PDA

Ver Versão Completa : Garmin Rino 120 - Cabo de Alimentação e Dados - Pinagem



Cláudio Brasília
24/05/2006, 22:34
Prezados(as) Senhores(as),
Vamos pensar que em um aparelho de GPS Garmin Rino 120 (dentro do espírito do forum de compartilhar experiências em busca de respostas técnicas que ajudem a todos), com a utlização de um cabo "Y", em operação móvel, ou seja, o aparelho de GPS está alimentado pelo isqueiro do carro (jeep é claro), nos 12vdc e, ao mesmo tempo, conectado a um computador laptop por uma porta serial do tipo RS-232 (geralmente a COM2, pois a COM1 é interrupção de mouse), por sua vez este leptop, também, está alimentado em uma tomada isqueiro sobresalente (aquelas extensões geminadas); interligados ambos os dois para a troca de dados "on-line" e em "real time" entre estas unidades para navegação; isto é o que encontramos normalmente. Pergunto aos caros colegas, se dentre vós tem alguém que pudesse nos informar se poderia ser utilizado algum pino da interface RS-232 de um laptop padrão PC, que tivesse o sinal de 12vdc, para alimentar diretamente da bateria do laptop a unidade de GPS, sem a conexão realizada na tomada isqueiro adicional pela unidade de GPS. Se caso positivo, qual será o limite de carga deste sinal 12vdc proveniente do circuito da interface RS-232? Alguém sabe o consumo de uma unidade destas (Rino 120), ou parecida? Será que é alguns miliampères ou talvez mais do que um, ou mesmo alguns? É sabido que, em interfaces RS-232, utilizando conector DB-9, em computadores padrão MacIntosh, para conexão de impressoras, tem no pino 6 o valor de sinal de 12vdc. Se fosse um Mac, até quanto aguenta este sinal, em termos de corrente; alguém sabe? Pergunto mais, ainda; já viram o conector da unidade Rino 120? Não sei se é igual às conexões da linha Map 60, pois são unidades semelhantes no formato, mas o fato é que o conector é pequeno, em relação ao tamanho do conector normalmente até então encontrado, da linha Magelan, por exemplo; é um conector redondo, pequeno e diferente (vide diagrama em anexo). É possível encontrar este conector? Bom, acho que já perguntei demais, para o meu tamanho; acho que teria que ser um engenheiro lá da EIA para responder tudo isto, mas se cada um acrescenta uma informação, penso que juntos chegaremos lá e vamos fabricar em casa cabos mais baratos e melhores, mais funcionais. Abraços a todos e saudações.

Cláudio Brasília
24/05/2006, 22:48
Este é o diagrama de um cabo "Y" padrão, com a utilização do conector padrão Garmin, redondo, normal de um lado e a terminação para RS-232 utlizando conector DB-9 fêmea do outro lado.

Wallace
25/05/2006, 11:36
Até onde sei o conector dos Rinos é diferente dos demais modelos da Garmin.
No manual dele voce deve encontrar algumas informações que pediu como o consumo dele e a voltagem que ele pode ser alimentado, já que pode não ser 12 volts, o eTrex por exemplo não são 12 volts.
A navegação com palm ou similar é inviavel se o palm não for alimentado de energia.
E mesmo assim pode ser complicada achar e colocar para funcionar um programa e mapas adequados para tal no Brasil.
A propria garmin tem um cabo que alimenta o GPS e tem porta serial.
http://shop.garmin.com/accessory.jsp?sku=010%2D10326%2D02

Cláudio Brasília
25/05/2006, 14:31
Prezado Wallace,
No manual não diz nada disto que afirma, não tem nada sobre consumo (acho que devem ter quatro níveis de consumo, só GPS, GPS+rádio em RX, GPS+rádio em TX e somente rádio - como ele opera em duas bandas deve ter diferenças também), e também não fala nada sobre tensão de alimentação via cabo; diz lá que são três pilhas AA e só. Bom, que o conector é diferente dos demais isto é um fato já consolidado. Acho que navegar com palm não muda muita coisa, em relação ao tamanho de tela que o Rino possui; o que penso é em relação a um laptop (pode ser antigão mesmo), que tem uma tela um pouco maior do que os dois outros e colorida. O programa para navegação poderá ser o nosso famoso TrackMaker - GTM, com as cartas de pilotagem WAC (Brasil inteiro), ou ONC (américa do sul inteira), que encontrávamos no site da Divisão de Sensoriamento Remoto (por que será que saiu do ar?) Quanto ao cabo da Garmin (viu só o preço, cerca de R$116,50 lá), notamos que o mesmo tem uma caixinha perto do conector da unidade; poderá ter dentro desta caixinha um CI regulador de tensão, do tipo LS7806? Isto é uma pergunta ainda a ser respondida por alguém aqui do forum, ou mesmo de outra origem. Por acaso trabalha com a importação deste cabo; se positivo, quanto fica o preço já internalizado? Muito obrigado pela sua boa vontade, em procurar atender a todas estas dúvidas, mas o fato é que continuo com elas e, quando puder saná-las, informo todos sobre isto. Um grande abraço e saudações.

