PDA

Ver Versão Completa : EXPLOSAO NO ESCAPAMENTO



Luciano R. Oliveira
02/02/2004, 10:29
:) Pessoal retirei o distribuidor do meu motor hiricane 6 cc, para dar uma geral pois estava todo enferrujado e sujo de lama, e não funcionava o avanço, fiz um desenho da posição dos cabos para segui-lo depois, porém, minha mulher jogou fora achando que era desenho do meu filho :? , um amigo me deu algumas dicas quanto a posição dos cabos, fiz a colocação conforme descrito (153624), contando a partir da hélice, joguei um pouco de gasolina no carburador e dei a partida, conclusão, deu a maior explosão (3 vezes) no escapamento e os visinhos chegaram correndo em minha casa achando que era tiro e eu fiquei surdinho.

Esta explosão ocorreu devido ao posicionamento do distribuidor ou foi pela possivel inversão dos cabos ? Deêm-me alguma dica por favor :roll:

leopoldo
02/02/2004, 10:37
A ordem de ignição está correta, mas o posicionamento no distribuidor não.

Tira as 6 velas, e a tampa do distribuidor, gira o motor na mão, quando o 1º pistão estiver comprimindo, pôe o dedo no furo da vela, voce vai sentir a pressão, aí na polia está próximo das marcações.

Gira um pouco mais até ficar no zero da polia com a seta.

Abre o distribuidor veja a posição doc achimbo e coloca o cabo da vela do 1º cilindro na posição ciorrespodente do cachimbo.

aí é só colcocar os outros cabos no sentido horário, ou seja, no sentido em que voce viu o cachimbo virar.

Aí fecha o distribuidor, é dar na partida e pegar.

kge
02/02/2004, 16:03
aí é só colcocar os outros cabos no sentido horário, ou seja, no sentido em que voce viu o cachimbo virar.


Só uma correção/dúvida:
Do willys é anti-horário, não é ?


[]´s.

KGE

leopoldo
02/02/2004, 16:46
olha o rotor do distribuidor girando quando você aciona o arranque.

Luciano R. Oliveira
03/02/2004, 07:17
:D Obrigado meu amigo Leopoldo, ontem infelizmente não tive a oportunidade de fazer o teste, muito obrigado pelo rápido retorno ! Hoje irei colocar em prática suas orientações. :P

Luciano R. Oliveira
04/02/2004, 12:21
:oops: Ontem tentei fazer o que foi sugerido, tirei a primeira vela (proximo a helice), girei a helice e quando percebi que existia pressão para fora usei uma chave de fenda para verificar a altura do pistão, voltei a helice de forma a deixar no ponto mais alto, ai vi a posição do rotor, desse ponto considerei o 1º cabo e segui a sequência anti-horaria 1 5 3 6 2 4, porém não tive sucesso, tentei adiantar e voltar a sequencia, porém só consegui estouros no escapamento e minha mulher reclamando do barulho :cry: Acredito que devo estar com algum outro problema :roll: Digam-me uma coisa, este procedimento de medir a altura do pistão é correta ? ou devo prender-me apenas a saída de pressão ?, pois nas duas formas a posição do rotor ficou diferente, caso alguém puder dar mais alguma dica, será muito bem vinda ! :wink:

leopoldo
04/02/2004, 13:11
Tire todas as velas.
Tire a tampa do distribuidor.
Peça para alguém dar um toque na chave de contato e veja como o rotor gira.
Ponha a ponta do dedo indicador esquerdo no topo do da rosca da vela do 1º pistão.
gire o motor pela correia até sentir a pressão subindo no dedo.
olhe na polia dianteira a marcação do ponto.
quando a marcação estiver no PMS, para tudo . Põe as velas. põe os cabos.
Solta a porca do distribuidor e gire o mesmo com a chave ligada. Quando voce ver uma faisca saltar no platinado , para tudo. Aperte a porca.
coloca a tampa no distribuidor com o cabo da 1º vela apontado no rotor.
monta a sequencia 53624 para o lado que vira o rotor.
o motor agora tem que pegar.

Se não, dá um toque.

só falta conferir a abertura do platinado.

Marcelo
04/02/2004, 16:04
...tirei a primeira vela (proximo a helice)...
Essa não seria a ultima vela?
O primeiro cilindro não é contado a partir do volante do motor para a hélice?

[s] querendo ajudar,

leopoldo
04/02/2004, 16:49
Não,

Isso é no FIAT, estamos falando de JEEP

Marcelo
04/02/2004, 22:12
Calma... só estava querendo ajudar. :? :?

