PDA

Ver Versão Completa : Acúmulo de óleo na mangueira do turbo

Pedro Sylvestre
21/03/2020, 14:53
Bom dia amigos,

Ontem estava mexendo no motor do meu Troller 2007 3.0 para instalar um sensor de temperatura na carcaça da válvula termostática e tive que retirar aquela espécie de câmara preta do intake de ar com o logo da Troller que fica bem encima do radiador. Reparei que dentro da "junta" de borracha que une essa câmara à entrada de ar atmosférico da turbina estava CHEIA de óleo, tinha praticamente uma poça de óleo acumulada dentro dessa junta (postarei fotos logo abaixo). Vi também que parte desse óleo estava vazando e escorrendo. Dentro da "tubulação" da turbina também está bem sujo, a parede interna está com um aspecto áspero cheio de óleo e sujeira.
Agora eu lhes pergunto, é normal o acúmulo e vazamento de óleo nessa região que pontuei acima? É normal a "tubulação" da turbina estar suja desse jeito?

Seguem as fotos:

Óleo vazando
571608

571609

Óleo acumulado e tubulação bem suja
571610

Desde já agradeço a atenção de todos.

Sergio c
21/03/2020, 15:29
Provavelmente o mancal da turbina esteja gasto em demasia e está deixando passar óleo p compressor. Tenta retirar uma mangueira em uma parte baixa do intecoooler p ver se não tem óleo acumulado no local.

Pedro Sylvestre
21/03/2020, 17:31
Provavelmente o mancal da turbina esteja gasto em demasia e está deixando passar óleo p compressor. Tenta retirar uma mangueira em uma parte baixa do intecoooler p ver se não tem óleo acumulado no local.

Irei verificar assim que possível e postarei aqui o que encontrar. Obrigado!

Pedro Sylvestre
21/03/2020, 19:54

Aaah, e esqueci de avisar que o Troller foi remapeado, está com a válvula west gate aberta no máximo. A pressão deve estar girando por volta de 2 Kgf. Isso tornaria esse vazamento de óleo mais "aceitável" ?

Sergio c
21/03/2020, 19:56
Tb contribui p aumentar a pressão e fazer sair mais óleo pelo outro lado do mancal.
Aaah, e esqueci de avisar que o Troller foi remapeado, está com a válvula west gate aberta no máximo. A pressão deve estar girando por volta de 2 Kgf

Pedro Sylvestre
22/03/2020, 13:19
Tb contribui p aumentar a pressão e fazer sair mais óleo pelo outro lado do mancal.

Entendi. Mas o que estou achando curioso é que na região do mancal e em todo resto da turbina, está tudo sequinho. Só está vazando o óleo por aquele lugar onde mandei as fotos. É como se a turbina estivesse "cuspindo" óleo mas pela entrada de ar atmosférico. Bem bizarro né, pois esse óleo estaria indo contra o fluxo de ar.

Gustavo D
22/03/2020, 17:06
Pedro, eu encontro resquícios de óleo nessas partes do meu 3.0 desde os 30 mil kms. Hoje está com 211 mil kms e está do mesmo jeito. Não chega a vazar e a quantidade me parece menor que a que você está dizendo, porém, o meu está original. Acredito que com as alterações que você citou, deva ser normal, mas você poderia questionar a empresa responsável por essas alterações no seu jipe.

Pedro Sylvestre
23/03/2020, 00:26
Pedro, eu encontro resquícios de óleo nessas partes do meu 3.0 desde os 30 mil kms. Hoje está com 211 mil kms e está do mesmo jeito. Não chega a vazar e a quantidade me parece menor que a que você está dizendo, porém, o meu está original. Acredito que com as alterações que você citou, deva ser normal, mas você poderia questionar a empresa responsável por essas alterações no seu jipe.

Aah, fico mais tranquilo em saber que mesmo original já ocorre esse acúmulo de óleo. A empresa que fez a reprogramação é a melhor para carros turbodiesel, a SFI Chips.

