PDA

Ver Versão Completa : Pajero GLS-B 3.5 V6 24V ano 1999 - (sem nome ainda)



Alex SPI
25/02/2020, 16:09
Boa tarde à todos.

Dia 24/01 consegui comprar meu novo 4x4 (após o capotamento e PT da tracker em 12/2017.
Eu procurei vários carros "grandes" de várias marcas, mas para nossa (minha e de minha família) felicidade encontramos "ela", quase sem querer. Qualquer dia eu conto a história.
Eu pedi ajuda aqui no fórum e como não consegui, antes de ir comprar, eu resolvi ficar com ela e encarar os possíveis problemas que iriam ou poderiam surgir.

Dados:
Pajero GLS-B 3.5 V6 24V 1999, modelo TOP com detalhes em madeira, com 192.000km.
Todas as revisões (e não foram poucas, pois as NFs são muitas e com valores bem expressivos) foram feitas na MILTFORT em SP.
Tem inclusive as informações dos orçamentos, onde o dono informava o que não estava funcionando, os barulhos que ele escutava, ar que não estava funcionando etc, etc, ou se era para trocar o óleo, enfim.
A empresa sempre fez a revisão para ele desde que ele comprou ela em 2015, com Km um pouco acima de 150mil.


Fiz uma lista extensa de coisas à fazer, e não são poucas.

O que já foi feito:
Dia 27/01 entrou na oficina para trocar:
- correias (DH, alternador, ar condicionado e dentada);
- polias/tensores da correia dentada;
- polias/tensores (DH, alternador, ar condicionado);
Por demora para chegar as peças (comprei quase tudo na internet) saiu da oficina dia 12/02.

Dia 18/02
Foi trocado a boia do tanque:
O marcador de combustível parou de funcionar assim que cheguei na cidade com ela.
Tirei a boia e testei com multímetro e estava com informações "sem base", então comprei e troquei (em casa mesmo). Apenas a boia principal era 01 cm menor (acho que não vou ter problemas com isso).

Dia 21/02
05 pneus (isso, estepe também entrou na brincadeira) General Grabber AT 265/70-16.
Foram balanceados, mas a oficina não quis fazer o alinhamento, porque as 2 coifas internas estão rasgadas e o pivo do lado do carona está com folga.
Pediram para eu trocar e em seguida levar para eles alinharem, inclusive não cobraram o serviço.

No decorrer do tópico vou colocando mais informações.

Abração à todos.

Alex

Alex SPI
25/02/2020, 16:28
ITENS A SEREM TROCADOS / VERIFICADOS A CURTO PRAZO (6 meses no máximo):
Os itens 1 a 3 serão feitos o mais rápido possível.
1 - Comprar as 2 coifas internas (tem um post informando que o a do monza ou logus serve);
2 - Trocar o pivo lado carona;
3 - Voltar e terminar de alinhar;
4 - Trocar os adesivos (já comprados)e retirar os 4x4 que estão nela e não são dela;
5 - Trocar óleo dos 2 diferenciais;
6 - Trocar óleo T-case;
7 - Trocar óleo do câmbio automático (não sei se tem que ser por diálise ou manual mesmo, retirando o carter etc) ele está com coloração marrom clara e sem cheiro de queimado, mas a última troca foi há mais de 42mil km e foi usado óleo motul;
8 - Junta da tampa de válvulas está "melejando" óleo, será feita uma lavagem a seco, e se constar que continua, será trocada a juntas (ou colocado cola, não sei ainda o que vai), mas não gosto de nenhum vazamento, então será feito (assim espero);
9 – Velas e cabo de velas, isso estão sendo um problema.
9.1 – Primeiro pelo custo da NGK PFR5J-11, achei outras velas, inclusive a bosch, mas tem o GAP de 1.0 e a citada 1.1 (provavelmente vou importar).
9.1.1 - O pior é que a vela atual que está nela, segundo a NF de troca (da empresa que fazia a revisão), é a vela da 3.0 V6 (95 a 98) que é a PFR6J-11. Tenho que falar com o mecânico, pois não sei qual seria o problema que uma vela “errada” ocasionaria.
9.2 – Eu gostaria de colocar cabos NGK que estão nela, mas vou ter que importar porque está muito caro aqui, isso quando acha.

Fotos abaixo
1 - na oficina aguardando as peças;
2 - algumas peças que chegaram (havia esquecido do filtro de ar e combustível, que também foram trocados);
3 - 1 das coifas internas que estão estragadas (ainda preciso ver qual modelo de carro e marca servem e o principal: AGUENTAM);
4 - pivô que está com folga, mesmo parecendo que a borracha está nova.

Alex

Alex SPI
25/02/2020, 16:56
Preciso de ajuda dos colegas, e ficarei muito agradecido se alguém aqui puder ajudar com qualquer dica.


A TRAÇÃO:
O câmbio/alavanca está muito mole, como se estivesse solto (a de vocês é assim?);

Faço os engates e não as luzes não saem do 4x2, a impressão é que não engata nada, não tive como testar, apenas um pouco na estrada de chão, mas fiquei com receio de dar mais problema e não conseguir voltar para casa (estava com a família dentro).

De 4x4H para 4x4Lc ele nem para direito no local e volta pro 4x4H.

Fui verificar embaixo e tem uma mangueira solta e está bem sujo o local, como pode ser visto nas fotos.

Já li os tópicos:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/72876-defeito-na-tracao-da-pajero-full.html

https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/155911-pajero-sport-modulo-mr222642-tracao-nao-funciona.html

Mas fiquei meio perdido, mas vou fazer os testes que foram indicados neles, mas se alguém já passou por isso (alavanca que balança e não engata) e puder dar o relato ou indicar o post, agradeço muito.

Vou limpar o local e tentar verificar o que é essa mangueira solta, em seguida tentar arrumar a tração e deixar ela como ela merece.

Inclusive choveu e íamos dar uma volta nas estradas lameadas com minha família, mas fiquei com medo de atolar, porque com a tracker só saia com 4x4 do local de tanta lama, kkkk, e sempre vamos sozinhos.
A estrada é perto da cidade, e passa muitos tratores e caminhões, mas não quis arriscar.
Prefiro esperar a tração estar em ordem.

Obrigado e fiquem com Deus.

Sergio c
25/02/2020, 19:01
Parabéns pela compra Alex. Essa é forte p caramba.

Alex SPI
26/02/2020, 11:07
Muito obrigado Sergio

Aristides Jr
26/02/2020, 12:17
Olá Alex SPI,

Muito boa esta sua viatura!

Ela está com ótima aparência!

Espaço interno então nem se fala!!! Ela é para sete passageiros, não é!

Pela rua já havia reparado em algumas que tinham faixa cinza embaixo, até que é bacana, mas é bastante datado, esta sua numa cor só é bem mais bonita.

É uma ótima combinação de carro de luxo, trator, caminhão, ônibus todas as qualidades numa só viatura, acertou em cheio!!!

Parabéns!

Vou acompanhar....

Abraço Aristides Júnior

Alex SPI
29/02/2020, 15:47
Valeu Aristides.

Este fim de semana, não vou conseguir mexer, tá puxado.

Mas na próxima semana eu vou verificar as tração e os demais itens, para deixar ela 100%.

pequijeep
08/03/2020, 12:17
Que beleza de Pajerão, Alex!!
Desejo que logo consiga fazer todos os consertos e previsões pra usar e curtir sem preocupações seu carro.

Alex SPI
08/03/2020, 22:49
Obrigado Pequijeep.

Ainda estou enrolado, mas conforme for arrumando vou postando tudo por aqui para que possa ajudar outros proprietários.