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Ver Versão Completa : Conselho sobre melhor SW4 para viagem pela America Latina



Camilo Mendoza
26/12/2019, 00:04
Pessoal, bom dia.
Acompanho o forum faz algumas semanas e achei as informações muito interessantes e as opiniões muito bem informadas. Por isso quero pedir conselho.
Pretendo fazer uma viajem em carro pela America do Sul (ou várias).
O primordial e ter um carro que não de problema, que possa ser abastecido com Diesel de qualidades diferentes (a depender do país a qualidade não é muito boa) e que em caso de quebra possam ser achadas peças e ser consertado com relativa facilidade (e custo razoável).
Depois de pesquisar bastante acho que o melhor carro para comprar e uma SW4 entre 1993 e 2001. Porem aí entram várias dúvidas e gostaria de ter a opinião de vocês:
Tem os carros japoneses com motor 3L aspirado e os Argentinos com 1KZ turbo.
A diferença de potência e bastante, porem entendo que o motor 3L é muito mais robusto e tem menos probabilidade de sobreaquecimento.
Qual vocês escolheriam para esta viajem? (sem considerar a diferença de preço)
Quais outras diferenças existem entre os carros anteriores a 95 (japonês) e posteriores (argentino). Entendo que a suspensão dianteira foi reformulada, quais outras mudanças têm?
Em termos gerais a mecânica de qual versão (considerando tudo e não apenas motor) acreditam que é mais robusta e dará menos problema?
Tem alguns motores 3L que vejo que foram turbinados com kits after Market. Qual é a opinião sobre essa alteração?
Agradeço a opinião, e inclusive se alguém tiver as fichas técnicas das duas versões com os equipamentos seriam muito uteis. Estou pesquisando na internet porem é difícil achar as versões específicas que chegaram no Brazil.

Glaicon
26/12/2019, 08:55
Camilo, se você ainda irá adquirir a viatura, creio que uma muito antiga exigirá demasiada manutenção preventiva.
Mesmo assim, por conta de eventuais problemas ocultos existentes em qualquer viatura, mesmo que por desgaste natural, ficará difícil ter certeza de uma viagem sem incômodos.
E aparecer problema entre cidades distantes de até 300 Km´s, como acontece na Argentina, sem sinal de celular para pedir socorro, é uma coisa muito chata.
Por isso, considerando essas possibilidades, eu partiria para a viatura mais nova possível dentro do seu questionamento, ou seja, anos 1998 a 2001.
Não que a 2001 não poderá dar problemas.
Vejo alguns colegas reclamando de danos na bomba injetora semi-eletrônica.
Porém, outros são só elogios.
Assim, será o caso de adquirir, fazendo manutenção preventiva bem antes da viagem, para que possa obter segurança na estrada.
Eu tive uma SW4 1998 turbo diesel.
Troquei o radiador um dia antes da viagem pela Argentina e Chile.
Fui inventar de fazer a limpeza química do radiador antigo dias antes da viagem.
Começou a umedecer a chaleira superior com fluído do mesmo.
Ou seja, vazamento e problemas à vista.
Botei o novo e fim da preocupação.
Tirando isto, viagem excelente.
Viatura já era o motor 3.0 turbinado.
Permitia bom ritmo de viagem, sem exageros.
Consumo médio de 11 Km/l.
É isto.
Atente que são veículos com 20 anos de idade ou mais.
Exigirá muita cautela na compra, para não ter incômodos depois.
Exija prova de manutenção preventiva e corretiva pelo vendedor, como notas fiscais de peças e serviços executados/trocados.
Isto ajudará na decisão da compra.
E boa sorte na sua busca!:concordo:

Camilo Mendoza
26/12/2019, 10:17
Muito obrigado pelo conselho. Tem que dar uma boa esticada no orçamento para chegar numa mais nova, porem pode valer a pena.

Estou vendo esta: Acesso bloqueado (https://www.webmotors.com.br/comprar/toyota/hilux-sw4/3-0-4x4-8v-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/2000/29452743?pos=f29452743a:&np=1)

O que acham? Acho o preço um pouco alto, porem parece muito bem cuidada.

