PDA

Ver Versão Completa : Duvidas sobre gaiola /motor/cambio/direcão



Redui
05/01/2020, 23:39
PRIMEIRO: queria saber o motivo do meu motor ap 1.8 estar aquecendo muito, para subir um morro de 700m ele aumenta 15 graus na temperatura isso que já foi trocado água e colocado aditivo
SEGUNDO: 3 marcha escapa, é só coloca ela e tirar o pé da embreagem e ela já pula, qual seria o problema ai, tem solução?
TERCEIRO: Quando eu ultrapasso os 40 50 km/h ela começa a bambear a direcão, isso pode ser por causa das folgas excessivas?
Aguardo retorno desde já grato

Flávio Cadore
06/01/2020, 01:43
Posta umas fotos da gaiola!

Redui
07/01/2020, 12:33
No momento não consigo fotos, mas poderia responder as perguntas, valeeu

Flávio Cadore
07/01/2020, 16:34
Aquecimento: pode ser que o radiador esteja mal posicionado, entra pouco ar nele...precisa um defletor de ar em alguns casos...por isso das fotos.
Segundo: já aconteceu comigo, o motor se mexe quando força e com o trambulador mal posicionado ele desengata a marcha.
Terceiro: pode ter alguma coisa errada com a suspensão, algum ângulo errado. Não sei que suspensão vc está usando e como ela foi instalada...por isso das fotos.

CAPT GOTTLIEB
12/01/2020, 16:43
Redui, gostaria de saber qual é a distância entre-eixos da sua Gaiola e também o cáster.

Mrberlin
21/01/2020, 23:37
Boa noite.
Queria tirar uma duvida , tenho uma brasilia preparada. Porem quebro a planetária diferencial 8x33 vou colocar um 8x35. So q o eixo q tava montado com reducao e curto. E o que tenho e longo. Posso modificar o eixo ? Nao vai quebrar por causa da reducao por ser mas longo?

Agradeco desde ja 🙏

Nelson Filho
22/01/2020, 08:01
Bom dia irmão:
"PRIMEIRO: queria saber o motivo do meu motor ap 1.8 estar aquecendo muito, para subir um morro de 700m ele aumenta 15 graus na temperatura isso que já foi trocado água e colocado aditivo"
Pode ser radiador em posição ruim, mal posicionado como disseram, muito comum e adaptações onde o AP não está na frente, pode ser bomba d agua com problema também e a somatória dos dois.


SEGUNDO: 3 marcha escapa, é só coloca ela e tirar o pé da embreagem e ela já pula, qual seria o problema ai, tem solução?
Cambio com trambulador movimentando + conjunto de luvas com desgastes, solução revisar com cuidado

TERCEIRO: Quando eu ultrapasso os 40 50 km/h ela começa a bambear a direcão, isso pode ser por causa das folgas excessivas?

Alinhamento, caixa de direção com folga, pivos e suspensão desgastada, distancia do entre eixos pneus que usa na frente.....Tenho uma Cronos Crotalus original e não dá para passar de 60km/h pq fica perigosa devido ao entre eixos mais curto, e o maior peso na traseira, frente leve... isso mesmo estando tudo certinho, imagina se tiver folga e desgaste na suspensão, definitivamente gaiola não é pra correr a não ser que seja preparada para isso.... abraços

CAPT GOTTLIEB
28/01/2020, 10:43
Bom dia irmão:
"PRIMEIRO: queria saber o motivo do meu motor ap 1.8 estar aquecendo muito, para subir um morro de 700m ele aumenta 15 graus na temperatura isso que já foi trocado água e colocado aditivo"
Pode ser radiador em posição ruim, mal posicionado como disseram, muito comum e adaptações onde o AP não está na frente, pode ser bomba d agua com problema também e a somatória dos dois.

SEGUNDO: 3 marcha escapa, é só coloca ela e tirar o pé da embreagem e ela já pula, qual seria o problema ai, tem solução?
Cambio com trambulador movimentando + conjunto de luvas com desgastes, solução revisar com cuidado

TERCEIRO: Quando eu ultrapasso os 40 50 km/h ela começa a bambear a direcão, isso pode ser por causa das folgas excessivas?

