Ver Versão Completa : Filtro Mahle Blindagua
sbromulo
29/02/2020, 19:42
Pessoal, boa noite.
Alguém ai já ouviu falar do filtro diesel Blindagua da Mahle?
Pois bem, quando comprei minha pickup (s10 2003 mwm) eu mandei adaptar um filtro adicional (Mann WK1030), que por sua vez possui poder de filtragem de 10 microns. Ele trabalha em conjunto com o filtro original da pickup, mas o Mann filtra primeiro e depois o diesel vai para o filtro original.
Como sempre gosto de pesquisar novas tecnologias e produtos, descobri o tal Blindagua da Mahle, acredito que foi lançado no mercado em 2016 e o mesmo oferece filtragem de 5 microns e duplo sistema de retenção de água. Detalhadamente, no primeiro estágio ele aglomera as partículas de água que serão de fato filtradas no segundo estágio.
Me pareceu interessante a tecnologia e resolvi experimentar na S10. Como eu já estava rodando com o wk1030 a quase 10.000 km, quando deu 9.000 km troquei os dois filtros e dei uma chance pro Blindagua.
Achei um de 20,00 reais no mercadolivre com mais 20,00 de frete. Mas esse preço foi porque era um modelo antigo do filtro, que não tem entrada para sensor de água, foi descontinuado (KC539) e substituído pelo KC595.
Instalei ele tem duas semanas e qualquer novidade posto aqui.
Em anexo coloquei o folder do Blindagua para quem se interessar (que passou a se chamar Cleanline pois foi desenvolvido inicialmente no Brasil e quando foi lançado no mercado mundial optaram por mudar o nome).
Abs.
lucasschneider
13/05/2020, 09:54
Pessoal, boa noite.
Pois bem, quando comprei minha pickup (s10 2003 mwm) eu mandei adaptar um filtro adicional (Mann WK1030), que por sua vez possui poder de filtragem de 10 microns. Ele trabalha em conjunto com o filtro original da pickup, mas o Mann filtra primeiro e depois o diesel vai para o filtro original.
Como sempre gosto de pesquisar novas tecnologias e produtos, descobri o tal Blindagua da Mahle, acredito que foi lançado no mercado em 2016 e o mesmo oferece filtragem de 5 microns e duplo sistema de retenção de água. Detalhadamente, no primeiro estágio ele aglomera as partículas de água que serão de fato filtradas no segundo estágio.
Me pareceu interessante a tecnologia e resolvi experimentar na S10. Como eu já estava rodando com o wk1030 a quase 10.000 km, quando deu 9.000 km troquei os dois filtros e dei uma chance pro Blindagua.
Achei um de 20,00 reais no mercadolivre com mais 20,00 de frete. Mas esse preço foi porque era um modelo antigo do filtro, que não tem entrada para sensor de água, foi descontinuado (KC539) e substituído pelo KC595.
Em anexo coloquei o folder do Blindagua para quem se interessar (que passou a se chamar Cleanline pois foi desenvolvido inicialmente no Brasil e quando foi lançado no mercado mundial optaram por mudar o nome).
Abs.
Muito interessante hein!
Tenho uma Amarok e estava a semanas procurando algum pré-filtro para instalação, e vou apostar nesse modelo aí!
Só não entendi que cavalete esta usando?
sbromulo
13/05/2020, 10:30
O cavalete (ou cabeçote como alguns costumam dizer) é o mesmo do filtro mann wk1030. A rosca é a 1”14 UNS-2B. Olha esse pdf que vai ajudar bastante.
https://www.mahle-aftermarket.com/media/local-media-latin-america/products-&-services/lancamentos_de_produtos/cleanline/2017-folder-blindagua-portugues-atualizado-web.pdf
lucasschneider
13/05/2020, 12:40
O cavalete (ou cabeçote como alguns costumam dizer) é o mesmo do filtro mann wk1030. A rosca é a 1”14 UNS-2B. Olha esse pdf que vai ajudar bastante.
https://www.mahle-aftermarket.com/media/local-media-latin-america/products-&-services/lancamentos_de_produtos/cleanline/2017-folder-blindagua-portugues-atualizado-web.pdf
essa ultima tabela ali é muito elucidativa!
Muito bom! Pelo que vi no vÃ*deo, se usar como pre-filtro junto com o filtro original, dá pra se esperar vide util de 30000km???
sbromulo
13/05/2020, 13:36
30.000 km??? Só se vc for doido. Filtro de diesel se troca a cada 5.000 km ou 6 meses. Essa manutenção não se altera pq vc está instalando um pré-filtro... O filtro original talvez dê pra trocar um pouco depois, mas o filtro adaptado/pré filtro se troca nesse tempo ai que eu disse.
lucasschneider
14/05/2020, 09:51
30.000 km??? Só se vc for doido. Filtro de diesel se troca a cada 5.000 km ou 6 meses. Essa manutenção não se altera pq vc está instalando um pré-filtro... O filtro original talvez dê pra trocar um pouco depois, mas o filtro adaptado/pré filtro se troca nesse tempo ai que eu disse.
mas no próprio PDF fala a respeito! mas me referia ao pre filtro né!
no caso, manteria o original com trocas normais/originais
sbromulo
14/05/2020, 10:29
Cara não sei se aguenta isso tudo não... talvez o filtro maior que foi o que coloquei na minha s10. Mas sei não.... esse filtro é relativamente barato e fácil de trocar, não precisa nem de ferramenta, acho que não justifica esperar tanto tempo para trocar ele... mas ai vai de cada um.
