Ver Versão Completa : Expedição: Ushuaia, a fronteira final - De Curitiba a Ushuaia e Carretera - 13.170 Km
Marcelo J Manente
29/01/2020, 09:18
Alguns já viram no fórum de planejamento que eu estava fazendo um roteiro para ir a Ushuaia de novo.
Aqui vou postar como foi essa viagem.
Já adianto que como sempre tive perrengues com a viatura, mas foram perrengues que deram para ser resolvidos na estrada sem muita perda, apenas cortamos a ida a El Chaltén.
Marcelo J Manente
29/01/2020, 09:20
1° dia 25/12/19 - De Curitiba/Araucária a Ponta Grossa. - 120 km
Meu amigo Gerson veio de Curitiba a minha casa em Araucária para deixar o seu carro lá e seguirmos juntos a Ponta Grossa.
Lá chegando deixei ele na casa da nossa segunda integrante do grupo de viagem, a Rosângela e fui dormir na casa de minha namorada.
Custos: R$ 15,20 do pedágio
R$ 263,00 de diesel s500
Marcelo J Manente
29/01/2020, 09:22
2° dia 26/12/19 - Ponta Grossa a Uruguaiana - 1080 km.
Para esta puxada longa saímos muito cedo, as 5:15 h assim que a 4a componente da tripulação chegou, a Jucélia. Estávamos rodando em direção a Irati, depois Paulo Frontin e num posto antes de União da Vitória encontramos com o segundo carro do comboio com as integrantes: Vera, Maria, Adrilely e Rogéria.
Até aí estradas muito boas, mas a partir da chegada a União da Vitória a estrada ficou ruim com muitos buracos por todos os lados, o que atrasou a viagem.
Ao entrar em Santa Catarina as estradas continuam ruins por muitos kms, logo depois entramos no Rio Grande do Sul, pois SC neste trecho é bem estreito.
A estrada até passarmos por Passo fundo ainda estava boa, mas vai ficando muito ruim e cheia de buracos até São Borja o que diminui nossa velocidade. A partir dali já durante a noite, a estrada piora muito e a velocidade cai bastante.
Com isso nossa previsão de chagar as 20 h cai por terra e acabamos passando a fronteira as 22:30 h e chegando ao hotel as 23:50 h.
Lá no hotel já nos esperava o terceiro carro do grupo com o Andre e a Neusa de Minas Gerais.
Comemos tarde num barzinho ao lado do hotel tomando uma Quilmes bem gelada e fomos dormir.
Combustível: R$ 347,00
3 abastecimentos e médias de 9,24 /10,87 /9,6 Km/l
Refeições: R$ 72,00
Hotel: Alejandro I em Paso de Los Libres = R$ 77.00
Um bom hotel, limpo e bem arrumado. Só são meio confusos na hora da cobrança.
Marcelo J Manente
29/01/2020, 09:34
3º dia - 27/12/2019 - De Paso de Los Libres a Azul - 940 Km
Dia da temida Ruta 14.
Temida pelos policiais que costumam morder os brasileiros na estrada. Existem diversos relatos de pessoas que foram extorquidos e outros que foram multados de maneira correta segundo a legislação deles.
Pela manhã saímos um pouco tarde pois eu e o André do outro carro fizemos o envio de dinheiro pelo app da Western Union e que no dia que enviamos estava com a cotação de 17,21 pesos por real. Achamos as lojas abertas mas eles não tinham o valor que enviamos pois tinham acabado de abrir. Como nós daqui para frente sempre chegamos tarde nas cidades acabamos por pegar o dinheiro apenas no dia 30 em Comodoro Rivadávia.
Para nossa alegria, já na saída da cidade perto da aduana tem diversos cambistas e o câmbio ali estava 1 por 18 pesos. O que foi melhor até que o aplicativo. Todos fizeram câmbio ali, mas devíamos ter cambiado mais, pois foi o melhor câmbio de todo a passagem pela Argentina.
Atrasados pegamos a estrada e pegamos aqueles enormes retões característicos das estradas argentinas. Na ruta 14 tem muitos pedágios, foram 7 de 80 pesos até sairmos dela na cidade de Campana.
Mas não sem antes sermos parados e intimados pelos policiais de Entre Rios. A nossa colega Vera, que estava no HR-V esqueceu de acender os faróis e levou uma justa multa. Já eu como estou de caminhonete eles queriam me multar por que eu não tinha o adesivo de 110 km e faixas reflexivas, sendo que isto é só para carros comerciais e não consta nas leis de trânsito deles. Falei que não ia pagar nenhuma multa pois sabia das leis de trânsito argentinas e que isso não se aplicava a minha pickup. Me liberaram dizendo que poderia cair numa blitz mais a frente e que poderia ser pior. Por via das dúvidas desviei de outra blitz. kkkkk
Com meu colega que ia na Renegade encrencaram com o extintor que estava vencido (mancada dele), iam dar uma multa (justa). A sorte de meu amigo é que eu levei dois extintores porque um deles estava com um selo todo rasgado, como eu achei que poderiam encrencar com ele comprei um novo e levei os dois. Assim emprestei o outro extintor para meu amigo e seguimos todos tranquilos.
Por conta de umas paradas mais demoradas para comprar recuerdos e almoçar acabamos chegando tarde em Azul, entretanto achamos fácilmente um hotel de beira de estrada bem razoável e ali nos quedamos para a noite.
7 Pedágios de 80 pesos = 560 / 18 = R$ 31,00
Lanche; R$ 7,00
Almoço; R$ 17,00
2 abastecimentos: 1 de R$ 127,00 / 2 de R$ 126,00 médias de 8,5 e 8,4 Km/l (110/120)
Hotel Los Alamos: R$ 67,00 hotel simples de beira de estrada, aceitável por uma noite apenas.
Marcelo J Manente
29/01/2020, 09:38
4º dia - 28/12/19 - Azul a Puerto Piramides - 1080 Km
Saímos de Azul as 7 da manhã, durante a noite houve uma ventania danada, mas o tempo estava apenas nublado pela manhã.
E seguimos as inúmeros retas gigantescas adentrando a Patagônia argentina. A vegetação foi ficando cada vez mais baixa e os horizontes mais distantes.
Em uma região da estrada existem vários pontos de wi-fi livre distantes um do outro para as pessoas contactarem socorro caso tenham algum problema naqueles confins desabitados e secos.
De repente uma luz se acendeu no painel, "check cage", mas se apagou em seguida. Logo depois acendeu novamente e olhei direto no marcador de temperatura que estava no vermelho. Imediatamente parei a viatura no acostamento. Abri o capô e olhei o reservatório de expansão que estava cheio. Lembrei do passado quando fiz a Carretera Austral em que acontecia a mesma coisa, o reservatório ficava cheio, mas o radiador vazio. Esperei o motor esfriar e abri um caninho que fica em cima do radiador, não saiu nada de água. Quando fiz isso a água do reservatório foi toda para o motor.
Não conseguimos localizar o local do vazamento. Completamos água do motor com a térmica de 5 litros que eu sempre levo. Assim o motor esfriou e não notei nenhuma perda de potência no motor.
Por conta das paradas de lanches, almoço e da longa parada do problema da Ranger nosso cronograma novamente atrasou. Chegamos as 23:30 em Puerto Piramides no nosso hotel que era a Hospedagem ACA (Automovel Clube Argentino).
Demorou um pouco para sermos atendidos, ai veio a confusão. Quando estávamos fechando algumas hospedagens reservamos o hotel da ACA todos juntos, mas acho que passei a data errada para a Vera do outro carro. Elas tinham reservado para o dia seguinte e não para aquele dia. Como tínhamos reservado acomodações em quartos duplos tivemos que dormir os 8 em 2 quartos duplos com colchões no chão pois não haviam outros quarto disponíveis.
Assim fomos dormir tarde, cansados e sem janta.
2 abastecimentos: R$ 127,00 e R$ 137,00 - médias de 10,64 e 9,62 Km/l
Almoço: 60,00
Lanche: 40,00
Hotel ACA: R$ 96,00 estrutura muito boa, quartos limpos e grandes, vista para o mar e bom atendimento.
Sem fotos neste dia.
Marcelo J Manente
29/01/2020, 09:41
5º dia - 29/12/19 - Puerto Piramides, Peninsula Valdez a Trelew - 350 Km
Acordamos mais tarde pois acabamos dormindo muito tarde e estávamos cansados. Tomamos o café da manhã e saímos as 10 h para percorrer a Península Valdez. Queríamos ir na pinguinera da Punta Tombo, mas seria muito corrido pois as estradas são quase todas de terra. Se fossemos chegaríamos muito tarde a Trelew para nos hospedarmos.
Assim fizemos a volta toda da península parando nos mirantes, pinguineras, na lanchonete que existe lá e em diversos pontos em todo o parque. Um lugar muito lindo e que merecia ser explorado com mais tranquilidade.
Depois saímos do parque e chegamos relativamente cedo a Trelew, por volta das 18:30 h. Procuramos por diversos hotéis um que fosse bom e barato.
Ficamos no Hotel Libertador que era muito bom e com um preço bem em conta.
A noite saímos para jantar e comi um bife com ovos e batatas fritas que era enorme.
Custos:
Abastecimento: R$ 129,00 e consumo 8,9 Km/l
Hotel Libertador: R$ 48,00 - hotel muito bom, acima do padrão que estávamos acostumados, ótimos quartos e banheiro.
Lanche: R$ 30,00
Jantar: R$ 45,00
Entrada do parque: R$ 48,00
Marcelo J Manente
29/01/2020, 10:13
6º dia - 30/12/19 - Trelew a Rio Gallegos, era pra ser, mas virou Trelew a Comodoro Rivadávia a Caleta Olivia a Comodoro Rivadávia - 531 Km
Dia do segundo perrengue.
Acordamos cedo pois pelo planejamento a pegada seria bruta: 1080 Km até Rio Gallegos. Tomamos um bom café no hotel e seguimos para a estrada.
Achamos num trecho da estrada ao lado de um posto uma barraca vendendo umas enormes cerejas. Cada carro comprou 1 Kg e dai em diante era só sementes voando pela janela, hehehe.
De repente do nada o rádio parou, a seguir o marcador de RPM parou tbm e por ultimo o marcador de velocidade. Olhei para o marcador de bateria e alternador e ele estava lá em baixo. Putz... problemas no alternador. Estávamos perto de Comodoro Rivadavia e tivemos que entrar na cidade para buscar socorro. Procura daqui e pergunta dali, achamos uma auto elétrica e o rapaz que nos atendeu se chama Marcelo também, uma bela coincidência. O rapaz nos atendeu antes do meio dia e já começou a desmontar o alternador.
Enquanto isso saimos para a cidade para almoçar e para resgatar aquele dinheiro que enviamos pelo Western Union. Achamos a loja e facilmente resgatamos o dinheiro.
