum igual a que eu tinha (530 reais). Não pensei duas vezes e peguei a EFB.


572539


Porém a caixa dela é um pouco mais alta, e o suporte que prende a bateria ficou mais alto. Tive que fazer um novo “pescador” (aquela vareta que prende na parte de baixo da caixa de bateria). Comprei uma barra rosqueada na medida igual, cortei e dobrei. Essas barras são ruins pra dobrar porque elas quebram, mas na segunda tentativa deu certo!

572540

Para não ter que subir a altura no painel frontal (fiquei com receio de pegar na tampa), inclinei o suporte utilizando uns pezinhos de borracha que eu tinha sobrando aqui em casa (estão na foto acima, 4), e coloquei do lado onde vai a tal varetinha. Ficou firme, parafusei e coloquei uma porca borboleta por cima para travar melhor.

572541
572542
572543

Em relação a bateria, ainda não deu para experimentar muito, dei apenas 4 partidas depois da instalação, mas achei visível a diferença pra ligar o carro, me da a impressão que vira mais fácil o motor de partida. Espero que não seja só impressão! Mas a corrente de partida dela é bem alta, então devo estar certo mesmo!

É isso aí, pequenos projetos mas que podem impulsionar grandes ideias! Olha que filósofo rsrs

Abraco!