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Ver Versão Completa : S10 2003 - sem força



sbromulo
29/02/2020, 09:00
Pessoal, bom dia.
Depois que voltei de viagem (4.000 km rodados), descobri um vazamento no parafuso de débito da bomba injetora.
Fui no bombista e ele teve que remover o parafuso inteiro para resolver o problema, trocando a vedação do mesmo.
Porém a caminhonete ficou extremamente fraca, e eu mesmo apertei o parafuso, quase que 1 volta completa.

Depois disso melhorou um pouco, mas a caminhonete nunca mais ficou igual, antes fazia 13 km/l andando a 100 km/h, agora faz 10 km/l, antes eu conseguia arrancar de segunda e agora só de primeira... antes a terceira marcha empurrava a caminhonete, agora a terceira prende e diminui a velocidade (eu notava essa força quando fazia uma conversão quebrando uma esquina por exemplo). Resumindo: eu sinto que a caminhonete está sem força...

Ai um amigo me disse para não mexer muito no parafuso de débito pois poderia fazer com o que o motor disparasse, e ai é retífica completa do motor $$$$$$$$.

E ai, o que faço? Aceito dicas.

Sergio c
29/02/2020, 09:16
Refazer o motor acho que não. E se levasse a camionete em uma oficina especializada em bombas injetoras, que atendem ao motor MWM, e fizesse uma geral nela?
Pessoal, bom dia.
Depois que voltei de viagem (4.000 km rodados), descobri um vazamento no parafuso de débito da bomba injetora.
Fui no bombista e ele teve que remover o parafuso inteiro para resolver o problema, trocando a vedação do mesmo.
Porém a caminhonete ficou extremamente fraca, e eu mesmo apertei o parafuso, quase que 1 volta completa.

Depois disso melhorou um pouco, mas a caminhonete nunca mais ficou igual, antes fazia 13 km/l andando a 100 km/h, agora faz 10 km/l, antes eu conseguia arrancar de segunda e agora só de primeira... antes a terceira marcha empurrava a caminhonete, agora a terceira prende e diminui a velocidade (eu notava essa força quando fazia uma conversão quebrando uma esquina por exemplo). Resumindo: eu sinto que a caminhonete está sem força...

Ai um amigo me disse para não mexer muito no parafuso de débito pois poderia fazer com o que o motor disparasse, e ai é retífica completa do motor $$$$$$$$.

E ai, o que faço? Aceito dicas.

sbromulo
29/02/2020, 09:25
O problema é que já gastei 15.000,00 nesse carro depois que comprei, fiz muita coisa e não quero gastar mais.
E minha suspeita é esse bendito parafuso de débito, acredito que ele seja o causador de todo o problema, por isso perguntei se ficar mexendo nele pode ocasionar algum dano maior ou se o único efeito colateral é a tal da fumaça preta... pois se for só isso eu mesmo vou apertar o parafuso mais um pouco para ver se deixo do jeito que estava.

A caminhonete estava perfeita, foi só mexer nesse parafuso e bagunçou tudo.

Pior: em viagens longas, eu perdia completamente a força de arrancada, eu tinha que aumentar muito a rotação do motor para poder arrancar de primeira marcha!!! Ai no outro dia, com o motor frio, tudo normal, mas eu ainda sentia um pouco de perda de força, como relatei no post anterior. Conversei sobre isso com 3 mecânicos e eles me disseram que era a embreagem. Pois então troquei embreagem, platô, volante, atuador e rolamento do eixo cardam e o problema continua. Gastei 3000 reais atoa...

Se não tiver maiores problemas em mexer no parafuso de débito eu mesmo vou apertar ele até ficar do jeito que estava.

Sergio c
29/02/2020, 17:05
Será que não espanou a rosca nesse parafuso de débito e não dá mais um aperto 100%???. E fica entrando ar por ali??
O problema é que já gastei 15.000,00 nesse carro depois que comprei, fiz muita coisa e não quero gastar mais.
E minha suspeita é esse bendito parafuso de débito, acredito que ele seja o causador de todo o problema, por isso perguntei se ficar mexendo nele pode ocasionar algum dano maior ou se o único efeito colateral é a tal da fumaça preta... pois se for só isso eu mesmo vou apertar o parafuso mais um pouco para ver se deixo do jeito que estava.

A caminhonete estava perfeita, foi só mexer nesse parafuso e bagunçou tudo.

Pior: em viagens longas, eu perdia completamente a força de arrancada, eu tinha que aumentar muito a rotação do motor para poder arrancar de primeira marcha!!! Ai no outro dia, com o motor frio, tudo normal, mas eu ainda sentia um pouco de perda de força, como relatei no post anterior. Conversei sobre isso com 3 mecânicos e eles me disseram que era a embreagem. Pois então troquei embreagem, platô, volante, atuador e rolamento do eixo cardam e o problema continua. Gastei 3000 reais atoa...

Se não tiver maiores problemas em mexer no parafuso de débito eu mesmo vou apertar ele até ficar do jeito que estava.

sbromulo
29/02/2020, 19:16
Será que não espanou a rosca nesse parafuso de débito e não dá mais um aperto 100%???. E fica entrando ar por ali??

Acredito que se estivesse entrando ar no sistema pelo parafuso de débito o carro não pegaria em determinadas situações, muito pelo contrário, pega de primeira, sempre!

Pesquisei bastante na internet e não encontrei ninguém falando sobre o parafuso estar espanado. Amanhã de manhã vou apertar mais meia volta e regular a marcha lenta, depois posto o resultado.

sbromulo
01/03/2020, 13:51
Apesar de todas as dicas que peguei com profissionais da área, ontem recebi uma nova orientação sobre como fazer o ajuste do débito da bomba. Hoje de manhã coloquei em prática e a pickup ficou beeeeem melhor.

Ao passar por lombadas, por exemplo, a retomada demorava muito, e agora é só pisar de segunda e o carro obedece rápido. Não testei direito a terceira marcha mas pelo que senti o carro mudou bastante.

Não fiz a média de consumo mas quando o fizer posto aqui para vcs.

Sergio c
01/03/2020, 22:45
Valeu pela resposta, qualquer novidade poste aqui.
Apesar de todas as dicas que peguei com profissionais da área, ontem recebi uma nova orientação sobre como fazer o ajuste do débito da bomba. Hoje de manhã coloquei em prática e a pickup ficou beeeeem melhor.

Ao passar por lombadas, por exemplo, a retomada demorava muito, e agora é só pisar de segunda e o carro obedece rápido. Não testei direito a terceira marcha mas pelo que senti o carro mudou bastante.

Não fiz a média de consumo mas quando o fizer posto aqui para vcs.

vfserra
16/03/2020, 21:08
vc pode apertar o parafuso de débito da bomba sem problemas(abrir o óleo) meu pai costumava a dizer que vc regula pela fumaça, quando começar a sair fumaça preta é pq o motor não está queimando todo o óleo injetado ai vc para de "apertar o parafuso"

sbromulo
16/03/2020, 21:39
Blz, eu já tinha visto essa dica no youtube, mas fiquei com medo de um amigo aqui da cidade que disse que o motor poderia disparar... mas eu já apertei acho que umas duas voltas e agora a s10 tá nervosa! Hoje inclusive resolvi um problema de vazamento de óleo na bomba d’água e agora todos os vazamentos estão sanados!!! Essa semana quero fazer uma viagem de 320 km pra ter ctz que o vazamento tá liquidado e que a bomba injetora está filé!!! Abs a todos.