Voltamos para a oficina e lá pelas 17 h o carro já estava funcionando de novo. Seguimos viagem planejando ir até onde ainda houvesse luz do dia para podermos procurar hoteis. Lembrando que lá por aquelas bandas o sol se poe as 22:30 h e anoitece mesmo as 23 h. Infelizmente algo não deu certo no conserto e a 70 Km de Comodoro, em Caleta Olivia, o problema voltou.
Falamos com os amigos dos outros carro e dissemos para eles seguirem viagem pois iriamos voltar e tentar falar com o rapaz da auto elétrica para ver se ele nos atenda ainda.
Então separamos o grupo e eles seguiram até Puerto San Julian, onde dormiram.
Voltamos para Comodoro Rivadávia e lá chegamos as 19 h. A oficina estava fechada. E para piorar não conseguíamos ligar para ele nos nossos telefones. Um vizinho veio nos acudir e ligou para o mecânico que, apesar de já ter fechado a oficina, gentilmente voltou para nos acudir. Demorou um pouco para chegar, enquanto isso a Rosangela, o Gerson e a Jucelia foram procurar um hotel para nós.
O rapaz da elétrica ficou até 22:30 h quando entregou o carro com o alternador finalmente funcionando. Liguei o carro e fui encontrar os meus companheiros de viagem que já tinham encontrado um hotel com garagem perto de onde estávamos.
Fomos buscar uma pizza para comer e voltamos ao hotel para usar suas mesas para a nossa janta.
Foi um dia bem intenso e não sei se anotei todos os custos.
Combustível: R$ 105,00
Lanches: R$ 30,00
Jantar: 30,00 com cervejas.
Custo do conserto: 6000 pesos = R$ 333,00
Recomendo a oficina, o Marcelo é bem atencioso e gentil. Comodoro Rivadavia, Rua Bouchardo, 1693.
Hotel Atlântico: R$ 80,00
Marcelo J Manente
29/01/2020, 10:30
7º dia - 31/12/19 - Comodoro Rivadávia a Rio Gallegos - 778 Km
Acordamos cedo para tomar o pior café de toda a viagem, as famosas duas media lunas e café (fraquiiiiiinho) com leite.
Saímos as 7:30 ou 8:00 h não lembro bem. Pegamos novamente o trecho da ruta 3 até Caleta Olivia que tínhamos andado no outro dia. O interessante de dizer é que da minha outra viagem para Ushuaia eu acabei fazendo a mesma coisa que desta vez: parei no mecanico que depois nos liberou, só que fomos até Caleta Olivia e o problema não estava resolvido e por isso tivemos que voltar a Comodoro para consertar. A diferença é que daquela vez ficamos mais 7 dias na cidade. Desta vez graças a Deus saímos no dia seguinte.
Fomos seguindo aqueles intermináveis retões da ruta 3 sem muito o que ver até que num local isolado bem longe de qualquer civilização o carro simplesmente apaga. E quando eu digo apaga é tudo, motor, instrumentos, rádio, gps tudo... CAGAÇO... Parei a Ranger na beira da estrada e falei ao pessoal: Fud&#!!!!!
Desci da Ranger e abri o capô meio sem saber o que fazer. Parecia que tinha perdido o terra e por isso fui mexendo e puxando todos os cabos da bateria e de todos os que eu pudesse encontrar. Entrei no carro rezando e bati na partida, graças a Deus o carro voltou a funcionar direitinho e não teve mais nenhuma pane elétrica depois disso. Só que o ar condicionado não funcionou mais e fez uma baita falta no futuro.
Paramos em Comandante Piedrabuena para almoçar uma mini Parrilla (mini churrasco) que deu para os 4 e sobrou. Estávamos no posto de combustíveis e eu devia abastecer, só que esqueci!!!!
Quando estávamos cerca de 180 km de Rio Gallegos eu percebi a minha burrada e comentei com o Gerson que estava na frente comigo. Ficamos tensos. Porém no caminho eu vi uma Estância grande e resolvi dar uma incerta para ver se tinham combustível para vender. Deu certo, me venderam 20 litros a 50 pesos o litro.
Assim seguimos até Rio Gallegos e tivemos facilidade em achar um hostal barato para nos hospedarmos. Tomamos banho e fomos procurar um restaurante para passar a meia noite pois as comemorações na Argentina são em sua maioria em família e não tem quase nenhum fogo de artificio. Achamos um restaurante que tinha "tenedor libre" que é o nosso buffet livre e ficamos por ali mesmo. Foi caro, mas não tínhamos opção. A meia noite ganhamos até uma taça de espumante dos donos do lugar. O bacana foi que até os funcionários se sentaram em uma outra mesa para jantar a meia noite.
Fomos dormir tarde, mas felizes por que continuávamos a caminho, apenas um dia atrasados.
Custos
Combustível: R$ 55,00 (20l) e R$ 166,00 não fiz a média nesse dia.
Alimentação: Almoço R$ 40,00
Jantar em torno de R$ 97,00 (Restaurante do Chino)
Hotel: Residencial Cirse R$ 40,00 - Simples, mas limpo. Bom para uma noite apenas.
Muito bom o relato, Marcelo. Li seus outros e inspirei-me neles para planejar viagens. Fiz há um ano este mesmo roteiro, mas no sentido anti-horário. Valeu cada quilômetro. Aguardamos pela continuação.
Os relatos do Marcelo são sempre MUITO bem feitos, eu nunca fiz essa trip, mas lendo a gente vive cada momento
Estamos acompanhando
Marcelo J Manente
02/02/2020, 23:11
Muito bom o relato, Marcelo. Li seus outros e inspirei-me neles para planejar viagens. Fiz há um ano este mesmo roteiro, mas no sentido anti-horário. Valeu cada quilômetro. Aguardamos pela continuação.
Que legal ter inspirado vc colega. A região é maravilhosa vale a pena ir uma duas ou até 3 vezes.
Marcelo J Manente
02/02/2020, 23:12
Os relatos do Marcelo são sempre MUITO bem feitos, eu nunca fiz essa trip, mas lendo a gente vive cada momento
Estamos acompanhando
Valeu colega.
Paulo André BR
05/02/2020, 11:56
Fala Xexelo!
Cruzei com vocês (Renegade, CRV e Ranger) em alguns trechos, mas só lembro de ter visto a Ranger no meio da carretera, quando estava com problema na correia do alternador!
Ainda perguntei se necessitavam de algo, falei com o colega do Renegade, ele disse que estava tentando resolver, creio que ele era o "MacGyveir" da equipe, certo?
Aguardando a continuação dos relatos!
abraço
T+
Marcelo J Manente
05/02/2020, 18:09
Fala Xexelo!
Cruzei com vocês (Renegade, CRV e Ranger) em alguns trechos, mas só lembro de ter visto a Ranger no meio da carretera, quando estava com problema na correia do alternador!
Ainda perguntei se necessitavam de algo, falei com o colega do Renegade, ele disse que estava tentando resolver, creio que ele era o "MacGyveir" da equipe, certo?
Aguardando a continuação dos relatos!
abraço
T+
SIm colega,
O André do Renegade é o cara quando se trata de mecânica de motor Maxion. Ele tem em casa uma Defender com o mesmo motor e sabe mexer em tudo.
Valeu por dar uma parada para ver se estava tudo ok.
Um abraço
Marcelo J Manente
05/02/2020, 18:28
8º dia - 01/01/20 - Rio Gallegos a Ushuaia - 583 Km
Nosso residencial não tinha café da manhã então fizemos o nosso mesmo e seguimos viagem as 8 da manhã.
Abasteci e botamos o pé na estrada. Cerca de 3 a 5 Km antes da aduana existe uma entrada a direita que nos leva a Laguna Azul, que é a boca de um vulcão extinto que se encheu de água e na verdade tem uma coloração mais para o verde. Tiramos algumas fotos e seguimos até a aduana.
Como era dia primeiro de janeiro o movimento estava fraco e fizemos os tramites com rapidez. A revista foi bem camarada e seguimos viagem. Chegamos a Punta Delgada de onde partem os ferryboats e nem precisamos esperar quase nada pois já havia um parado no porto. Assim embarcamos e seguimos para a ilha da Terra do Fogo. A travessia foi tranquila e logo estávamos mais perto do nosso destino final.
Seguimos viagem e paramos para comer em Rio Grande. Notamos um grande fluxo de carros voltando de Ushuaia pois era fim de feriado. Na beira da estrada haviam alguns locais de acampamento totalmente lotados e mesmo com o frio que fazia (uns 12 a 15 graus) tinha gente tomando banho de rio.https://twemoji.maxcdn.com/2/72x72/1f976.png
Finalmente chegamos ao trecho mais bonito da estrada, a passagem pelos lagos Fagnano e Escondido e o Paso Garibaldi, Claro que paramos para tirar muitas fotos.
Lá pelas 19 horas paramos no portal de Ushuaia para fotos e para marcar nossa chegada ao "fim do mundo".
Demoramos um pouco para acharmos a hospedagem que reservamos pq eu achei que era um hotel, porém era um pequeno AP no estilo Airbnb. Não sabia que o booking estava fazendo assim agora. Nos instalamos, fomos comprar algo para comer e mais tarde dormimos.
Combustível: R$ 177,00 + R$ 109,00 esqueci de fazer média.
Alimentação: R$ 98,00
Hospedagem: 80,00
Ferryboat: R$ 100,00
Marcelo J Manente
05/02/2020, 18:52
9º dia - 02/01/20 - Ushuaia - 200 Km
Como estávamos um dia atrasados os outros já tinham feito o passeio do Parque da Terra do Fogo. Tentamos fazer o passeio de barco, mas o tempo estava ruim e não íamos aproveitar nada. Então fomos até a Estância Harberton que é a fazenda de um dos povoadores da região. O André e a Vera dos outros carros já tinham ido ao parque.
Como estávamos todos em hospedagens separadas nos encontramos no portal da cidade e seguimos rumo a Estância que fica a 70 Km + ou - da cidade. O preço da entrada é em torno de 25 reais, não lembro bem. Fizemos o passeio guiado no museu oceanográfico e na própria estância. Um pouco enfadonho para o meu gosto, prefiro passeios na natureza a construções e cidades. Almoçamos no restaurante da estância mesmo e tomamos 2 vinhos em 4 pessoas. Ok, exageramos...https://twemoji.maxcdn.com/2/72x72/1f974.png
Depois de baixar a comida e eu me sentir mais capaz de dirigir fomos embora e mais uma vez nos separamos do grupo pois íamos no parque e eles já tinham passado lá como eu disse. Fomos até o final da ruta 3, na baia Lapataia, tiramos as fotos cliche do lugar e fizemos a trilha da baliza (sendero de la Baliza), que tinha 1,2 Km. Foi rápido e tranquilo, em uma hora tínhamos terminado. Depois fomos ao correio do fim do mundo que estava fechado... Mas depois no centro de informações perto do embarcadouro, carimbamos nosso passaporte.
Voltamos para nossa hospedaria e arrumamos uma janta por lá mesmo. Nesse dia decidimos que iamos ficar um dia a mais para fazer o passeio de barco que ia até a pinguinera. Portanto precisávamos buscar uma nova hospedagem para o dia seguinte.
