Ver Versão Completa : EXPEDIÇÃO JALAPÃO - Jan/2020
Miranda_MG
21/01/2020, 10:14
A viagem – Aspectos gerais
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A ideia de ir ao Jalapão vem de longa data. Junto a ele, outros destinos no estilo expedição surgiram com o passar do tempo. E, por uma série de fatores, essa viagem foi sendo adiada. Até que se tornou possível em janeiro desse ano.
Fomos em família: eu, esposa e filho (7 anos). Chegamos no dia 03 à noite e saímos para a volta no dia 13 próximo do meio-dia. Esse tamanho de permanência é bastante incomum por lá. As pessoas da região com quem conversamos se mostraram surpresas com o quanto ficaríamos e duas pousadas (das três em que ficamos) questionaram se os períodos de reserva estavam realmente corretos. Em uma delas, o proprietário afirmou que em casos como esse, ele conversa com o hóspede para entender se ele entendeu como funcionam as coisas no Jalapão (falo sobre isso mais à frente). Períodos comuns de permanência variam de 3 a 5 dias.
As opções de se chegar e aproveitar o Jalapão são várias. Pelo que vimos, em ordem de preferência dos visitantes:
1. Chegar em Palmas de avião e de lá se deslocar via transfer para uma das cidades a partir da qual se inicia o passeio através de uma agência que disponibiliza veículo e motorista/guia. Aproveita-se os atrativos próximos àquela cidade e, extinguindo-os, passa-se à próxima cidade e o processo se inicia novamente. Normalmente são três cidades. Essa era a opção da grande maioria no período em que estivemos lá.
2. Chegar em Palmas de avião e alugar um carro para fazer os passeios por conta. Vimos mais casais sem filhos nessa opção. Duster, Ecosport e picapes variadas eram os típicos alugados. Sobre o que pude perceber sobre veículos lá, falo mais à frente.
3. Alugar um carro na cidade natal e ir até o Jalapão. Foram dois casos dentre as pessoas com quem conversamos.
4. Ir com veículo próprio. Nós e mais um casal sem filhos.
Em 2, 3 e 4 é possível a contratação de um guia ou condutor ambiental também. Não contratamos, pois foram muitos dias em uma proposta de passeio mais tranquila. Assim, o serviço seria subutilizado e ainda ficaria caro. Apenas no dia da Serra da Catedral (discutido mais à frente também) fomos acompanhados.
As cidades que compõem o circuito comum para visitação no Jalapão são pequenas. Nas três que ficamos, Ponte Alta tem 7000 habitantes, Mateiros tem 2000 e São Félix tem 1500. Logo, apresentam estrutura compatível e, para quem está acostumado com capitais, bem reduzida. Ou seja, não há várias opções (quando existem) de serviços no geral; à exceção de pousadas, agências e guias. Poucos mercados, farmácias (com variedade pequena), restaurantes/lanchonetes. É importante contar com isso no planejamento da viagem. Como exemplo, em um dia chegamos ao restaurante da Dona Rosa em Mateiros às 12:40 h e por pouco não o encontramos fechado. A justificativa era de que naquele dia muita gente tinha ido almoçar e a comida estava no final já. Essa variação da demanda acaba dificultando as coisas para eles e para os visitantes também. Nas pousadas, é a mesma história. É necessário informar/reservar a refeição para que possam se preparar. Não é regra, claro. O Camping do Vicente nos salvou em alguns almoços.
Sobre infraestrutura, cabe um caso específico: São Félix é a última cidade no circuito de distribuição de energia elétrica nesse conjunto de municípios de acordo com o proprietário da pousada em que ficamos. Assim, quedas de energia são frequentes; totais ou parciais (apenas uma fase). As causas são as chuvas e a demanda mais alta por energia quando as cidades estão cheias. Torna-se uma situação desconfortável, pois fica muito difícil dormir com o quarto todo fechado por causa do calor. Como aparelhos de ar condicionado e ventiladores não funcionam, seria necessário abrir janelas – não que adiante muita coisa também em relação ao calor, mas pelo menos no psicológico ajudaria. Mas a quantidade de insetos também é grande (inclusive pernilongos) e sem, no mínimo um ventilador, dormir bem não é fácil. Banho é o de menos, pois a temperatura da água ainda continua agradável mesmo sem aquecimento. E a preparação das refeições pode atrasar. Aconteceu conosco duas vezes durante a estadia na cidade.
Aproveitando, recomendo protetor solar e repelente. O protetor solar pelo óbvio, caso de saúde, pois o sol é forte e, mesmo nos dias de chuva, nos intervalos das pancadas o “mormaço” queima quase da mesma forma. O repelente é opcional. Usei apenas no dia em que fui às dunas por causa da temida Mutuca. Minha esposa e meu filho usaram praticamente em todos os dias. No entanto, também é algo que carece de planejamento, pois atrativos que envolvem a água (fervedouros, Formiga e afins) proíbem a entrada se o visitante estiver usando produtos químicos. Claro que não há fiscalização intensiva, mas é uma questão de respeito e consciência do visitante com a região. Logo, deve-se considerar isso no roteiro.
Sobre consciência, os problemas do turismo começam a se tornar visíveis. Não foi difícil ver latas, garrafas e embalagens jogadas na estrada. Recolhemos algum lixo, quando era possível parar em segurança. Mas ô bicho porco que é gente. Vai para um lugar abençoado por Deus para jogar latinha de Coca no meio do mato. Sem contar o risco de incêndio, pois a superfície côncava do fundo de algumas é capaz de concentrar os raios solares em um ponto. Na época da seca, mais que o suficiente.
Foram mais de 4500 km. 60% disso em asfalto e o restante, terra. Para as estradas de terra, eu classificaria como: 10% em bom estado (sem nem costelas), 20% regulares, 30% ruins, 30% bem ruins e 10% péssimas. Isso considerando deslocamentos e chegadas nos atrativos.
Miranda_MG
21/01/2020, 10:26
A viagem – Ida:
Saímos de BH no dia 2. Embora minha intenção fosse sair cedo de casa, sabia que não aconteceria e esse seria o começo de um exercício mental que deveria me acompanhar por toda a viagem: esquecer o planejamento de horários e prazos. E seria justo também. Afinal, eram férias. Eram quase 11 da manhã quando deixamos nossa residência.
A intenção era dormir em Brasília e chegamos por lá às 21:30 h ou próximo disso debaixo de MUITA chuva. Aliás, boa parte do caminho de 755 km foi sob chuva forte. Não houve sustos, mas a exigência de uma atenção maior acaba aumentando o desgaste. Dirigi por todo o tempo. Cabe a ressalva de que minha esposa dirige bem em rodovias. Mas eu estava tranquilo e a deixei como navegadora. Panorama que se manteve por toda a viagem.
Dormimos no Golden Tulip Brasília Alvorada reservado pelo Booking quando chegávamos em BSB (Hotel Golden Tulip Brasilia Alvorada - 4 Estrelas (https://brasilia-alvorada.goldentulip.com/pt-br)). Demos sorte por pegar uma dessas promoções. Jantamos, banho e cama. No dia seguinte, café da manhã e, novamente, só saímos para pegar estrada às 10:30 h. O hotel é muito bom: bom atendimento, bom restaurante e estacionamento coberto e seguro; além de outras comodidades. Nosso destino seria Ponte Alta do Tocantins, que é uma das cidades-base para deslocamentos até os atrativos da região.
A primeira parte da viagem foi muito boa, apesar ainda da presença da chuva. As rodovias que ligam Brasília a Luís Eduardo Magalhães (BA) são grandes retas em maioria. É possível desenvolver boa velocidade sem aumentar os riscos e a viagem “rende”. Chegamos em Luís Eduardo achando que encontraríamos restaurantes abertos para um almoço tardio. Não conseguimos. Talvez até houvesse, mas não estávamos dispostos a comprometer muito mais tempo na busca. Lanchamos e, ao sair, nuvens muito carregadas anunciavam um segundo dilúvio na viagem. Dito e feito, chuva muito forte como na ida para Brasília que permitia enxergar pouco à frente. Pelo menos, as estradas continuavam muito boas até que...
Indo com destino à Almas (TO), na divisa entre BA e TO, o asfalto simplesmente acaba e a rodovia se transforma em um esburacado de terra (e lama – naquele dia). Não há sinalização e os incautos, debaixo de chuva forte ainda, só descobrem que isso acontece depois de meter o carro com força nesse inferno. Foi meu primeiro momento de certeza de que quebraria algo da suspensão da picape nessa viagem. Outros 1.389 momentos como esse existiriam e eu ainda não sabia.
Essa loucura de alternância entre trechos de asfalto e buracos na terra acontece na BA-460 por 3 ou 4 vezes até a chegada da divisa onde há um posto fiscal. A partir dali, asfalto novamente. Já sem chuva, apreciamos um belo pôr-do-sol na estrada.
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Chegamos à Almas por volta de 19 h (730 km de BSB até aqui) e aí começou a estrada de terra. Conto do fim primeiro para depois fazer considerações: gastamos pouco mais que 3 horas no percurso de Almas à Ponte Alta (153 km). Essa é a parte que eu não faria novamente. Estrada alternando entre ruim e muito ruim, deserta, família no carro, sem sinal de telefonia (de nenhuma operadora) – óbvio e com chuva novamente em alguns trechos. Mas aí, quem lê pensa: 153 km em 3 horas dá uma média de 50 km/h + ou -. Ou seja, estrada muito boa para ser de terra. Não, a estrada não era boa. No início, ainda com paciência, fomos devagar. Mas ao pensar que naquele ritmo seriam mais 4 ou 5 horas de fim de viagem com todo mundo cansado e nas condições acima, era farol alto e onde dava para chegar nos 60 km/h sem risco(?), nós íamos. E dá-lhe pancada na suspensão de novo: buracos, valetas, pedras... E foi todo esse tempo sem cruzar com ninguém além de corujas, calangos e afins.
