PDA

Ver Versão Completa : Vale apena comprar um JPX?



Rangel Cesar
23/05/2006, 17:28
Olá galera!!
Eu tenho um NIVA, que me atende até bem, porém pintou a oportunidade de "pegar" um JPX e dai surgiram várias dúvidas ao ler os tópicos relacionados a este jeep aqui no forum.
O JPX que me foi oferecido esta com o motor batido e a pintura muito feia ele é ano 95 e o senhor que nele 10mil + a documentação atrasada R$1.200 daí surge a dúvida vale a pena?? :?:
1-Acha peças facil pro JPX (estou em Belo Horizonte) no brasil a fora? :P
2-Quando fica pra retificar o motor XUD original?? alguém te ideia?? :pensativo:
3-Vale a pena colocar motor AP? é uma facil adaptação? :concordo:
4-Quanto ficar pra motor um outro motor diesel? :cry:
5-a redução dele é boa mesmo ou é meio fraquinha como a dos suzukis..? :lol:
Abraços e aguardo a ajuda de vocês!! :)
Rangel César
Niva Barão Vermelho

leogc
23/05/2006, 18:27
Fala Rangel,

Perguntas difíceis essas suas...

Eu to reformando meu jota com motor XUD e está sendo relativamente fácil achar as peças. Mas existem peças que são meio difícei de conseguir....

A reduzida do jota é muito boa...

Em relação a valer a pena reformar o XUD, há controvérsias. De uma olhada aqui no fórum pq isso já foi amplamente discutido...Apesar de estar reformando radicalmente meu XUD (agora super XUD), eu ainda tenho dúvidas se isso vale a pena.

pelo que sei, o problema dos AP's é que estão em alta no mercado tunning. então eu achei esses motores meio caros.

existem outras milhares de adaptações, perkinho, opala, astra e etc...a mais barata com certeza é a do opala....

os motores diesel, eu andei cotando e o mínimo que achei foi 7 contos. mas agora devem estar mais baratos uma vez que com a nova regulação de meio ambiente, para se trocar um carro de gasolina/alcool pra diesel, só se for eletronico. então os motores mais antigos devem estar caindo de preços....

conclusão: tudo depende de qto vc tem, do uso do seu carro e do que vc realmente quer...

abs

Martin Melcop
23/05/2006, 19:56
Rangel,

como proprietário vou responder se vale a pena.

Meu carro já me deu mais dor de cabeça do que qualquer coisa e mais despesa também, mas eu adoro o meu JPX, como o Leo eu estou acabando de "refazer" o meu carro agora e digo ele está MUITO bom.
O meu está original no quesito motorização e todo o resto, unica coisa diferente nele é que está com pneu 32''.

[]s

Rangel Cesar
23/05/2006, 20:19
Vamos falar em valores...
Quanto fica para retificar o motor XUD ou deixá-lo com um super XUD??
Quais são as peças dificeis de serem encontradas??
Qual é o diferencial ideal para o JPX?

Rangel Cesar
23/05/2006, 20:26
Meu NIVA em já gastei uma grana nele, mas eu também uso o carro no dia a dia apesar de ter uma moto, mas em dias de chuva e finais de semana quem roda e o nivinha..Além do mais ja gastei no niva quase o valor dele e mesmo assim ele não proporciona o conforto que acho que o jpx pode me dar..Acho (pelo que leio) que vou gastar menos em combustivél no JPX a diesel em relação ao niva pois ele fa 7,5 Km/L acho que o mesmo que o JPX faz com diesel que é bem mais barato...A manitenção do Niva é barata em alguns aspectos mais em outros ta osso também..
Antes gastar em um carro a diesel do que em um a gasolina.
O niva tem lá seus pros, afinal não é qualquer jeep que leve como ele e tem reduzida e bloqueio...em termos de trilha só mais o niva que os suzukis...
Outra opção a diesel foi o javali, mas acho que esse deve ser mais "probrematizado" que um jpx!!