Custos:
Alimentação: almoço R$ 60,00
Janta: R$ 40,00
Estancia Harberton: uns R$ 25,00
Parque da Terra do Fogo: R$ 32,00
Sem abastecimento neste dia.
ericteles54
06/02/2020, 08:30
Bom dia xexelo,
Muito legal o relato!! Aguardando o restante!!
Estarei indo pra la em abril e gostaria de tirar algumas dúvidas.
1 - Quanto aos valores de hotel e refeições. É por pessoa ou por casal que esta colocando?
2 - Os hoteis em geral, vocês reservaram ou foram vendo quando chegavam nas cidades?
3 - Em relação a dinheiro. Vocês levaram só reais para ir trocando ou teve que ser dollar mesmo? O dollar do jeito que subiu agora complicou bem. Ai estava pensando em levar quase tudo em reais.
Marcelo J Manente
06/02/2020, 14:59
Bom dia xexelo,
Muito legal o relato!! Aguardando o restante!!
Estarei indo pra la em abril e gostaria de tirar algumas dúvidas.
1 - Quanto aos valores de hotel e refeições. É por pessoa ou por casal que esta colocando?
2 - Os hoteis em geral, vocês reservaram ou foram vendo quando chegavam nas cidades?
3 - Em relação a dinheiro. Vocês levaram só reais para ir trocando ou teve que ser dollar mesmo? O dollar do jeito que subiu agora complicou bem. Ai estava pensando em levar quase tudo em reais.
Olá amigo,
1- Os valores que estou colocando são individuais. Não estávamos em casais, somos um grupo de amigos.
2- Reservamos apenas Puerto Pirâmides, Paso de Los Libres e Ushuaia. Nas outras cidades procuramos e pelo Booking, pegávamos o endereço e íamos lá ver. As vezes conseguíamos preços melhores pagando em dinheiro. Nas cidades menores as vezes batíamos perna atrás de preços menores (como em Puerto Rio Tranquilo).
3- Levamos uns 300 dólares apenas cada um. Eu levei mais reais e consegui a cotação de 18 pesos por real. Tem tbm o app da Western Union que ontem estava pagando 19,77 pesos por real. Vc envia para vc mesmo e transfere do seu banco para o WU. Depois é só ir em uma agência deles na Argentina e resgatar. Tem diversos "correspondentes" e tbm agências próprias na Argentina. Só não recomendo mandar muito como eu fiz. Mandei 2 mil reais e os correspondentes não tinham o valor em pesos para me pagar. Só consegui o valor numa loja própria. O negocio é fazer vários envios de 500 reais por exemplo para ir resgatando um de cada vez. E´necessário sempre resgatar todo o valor enviado, mas fazendo esses pequenos depósitos vc resgata um em cada agência. Se vc mandar 2 mil como eu fiz, tem que resgatar tudo de uma vez. Há, o app é meio instável e as vezes cai no meio da transação, para mim aconteceu isso porém consegui terminar depois e resgatei tudo na Argentina.
Estamos acompanhando, probleminha faz parte rs. Tem que ter o selo macguyver pra carro mais veinho.
ericteles54
07/02/2020, 07:59
Olá amigo,
1- Os valores que estou colocando são individuais. Não estávamos em casais, somos um grupo de amigos.
2- Reservamos apenas Puerto Pirâmides, Paso de Los Libres e Ushuaia. Nas outras cidades procuramos e pelo Booking, pegávamos o endereço e íamos lá ver. As vezes conseguíamos preços melhores pagando em dinheiro. Nas cidades menores as vezes batíamos perna atrás de preços menores (como em Puerto Rio Tranquilo).
3- Levamos uns 300 dólares apenas cada um. Eu levei mais reais e consegui a cotação de 18 pesos por real. Tem tbm o app da Western Union que ontem estava pagando 19,77 pesos por real. Vc envia para vc mesmo e transfere do seu banco para o WU. Depois é só ir em uma agência deles na Argentina e resgatar. Tem diversos "correspondentes" e tbm agências próprias na Argentina. Só não recomendo mandar muito como eu fiz. Mandei 2 mil reais e os correspondentes não tinham o valor em pesos para me pagar. Só consegui o valor numa loja própria. O negocio é fazer vários envios de 500 reais por exemplo para ir resgatando um de cada vez. E´necessário sempre resgatar todo o valor enviado, mas fazendo esses pequenos depósitos vc resgata um em cada agência. Se vc mandar 2 mil como eu fiz, tem que resgatar tudo de uma vez. Há, o app é meio instável e as vezes cai no meio da transação, para mim aconteceu isso porém consegui terminar depois e resgatei tudo na Argentina.
Obrigado pelas respostas!!!
Quanto ao dinheiro vou ver essa opção da Western Union.. Dolar realmente não esta valendo a pena agora pra gente. Vocês compraram chip de la para usar internet ou foram usando wifi em postos, restaurantes e etc para fazer as reservas?
Muito legal a viagem que fizeram!! Aguardando as cenas dos próximos capítulos!! srsrs
Marcelo J Manente
07/02/2020, 12:21
10º dia - 03/01/20 - Ushuaia - ??? Km
Acordamos tarde pois compramos o passeio de barco que saía as 15 h.
No dia anterior resolvemos ficar mais um dia para poder fazer esse passeio, porém não conseguimos extender a nossa estadia no AP que estávamos. Tivemos que desocupar e fomos para o centro.
Pela manhã ficamos batendo perna pela cidade comprando lembranças. Almoçamos na Av principal de Ushuaia.
Descansamos e mais tarde nos dirigimos para o porto onde pegamos nosso catamarã.
A tarde estava com bastante sol e proporcionou excelentes fotos. A primeira parte da navegação era conhecida por mim da 1a viagem que fiz a Ushuaia. Fomos a ilha dos lobos com suas focas e elefantes marinhos, depois na ilha dos pássaros com seus cormorões e finalmente para o "farol do fim do mundo" chamado Les Ecleirs.
Daí para diante a viagem era desconhecida para mim. A navegação passava ao lado (bem longe, mas dava pra ver) da cidade Chilena de Puerto Williams que vem a ser a verdadeira cidade mais ao sul do mundo. Porém Ushuaia tem mais de 60 mil habitantes e Puerto Williams umas 2 mil apenas.
Depois de quase uma hora de navegação do farol chegamos a ilha dos pinguins. Haviam centenas deles ali e tiramos dezenas de fotos.
Depois disso o barco começou a retornar. Entretanto no caminho havia um pequeno barco de pesca com 2 pescadores nele. O barco chegou perto e eles mostraram que estavam pegando os caranguejos gigantes chamados de centolla. Eu estava bem na ponta de uma dis cascos duplos do catamarã. O comandante começou a conversar com os pescadores e eles levaram seu pequeno barco inflável bem para a quilha que eu estava e levando o caranguejão vivo na mão. O pescador me pediu que eu pegasse o bicho e entregasse para um marinheiro que estava com um balde atrás de mim.
Eu peguei a centolla como ele me ensinou e a coloquei no balde atrás de mim. Fiquei eufórico. Foi muito interessante ter um animal grande daqueles na mão.
Depois eles colocaram o crustáceo no chão do salão interno do barco onde todos tiraram diversas fotos.
Seguimos para o porto e desembarcamos as 21:30 h.
Daí fomos na busca de hospedagem. Mas isso eu vou contar em outra postagem.
Custos:
Almoço: R$ 30,00 Neste dia não jantamos
Passeio pela Rumbo Sur: R$ 200,00
Hospedagem: R$ 80,00 o pequeno ap alugado era bem aconchegante, com cozinha completa, dois quartos e um banheiro privativo. Tudo muito bem cuidado e limpo. Só que era meio longe do centro e não tinha estacionamento (no Booking diz que tem, mas não). Deixamos o carro na calçada em frente a janela do quarto. No Booking vcs podem achar a hospedagem com o nome de Isla de Lagos 1 e 2. Nós ficamos na 1.
Marcelo J Manente
07/02/2020, 12:29
Obrigado pelas respostas!!!
Quanto ao dinheiro vou ver essa opção da Western Union.. Dolar realmente não esta valendo a pena agora pra gente. Vocês compraram chip de la para usar internet ou foram usando wifi em postos, restaurantes e etc para fazer as reservas?
Muito legal a viagem que fizeram!! Aguardando as cenas dos próximos capítulos!! srsrs
Eric,
Eu e o André tínhamos um chip pós pago da Claro do Brasil mesmo que tem por R$ 9,90 por mês o "Passaporte Américas" com esse plano eu posso ligar em quase todos os países da America do sul como se estivesse no Brasil e com a mesma franquia de dados que tenho tbm.
Eu inclusive roteava minha internet para os meus companheiros de viagem pois não dava para dirigir e fazer buscas ao mesmo tempo é claro.
Eu recomendo ter uma internet para não ficar só na dependência de wi-fi alheio. Facilita pois nem sempre o posto ou restaurante tem e as vezes está estragado.
Estamos acompanhando, probleminha faz parte rs. Tem que ter o selo macguyver pra carro mais veinho.
Alves,
O André era o Mcgayver da viagem. Sem ele eu teria chamado o guincho no Chile. Mais tarde chego nessa parte do relato.
Marcelo J Manente
07/02/2020, 17:07
Fotos do passeio de barco.
ericteles54
08/02/2020, 08:06
Eric,
Eu e o André tínhamos um chip pós pago da Claro do Brasil mesmo que tem por R$ 9,90 por mês o "Passaporte Américas" com esse plano eu posso ligar em quase todos os países da America do sul como se estivesse no Brasil e com a mesma franquia de dados que tenho tbm.
Eu inclusive roteava minha internet para os meus companheiros de viagem pois não dava para dirigir e fazer buscas ao mesmo tempo é claro.
Eu recomendo ter uma internet para não ficar só na dependência de wi-fi alheio. Facilita pois nem sempre o posto ou restaurante tem e as vezes está estragado.
Alves,
O André era o Mcgayver da viagem. Sem ele eu teria chamado o guincho no Chile. Mais tarde chego nessa parte do relato.
Eu tentei ver esse passaporte américas, mas meu plano da claro é o controle e não tem essa opção. Mas vi que o pessoal consegue comprar o chip pré-pago da claro de la. To vendo a possibilidade de passar um dia em Buenos Aires para isso. Acho que vale a pena mesmo ter internet la. Vai facilitar bastante.
Obrigado!!
Marcelo J Manente
11/02/2020, 08:15
Eu tentei ver esse passaporte américas, mas meu plano da claro é o controle e não tem essa opção. Mas vi que o pessoal consegue comprar o chip pré-pago da claro de la. To vendo a possibilidade de passar um dia em Buenos Aires para isso. Acho que vale a pena mesmo ter internet la. Vai facilitar bastante.
Obrigado!!
Colega, se a sua opção for essa ouvi dizer que a operadora Movistar tem uma cobertura bem melhor da Argentina.