Att,

CM



Camilo, se você ainda irá adquirir a viatura, creio que uma muito antiga exigirá demasiada manutenção preventiva.
Mesmo assim, por conta de eventuais problemas ocultos existentes em qualquer viatura, mesmo que por desgaste natural, ficará difícil ter certeza de uma viagem sem incômodos.
E aparecer problema entre cidades distantes de até 300 Km´s, como acontece na Argentina, sem sinal de celular para pedir socorro, é uma coisa muito chata.
Por isso, considerando essas possibilidades, eu partiria para a viatura mais nova possível dentro do seu questionamento, ou seja, anos 1998 a 2001.
Não que a 2001 não poderá dar problemas.
Vejo alguns colegas reclamando de danos na bomba injetora semi-eletrônica.
Porém, outros são só elogios.
Assim, será o caso de adquirir, fazendo manutenção preventiva bem antes da viagem, para que possa obter segurança na estrada.
Eu tive uma SW4 1998 turbo diesel.
Troquei o radiador um dia antes da viagem pela Argentina e Chile.
Fui inventar de fazer a limpeza química do radiador antigo dias antes da viagem.
Começou a umedecer a chaleira superior com fluído do mesmo.
Ou seja, vazamento e problemas à vista.
Botei o novo e fim da preocupação.
Tirando isto, viagem excelente.
Viatura já era o motor 3.0 turbinado.
Permitia bom ritmo de viagem, sem exageros.
Consumo médio de 11 Km/l.
É isto.
Atente que são veículos com 20 anos de idade ou mais.
Exigirá muita cautela na compra, para não ter incômodos depois.
Exija prova de manutenção preventiva e corretiva pelo vendedor, como notas fiscais de peças e serviços executados/trocados.
Isto ajudará na decisão da compra.
E boa sorte na sua busca!:concordo:

Glaicon
27/12/2019, 08:16
Muito obrigado pelo conselho. Tem que dar uma boa esticada no orçamento para chegar numa mais nova, porem pode valer a pena.

Estou vendo esta: Acesso bloqueado (https://www.webmotors.com.br/comprar/toyota/hilux-sw4/3-0-4x4-8v-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/2000/29452743?pos=f29452743a:&np=1)

O que acham? Acho o preço um pouco alto, porem parece muito bem cuidada.

Att,

CM
Camilo, aparentemente está bonita, mas também está cara.
Eu dei uma olhada rápida na Webmotors e, com 50.000 reais você compra uma Pajero Full ano 2008 ou 2009, à gasolina, com média de até 100.000 Km's rodados.
É um veículo muito mais novo e completo, com controle de tração, controle de estabilidade, câmbio automático, diversos mimos tecnológicos, sistema de tração Full time, part time, teto solar, bancos elétricos com aquecimento, sete lugares, com rebatimento total do terceiro banco, escondendo sob o assoalho, liberando integralmente o porta-malas.
Enfim, 52.000 na SW4 é um valor elevado.
E claro que também precisará de uma revisão básica, mesmo que bem cuidada, como troca de fluidos, correias e filtros.
Eu saí da SW e migrei pra Full (diesel).
Mesmo sendo uma viatura bem mais cara, o seguro ficou quase igual.
Você terá dificuldades em segurar a Toyota, por conta do ano de fabricação.
Agora, se a viatura for para uso diário, aí o consumo da Full gasolina pesará muito.
Defina suas prioridades.:concordo:

calhiandro
27/12/2019, 10:18
Camilo, aparentemente está bonita, mas também está cara.
Eu dei uma olhada rápida na Webmotors e, com 50.000 reais você compra uma Pajero Full ano 2008 ou 2009, à gasolina, com média de até 100.000 Km's rodados.
É um veículo muito mais novo e completo, com controle de tração, controle de estabilidade, câmbio automático, diversos mimos tecnológicos, sistema de tração Full time, part time, teto solar, bancos elétricos com aquecimento, sete lugares, com rebatimento total do terceiro banco, escondendo sob o assoalho, liberando integralmente o porta-malas.
Enfim, 52.000 na SW4 é um valor elevado.
E claro que também precisará de uma revisão básica, mesmo que bem cuidada, como troca de fluidos, correias e filtros.
Eu saí da SW e migrei pra Full (diesel).
Mesmo sendo uma viatura bem mais cara, o seguro ficou quase igual.
Você terá dificuldades em segurar a Toyota, por conta do ano de fabricação.
Agora, se a viatura for para uso diário, aí o consumo da Full gasolina pesará muito.
Defina suas prioridades.:concordo:

Está bem caro mesmo Pelas bandas do NE já vi sw4 4ger ser ofertada até por 58ke estava inteira compra-se sem procurar muito uma 2007 por 60 a 65k.

TCHEIGOR
28/12/2019, 04:24
Opa, só uma correção, todas SW4 até 2001 são japonesas, apenas as hilux pickup que são argentinas a partir de 2006.


Pessoal, bom dia.
Acompanho o forum faz algumas semanas e achei as informações muito interessantes e as opiniões muito bem informadas. Por isso quero pedir conselho.
Pretendo fazer uma viajem em carro pela America do Sul (ou várias).
O primordial e ter um carro que não de problema, que possa ser abastecido com Diesel de qualidades diferentes (a depender do país a qualidade não é muito boa) e que em caso de quebra possam ser achadas peças e ser consertado com relativa facilidade (e custo razoável).
Depois de pesquisar bastante acho que o melhor carro para comprar e uma SW4 entre 1993 e 2001. Porem aí entram várias dúvidas e gostaria de ter a opinião de vocês:
Tem os carros japoneses com motor 3L aspirado e os Argentinos com 1KZ turbo.
A diferença de potência e bastante, porem entendo que o motor 3L é muito mais robusto e tem menos probabilidade de sobreaquecimento.
Qual vocês escolheriam para esta viajem? (sem considerar a diferença de preço)
Quais outras diferenças existem entre os carros anteriores a 95 (japonês) e posteriores (argentino). Entendo que a suspensão dianteira foi reformulada, quais outras mudanças têm?
Em termos gerais a mecânica de qual versão (considerando tudo e não apenas motor) acreditam que é mais robusta e dará menos problema?
Tem alguns motores 3L que vejo que foram turbinados com kits after Market. Qual é a opinião sobre essa alteração?
Agradeço a opinião, e inclusive se alguém tiver as fichas técnicas das duas versões com os equipamentos seriam muito uteis. Estou pesquisando na internet porem é difícil achar as versões específicas que chegaram no Brazil.

Glaicon
28/12/2019, 07:46
Está bem caro mesmo Pelas bandas do NE já vi sw4 4ger ser ofertada até por 58k e estava inteira compra-se sem procurar muito uma 2007 por 60 a 65k.
Veja só.
Comparando, a do anúncio está, proporcionalmente, bem mais cara.:shock:

Camilo Mendoza
29/12/2019, 17:59
Obrigado.

Sobre a Mitsubishi é um ótimo carro. Tive um Wagon V6 1996 que ficou em casa por mais de 20 anos.

Um dos parámetros que estou ponderando é que seja uma mecánica relativamente simples que possa ser reparada em quase qualquer lugar. Gosto da Toyota pois esses motores e cambios foram usados na america latina toda, entao em tese onde chegar pode achar peças.

Sobre a Full, segundo pesquizei, nao é tão facil achar peças.

Camilo Mendoza
29/12/2019, 18:04
Obrigado pela resposta. Obrigado a todos pelas opiniões.

Depois de muito pesquisar acho que a faixa de 38 mil está mais razoável para estes carros. Estou vendo desde o modelo 1996 até umas 2001.

Aproveito o conhecimento de vocês para fazer duas perguntas.


1. Alguém sabe me dizer quais foram as diferenças ou as melhorias feitas nas SW4 entre 1996 e 2001? Ainda não consegui achar as fichas técnicas dos modelos para conseguir comparar.