Alinhamento, caixa de direção com folga, pivos e suspensão desgastada, distancia do entre eixos pneus que usa na frente.....Tenho uma Cronos Crotalus original e não dá para passar de 60km/h pq fica perigosa devido ao entre eixos mais curto, e o maior peso na traseira, frente leve... isso mesmo estando tudo certinho, imagina se tiver folga e desgaste na suspensão, definitivamente gaiola não é pra correr a não ser que seja preparada para isso.... abraços

Nelson, já tive uma Cronus Crotalus e a distância entre-eixos era de apenas 1,80 m. O Fusca tem distância entre-eixos de 2,40 m e grande parte dos Buggies e Gaiolas tem distância entre-eixos ao redor de 2,15 m. Como a distância entre-eixos da Gaiola Cronus Crotalus era extremamente curta ela se tornou excepcionalmente manobrável e excelente nas trilhas. Porém tornou-se um veículo muito instável, extremamente perigoso, principalmente nas retas e acima de 50 Km/h. Além disso a Cronus Crotalus tinha uma suspensão traseira também problemática e tudo isto somado deixavam a Gaiola muito insegura acima de 50 Km/h. Era um off-road divertido e com bom visual, mas bastante inseguro.

Faço só trilhas leves e rodo muito na cidade e estradas vicinais razoáveis. Então me desfiz da Cronus e montei uma Gaiola num chassis Colella com distância entre-eixos de 2,17 m. Deixei o cáster entre 5 e 6 graus e agora posso rodar com ela a 80 Km/h sem problemas.

570708
Enorme diferença da distância entre-eixos entre um Fusca BAJA (2,40 m) e a Cronus Crotalus (1,80 m). Muitos Buggies e Gaiolas têm a distância entre-eixos encurtada em 25-30 cm e isto deixa estes veículos mais manobráveis e compromete pouco a estabilidade. Mas a Cronus exagerou, pois encurtou 60 cm!!!!!!!

Quando uma Gaiola se mostra instável deve-se sempre medir a distância entre-eixos e o cáster. Uma distância entre-eixos muito diferente do veículo original vai deixar o off-road muito instável. Um cáster próximo de ZERO ou NEGATIVO também deixará off-road muito instável e pilotá-lo será muito desagradável e perigoso.

CAPT GOTTLIEB
28/01/2020, 11:01
Minha Gaiola montada em chassis Colella, com distância entre-eixos de 2,17 m. Rodo com ela na pista a 80 Km/h e mostra-se bem estável. Já fui a 100 Km/h e ainda é estável, porém desagradável por causa do vento e da direção muito leve. Prefiro ficar nos 80 Km/h. Esta Gaiola também foi 3 vezes para Serra da Canastra e rodou muito bem por lá.

570709
Gaiola montada numa estrutura Colella (2,17 m entre-eixos).

Redui
28/01/2020, 15:45
Desculpa pela demora.
Mas respondendo, a gaiola tem entre eixos de 1,70 acho ela é alta até 40cm
Na frente uso pneus de trator
Como o radiador é atrás ela fica sem ventilação no radiador, mas pretendo desmontar o radiador abrir e limpar, alguém pode me explicar certo como faz isso?

Redui
29/01/2020, 08:54
Ta ai a foto

CAPT GOTTLIEB
29/01/2020, 11:47
Redui, conforme já postei a minha Cronus Crotalus tinha entre-eixos 1,80 metros. Na trilha era ótima, mas na pista, acima de 50 Km/h ela era muito instável. Acabei me desfazendo dela e montando outra Gaiola em chassis Colella, com entre-eixos de 2,17 metros e esta vai muito bem na pista a 80 Km/h. Acima disto o motor começa a berrar (subir de giro), pois uso uma relação coroa/pinhão 8x35 que é um tanto curta. Perco em velocidade, porém ganho na força e isto é muito útil para rodar na terra e no barro. Como a sua Gaiola tem 1,70 m de entre-eixos eu penso que esta é a principal causa de ser um veículo instável nas retas e acima de 50 Km/h. Todavia nas trilhas ela deve ser ótima.
Abraços,

Obs.: a foto da tua Gaiola não está visível.

