Ver Versão Completa : Passar Maxion HSD 2.5 para 2.8
Bom pessoal tenho comigo um motor maxion hsd 2.5 euro II, de
ranger o motor foi comprado com a parte de baixo travada
(paguei muito barato). Assim sendo to afim de passa-lo para 2.8. Quais sao as pecas necessarias?Seriam so vira, camisas e pistao? As valvulas do cabecote sao as mesmas`(tenho quase certeza que sim). A bomba injetora é
a mesma, seria necessario somente uma nova regulagem, ou e necessario
troca elementos, valvula, etc..? os bicos do 2,5 servem ou ha diferenca?
A turbina do 2.5 serve? Quanto a turbina penso em andar com pelo menos 1,5 bar vc sabem uma configuracao que seja melhor que a original?
Obrigado.
José Augusto
24/05/2006, 21:04
Nunca ouvi nem falar disso?!? :o :o :o
Vc quer transformar o maxion hsd 2.5 no modelo hs 2.8 power stroke aqueles da Ranger 2004?
São motores diferentes!
[]'s perplexos.
Walter L. L. Casitta
24/05/2006, 21:05
rac,
Infelizmente até agora não apareceu ninguém por aqui que tenha feito isso, mas sabemos que é possível. Na verdade o único que disse que fez incrivelmente não soube dar detalhes.
Eu acredito que é mais ou menos isso. Você terá que trocar com certeza o eixo, bielas e pistões alem de refazer os cilindros. O cabeçote você não deve ter que fazer nada e alem de recalibrar a bomba injetora provavelmente terá que trocar também os bicos injetores.
emerson_dickel
24/05/2006, 21:22
Opa, tem um mecanico na minha cidade que faz várias já e aparentemente não deu problema, posso ver o fone dele e vc liga para ele, mas é da cidade de Concórdia-SC
Pelo que ele comentou por alto, muda algo na retifica também etc, sei por que tava comprando uma ranger 2.5 a uns 2 anos atraz, e ele disse que o motor tava ruim, mas se fosse pra fazer o motor ele já fazia ela 2.8 e tentei negociar com o dono da caminhonete que eu tava comprando e ele não aceitou pagar parte do serviço (motor) e dai não deu negocio.
edubelem
24/05/2006, 22:06
rac,
entra neste site e baixa os catalogo de peças da 2.5 e da 2.8 e vê a diferença de peças, cota o preço e não esquece de ver se não sai mais barato e comfiavel compra um motor novo.
http://www.nav-international.com.br/Catalogo.asp?Idioma=1
Rasch Motoren
25/05/2006, 08:32
rac,
- É perfeitamente possivel a conversão de 2.5 para 2.8 ou até mesmo para 3.0 .
- Para o 2.8 usina-se o bloco , para alojar os novos pistões ,(não é encamisado ) e instala-se o "trem de força " ( pistão , biela e vira ) do PS. A junta de cabeçote a ser utilizada será a do 2.8 , onde o unico ajuste se faz em alguns dos furos , por diferença nos parafusos de fixação.
.... Obs : Diâmetro e curso são praticamente os mesmos do MWM 2.8 .
- Feito isso o desempenho já melhora , mas para ficar o serviço mais completo , a substituição dos bicos injetores se faz necessaria , por terem vazões diferentes e vão interferir no desempenho , como também na bomba injetora , o corpo distribuidor passa de 11mm para 12mm mantendo-se o came 020 .
- Turbo , sendo da versão Euro II, pode-se mante-lo .
- Para 3.0 utiliza-se , os pistões da NGD , com sua respectiva usinagem , por não haver uma junta de cabeçote que sirva para esse fim , usina-se a borda do pistão a 45° para que não toque na junta , o restante da operação é a mesma , já o turbo deve ter maior capacidade de vazão .
edubelem
25/05/2006, 14:51
Rasch Motoren,
- Para 3.0 utiliza-se , os pistões da NGD , com sua respectiva usinagem , por não haver uma junta de cabeçote que sirva para esse fim , usina-se a borda do pistão a 45° para que não toque na junta , o restante da operação é a mesma , já o turbo deve ter maior capacidade de vazão
O motor fica com 3 litros ma não é o mesmo 3.0 NGD. É isso?
Edintruder
25/05/2006, 18:26
OPA! 3 litros já é novidade nesse fórum!!!
Os pistões são da 3.0 com o restante do trem de força da 2.8?
Rasch Motoren
25/05/2006, 19:36
edubelem,
- Exatamente , o NGD é eletrônico , multiválvulas , etc ..., mas tem em comun com o 2.8 , o virabrequim e bielas .