Bem, se eu não faria isso novamente, qual seria a opção? Daria uma grande volta e chegaria à Ponte Alta pelo asfalto se o percurso fosse feito à noite. Ou me planejaria fazer o percurso na terra mesmo, só que durante o dia. Com um veículo a mais acompanhando, talvez melhorasse um pouco. Não só para essa situação, mas também para outros momentos da expedição.
Segue o mapa rodoviário do TO para que algum interessado em fazer o mesmo ou próximo disso possa consultar e definir suas estratégias.
Miranda_MG
21/01/2020, 10:39
A viagem – Volta:
Saímos de São Félix do Tocantins próximo da hora do almoço. A intenção era descer até Mateiros e chegar depois à Luís Eduardo Magalhães novamente; onde dormiríamos.
Procuramos sem sucesso onde almoçar em São Félix e decidimos tentar em Mateiros. Próximo de 80 km, o que nos consumiria 2 horas e isso já reduziria em muito nossa chance de encontrar almoço na cidade. No entanto, no caminho, almoçamos novamente (pela terceira vez) no Camping do Vicente. Havíamos nos esquecido dessa opção, que nos salvou mais uma vez. Passemos em Mateiros, abasteci e pedi informações no posto. Valiosas foram, pois nos economizaram próximo de uma hora frente ao que o Garmin e o GMaps haviam proposto. Fomos para Luis Eduardo e chegamos lá à noite já. Uma parte considerável desse caminho é estrada de terra, mas ela melhora bastante perto do que eram os deslocamentos no Jalapão. Ainda assim, mais pancadas na suspensão (em torno de 340 km). Além disso, chegando em Luis Eduardo, erramos em algum ponto e entramos novamente na BA-460. Mais alguns momentos de sofrimento na alternância entre asfalto e terra esburacada e concluímos mais 80 km aproximadamente. Jantamos em uma pizzaria muito boa (indicação do TripAdvisor): Pizza Nova Premium. E fomos para um hotel (Pak Suítes Hotel - Pak Suites Hotel (http://www.paksuiteshotel.com.br/)) também muito bom e próximo à pizzaria. Banho e cama. No dia seguinte, comemos e saímos por volta de 10 h da manhã. Abasteci na sequência e pegamos estrada. Como na ida, próximo à LEM, as estradas permitiram render viagem. Almoçamos em um posto da rede 020 algumas horas mais tarde e seguimos. A intenção era parar e dormir. Mas estava tranquilo na direção e fiquei com preguiça de toda a operação de transbordo e burocracias de hotel. Quando era próximo de 19 h, concordamos em ir direto para BH. Chegamos em casa à meia-noite após 1200 km.
O trajeto de volta, mais longo em tempo (na prática) que o de ida já que estávamos mais ao norte em nossa última cidade do Jalapão, me fez pensar também em fazer diferente na próxima oportunidade. Talvez inverter a ordem das cidades e começar pela mais distante, para que a volta seja mais curta. Ou fazer uma viagem de volta de 3 dias mesmo. Mas agora, descansado em comparação ao momento da viagem em que ficou resolvido não parar, continuo sustentando a preguiça de mais um hotel.
Sobre os dois trechos:
No geral, as estradas estão em boas condições. Cada trecho com suas características próprias, claro. Mas não ficamos parados por obras ou acidentes em nenhum momento. Aliás, a única ocorrência que nos pareceu um acidente foi um Fox entre Luis Eduardo Magalhães e Unaí que parecia ter saído da estrada. Já havia um caminhão-prancha para levá-lo e dois veículos parados um pouco mais à frente. Aparentemente, pelo estado do carro, não foi nada grave.
Ida:
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Volta:
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Consideração final sobre a escolha do trajeto: como não conhecíamos o caminho e as estradas, até entendemos que poderia haver algo diferente e melhor. Mas, por isso e por alguma condição observada em tempo real pelo Waze e GMaps e considerando também o Garmin, essa foi nossa escolha de trajeto.
Miranda_MG
21/01/2020, 10:54
O roteiro:
Nosso roteiro no Jalapão está na sequência. Nele consta o dia, o atrativo, as coordenadas do atrativo (sim, isso nos salvou com a ajuda do Garmin), o tempo aproximado de deslocamento entre o lugar anterior e o ponto da coordenada e a distância aproximada (também em relação ao anterior). Não sei se tempo e distância estão corretos, porque lá não medi nada. Mas deixo aqui como referência de qualquer forma.
Dia 0 (03/01) - Ponte Alta
Chegada em Ponte Alta
Dia 1 (04/01) - Ponte Alta
Cânion do Sussuapara (-10.652289, -47.445726) - 00:30 h - 16 km
Cachoeira do Lajeado (-10.638695, -47.295099) - 00:20 h - 18 km
Almoço em Ponte Alta - 00:50 h - 34 km
Pedra Furada (-10.877382, -47.386236) - 01:30 h - 50 km
Ponte Alta - 01:30 h - 50 km
Dia 2 (05/01) - Ponte Alta
Lagoa do Japonês (-11.364863, -47.565155) - 01:45 h - 93 km
Almoço em Pindorama do Tocantins (-11.137307, -47.577553) - 01:00 h - 36 km
Cachoeira da Fumaça (-11.156466, -47.011585) - 02:00 h - 105 km
Cachoeira do Soninho (-11.027072, -47.141671) - 00:30 H - 24 km
Ponte Alta - 02:20 h - 135 km
Dia 3 (06/01) - Ponte Alta
Parque Estadual - Fazenda Triago (-10.30496, -46.947135) - 02:00 h - 90 km
Cachoeira da Velha (-10.269992, -46.881176) - 00:15 h - 10 km
Almoço lá (confirmar)
Praia do Rio Novo (-10.26105, -46.884184) - 00:05 - 2 km
Mateiros - 02:35 h - 125 km
Dia 4 (07/01) - Mateiros
Fervedouro dos Buritis (-10.413988, -46.515162) - 00:35 h
Fervedouro do Rio Novo (-10.412231, -46.5229) - do lado
Fervedouro do Ceiça (-10.372504, -46.524596) - 00:15 h - 10 km
Camping do Vicente (-10.336811, -46.515344) - 00:10 h - 7 km
Poço do camping (VISITAR ANTES DO ALMOÇO)
Almoço no camping
Povoado da Mumbuca (-10.344911, -46.571782) - 00:20 h - 15 km
Fervedouro do Coxa (-10.34185, -46.549771) - 00:10 h - 3 km
Mateiros - 01:00 h - 36 km
Dia 5 (08/01) - Mateiros
Serra do Espírito Santo (-10.541162, -46.534033) - 00:30 h - 20 km
Restaurante da Dona Rosa (-10.546317, -46.419195) - 00:30 h - 20 km
Recepção das Dunas (-10.602633, -46.661484) - 00:50 h - 33 km
Estacionamento das Dunas (-10.568751, -46.664774) - Verificar
Mateiros - 00:50 h - 33 km
Dia 6 (09/01) - Mateiros
Cachoeira da Formiga (-10.333565, -46.470705) - 01:00 h - 35 km
Almoço em Mateiros - 01:00 h - 35 km
Descanso
Dia 7 (10/01) - Mateiros
A definir.
Dia 8 (11/01) - São Félix
Jalapão Ecolodge (Bóia cross, flutuação e Serra da Catedral) (-10.151043, -46.897091) - 00:45 - 33 km
São Félix - 00:45 - 33 km
Dia 9 (12/01) - São Félix
Praia do Alecrim
Fervedouro do Alecrim
Fervedouro Bela Vista
Almoço na pousada Bela Vista
Saída para a Cachoeira das Araras - (-10.119519, -46.796231)
Cachoeira Jalapinha
São Félix
Dia 10 (13/01) - São Félix
Saída
O roteiro foi uma boa referência. Mas não fizemos tudo e nem na ordem desejada porque, ora ficávamos mais em um atrativo, ora menos. Além disso, a alimentação variava também. Encontramos restaurantes fechados ou almoçávamos onde dava para não correr o risco de ficar sem. A Lagoa do Japonês é um exemplo: ficamos mais tempo que esperávamos lá e acabamos almoçando no restaurante do lugar.
Créditos para essa ideia do roteiro com as coordenadas para um colega forista nosso. Não estou conseguindo encontrar o tópico agora, mas posto se o fizer.
Sobre os atrativos, não acho necessário esmiuçar tudo aqui. Mesmo porque, há relatos profissionais de viajantes também profissionais disponíveis na Internet. Mas valem alguns comentários.
Os três que mais gostamos foram a Lagoa do Japonês, a Cachoeira do Formiga e a Serra da Catedral. Os fervedouros também merecem uma menção honrosa.
- A Lagoa do Japonês é muito boa para nadar e com máscara, aproveitar a água bem límpida. Fica-se horas lá facilmente. Uma proteção para os pés realmente é necessária, pois as pedras de lá são cortantes. Na entrada, há aluguel de sapatilhas. Mas, dependendo do movimento, seu número pode não estar disponível. Foi o que aconteceu com minha esposa e ela teve que revezar a sapatilha que havíamos levado para o meu filho. Muitos peixes, tartarugas em menor quantidade e o relato de uma cobra nadando (que não vimos). O restaurante é bom também, mas faz-se necessária a reserva na chegada (algo que já falei anteriormente) e tem horário definido: servia até 13:30 h que, na prática, foi até 14 h.
- A Cachoeira do Formiga também é sensacional para se aproveitar a água. Também vale usar óculos ou máscara nos mergulhos. Possui área de camping para quem preferir, mas está quase sempre cheia. Há um estacionamento indicando que veículos que não são do camping devem ficar lá, há uns 100, 150 m da entrada. Não havia ninguém lá e achei estranho. Aí resolvi descer com o carro para deixar a família e subir de novo para o tal estacionamento. Mas parece ser a prática parar lá embaixo. Para chegar na cachoeira vindo da cidade, há um caminho indicado pelo GPS e um que parecia novo, com placas. Fomos pelo novo e voltamos pelo antigo. O novo é bem melhor. Tem muita areia, mas é preferível aos buracos e erosões do antigo.
