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amigos
alguem conhece o aparelho da www.aecautomacao.com.br e planatc.com.br( obd-bat) ? para não perder dados do carro quando troca de bateria? alguém conhece algum outro aparelho?
grato
Walter da Camper
09/01/2020, 12:51
Qualquer carregador de baterias, ou fonte de 12V, desde que seja ajustável, pode ser usado para evitar a perda das configurações durante a troca ou desligamento da bateria.
Deve ser ajustável porque não se deve mandar voltagem muito alta para o circuito elétrico do carro. Tem carregador que manda mais de 15V.
Se a fonte puder ser ajustada para algo entre 12 e 13,8V, pode usar sem problema algum. Basta ligar nos terminais da bateria.
Note que se a fonte for muito fraca, ou seja, abaixo de uns 10 amperes, não poderá acionar nenhuma função elétrica do carro enquanto estiver sem bateria, tipo trava de portas, vidro elétrico, faróis, etc... porque ao fazer isso, a voltagem da fonte vai cair abaixo de 12V e poderá ocorrer perda das configurações.
RicardoFLN
09/01/2020, 14:16
amigos
alguem conhece o aparelho da www.aecautomacao.com.br (http://www.aecautomacao.com.br) e planatc.com.br( obd-bat) ? para não perder dados do carro quando troca de bateria? alguém conhece algum outro aparelho?
grato
Ué, não dá pra colocar uma outra bateria em paralelo e fazer a troca?
Sds.
xibiu!!!
09/01/2020, 19:12
Ué, não dá pra colocar uma outra bateria em paralelo e fazer a troca?
Sds.
Com certeza isso pode ser feito sim.
E se fizer a troca da bateria com o motor ligado.Pode?
Walter da Camper
10/01/2020, 11:23
Com o motor ligado dizem que não pode porque há risco de queimar o regulador/retificador.
Não sei se isso procede, mas na dúvida melhor não arriscar.
Nas vezes que fiz a troca em auto-elétrico, eles ligaram carregador, ou a bateria nova em paralelo. Nunca foi feito com o carro ligado, o que seria até mais fácil para eles. Se não fizeram é porque não quiseram correr o risco.
E se fizer a troca da bateria com o motor ligado.Pode?
xibiu!!!
10/01/2020, 21:07
E se fizer a troca da bateria com o motor ligado.Pode?
Assim como já citou o colega Walter da Camper, não se deve jamais desconectar a bateria com o motor ligado e consequentemente com o alternador funcionando.
O que regula a carga do alternador e consequentemente a corrente (amperagem) e voltagem que sai do gerador é a bateria, estando ela em carga plena ou mesmo descarregada.
Mesmo estando a bateria totalmente descarregada, existirá uma resistência no circuito de controle do regulador de bateria.
Quando se tira o cabo da bateria com o motor funcionando o circuito regulador entende que a carga da bateria está "zerada" e irá habilitar instantaneamente a carga máxima do alternador, e por não estar conectada, o circuito do regulador não percebe a resistência do circuito da bateria, podendo gerar tensões que podem ultrapassar a tensão máxima (14,8 volts) do regulador, podendo ocorrer não só a queima do alternador, mas também a queima de placas eletrônicas e outros componentes mais sensíveis a picos de tensão.
Como sugeriu acima o colega RicardoFLN, pode ser usado um cabo "chupeta" e colocar outro veículo paralelo ao que vai trocar a bateria e conectar esse cabo chicote em ambos veículos, nos respectivos terminais (chicote) das baterias dos 2 veículos na hora da troca da bateria.
Reforçando a atenção de jamais inverter a polarização dos polos das baterias, sob sério risco de danos no circuito elétrico dos veículos.
Caro Walter quais marcas e modelos de carregador de bateria você recomenda de 12v? Ai a pessoa coloca as garras do carregador no cabo da bateria enquanto faz a troca pela nova? Agradeço
xibiu!!!
11/01/2020, 11:54
... Ai a pessoa coloca as garras do carregador no cabo da bateria enquanto faz a troca pela nova?
Cuidados ao carregar a bateria de um carro I Mecanica Facil - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=sJU1Uq9Q69E)
Jamais usar um carregador de bateira como alimentação elétrica provisória de um veículo com a bateria desconectada ao carregador.
Nem mesmo se deve carregar a bateria com a mesma conectada ao cabo de alimentação do veículo pois um carregador não tem estabilização na sua voltagem de saída (carga), podendo exceder bastante a voltagem de saída e "torrar" o sistema elétrico de um veículo.
xibiu!!!
11/01/2020, 12:38
Existem algumas fontes alimentadoras que são de tensão de saída estabilizada (12 volts), usadas por exemplo em rádios comunicadores (PX, PY) ou outros aparelhos eletrônicos de média potência, e que se permitem serem usadas para alimentação elétrica temporária do veículo, em troca de bateria para não corrermos o risco de perdermos a programação.
Essas fontes estabilizadas tem aproximados 10 amperes (ou mais) de potência.
Entretanto, como essas fontes não foram especificamente projetadas para este tipo uso, também existem restrições e cuidados que devemos ter para que no momento da ligação da mesma com o polos da bateria, e no ato da troca das baterias, não se deve acionar, nem deixar ligado componentes e acessórios do veículo como faróis, rádio, travas e vidro elétrico, etc...e sempre reforçando a recomendação da atenção de nunca se inverter a polarização dos terminais.
Walter da Camper
13/01/2020, 11:34
Para essa operação de troca é preferível que seja uma fonte ajustável ao invés de um carregador automático, para não ocorrer o que o cara do vídeo acima explicou.
Eu uso uma fonte da marca Usina, que tem um potenciômetro que permite ajustar a tensão de 11 a 14,4V estabilizada.
Basta ajustar em no máximo 13V para não ter risco de queimar nada.
As garras devem ser ligadas no cabo de bateria do veículo, tomando o cuidado para elas não escaparem durante a operação de troca.
Caro Walter quais marcas e modelos de carregador de bateria você recomenda de 12v? Ai a pessoa coloca as garras do carregador no cabo da bateria enquanto faz a troca pela nova? Agradeço
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