RicardoFLN
14/05/2020, 18:55
Pessoal, boa noite.
Abs.
Curiosidade, e com que frequência o amigo faz a purga dos filtros?
Sds.
sbromulo
14/05/2020, 22:28
Brother, o certo é fazer todo dia de manhã antes de usar, mas só quando vc tiver usado o carro no dia anterior. Eu estava tentando fazer 1 vez por semana, mas eu não estava usando muito o carro então a preguiça tomou conta. Agora vou começar a usar mais o carro, fazer mais viagens, então amanhã mesmo já vou fazer a purga dos dois filtros, para deixar tudo certo. Minha opinião: fazer todo dia só se vc viaja todo dia!
Uma outra dica boa é sempre deixar o tanque cheio: no fim do dia, abastece e guarda o carro com o tanque cheio, isso evita acúmulo de água, e a água arrebenta bomba injetora e demais componentes do sistema de combustível.
sbromulo
15/05/2020, 10:39
Hoje por desencargo de consciência e por precaução e por motivo de curiosidade eu resolvi tirar os filtros de diesel para fazer drenagem. Achei que no blindágua teria um grande acúmulo de sujeira e um pouco de água. Vou relatar por partes.
Blindágua: zero de água e duas ou três partículas pequenas de sujeira. Ai me veio a dúvida: será que o filtro não filtra nada? Então pensei, se ele não filtra nada então deve estar tudo no outro filtro.
Filtro original: zero de água e zero de sujeira.
Observação: eu tenho constantemente colocado no tanque alguns aditivos, como por exemplo o XP, ACTIOIL e HB100. Comprei vários para testar, e antigamente eu colocava o aditivo da Koube. Não sei se tem relação mas pode ser que esses produtos estejam fazendo algum tipo de limpeza, ou só da água ou só das sujeiras sólidas ou de ambos.
Achei um filtro mann na rua, um WK1040 e abri ele para ver a quantidade de sujeira. Vou fazer o mesmo quando trocar os meus filtros e posto aqui para vocês terem uma noção.
RicardoFLN
15/05/2020, 11:29
Hoje por desencargo de consciência e por precaução e por motivo de curiosidade eu resolvi tirar os filtros de diesel para fazer drenagem. Achei que no blindágua teria um grande acúmulo de sujeira e um pouco de água. Vou relatar por partes.
Blindágua: zero de água e duas ou três partículas pequenas de sujeira. Ai me veio a dúvida: será que o filtro não filtra nada? Então pensei, se ele não filtra nada então deve estar tudo no outro filtro.
Filtro original: zero de água e zero de sujeira.
Observação: eu tenho constantemente colocado no tanque alguns aditivos, como por exemplo o XP, ACTIOIL e HB100. Comprei vários para testar, e antigamente eu colocava o aditivo da Koube. Não sei se tem relação mas pode ser que esses produtos estejam fazendo algum tipo de limpeza, ou só da água ou só das sujeiras sólidas ou de ambos.
Achei um filtro mann na rua, um WK1040 e abri ele para ver a quantidade de sujeira. Vou fazer o mesmo quando trocar os meus filtros e posto aqui para vocês terem uma noção.
Camarada, sim, se tu usa toda essa quantidade de produtos químicos, dificilmente tu vais ter água separando do óleo, uma vez que eles tem compostos tensoativos/surfactantes. Ou seja, a água está passando pelos filtros.
Eu particularmente não acho uma estratégia interessante, prefiro que o processo natural de separação da água/óleo ocorra normalmente. Na minha carroça velha, a única coisa que fiz foi aderir aos filtros da Parker, ao invés de usar os MWM, uma vez que os primeiros tem um maior volume, aumentando o tempo de detenção hidráulica.
Sds.
sbromulo
15/05/2020, 11:33
Ok vc explicou a questão da água, mas e a sujeira sólida?
RicardoFLN
15/05/2020, 12:39
Ok vc explicou a questão da água, mas e a sujeira sólida?
Ué, o filtro não está ali para isso? Não entendi tua indagação.
A questão agora é saber se essa emulsão de diesel e água (pois quando tu adicionas um tensoativo é o que acontece) não acaba por acarretar problema mais pra frente. Sem muito pensar, me parece que se tu queimas um diesel com água, mesmo que emulsionada, tu vais ter uma diminuição do poder calorifico do combustível.