Marcelo J Manente
12/02/2020, 15:13
11º dia - 04/01/20 - Ushuaia a Punta Arenas - 629 Km
Na ultima postagem eu não relatei o perrengue para achar nova hospedagem. Nós fomos imprudentes e não fechamos hospedagem antes de fazer o passeio de barco. Quando voltamos é que saímos procurar. fomos a um lugar chamado "descanso eterno" (kkkkk) que era um muquifo e pulamos fora. ai achamos uma hospedagem chamada Los Coihue, o preço estava surpreendentemente muito baixo, dava uns R$ 35,00 por pessoa. Fizemos reserva pelo AirBnB. Chegando lá as meninas entraram e eu fui abrindo a tampa traseira para baixar a bolsas que iriam para o ou os quartos.
Quando entrei na pousada estava rolando uma discussão sobre os valores e estava bem complicada a situação. A dona parecia meio estouradinha e já estava até falando que era para a gente procurar outro lugar para dormir pq ela não iria mais nos hospedar. Eu falei calmamente com ela para saber qual era a briga e pelo que vi ela estava querendo cobrar mais do que o AirBnB mostrava. Eu pedi que a Rosângela, que estava mais exaltada, deixasse eu falar com a mulher e comecei a acalmar os ânimos. Neste momento ela me disse que era brasileira do nordeste. Conversamos e no final das contas o valor ficou o que estava no app só que em dinheiro (pesos). Depois de acomodados pedimos uma pizza, comemos e fomos dormir. Mais tarde soubemos que a mulher nos enrolou, pois ao invés de cancelar o AirBnB como tinha falado, nos cobrou no cartão e em dinheiro. Não recomendo esta pousada.
No dia seguinte pela manhã após o café, saímos e nos encontramos com nosso colegas no portal da cidade para seguirmos até Punta Arenas.
A viagem foi tranquila e com muitas fotos novamente. Fizemos saída da Argentina e entrada no Chile de novo com tranquilidade. Entre as duas aduanas ainda tem uns 5 km de estrada de terra. Fora isso todo o caminho de Ushuaia a Punta Delgada, onde se pega o ferry, tem asfalto ou piso de concreto.
Passamos novamente o estreito de Magalhães e quando encontramos novamente a ruta 255 e seguimos em direção contrária para chegar a Punta Arenas. Lá fizemos algumas pesquisas e finalmente achamos via Booking uma hospedagem de bom preço. Depois saímos para jantar no restaurante Casa Dona Maria, um excelente Jantar, mas o preço R$ 85,00 com iof.
Fomos dormir tarde.
Custos:
Depois eu coloco tudo:
Jantar: R$ 85,00
Ferryboat: R$ 100,00
Ser enganado por brasileiro na Argentina é phoda!:shock:
Marcelo J Manente
16/02/2020, 10:13
12º dia - Punta Arenas a Puerto Natales - 248 Km
Acordamos não muito cedo, tomamos café naquela casa/pousada e saímos para conhecer a zona franca de Punta arenas.
Chegamos lá as 9 h e tudo estava abrindo. Entramos logo em um grande supermercado chamado Sanchez & Sanchez. Lá fizemos algumas comprar de recordações e mais algumas coisinha e depois fomos até outra parte do shopping para encontrar uma loja de câmbio. Haviam duas abrindo e a melhor cotação do peso chileno estava naquela que ficava no piso superior, 185 pesos por 1 real. Troquei os poucos reais que eu ainda tinha e se tivesse mais deveria ter trocado. Foi a melhor cotação de reais do Chile todo.
Depois de muito batermos perna por ali resolvemos ir almoçar no mercado municipal de Punta Arenas. Chegando lá demos umas olhadas nos artesanatos e subimos para o segundo andar do lugar para almoçar num grande restaurante que tinha lá. Como sempre, mesmo pedindo os pratos mais em conta, o valor dos restaurantes do Chile é muito alto perto do da Argentina. As vezes até 100% mais caro para um mesmo prato.
Terminamos o almoço e botamos o pé na estrada para seguirmos a Puerto Natales. O dia estava muito chuvoso, mas as estradas do Chile são quase perfeitas. Tinha apenas um pequeno trecho que estava sendo refeito.
Já em Puerto Natales saímos todos para bater pernas e procurar um hotel/hostel/pousada/cabaña para dormirmos. De cara fomos até o hostel que eu tinha me hospedado a 6 anos, o Hostel Natales. Havia um quarto para 8 pessoas e outro para casal para o André e a esposa. Negociamos preços, mas resolvemos procurar mais antes de fechar.
Saímos bater pernas, porém não achávamos nada mais em conta. Depois de uma hora voltamos no hostel e negociamos mais um pouco e no final conseguimos um preço mais em conta do que aqueles que tínhamos visto em locais de infraestrutura bem pior. Fechamos por duas noites pois no dia seguinte iriamos conhecer o parque Torres del Paine. Compramos algumas coisas e jantamos no bar desativado que tem na frente do hostel.
Custos: mais tarde eu coloco.
Marcelo J Manente
17/02/2020, 22:27
13º dia - Puerto Natales a Parque Torres del Paine a P. Natales - 235 Km
Acordamos cedo, tomamos café e saímos. Percorremos a estrada que lega a portaria de Laguna Amarga. O tempo não estava colaborando. Muito nublado, nuvens escondendo as torres o dia todo. Não abriu nenhuma vez. E que vento amigos, estava difícil até para caminhar.
Seguimos pela estrada do parque parando em todos os mirantes, locais bonitos e fotogênicos que pudemos parar. Aquele parque mesmo nublado é maravilhoso. Queria ter forma física para fazer a trilha W que tem lá e que dizem ser espetacular.
Pegamos um desvio a direita e fomos ao salto Grande. Descemos do carro, pegamos a pequena trilha de uns 600 m e quase fomos carregados de volta ao carro ´pelo vento. Nunca vi um vento tão forte assim, era necessário curvar o corpo para a frente para conseguir seguir em frente. No caminho até as cachoeiras haviam grandes moitas da frutinha da região chama de Calafate. Ela é pequena e preta e tem um leve sabor de goiaba ou araçá.
Seguimos em frente até o lago Grey, lá eu, a Rosangela, a Jucélia e o Gerson, decidimos fazer a trilha até o mirador do glaciar Grey. É uma trilha curta, de uns 3 km apenas e que fizemos em cerca de 2 horas. A Vera e as mulheres do outro carro não quiseram ir. O André e a esposa tbm não. O visual da trilha era espetacular, mas o vento e uma região de uns 600 m toda feita de seixos redondos soltos judiou muito as pernas.
Depois da trilha voltamos para a estrada para voltar a Puerto Natales. Na volta pegamos a outra estrada que segue pelo lago el Toro e passa ao lado da cueva del Milodon.
Chegamos cedo, jantamos e fomos dormir.
Custos:
Combustível: R$ 221,00 = 56 litros = R$ 3,95 por litro.
Parque TDP: R$ 135,00
Jantar: não lembro.
AmadeusDMA
19/02/2020, 15:25
Fala Xexelo! Antes de tudo, obrigado pelo relato tão detalhado. Queria te fazer uma pergunta: você encontrou diesel S500 na Argentina? Desculpe se perdi a informação na leitura, ví que no Brasil você relatou que abasteceu com o S500, depois foi só com S10 mesmo?
Abraço!
Marcelo J Manente
20/02/2020, 13:51
Fala Xexelo! Antes de tudo, obrigado pelo relato tão detalhado. Queria te fazer uma pergunta: você encontrou diesel S500 na Argentina? Desculpe se perdi a informação na leitura, ví que no Brasil você relatou que abasteceu com o S500, depois foi só com S10 mesmo?
Abraço!
Ola Amadeus,
Na Argentina só encontrei dois tipos de diesel O Infínia, que é equivalente a S10 e o Ultra que é equivalente ao s500. Não me lembro onde, mas em algum lugar (não sei se no Brasil ou não) eu abasteci com um diesel s1800.
Eu abasteci o tempo todo com s500 na Argentina.
No Chile só tem um tipo de diesel que se não me engano é s15.
abraço.
Marcelo J Manente
20/02/2020, 13:53
14º dia - 08/01/20 - El Calafate - 50 Km
Neste dia ficamos apenas vadiando em El calafate. Passeamos pelo centrinho, fizemos muitas compras de lembranças e artesanatos, comprei uma camiseta de 120 reais :screwy:(é muito bonita, não resisti), almoçamos e andamos.
Depois do almoço eu deixei o carro na oficina e o mecânico me prometeu o carro para dali 2 dias pela manhã. Então a Ranger ficou a tarde, o outro dia inteiro e a manhã do dia seguinte na oficina.
Como no dia da ida ao porto de embarque do passeio pelas geleiras o carro estaria na oficina fomos buscar meios de ir para lá. Procuramos ônibus, mas tinha um problema: têm ônibus até o embarcadouro ou ônibus até a geleira de Perito Moreno. Nós pretendíamos ir na geleira de Perito após o passeio de barco pois assim poderíamos matar 2 coelhos. Como não havia como ir de ônibus do porto a geleira ficamos vendo as opções. Procuramos saber de táxi, mas era inviável. Carona, era complicado. Então eu e o Gerson, que estávamos procurando opções, decidimos que teria de ser com carro alugado.
Tínhamos combinado com a Rosângela e a Jucélia que elas iriam esperar a gente ver as opções e depois iriamos nos encontrar para decidir. Porém ao voltar ao lugar onde elas deveriam estar esperando elas não estavam lá!!!!!!!! Procura daqui e dali e nada. O final da tarde chegando e a gente ficando sem opções. até que elas se comunicaram de uma cafeteria que tinha wi-fi. Nos encontramos, elas concordaram conosco e fomos até uma locadora onde alugamos o carro e o deixamos mais tarde no Hostel.
Antes de dormir procuramos uma outra hospedagem pois a princípio ficaríamos 2 dias, mas precisamos ficar masi um e o hostel já tinha reservas. Achamos uma casa em frente do hostel com quartos duplos, banheiros exclusivos e mais barato.
Fomos dormir pois teríamos que acordar cedo porque o porto de embarque era distante e teríamos que estar lá até as 8 h.
Custos:
Almoço: 50,00
Jantar: 50,00
Aluguel do carro: Não tenho certeza mas acho que ficou mais ou menos 85 por pessoa.
Sem fotos neste dia.
AmadeusDMA
20/02/2020, 15:29
Ola Amadeus,
Na Argentina só encontrei dois tipos de diesel O Infínia, que é equivalente a S10 e o Ultra que é equivalente ao s500. Não me lembro onde, mas em algum lugar (não sei se no Brasil ou não) eu abasteci com um diesel s1800.
Eu abasteci o tempo todo com s500 na Argentina.
No Chile só tem um tipo de diesel que se não me engano é s15.
abraço.
Entendi cara, obrigado. Estou me programando para uma futura viagem, e essas dicas ajudam pra caramba!
Abraço!
Marcelo J Manente
21/02/2020, 16:07
Entendi cara, obrigado. Estou me programando para uma futura viagem, e essas dicas ajudam pra caramba!
Abraço!
Qualquer outra dúvida é só perguntar. Pode me achar tbm no Facebook. Meu nome é Marcelo José Manente.