Porque sei que alguns motores são do volante para a polia e outros vice-versa...

[s] humildes,

leopoldo
04/02/2004, 22:17
Tô carmo.

Não é o caso do jeep. Esse é normal.

Luciano R. Oliveira
05/02/2004, 07:33
:? Rapazes, estou com mão doendo de tanto girar aquela helice, segui todas as orientações, porém não consegui encontrar a marcação na polia, desculpem-me pelo incomodo, é que não tenho grande experiência com essa atividade :oops: Ontem tentei novamente, mas não consegui fazer funcionar, iluminei com uma lanterna e não vi nenhuma marca na polia, na parte de baixo onde o correia passa, tanto na parte interna quanto na externa, percebi que existe uma seta parafusada no bloco do motor, que acredito ser onde devo me basear. Quanto a regulagem do platinado, acho que está correta pois consegui fazer sair uma faisca conforme a orientação do Leopoldo, vou continuar tentanto com mais calma :P obrigado pela paciência ! :oops: P.S: com os de ontem já contabilizei 10 estouros e os visinhos já se acostumaram, a criançada não se acumula mais em frente minha casa ! :lol:

Luciano R. Oliveira
08/02/2004, 21:35
:D Rapazes, é com tremenda emoção que informo que consegui dar partida no meu jipe, agora ficou bala ! :) Mas com toda certeza sem a ajuda de vocês isso seria bem dificil, muito obrigado á todos que me ajudaram com toda a paciência do mundo ! :wink: um obrigado especial ao Leopoldo que passou a receita do bolo. Agora já posso dar umas voltinhas com ele. A cada dia fico mais contente com as pessoas que participam deste site. E acima de tudo, estou aprendendo muita coisa com vocês. Valllllleu ! :wink:

leopoldo
08/02/2004, 22:30
Parabéns pra voce que já conseguiu.

Só que ainda não acabou. Falta a regulagem fina. Com a lâmpada de ponto.

Na polia do motor, bem na frente, tem uma chapa de aço parecendo uma baita arruela.

É nela que está a marcação de ponto de ignição.

Girando a mesma, voce vai perceber uns risquinhos paralelos na borda externa. Lá deve ter alguma coisa tipo

5 IIII PMS IIII 5 IIII 10

Tem que colocar o ponto de 5 a 10 e tem uma seta metálica que alinha com esses números.

Você vê isso pelo lado do alternador, olhado para a lateral da polia.

Tá lá???

EduardoLang
15/04/2004, 12:16
Revivendo este tópico.........

Bem, hoje a noite vou tentar fazer o bichinho funcionar, trata-se de um BF do maveco 3000 6cc. Bem a sequência já sei (153624 anti horário). Agora fiquei com uma dúvida: O Leopoldo falou para ir girando a polia até ficar na marca de PMS. O que é PMS ( Ponto Morto de Subida ???) Bem na minha polia tem somente uns risquinhos e o número zero!!!!!

Minha pergunta é: Se eu retirar as velas, ir girando a polia com o dedo tampando o local da vela do primeiro cilindro até sentir a pressão do mesmo e olhar na posição do cachimbo e então a partir daí colocar a sequência dos cabos está correto???? Fiz um teste e quando a pressão começou a subir no meu dedo, olhei na polia e aquele indicador de metal estava bem próximo do número zero que nela está escrito. É isso mesmo????





sds

Luciano R. Oliveira
15/04/2004, 12:40
:D E aí amigão, tudo bem ? Quando tive esse problema na minha polia não tinha marca alguma, então fiz todo o processo que o Leopoldo passou, usei também uma chave de fenda bem fina, após colocar o dedo no furo da vela 1 e perceber que subia pressão, coloquei a chave de fenda e conforme ela chegava no limite considerei neste ponto o cabo 1, dai foi só colocar na sequência, na verdade parece bem simples, mas demorou pra caramba e até hoje os vizinhos tem como referência na rua a casa do Jipe amarelo que explode. Espero que dê tudo certo.
:wink:

EduardoLang
15/04/2004, 12:54
Grande!!!!!!!

Kra que barato heim???? Vc ser reconhecido de forma bastante originail heim??????

Bem, quando vc falou de ( no limite ) quer dizer que vc foi girando a bolia até que a pressão começou no dedo e continuou até que ela iniciasse o esvaziamento, ou seja a abertura da válvulo da escape????