Wallace
26/05/2006, 12:52
O cabo voce deve encontrar no Brasil na GPSCenter:
www.gpscenter.com.br

Cláudio Brasília
26/05/2006, 15:31
Prezado Amigo Wallace,
Muito obrigado pela ajuda; mandei um e-mail para lá e vou aguardar uma resposta favorável. Pode ser que não tenham interesse, pois este é um equipamento não muito conhecido por aqui; tanto que nem tem no catálogo deles e não tenho encontrado, também, em outros fornecedores nacionais. Um grande abraço e saudações.

Wallace
27/05/2006, 17:58
Se alguem tem no Brasil deve ser eles.
O Rino não é conhecido? Não entendi.
Eles procuram ter tudo em estoque e tem bons preços.
São distribuidor ou algo similar da Garmin e pelo que sei os unicos que realmente fazem asistencia tecnica.

beni-rj
27/05/2006, 21:13
Prezado Amigo Wallace,
Muito obrigado pela ajuda; mandei um e-mail para lá e vou aguardar uma resposta favorável.

Cláudio

Também, estou a procura de um cabo para o Rino 110.No eBay

http://www.ebay.com/

tem e custa U$ 18.99. Aqui descobri por R$ 160,00, mas já acabou, sem

previsão de nova remessa. Talvez, fique mais barato e melhor, comprar

as conexões e mandar fazer. Continuo procurando, Se achar outro

comunico.

[]s e boa sorte

Cláudio Brasília
28/05/2006, 16:28
Wallace,
Esta minha unidade comprei lá fora e foi trazida via portador; aqui não encontro ninguém que venda. Somente na Radiohaus tinha em catálogo, mas agora só tem o link para lugar nenhum. Nos demais comerciantes não consta nada sobre isto; é desconhecido mesmo. Para se ter uma idéia nem no Mercadolivre tem; pode ser que apareça.
Beni-RJ,
Tudo bem, quem conseguir primeiro avisa o outro. Se o cabo está difícil, imagina só os conectores, pois o conector usado é diferente dos demais. Mas não custa nada tentar, não é mesmo?
Um grande abraço a todos e saudações.

Wallace
29/05/2006, 07:23
Não estou entendendo.
A GPSCenter tem toda a linha da Garmin.
Tenho amigo que comprou o Rino com eles.
Recomendo ligar lá.

Cláudio Brasília
29/05/2006, 20:13
Pois é, mandei um e-mail para eles e isto já faz uns dias, acho que não gostam de responder aos clientes ou preferiram se calar, pois não trabalham com isto; deve ser alguma estratégia moderna de marketing e relações comerciais. Mandei, também, uma solicitação para a empresa mineira Geostudio, que gentilmente informa que não trabalha com este cabo. Fazer o que? Fazer um cabo, com melhorias, pois o idealizado não terá a perna de isqueiro e, se possível, irá puxar a alimentação da conexão serial e/ou USB. Falar nisso; alguém tem a pinagem de conexão USB? Grade abraço a todos e saudações.

Cláudio Brasília
30/05/2006, 16:06
Aqui vai o diagrama da pinagem USB. Se o seu aparelho de GPS consome até 5VDC, então poderá fazer uso, em tese, da tensão existente no pino 1 de uma interface USB; resta saber qual será a carga deste aparelho, pois esta interface suporta algo em torno de 1000mA. Parece que este é o caso dos aparelhos da linha Rino, uma vez que são alimentados por 3 pilhas AA, o que dá 4,5VDC; será que é esta a tensão correta? Procurem verificar, antes de fazer uma ligação, mas tudo indica que, por ser a tensão mínima requerida para funcionamento interno, não poderá ocorrer dano, em tese. Quanto à carga, penso que não se deve utilizar o rádio, para não exceder aquele limite; talvez somente uso em stand by.

Cláudio Brasília
30/05/2006, 17:33
Descobri mais umas coisas; tem um gente boa (tinha que ser rádio amador), lá nos states, que tem o conector; o nome do conector é rPlug e o site é:

http://pfranc.com/cgi-bin/pub/u_KS?pid=rPlug

O danado é que o amigo lá quer uns QSJs (US$15 por dois), e não sei se ele manda correios overseas. Abaixo tem uma foto do tal plugue e, também, de um Rino em uso no Iraque.

Wallace
31/05/2006, 03:48
Falei para ligar lá e não para mandar e-mail.
Liga e pede para falar com o Mauro, pode falar que me conhece.

Cláudio Brasília
31/05/2006, 08:44
Okay, vou ligar lá e falar que sou seu amigo, pois sei que é muito famoso e querido e, com certeza, eles vão me dar um tratamento diferenciado, também; mas é muito triste este negócio deles não responder e-mails dos outros comuns mortais. Grato pela ajuda.

Wallace
01/06/2006, 17:10
Não é isso, acho que é muito volume de trabalho mesmo, ai os e-mail podem ficar para depois.
Se ligar alguem vai ter que atender né.
Sei porque aqui é da mesma forma, apesar de tentar responder os e-mais o quando antes.