Conectar

Ver Versão Completa : Hilux SW 4 2007, com trepidação na direção quando passo em piso irregular

Pedro Luiz Marcondes
29/12/2019, 20:34
Boa noite, sou novato no 4X4 Brasil, sou do RJ, tenho uma SW4 2007, automática, ela está apresentando uma trepidação na direção quando passo em pisos irregulares. Levei o carro em uma Oficina especializada em Direção Hidráulica, lá disseram que há uma folga na "coluna inferior da Direção". Alguém pode me ajudar com alguma orientação ? Obrigado.

MarcusNC
30/12/2019, 15:57
A minha também é 2007 diesel e faz a mesma coisa.
Já fiz de tudo,troquei todas as buchas,pivôs,amortecedores,caixa de direção,rodas e pneus,balancei e alinhei em vários lugares e continua a mesma coisa.
No asfalto regular pode andar a 180 que não trepida nada,chegou em um asfalto irregular a direção treme e chega a perder aderência.
Parece que da shimi e a frente chega a sair em curvas com piso irregular.

ALVARO ANGELO
31/12/2019, 09:41
A minha também é 2007 diesel e faz a mesma coisa.
Já fiz de tudo,troquei todas as buchas,pivôs,amortecedores,caixa de direção,rodas e pneus,balancei e alinhei em vários lugares e continua a mesma coisa.
No asfalto regular pode andar a 180 que não trepida nada,chegou em um asfalto irregular a direção treme e chega a perder aderência.
Parece que da shimi e a frente chega a sair em curvas com piso irregular.

Tenho uma Hilux 2006 que apresenta os mesmos sintomas. Se o piso for muito irregular do tipo costeletas de vaca fica quase impossivel segurar o volante. Até hoje não consegui resolver o problema também.

MarcusNC
31/12/2019, 10:29
Eu andei vendo a possibilidade de adaptar um amortecedor de direção nela,não vai ser fácil por conta de espaço,mas assim que sobrar um tempo vou tentar fazer.
Outras coisas que pretendo fazer são molas para Sw4 blindada e amortecedores melhores tipo Rancho ou Bilsten pra ver se a suspensão mais firme ajuda também.
Esse problema tira muito da segurança do carro.

Pedro Luiz Marcondes
15/01/2020, 14:04
Boa tarde, estive na Concessionária Toyota RODOBENS, aqui no Recreio dos Bandeirantes, RJ, foi orientado sobre a trepidação na direção opós carro ser analisado no elevador. HÁ UMA FOLGA NA PEÇA "INTERMEDIÁRIO DA DIREÇÃO, NO MERCADO LIVRE TEM VÁRIOS NOMES para essa peça. ( Cruzeta da direção, braço intermediário da direção e coluna inferior da direção ) preço da peça nova original R$ 600,00. Vou comprar e instalar, voltarei aqui com mais informes após a instalação. Se alguém tiver um contato com ZAP, posso enviar as fotos da peça e do serviço. Abraços.
Tenho uma Hilux 2006 que apresenta os mesmos sintomas. Se o piso for muito irregular do tipo costeletas de vaca fica quase impossivel segurar o volante. Até hoje não consegui resolver o problema também.

MarcusNC
22/01/2020, 17:50
Opa
A minha também está com folga nessa peça.
Vou procurar solucionar pra ver se resolve.
Outra dica que me deram esses dias foi caster diferente entre as rodas,um conhecido de grupo corrigiu na dele e praticamente anulou o problema.
Vou levar no alinhamento e conferir junto com o alinhador que muitas vezes não faz por preguiça.

Pedro Luiz Marcondes
27/01/2020, 20:15
Boa noite Amigos, estive novamente na Concessionária Toyota Rodobens, Recreio dos Bandeirantes, RJ, falei diretamente com o Chefe da Oficina, CLAUDIO, passei para ele sobre a "folga" na peça Intermediário da Direção ou cruzeta, ele disse que essa peça possui uma folga natural e que o problema da vibração na direção é outro. Ele balançou o pedal do freio e verificou que há uma folga no parafuso de fixação do pedal onde tem uma bucha, ele retirou uma parte do painel, abaixo do volante e outra parte onde fica os botões do comando elétrico dos retrovisores para ter acesso ao parafuso, usou uma chave de estria 14 ou 15 e apertou o parafuso, a folga desse parafuso, reflete como vibração na coluna de direção. Acabou o problema !!! Passo em qualquer piso e não percebo mais nada. Fica a dica para os Amigos. Não aperte muito para não prender o pedal do freio. Abraços !!!

Opa
A minha também está com folga nessa peça.
Vou procurar solucionar pra ver se resolve.
Outra dica que me deram esses dias foi caster diferente entre as rodas,um conhecido de grupo corrigiu na dele e praticamente anulou o problema.
Vou levar no alinhamento e conferir junto com o alinhador que muitas vezes não faz por preguiça.

Carter
22/04/2020, 01:42
Boa noite Amigos, estive novamente na Concessionária Toyota Rodobens, Recreio dos Bandeirantes, RJ, falei diretamente com o Chefe da Oficina, CLAUDIO, passei para ele sobre a "folga" na peça Intermediário da Direção ou cruzeta, ele disse que essa peça possui uma folga natural e que o problema da vibração na direção é outro. Ele balançou o pedal do freio e verificou que há uma folga no parafuso de fixação do pedal onde tem uma bucha, ele retirou uma parte do painel, abaixo do volante e outra parte onde fica os botões do comando elétrico dos retrovisores para ter acesso ao parafuso, usou uma chave de estria 14 ou 15 e apertou o parafuso, a folga desse parafuso, reflete como vibração na coluna de direção. Acabou o problema !!! Passo em qualquer piso e não percebo mais nada. Fica a dica para os Amigos. Não aperte muito para não prender o pedal do freio. Abraços !!!

Interessante. A vibração surgia em qual velocidade?
Na minha aparece entre 100 e 120km/h, mas às vezes não vibra. Atualmente piora quando piso no freio.

Se for possível tira uma foto do local que foi desmontado.

kenneygouveia
23/12/2021, 16:24
Olá amigo...estou com o mesmo problema...conseguiu resolver? se positivo..por favor me passa a dica aí!