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- A Serra da Catedral é um espetáculo. Tanto de longe quanto na trilha que sobe. Os passeios são feitos pelo pessoal do Jalapão Ecolodge, que é um projeto privado bem bacana de preservação e que oferece comodidades para quem quiser se hospedar por lá. Chegamos pela manhã e saímos à noite. Nossa intenção eram as atividades aquáticas (descritas no roteiro) pela manhã e subir a serra à tarde. A primeira parte ficou prejudicada, pois o nível do rio estava mais alto, havia correnteza considerável e a água estava turva. Tudo por conta da época de chuvas. Ainda assim, aproveitamos para nadar um pouco. Almoçamos e descansamos. A intenção em subir a serra era ver o pôr do sol lá de cima. Mas como estava nublado e já havia chovido na hora do almoço, resolvemos subir mais cedo. Foi uma ótima decisão. Da base até o início da trilha são poucos quilômetros de carro. A primeira parte da subida é feita por uma trilha que leva até metade (mais ou menos) da altura total. Essa trilha é composta por 365 pneus preenchidos com massa cimentícia. É a parte “fácil”. A segunda metade é trilha de subida usando o terreno apenas e, quase no final, ainda é necessária uma escada dessas de escalada. A vista lá de cima é espetacular. E como havíamos chegado mais cedo, acabamos fazendo novas trilhas e chegando a mirantes que normalmente não são visitados. Nesse dia, fomos muito bem acompanhados pelo José, condutor ambiental que trabalha há muito tempo no projeto e que, inclusive, participou da construção da estrutura que eles têm hoje. No topo, fomos acompanhados também pelas duas águias que habitam a montanha. É um passeio exigente em termos de condição física. Ao voltar para a base, tivemos uma breve conversa com o proprietário e elogiamos merecidamente o projeto.
diogofalcomer
21/01/2020, 11:35
Muito bom ir ao jalapão miranda!! Eu curti muito. Não sei se chegou a ler meu post de planejamento.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/173175-viagem-brasilia-jalapao-dias-08-06-2019-ate-15-06-2019-a.html
com esse tanto de dias livres, você poderia ter passado na chapada dos veadeiros, ao invés de ir pela Bahia. Podia ter também gastado um tempo conhecendo as serras gerais em tocantins. Em almas possui o canion encantado, em taguatinga-to e aurora tem o rio azuis. Em rio da conceição tem a lagoa da serra...
Acho que 5 dias pro jalapão já ta de bom tamanho, eu gostei muito de lá, mas o fluxo de turista alto me fez ficar apaixonado pelas serras gerais do Tocantins. Lá realmente curti a natureza sozinho na maioria das cachoeiras e lugares.
Miranda_MG
21/01/2020, 11:57
Condução e veículos:
Precisa gostar de dirigir. Precisa curtir estar atrás do volante. E precisa saber estar atrás do volante. Não sou motorista profissional e nem tenho nenhum treinamento especializado, mas acho que sei dirigir.
Nos trajetos de ida e volta, alternamos condições diferentes. Desde os aclives e declives em curvas das estradas de MG e algumas do TO, passando pelas grandes retas de GO e BA, até as estradas de chão (GO, BA e TO). Cada uma com sua velocidade de cruzeiro, seus cuidados em ultrapassagens e nível de concentração.
No Jalapão, é mão firme todo o tempo. Os trechos curtos em distância consomem muito tempo. Durante o dia, as costelas, erosões e valetas chacoalham o veículo o tempo todo e pregam peças: ou era mais fundo do que se imaginava e você já pensa no Peças On Line (http://www.pecas-on-line.com.br/), ou já faz aquela cara do f#deu e o carro passa liso. À noite, piora. Paciência lá é fundamental, porque o cansaço associado ao chacoalhar te sugerem o aumento da velocidade.
Para as costelas de vaca em específico, na maioria das estradas, valem duas dicas:
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- Quando a estrada é mais larga, talvez seja possível encontrar uma região em que elas estejam menores em altura. Nas laterais em específico, normalmente elas são bem menores. Mas quando digo laterais, é margeando a vegetação mesmo, fazendo-se necessário posterior polimento e cuidado com o retrovisor. Cuidado também com as valetas e erosões se essa for a estratégia.
- Há uma velocidade ideal em cada trecho que depende da altura e da distância entre as costelas. Devagar, incomodam muito. Em 10 km/h a bateção já é coisa de maluco. Menos que isso, você não anda. Na maioria dos casos para as estradas razoáveis, em 50 km/h mais ou menos deixa de bater tanto e tem-se a impressão daqueles sonorizadores de estradas asfaltadas que aparecem para chamar a atenção para algo. Claro que bem pior, mas melhor que em velocidades inferiores. O problema em uma velocidade dessas é o controle do veículo: não responde prontamente ao esterçamento e para frear rápido, esqueça. Ou seja, apareceu valeta ou pedra, vai passar direto (aconteceu bastante comigo). Para animais, a mesma coisa (não aconteceu comigo). Em curvas, pelo óbvio, a tática não funciona.
Lá, há terrenos de todos os tipos: terra, areia e rochas. Terra em maioria, com muita lama na época das chuvas, areia em algumas estradas e nos acessos de atrativos como as dunas (claro!), cachoeiras e fervedouros com terreno bem rochoso em trechos menores, mas exigentes (como a Lagoa do Japonês). Não estou habituado a dirigir na areia em trechos longos, pois não houve oportunidades anteriores. Mas gostei bastante. Para tanto, fiz o básico, que foi baixar a calibragem dos pneus e manter o 4x4 acionado. Em nenhum momento, ela chegou perto de atolar.
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As chuvas desse ano foram em grande volume e, conversando com um amigo que foi também foi nessa época, o relato do ocorrido é o mesmo: as estradas se tornam caminhos para o escoamento dessa água e ficam rapidamente alagadas. Pelo volume de água, existe um risco considerável em tentar atravessar a pé. Atenção a isso por lá. Outro risco é o das erosões que surgem em alguns pontos (mesmo durante aquela chuva). Em alguns trechos, a manutenção é feita rapidamente, tapando as valetas abertas. Em outros, os buracos permanecem e é necessário cuidado para o veículo não ficar preso.
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Miranda_MG
21/01/2020, 12:01
Fala, Diogo!
Dos destinos adicionais que você citou, só Serras Gerais que não consideramos. A intenção inicial era ficarmos 6 ou 7 dias no Jalapão e 4 ou 3 na Chapada dos Veadeiros. Mas desistimos. Rio Azuis também estava no roteiro da volta, mas apareceu uma necessidade de última hora e a agenda pediu que voltássemos mais rápido para BH.
Fica para a próxima. Porque haverá próximas vezes no Jalapão. Gostamos muito de lá.
A propósito, li o seu tópico sim. Muito bom. Parabéns pela TR4 guerreira!
Abraço,
Miranda
Muito bom ir ao jalapão miranda!! Eu curti muito. Não sei se chegou a ler meu post de planejamento.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/173175-viagem-brasilia-jalapao-dias-08-06-2019-ate-15-06-2019-a.html
com esse tanto de dias livres, você poderia ter passado na chapada dos veadeiros, ao invés de ir pela Bahia. Podia ter também gastado um tempo conhecendo as serras gerais em tocantins. Em almas possui o canion encantado, em taguatinga-to e aurora tem o rio azuis. Em rio da conceição tem a lagoa da serra...
Acho que 5 dias pro jalapão já ta de bom tamanho, eu gostei muito de lá, mas o fluxo de turista alto me fez ficar apaixonado pelas serras gerais do Tocantins. Lá realmente curti a natureza sozinho na maioria das cachoeiras e lugares.
Miranda_MG
21/01/2020, 12:11
Os 4x4 e outros:
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Toyotas SW4 (modelos anteriores) e Pajeros Dakar são os prediletos pelas empresas que sustentam a primeira opção dos visitantes daquelas citadas lá no início. Buscam e levam os clientes nas pousadas, restaurantes e atrativos por todo o período em que estão no Jalapão. Em conversa com um integrante do ramo, foi-me dito que o maior custo dessas empresas são justamente os veículos. Seu próprio valor, depreciação, manutenção, combustível e condutor. Ele me explicou que a prática (que se transformou em hábito e cultura) de se visitar o Jalapão em períodos tão curtos pelos pacotes vem disso. Em 4 dias, faz-se todos os passeios, meio que encavalados (3, 4 por dia) para que o pacote fique viável em custo através do aproveitamento máximo do veículo.
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As picapes são muito menos confortáveis e não são muito utilizadas por essas empresas, mas ainda assim, existiam algumas Tritons (também de modelos antigos) prestando o serviço. Lá, só não vi Frontier (nem novas, nem antigas).
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Troller, TR4, Jimny e outros afins também abundam por aquelas bandas. Vi uma Discovery, um Compass, uma Tiguan Allspace e dois Renegades também (todos sofrendo). Aí se acabam os 4x4. Nas estradas principais também há dos valentes 4x2: Unos, Gols e Stradas. Os moradores de lá, em geral, não têm recursos para ter 4x4. Então aprendem a usar desses que aguentam o batidão (trocadilho providencial) e digo que se saem melhor neles do que alguns visitantes devidamente equipados. Motos também aparecem bastante.