Sds.
sbromulo
16/05/2020, 19:32
Acredito que você esteja correto em partes, eu penso que o aditivo não esconde a água, ele modifica as moléculas para que o motor queime o combustível "sem a presença da água". É como se fosse um novo componente químico que pode queimar junto sem maiores problemas. Se fosse algo ruim para o motor alguém já teria reclamado. O próprio Actioil é fabricado pela FPT, divisão de motores da Fiat, e a Fiat tem amplo conhecimento na área de motores diesel.
Quando perguntei dos sólidos, a purga não é só para água, e sim também para partículas sólidas. Parte dos sólidos ficam retidos no elemento filtrante, ok, mas uma outra parte fica no fundo, junto com a água (caso essa também exista). E no meu caso só tinha algumas poucas partículas bem pequenas, inclusive podem já estar presentes na vasilha que usei para verificar o diesel coletado.
RicardoFLN
16/05/2020, 22:34
Desculpe amigo, mas não é isso que acontece. A questão de ser ou não ruim para o motor depende da porcentagem. Uma quantidade pequena não há de fazer um estrago no motor de forma abrupta.
Encontrei um artigo de dissertação justamente sobre o uso de tensoativos em óleo diesel, para que se pudesse deliberadamente colocar certa proporção de aguá, com o intuito de buscar uma menor nível de emissões. Ainda não acabei de lê-lo, mas assim que o fizer venho aqui para explanar sobre os resultados. Mas antecipadamente posso te adiantar que se confirma o que eu havia imaginado, menor poder calorífico.
Certa vez cheguei a ponderar o uso do Actoil, mas acabei não o fazendo, pois o produto me pareceu "milagreiro" demais. Me decidi por quando for necessário, colocar somente um bactericida, caso fosse deixar a viatura parada por um tempo maior que 30 dias. Coisa que ainda não aconteceu, ela é de uso diário, média de 70 km/dia nos últimos 5 anos e meio.
Espero que ao contrário de outros colegas do fórum tu percebas que só estou buscando um embasamento mais técnico pra confirmar a minha tomada de decisão e vindo aqui dividi-los com os colegas. Quer acreditar, acredite, não quer, beleza pura!
Já fui atrás da FISPQ do Actoil e vou procurar qual a função de cada uma das substâncias listadas ali.
Quanto a Actoil ser uma marca respeitada, com pedigree, isso realmente não me sensibiliza em nada. Não sou e nunca fui fã de marcas, seja lá do que for.
Sds.
E isso tudo só "nasceu" pois eu fico com a pulga atrás da orelha por nunca ter coletado uma gota sequer de água no diesel purgado do meu filtro e sempre límpido. Olha que até coloquei um torneirinha presa na caixa de roda dianteira com uma mangueira acoplada ao filtro pra facilitar a purga.
RicardoFLN
18/05/2020, 20:43
Finda a leitura do artigo, que pode ser baixado em: Repositorio da Producao Cientifica e Intelectual da Unicamp: Utilizacao de emulsoes de agua em oleo Diesel combustivel para reducao das emissoes de poluentes em motores de combustao interna ciclo Diesel (http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263607) , pude aprender mais uma punhado de coisas. O artigo, apesar de já ter um certo tempo, é de 2009, ainda é válido. O diesel mais "avançado" daquele ano era o S-50. O motor utilizado nos ensaios tem toda a pinta de ser um International NGD 3.0.
O objetivo do trabalho era avaliar a redução da emissão de poluentes utilizando diesel com 22% de água em massa. Para tornar a mistura possível utilizou-se um surfactante, que nada mais é que uma substância que torna a água miscível ao diesel, formando uma macro emulsão.
Algo que era esperado e que de fato ocorreu foi a perda de torque/potência com o uso das emulsões, pela diminuição do poder calorífico delas. Um ponto que tinha como preocupante era a questão da presença da água interagindo com as superfícies dos mecanismos, mas vendo como as moléculas de água acabam sendo encapsuladas pelo diesel essa preocupação aparentemente não se justifica, segue um trecho do artigo:"...o risco de comprometer a durabilidade do motor é baixo, pois a emulsão mantém as gotículas de água dispersas, sem contato direto da água com os componentes internos do motor."
Um ponto muito interessante é ver que as emulsões tinham uma lubricidade maior que o combustível original. Veja que nesse caso foi adicionado o surfactante e água ao diesel (surfactante livre de enxofre), e mesmo assim houve aumento da propriedade. De certa forma corrobora com outros artigos sobre lubricidade que já li, que mostram que a lubricidade não é função única e exclusiva ligada a quantidade de enxofre.
Quanto as substâncias presentes no Actoil 550 (https://www.actioil.com/userfiles/pdf/FDS_ACTIOIL_A550_011-4-3_-_LU_-_PT.pdf ) pude observar que existem quatro substância ligadas ao controle de organismos vivos, um surfactante para emulsionar a água e duas substância para aumentar o número de cetanos. A grosso modo, a possível perda de poder calorífico que venha a acontecer pela presença de água, pode ser compensada pelo incremento do número de cetanos., ou não....rsrs
Então é isso!
Sds.