PDA

Ver Versão Completa : Reduzida Band no 240V



alfreis
24/05/2006, 13:35
All,

Sei que muitas engesas rodam com o câmbio original e a transferência da Band...Então aí vão algumas perguntas:

O que precisou ser feito???
Cabe no vão das longarinas tranquilo ou precisa trabalhar o chassis???
Existe flange pronta para isso???
Quanto custou a brincadeira???

Todas as informações são bem vindas!!!

Valeu!!!

[]'s

Ralado/SP
24/05/2006, 17:26
Fala Alê....
quem pode te dar informações e mostrar direitinho é o Lang... Mas, se não consegue falar com ele pode falar com o Igor na rota - ele vende o Kit e pode te dar informaçoes mais técnicas -.
Já houvi falar em duas flanges: Não sei ao certo a diferença entre elas... a que é comercializada pela Rota 4x4 a reduzida fica um pouco mais inclinada e passa tirando fina do chassi, mas não tem problema nenhum. Já essa segunda, parece que tem que dar uma esmirilhada na caixa pra não pegar.

alfreis
24/05/2006, 17:35
Ralado,
O Lang que vc comenta é o dono da camper preta???
Se for, o mecânico que montou a caixa é meu amigo (Gil) e pode dar as dicas...
Na época ele primeiro apareceu com uma adaptação que soldava o piloto (não foi o Gil) e já sabe o que aconteceu...O MWM 6cc fez jus a fama de forte e quebrou tudo...
Depois ele fez alguma coisa que resolveu, mas aí eu não acompanhei mais...
Estou fazendo umas contas para pensar em um próximo jeep e por isso quero ver se alguém me dá uma idéia de preços e de trabalheira...Rs
Vou tentar conversar tbm com o Igor!!!
Valeu!!!

[]'s

GH
25/05/2006, 11:00
Alê,

Tem muito engesa rodando assim por aqui.
Creio que por aí também...

Eu particularmente prefiro a solução do meu Jeep: motor 4.1 com câmbio completo da Band.
Até porque o manuseio do câmbio de Band é infinitamente melhor, muito mais leve.

E a adaptação é bem mais simples.
Apenas um novo furo na capa seca e um leve desbaste na parte inferior dela.
O estriado do eixo piloto é idêntico!

De quebra, vc pode vender o 240V.

Eriksom Teixeira Lima
25/05/2006, 11:10
Impressionante, devem existir milhares de engesas, de jeep, de tudo no RS.

:twisted: :twisted:

GH
25/05/2006, 11:26
Aí no Rio deve ter mais ainda.

O fato é que entrei nessa brincadeira em 1987.
Então, nesses 19 anos, conheci muita gente. E muitos jipes.
Já vi tudo que é tipo de adaptação.
A maioria rodando, e bem.
Alguns nem tanto, como um CJ com motor de fusca que vi em dezembro passado.

Mas cá entre nós: adaptação que leva mais de 3 anos, eu nunca tinha visto. :discordo:
Claro que o dono do jipe estressa... :shock:

Conta pra nós como é passar por isso 8)

alfreis
25/05/2006, 11:53
Meninos, meninos, não fiquem estressados!!!...Rs

Falando sério, andei ouvindo algumas coisas e queria confirmar...

Já me falaram que para usar o câmbio 5 marchas da Toyota teria que fazer um recorte no chassis, coisa que eu não gosto nem um pouco...

Já me falaram que a adaptação mais tranquila seria do câmbio 4 marchas inteiro...É uma possibilidade

Já me falaram que tem flange pronta para o 240V que já deixa a caixa com a inclinação certa para não bater nada no chassis...Essa eu gostei!!!

Agora quero ver quanto custaria uma coisa dessas e se daria certo e se daria certo com um Q20B ou S4T, pois pode ser mais interessante partir para um 14B que não daria adaptação de câmbio...

[]'s fazedores de conta e planejadores,

GH
25/05/2006, 14:02
[quote="alfreis"]Meninos, meninos, não fiquem estressados!!!...Rs

Eu, não mesmo! 8)


Já me falaram que para usar o câmbio 5 marchas da Toyota teria que fazer um recorte no chassis, coisa que eu não gosto nem um pouco...

Dá para bater a longarina por dentro, só um pouco;


pode ser mais interessante partir para um 14B que não daria adaptação de câmbio...

O 14B é pnp no câmbio de 5 marchas, pois no de 4, o estriado é diferente.
O de 4m é igual ao Q20, S4, etc: padrão GM.