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Dependendo do lugar, precisa-se não apenas do 4x4, mas do bloqueio também. E não aquele bloqueio que simula bloqueio, mas bloqueio mecânico mesmo. Travar tudo e pronto. Usei o 4x4H quase o tempo todo e o 4x4L algumas vezes. Fiquei preso uma vez. Fui passar por uma erosão em uma curva fechada e estreita e a roda da frente cavou ao terminar de subir. A picape “sentou” o chassi do lado que cavou e ficou. Tivemos que retirar terra por debaixo do chassi e usei pedras na traseira (era um aclive) para conseguir tracionar. Saí de ré. Depois subi pela lateral com certo esforço e passei pela vegetação. O entre-eixos longo tem suas vantagens e desvantagens.
Miranda_MG
21/01/2020, 12:18
O meu 4x4 e custos:
Fomos em uma Ranger em que uma (e preciosa) mudança são os pneus. Um pouco maiores que os de medida original, mas MUD. Com pressão mais baixa que a habitual, escorregava um pouco nos atoleiros e na areia, mas sempre ia sem problema algum.
Outra mudança que deve ser considerada é a reprogramação que, sem dúvida, influenciou positivamente o consumo. Não fiz por trecho, mas o global casa-Jalapão-casa ficou em 8 km/l. Sendo que 1/3 do deslocamento total foi em estradas de terra.
Levei 2 galões de 20 l cada por via das dúvidas e algumas ferramentas. Em um dos trajetos, a vareta que sustenta o capô aberto soltou do suporte e ficou batendo. Depois de um tempo, achando que era algo mais sério, fui lá ver a prendi novamente. A travessa que mantem a bateria presa por cima também soltou. Como troquei recentemente, acho que o parafuso não estava no fim de curso e afrouxou. Por sorte ainda estava lá e o prendi novamente.
Ainda não fiz a revisão pós-viagem da suspensão. Mas assim que acontecer, digo aqui qual foi o saldo.
Custos aproximados:
Diesel: R$ 2.500,00.
Hospedagem lá: R$ 2.300,00.
Hospedagem no caminho: R$ 600,00.
Alimentação (comidas e bebidas): R$ 2.000,00.
Passeios: R$ 600,00. Considerando também o da Serra da Catedral que caro (mas que vale demais!); representativo de metade desse valor.
Mais alguma manutenção que ainda talvez tenha que fazer.
Só para comparação, no esquema avião + agência, seriam uns R$ 4.000,00 de passagens BH-Palmas-BH e mais uns R$ 12.000,00 (considerando o nosso período mais extenso lá e 3 pessoas). Pesquisei por alto e, em um dos pacotes que promovem 6 dias no Jalapão para 3 pessoas, o valor fica perto dos R$ 3.500 para cada.
Ou seja, economizamos bastante. Claro, com as vantagens (e belezas) e desvantagens (e riscos) de se ir sozinho.
EdilsonStecca
21/01/2020, 17:10
Vejo estes relatos preciosos, mas acho que exageram um pouco.... Sei lá... Se for fazer os atrativos principais, qualquer 4x4 vai de boa, sem sofrimento e os 4x2 um pouco mais altos, como as duster da vida, vão também, com um pouco mais de sofrimento, salvo as dunas e talvez a cachoeira grande que fica entre ponte alta e Mateiros... Não senti falta de combustível, os postos são bem abastecidos, e baixei a pressão dos pneus para 26, isso sim é importante, já ficou de boa... Fui numa gv3 e sem problemas... Mas fiz os atrativos principais apenas... Lagoa do Japonês, fervedouros, formiga, prainhas de rio, etc....
diogofalcomer
21/01/2020, 20:27
Vejo estes relatos preciosos, mas acho que exageram um pouco.... Sei lá... Se for fazer os atrativos principais, qualquer 4x4 vai de boa, sem sofrimento e os 4x2 um pouco mais altos, como as duster da vida, vão também
Eu diria que depende... Depende da época do caminho, dos atrativos... Se for fazer as Dunas ( que eu recomendo, um dos lugares que mais gostei de lá é só 4x4 mesmo. ) Areia bem fofa, fácil fácil de atolar.
Pra mim lá tem 2 problemas, atolar e quebrar o carro, passei por carros com esses 2 problemas no mesmo dia. O trecho de ponte alta até mateiros judia bastante do carro e fazer 210km em um dia em uma estrada muito ruim é tenso de 4x4 imagino de 4x2. Então eu concordo que é possível realmente fazer o jalapão com carros normais na época da chuva... Na época da seca é loucura.
Miranda_MG
21/01/2020, 21:43
Boa noite, Edilson.
Aos preciosos relatos, os romances da vida! Hahaha... :dance: Do que valeria a experiência se não pudéssemos contar com algum romance?
Dá para ir de 4x2 lá sim. Nas principais, seco ou chuva passa. Com dificuldade, com alguma ajuda talvez. E não pode ter dó também. Por isso que a maioria do pessoal aluga. Aliás, minha opinião é a mesma dele: JALAPAO DE CARRO - DICAS ESSENCIAIS PARA UMA VIAGEM INCRIVEL por Ricardo Pocholo - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=VoZn2h3aQYE&list=PLukT-2IOuiTe3TPJJC39KVFuQy6g2Kilm&index=6&t=1065s). Aos 11'41" para ser mais exato. Pedra Furada chega, porque vi. Lagoa do Japonês chega também. Só como exemplos. :concordo:
Agora, como o Diogo falou, para alguns acessos eu apostaria que não. Aí não vai 4x2. Dunas, caminho "novo" da Formiga tenho minhas dúvidas, prainha da Mumbuca estava bem ruim o caminho, Lajeado depois que sai da principal (areia alta e fofa mesmo na época das chuvas) e outros.
Quanto aos 4x4, os mais urbanos e mais baixos vão sofrer mais. Também acho que até esses não vão em todo lugar; mas sem dúvida, muito melhor que um 4x2.
Quero voltar lá no inverno agora. Que aí consigo dizer o quão pior é em relação a janeiro.
Combustível é algo que me preocupa um pouco por causa do tipo de diesel (exigência do S10). Por isso levei extra. Mas para quem tem carro à gasosa ou flex, sem problema a princípio.
É isso!
Abraço,
Miranda
diogofalcomer
21/01/2020, 22:30
Pedra Furada chega, porque vi.
Miranda
Pedra furada eu acredito que só na chuva... Na seca,uma boa quantidade de areia fofa por mais de 2km kkk tava uma delicia pros 4x4
570658
Como da pra ver na foto, areia bem fofa, e fluxo de carro indo e voltando hehe Ótimo pra atolar
Miranda_MG
21/01/2020, 22:48
Meu post anterior apareceu quadruplicado. :screwy:
É, Diogo. Vi na época das chuvas. :lol:
EdilsonStecca
22/01/2020, 17:48
É.. Fui lá no início de 2019, mas ficou uma semana sem chover antes de eu ir.. Não era aquele areião, mas peguei trechos de 1km, calculo eu, na estrada entre Ponte Alta e Mateiros.... Então estava bem seco.... O carro sendo alto e a calibragem dos pneus estando afinada para este tipo de terreno, para as principais atrações, vai sim 4x2... Exceto as dunas e a cachoeira que fica nessa estrada que falei.... De Mateiros a São Félix a estrada é tranquila e de São Félix até sair no asfalto é uma estrada um pouco mais esburacada mas nada que paciência para ir devagar não resolva... As atrações como formiga, vila da mumbuca entre outros, encontrei a famigerada duster 4x2 por lá... Foi o único 4x2 que vi... Os renegades e outros considerados médios eram 4x4... Mas não vi a duster sofrer não. De resto eram pick ups ou as pajero full/sport... Nem jimny eu vi qdo fui lá... Nem gv3... A minha era a única. Fiquei uns 4 dias desde a lagoa do Japonês até sair no asfalto por São Félix.
Jorginho4100
22/01/2020, 21:21
É.. Fui lá no início de 2019, mas ficou uma semana sem chover antes de eu ir.. Não era aquele areião, mas peguei trechos de 1km, calculo eu, na estrada entre Ponte Alta e Mateiros.... Então estava bem seco.... O carro sendo alto e a calibragem dos pneus estando afinada para este tipo de terreno, para as principais atrações, vai sim 4x2... Exceto as dunas e a cachoeira que fica nessa estrada que falei.... De Mateiros a São Félix a estrada é tranquila e de São Félix até sair no asfalto é uma estrada um pouco mais esburacada mas nada que paciência para ir devagar não resolva... As atrações como formiga, vila da mumbuca entre outros, encontrei a famigerada duster 4x2 por lá... Foi o único 4x2 que vi... Os renegades e outros considerados médios eram 4x4... Mas não vi a duster sofrer não. De resto eram pick ups ou as pajero full/sport... Nem jimny eu vi qdo fui lá... Nem gv3... A minha era a única. Fiquei uns 4 dias desde a lagoa do Japonês até sair no asfalto por São Félix.
Alguém pra ir em Julho desse ano?
EdilsonStecca
23/01/2020, 12:53
Alguém pra ir em Julho desse ano?
Nah... Muito longe... Se fosse mais perto eu visitaria novamente em algum momento. Como é longe e eu já conheci, prefiro escolher outros destinos que ainda não conheco.
maurilio junior
24/01/2020, 16:28
Boa tarde meu grande amigo Lauro, parabéns pela viagem que é um sonho pra mim, e parabéns por compartilhar conosco a sua experiência na ida ao Jalapão, eu e meu pai temos planos de ir pra lá esse ano ou no próximo, vi você falando que encontrou uma discovery por lá, você acha que o veículo citado com rodas aro 21 teria muita dificuldade para andar nas estradas do jalapão?