Obrigado pessoal.

Pedro Sylvestre
23/04/2020, 00:26
Depois de um tempo a mais de estudo, estou começando a achar que o problema pode ser na válvula anti-chama (aquela do respiro do cárter e que tem uma mangueira para redirecionar os gases e vapor de óleo do cárter para a admissão).

Tive a ideia de desconectar a mangueira do respiro do cárter da admissão e deixa-la direto na atmosfera. Porém andei lendo em alguns fóruns gringos que isso pode causar uma pressão excessiva dentro do cárter, pois a admissão gera um vácuo na válvula anti-chama, sugando os gases, tirar esse vácuo tornaria a expulsão desses gases mais difícil.

Alguém já fez essa modificação? Qual a opinião de vocês sobre isso?

BACANÃO
30/04/2020, 08:04
Andei observando que no meu 2012 começou a escorrer um pouco de óleo e que estava baixando o óleo do cárter, desmontei tudo e verifiquei que o filtro de ar estava enrugado dificultando a passagem do ar, acho que quando deixei o carro para lavar algum moleque meteu água pelo snorkel, troquei o filtro de ar (original) e tudo normalizou. Vc já verificou a qualidade do filtro de ar?? Att

BACANÃO
30/04/2020, 08:09
Outra coisa, entre a coifa de borracha e a entrada da turbina tem um anel de borracha, se vc der bobeira e não ficar atento esse anel pode cair dentro desse "cachimbo" e detonar sua turbina, eu infelizmente não atentei para esse fato e perdi uma turbina do Troller anterior (2010). Não custa alertar ok?

BACANÃO
30/04/2020, 08:22
Referente a redirecionar a mangueira do suspiro do motor para fora do sistema de admissão de ar, meu mecânico disse que muitos donos desses caminhões modernos jogam ela para baixo, evitando assim o acumulo de óleo no radiador Inter cooler. De acordo com o mecânico isso foi feito para atender normas de antipoluição internacional. Tenho vontade de fazer isso no meu, mas também preciso de mais informações. Att

Sergio c
30/04/2020, 10:59
O motor da minha Band não é eletrônico, mas o respiro do motor é jogado p baixo e p trás com uma mangueira.
Referente a redirecionar a mangueira do suspiro do motor para fora do sistema de admissão de ar, meu mecânico disse que muitos donos desses caminhões modernos jogam ela para baixo, evitando assim o acumulo de óleo no radiador Inter cooler. De acordo com o mecânico isso foi feito para atender normas de antipoluição internacional. Tenho vontade de fazer isso no meu, mas também preciso de mais informações. Att

BACANÃO
30/04/2020, 11:13
O 'Pobrema' é o motor eletrônico, tive um Troller 2001 mas não lembro se tinha esse sistema. Att

Pedro Sylvestre
30/04/2020, 13:45
Andei observando que no meu 2012 começou a escorrer um pouco de óleo e que estava baixando o óleo do cárter, desmontei tudo e verifiquei que o filtro de ar estava enrugado dificultando a passagem do ar, acho que quando deixei o carro para lavar algum moleque meteu água pelo snorkel, troquei o filtro de ar (original) e tudo normalizou. Vc já verificou a qualidade do filtro de ar?? Att

Troquei o filtro pouco antes do início da quarentena. Por conta disso, ainda não tive a oportunidade de rodar com o carro pra ver se esse era o problema. Mas acredito que não, tenho quase certeza que o problema era o respiro do cárter mesmo. Já fiz a modificação, postarei fotos a seguir.