Abraço.
Marcelo J Manente
21/02/2020, 16:09
15º dia - 09/01/20 - El Calafate a Geleira Perito Moreno - 160 Km
Acordamos cedo pois iríamos fazer o passeio de barco pelas geleiras chamado de Todo Glaciares. Este passeio vai até uns 10 km da geleira Upsala (o que não da para ver quase nada), depois vai ao glaciar Spegazinni, onde agora tem uma estrutura grande com um porto e um restaurante grande onde eles param por mais ou menos uma hora, para depois seguir mais perto do glaciar Spegazinni e por fim iniciar o passeio de volta até o porto Bandera. É mais caro e vai aos mesmo lugares que o passeio Rios de Hielo, não acho que valha a pena. Na verdade, acredito que o passeio sobre a geleira Perito Moreno (mini trecking) deve ser muito mais interessante apesar de ser mais caro.
Pegamos o carro alugado em frente a pousada e deixei o Gerson dirigir pois eu estava meio cansado. Mal sabia eu que o carro, um Corsa Classic sedam, estava com a suspensão toda ferrada e dava até medo quando passávamos de 90 Km/h. O Gerson foi bem de boa dirigindo ainda mais por conta do famoso vento patagônico que estava bem presente naquela manhã de sol. Chegamos cedo ao porto e ficamos esperando na porta em segundo atrás de um outro grupo. Entramos no porto e fomos até nosso barco que se chamava Quo Vadis.
O barco partiu e de início o passeio é bem entediante até que chegamos a um estreitamento do lago Argentino e começamos a avistar vários tempanos (icebergs em espanhol). Ai começaram as sessões de fotos que eram disputadas pelas dezenas de pessoas do barco que resolveram enfrentar o frio que fazia apesar do sol.
Depois de um bom tempo navegando chegamos a uma distancia de mais ou menos 10 Km do glaciar Upsala, o que é muito frustrante principalmente para aqueles que tem câmeras sem um bom zoom. Como eu tenho uma câmera com zoom ótico 50x e 200x no zoom digital, pude fazer algumas fotos, mas nada muito interessante e belo.
Em seguida começamos a rumar para a segunda geleira, a Spegazinni. Entramos no fiorde onde ela está e lá tem diversas geleiras menores e também belas. Porém o tempo começou a fechar e a sua beleza foi ofuscada.
Antes de chegar na Spegazinni, aportamos numa nova estrutura turística que tem ali, onde pudemos passear por algumas passarelas, ver alguns cartazes explicativos sobre o nome das geleiras e depois de uns 500 m de caminhada, chegar até o enorme restaurante. Eu já pensei que tudo lá deveria ser os "olhos da cara" e me enganei. Na verdade eram mais caros que na cidade sim, mas nada absurdo considerando que tudo ali vinha de barco. Por exemplo, se um refri fosse 5 reais na cidade, lá estava a 6,5 ou 7 reais já convertido claro.
Depois de mais ou menos uma hora voltamos para o barco e seguimos até bem perto do paredão de gelo da Spegazinni. O lugar é muito belo e grandioso, mas eu gostaria mesmo é de passear perto do paredão da geleira Perito Moreno. Depois de um belo tempo ao lado da geleira iniciamos o caminho de volta.
Na volta fizemos uma grande sessão de fotos em volta de um iceberg muito bonito que estava no caminho. Logo a seguir paramos mais uma vez ao lado de um pequeno bloco de gelo para os marinheiros içarem um pedaço dele para depois servir pequenos pedaços com wiski de variados preços. Eu comprei uma dose de Ballantines que era mais barato. Fui o primeiro a ser servido e a minha galera estava em volta fazendo contagem regressiva enquanto o garçon ia abastecendo o copo. E não é que justo quando ele ia me servir a garrafa escapou da mão dele e derrubou o copo em cima do balcão. hehehehehe. Isso tudo esta filmado, foi muito engraçado. Depois disso todos quiseram tirar uma foto com o copo de wiski com gelo de iceberg que eu tinha comprado.
Em seguida o barco continuou a sua volta e eu cochilei ate´. Chegamos ao porto mais ou menos as 16:30 h. Pegamos os carro e seguimos para a geleira Perito Moreno o mais rápido que podíamos, entretanto aquela suspensão do Corsa dava medo. Depois de muitos kms finalmente chegamos às passarelas em frente a geleira e rapidamente fomos passear por elas pois teríamos que entregar o carro até as 19 h.
Fizemos uma volta completa, mas tivemos que correr. O que diante de uma beleza hipnotizante daquelas é uma tristeza. Mesmo assim, voltar a ver aquelas imensas paredes de gelo branco e azul é maravilhoso. A gente se sente emocionado diante de tanta beleza.
As 18:00 h saímos da geleira antes dos nossos companheiros dos outros carros. Como estávamos com pressa eu peguei o volante para dirigir de volta. Ai eu pude ver porque o Gerson andava mais devagar. O carro estava muito inseguro mesmo. Todavia como tínhamos hora marcada cheguei a pegar 110 km/h na estrada quando haviam retas é claro. Chegamos as 19:05 h e fomos direto abastecer o carro. O problema é que o posto do centro da cidade fechava as 19 h!!!!! Tive de voltar até outro posto cerca de 2 km antes e pegar uma bela fila para poder abastecer.
Finalmente, as 20 h!!! consegui entregar o carro. Voltamos para o hostel, pegamos a nossa bagagem e a transferimos para os quartos do outro lado da rua que tínhamos reservado. Depois fomos jantar e dormimos tarde.
Foi um dia muito lindo, mas muito intenso tbm.
Custos:
Passeio Todo Glaciares: R$ 340,00 mais ou menos
Entrada do parque dos Glaciares: R$ 70,00 mais ou menos
Lanche: 30,00
Combustível para o Corsa: R$ 80,00 mais ou menos
Custos aproximados pois não anotei nada neste dia.
Fotos mais tarde.
Marcelo J Manente
27/02/2020, 14:53
16º dia - 09/01/20 - El Calafate a Bajo Caracoles - 552 Km
Pela manhã fizemos nosso café e nos aprontamos para ir ao mecânico para pegar a Ranger.
Combinamos com a Vera e as meninas do HR-V e com o André do Renegade que se o mecânico nos entregasse o carro até as 10 h todos nós sairíamos juntos. Caso contrário eles se adiantariam e seguiriam até Gobernador Gregores onde dormiríamos depois que resolvemos cortar El Chaltén por ter perdido 2 dias parados com os problemas da Ranger.
Fui até o mecânico as 9 e ele ainda estava montando o carro. Foi necessário trocar a junta da bomba de água e a bomba de água em sí. Chegando perto das 10 h vi que a coisa ia durar bastante. Entrei em contato com o André pelo Whats e disse que eles poderiam seguir viagem até Gobernador Gregores, que nós iríamos esperar a Ranger ser consertada. Eles saíram as 10 h.
Quando a Ranger já estava quase pronta e o mecânico estava apenas tirando o ar do sistema de direção hidráulica (não sei por que ele mexeu com a bomba da DH) comecei a notar que o fluido hidráulico estava baixando muito no reservatório. Olhei embaixo da pickup e o fluído estava escorrendo de uma caninho... PUTZ!!!!!
Ele parou de esterçar o volante e foi olhar. Havia se rompido uma ponta de um tubo de pressão hidráulica bem no seu conector. Na cidade não existia aquele conector então o mecânico resolver "hacer una invencion" (gambiarra). Ele cortou a parte rompida, refez a ponta esquentando o caninho e martelando até tomar a forma correta que não deixaria mais ter vazamentos. Claro que demorou bastante até dar certo e sair todo o ar do sistema hidráulico. Como resultado o conserto ficou muito bom e pudemos enfim sair de El Calafate mais ou menos ao meio dia depois de almoçarmos. Quer dizer, depois do Gerson, a Rosangela e a Jucelia almoçarem pois eu fiquei só nas empanadas.
Finalmente, depois de dar umas voltas pela cidade para ver se o carro estava funcionando a contento saímos em direção a estrada. Abastecemos na saída da cidade e partimos.
Demos uma paradinha no posto de Três Lagos que agora esta funcionando (em 2013 estava fechado). E logo chegamos a Gob. Gregores. depois de 335 km. Ao chegar lá começamos a receber msg do restante do grupo pois o meu celular conseguiu se conectar a Claro. Nas msgs o André falou que como eles tinham chego muito cedo a cidade e como lá não tinha nada para se ver eles decidiram seguir viajem para Perito Moreno abortando assim a ida até as Cuevas de las Manos que tínhamos combinado de ir ver. Fiquei meio chateado pois meu lema é "o que é combinado não sai caro". Ok, eles ficariam sem ter o que fazer naquela cidade que não tem nenhuma atração, mas pelo menos descansariam, pois iriamos ter um trecho curto, mas com atrações no dia seguinte.
Tentamos entrar em contato, mas eles estavam numa região sem antenas de celular. Decidimos que iriamos até Bajo Caracoles para tentar achar uma hospedagem e no dia seguinte iriamos para as Cuevas de Las Manos sem eles. Seguimos viagem e logo pegamos aqueles 73 km de rípio. Estava razoável, mas haviam alguns trechos bem ruins. O negocio é baixar a velocidade e seguir viagem com mais cuidado. Pegamos um vento absurdo neste trecho de estrada, foi tanto que quando estávamos contra o vento no asfalto a Ranger não desenvolvia mais do que 80 Km/h na reta e com pé embaixo. Num pequeno trecho pegamos o vento a favor e eu embalava o carro na reta e colocava na banguela e dirigíamos muitos Kms sem baixar a velocidade.
Depois disso pegamos novamente o asfalto e no final da tarde chegamos a Bajo Caracoles e conseguimos 2 quartos duplos no Hotel Bajo Caracoles. Apesar da má fama do lugar não posso reclamar dos quartos que tinham banheiro particular. Tudo muito simples, mas bem arrumado e limpo.
Custos: colocarei tudo mais tarde.
Hotel: 88,00 um pouco caro para a simplicidade do lugar, mas por ser o único hotel estava bom. Tem hostel na vila tbm.
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Marcelo J Manente
27/02/2020, 15:51
Pessoal.
Segue um vídeo do casal do Jabuti Motorhome que estão viajando pela América do sul. Quando fomos a Ushuaia no verão, nos encontramos com eles na Cidade de Cerro Sombrero, já na ilha de Terra do Fogo.
Prontamente eles nos chamaram para conhecer o Jabuti e já em seguida, quando vimos, eles já estavam nos filmando.
Nós aparecemos a 5:42 min do Vlog deles. ESTRADA TERRA DEL FUEGO | CHEGANDO EM CERRO SOMBRERO | VIAGEM LONGA NA PAISAGEM TERRA DE FOGO CHILE - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=poOPW3ixGQk)
abraço
Muito bom o relato, Marcelo.
