PDA

Ver Versão Completa : CJ3A trinca bloco... Ajuda!!

jsoc
04/02/2020, 18:54
Boa Tarde... ao montar o motor do meu jeep 1951 precisei remover novamente a tampa (cabeçote) e me deparei com 3 trincas no bloco nas galeria de agua junto a prisioneiros, estas não se comunicam com galeria de óleo... pergunto que fazer? não creio que solda seja uma boa... arrisco continuar montando?

Peço encarecidamente opniões, att

Sydney66
04/02/2020, 22:08
Prezado, boa noite;
Solda em cabeçote pode até ser, em último recurso, mas não nesta face, essa superfície tem que ser lisa e extremamente plana, solda nessa região não vai ficar bom.
Essa trinca tem cara de ser sequência incorreta de aperto dos parafusos do cabeçote em conjunto com aperto também incorreto.
Sugiro, desculpe por não ser uma solução "amena", conseguir outro cabeçote.
Mas fique aberto a soluções de outros colegas do forum que deem outras opiniões que eu não tenha pensado aqui.

Abraços

jsoc
05/02/2020, 06:45
Prezado, boa noite;
Solda em cabeçote pode até ser, em último recurso, mas não nesta face, essa superfície tem que ser lisa e extremamente plana, solda nessa região não vai ficar bom.
Essa trinca tem cara de ser sequência incorreta de aperto dos parafusos do cabeçote em conjunto com aperto também incorreto.
Sugiro, desculpe por não ser uma solução "amena", conseguir outro cabeçote.
Mas fique aberto a soluções de outros colegas do forum que deem outras opiniões que eu não tenha pensado aqui.

Abraços

Obrigado Sydney, mas a parte trincada refere-se ao bloco pois o motor L134 (Godevil) não possui cabeçote propriamente dito... pensei em soldar e reaplaina-lo como já havia feito... alguém já realizou esse procedimento? conseguir uma peca nova implicaria em um novo bloco :(

Sergio c
05/02/2020, 08:47
Soldas em blocos e cabeçote é como loteria, pode ganhar na primeira aposta como tb pode passar a vida toda e não ganhar um centavo hehe. Pode ser que na primeira semana de uso reabra a trinca como pode passar muitos anos sem dar problemas. O calcanhar de Aquiles dessas soldas é a variação térmica que o motor passa, quando frio e depois quente, depois frio novamente. Se esse material soldado não fosse p uso em motor e não sofresse variação de temperatura, chuto que a solda duraria o resto da vida útil dele.
Obrigado Sydney, mas a parte trincada refere-se ao bloco pois o motor L134 (Godevil) não possui cabeçote propriamente dito... pensei em soldar e reaplaina-lo como já havia feito... alguém já realizou esse procedimento? conseguir uma peca nova implicaria em um novo bloco :(

Aristides Jr
05/02/2020, 11:47
Olá jsoc!

Parece tudo tão novinho, realmente é uma pena!

Este lugar é bem crítico para este motor, na sequencia de aperto e reaperto ele é o número 1!

Justo neste lugar faz muita força, geralmente é o primeiro prisioneiro a espanar!

É de conhecimento geral que este motor precisa de mais atenção na junta, mesmo que esteja tudo bem tem que trocar a junta a cada 10 anos no máximo (com as juntas de hoje acho que não chega nem a 2 anos).

Meu conselho:-

Não tentaria montar neste estado, vai dar problema de imediato!

Não deixe que te assustem! Tem risco, mas também não é como a chance de ganhar na loteria!

Se fosse meu tentaria soldar!

O meu tem solda neste mesmo lugar e está tudo bem! para dizer a verdade acho que já refiz algum prisioneiro e a solda está boa! tem pelo menos uns 35 anos, mas pode ter mais idade!

Tentei achar uma foto para te mostrar, não sei se dá para ver bem, foi deixado um pouco mais de material na abertura oval! Quem sabe foi isso!

570898

Sequencia de aperto:-
570899

Não deixe de postar para sabermos o que decidiu e como ficou.

Abraço Aristides Júnior

Marcos ET
07/02/2020, 21:26
Tentei achar uma foto para te mostrar, não sei se dá para ver bem

Caramba!!! Conta aih como foi que você fez este coletor para dupla carburação no GoDevil!!! Ficou bom? Deu muita diferença??? Eu sempre quis fazer isso, mas meu bloco quebrou exatamente no mesmo lugar que o de vocês e eu optei por trocar o motor (o motor tava o mesmo preço do serviço de reparo do bloco, então não quis correr o risco de jogar na loteria e abri mão da originalidade)

Hoje uso motor GM151, mas a ideia de dupla carburação ainda persiste!

Aristides Jr
08/02/2020, 16:16
Olá Marcos ET!

Foi fácil de fazer e resultado foi ótimo!

Já falei deles noutros tópicos!

Dá sim para montar dupla no GM151 (opala)!

https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/174302-jeep-fraco-p-sair-em-subida-2.html#post2504499

E tri power carbs no 250S,m sendo este último voce monta com dois estágios, 1o. estágio da aceleração, abrindo o carburador central funciona econômico, rápido e forte; No 2° estágio abrindo os 3 carburadores vai mais rápido e muito mais forte!

Abraço Aristides Júnior

Aristides Jr
08/02/2020, 16:31
Olá Marcos ET!