Redui
30/01/2020, 15:09
Nas trilhas é ótimo, dificilmente pega em baixo, tambem não podemos descartar as folgas que ajudam heheheh, mas aproveitando o tópico, ontem estourou uma coifa da caixa, se eu tirar ela pra trocar vai sair todo oleo? Uso caixa de fusca e qual oleo colocar dentro oleo de motor serve? Não queria comprar outro hehehehe, valeeu

Nelson Filho
31/01/2020, 10:57
Nelson, já tive uma Cronus Crotalus e a distância entre-eixos era de apenas 1,80 m. O Fusca tem distância entre-eixos de 2,40 m e grande parte dos Buggies e Gaiolas tem distância entre-eixos ao redor de 2,15 m. Como a distância entre-eixos da Gaiola Cronus Crotalus era extremamente curta ela se tornou excepcionalmente manobrável e excelente nas trilhas. Porém tornou-se um veículo muito instável, extremamente perigoso, principalmente nas retas e acima de 50 Km/h. Além disso a Cronus Crotalus tinha uma suspensão traseira também problemática e tudo isto somado deixavam a Gaiola muito insegura acima de 50 Km/h. Era um off-road divertido e com bom visual, mas bastante inseguro.

Faço só trilhas leves e rodo muito na cidade e estradas vicinais razoáveis. Então me desfiz da Cronus e montei uma Gaiola num chassis Colella com distância entre-eixos de 2,17 m. Deixei o cáster entre 5 e 6 graus e agora posso rodar com ela a 80 Km/h sem problemas.
Enorme diferença da distância entre-eixos entre um Fusca BAJA (2,40 m) e a Cronus Crotalus (1,80 m). Muitos Buggies e Gaiolas têm a distância entre-eixos encurtada em 25-30 cm e isto deixa estes veículos mais manobráveis e compromete pouco a estabilidade. Mas a Cronus exagerou, pois encurtou 60 cm!!!!!!!

Quando uma Gaiola se mostra instável deve-se sempre medir a distância entre-eixos e o cáster. Uma distância entre-eixos muito diferente do veículo original vai deixar o off-road muito instável. Um cáster próximo de ZERO ou NEGATIVO também deixará off-road muito instável e pilotá-lo será muito desagradável e perigoso.

Capitão Gottlieb

Obrigado pela resposta! Eu coloquei um outro post mas ninguém ainda apareceu com a resposta, quem sabe o senhor não possa ajudar.
A minha a traseira esta "muito aberta", colocaram um adaptador para ficar mais alta, passa por qualquer obstáculo mas muito instável como é de se esperar e o senhor também mencionou.
Gostaria que ver umas fotos de como era o sistema original sem adaptação e estudar uns outros sistemas para saber o que eu poderia fazer.

Se o senhor tiver alguma ideia ou foto do sistema original da traseira seria de grande ajuda, de antemão agradeço, um grande abraço!

570829570830

Nelson Filho
31/01/2020, 13:59
*** Correção eu quis dizer que o as rodas estão fechadas, positivo demais, excessivo, queria modificar o sistema. abraços

Redui
03/02/2020, 10:20
Galera bom dia, desmontei o radiador pra fszer o tal do varetamento, e estou com problemas pra recolocar a tampar superior, cabeceira como queiram chamar, ela não desce, mesmo apertando ai as presilhas não dão curso pra apertar, entendem?

Redui
03/02/2020, 10:24
[QUOTE=Nelson Filho;2521138]*** Correção eu quis dizer que o as rodas estão fechadas, positivo demais, excessivo, queria modificar o sistema. abraços[/QUOTE
A minha tb é assim, é que eles regularam o facão da caixa muito pra cima, se regular um dois dentes mais pra baixo ela fica mais reta, mas ai perde altura

CAPT GOTTLIEB
03/02/2020, 12:53
Prezado Nelson
Vou tentar te mostrar as agruras que sofri com a minha Cronos Crotalus, ótima para trilhas e ruim para pista.
As figuras vão te ajudar mais do que as palavras.
O grave problema desta bela Gaiola são dois erros de projeto:

1- distância entre eixos de 1,80 m e portanto, 60 cm mais curta que o veículo original (Fusca). Isto foi exagerado, pois os Buggies são encurtados em 25 a 30 cm no máximo. A maioria dos construtores de Buggy mantem a distância entre-eixos entre 2,15 e 2,10 metros. Como a Cronos Crotalus ficou muito curta houve um enorme ganho de manobrabilidade (pode até fazer acrobacias em dunas) e uma enorme perda de estabilidade, principalmente na reta e acima de 50 Km/h. Assim ficou excelente para trilhas e ruim para pista.