2. Qual é a faixa de preço de fazer o reparo completo de motor e turbina de um destes motores (aproximado com peças e mão do obra)?

3. Tem alguém do grupo no Pernambuco? Tem um anuncio por uma SW4 1999 por 10.000 reais, fiquei curioso.

Obrigado,

Obrigado de novo.

Glaicon
30/12/2019, 08:12
Obrigado pela resposta. Obrigado a todos pelas opiniões.

Depois de muito pesquisar acho que a faixa de 38 mil está mais razoável para estes carros. Estou vendo desde o modelo 1996 até umas 2001.

Aproveito o conhecimento de vocês para fazer duas perguntas.


1. Alguém sabe me dizer quais foram as diferenças ou as melhorias feitas nas SW4 entre 1996 e 2001? Ainda não consegui achar as fichas técnicas dos modelos para conseguir comparar.

2. Qual é a faixa de preço de fazer o reparo completo de motor e turbina de um destes motores (aproximado com peças e mão do obra)?

3. Tem alguém do grupo no Pernambuco? Tem um anuncio por uma SW4 1999 por 10.000 reais, fiquei curioso.

Obrigado,

Obrigado de novo.
Opinião sincera: motor refeito nunca mais ficará igual.
Os proprietários ou os próprios mecânicos tentarão economizar em algo "que não é tão importante", e o problema surgirá lá na frente, quase sempre depois do prazo da garantia.
Você já ouviu falar em trocar todos os parafusos de fixação do cabeçote do motor, quando é mexido nele?
Pois é. Muitos os reaproveitam, afinal, "são só parafusos".
Todavia, não é assim que um motor terá vida longa.
E assim vai com bomba d'água, termostática, radiador enferrujado, dentre outras peças que, somadas, desistimulam a reforma.
Quanto à SW de 10.000 reias, deixe pra lá.
Sobre a Full, a minha está com 235.000 Km's rodados, com todos os motorzinhos e sensores funcionando.:mrgreen:

josegalego
02/01/2020, 18:23
Tenha muita, paciência e perseverança. Entre decidir ter uma viatura e comprá-la, levou praticamente um ano.

Segue abaixo a minha experiência, não afirmo que foi a melhor porém no final do processo estou muito satisfeito.

Primeiro veio a decisão de qual viatura comprar:

- este vídeo influenciou demais: Killing a Toyota Part 1 | Top Gear | BBC - YouTube (https://youtu.be/xnWKz7Cthkk)
(não veja os três, caso contrário pode ir preparando a TED)

- acabei optando primeiro pela Toyota, por ainda hoje, com 20 anos. encontrar praticamente todas (algumas de acabamento já falham) as peças na rede Toyota, não são baratas mas são excepcionais. Leve em conta que não importa se sua viatura é 1996, 2010 ou 2020 o preço do radiador por exemplo é praticamente o mesmo!;

- depois optei pela SW4, além de ser mais confortável que uma Hilux, permite em teoria dormir dentro do carro com mais conforto;

- optei por uma entre 1999 e 2002, pois são as americanas 4Runner de 3a geração, que vendeu muito por lá;

- optei por uma viatura a Gasolina, pois esse é o modelo das americanas, e existe uma infinidade de peças por lá. No limite, quando não tiver mais aqui, tenho uns 10 anos no mínimo de peças lá. Já trouxe coisas da Rockauto da DENSO que são as OEM;

Processo da compra:

- começei pelo óbvio, Webmotors, Mercado Livre, OLX etc, e algumas perguntas;

- pedi ajuda/conselhos a alguns mecânicos (O Sandro de Santo Andre foi um deles, infelizmente não levei o carro lá ainda pois moro bem longe, mas com certeza preciso ir agradece-lo em pessoa);

- após achar alguns que valiam a pena a visita, procurava pegar os dados do carro e fazia quatro coisas: cotava o seguro do carro, ia numa concessionária da Toyota e simulava algumas compras, já pegava se o carro tinha algum histórico ruim, pedia se o carro tinha histórico de manutenção e pesquisava o mesmo na De olho no Carro, para checar KM, histórico de acidente, leilão e roubo;

- mesmo assim fui ver duas que não compensavam;

- ai finalmente apareceu... uma com 208 mil km, com histórico de manutenção (tenho praticamente todas as trocas de óleo do carro desde os 65.000 km, sendo que o carro fez as revisões até os 40.000 na concessionária) e ainda o Sandro conhecia o carro e a dona. Comprei!