Edintruder,
- Isso mesmo.
Pequeno jr
26/05/2006, 18:31
rac,
- Para o 2.8 usina-se o bloco , para alojar os novos pistões ,(não é encamisado ) e instala-se o "trem de força " ( pistão , biela e vira ) do PS. A junta de cabeçote a ser utilizada será a do 2.8 , onde o unico ajuste se faz em alguns dos furos , por diferença nos parafusos de fixação.
- Feito isso o desempenho já melhora , mas para ficar o serviço mais completo , a substituição dos bicos injetores se faz necessaria , por terem vazões diferentes e vão interferir no desempenho , como também na bomba injetora , o corpo distribuidor passa de 11mm para 12mm mantendo-se o came 020 .
- Para 3.0 utiliza-se , os pistões da NGD , com sua respectiva usinagem , por não haver uma junta de cabeçote que sirva para esse fim , usina-se a borda do pistão a 45° para que não toque na junta , o restante da operação é a mesma , já o turbo deve ter maior capacidade de vazão .
Rasch,
Vc tem alguma Base de Preços para esse serviço ? Se puder, me passe um orçamento com e sem os bicos injetores para ver se vale a pena. (os bicos vc sugere aqueles com maior vazão que vc vende ou os bicos originais mesmo?)
Ahh ... outra coisa ... qto tempo para fazer o serviço tbm, ok!?
[]'s
Rasch Motoren
26/05/2006, 21:09
Pequeno jr,
- O custo total pode variar de acordo com o estado geral do motor a ser transformado , de imediato deve ser considerado o custo do " trem de força " ( pistão / anéis / biela / bronzina / vira ) , que pode ser consultado em qualquer revendedor autorizado .
dalmolin
28/07/2006, 10:29
Essa eh pro pessoal da rasch, a minha 250 tem motor mwm 6.07tca,eh
cabine simples, tah toda original, as únicas coisas que foi mexido eh a
regulagem da injetora que tah com 18 ml e foi colocado uma bomba de
alimentação prá injetora. com essa última alteração ela fico o bixo, na faixa
de 3000 ateh 3700 rpm parece que tem um motor ah mais.
eu quero aumentar o turbo prá 1,6 kg , se vcs já tem a experiência me
ajudem com o seguinte:
* NÃo quero perder nada em arrancada, retomada, ou vel final.
* A maior pressâo do turbo vai alterar outra coisa ligada a ele(injetora).
Rash, colocando preço no serviço quanto sairia transformar um motor 2.5 HSD da Ranger em 2.8 ou 3.0 respectivamente, quanto teria que investir, e tempo de serviço.
Alguem Tem Nocao De Custo P; Transformar O 2.5 Em 2.8....
Abracos
Essa eh pro pessoal da rasch, a minha 250 tem motor mwm 6.07tca,eh
cabine simples, tah toda original, as únicas coisas que foi mexido eh a
regulagem da injetora que tah com 18 ml e foi colocado uma bomba de
alimentação prá injetora. com essa última alteração ela fico o bixo, na faixa
de 3000 ateh 3700 rpm parece que tem um motor ah mais.
eu quero aumentar o turbo prá 1,6 kg , se vcs já tem a experiência me
ajudem com o seguinte:
* NÃo quero perder nada em arrancada, retomada, ou vel final.
* A maior pressâo do turbo vai alterar outra coisa ligada a ele(injetora).
sou fã do sprint 4.2. mas não entendi esta operação sua. vc colocou uma bomba de alimentação para bomba injetora? eletrica ou mecanica? e como ficou a pressao?
se vc almentou a quantidade de combustivel na mistura convem almentar a presão de turbo para melhorar a queima e por consequenta a potencia. acho que uma TGV iria bem so não arisco falar no modelo
Edintruder
02/08/2006, 18:24
Alguem Tem Nocao De Custo P; Transformar O 2.5 Em 2.8....
Abracos
O melhor a ser feito é cotar as peças do trem de força que deverão ser trocadas e a MO varia de meca para meca!