2- para deixar a Gaiola mais macia e confortável desativaram as barras de torção da suspensão traseira e adaptaram uma mola helicoidal de FIAT UNO, com um amortecedor no meio. Isto poderia ser feito se tivessem usado a suspensão IRS, que a Volkswagen usou na Variant II e nas Kombis mais modernas. Este erro fez com que as rodas traseiras possassem ter algum movimento, alterando a convergência/divergência e agravando mais ainda a instabilidade da Gaiola. Era preciso ter usado o facão, porém trocado os semi-eixos por homocinéticas e colocado o "chifre" da IRS. Como não fizeram isto as rodas ao subir e descer em qualquer irregularidade da pista, mesmo pequenas, alteram a convergência/divergência das rodas traseiras agravando mais ainda a instabilidade. Na trilha a Gaiola Cronos Crotalus é o máximo e na pista é o mínimo e ainda por cima perigosa acima de 50 Km/h.

Na minha modesta opinião o problema não tem solução fácil nem barata. Ou talvez não compense tentar corrigir estes erros, pois ficaria mais caro o molho que o peixe! Mas para alguém essencialmente trilheiro esta Gaiola é maravilhosa e deve haver interesse (mercado). Também pode-se remontar a Gaiola, encompridando o chassis em 30 a 40 cm e retirando as molas helicoidais e retornando para a clássica suspensão traseira do Fusca, usando facão, barra de torção e semi-eixos. Aqui no fórum tem gente que entende disto muito mais do que eu. Sugiro trocar ideias com o Flavio Cadore e com o DigoBrasil.

Veja as fotos e tire suas conclusões. Se tiver dúvidas e eu puder responder é só me avisar. Boa sorte.

570856
Comparando a Cronos Crotalus com o BAJA percebe-se que a distância entre-eixos ficou exageradamente curta e isto criou um problema grave de instabilidade.

570857
Esta era a minha queridinha Cronos no dia em que a comprei. Foi uma pechincha, mas eu logo percebi que na pista era ruim. Visual muito esportivo, bonito e agradável para um Buggy-Gaiola.

570858 570859 570860
Minha Cronos me dando trabalho com a instabilidade e com a suspensão traseira, muito macia, mas com erro grave de projeto.

570861 570862
Outras Cronos muito curtas e com molas helicoidais na traseira.

570863 570864 570865 570866
Suspensão traseira com molas helicoidais funcionaria bem se fosse tipo IRS, mas com semi-eixos e facão agravou ainda mais a instabilidade. Tentei uma modificação no facão transformando-o num tirante. Melhorou um pouco, mas não resolveu. A 60 Km/h, na pista reta, parecia um burro bravo e tornava a Gaiola perigosa.
A última foto mostra uma Gaiola com suspensão IRS e molas helicoidais. Deve funcionar muito bem.

570867 570868
Encontrei esta réplica da Cronos Crotalus aqui no fórum e me deixou muito animado. Estava sendo montada pelo DigoBrasil, em Campinas e tinha um entre-eixos bem menos encurtado (2,10 m) e a suspensão traseira era a clássica do Fusca. Deve ter ficado muito boa, pois corrigiu os erros de projeto.

Sugiro ver aqui no fórum: https://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/144740-replica-cronus-crotalus.html

Depois de tanto tentar e não conseguir resolver a instabilidade acabei me desfazendo da Gaiola Cronos, que foi para as mãos de um trilheiro, que foi fazer bom uso dela. Montei uma nova Gaiola num chassis Colella. Distância entre-eixos de 2,17 metros e suspensão traseira clássica do Fusca. Já foi levada três vezes para Serra da Canastra, fez muito sucesso e teve um desempenho muito bom na terra e no barro. Para uso urbano é ótima também.

570869 570870 570871 570872

Eu gostava muito da minha Cronos Crotalus, mas sou idoso e não faço mais trilhas. Então achei mais interessante trocar.