Em determinado momento eu pensei assim:

Se você tem R$ 60K para gastar, prefere uma viatura que custe isso e esteja "impecável" ou uma de R$ 30K e você gaste mais R$ 30K deixando ela impecável?

Optei como pode perceber pela segunda opção. Estou muito satisfeito com minha opção, porém com um detalhe: a princípio não tenho vontade de vende-la nos próximos anos, isso pesou muito.

Não sei se viu, mas tem uma 2001 a Diesel com 38.000 km, a venda por R$ 120K. Eu sinceramente não sei é bom negócio, sem desmerecer o carro, mas tem peças que tem que ser trocadas, mesmo se o carro ficasse em cavalete.

Pelo que vi você é de São Paulo, aleḿ do Sandro de Santo André, tem o Alex da Mac Motors e o João da Solo 4WD. Todos com bons conhecimentos de Toyota desses anos. Apesar de caro, não descarte fazer algo em concessionária, eu mesmo me surpreendi com os valores.

Quanto a questão Gasolina x Diesel, deixa para lá, já tá cheio de polêmica por ai.

Grande abraço e só não faça uma coisa: não deixe de ter seu carro.

Glaicon
03/01/2020, 09:15
Sábias palavras, José Galego.
Com a minha SW4 1998 também comprei peças em concessionária.
Se não tinham em estoque, chegava da central deles em até cinco dias úteis.
Todas as peças que precisei tinham para vender.
Essa é uma diferença enorme da Toyota em relação às outras marcas, sem dúvida.
Vejo que a sua é à gasolina V6.
Nas viagens ao Chile e Argentina em 2013 e 2014, meu amigo Marcos foi com uma dessas, creio que ano 1997.
Cambio e piloto automáticos, teto solar, viatura completa.
Fez média geral nas viagens de 8,5 Km/l, o que era bem satisfatório.
Veiculo eficiente e manutenção mínima.
Viatura bem recomendável!:concordo:

Camilo Mendoza
04/01/2020, 01:11
José, muito obrigado pela resposta. Muito completa a sua resposta.

Vou começar a ver alguns carros neste mes, são excelentes dicas!

Camilo Mendoza
04/01/2020, 01:13
José, a sua SW4 é diesel ou gasolina?

Quais são os pontos principais que devem ser vistos numa viatura destas no momento da compra?

josegalego
04/01/2020, 13:04
José, a sua SW4 é diesel ou gasolina?

Quais são os pontos principais que devem ser vistos numa viatura destas no momento da compra?

A minha é à Gasolina, V6 e automática. Li várias vezes este tópico:
3rd Gen Informational Threads --- A MUST READ For New Members - Toyota 4Runner Forum - Largest 4Runner Forum (https://www.toyota-4runner.org/3rd-gen-t4rs/149916-3rd-gen-informational-threads-must-read-new-members.html)


1- Sistema de arrefecimento: mesmo que você venha a trocar (o que aconselho fortemente) é importante ver se o carro foi bem cuidado. Em especial se for a V6 automática, um radiador com sinais de corrosão pode levar a um dos problemas sérios do carro que é a contaminação do óleo de câmbio com agua gerando o Strawberry Milkshake.
3rd Gen 4Runner Buyer's Guide - Toyota 4Runner Forum - Largest 4Runner Forum (http://www.toyota-4runner.org/3rd-gen-t4rs/82033-3rd-gen-4runner-buyers-guide.html#post706218)

2- Verifique o óleo do câmbio (se for automática) pelo problema acima. Novo é vermelho e velho é preto. Se for rosado... fuja.