Ralado/SP
25/05/2006, 14:26
Alê,
também queimei muito os neurônios nessa adaptação... pois o valor da flange não é muito caro, mas a caixa de redução da toyo é um parto pra encontrar - por um preço justo, é claro -. Ao finla de toda correria acabei encontrando um câmbio 4 M completo e com o preço justo.
Sobre a adaptação, fui informado que não é algo difícil de fazer, pois quem tem o câmbio 240, pode usar a mesma capa seca, é só fazer um recorte que deixe a parte superior do corte um pouco maior.

Quanto a Camper que havia me referido anteriormente, sim é a Funéria. E pra que vc me identificar melhor, segue uma dica: LALÁ !!!!!

alfreis
25/05/2006, 14:32
Ahhhhhhhhh bom!!!

Eu não conhecia nenhum RALADO, mas LALA eu conheço sim!!!...Hahhahaha

Blz???

É que estou fazendo umas contas, e esse é o principal ponto...

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
25/05/2006, 14:33
Agora quero ver quanto custaria uma coisa dessas e se daria certo e se daria certo com um Q20B ou S4T, pois pode ser mais interessante partir para um 14B que não daria adaptação de câmbio...



Faça como o GV, o Hugo Morais e, parece, o RF, instale o trem de força completo 14B+caixas da Band 5 marchas.

Eriksom

Elmer_Jeep
25/05/2006, 15:15
.
Até porque o manuseio do câmbio de Band é infinitamente melhor, muito mais leve.

A maioria já sabe q sou fâ do powertrain da band mas a relação da primeira marcha (6:1) do 240V é um atrativo muuuito interessante :pensativo: :twisted:

Tava pensando justamente nisso essa semana, pra configuração do meu próximo Jeep (CJ6) : Motor GM250, Cambio 240V e Tcase Band, Eixos Band... :idea:

Ou,

14B Turbo, Cambio 5m+Tcase+Eixos BAND...

[]'s ainda em dúvida.

GH
25/05/2006, 17:30
Elmer,

O 2615 é o primo rico do 240.

Tem as relações semelhantes, robustez igual, mas bem mais macio.

Vinha nas D-20 92 ou 93 em diante.

alfreis
25/05/2006, 17:53
GH,

As F1000 4x4 tbm vinham com o 2615...

O câmbio da minha ex camper era bom, não me dava trabalho para trocar as marchas, mas cada vez que eu dirigia a F1000 do meu mecânico eu ficava com vontade de voltar para casa de metrô!!!...Rs

Falando sério, em termos de conforto não dá para comparar um com o outro!!!

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
25/05/2006, 21:12
vocês estão tentando ensinar o padre-nosso ao cardeal de Roraima. O Elmer tem um jeep maravilhoso equipado com 14B. O que ele quer com a 240V + reduzida é subir a serra de Paracaima. Procurem na seção de Passeios Off-Road umas fotos que ele tirou por lá: são de matar.

Eriksom

Elmer_Jeep
26/05/2006, 09:21
Eriksom Teixeira Lima, pô, pacaraima sobe facinho, quero ir pro monte roraima ou caburaí :mrgreen:

ontem na reunião do Jeep clube eu tava comentando com o Loras aqui do fórum sobre esse tópico, ele tá pensando em comprar uma camper e instalar a Tcase band porque as trilhas daqui são bem travadas.

E aí, alguém mais tem experiência com a tcase band no cambio clark :?:

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
26/05/2006, 10:56
Elmer

Atravesse a fronteira e compre uma NP-205 dos Bronco que existem na Venezuela. Depois volte POR CIMA da serra e por dentro daqueles rios (daqueles que o pessoal esconde picapes :mrgreen: )

Eriksom

GH
26/05/2006, 11:18
Elmer,

O Loras é o Ricardo Loureiro?
Se fôr, é o atual dono de minha ex-F75.

Eu tenho câmbio de Band no CJ e tive t-case de Band em minha Camper, mas acoplada ao maravilhoso Clark F-260 (4 marchas de C-20).
Ok, o 260F não tem a robustez do 2615 (ou 240), mas é macio como um câmbio de automóvel.
E para o motor 4.1, dá e sobra.
Talvez fique fraco pra um S4T.

Mas sobre a tcase de band: é muito forte, em se tratando de robustez.
Só não reduz muito: apenas 1,99:1 (Willys e Hilux, por exemplo, reduzem 2,4:1)

Na Camper, com 4,22 da primeira da Clark 260 + 3,54 de diferenciais + pneus 33, ficava um pouco longa para descer pirambeiras escorregadias com a segurança adequada.

Já no CJ, com os mesmos 3,54 de diferenciais, mas câmbio completo de Band (primeira marcha com 4,92), pneus 32, tá perfeito.

Elmer_Jeep
26/05/2006, 11:26
Gustavo Heck, é o Ricardo mesmo, ele tá morando aqui em RR e parece que surgiu uma oportunidade de negociar a F75 numa Camper em SP.