Minha idéia é de fazer isso mesmo, vou girar a polia até começar a gerar pressão no dedo, então, continuo girando devagar até que eu perceba que caso eu gire mais um pouco ela começe a esvaziar. Então esse será o ponto do primeiro cilindro. Correto????

Bem, vou tentar fazer isso hoje a noite e assim que tiver uma resposta eu posto aqui!!!!!!

Será que meus vizinhos vão chamar a polícia????? Vai ser a noite! He he he he he será que vai dar tiro?????? he he he he


Muito obrigado e forte abraço,



Edu

Duda Lopes
15/04/2004, 15:06
Fala Lang, beleza??

E aí meu velho, tem novidades sobre sua reforma??

Quer dizer que hoje é o dia do motor funcionar (ou tentar fazer funcionar) rsrsrsrs.

Tendo novidades manda para nós.

Um grande abraco,

EduardoLang
15/04/2004, 15:31
Belezzzzzzzzzz..............

he he he he

Bem funcionar ele já funcionou antes de eu pintar mas como eu tive que desmontar tudo para pintar, vamos ver se o bichinho vai ou não roncar!!!!!!!!


he he he he he he he he


sds

Melancia
15/04/2004, 19:27
O que é PMS ( Ponto Morto de Subida ???) Bem na minha polia tem somente uns risquinhos e o número zero!!!!!

sds

Só para constar, PMS - Ponto Morto Superior, chegou na trave, mas a idéia é a mesma...
Tente verificar também se o risco do zero na polia está alinhado com um ponteiro colocado no bloco do motor quando vc detectar pelo metodo "chave de fenda" o PMS do primeiro pistão;... se isso ocorrer, depois fica muito mais fácil fazer o ajuste fino do com um pistola de ponto ou até eventuais novas empreitadas como troca de cabo e etc, pois basta alinhar as marcas para saber a posição correta no distribuidor do pistão 1.

Abraços

Melancia...

Luciano R. Oliveira
20/04/2004, 12:58
:) Desculpe-me pela demora ! Caso não tenha conseguido fazer funcionar é exatamente isso, coloque a chave de fenda quando essa chegar no ponto mais alto após a pressão, dai considere a primeira vela (junto a helice) ai é só seguir a sequência 153624 (nunca mais esqueço), no renascido das cinzas ficou com se indicasse 5 horas, espero que dê certo ! verifique tb a posição do distribuidor, faça a sequência que o Leopoldo sugeriu. :P qq coisa dá um gritão que o pessoal dá um help, SEMPRE !

P.S: Na dúvida coloque protetor auditivo, em vc e que estiver perto, meu filho até hoje reclama, diz que ficou surdinho ! :shock:

carrera_sp
20/11/2007, 01:12
E ai pessoal blz!!!!!!

Eu tb estou com o mesmo problema, após limpar o distribuidor o bichinho não queria pegar nem a pau....eu cheguei a fazer a sequência, porém eu acho que não fiz direito pq ele chegou a pegar porém estava muito fraco quase morrendo (isso é normal?)....uma outra pergunta....como posso fazer o ajuste fino sem as marcações na polia, pois pelo que vi o motor deve ter sido pintado e as marcações da polia não existem....?


Abraços....!!!!!!



Parabéns pra voce que já conseguiu.

Só que ainda não acabou. Falta a regulagem fina. Com a lâmpada de ponto.

Na polia do motor, bem na frente, tem uma chapa de aço parecendo uma baita arruela.

É nela que está a marcação de ponto de ignição.

Girando a mesma, voce vai perceber uns risquinhos paralelos na borda externa. Lá deve ter alguma coisa tipo

5 IIII PMS IIII 5 IIII 10

Tem que colocar o ponto de 5 a 10 e tem uma seta metálica que alinha com esses números.

Você vê isso pelo lado do alternador, olhado para a lateral da polia.

Tá lá???

Dic3
20/11/2007, 11:00
Estive lendo o topico e achei uma coisa interessante:

Verifiquei por curiosidade como esta a sequencia dos meus cabos de vela e o que encontrei foi: 1-3-5-4-6-2. O que me deixa intrigado é que o Jeep funciona perfeitamente.

Lucas Nassif
20/11/2007, 21:41
Estive lendo o topico e achei uma coisa interessante:

Verifiquei por curiosidade como esta a sequencia dos meus cabos de vela e o que encontrei foi: 1-3-5-4-6-2. O que me deixa intrigado é que o Jeep funciona perfeitamente.