Peguei aquele trecho de rípio ruim no ano passado, entre Três Lagos e Bajo Caracoles, estava péssimo. Neste ano passei por ali também em viagem de Calafate ao lago Strobel e já estava melhor, mais batido. O motorista que me conduziu disse que a pavimentação destes 72 km já foi paga duas vezes e o dinheiro desviado, não havendo previsão de concluirem este trecho da Ruta 40.
Marcelo J Manente
28/02/2020, 16:40
Muito bom o relato, Marcelo.
Peguei aquele trecho de rípio ruim no ano passado, entre Três Lagos e Bajo Caracoles, estava péssimo. Neste ano passei por ali também em viagem de Calafate ao lago Strobel e já estava melhor, mais batido. O motorista que me conduziu disse que a pavimentação destes 72 km já foi paga duas vezes e o dinheiro desviado, não havendo previsão de concluirem este trecho da Ruta 40.
Deve ser que nem aqueles 40 km de estrada destruída no norte da Argentina entre Monte Quemado a Toco Pozo, indo para Salta.
Marcelo J Manente
29/02/2020, 12:51
17º dia - 12/01/20 - Chile Chico a Puerto Rio Tranquilo - 165 Km
Como o trecho seria curto combinamos de sair apenas as 9 h.Tomamos café juntos, guardamos as coisas nos quartos e seguimos viagem.
Aqui eu considero a estrada mais bonita da viagem com cenários arrebatadores que chegam a emocionar a gente. Seguimos pelo chamado Paso de las LLhaves que segue pela beira do lago Buenos Aires (na Argentina) / General Carrera (no Chile). O lago de um azul intenso que não precisa de filtros para fotografar.
O dia estava espetacular, um céu azul perfeito. A primeira parada de fotos foi na Laguna Verde. Na verdade deve ser um lago artificial pois tem uma mina no local. A seguir começamos a serpentear naquela estrada de terra a beira daquele lago com visuais perfeitos. Cada curva era uma parada para fotos. E assim fomos seguindo num anda e para infinito. Tanto que chegamos a Puerto Guadal já passando das 14 h. Demos uma volta para achar onde comer e só encontramos aberto um pequeno restaurante com um menu bem limitado. Acho que foi a comida mais sem graça e mais cara da viagem na questão custo benefício. R$ 60,00 numa coxa de frango com ervilhas!!!!! E quase sem tempero pra piorar. Parecia comida de hospital.
Depois do almoço seguimos para finalmente entrar na Carretera Austral, ruta 7. Lá paramos para tirar fotos na placa indicativa da ruta. Logo a seguir mais uma parada para fotos numa ponte estaiada que é um dos símbolos daquele trecho.
A seguir fomos em direção a Rio Tranquilo e a 6 Km antes descemos uma estrada bem judiada até a beira do lago num lugar chamado Bahia Mansa para pegar o barco e fazer o passeio até as Capelas de Mármore.
O dia, como falei, estava perfeito e até os barqueiros falaram que era o melhor dia em 5 meses!!! Entramos todos no barco menos a Rogéria do carro com as meninas que tinha pavor de andar em pequenos botes. Após uma navegação de 15 minutos já estávamos em uma formação onde o barqueiro entrou dentro dela para tirarmos fotos. A seguir fomos para o Tunel e depois para as Capelas. É um lugar de uma beleza mágica e rara. Valeu a pena vir duas vezes para ver.
Depois de mais de uma hora, voltamos ao porto e seguimos para Puerto Tranquilo. Como a subida era punk o HR-V da Vera sofreu um pouquinho, mas conseguiu subir de primeira. Depois de 6 Km já estávamos na cidadezinha e descemos dos carros para bater perna e procurar pouso. Anda daqui e pergunta dali, o André achou uma pousada com um ap para seis e mais dois quartos para 2 pessoas cada. O valor ficou em 9 mil pesos chilenos (R$ 48,00), uma pechincha pelos valores do Chile. Fizemos uma comida no ap onde ficaram as mulheres pois tinha fogão. Combinamos de sair as 10 no outro dia. Eu queria as 9 pois sabia que a estrada fechava das 13 as 17 para que se dinamitem algumas rochas visto que ela esta sendo pavimentada. Mal sabia que iria precisar daquela hora extra...
Custos:
Alimentação: Almoço R$ 60,00 (facada), janta R$ 30,00
Hospedagem: R$ 48,00
Esqueci de marcar quanto foi o abastecimento na Argentina.
Não abasteci no Chile pois enchi o tanque na Argentina onde era mais em conta e tbm enchi o galão. Minha ideia era não abastecer no Chile por causa do preço mais alto e porque só tem diesel S10 e minha Ranger usa s500. No fim acabei tendo que colocar uns 5 litros em Futaleufu para chegar até Trevelin na Argentina.
Relato como sempre incrível ansioso pra ver as fotos do lago...
O que aconteceu com o carro qe ficou 3 dias parado? Troca da bomba d água?
Marcelo J Manente
02/03/2020, 12:25
Relato como sempre incrível ansioso pra ver as fotos do lago...
O que aconteceu com o carro que ficou 3 dias parado? Troca da bomba d água?
Sim, tivemos que trocar a bomba d'água e ainda a base da bomba estava muito corroída por anos de uso. Foi necessário dar um
passe para que não houvessem novos pontos de fuga de água.
Marcelo J Manente
02/03/2020, 16:07
Fotos de Chile Chico a Puerto Rio Tranquilo:
Belíssimas fotos.:palmas::palmas::palmas:
Marcelo J Manente
04/03/2020, 07:52
18º dia - 13/01/20 - Puerto Rio Tranquilo a Coyhaique - 215 Km
Acordamos tarde, tomamos um café na cabaña onde ficaram as meninas e saímos as 10 h. Seguimos pela carretera que neste trecho é quase toda de terra. Estávamos seguindo devagar, tirando fotos, parando e admirando a paisagem. Já havíamos passado o bosque morto e comecei a sentir um cheiro de borracha queimada e ouvir um barulho estranho no motor.
Parei imediatamente num local um pouco ruim em uma subida onde a estrada era meio estreita. Abri o capô e vi que a polia da bomba da direção hidráulica estava torta e pegava na ventoinha da Ranger. E pra piorar a correia estava sendo rompida por isso perdendo assim uns 2 milimetros. Os outros carros já tinham parado e eu fui conversar com o André. Ele veio e verificamos que dos 3 parafusos da bomba tinha apenas um e ele estava escapando e quase espanado!!!
Para piorar o espaço para o acesso dos parafusos era muito apertado. Consegui dois parafusos para trocar pelos que estavam faltando ou espanados. Entretanto o único jeito de acesso seria tirando o radiador. Eu e o André dispúnhamos das ferramentas necessárias e assim resolvemos iniciar a retirada do radiador o que fizemos assim que conseguimos esgotá-lo. Mexe daqui e ajeita dali finalmente tiramos o Radiador e depois colocamos os dois parafusos que encontrei na capota de fibra da Ranger. Para uma segurança maior colocamos um pouco de adesivo Loctite nos parafusos. Demoramos duas horas para fazer isso tudo.
Eu já estava preocupado pois sabia do fechamento da estrada as 13 h. Completamos o radiador com água e finalmente seguimos. E como eu previa, chegamos 30 minutos atrasado na barreira... O André ficou indignado, queria passar de qualquer jeito. No fim tivemos que esperar. Porém ao invés de ficar ali na "porteira" voltamos alguns kms até a beira de um rio onde havia uma pequena chácara para fazermos algo para comer. Cada um olhou o que tinha no carro e além de salgadinhos só tínhamos arroz... As meninas foram falar com os donos da chácara, pessoas muito simples e humildes, para ver se tinham algo para nos vender. Eles só tinham ovos. Assim compramos uma duzia de ovos e o menu foi o famoso Rozcovo, kkkkk. Puxamos as cadeiras de camping, os fogareiros e ficamos ali fazendo comida, conversando. Tomammos um vinho e assim o tempo passou e quando vimos já era 15 para as 5.
Recolhemos tudo e fomos para a "porteira". Assim que chegamos já fomos liberados para seguir em frente e pegamos o trecho mais ruim da Carretera, o segundo mais ruim seria no dia seguinte. Seguimos adiante em uma velocidade baixa e depois de muitos kms, quase chegando em Villa Cerro Castillo, a terra acabou e começou o asfalto. Mas logo adiante, apenas 2 km antes da vila o pneu traseiro da Ranger estourou!!! Dá-lhe descer, pegar ferramentas, macaco, baixar o step, tirar o pneu furado e depois colocar o bom. Depois da troca já a seguir paramos na vila para arrumar o pneus e recolocá-lo no lugar.
Depois fomos em direção a Coyhaique e no caminho vimos da estrada um casal de huemuls, que são os veados da região. Em Coyhaique encontramos uma pousada na casa de uma senhora com lugar para 8 pessoas, só o André e a esposa foram para uma outra hospedagem.
A noite fomos jantar no centro da cidade, um tal Mama Gaucha. Comi um prato de um tipo de bife com batatas fritas que era beeeeem grande.
Custos e fotos mais tarde.
19º dia - 14/01/20 - Coyhaique a Puerto Puyuhuapi- 233 Km
Acordei mais cedo pois eu iria até o centro comprar uma correia nova para a Ranger para levar junto para casso a que estava arrebentasse. Tomei café e fui até a loja as 9 h. Comprei a correia e voltei para o hostal e a seguir saimos em direção a Puiuhuapi.
O tempo estava fechado e chuvoso, bem diferente dos dias anteriores. Fomos seguindo o GPS, mas não sei porque ele nos mandou para puerto Cisnes. Quem me alertou foi o André que saiu do final da fila e me fez ver que deveríamos ter feito a curva a uns 10 Kms atrás. Que bobeira minha...
Seguimos viagem e mais ou menos no início do parque Queulat acaba o asfalto. Ai começa o segundo trecho de terra mais ruim. A estrada vai subindo a serra e a chuva e o frio vão apertando cada vez mais. A estrada estava péssima, com muitos buracos grandes e costelas de vaca o tempo todo.
Quando chegamos a uns 1000 ou 1300 m de altitude a chuva que caia tinha pedaços de gelo no seu interior. Estava quase nevando!!!!! Perguntei para a Vera do HR-V e no marcador do carro estava mostrando 3 Graus!!! Por muito pouco não pegamos neve. Pena que não deu, seria a cereja do bolo da viagem.
Depois de subir começamos a descer e a descida é fogo. Um ziguezague bem mais apertado e com a estrada em péssimas condições. Para piorar um pouco ainda haviam muitos caminhões.
Ao final da serra a estrada se torna melhor e até Puiuhuapi tem vários trechos asfaltados.
Chegando a cidade fomos procurar hospedagem a pé debaixo de chuva. Batemos em vários lugares, mas não encontramos lugar para ficarmos juntos. Dessa maneira as pessoas de cada carro ficaram em diferentes hospedagens. Nós ficamos em uma cabaña bem pequena para 4 pessoas e com um forninho a lenha para nos aquecer a noite por um bom preço. Fomos jantar e depois voltamos aos quartos para dormir.
Custos:
Só lembrando que os custos que estou colocando são individuais.