Esqueci de dizer, já vi 3 carburadores Df 446 num 250S funcionando simultaneamente (sem estágio) fica muito bom! mas é muito bruto! Para uso no dia a dia é mais pratico e eficiente o sistema de estágio, deste jeito mantem a fera domada e voce pode dispertá-la instantaneamente quando pisar mais fundo!

jsoc
20/02/2020, 11:07
Bom dia

Optei por um processo de solda que chamam de "costura"... a Retifica Hercules aqui em Curitiba que fez, mas sem garantia.

Segue foto de como ficou... segue para montagem agora.

Obrigado a todos!

Aristides Jr
20/02/2020, 12:01
Olá jsoc!

Conheço o sistema de costura que se faz em cabeçotes!

É aquele sistema feito a frio, que se fura, faz rosca, coloca um parafuso, apara, fura na continuidade pegando um pouco da rosca anterior e assim vai até o final da trinca?

Acho que vai ficar bom!

O legal é que vai saber em pouco tempo se ficou bom!

Minha dica é na hora de apertar o cabeçote, iniciar com aperto pouco.
Vai apertando cada um deles sempre na sequencia;
Daí inicia denovo aumentando o torque de pouco em pouco (de 1/2 em 1/2 kg).

Não me lembro quanto é o torque, acho que já apertei até 6 kg!

Quem estiver lendo e souber posta aqui para ajudar o colega.

Tinta prata na junta ajuda!

Depois de tudo apertado funciona ele até atingir a temperatura, preferencialmente nem ande!
Espere até o dia seguinte e confere o reaperto, daí tudo bem;
Pode conferir o aperto depois de 500 ou 1000 km!
Daí já era!
Recomendo a troca da junta a cada 10 anos independente da km!

Mantenha o otimismo! A chance é muito grande de dar tudo certo!

Grande abraço!
Aristides Júnior

jsoc
03/04/2020, 15:31
Salve!! Motor montado torque correto
... porem primeiro funcionamento vazou agua pelos prisioneiros, solucionarei outro problema e manterei funcionando ate aquecer e farei novo reaperto. Sera adequado? Alguma sugestao??

jsoc
03/04/2020, 15:39
Se alguma boa alma entendida em godevil puder me add no whats e trocar uma ideia sobre o ocorrido asseguro que ha chances de ir para o ceu dos jeepeiros no futuro rsrsrs (41) 99892-9900

Sergio c
03/04/2020, 17:13
Que zica heim... Sorte aí amigo.
Salve!! Motor montado torque correto
... porem primeiro funcionamento vazou agua pelos prisioneiros, solucionarei outro problema e manterei funcionando ate aquecer e farei novo reaperto. Sera adequado? Alguma sugestao??

Aristides Jr
03/04/2020, 17:34
Olá jsoc!

Estava aguardando boas notícias deste seu GoDevil!

Em quantos prisioneiros?

Já aconteceu comigo!
Antes de partir para algo radical, veja as solucões que já utilizei são simples mas funcionaram

O prisioneiro trabalha com a ponta na parte inundada e a "água" passa pela rosca e sobe até a porca!
É chato porque suja, e pode oxidar o prisioneiro naquela região da passagem pelo cabeçote.

A maioria dos casos a água vem da rosca do prisioneiro no bloco, acho que antigamente era a ferrugem que vedava!!! Rsss

Este vazamento no prisioneiro não significa que está acontecendo em todos os lugares exemplo:- no cilindro ou noutra parte vital!

Se ficar localizada não é nada incapacitante!

Só isso não é problema ao funcionamento do motor!

No meu caso encontrei duas soluções:-
Contra oxidação usar sempre aditivo!
Por conta da grande quantidade de produtos falsificados, voltei a usar óleo soluvel (óleo de corte), funciona... mas não é tão bom quanto um aditivo.

Vazamento:- Utilizei na porca e embaixo da arruela, fita veda rosca!
Fiz que nem uma cordinha e fui enrolando até ficar bem grosso daí reapertei o cabeçote normal, parou de vazar!
Usei assim até a próxima troca de junta.

Abraço Aristides Júnior

Sergio reinildo
03/04/2020, 21:29
Olá Marcos ET!

Foi fácil de fazer e resultado foi ótimo!

Já falei deles noutros tópicos!

Dá sim para montar dupla no GM151 (opala)!

https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/174302-jeep-fraco-p-sair-em-subida-2.html#post2504499

E tri power carbs no 250S,m sendo este último voce monta com dois estágios, 1o. estágio da aceleração, abrindo o carburador central funciona econômico, rápido e forte; No 2° estágio abrindo os 3 carburadores vai mais rápido e muito mais forte!

Abraço Aristides Júnior

Aristides vi que em outro post, vc falou que tinha achado junta de cobre para o motor Go-devil, pode passar o contato meu e 45 99948-9459

Aristides Jr
04/04/2020, 11:49
Olá Sergio Reinildo!

Desculpe não uso WhatsApp!

Não encontrei o contato de época! Era aqui no estado de São Paulo, Limeira se não me engano!

Mas revisando encontrei um contato no Mercado Livre!

É de Curitiba, Paraná

Schotka Parts

Faz para qualquer carro e também motos, até sob medida, com amostra!
Fibra revestida de cobre com espessuras de 1,55 1,85 e 2,25mm
Se for o caso até inteira de cobre (para carros acima de 400 cavalos)

Aristides Júnior