Caro Dic3,

Sinto muito, mas isso aí é impossível.

Apenas o cilindro 1 que "tá no ponto"??
E ainda funciona PERFEITAMENTE???

Deve tá acontecendo alguma coisa:

:arrow: Ou vc confundiu os cabos;;-)
:arrow: Ou esse motor seu é um que tenha ordem diferente dos outros 6cc;:rolleyes:
:arrow: Ou o Jeep falha pra carai e vc acha que tá normal!! :mrgreen:

Brincadeiras a parte, mas...

não tem como um motor funcionar com 1 cilindro no ponto e os outros 5 invertidos. Um dia aqui que eu inverti 2 cabos o Jeep já ficou falhando bem, imagino desse jeito que vc falou.

Com essa ordem que vc disse, ou ele funcionava beeeeeeeeeem mal, ou nem pegava!

Mas se tá funcionando beleza, acho que vc deve ter cometido um equívoco na hora de conferir os cabos, não??:pensativo:

Abração,
Lucas Nassif.:concordo:

leopoldo
20/11/2007, 23:05
Carrera,

Ou a polia tem uma marcação numerada ou, um simples vinco, um pequeno recorte que indica a posição 0.

Agora, funcionava, vc resolveu mexer e daí deu caca ? tá mais parecendo abertura de platinado ou curto no condensador.

Tem que funcionar redondinho, sem explosões ou teimar em morrer.

Dic3
21/11/2007, 10:17
Caro Dic3,

Sinto muito, mas isso aí é impossível.

Apenas o cilindro 1 que "tá no ponto"??
E ainda funciona PERFEITAMENTE???

Deve tá acontecendo alguma coisa:

:arrow: Ou vc confundiu os cabos;;-)
:arrow: Ou esse motor seu é um que tenha ordem diferente dos outros 6cc;:rolleyes:
:arrow: Ou o Jeep falha pra carai e vc acha que tá normal!! :mrgreen:

Brincadeiras a parte, mas...

não tem como um motor funcionar com 1 cilindro no ponto e os outros 5 invertidos. Um dia aqui que eu inverti 2 cabos o Jeep já ficou falhando bem, imagino desse jeito que vc falou.

Com essa ordem que vc disse, ou ele funcionava beeeeeeeeeem mal, ou nem pegava!

Mas se tá funcionando beleza, acho que vc deve ter cometido um equívoco na hora de conferir os cabos, não??:pensativo:

Abração,
Lucas Nassif.:concordo:
Esse final de semana eu vou olhar de novo, mas garanto que nao estava bebado! auhauhauauah

Lucas Nassif
21/11/2007, 21:23
Esse final de semana eu vou olhar de novo, mas garanto que nao estava bebado! auhauhauauah

Hahahahah...vamo ver então o que vai dar!!

Vai la nas velas, marca o cabo do 1º cc e veja onde ele encaixa no distribuidor. Depois vai seguindo o resto NA ORDEM EM QUE GIRA O ROTOR.
Senão vc inverte tudo!!!:parede:

E tem maiss: Vc sabe que os cabos de velas ficam todos embolados, né? Então tem que ficar bem ligado na hora que for conferir, para não confundir os cabos!!

NADA DE CERVEJA NESSA HORA!!! :stop: :mrgreen:

Abrs,
Lucas Nassif.:concordo:

carrera_sp
23/11/2007, 23:46
Carrera,

Ou a polia tem uma marcação numerada ou, um simples vinco, um pequeno recorte que indica a posição 0.

Agora, funcionava, vc resolveu mexer e daí deu caca ? tá mais parecendo abertura de platinado ou curto no condensador.

Tem que funcionar redondinho, sem explosões ou teimar em morrer.

Fala Leopoldo beleza !!!!!

Pois bem, hoje finalmente eu consegui !!!!!!!!!!!!!!!

A marcação estava em um ponto sem tinta e meio enferrujado, só consegui acha-la após ter colocado o primeiro cilindro em PMS daí joguei uma lanterna tcharran ai estava a bendita marca.....
Viu o meu tem ignição eletrônica mas a sequência dos cabos está no sentido anti-horário, qndo estava no outro sentido não pegava mas nem fod....

Depois da polemica troca das velas, cabos de vela (ACCEL) e da bobina (ACCEL) percebi uma diferença satisfatória...

A todos os amigos da lama eu só tenho uma coisa a disser....


MUITO OBRIGADO !!!!!!!!!!