Hospedagem: R$ 48,00 X 2 noites = 96,00
CAPT GOTTLIEB
04/03/2020, 12:41
Parabéns pela viagem. Ótimo relato e belas fotos.
Conheci Ushuaia e Punta Arenas de navio (verão), mas via terrestre é bem mais completo.
:brinde: :curtir:
Marcelo J Manente
09/03/2020, 14:55
20º dia - 15/01/20 - Puerto Puyuhuapi- 50 Km
Choveu quase a noite toda. Pela manhã tinhamos pensado em ir ao parque Queulat para ver o ventisqueiro Colcante, mas continuáva chovendo. Dessa maneira ficamos nas camas cochilando mais um pouco. Depois que levantamos e tomamos o café, lá pelas 10:30 h, já havia parado de chover, porém decidimos que iríamos apenas nas Termas del Ventisqueiro. Um complexo de 4 piscinas com água termal na beira do oceano Pacífico e com um visual encantador.
Pegamos o carro e pouco mais de 10 km depois de Puyuhuapi no sentido sul já estávamos nas termas. O preço é um pouco caro, 20000 pesos chilenos, entretanto o prazer de tomar um banho nas piscinas a beira do oceano não tem o que pague. Fora que ainda tem uma escada para os mais corajosos entrarem no gélido braço de oceano que naquela região tem inúmeros rios de degelo caindo por ali. Eu mesmo me aventurei no oceano por duas vezes.
Ficamos lá lagarteando nas piscinas das 15 h mais ou menos até as 20h quando estavam fechando tudo. Eu, o Gerson, a Jucelia e a Rosangela fomos os últimos a sair da água.
Voltamos para a cabaña e depois saímos para comer algo. No dia seguinte teríamos mais alguns trechos de estrada de terra.
Custos:
Termas: R$ 108,00
Alimentação: R$ 50,00 de almoço e mais R$ 50,00 de janta.
Marcelo J Manente
10/03/2020, 16:29
21º dia - 16/01/20 - Puerto Puyuhuapi a Barilloche - 547 Km
Acordamos cedo e nos encontramos todos na frente da praça dos bombeiros. Antes de sair peguei o galão que tinha abastecido na Argentina e coloquei uns 15 l no tanque da Ranger. Não queria ter que abastecer no Chile pois era bem mais caro.
Pegamos a estrada. No sentido norte de Puyuhuapi a estrada tem uns 10 a 15 km de terra e depois tem asfalto até a Villa de Santa Lucia. No caminho, montanhas nevadas, lagos majestosos, visuais arrebatadores. Depois da Villa seguimos por estrada de terra até arredores de Futaleufu com mais paisagens de tirar o fôlego. Perto da cidade volta o asfalto e o combustível da Ranger estava acabando pois o consumo foi alto devido as estradas de ferro e as muitas curvas do caminho. Alias acho que este foi o maior consumo da viagem, deve ter sido uns 7,8 a 8,5 Km/l. Tive de abastecer mas coloquei apenas mais 10 litros.
A fronteira de entrada da argentina é sempre muito tranquila e não demorou mais que uns 20 minutos. Depois seguimos por mais 40 km até Trevelin onde almoçamos num restaurante chamado Oregon. Lá me serviram a maior milanesa com batatas fritas que eu já vi na vida. Tive que guardar metade para comer na janta.
Seguindo o caminho era pra nós termos pernoitado em El Bolson, mas fui voto vencido e todos no meu carro quiseram ir direto a Bariloche mesmo que isso implicasse em ter problemas para conseguir hospedagem.
Seguimos serpenteando por aquela estrada no meio das montanhas até que finalmente chegamos a Bariloche. Tivemos alguns perrengues para conseguir hotel e ficamos dois carro em um hotel e o André e esposa em outro. Nesse dia me estressei um pouco com a questão de cobranças sobre hospedagem, mas bola pra frente.
A noite comemos o que sobrou do almoço e combinamos de bater perna na cidade no outro dia.
Custos:
Abastecimento: R$ + ou - 50,00
Hotel: R$ 80,00 x 2 noites = R$ 160,00
Restaurante: R$ 48,00
Anibal de Biase
14/03/2020, 22:48
Parabéns pela riqueza de detalhes do relato da viagem. Fiquei impressionado com a quantidade de problemas da Ranger. Agora em outubro de Brasília fui ao Ushuaia pela Ruta 3, Punta Arenas, Puerto Natales, El Calafate, Perito Moreno, Chile Chico, Tortel e depois até Chaitén (por toda Carretera Austral), atravessei de barca até Puerto Monti, Quelon, Puerto Varas, Bariloche, Pucon, San Rafael, Brasil. Nessa sequência foram exatos 17.417 km rodados, em 40 dias. Felizmente problemas zero em todos os sentidos: carro, combustível, saúde, etc.. Bela viagem a de vocês também.
Marcelo J Manente
15/03/2020, 13:10
Parabéns pela riqueza de detalhes do relato da viagem. Fiquei impressionado com a quantidade de problemas da Ranger. Agora em outubro de Brasília fui ao Ushuaia pela Ruta 3, Punta Arenas, Puerto Natales, El Calafate, Perito Moreno, Chile Chico, Tortel e depois até Chaitén (por toda Carretera Austral), atravessei de barca até Puerto Monti, Quelon, Puerto Varas, Bariloche, Pucon, San Rafael, Brasil. Nessa sequência foram exatos 17.417 km rodados, em 40 dias. Felizmente problemas zero em todos os sentidos: carro, combustível, saúde, etc.. Bela viagem a de vocês também.
Com Ranger?
Marcelo J Manente
17/03/2020, 18:54
Ola Viajantes, ai vai mais um relato:
22º dia - 17/01/20 - Barilloche - 0 Km
Combinamos que esse dia seria apenas para bater perna na cidade.
E foi o que fizemos, batemos muita perna, fizemos muita compra de recordações, e no almoço em 4 pessoas tomamos umas 5 cervejas Quilmes de litrão. hehehehe. O calor na cidade estava a 28º c. No final da tarde no último ônibus fomos ao cerro Oto conhecer a confeitaria giratória. O teleférico que leva a gente até o topo em dias de calor é infernal... A gente fica cozinhando lá dentro nos 10 a 15 minutos que são de subida. Porém o visual lá de cima compensa o perrengue. É uma região muito linda com aquele lago lindo a seus pés.
A noite fomos jantar num restaurante com comidas típicas da Galícia na Espanha, muito bom e recomendado.
Custos:
Alimentação: almoço: R$ 70,00 (as quilmes) Janta: R$ 50,00
Cerro Oto: R$ 50,00
Recordações: não anotei.
Hotel: já postado na msg anterior.
Uma dica aos viajantes: Em Bariloche tem estacionamento pago, entretanto ao falar com uma das mulheres que cobravam o mesmo, ela me mostrou que não conseguia anotar a placa (patente em espanhol) no app online de cobrança deles. Ela disse que por isso não poderia nem me multar, nem me cobrar pelo estacionamento na rua. Dessa forma eu fiquei com a viatura na rua, bem em frente ao hotel, por dois dias e não me foi cobrado um centavo.
Marcelo J Manente
17/03/2020, 18:59
23º dia - 18/01/20 - Bariloche a Junin de los Andes (ruta 7 Lagos) - 232 Km
Nesse dia não acordamos muito cedo pois o trecho seria curto. Tomamos o café da manhã nos encontramos com o André e a esposa na praça central de Bariloche e botamos o pé na estrada.
Na saída da cidade paramos num supermercado para comprar carne pois nosso plano era fazer o churrasco na beira de algum lago no caminho.
Só que o que nós não nos lembramos é que era um sábado, dia muito quente e o argentino tem mania de sair para a natureza nos fins de semana. Fora isso a região dos 7 lagos é toda num parque nacional e desse modo só podia fazer fogo nos lugares onde era demarcado e tinha que pagar para entrar. Porém o problema não foi esse e sim que todos os locais estavam lotados. Nós até tentamos ir em um outro local mas não teve jeito.
De qualquer maneira a viagem foi muito bela passamos por Villa la angostura, e depois começamos a seguir pelos sete Lagos. Paramos não em todos mas em vários deles para tirar foto. Como saímos tarde e a estrada estava realmente muito movimentada demoramos para chegar em San Martín de Los Andes.
Lá chegando procuramos alguns hotéis mas a maioria ou estava lotada ou o preço era muito caro. Resolvemos então seguir até Junin de Los Andes que segundo minhas pesquisas era mais em conta a hospedagem.
Entramos na cidade e começamos a procurar hospedagem e não demorou muito achamos um lugar para ficarmos todos. Um preço para lá de camarada R$ 30,00 por pessoa.
Como chegamos relativamente cedo e o local onde nos hospedamos tinha churrasqueira perguntamos ao dono se podia poderíamos usar e ele falou que tava tudo bem. O problema era que a churrasqueira deles era padrão argentino, muito grande, e nós não tínhamos muito carvão, então nós resolvemos usar a churrasqueira portátil que eu comprei.
A carne que nós temos comprado era lomo argentino o equivalente ao nosso filé mignon. Só que tinha um problema : o que nós não vimos na hora que compramos é que a carne já estava fatiada para bife bem fininho. Sem problemas, o André assumiu churrasqueira, só que eu acho que ele errou numa coisa: ele colocou os sal grosso na carne muito antes da brasa estar pronta. Isso fez com que a carne ficasse muito salgada apesar de deliciosa.
O senhor Guilhermo que era o dono da pousada veio lá para comer conosco. A gente tomou muita cerveja e conversou bastante e foi bem divertido.
Dormimos relativamente tarde e foi um dia até que bem agradável.
Custos:
Hospedagem: r$ 30, 00
Alimentação: o churrasco deu uns r$ 30 por pessoa.
Não lembro se nesse dia eu abasteci.
Marcelo J Manente
17/03/2020, 19:01
4º dia - 19/01/20 - Junin de los Andes a General Acha - 818 Km
A partir daqui só estradão sem atrações e sem problemas.
Fizemos o café na pousada e saímos cedo pois o dia era para 820 km mais ou menos.
Indicado pelo senhor Guilhermo ao invés de seguirmos para Neuquén no sentido sul para depois voltar para o Norte, fomos para o Norte em direção da cidade de Zapala para depois ir em direção à Neuquén.
O dia estava muito quente e à medida que nós fomos nos aproximando da cidade de Neuquén o calor foi ficando pior e cada vez pior e cada vez pior. Os arredores da cidade são tomados por milhares de pomares com frutas variadas. Da vontade de parar para levar algumas. Acho que a cidade deve ser considerada o pomar da Argentina
Depois que passamos de General Roca começamos a entrar no interior ressecado da Argentina. Eu nunca tinha sentido um calor tão grande na minha vida, e para piorar o ar-condicionado tinha pifado quando deu problema no alternador. Estava tão quente que não adiantava abrir as janelas pois o ar quente de fora chegava arder na pele.
A Vera do outro carro pelo rádio comunicador nos informou que no marcador de temperatura do seu carro estava marcando 43 graus. Nunca senti tanto calor na minha vida. A sensação térmica pela secura daquele interiorzão era quase uns 50 graus eu acredito.