CAPT GOTTLIEB
03/02/2020, 19:43
Nas trilhas é ótimo, dificilmente pega em baixo, tambem não podemos descartar as folgas que ajudam heheheh, mas aproveitando o tópico, ontem estourou uma coifa da caixa, se eu tirar ela pra trocar vai sair todo oleo? Uso caixa de fusca e qual oleo colocar dentro oleo de motor serve? Não queria comprar outro hehehehe, valeeu

Redui, a coifa de borracha do semi-eixo do Fusca impede que o óleo do câmbio-diferencial fique vazando conforme as engrenagens giram. Quando a coifa se rompe (rasga) começa a vazar este óleo. Mesmo que ainda haja bastante óleo na caixa é correto conferir e repor o que estiver faltando, após a substituição da coifa. Pode tirar a coifa rompida e trocá-la sem receio de vazar muito óleo do câmbio. Vaza sempre um pouco, mas nada preocupante.
O vazamento da coifa é sempre de óleo da caixa de câmbio-diferencial, nunca do motor. Como os dois tipos de óleo são muito distintos seria muito errado misturá-los. Eu costumo usar:
Óleo de motor SAE15W40 ou 20W50 (mineral para motor a gasolina). Geralmente é LUBRAX ou HELIX.
Óleo de câmbio SAE 90 GL5 LUBRAX

Sugiro ver BRAZIL BUG VW: Troca oleo da transmissao Fusca (http://brazilbugvw.blogspot.com/2012/12/troca-oleo-da-transmissao-fusca.html) (óleo de câmbio).
O Tonella tem um vídeo (youtube) muito bom sobre a troca da coifa do Fusca.

570885 570886 570887

Nelson Filho
04/02/2020, 15:22
Cpt Gottlieb

Obrigado pela resposta tão completa!
Realmente não existe o que reclamar da Crotalus na trilha, estou bem satisfeito em fora-de-estrada, acredite; ela pode deixar veículos off roads bem mais caros e modernos para trás, a minha tem 27cm de vão livre, pode passar onde alguns outros não conseguem, além de ser leve e rapidamente desatolável. É uma pena não ser tão boa no uso em medias velocidades, sendo assim, eu queria apenas melhorar o desempenho na cidade. Compartilho de suas observações e andei estudando bem o projeto entre o tempo das postagens, vou tentar um outro caminho, tentarei utilizar um compensador de cambagem da EMPI muito utilizado em fuscas de performance nos anos 60/70 nos EUA que manterá as rodas no ângulo vertical adequado, vamos ver, é tentar adquirir e testar... Se não funcionar vamos ao plano "B", abraços!

570894

Nelson Filho
04/02/2020, 21:42
Cpt Gottlieb,

Só uma dúvida; sua gaiola era um clone da Crotalus feita pelo Nil, certo? Mas tinha diferenças da original?
Eu não sei como ele fazia as gaiolas dele; a suspensão traseira era IDÊNTICA a da Cronos?
O tamanho das gaiolas do Nil eu sei que não eram os mesmos da Cronos pois tem um entre-eixo levemente maior em 3cm, então fico em duvida de como era a suspensão traseira que ele usou, da sua era igual, idêntica a essa da foto?
Abração!
570896570897

CAPT GOTTLIEB
07/02/2020, 09:25
Cpt Gottlieb,

Só uma dúvida; sua gaiola era um clone da Crotalus feita pelo Nil, certo? Mas tinha diferenças da original?
Eu não sei como ele fazia as gaiolas dele; a suspensão traseira era IDÊNTICA a da Cronos?
O tamanho das gaiolas do Nil eu sei que não eram os mesmos da Cronos pois tem um entre-eixo levemente maior em 3cm, então fico em duvida de como era a suspensão traseira que ele usou, da sua era igual, idêntica a essa da foto?
Abração!
570896570897

Nelson, bom dia!
A minha Cronos Crotalus foi encomendada para o Nil fazer em 2012, pelo seu primeiro dono. Ele pediu uma réplica idêntica. Ele me vendeu no final de 2016. A suspensão traseira é esta mesmo, com conjunto mola-amortecedor FIAT que infelizmente permite um pequeno movimento pendular do conjunto e isto é suficiente para permitir uma variação da convergência das rodas traseira, que agrava ainda mais a instabilidade da Gaiola que tem um entre-eixos exageradamente encurtado.
Já vi em algumas postagens este estabilizador de cambagem, mas não tenho experiência com isto.
Veja as fotos e tire suas conclusões.

570949 570950
Meu VW Buggy Menon que tive durante 17 anos. A distância entre-eixos era encurtada 30 cm e pouco alterou a estabilidade. Chegava-se a 100 Km/h numa boa estrada e sem problemas. Bem diferente da Cronos Crotalus que encurtou 60 cm!!!!