Jorginho4100
24/01/2020, 17:58
Pedra furada eu acredito que só na chuva... Na seca,uma boa quantidade de areia fofa por mais de 2km kkk tava uma delicia pros 4x4
570658
Como da pra ver na foto, areia bem fofa, e fluxo de carro indo e voltando hehe Ótimo pra atolar
diogo, tb tenho uma TR4 e pretendo fazer essa viagem no meio do ano. A sua TR4 tem alguma preparação? A minha está com pneus Hankook ATR medida original.
diogofalcomer
24/01/2020, 18:13
diogo, tb tenho uma TR4 e pretendo fazer essa viagem no meio do ano. A sua TR4 tem alguma preparação? A minha está com pneus Hankook ATR medida original.
Instalei lift de 2" e proteções inferiores da caixa de tração, diferencial. Mas não precisa ter instalado para fazer jalapão não. Mas o lift é bacana.
Jorginho4100
26/01/2020, 10:42
Instalei lift de 2" e proteções inferiores da caixa de tração, diferencial. Mas não precisa ter instalado para fazer jalapão não. Mas o lift é bacana.
Obrigado Diogo!
paulo marcondes de almeid
28/01/2020, 13:31
Eu adoraria fazer um belo passeio 4x4, tenho um Renegade Trail Hawk e so passeio sozinho com minha esposa, todo final de semana agente fica procurando terra... estamos procurando parceiros em Campinas-SP para viajar ou para passeios de final de semana. Alguem sabe o endereço das reunioes do clube 4x4 em Campinas as quartas-feiras ??
rafa_jah
30/01/2020, 19:12
Oi Miranda, Sensacional!!!!
Me tira uma duvida por gentileza, porque vc foi de brasilia ate luiz eduardo magalhaes?
estou observando o mapa neste momento e percebo que praticamente é uma reta, tem algo a ver com a escolha deste caminho? a estrada é melhor? eu nao planejei por este caminho mas dependendo do motivo mudarei o trajeto.
obrigado mais uma vez,eu achei incrivel a sua descrição e os detalhes vc nao imagina o quanto me ajudou e como eu precisava de um relato assim para me tranquilizar, particularmente gosto de viajar bastante eu pego onda entao vou direto pro litoral mas nao passa de 3 a 4 hrs de viagem. A pajero nunca fez trilha, esta com os pneus normais para cidade o meu nao é mud, tenho receio de ser R18 quebrar amassar algo assim, enfim gosto muito e cuido do meu carro né nao pretendo pegar as batidas q vc disse q pegou ao alternar entre estrada de asfalto e de chao, quer dizer, eu espero que assim seja né rsrs, mas eu duvido. nao sei pilotar na areia, praticamente nao ligo o 4x4 nunca poucas vezes para ver se funcionava mesmo, no meu caso acendeu as luzes no painel pra mim ta funcionando rsrsrs tem alguma dica sobre isso? devo andar no 4HLc ou no 4LLc quando for areiao?? tenho cinta uma pá e um galao de 20l q eu vou levar vazio eu acho, esto na duvida se realmente precisa, li q fica cheiro de gasolina no carro e como lá e muito quente tenho minhas preocupaçoes sobre vapor de gasolina. A minha pajero so anda na aditivada, sabe me dizer se o combustivel é bom ou pro lado de la ou se é ruim? pela pouca informacao que li sobre isso a gasolina é muito cara, mas nao sei se é boa enfim onde q ta barato né?! tudo caro neste pais por isso q eu vou pro mato respirar um pouco de ar puro, sair dessa selva de pedras, pqp!! nao vejo a hora!!!
obrigado!!!!
diogofalcomer
30/01/2020, 23:13
Oi Miranda, Sensacional!!!!
Me tira uma duvida por gentileza, porque vc foi de brasilia ate luiz eduardo magalhaes?
estou observando o mapa neste momento e percebo que praticamente é uma reta, tem algo a ver com a escolha deste caminho? a estrada é melhor? eu nao planejei por este caminho mas dependendo do motivo mudarei o trajeto.
obrigado mais uma vez,eu achei incrivel a sua descrição e os detalhes vc nao imagina o quanto me ajudou e como eu precisava de um relato assim para me tranquilizar, particularmente gosto de viajar bastante eu pego onda entao vou direto pro litoral mas nao passa de 3 a 4 hrs de viagem. A pajero nunca fez trilha, esta com os pneus normais para cidade o meu nao é mud, tenho receio de ser R18 quebrar amassar algo assim, enfim gosto muito e cuido do meu carro né nao pretendo pegar as batidas q vc disse q pegou ao alternar entre estrada de asfalto e de chao, quer dizer, eu espero que assim seja né rsrs, mas eu duvido. nao sei pilotar na areia, praticamente nao ligo o 4x4 nunca poucas vezes para ver se funcionava mesmo, no meu caso acendeu as luzes no painel pra mim ta funcionando rsrsrs tem alguma dica sobre isso? devo andar no 4HLc ou no 4LLc quando for areiao?? tenho cinta uma pá e um galao de 20l q eu vou levar vazio eu acho, esto na duvida se realmente precisa, li q fica cheiro de gasolina no carro e como lá e muito quente tenho minhas preocupaçoes sobre vapor de gasolina. A minha pajero so anda na aditivada, sabe me dizer se o combustivel é bom ou pro lado de la ou se é ruim? pela pouca informacao que li sobre isso a gasolina é muito cara, mas nao sei se é boa enfim onde q ta barato né?! tudo caro neste pais por isso q eu vou pro mato respirar um pouco de ar puro, sair dessa selva de pedras, pqp!! nao vejo a hora!!!
obrigado!!!!
Rafa, Vou tentar te responder o mais brave possível.
Pode ir com pneus de rua pra lá, mas fique ligado e entenda como trocar os pneus pq pode ser que você precise trocar no meio do nada. Então treine antes. E use entre 20 e 24 psi quando for pra estrada de chão/areia.
R18 realmente é uma roda grande, mas se não me engano na FULL a altura do pneu é boa também, o que ajuda a absorver o impacto. Acho que a chance de quebrar é pequena, se andar na manha.
Lá tu não vai poder alternar estrada de chão com rodovia.
Use o 4HLc vc não precisa de usar a reduzida durante a viagem (4LLc). Você vai utilizar reduzida apenas no parque das dunas do jalapão se for visitar.
Leve a cinta/pá e o galão. Tem postos de combustível em todas as cidades. O meu tanque era muito menor e não precisei usar, mas em todo posto (independente do valor) encha o tanque.
Gasolina lá é de 6 reais e a qualidade deixa a desejar. Porém, não presenciei gasolina adulterada lá, rendimento igual a gasolina que abasteço em brasília. Como o fluxo de turista é alto o ano todo, a gasolina gira dentro do posto. não fica parada no tanque.
Miranda_MG
30/01/2020, 23:51
Vamos lá...
Oi Miranda, Sensacional!!!!
Me tira uma duvida por gentileza, porque vc foi de brasilia ate luiz eduardo magalhaes?
estou observando o mapa neste momento e percebo que praticamente é uma reta, tem algo a ver com a escolha deste caminho? a estrada é melhor? eu nao planejei por este caminho mas dependendo do motivo mudarei o trajeto.
Primeiro, por que ir até Brasília? Pois o menor caminho a partir de BH não passa por lá. Minha decisão foi, basicamente, pela oferta de hotéis e pela estrada que conheço melhor. A oferta maior de hotéis foi um critério de conforto e segurança, já que estava com meu filho pequeno na viagem. E a estrada conhecida, por um golpe de sorte, foi importante porque nesse dia choveu DEMAIS no caminho. De qualquer forma, até para comprovar essa história do menor x mais confortável caminho, na volta viemos direto, porque o tempo se tornou fundamental e porque não estava chovendo.
Mas respondendo a sua pergunta, a ideia inicial não era subir para Luis Eduardo. Mas saindo do hotel em BSB, tanto o Google Maps quanto o Waze "sugeriram" ir até lá. Como eles são alimentados em tempo real ou a partir de alguma estimativa baseada em históricos, imaginei que o caminho mais curto não estivesse, naquele momento, como o melhor também. Enfim, foi uma viagem sem sustos. Esses pouco mais de 200 km de retas que você vê no mapa são de estrada boa, com boa visibilidade e, embora com pista simples, com um bom potencial em se desenvolver velocidade. Eu realmente não sei te falar das qualidades e defeitos do outro caminho (já que nossa volta também foi por ela). Eu imagino que as estimativas de tempo desses aplicativos sejam baseadas em histórico de motoristas e nos limites de velocidade das vias. Na ida, eu não me recordo do tempo de volante (descontando as paradas), mas na volta, como exemplo, as 15 h entre Luis Eduardo e BH previstas de deslocamento foram reduzidas para 14 h considerando todas as paradas (com um almoço de 1 h talvez, lanches e abastecimento). Talvez umas 12 h efetivas na direção.
Suas condições são diferentes das minhas. Então acho que você deve pesquisar melhor entre os caminhos para tomar sua decisão.
obrigado mais uma vez,eu achei incrivel a sua descrição e os detalhes vc nao imagina o quanto me ajudou e como eu precisava de um relato assim para me tranquilizar, particularmente gosto de viajar bastante eu pego onda entao vou direto pro litoral mas nao passa de 3 a 4 hrs de viagem. A pajero nunca fez trilha, esta com os pneus normais para cidade o meu nao é mud, tenho receio de ser R18 quebrar amassar algo assim, enfim gosto muito e cuido do meu carro né nao pretendo pegar as batidas q vc disse q pegou ao alternar entre estrada de asfalto e de chao, quer dizer, eu espero que assim seja né rsrs, mas eu duvido. nao sei pilotar na areia, praticamente nao ligo o 4x4 nunca poucas vezes para ver se funcionava mesmo, no meu caso acendeu as luzes no painel pra mim ta funcionando rsrsrs tem alguma dica sobre isso? devo andar no 4HLc ou no 4LLc quando for areiao?? tenho cinta uma pá e um galao de 20l q eu vou levar vazio eu acho, esto na duvida se realmente precisa, li q fica cheiro de gasolina no carro e como lá e muito quente tenho minhas preocupaçoes sobre vapor de gasolina. A minha pajero so anda na aditivada, sabe me dizer se o combustivel é bom ou pro lado de la ou se é ruim? pela pouca informacao que li sobre isso a gasolina é muito cara, mas nao sei se é boa enfim onde q ta barato né?! tudo caro neste pais por isso q eu vou pro mato respirar um pouco de ar puro, sair dessa selva de pedras, pqp!! nao vejo a hora!!!
obrigado!!!!