leogc
23/05/2006, 22:20
Salve Rangel,

Com motor eu gastei para fazer o super xud até agora cerca de 5 paus...mas ainda faltam algumas coisas (que não são imprescindíveis, mas quero aumentar a potencia do XUD). Minha opção se deu por dois motivos: 1) o animal da retífica já tinha retificado o motor antes de eu aprovar o orçamento (eu não tava afim de brigar). 2) para trocar de motor ia gastar quase 10 paus e seria sempre uma adaptação...atualmente, acho que a adaptação de um motor de opala a melhor, apesar de que, no meu caso, teria que trocar de caixa...além do consumo que é animal.

Na lista do clubedojpx@yahoogrupos.com.br tem sempre gente vendendo XUDs inteiros...as vezes vale a pena pelo preço...vc gasta mais uma mixaria para colocar o carro para andar...se não abusar. creio que ele dure bastante.

Creio que as peças mais difíceis de se achar são, principalmente, as de acabamento. O restante é igual a de algum outro carro...se quiser ver com mais detalhes veja o site do Getúlio, mundo jpx.

Ao contrário do que dizem por aí, para a configuração original do JPX os eixos são muito bons (existem algumas dificuldades de se conseguir algumas peças, mas nada que não se possa "inventar"). a relação também é boa...mas é um carro lento, principalmente para andar na estrada.

O consumo dá até menos...com pneus originais e andando na maciota, dá para fazer até 11-12 km/l na cidade.

gastar uma grana!?? se não quer gastar compre outro carro...(sem ser um jeep)...acho que se der uma boa revisada no carro ele não dará muita dor de cabeça.

Eu nunca andei de niva, mas já os vi fazendo miséria nas trilhas. Mas o bloqueio dele é no diferencial central. ele bloqueado é como um suzuki ou um jpx com o 4x4 ligado.

Eu pessoalmente não conheço o javali (só vi um, uma vez), mas a fama dele não é das melhores.

se ainda tiver umas dúvidas, compre o dvd do JPX que tá a venda aqui no forum....vc compra um jpx na hora.

uma coisa é boa...leve um super mecanico para ver esse carro...e, pelo que andei vendo, esses carros com muitos problemas são sinonimos de $$$ e paciencia.

qq coisa vai perguntando aí...

abs

Rangel Cesar
24/05/2006, 10:17
Aqui em BH consigo um Santana 92 sucatateado porém com a caixa e motor 1.8 sem danos por 5 mil da pra aproveitar a então motor completo com todo o sistema de arrefescimento carburador e distribuidor, todos os chicotes, instrumentos do painel, caixa de machas e parte da suspenção dianteira a parte traseira do carro ja era!!
Pagando mais 10 paus no JPX 95.. será com mais uns 4 mil boto o carro rodando??

wilson ghetti
24/05/2006, 10:20
Rangel, vale ressaltar que esse preço que vc está pagando, está bem abaixo do real valor desse carro, portanto na minha modesta opinião, vale o conserto ou adaptação, e quanto as peças, troque idéia com o Michel da automix, ele conhece todas e as genéricas tbem.... :concordo:

[]'s

Celsogvs
24/05/2006, 16:35
Olá Rangel, sou de Belo Horizonte e tenho um JPX, na verdade um JPM (motor Maxion).

Nunca coloque um motor AP1.8 no jota, fica muito lerdo e bebe mais do que eu. hehehe

Se você quiser ver jotas com motores diferentes e ouvir a opinião de alguém que ja fez varias adaptações em JPX, procure o meu mecânico, ele trabalha na concessionária Volare/Marrua que fica no anel rodoviário em frente a Itambé.

Procure o Carlinhos mecânico ou o Franz (gerente).

Diga que fui eu quem falou pra você ir lá

[]'s

leogc
24/05/2006, 18:04
Bom, eu to falando das opções que eu tive aqui no rio...

mas dica melhor que essa do Celso é impossível.

abs