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Ver Versão Completa : URGENTE! CRV 2008 ELX - Rodas travadas - VSA aceso no painel



JEBMoraes
30/12/2019, 14:31
Prezados (as),

Alguém pode me ajudar compartilhando algum conhecimento ou experiência com este defeito.

Ocorrido: 8 horas com a CRV 4x4 2008 ELX totalmente travada na estrada, mesmo com câmbio na posição neutro, as rodas não liberavam, após vários contatos, uma pessoa que passava pelo local, me ajudou desconectando a bateria, segundo ele isso iria reinicializar o módulo da SUV, após 2 minutos depois de religada a bateria, ele pediu que eu virasse arranque. O carro voltou ao normal e eu consegui chegar em casa. PORÉM hoje o carro apresenta o mesmo problema, já troquei a bateria por uma nova, fiz o mesmo procedimento da estrada que resolveu e nada, continua travado. Alguém sabe o que pode estar ocorrendo, e como faço para poder destravar, nem que seja para colocar sob o guncho para levar ao conserto?

OBS: Nas oito horas tentei de tudo: ligar e desligar VSA, colocar carro no macaco para ver se todas rodas estavam realmente bloqueadas, etc. Só resolveu desligando e ligando a bateria.

Obrigado.

carlostorres
31/12/2019, 13:12
Pelo que entendi as 4 rodas estão travadas por atuação do freio. É isso mesmo?

Se for, aposto em algum problema no módulo do ABS. Veja se algum mecanico passa o scanner e ve se tem alguma falha. Outra opção, de quebra galho, é remover o fusível do ABS e torcer para liberar.

Não acho uma boa ideia andar desse jeito, até descobrir a causa e solucionar o problema, vai que resolver travar tudo na hora errada, aí ta feita a merda.

JEBMoraes
03/01/2020, 11:37
Olá Carlos, primeiramente agradeço a sua resposta.
Eu ontem solicitei a um mecânico realizar o diagnóstico, o escaneamento não apresentou nenhuma falha no sistema eletrônico e elétrico do auto, porém, descobrimos que o líquido do freio esta sujo e que deve ser trocado, o que é estranho é que mais uma vez eu deixei a bateria desligada por 24 hs e os freios liberaram, porém após religá-la andei dentro da garagem para frente e para trás e observei que não estavam totalmente livre as rodas, quando o mecânico chegou pedi para ele testar, então ele freio com mais força e voltou a travar de novo. Eu comentei sobre a bateria e a relação em destravar quando desligada ele então tirou fora uma placa eletrônica que fica junto a bomba do ABS e pediu que eu deixasse em neutro o câmbio, na tentativa de ver se destravaria as rodas, mas não ocorreu. O mecânico acha que pode ser um excesso de pressão na linha ocasionado por algum bloqueio no sistema devido alguma sujeira, ou falha de algum componente mecânico, como ele estava limitado de ferramentas, pois veio até minha casa com a intenção de passar o scanner, ele pediu que eu levasse na segunda-feira até a oficina para ele poder sangrar o líquido de freio velho, limpar e colocar líquido novo, e tentar ver o que esta acontecendo com as pinças do freio que não liberam as rodas, mesmo na posição neutra do câmbio. Meu desafio agora é tentar desbloquear as rodas para poder colocar na plataforma do guincho. Vou tentar desligar de novo a bateria, embora ele tenha me dito que não tem relação, mas foi só o que consegui fazer até agora que libera as rodas mesmo que momentaneamente. Mas ainda não achamos a causa raiz.

JEBMoraes
03/01/2020, 11:41
Carlos, a ideia do fusível do ABS eu não tentei ainda, é muito difícil identificar qual é o fusível? Onde me trás a informação ou mapa com identificação do fusível? Eu rapidamente folhando o manual da CRV não encontrei nada. Obrigado.