Conectar

Ver Versão Completa : Diferenciais SW4 1993 x 2013

Gaiolux
02/01/2020, 19:44
Olá Pessoal, a algum tempo comprei uma Hilux Sw4 2013 baixada, no qual fiz uma gaiola para trilhas pesadas, porem devido a falta de placa, estou pensando em um novo projeto. Acabei adquirindo uma Sw4 1993 e surgiu a seguinte duvida.

Qual diferencial dianteiro e traseiro é melhor :

O da 2013 ou o da 1993.

Este veiculo seria para trilhas pesadas. Agradeço a todos que puderem sanar a duvida para que eu comece o projeto.
Obrigado.

Floripage
14/01/2020, 01:10
Saudações nobre colega,
Posso te passar a seguinte experiência: Minha sw 2000/2000 TD vem com a relação 10X41.
Temos essa SW à seis anos praticamente, e logo nos primeiros meses já senti um som inadequado no diferencial trazeiro.
E , aos poucos ele foi se mostrando defeituoso quando começõu a vazar no retentor do pinhão. Abri, e ví que o rolamento grande do pinhão estava danificado, mas tambem a coroa e os dentes do pinhão já estavam com algumas faltas de pedaços, pequenos mais iriam prejudicar no futuro. Resolvi trocar todo o conjunto colocando um que fosse impecável e ao procurar me deparei com a diferença de relação, ou seja, de 2006 pra cima seriam 11X43, então consegui um de 2009 e coloquei. ficou impecável, porem estou já a 4 anos somente na trazeira pois acabei tirando o dianteiro, isolando bem as homocinéticas , retirei tudo todas as esferas e estou andando somente no trazeiro, que acabei por muitos afazeres relegando a colocação de um 11X43 na carcaça dianteira e montar. Acaba que na verdade nem posso dizer que estou me privando do 4X4, pois afinal havia usado poucas vezes pois o uso dela é muito restrito ao asfalto e urbano, com muitas viajens longas , o que melhorou um pouco de final, aproximadamente uns 350rpms à menos . Mas a reduzida funciona espetacular, já fiz cada coisa com essa reduzida, é muito bacana a reduzida. Enfim , o diferenciaal da 2000 é mais reduzido que a da 2009, o que no teu caso é mais interessante por ser mais curto.

Walter da Camper
14/01/2020, 19:15
... Mas a reduzida funciona espetacular, já fiz cada coisa com essa reduzida, é muito bacana a reduzida ...

Amigo, recomendo cuidado ao utilizar a reduzida em 4x2 pelos seguintes motivos:

TEORIA: a reduzida dobra o torque enviado aos diferenciais, porém em 4x4 esse torque é dividido entre os 2 diferenciais, semi-eixos, etc. Em 4x2 esse torque dobrado expõe o diferencial traseiro a um torque superior à sua capacidade. É por isso que a maioria dos veículos somente permite engatar a reduzida quando está em 4x4.

PRÁTICA: eu já esfarelei uma caixa satélite Dana44 fazendo trilhas em 4x2 usando a reduzida. Eu brincava de entrar no 4x2 até onde dava e só engatava o 4x4 quando não ia mais em 4x2. Numa subida íngreme cheia de pedras escutei o temido clac, clac, do diferencial indo pro saco.

Pode usar a reduzida em 4x2, mas tome o cuidado de não despejar toda a potência do motor nessa condição.