Ver Versão Completa : Aquaplanagem com pneu garrudo estrada
analucorrea
10/02/2020, 13:02
Bom dia, tenho um Jimny 4Sport, que veio com pneu garrudo. Vejo que ele tem muito pouca aderência na estrada, quando chove. Nessas situações dá para usar o 4x4, ou pode estragar as transmissões?
ericteles54
10/02/2020, 13:13
Bom dia, tenho um Jimny 4Sport, que veio com pneu garrudo. Vejo que ele tem muito pouca aderência na estrada, quando chove. Nessas situações dá para usar o 4x4, ou pode estragar as transmissões?
Provavelmente vai ter um desgaste prematuro do sistema, ou até quebrar alguma coisa. Ou tira o pé ou troca para um pneu melhor para isso. Eu to usando agora os Michelin LTX force agora e ele da show nos originais da pirelli. Mas não vai ter o mesmo desempenho do seu mud na terra.
luizcarlosw
10/02/2020, 15:56
Em curvas vai piorar, o conjunto dianteiro vai rodar em velocidade diferente dos traseiros e como não há diferencial central os pneus serão forçados à deslizar para compensar, e sua idéia e reduzir o deslisamento.
Caso eles não consigam deslizar algum outro lugar vai ter de quebrar e ceder para que os eixos consigam rodar em velocidades diferentes nas curvas. Não vai quebrar na primeira curva, mas se subir ou descer a rio do rastro ai na 4x4 sem o asfalto estar com pontos de congelamento a probabilidade que vai quebrar no meio da serra é alta.
4x4 sem diferencial central ou blocado só areia, lama, lodo, neve, gelo, pedras soltas ... só onde 4x2 realmente não dá conta sozinho.