Rafa, quanto aos pneus, o Diogo lembrou bem (ou nesse tópico aqui ou em outro, não me recordo) sobre o risco na roda se o perfil for baixo. Menor quantidade de borracha sujeitaria a roda a um esforço maior. Acho que indo de boa e tendo tempo e tranquilidade nos deslocamentos, você reduz essa chance. Quanto ao modelo, em quase todas as estradas existem caminhos mais tranquilos ao se passar por obstáculos. Basta avaliar. Minha sugestão é reduzir a pressão. Nos areais vai fazer muita diferença.
Quanto à tração, a reduzida é uma boa pedida também nos trechos em que você perceber uma maior exigência do conjunto câmbio-motor.Seria o seu 4LLc. Normalmente na areia e em trechos contínuos com muita lama.
Galão dentro do carro é um risco sim. Eu não faria. Se puder adaptá-lo em um bagageiro no teto, melhor. No meu caso, foi na caçamba. Acho que só em último recurso levaria dentro e, mesmo assim, com vidros abertos. Isso reduziria o risco do vapor, mas ainda assim manteria o de levar um inflamável lá dentro. :(
Quanto à qualidade do combustível, difícil demais falar disso. Ter, tem. Se é bom, é outra história. Mas, considerando que não seja, não acho que seja ruim o suficiente para dar problema em alguns poucos abastecimentos. Abstraia quanto a isso. Afinal, não vi ninguém reclamando disso por lá.
É uma viagem que vale muito a pena. Saí de lá querendo voltar.
Abraço,
Miranda
Miranda_MG
31/01/2020, 00:05
Grande chefe Maurílio!
Saudade de você, meu caro. Não tinha visto seu post.
Bem, a Discovery não é um veículo. É uma nave. A que eu vi lá estava andando tranquila. Mas não por incapacidade, mas acho que por dó de quem dirigia; em um terreno mais chato e com muita pedra (caminho para a Lagoa do Japonês).
Um perfil de pneu mais baixo vai exigir mais cuidado. Não só pelas pancadas já muito citadas, mas também pelas pedras nas laterais. Estou ficando velho, minha visão não é mais a mesma e passei por algumas que marcaram a lateral dos meus pneus. Algumas dessas marcas chegaram à metade do caminho entre a banda de rodagem e a roda. E você conhece meus pneus: além de um pouco mais altos, têm muita borracha na lateral (talvez até por isso também :pensativo:).
Enfim, não acho que seja impeditivo. Só ir com cuidado e aproveitar. Vocês vão curtir demais lá, embora já sejam conhecedores desse tipo de terreno e paisagens.
Abraço,
Miranda
Boa tarde meu grande amigo Lauro, parabéns pela viagem que é um sonho pra mim, e parabéns por compartilhar conosco a sua experiência na ida ao Jalapão, eu e meu pai temos planos de ir pra lá esse ano ou no próximo, vi você falando que encontrou uma discovery por lá, você acha que o veículo citado com rodas aro 21 teria muita dificuldade para andar nas estradas do jalapão?
maurilio junior
05/02/2020, 16:16
Grande chefe Maurílio!
Saudade de você, meu caro. Não tinha visto seu post.
Bem, a Discovery não é um veículo. É uma nave. A que eu vi lá estava andando tranquila. Mas não por incapacidade, mas acho que por dó de quem dirigia; em um terreno mais chato e com muita pedra (caminho para a Lagoa do Japonês).
Um perfil de pneu mais baixo vai exigir mais cuidado. Não só pelas pancadas já muito citadas, mas também pelas pedras nas laterais. Estou ficando velho, minha visão não é mais a mesma e passei por algumas que marcaram a lateral dos meus pneus. Algumas dessas marcas chegaram à metade do caminho entre a banda de rodagem e a roda. E você conhece meus pneus: além de um pouco mais altos, têm muita borracha na lateral (talvez até por isso também :pensativo:).
Enfim, não acho que seja impeditivo. Só ir com cuidado e aproveitar. Vocês vão curtir demais lá, embora já sejam conhecedores desse tipo de terreno e paisagens.
Abraço,
Miranda
Grande Lauro, saudade de você também meu amigo, sobre a viagem do jalapão, tive essa ideia de ir na discovery depois que vi em um grupo um rapaz de São Paulo que foi para o jalapão numa range rover vogue também com rodas aro 21, iremos analisar melhor se vale a pena ir na mesma ou iremos de ranger mesmo, que não tem o mesmo conforto mais trará mais confiança para percorrer esse paraíso chamado jalapão.
rafa_jah
22/02/2020, 22:29
Oi Miranda consegui executar muito bem a bordo da pajero v6 tudo roriginal so baixei a pressao quando necessario, gostaria de lembrar que passei os maiores medos da vida, peguei muita chuva mas muita mesmo nessa semana e semana passada(1 e 2 semana de fevereiro 2020) quando eu estava indo para mateiros peguei a pior chuva o carro nao chegou atolar mas confesso que tive muito medo era ja parte da tarde de tao forte o ceu praticamente escureceu, pra mim era um cenario novo a pista simplesmente acabou e comeca o chao batido mas foi somente medo mesmo de atolar e no caminho cansei muito mas no final das contas esse post do amigo miranda me ajudou completamente no meu planejamento e na execução tbm. nao atolei nenhuma vez pelo contrario nas dunas ajudei um pobre duster 4x4 q parou no meio da areia, essas trilhas inclusive formam umas valas mto profundas e se o carro nao for alto raspa o peito e o carro atola e da muito trabalho tirar o duster. aventura incrivel recomendo muito a qualquer um disposto a ir. me impressionei com o a disposição do carro, a força a robustez dessa pajero full, puta carro! me desculpem o palavriado mas do mesmo jeito q fui intacto eu voltei!! o carro nem se quer desalinhou... muitas pedras no caminho pancadas inevitáveis e o carro ficou inteiro minto, eu bati num morrinho de areia e o peito do carro que é original de aluminio deu uma entortadinha pra dentro mas bem de leve somente isso. havia percurso em que nao dava para passar de 20km/h pedras enormes impossibilitam desenvolver velocidade tem q ter calma mta calma, e falando do lugar, q natureza incrivel, espetacular, eu desejo que todo ser humano tenha a chance de conhecer esse lugar incrivel. gasolina mais cara paguei 6 pila, todos os postos tinham sem problemas, a qualidade é a pior de todas, por exemplo em sp so coloco aditivada e ele faz na cidade 6 e 5, lá com o combustivel pessimo fazia 5/6 na estrada. gastei em torno de 4mil reais de combustivel para sair de sp e percorrer o jalapao todo, passei por todos os fervedouros que existiam no mapa da pousada aguas do jalapão, gastei uns 20 reais em media por passeio, e detalhe é que essa epoca nao tem muita visitacao e aproveitei muito, ao inves de 20minutinhos nos fervedouros, passavamos horas, sem ninguem, o buriti fiquei por volta de duas ate q chegou alguem rsrs, incrivel sensacional vc passa um calor mas logo se refresca num lindo fervedouro ou numa cachoeira, na volta fiz chapada dos veadeiros, cachoeira santa barbara, araras, couro, dentro outras... uma semana no jalapão e outra nos veadeiros, nao vou desmerecer a chapada dos veadeiros mas acredito que é outra proposta, é mais caminhada e trilhas, no jalapao vc nao precisa andar nem caminhar em praticamente nada, gostei mais de la, claro nao so por este motivo. foram 4584KM percorridos. o carro marca no painel 7km/L a media desta viagem toda acredito que foi otimo a performance faria tudo novamente mas sem tanta chuva rsrs o unico fervedouro q eu nao achei legal foi o bela vista, havia chovido muito e ele estava marrom fiquei uma noite e nao consegui ve-lo bonito nem no outro dia era mta chuva mesmo puro barro vermelho o carro ficou uma imundice, poeria vermelha em todos os cantos, da uma dó do carro pior que teve um dia q eu tomei todas de noite e esqueci o teto solar aberto na chuva a noite toda o porta copos parecia uma piscina de manha achei umas valvulas na lateral q abre e escoa a agua. puta zica poeria mais agua dentro do carro pior cenario possivel nossa muitas historias pra contas parei por aqui. Miranda muito obrigado novamente foi de grande ajuda seu post. se precisar eu anotei muita coisa no diario de bordo e consigo passar mais detalhes pra quem vai de sp se acostume pq dependendo do caminho a estrada acaba mesmo. da uma sensacao de q estou pelo caminho errado so que nao, oque me salvou foi o gps garmin. parei fui!!!
pequijeep
20/05/2020, 16:22
Muito interessante o relato! Riquíssimo em detalhes.
Fui ao Jalapão pela segunda vez em fev/18, primeira vez dirigindo. (eu, pai e mãe, um cunhado - em sua L200 Triton daquelas das primeiras Triton - e um casal de tios.)
Na minha Ranger 3.2 4X4, cabine estendida, sem carga na caçamba. Fomos correndo pois meus tios estavam passando apenas alguns dias na casa dos meus pais e meu pai queria dar-lhes de presente conhecer o Jalapão.
Chegamos ao extremo de levar mais de 5 horas para percorrer menos de 200km, isso no dia de voltar. Cansados. E de noite. e eu havia torcido o punho esquerdo no dia anterior à viagem de ida (tive de ficar um dia sem dirigir e meu pai tocar a picape; pedi arrego no segundo dia de percurso pois piorou muito o edema). Os motoristas chegaram quebrados em casa...