-Virabrequim
-Bielas
-Pistões (std ou 0,25)
-Jogo de casquilhos fixos e de biela Std
-Jogo de anéis (std ou 0,25)
anéis std (se o bloco estiver std e os cilindros em bom estado, se preferir dar um passo nas camisas tem que comprar os pistões 0,25mm juntamente com os pistões 0,25mm. Os cilindros serão ajustados aos pistões que você comprar).
dalmolin
03/08/2006, 11:06
Conder , a bombinha que eu coloquei na minha 250 é a mecanica, que tem
na silverado sprint 6.07 t. Foi retirada a injetora, aberta , e trocado umas
palhetas que tem dentro, aí eh soh montar a injetora já com a bombinha
acoplada. pra dah um up grade na máquina já manda regula as valvulas,
troca os filtros, fecha a wg pra dah 1.4 Kg e eu não sô bombista mas manda
ele deixar com 13ml na baixa e 18ml na alta. É de cai o queixo :twisted: :twisted:
Ahh soh um detalhe, num sprintzinho ah 160-170 ela vai faze 4-5 p l :putz: :shock: :stop:
Rogério Tortato
15/10/2008, 12:31
Pequeno jr,
- O custo total pode variar de acordo com o estado geral do motor a ser transformado , de imediato deve ser considerado o custo do " trem de força " ( pistão / anéis / biela / bronzina / vira ) , que pode ser consultado em qualquer revendedor autorizado .
Rasch,
então necessariamente deve-se trocar os pistões, vira e bielas?
há muita diferença de curso no vira?
se trocar só os pistões o resultado seria "quase nada"?
grato.
Ktranger
01/11/2008, 18:45
e ?
qual seria o custo ? e o desmpenho esperado ?
Poxa esse papo é interessante...visto que os maxion tem um preço melhor que mwm sprint...
Fiquei em duvida em um ponto:
Se trocar somente os pistões do 2.5 pelo NGD?Fica com 2.8?
Imagino que o resultado seja inferior a transformação trocando bielas e virabrequim pelo do 2.8?
Abs
Walter L. L. Casitta
08/01/2009, 00:05
Poxa esse papo é interessante...visto que os maxion tem um preço melhor que mwm sprint...
Fiquei em duvida em um ponto:
Se trocar somente os pistões do 2.5 pelo NGD?Fica com 2.8?
Imagino que o resultado seja inferior a transformação trocando bielas e virabrequim pelo do 2.8?
Abs
Com as peças do NGD vira 3.0.
Com as peças do PS2.8 que vira 2.8.
Elmer_Jeep
08/01/2009, 12:24
Zepi, tem mais dicas aqui, transformação motor ranger 2.5 para 2.8 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44046) se não encontrar resposta pra sua duvida me avisa que eu vejo a dimensão dos pistões no catálogo técnico e te falo aqui.
[]'s
Edintruder
08/01/2009, 12:57
Tem que trocar pistões, camisas bielas e virabrequim. todos os cursos e diâmetros mudam. Mancais e bronzinamento são iguais.
Obrigado pessoas!
Realmente muito boa essa idéia!
OUtra dúvida.....como são os cabeçotes do maxion?Duráveis?
Abs
Elmer_Jeep
09/01/2009, 11:56
Zepi, Eu particularmente não gosto desse motor, tem seus prós e contras, eu fico com os contras.
Tem uma postagem muito boa aqui que fala no assunto do cabeçote foi num tópico comparando NGD x SPRINT e acabaram falando no Maxion HSD.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=575685&postcount=10
[]'s
Mais uma vez obrigado Elmer!
Acho que é mais fácil comprar um jogo de bicos da Rasch, do virar o motor de cabeça pra baixo...
Abraços
Elmer, o que você não gosta nesse motor maxion?
Se pudesse compraria o mwm sprint, mas está impraticável o preço!
Meu uso é quase na totalidade urbano, com poucas estradas ruins, terra, areia e tal...
Abs
Pequeno jr
11/01/2009, 16:11
Zepi, Eu particularmente não gosto desse motor, tem seus prós e contras, eu fico com os contras.
Tem uma postagem muito boa aqui que fala no assunto do cabeçote foi num tópico comparando NGD x SPRINT e acabaram falando no Maxion HSD.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=575685&postcount=10
[]'s
Falando sério ... que puta post do Shimomoto neste topico que vc indicou
O Camarada faz falta ao forum. Extremamente tecnico.
mak (SP/ZN)
11/01/2009, 18:11
rac,
tem que mudar o intercooler também, não?
tem idéia de custo disso?
Pequeno jr
11/01/2009, 18:26
tem que mudar o intercooler também, não?
tem idéia de custo disso?
So os bicos e umas voltinhas :twisted::twisted::twisted: na WG e LDA para ficar em média com 140cv se o seu motor for Euro II.
Custo dos bicos até ultima vez q vi eram R$ 1000,00.
mak (SP/ZN)
11/01/2009, 18:45
Mais uma vez obrigado Elmer!
Acho que é mais fácil comprar um jogo de bicos da Rasch, do virar o motor de cabeça pra baixo...
Abraços
Jogo de bicos da Rasch? que magica é essa?