De repente a Vera pediu para parar pois o carro dela estava com o interior cheirando a gasolina. Paramos para verificar o que tinha acontecido. O André foi direto e abriu a tampa do tanque de gasolina. Assim que abriu se ouvir um barulho de ar escapando muito forte com cheiro de gasolina também. O calor então estava tão forte que a evaporação de gasolina no tanque do carro foi em excesso e o sistema de reutilização dos gases não conseguiu vencer.
Deixamos a tampa do tanque um pouco frouxa e seguimos viagem. Depois disso não houve mais problemas com o carro delas. Fomos avançando para aquele interior ressequido da Argentina e rezando para chegar de uma vez na cidade de General Acha.
Chegamos lá no final da tarde e fomos direto para um hotel que eu já tinha dormido uma vez quando fui para Ushuaia. Lá encontramos lugares para todo mundo com um preço bom e ficamos por ali mesmo.
Mais tarde saímos para jantar no posto de gasolina e depois fomos dormir.
Custos:
Hotel: uns R$ 60,00
Almoço: Apenas lanches de beira de estrada. R$ 20 ou 30
Jantar: R$ 30,00
A ranger é um carro de 20 anos de uso, realizou uma viagem de mais de 13 mil km, lembrando qe o Marcelo fez uma revisão não tão profunda, e os problemas qe ela apresentou foram simples, eu considero qe foi bem demais
E quanto aos relatos sem palavras eu leio vivendo cada momento da viagem e alimentando meu sonho de logo ir fazer essa viagem
Marcelo J Manente
18/03/2020, 20:38
A ranger é um carro de 20 anos de uso, realizou uma viagem de mais de 13 mil km, lembrando qe o Marcelo fez uma revisão não tão profunda, e os problemas qe ela apresentou foram simples, eu considero que foi bem demais
E quanto aos relatos sem palavras eu leio vivendo cada momento da viagem e alimentando meu sonho de logo ir fazer essa viagem
Eu acho é que levei sorte...
Valeu Leoss.
Doc Boss
30/03/2020, 20:28
Eu acho é que levei sorte...
Valeu Leoss.
Parabéns pelo relato detalhado e coragem de encarar um estradão desses com uma picape veterana...
Muito legal os seus relatos, os pego como fonte de informações para o que estou planejando para 2022, já tenho um camarada confirmado. Caso alguém queira ir por volta de dezembro de 2022, vou criar um grupo no whats
Marcelo J Manente
21/05/2020, 16:51
Parabéns pelo relato detalhado e coragem de encarar um estradão desses com uma picape veterana...
Obrigado colega. A veterana é boa e eu sou meio louco. kkkkk
Muito legal os seus relatos, os pego como fonte de informações para o que estou planejando para 2022, já tenho um camarada confirmado. Caso alguém queira ir por volta de dezembro de 2022, vou criar um grupo no whats
Obrigado.
Qualquer dúvida é só falar.
Um abraço.
Show de bola estamos aguardando os relatos toooop dessa viagem
Marcelo J Manente
03/06/2021, 17:32
Galera,
peço desculpas pois não tinha colocado os últimos dias da viagem. Apesar de ser apenas estrada sem atrações acho importante fechar a aventura.
Nestes últimos dias não tenho os dados de gastos.
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20, 21, 22, 23/01/20
General Acha a Rosário - 725 Km
Pela manhã nos despedimos do André e sua esposa pois nossos caminhos seriam diferentes. Ele iria seguir pela Argentina até Foz do Iguaçu e depois a Maringá. Nós seguiríamos para o Brasil via Uruguai.
Trecho apenas de estradão sem muito a relatar.
A única coisa diferente foi que resolvemos dar uma abusada e ficamos em um hotel chique em Rosário. Tinha até piscina que só eu e a Rosângela usufruímos.
Rosário a Santana do Livramento (via Uruguai) - 660 Km
Mais um trecho apenas de estradão. Fomos de Rosário a Colón onde almoçamos uma autentica parrilada Argentina.
Nesta cidade fizemos a travessia do rio Uruguai em uma ponte que tem um pedágio de 550 pesos se não me engano. No Uruguai ainda tiveram dois outros pedágios. Eu tinha me esquecido disso em minhas pesquisas e não tinha mais nenhum peso no bolso. Tive que pedir emprestado para a Vera do outro carro.
Pegamos uma chuva torrencial entre Tucuarembo - Uruguai e Santana. Tivemos que rodar entre 40 e 60 Km/h.
Em Rivera o serviço de imigrações do Uruguai e do Brasil ficam dentro de um grande shopping ( Sineriz Shopping), muito diferente.
Santana do Livramento a Imbituba - 860 Km
De manhã nos despedimos da Vera e as meninas do seu carro. Elas resolveram sair mais cedo para tocar direto até Curitiba e avisaram que chegaram lá pelas 23 h.
De Santana até a BR 156/ 290 a estrada é boa, mas dali em diante é um suplício. Muitos trechos com buracos, um movimento de caminhões absurdo, pouquíssimos trecho de 3a pista e locais próprios para ultrapassagem. E assim vai até entrar no contorno de Porto Alegre, a Freeway. Dali em diante só alegria.
Quer dizer, só alegria fora o fato de termos pego chuva da saída de Porto Alegre até Imbituba, de maneira que acabou sendo um trecho bem nervoso.
Imbituba a Araucária a Ponta Grossa a Araucária. - 600 Km
Trecho mais tranquilo da viagem. Sem nenhum problema a não ser os conhecidos engarrafamentos deste trecho entre Floripa e Camboriú.
Primeiro passamos em minha casa em Araucária para deixar o Gerson, pois seu carro tinha ficado em minha garagem, descarregar minhas coisas e aliviar o peso da Ranger. Depois fomos para Ponta Grossa deixar a Rosângela em sua casa e por fim deixei a Jucélia em seu apartamento.
A última etapa foi voltar sozinho para Araucária e finalmente ir dormir as 23:30h morrendo de cansaço e sono.
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Mais de um ano depois, lembrei de postar isso. kkkkk
Relembrar é viver e matar um pouco das saudades.
Ótimos relatos, Xexelo.
Que venha a próxima viagem.:concordo:
Marcelo J Manente
28/07/2021, 15:02
17º dia - 12/01/20 - Chile Chico a Puerto Rio Tranquilo - 165 Km
Errei.
Este é o verdadeiro 17º dia, só depois é que fomos de Chile Chico a Puerto rio Tranquilo:
17º dia - 11/01/20 - Bajo Caracoles a Cueva de Las Manos a Chile Chico - 237 Km
Acordamos cedo pois eu pretendia que chegássemos as 9 h para irmos no primeiro horário de visitas às Cuevas. Mas demoramos a sair. Enfrentamos aqueles 47 km de rípio que estava um pouco ruim, mas até dava para desenvolver uns 50 a 60 km/h, só quando se chega as curvas a velocidade baixa para 20 km mais ou menos. Ainda bem que é um trecho curto. Já eram 9:40 quando chegamos então tivemos de esperar a segunda ida de guias para conhecermos aquele local magnífico. Para quem não sabe as Cuevas são um lugar onde temos centenas de pinturas rupestres dos homens pré-históricos que moraram ali na região. Tudo isso num cânion com um rio no fundo e uma vegetação bem verdejante e bonita ao redor.
A visita durou uma hora mais ou menos. Ao sair, ao invés de voltar todos aqueles 47 Km pegamos um outra estrada a direita que cortava caminho fazendo com que chegássemos no asfalto mais cedo. Assim seguimos por mais uns 150 Km até a cidade de Perito Moreno.
Ao chegar lá recebemos a informação de que a outra parte de nosso grupo já tinha almoçado no restaurante do hotel em que estavam. Chegamos ao local e pedimos o almoço ali tbm.
Após o almoço decidimos seguir até Los Antiguos e lá decidir se iriamos dormir ali ou no outro lado da fronteira com o Chile na cidade de Chile Chico. Ao chegar em Los Antiguos dia 11/01, era domingo e pelo que entendemos estava havendo a Festa da Cereja. A cidade estava lotada. Demos uma volta pela feira, que mais parecia um camelódromo de produtos do Paraguai, e decidimos ir para o Chile onde deveria haver mais vagas em hotel.
Ao chegar na aduana integrada tivemos a revista mais rigorosa de toda a viagem. Nos fizeram baixar todas as malas de todos os carro para serem passadas em raio-x. Com isso, a demora que seria de uns 30 minutos, durou quase um hora.
Após a fronteira em poucos kms já estávamos em Chile Chico. Demos umas voltas de carro e fomos para o hotel em que eu tinha ficado quando fiz a Carretera Austral em fim de 2013 inicio de 2014. Lá conseguimos duas cabañas para 4 pessoas cada e o André pegou um quarto de casal.
A noite nas cabañas, fizemos um jantar especial de todos do grupo juntos com direito até a comemoração de ano novo atrasados. Afinal tinhamos passado o ano novo separados dos outros. meio "borrachos" (bebuns) fomos dormir tarde Pois o caminho do dia seguinte era curto, porém seria maravilhoso.
Custos:
Cueva: mais ou menos R$ 50,00
Hospedagem em Chile Chico: R$ 60,00
Alimentação: uns R$ 100,00
Belo relato Marcelo parabéns, como sempre seus relatos vem igual a um livro, muito bem feito, detalhado e a gente vai viajando junto.
A ranger é uma baita caminhonete, e não fez feio perto dos carros beeem mais novos...
Parabéns e que venha a próxima viagem
De Fiesta!
13/11/2021, 11:21
Obrigado por compartilhar sua história Xexelo!
Sou de Misiones, Argentina, e há alguns meses vim morar em Ingleses Floripa (https://www.defiestaenamerica.com/praia-dos-ingleses/).
Viajei duas vezes com minha família para a Patagônia (https://www.defiestaenamerica.com/que-hacemos-primero/), e é uma experiência fantástica!
A leitura de suas histórias trouxe de volta memórias carinhosas do meu tempo nessas cidades.... Obrigado!
577659
Em amizade.
Marcelo J Manente
07/12/2021, 15:02
Obrigado por compartilhar sua história Xexelo!
Sou de Misiones, Argentina, e há alguns meses vim morar em Ingleses Floripa (https://www.defiestaenamerica.com/praia-dos-ingleses/).
Viajei duas vezes com minha família para a Patagônia (https://www.defiestaenamerica.com/que-hacemos-primero/), e é uma experiência fantástica!
A leitura de suas histórias trouxe de volta memórias carinhosas do meu tempo nessas cidades.... Obrigado!
Em amizade.
Obrigado colega,
Conheço Missiones só de passagem nas vezes em que fui para o norte da Argentina e Atacama e quando fui para o Peru. Uma vez dormi em Posadas e outra em San Ignacio.
Ainda pretendo ir uma vez mais para a Patagônia com uma pessoa especial para mim. Só preciso convencê-la. kkk
Um abraço cordial.
Marcelo J Manente
06/06/2022, 18:48
Recordando.
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