570951 570952
Uma Cronos Crotalus original. Muito curta e com suspensão traseira macia, porém "oscilante".

570953 570954
Minha Cronos Crotalus (cópia da original).

570955 570956
Neste dois esquemas pode-se comparar a suspensão traseira clássica do Fusca (facão, barra de torção e semi-eixos) com a suspensão da Cronos Crotalus, feita com mola helicoidal, amortecedor (FIAT) e tirante, ao invés de facão. Esta suspensão da Cronos está presa superiormente apenas com um parafuso e o semi-eixo é seguro apenas por um tirante, pois não existe mais facão nem barra de torção. Há um movimento pendular deste conjunto mola-amortecedor FIAT e isto permite uma oscilação da suspensão traseira, agravando ainda mais a instabilidade causada pelo entre-eixo exageradamente curto. Certamente se tivesse sido colocado uma suspensão IRS e trocado os semi-eixos por homocinéticas o resultado seria melhor, pois a IRS tem um facão e um "chifre" que segura as homocinéticas corretamente.

570957 570958 570959
Estes tirantes NÃO cumprem a função do facão e os semi-eixos conseguem "oscilar".

570960 570961 570962
Réplica da Cronos Crotalus "CORRIGIDA".

570963 570964
Gaiola montada em chassis Colella e com vão livre bem elevado. Suspensão IRS permite manter cambagem ZERO apesar da altura. Usa facão e barra de torção, mas poderia usar molas helicoidais. Na frente a suspensão Fusca foi elevada por manga de eixo sobrepostas.

Eu me desfiz da minha Cronos Crotalus com muita tristeza, mas como não faço trilhas ela não me servia. Porém é um ótimo off-road, embora com limitações para pista, acima de 50-60 Km/h.
Espero ter ajudado.
Desejo boa sorte para você.
570965

CAPT GOTTLIEB
09/02/2020, 09:57
Nelson, bom dia!
O VW- BAJA 1600 conserva o chassis do VW Sedan intacto. A distância entre-eixos é padrão 2,40 metros. Carro estável.
A Gaiola Colella usa chassis um pouco encurtado (23 cm) e entre-eixos é de 2,17 metros. Veículo estável.
A Gaiola Cronos-Crotalus tem um chassis muito encurtado (60 cm) e entre-eixos é de 1,80 metros. Este encurtamento tão exagerado é o maior responsável pela instabilidade do veículo na pista, acima de 50 Km/h. A meu ver a suspensão traseira inadequada não é a principal causa desta instabilidade e sim um importante agravante.
Fiz esta montagem fotográfica onde fica mais nítido a proporção (desproporção) do entre-eixos destes 3 veículos.

571001 571002

571003
Carro com distância entre-eixos longa e muito estável. Claro que um exagero irá criar dificuldades, como por exemplo para dobrar uma esquina (grande problema para limousines).

571004
Gaiola Cronos Crotalus com entre-eixos de 1,80 m. O encurtamento exagerado de 60 cm em relação ao carro original (VW Sedan) deixou a Gaiola extremamente ágil e manobrável, ótima para trilhas e dunas, porém muito instável na pista acima de 50 Km/h.

Nelson Filho
09/02/2020, 14:48
Olá Capitão
Sempre muito boas suas respostas, muito completas, obrigado!
Pelo que andei vendo a sua gaiola tinha algumas diferenças em relação a minha, apesar de ser parecidas não são idênticas, principalmente no tamanho. Não sei exatamente o que o fabricante fez na suspensão traseira deste clone q o senhor possuia ou se havia alguma diferença estrutural, no centro de gravidade em relação a Cronos, que dificultou difícil o acerto,mas a minha abaixei um pouco, ao nível que eu achei que deveria ser o original (sem os prolongadores retirando os), e coloquei pneus mais largos, 275, ficou bastante estável no asfalto e já se alcança uma velocidade bem razoável. O próximo passo será a instalação de um compensador de cambagem.
Bem por hora é só, no mais eu agradeço demais o papo e suas respostas muitos gentis.

Um grande abraço e até breve!

CAPT GOTTLIEB
11/02/2020, 22:46
Espero que este compensador de cambagem ajude.
Abs,