Pedro Sylvestre
30/04/2020, 14:17

Exatamente. O óleo do motor vai se desgastando e queimando ao longo do uso (por isso que ele fica preto, não é apenas limalha das peças). Nessa queima, são liberados alguns gases e vapor de óleo, que são tóxicos. A solução encontrada foi jogar toda essa porcariada para dentro do motor para ser queimada.
Retirando o respiro da admissão, o motor vai respirar melhor, pois vai puxar um ar 100% puro e limpo, além disso o vapor de óleo pode prejudicar o desempenho da turbina e intercooler, formar borra na câmara de combustão e entupir os bicos.
O colega Rangeiro aqui do fórum RicardoFLN (https://www.4x4brasil.com.br/forum/members/92128-ricardofln.html)
fez testes de pressão dentro do cárter ao jogar o respiro para a atmosfera e comprovou que a pressão também é reduzida. Isso faz o óleo se desgastar mais lentamente. Enfim, mau pro motor não vai causar, é só benefício.
No meu Troller 3.0, comprei uma mangueira de 1.5m mais ou menos, dois cotovelos de plástico e um tampão de borracha:

- O tampão foi usado para tampar (obviamente kkk) o lugar na admissão onde a mangueira do respiro era conectada, ou seja, naquela câmara preta encima do radiador com o logo da Troller.

- Com a mangueira e os cotovelos, fiz um ângulo de 180 no respiro do cárter e puxei a mangueira pra baixo do motor.

Seguem as fotos de como ficou:

572230

572231

572232

Pedro Sylvestre
30/04/2020, 14:21
Se alguém tiver alguma dúvida de como funciona ou como fazer essa modificação, pode perguntar aqui, estou manjando desse assunto :grin:

BACANÃO
01/05/2020, 15:41
rsrsrs Valeu Pedro!! Chega a pingar óleo no piso da garagem? Não pude deixar de notar que vc eliminou a válvula do ar quente, a água fica circulando direto no radiador do ar quente??? Att

Pedro Sylvestre
01/05/2020, 18:38
rsrsrs Valeu Pedro!! Chega a pingar óleo no piso da garagem? Não pude deixar de notar que vc eliminou a válvula do ar quente, a água fica circulando direto no radiador do ar quente??? Att

Que isso, fico feliz em ajudar os colegas Trolleiros aqui do fórum.

Então, ainda não tive a oportunidade de usar ele, mas acredito que não deva pingar não. O máximo que deve acontecer é formar aquela "lama" de óleo nas paredes da mangueira. Mas é claro, tudo isso vai depender da situação de cada motor. Se estiver chipado a tendência é soltar mais óleo, se as juntas do cabeçote não estiverem 100% tmb.

Quanto à válvula do ar quente, ela tinha travado aberta e fazendo circular direto no radiador do ar quente. Mas o problema disso é que o sensor de temperatura que vai pro painel fica logo depois da saída desse radiador (naquele tubo dourado de refrigeração do cabeçote) e o que estava acontecendo é que a água passava pelo radiador, resfriava, passava logo depois pelo sensor e ele fazia a leitura da temperatura errada. Então o que eu fiz foi pegar a entrada e saída do radiador e interligá-las usando um cano em "U" A válvula e o radiador do ar quente estão no meu Troller só de enfeite kkk

BACANÃO
01/05/2020, 21:34
Vou desviar o cano do suspiro do motor para baixo também, agora estou mais seguro. Estou pensando em colocar um recipiente na ponta do cano, tipo um pet de guaraná caçulinha, colocar uma esponja no fundo onde acumularia o óleo, essa pet teria furos na lateral superior. Vai ficar um espetáculo. kkkkkk

Pedro Sylvestre
01/05/2020, 22:49
Vou desviar o cano do suspiro do motor para baixo também, agora estou mais seguro. Estou pensando em colocar um recipiente na ponta do cano, tipo um pet de guaraná caçulinha, colocar uma esponja no fundo onde acumularia o óleo, essa pet teria furos na lateral superior. Vai ficar um espetáculo. kkkkkk

