PDA

Ver Versão Completa : Ranger com Snorkel anda debaixo d'agua sem problema ?



IGORFROTA
25/05/2006, 09:03
Na verdade essa pergunta serve para qualquer veículo.
A minha dúvida é...basta colocar o snorkel e se despreocupar com problemas no motor.
Nao tem também que v er a questao do escape. Se não me engano pode puxar agua por lah tb e quebrar o motor....


Logicamente que a pergunta se refere a incursões "normais" na água...

ariel kleinubing
25/05/2006, 09:19
E aí Igor, tudo beleza.

Nunca andei com a ranger com motor submerso, mas a lógica é a mesma que se utiliza para Jeep a gasolina (sei que o tópico se refere a ranger), com a diferença que para o diesel não é necessário o isolamento da distribuição, bobina, etc...
Ja andei com Jeep a gasolina com o motor submerso, o que é bem pior do que no diesel, para tanto tinha snorkel par o interior do veículo (filtro em baixo do painel e com o escapamento alto, não tendo nehum problema. O que eventualmente acontecia, com o meu e com outros jeeps era apesar de estar isolada a distribuiçao, um pouco de umidade acabava igual penetrando, acabando por falhar (o que logicamente não acontece com o diesel) e em alguns jeeps com a hélice do radiador mecância, não elétrica, acabavam ficando sem força dentro da agua, pois esta funcionava praticamente como uma hélice de barco, na agua, deixando o motor fraco (o que pode acontecer com o 2.5, pois acho que a hélice é mecânica, não tenho certeza). Quanto ao escapamento, o ideal é ter este alto, evitando a entrada de água, porém em trechos pequenos de água, basta levar o motor com bastante rotação, par evitar a entrada de água.

Não sei se contribui muito, mas mesmo assim....

Abraços

Pavani
25/05/2006, 10:57
Mantendo a aceleração não entra água no escape, portanto não justifica levantar o escapamento....

Verifique se o conjunto está realmente bem isolado, um teste para isso é colocar um saco de plástico grosso na poteira do snorkel, se o motor apagar ele está funcionando perfeitamente se o motor continuar funcionando mesmo que fraco, o conjunto não estará bem vedado. Antes de entrar na água verifique isso! Já vi Troller ter calço hidraulico por não ter uma borracha no filtro de ar. OK?

Abraço!

Pavani

Bruno cf
25/05/2006, 11:34
Igor,

Eu concordo com o Pavini..o escapamento é so manter em aceleração alta que não entra agua..
ja o da helici que o Ariel citou..não sou a favor...pois tenho uma band. e uma Ranger a diesel ambos e o motor não perde nem um pouco de força...do jeito que entra na agua ela sai...sem choxar e nada...

O lançe do snorkel você tem q tomar cuidado com por exemplo o cabo de olho..as vezes pode entrar agua por ali...tem que ver a eletrica dela pois tem muitas coisas de baixo do capo dela...(na minha tem pelo menos) e assim vai...

Wallace
25/05/2006, 11:48
Não. Snorkel é somente mais um detalhe.
Escapamento alto é a pior coisa que existe, não tem o minimo sentido e tem um topico falando disso.
No mais tem que ver muitas outras coisas.
A helice é uma delas, nas metalicas não é dificil ela entortar e destruir o radiador. O correto nas eletricas é ter uma chave para evitar que ela ligue e nas mecanicas tirar a correia.
Tem que ver muitas outras coisa, como até a vareta de óleo, pois pode entrar agua por ela.
No mais não é só motor que tem que ver, mas cambio, eixos, transferencia, etc.

ariel kleinubing
25/05/2006, 15:37
O problema da hélice, como eu falei, é só com relação aquela que é mecânica, ou seja, que gira junto com o motor, ou presa na árvore de manivelas, por exemplo. Se for elétrica, é claro que o motor não perde força, mas se for mecânica, pela lógica tem que perder força sim, pois o arrasto desta peça será enorme, funcionando como uma hélice de barco, como eu falei. Talvez com diesel, pelo torque, se perceba pouco, mas a gasolina o efeito é enorme. Também é claro que estou falando em trechos em que a água alcance tal peça, pois ao contrário nada acontecerá.
Com relação ao escapamento alto, somente fica mais seguro quanto a não entrar agua, mas mantendo a aceleração alta, como eu falei, também é suficiente.

Valeu, abraços.

IGORFROTA
25/05/2006, 16:56
Meu maior receio era em relação ao escapamento. Mas percebo que não devo me preocupar tanto com isso.
Vale mesmo é o cara dar uma boa verificada nos detalhes do carro e encarar.
Minha intenção nem é "afogar" o carro. Seria mesmo uma questão de prevencão.
As vezes acontece de o cara encarar um riozinho ou poça mais funda e precisa se prevenir.
As vezes nem é tão fundo, mas com o avanço do carro, a agua chega a cobrir o capo.

Cheghei a ler em outro tópico, mas na epoca não ficou definido: Alguem já colocou ou sabe como por snorkel atras da cabine ?
Algum prejuizo ou detalhe ?
Quero me prevenir, mas da uma pena furar o para-lams.....

Pavani
26/05/2006, 10:18
O Wallace lembrou de um fator importante, quando fizer o snorkel, não esqueça de elevar os respiros do câmbio, diferenciais e acho tem mais um, dessa maneira vc evita de entrar água nesses componentes e perdendo lubrificação, aí tendo gastos em trocar o óleo deles com maior frequência.

Só vi em Rally a utilização de Snokel atrás da cabine, deve funcioar mas nunca vi em nenhuma pick up"normal" isso.

Outra coisa, para se passar em locais com água o importante não é acelerar até o final, tem que manter uma velocidade boa para passar, com o motor em rotação média para que caso precise vc dê motor e ele retorne a força que deseja. Quando faço os eventos vejo isso, tem pessoas que aceleram de mais e voa água por cima do carro, o jeito certo de pasar e não fazer com que a água passe por cima do capo, tem que ir em uma velocidade constante para a água vazar para o lado, vou achar uma foto e posto aqui, lógico isso depende da profundidade do local.
Amanhã estou indo fazer uma trilha de 4,5 km dentro de um rio....hehehehe

Abraço!

Pavani

LLeeoo
26/05/2006, 13:10
Pavani, poste as fotos depois :concordo:

Com relação à ventoinha mecânica, eu não me preocuparia. A ventoinha da Ranger tem um sistema, não sei como funciona, que desacopla a transmissão entre a correia e a ventoinha se a ventoinha não conseguir girar - já fiz essa experiência.

Wallace
26/05/2006, 13:24
Deve ser o acoplamento viscoso, mas não sei se ele é feito para isso e se não pode sofrer danos.

Pavani
27/05/2006, 07:21
Estou sem tempo agora, pois estou indo para a trilha do rio, se tiver que mexer no tamanho das fotos faço somente segnda feira.... OK?

Essas são fotos de um evento que eu organizei, hoje estou indo no mesmo lugar, organizando outro evento. Porém esse laguinho está mais fundo hoje, se tiver boas fotos eu posto aqui depois.

Bom final de semana a todos!

Espero ter ajudado.


Um abraço!


Pavani