A viagem foi bem corrida, mas não ruim por isso. Tirando a parte de dirigir lá um carro de câmbio manual com o punho torcido e simplesmente não termos a opção de descansar pois tinhamos hora pra chegar de volta em Palmas, aproveitamos bastante porque pudemos ir em época que não tinha nem feriado nem férias então estava tudo vazio.
Bem, sobre os carros.... obvio que estar numa picape facilitou nossa vida. Mas a bateção realmente irrita profundamente. Mas não é verdade que só chega-se lá de 4X4. Nós precisamos muito raramente de usar a 4X4 durante o percurso. Muita gente aqui se aventura com o carro que tem.... até Clio! e curte pacas. Quase sempre, esses vão na época das águas, quando as estradas estão mais firmes.
Mas sem dúvida que ter um carro com 4X4 hi e low te dá muito mais tranquilidade...
De qualquer forma, adorei o relato e eu mesma não conseguiria escrever nada tão bem detalhado. Eu, quando muito mostro fotos e vídeos e talvez uma cicatriz que ganhei hahahaha.
Espero que voltem mesmo, e que aproveitem ainda mais na próxima!
pequijeep
20/05/2020, 16:26
Curioso.....
Eu nunca fui nas dunas mas ouvi muitas histórias de quem já foi, quer seja moto quer seja carro.
Mas elas estão fechadas à visitação. Desde.... nem sei. Há anos não se pode mais entrar na área das dunas com veículo algum.
Reabriram as dunas? Porque as daqui não são como as do Ceará, onde se pode passear....
nao atolei nenhuma vez pelo contrario nas dunas ajudei um pobre duster 4x4 q parou no meio da areia, essas trilhas inclusive formam umas valas mto profundas e se o carro nao for alto raspa o peito e o carro atola e da muito trabalho tirar o duster. aventura incrivel recomendo muito a qualquer um disposto a ir. me impressionei com o a disposição do carro, a força a robustez dessa pajero full, puta carro!
pequijeep
20/05/2020, 16:31
Ah! Lembrei de outro detalhe: tanto na Ranger quanto na L200 Triton não usamos nem pneu mud (eu usava os Dueller que vêm na roda 18" da Ranger mais nova, havia comprado há um ano +- as rodas com pneus novos) nem A/T.
Não sei se é porque a gente aqui "é da roça" e vive enfiando o carro em terra, serra, areia, sei lá, abrindo cerrado, mas eu diria que é um passeio que, tendo atenção e dicas de alguém mais experimentado, até iniciante em off-road faz.
MAAAAAAASSS essa é a minha impressão. Para efeito de comparação, meu pai me ensinou a dirigir na terra/areia e não na rua...
Miranda_MG
20/05/2020, 21:54
Pequi,
Não se pode transitar com veículos nas dunas. Os areiões citados são dos 6 km de caminho da estrada principal até próximo das dunas em si, que é onde fica o estacionamento. De lá, mais uma caminhada até chegar nas dunas.
Abraço,
Miranda
Curioso.....
Eu nunca fui nas dunas mas ouvi muitas histórias de quem já foi, quer seja moto quer seja carro.
Mas elas estão fechadas à visitação. Desde.... nem sei. Há anos não se pode mais entrar na área das dunas com veículo algum.
Reabriram as dunas? Porque as daqui não são como as do Ceará, onde se pode passear....
pequijeep
25/05/2020, 11:00
Ah, então eu sei sim onde é! Andei por aquelas bandas....
Foi mal, eu sou um tanto literal e se alguém disser que foi nas dunas de carro eu entendo exatamente isso kkkkk.
Como eu estou aqui desde a época em que, realmente, as pessoas faziam trilha nas dunas, aí que fico literal...
Obrigada pela explicação. Espero que voltem e possam aproveitar mais das coisas que mais os agradaram.
Boa noite, estive no Jalapão e Serra Gerais em novembro de 2019. Relatei minha experiência no Linksys
Viagem Brasília -> Jalapão dias 08-06-2019 até 15-06-2019. - Página 3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/173175-viagem-brasilia-jalapao-dias-08-06-2019-ate-15-06-2019-a-3.html)
Espero voltar esse ano, se o corona deixar.
Miranda_MG
25/05/2020, 21:30
Espero voltar esse ano, se o corona deixar.
Talvez eu volte em janeiro também. Veremos.
Desafino4x4
03/07/2020, 13:41
Miranda
Estou aqui para o que precisar. Não consegui achar os outros tópicos que voce pediu
Jorginho4100
04/07/2020, 22:10
Miranda
Estou aqui para o que precisar. Não consegui achar os outros tópicos que voce pediu
O Jalapão ainda está fechado por causa do Corona? Alguma sugestão de alternativas ao Jalapão que não esteja fechado em julho?
Desafino4x4
06/07/2020, 23:30
O Jalapão ainda está fechado por causa do Corona? Alguma sugestão de alternativas ao Jalapão que não esteja fechado em julho?
Tudo fechado. Alguns poucos particulares até tentam funcionar, mas as cidades estão paradas. Não tem onde ficar e as vezes nem comer. Não vale a pena agora. Estão começando alguns movimentos de abertura, mas nada imediato.
Pessoal, estou planejando esta viagem para primeira semana de Janeiro, espero que o corona permita até lá.
Obrigado a todos pelas descrições detalhadas, fiquei tranquilo e agora tenho certeza que tenho experiência e viatura pra chegar lá, e voltar!!
Se der certo, volto aqui para postar minha experiência!
rabaiano
26/08/2020, 17:24
Primeiramente, muito obrigado pelo relato Miranda, muito completo!
Pessoal, sempre fui membro de clubes mas de carros de asfalto mesmo (Zetec Club, Focus Club e outros...)
Cheguei aqui por conta dessa viagem ao Jalapão que pretendo fazer em breve...
Como meu carro é muito baixo, a ideia é ir no carro da patroa mesmo, uma Ecosport Freestyle 4x2 mesmo.
A unica vantagem que a Freestyle tem em relação às outras é vir com pneu AT (Pirelli Scorpion), que vai me ajudar um pouquinho junto com uma calibragem mais baixa (Alguem me recomenda qual calibragem usar?).
A pergunta é... além do acesso às Dunas, tem algum lugar que realmente não é recomendado para um 4x2? Partindo do pressuposto que tenho noção de direção em areia/terra porque nasci no interior e aprendi a dirigir aos 13 numa pampinha indo pra fazenda do meu pai...
Fabiano, Boa noite. Tem muita gente q vai para o Jalapão de 4x2, principalmente no verão qdo chove bastante, pois a areia fica compacta.
Estive lá o ano passado , fiz serras gerais é Jalapão. Fui em novembro é peguei alguns dias de chuva. Nunca tinha visto tanta água descer, a estrada sumiu na minha frente.
Sobre vc ir de 4x2, não vejo problema, se tiver cuidado e respeitar os limites do veículo. Vc não vai entrar nas dunas, pois só é permitido veículo 4x4, mas da para ir a pé. Não aconselho vc ir até a cachoeira do lajeado ou pegar o atalho na cachoeira da velha, pois é só areia e extremamente isolado. Se garrar, vai esperar muito por socorro. Sucesso na aventura.
Estava pretendendo voltar esse ano, para fazer outros roteiros nas serras gerais é completar a volta até Novo Acordo, contudo, surgiu a possibilidade de ir para o Salar de Uyuni. Estou montando o roteiro atravessando pelo paso Agulhas Negras é subir para San Pedro do Atacama. Ainda estou construindo um sonho.
Esqueci, vc pode ter dificuldades também para acessar a pedra furada.
rabaiano
27/08/2020, 11:33
Esqueci, vc pode ter dificuldades também para acessar a pedra furada.
Legal! Muito obrigado pelas dicas! Vou evitar esses locais.
Devo ir no período ainda sem chuva... assim que reabrir o Jalapão que deve ocorrer em 05.10, nessa época ainda não chove (Embora esse ano ta bem esquisito, era pra estar um calor insuportável e estamos com 10º de madrugrada...) então ainda será com areia solta e muita poeira.
Meus pontos proibidos no momento então são: Atalho da Cachu da Velha, Pedra Furada e Cachu do Lajeado...
Salar de Uyuni deve ser muito show, um amigo foi de moto e as fotos são espetaculares. Boa sorte na aventura
Alo,
Estou indo nas férias de janeiro, Hilux 4x4 Pneu BFAT, guincho, Hilift e todo o resto que não sai de dentro da caminhonete. Encomendei um galão de 20L metálico para levar uma reserva de Combustível, já que a Hilux é Flex e consome bem.
Saio do RJ, por conta de mulher e filho devo levar 3 dias para chegar em Ponte Alta, depois Mateiros e São Felix. Na volta a ideia é apresentar Brasília para a família e depois casa.
Li o tópico todo e estou preparando o roteiro, dicas do que é imperdível são bem vindas e do que preparar da caminhonete.
Abraço
Miranda_MG
30/10/2020, 22:33
Oliver,
Notícias atuais: Jalapao: Governo faz novas restricoes e limita publico em atrativos turisticos | O TEMPO (https://www.otempo.com.br/turismo/jalapao-governo-faz-novas-restricoes-e-limita-publico-em-atrativos-turisticos-1.2402666)
Essa questão do acompanhamento por guias é antiga por lá. Gostaria muito que fosse apenas pelos motivos apresentados (que garantiriam um cuidado maior na preservação do Jalapão inclusive), mas temo que não seja apenas isso. Enfim, considere que essas restrições estarão vigentes em janeiro.
Sobre sua picape, não creio que precise de mais nada. Vai muito bem lá e sem surpresas. E sobre os três dias de ida, acho uma boa escolha. Se der, evite chegar à noite em Ponte Alta.
