Ver Versão Completa : VALVULA TERMOSTATICA / VENTOINHA ELETRICA
Thiago Pinto
25/05/2006, 10:27
Gostaria da opinião dos amigos do forum
Vamos supor que meu Jeep motor 4cc original faz 5 km/l na cidade, se eu colocar valvula termostatica e ventoinha eletrica acionada por cebolão, isso poderia melhorar????? se sim em quanto + ou - ????
Não gosto da ventuinha original, principalmente no frio, saio da minha casa e vou até o serviço, + ou - 5 Km.....a temperatura quase q não sobe. :? :?
Obs: Acho q ele deveria trabalha sempre em uma determinada temperatura para não gastar muito e não ter muita variação da mesma igual aos carros convencionais.
Alessandro Henrique
25/05/2006, 11:03
A valvula termostatica ajuda o motor no sentido de atingir a temperatura de trabalho o mais rapido possivel. Sem a referida valvula a energia termica passa a ser dissipada justamente no momento em que deve prover o aquecimento do motor. E neste caso, desperdicando combustivel. A mesma possui funcionamento proporcional ou seja, abre o necessario em funcao da temperatura atual do refrigerante.
A fato da helice estar funcionando o tempo todo se traduz em desperdicio de energia tambem. Por que mante-la em funcionamento com o motor frio? Em suma, com a de acionamento por motor eletrico, somente funcionara quando necessario. E neste caso, uma vantagem: nao tem sua rotacao alterada em funcao da rotacao do motor, permitindo um bom fluxo de ar com a viatura parada. Desta forma, se traduz em economia. Um inconveniente eh que basta um fio solto para que nao funcione.
O quanto pode se economizar com isto, eh um tanto dificil de quantificar. Mas do ponto de vista fisico existe economia.
Sds.
Não muda nada... nesse percurso o motor não deve esquentar o bastante pra termostática abrir e liberar o circuito d'água.
Ou se abrir, ta andando muito pouco pro motor esquentar.
Nessa distância seria mais econômico usar uma bicicleta. :mrgreen:
[]s
Thiago Pinto
25/05/2006, 13:20
Alessandro
Brigadu pela explicação.
Nero
Não estou interessado somente em fazer esse percurso / economia e sim viagem etc.....
Minha bicicleta gasta mais q o Jeep, demoraria mas para chegar no trampo e minha hora é cara rsrsrrss :concordo: :concordo:
p.peleje
25/05/2006, 13:56
Alessandro
Brigadu pela explicação.
Nero
Não estou interessado somente em fazer esse percurso / economia e sim viagem etc.....
Minha bicicleta gasta mais q o Jeep, demoraria mas para chegar no trampo e minha hora é cara rsrsrrss :concordo: :concordo:
:palmas: Não dê muita atenção a consideraçnao do NeRo, ele é meio psicótico. :D :mrgreen:
Na minha humilde opinião, eu acho que muda sim, porém nada tão significante.
[]s
Peleje
Eu pensei que a pergunta era sobre o percurso de 5km. :lol: Que o motor tava gastão por trabalhar todo dia fora da temperatura ideal e pipipí e popopó... :D
Quanto a hora ser cara, pedala mais rápido. :mrgreen: