connork
17/03/2020, 09:47
Olá pessoal,
Recentemente deixei minha S10 2000/2001 em uma oficina para revisão completa, onde na parte de motor apenas foi trocado o filtro de combustível, regulado as válvulas e remontado o escapamento que havia uma trica próximo a saída da turbina.
Após pegar o carro, com pouco combustível no tanque, notei uma lenta baixíssima com o AC ligado (próximo à 500rpm). Com AC desligado subiu pra 600rpm no máximo, pensei que fosse entrada de ar por falta de combustível, porém mesmo completando e rodando mais de 200km não foi sanado o problema.
O problema: rotação de marcha lenta abaixo do normal, pouquíssima fumaça preta (quase nada), partida à quente ruim (o arranque gira mais do que o normal) e a camionete está fraca.
Após isto levei o carro a um bombista, que mexeu no parafuso de débito da bomba, ele apertou um pouco. Porém mesmo assim o carro continua apresentando os problemas mencionados anteriormente, com diferença que aumentou muito pouco a fumaça na saída do escape e a lenta parece estar mais firme (em temperaturas mais baixas de funcionamento).
Detalhe: Os problemas se tornam visíveis com maior facilidade com o motor em maiores temperaturas (metade do marcador). Quando está frio, funciona bem mais solto e com a lenta original.
Eu já percebi no passado um problema parecido em viagens mais longas (600~900km), mas era mais a questão da partida à quente.
Não tenho certeza se o problema pode ser um desgaste na bomba, me falaram sobre as alhetas que geram a pressão.
O motor tem ~362.000 km, uso maior em cidade.
Poderiam me dar uma direção do que verificar primeiro?
Recentemente deixei minha S10 2000/2001 em uma oficina para revisão completa, onde na parte de motor apenas foi trocado o filtro de combustível, regulado as válvulas e remontado o escapamento que havia uma trica próximo a saída da turbina.
Após pegar o carro, com pouco combustível no tanque, notei uma lenta baixíssima com o AC ligado (próximo à 500rpm). Com AC desligado subiu pra 600rpm no máximo, pensei que fosse entrada de ar por falta de combustível, porém mesmo completando e rodando mais de 200km não foi sanado o problema.
O problema: rotação de marcha lenta abaixo do normal, pouquíssima fumaça preta (quase nada), partida à quente ruim (o arranque gira mais do que o normal) e a camionete está fraca.
Após isto levei o carro a um bombista, que mexeu no parafuso de débito da bomba, ele apertou um pouco. Porém mesmo assim o carro continua apresentando os problemas mencionados anteriormente, com diferença que aumentou muito pouco a fumaça na saída do escape e a lenta parece estar mais firme (em temperaturas mais baixas de funcionamento).
Detalhe: Os problemas se tornam visíveis com maior facilidade com o motor em maiores temperaturas (metade do marcador). Quando está frio, funciona bem mais solto e com a lenta original.
Eu já percebi no passado um problema parecido em viagens mais longas (600~900km), mas era mais a questão da partida à quente.
Não tenho certeza se o problema pode ser um desgaste na bomba, me falaram sobre as alhetas que geram a pressão.
O motor tem ~362.000 km, uso maior em cidade.
Poderiam me dar uma direção do que verificar primeiro?