Pequeno jr
11/01/2009, 18:57
Shiii ..... deixa eu achar o topico q vc vai enteder .. mas va vendo o site do rasch q vc já vai tendo uma idéia
http://raschmotoren.com.br/default.htm
Veja como é a alteração da Ranger.
http://www.raschmotoren.com.br/galeria_ranger.htm
A minha, em pouco tempo vai passar por isso, sendo que além disto, irei colocar kit 312 e euro II, turbina nova e outras coisas.
mak (SP/ZN)
12/01/2009, 09:29
Equipada com motor 2.5, e mesmo sendo Euro II, o qual tem um melhor desempenho se comparado à série anterior, ainda falta fôlego ao propulsor. A procura por uma solução simples, mas, com efeito, prático bastante significativo nos levou durante os variados testes a fazermos a opção pela substituição dos elementos injetores.
Já equipada com os novos elementos injetores o motor saltou de seus 115cv originais para 140cv. Podendo assim se equiparar aos concorrentes de maior potência, e melhorando muito sua performance em todas as condições, principalmente nos momentos em que há necessidade instantânea de torque .
A adição de elementos injetores de maior vazão se mostra mais eficiente, em todas as faixas de rotação, dando mais elasticidade e torque ao motor, além é claro de aumentar a potência.
Sitezinho ruim dos infernos... o Webmaster que põe um som daquele quando passa com o mouse nos menus tinha que rasgar o diploma de programador... é o famoso programador multimerdia.
O kit só aumenta a qta de diesel injetado??? só isso já basta?
Olá Mak!
Faltou uma palavra...hehehe!
Eu quis dizer que é mais fácil trocar os bicos e atingir essa potência de 140cv, do que trocar pistões, virabrequim, camisas, anéis,bielas sem garantia que dará certo, para atingir a litragem de 2.8!
Pelo que entendi os bicos melhoram a injeção de diesel nos pistões...
Abraço
mak (SP/ZN)
13/01/2009, 10:55
então não é mais facil e barato abrir um pouco mais a bomba?
Estou namorando a tempos os bicos da Rasch, vou agendar pra instalar a semana q. vem, segundo o mauricio não é apenas aberto os bicos e sim altera o angulo do leque do jato do diesel etc...... Mas passa na oficina do mauricio e troca uma ideia com ele, o cara é fera em diesel e vai poder te passar a melhor opção para o seu problema, vai ver o trampo dele, etc..... é animal. Tenho certeza q. saindo de lá vai ficar sonhando em ganhar na mega-sena, apertar o botão fod@-se e largar a caranga no mauricio e falar se vira. O cara tem uns bi-turbo, uns mwm 6 cilindros preparados, monta o carro todo, se tiver lá ainda, dá uma olhada na f-1000 q. esta lá, ve o escapamento q. ele fez, muito caprichoso, legal mesmo, vai gostar.
fabynacio
07/10/2016, 21:30
boa noite comprei uma ranger 2001 4x2 com o motor aberto, gostaria de saber se realmente posso colocar o kit da 3.0 ( vira,bielas e pistões com anéis) e se posso manter cabeçote da 2.5 e o que tenho que fazer na bomba injetora e bicos, e se ele vai ter uma boa vida útil depois da mudança?. agradeço.e o que posso fazer na blazer 2.5 95 cv para melhorar potencia... obrigado
Edintruder
07/10/2016, 23:17
boa noite comprei uma ranger 2001 4x2 com o motor aberto, gostaria de saber se realmente posso colocar o kit da 3.0 ( vira,bielas e pistões com anéis) e se posso manter cabeçote da 2.5 e o que tenho que fazer na bomba injetora e bicos, e se ele vai ter uma boa vida útil depois da mudança?. agradeço.e o que posso fazer na blazer 2.5 95 cv para melhorar potencia... obrigado
O melhor seria colocar o kit completo da 2.8PS. Irá durar como um 2.8 original.
Na Blazer podes colocar bomba e bicos do 2.8PS e intercooler da S-10 2.8.
lucciano amaral
31/07/2023, 10:37
Amigos, como faz tempo esse topico, e nao teve nenhum amigo que falou se fez a mudança do 2.5 para PS 2.8, pergunto: Alguem fez essa mudanção do maxion 2.5 para PS 2.8, deu certo mesmo?
RicardoFLN
31/07/2023, 15:47
Amigos, como faz tempo esse topico, e nao teve nenhum amigo que falou se fez a mudança do 2.5 para PS 2.8, pergunto: Alguem fez essa mudanção do maxion 2.5 para PS 2.8, deu certo mesmo?
Passando Maxion 2.5 para 2.8 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/176072-passando-maxion-2-5-para-2-8-a.html)
Faz 90.000 km que está dando certo!;)