Você considera passar por outros locais ou vai se concentrar apenas no Jalapão? Pergunto porque há lugares bacanas "próximos" e que merecem visitas.
É possível que eu volte lá em janeiro também. Vamos ver como estarão as fronteiras daqui 2 meses, pois se ainda estiverem fechadas o Jalapão ganha mais força ainda.
Abraço,
Miranda
Alo,
Estou indo nas férias de janeiro, Hilux 4x4 Pneu BFAT, guincho, Hilift e todo o resto que não sai de dentro da caminhonete. Encomendei um galão de 20L metálico para levar uma reserva de Combustível, já que a Hilux é Flex e consome bem.
Saio do RJ, por conta de mulher e filho devo levar 3 dias para chegar em Ponte Alta, depois Mateiros e São Felix. Na volta a ideia é apresentar Brasília para a família e depois casa.
Li o tópico todo e estou preparando o roteiro, dicas do que é imperdível são bem vindas e do que preparar da caminhonete.
Abraço
rabaiano
16/11/2020, 16:20
Oliver,
Notícias atuais: Jalapao: Governo faz novas restricoes e limita publico em atrativos turisticos | O TEMPO (https://www.otempo.com.br/turismo/jalapao-governo-faz-novas-restricoes-e-limita-publico-em-atrativos-turisticos-1.2402666)
Essa questão do acompanhamento por guias é antiga por lá. Gostaria muito que fosse apenas pelos motivos apresentados (que garantiriam um cuidado maior na preservação do Jalapão inclusive), mas temo que não seja apenas isso. Enfim, considere que essas restrições estarão vigentes em janeiro.
Sobre sua picape, não creio que precise de mais nada. Vai muito bem lá e sem surpresas. E sobre os três dias de ida, acho uma boa escolha. Se der, evite chegar à noite em Ponte Alta.
Você considera passar por outros locais ou vai se concentrar apenas no Jalapão? Pergunto porque há lugares bacanas "próximos" e que merecem visitas.
É possível que eu volte lá em janeiro também. Vamos ver como estarão as fronteiras daqui 2 meses, pois se ainda estiverem fechadas o Jalapão ganha mais força ainda.
Abraço,
Miranda
Na reportagem que você mandou só faz referência à 3 atrações que teriam as restrições.
Exigir que se tenha guia é a coisa mais bizarra que podem fazer no Jalapão ou qualquer outra atração turística! Enfim, espero que seja revisto isso.
Eu acabei mudando de planos e deixei para conhecer o Jalapão em outro momento, tentei ir em Outubro mas estava tudo fechado. Algumas poucas atrações reabriram...
Miranda_MG
19/11/2020, 11:23
Conheço 4 pessoas que foram para lá. 2 há poucas semanas e 2 que estão lá ainda. Uma das que já voltou conseguiu fazer quase tudo sem guia. Precisou nas dunas e em um outro lugar do qual não me recordo. As outras 3 precisaram de guia 100%.
Mas aí vem a história de que talvez alguém disse que era assim e nem questionaram ou tentaram fazer diferente também, possivelmente. Vou ver com elas e aviso aqui.
Na reportagem que você mandou só faz referência à 3 atrações que teriam as restrições.
Exigir que se tenha guia é a coisa mais bizarra que podem fazer no Jalapão ou qualquer outra atração turística! Enfim, espero que seja revisto isso.
Eu acabei mudando de planos e deixei para conhecer o Jalapão em outro momento, tentei ir em Outubro mas estava tudo fechado. Algumas poucas atrações reabriram...
Boa noite pessoal!
Estou para ir ao Jalapão agora em Julho, vamos ver se consigo.
Queria aproveitar esse movimentado tópico para perguntar ao pessoal que já foi lá, e tem alguma experiência com rádio PY, quais as frequências que o pessoal usa por lá?
Em todos os relatos que li, não vi qualquer citação sobre PY, mas acho que é um equipamento sensacional para pedir ou dar ajuda! Especialmente em regiões remotas assim.
Rafa,
Vou com uma viatura igual a sua. Tem idéia do consumo de combustível lá no meio do Jalapão? Tô na dúvida se gasto com um galão de combustível extra, ou não.
Obrigado
Oi Miranda consegui executar muito bem a bordo da pajero v6 tudo roriginal so baixei a pressao quando necessario, gostaria de lembrar que passei os maiores medos da vida, peguei muita chuva mas muita mesmo nessa semana e semana passada(1 e 2 semana de fevereiro 2020) quando eu estava indo para mateiros peguei a pior chuva o carro nao chegou atolar mas confesso que tive muito medo era ja parte da tarde de tao forte o ceu praticamente escureceu, pra mim era um cenario novo a pista simplesmente acabou e comeca o chao batido mas foi somente medo mesmo de atolar e no caminho cansei muito mas no final das contas esse post do amigo miranda me ajudou completamente no meu planejamento e na execução tbm. nao atolei nenhuma vez pelo contrario nas dunas ajudei um pobre duster 4x4 q parou no meio da areia, essas trilhas inclusive formam umas valas mto profundas e se o carro nao for alto raspa o peito e o carro atola e da muito trabalho tirar o duster. aventura incrivel recomendo muito a qualquer um disposto a ir. me impressionei com o a disposição do carro, a força a robustez dessa pajero full, puta carro! me desculpem o palavriado mas do mesmo jeito q fui intacto eu voltei!! o carro nem se quer desalinhou... muitas pedras no caminho pancadas inevitáveis e o carro ficou inteiro minto, eu bati num morrinho de areia e o peito do carro que é original de aluminio deu uma entortadinha pra dentro mas bem de leve somente isso. havia percurso em que nao dava para passar de 20km/h pedras enormes impossibilitam desenvolver velocidade tem q ter calma mta calma, e falando do lugar, q natureza incrivel, espetacular, eu desejo que todo ser humano tenha a chance de conhecer esse lugar incrivel. gasolina mais cara paguei 6 pila, todos os postos tinham sem problemas, a qualidade é a pior de todas, por exemplo em sp so coloco aditivada e ele faz na cidade 6 e 5, lá com o combustivel pessimo fazia 5/6 na estrada. gastei em torno de 4mil reais de combustivel para sair de sp e percorrer o jalapao todo, passei por todos os fervedouros que existiam no mapa da pousada aguas do jalapão, gastei uns 20 reais em media por passeio, e detalhe é que essa epoca nao tem muita visitacao e aproveitei muito, ao inves de 20minutinhos nos fervedouros, passavamos horas, sem ninguem, o buriti fiquei por volta de duas ate q chegou alguem rsrs, incrivel sensacional vc passa um calor mas logo se refresca num lindo fervedouro ou numa cachoeira, na volta fiz chapada dos veadeiros, cachoeira santa barbara, araras, couro, dentro outras... uma semana no jalapão e outra nos veadeiros, nao vou desmerecer a chapada dos veadeiros mas acredito que é outra proposta, é mais caminhada e trilhas, no jalapao vc nao precisa andar nem caminhar em praticamente nada, gostei mais de la, claro nao so por este motivo. foram 4584KM percorridos. o carro marca no painel 7km/L a media desta viagem toda acredito que foi otimo a performance faria tudo novamente mas sem tanta chuva rsrs o unico fervedouro q eu nao achei legal foi o bela vista, havia chovido muito e ele estava marrom fiquei uma noite e nao consegui ve-lo bonito nem no outro dia era mta chuva mesmo puro barro vermelho o carro ficou uma imundice, poeria vermelha em todos os cantos, da uma dó do carro pior que teve um dia q eu tomei todas de noite e esqueci o teto solar aberto na chuva a noite toda o porta copos parecia uma piscina de manha achei umas valvulas na lateral q abre e escoa a agua. puta zica poeria mais agua dentro do carro pior cenario possivel nossa muitas historias pra contas parei por aqui. Miranda muito obrigado novamente foi de grande ajuda seu post. se precisar eu anotei muita coisa no diario de bordo e consigo passar mais detalhes pra quem vai de sp se acostume pq dependendo do caminho a estrada acaba mesmo. da uma sensacao de q estou pelo caminho errado so que nao, oque me salvou foi o gps garmin. parei fui!!!
Miranda_MG
14/05/2021, 15:27
Boa tarde, Nico.
Tem um tópico aqui no fórum sobre: Frequências usadas por jipe clubes do Brasil (https://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/179071-frequencias-usadas-por-jipe-clubes-do-brasil.html)
Mas nada do Tocantins. Acabei procurando por alto pelo Google e também não achei nada consistente.
Levei dois Baofeng (de alcance bem limitado) quando fui e até me serviram nos dias em que minha esposa não se aventurou em alguns passeios. Quando não usava, deixava no scan. Claro que é questão se sorte também, mas não escutei nada em mais de uma semana.
Abraço,
Miranda
Boa noite pessoal!
Estou para ir ao Jalapão agora em Julho, vamos ver se consigo.
Queria aproveitar esse movimentado tópico para perguntar ao pessoal que já foi lá, e tem alguma experiência com rádio PY, quais as frequências que o pessoal usa por lá?
Em todos os relatos que li, não vi qualquer citação sobre PY, mas acho que é um equipamento sensacional para pedir ou dar ajuda! Especialmente em regiões remotas assim.
Obrigado Miranda!
Vou levar por desencargo então..kkkkk
Boa tarde, Nico.
Tem um tópico aqui no fórum sobre: Frequências usadas por jipe clubes do Brasil (https://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/179071-frequencias-usadas-por-jipe-clubes-do-brasil.html)
Mas nada do Tocantins. Acabei procurando por alto pelo Google e também não achei nada consistente.
Levei dois Baofeng (de alcance bem limitado) quando fui e até me serviram nos dias em que minha esposa não se aventurou em alguns passeios. Quando não usava, deixava no scan. Claro que é questão se sorte também, mas não escutei nada em mais de uma semana.
Abraço,
Miranda
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