Se bobear, socando um pedaço de algodão na ponta da mangueira e trocando de vez em quando já seja o suficiente.
Boa sorte aí na modificação. Manda aqui depois o resultado

vipmarcus
02/05/2020, 17:02
Exatamente. O óleo do motor vai se desgastando e queimando ao longo do uso (por isso que ele fica preto, não é apenas limalha das peças). Nessa queima, são liberados alguns gases e vapor de óleo, que são tóxicos. A solução encontrada foi jogar toda essa porcariada para dentro do motor para ser queimada.
Retirando o respiro da admissão, o motor vai respirar melhor, pois vai puxar um ar 100% puro e limpo, além disso o vapor de óleo pode prejudicar o desempenho da turbina e intercooler, formar borra na câmara de combustão e entupir os bicos.
O colega Rangeiro aqui do fórum RicardoFLN (https://www.4x4brasil.com.br/forum/members/92128-ricardofln.html)
fez testes de pressão dentro do cárter ao jogar o respiro para a atmosfera e comprovou que a pressão também é reduzida. Isso faz o óleo se desgastar mais lentamente. Enfim, mau pro motor não vai causar, é só benefÃ*cio.
No meu Troller 3.0, comprei uma mangueira de 1.5m mais ou menos, dois cotovelos de plástico e um tampão de borracha:

- O tampão foi usado para tampar (obviamente kkk) o lugar na admissão onde a mangueira do respiro era conectada, ou seja, naquela câmara preta encima do radiador com o logo da Troller.

- Com a mangueira e os cotovelos, fiz um ângulo de 180 no respiro do cárter e puxei a mangueira pra baixo do motor.

Seguem as fotos de como ficou:

572230

572231

572232

Primeiro parabéns pelo trampo e por compartilhar. Sou novato no mundo Troller. Estou apenas a três meses com o meu 2009/2010. Nesta quarentena ao substituir o filtro de ar notei a presença de óleo nessa peça plástica com o logo troller (em pequena quantidade). Meu carro esta original. Se possÃ*vel comente suas impressões depois que rodar com o carro. Um abs

Pedro Sylvestre
17/05/2020, 17:00
Primeiro parabéns pelo trampo e por compartilhar. Sou novato no mundo Troller. Estou apenas a três meses com o meu 2009/2010. Nesta quarentena ao substituir o filtro de ar notei a presença de óleo nessa peça plástica com o logo troller (em pequena quantidade). Meu carro esta original. Se possÃ*vel comente suas impressões depois que rodar com o carro. Um abs

Fala pessoal!

Agora que já andei com o Trollão algumas vezes, venho aqui dar meu feedback.
Não consegui perceber uma diferença clara na potência e nem era o meu objetivo quando fiz a modificação. Mas certamente o carro ganhou uns cavalinhos (estou chutando algo em torno de 5cv), pois a mangueira do respiro que coloquei debaixo do carro solta um nível considerável de fumaça. O motor vai "fumar" menos, nunca mais o filtro, turbina e nem intercooler vão ficar sujos de óleo e o motor, por estar puxando ar 100% limpo da atmosfera, vai conseguir queimar melhor o combustível.
Aqui vai um vídeo que gravei mostrando a mangueira debaixo do carro (o motor não estava totalmente quente e o óleo está novo):

Respiro do carter aberto Troller T4 2007 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=0nyOAQ-JLog)

Sergio c
17/05/2020, 20:35
Pelo jeito ficou dez esse up no motor.
Fala pessoal!

Agora que já andei com o Trollão algumas vezes, venho aqui dar meu feedback.
Não consegui perceber uma diferença clara na potência e nem era o meu objetivo quando fiz a modificação. Mas certamente o carro ganhou uns cavalinhos (estou chutando algo em torno de 5cv), pois a mangueira do respiro que coloquei debaixo do carro solta um nível considerável de fumaça. O motor vai "fumar" menos, nunca mais o filtro, turbina e nem intercooler vão ficar sujos de óleo e o motor, por estar puxando ar 100% limpo da atmosfera, vai conseguir queimar melhor o combustível.
Aqui vai um vídeo que gravei mostrando a mangueira debaixo do carro (o motor não estava totalmente quente e o óleo está novo):

Respiro do carter aberto Troller T4 2007 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=0nyOAQ-JLog)