3- Corrosão do chassis: facilmente de ver. Um chassis corroído arruina o carro.

4- Observe os pneus: é comum achar carros bem desalinhados que pode indicar sinais de descaso.

5- Engate a 4x4 e reduzida. E ande um pouco. Pouca gente sabe que deveria andar pelo menos uns 10 km por mês com o 4x4 para lubrificar.

6- compre um sensor ODBII, e faça com seu celular um scan.

7- pode ser besteira mas, olhe a marca da bateria: se não for de 1a linha já indica o descuidado do dono.

O mais importante num carro dessa idade é ver se ele teve manutenção. Como disse achei um carro em relativas boas condições e um mega histórico.

Importante: troque os pivôs da suspensão (os 4) pelos originais, não arrisque sua vida nem da sua família. Aproveite e compre uma tampa do raiador original.

Leve num mecânico de confiança, e veja o básico freios, suspensão, buchas, correias e fluídos (tem um monte hehe: motor, arrefecimento, direção, freio, diferencial dianteiro, traseiro, caixa de transferência e câmbio).

Abraços,

ALVARO ANGELO
10/01/2020, 08:15
José, muito obrigado pela resposta. Muito completa a sua resposta.

Vou começar a ver alguns carros neste mes, são excelentes dicas!


Se optar pela SW4 de 96 a 98 coloque um radiador de maior capacidade de água (fundamental)
Se puder também coloque um scooper no capô, de preferência da própria toyota ( o de 4 buracos)
O diferencial da toyota é o pós venda

AndreFBR
10/01/2020, 12:16
Amigo, comprei a um ano e meio uma SW4 2001 com 136 mil Km. Paguei acima do mercado (56K) mas o carro estava impecável. Minha opinião sobre pagar mais caro em um carro em melhor condição é que, se ele realmente estiver melhor, vale a pena (dentro de um valor razoável). Vejo muitos colegas gastando 10K em motor, ou bomba, ou mesmo facilmente 5 K em uma suspensão e caixa de direção original. Ou ainda aqueles que estão com o carro em "necessidade avançada" de manutenção e passam pra frente por 38 - 40K. Na minha procura ví muitas viaturas anunciadas "em excelente condição" mas claramente já tinham ido pra trilha e o dono tava vendendo como carro de cidade.
Posso dizer seguramente que se o carro estiver em boas condições a dor de cabeça vai ser mínima.

Sobre a sua pergunta de diferenças entre os modelos...vou responder no tocante aos movidos a Diesel.
-No segundo semestre de 2000 a Toyota introduziu os motores KZ-Te. É o mesmo KZ-T mas com a bomba semi-eletrônica. Esse motor equipa tb algumas Prado e modelos Hilux Surf, Land Cruiser na europa, Africa do Sul, Australia, Oceania e Japão. Tem os mesmos problemas endêmicos das KZ-T com sobreaquecimento do cabeçote. Nesse aspecto tem q estar muito atento.
Infelizmente, os KZ-Te gastam um pouco mais diesel que os KZ-T´s. A minha tem média global de 9.0 km/l, enquanto ouço relatos de amigos com media de 10,5 km/L nos KZ-T.
Suspensão, cambio, diferencial, arrefecimento, todas da 3 Gen diesel usam as mesmas pecas. E muitas de powertrain são as mesmas das gasolinas.

De detalhes menos importantes, as Kz-te oferecem air condicionado digital e alargador de paralamas. Não oferecem 3 fileira de banco.

Todas 3 gen tem o problema do pivô dianteiro....Seríssimo. Tem q ficar atento.
O meu carro é importado do Japão. Acredito que as feitas na argentina são somente partir de 2004.

E, um ano de uso, só troquei óleos e filtros, alinhamento a balanceamento. Absolutamente mais nada.

Boa sorte

Abracos

Glaicon
12/01/2020, 08:00
Ouso discordar dos comentários do André e do Álvaro, notadamente sobre a SW4 1998, em relação ao aquecimento.
Este modelo tem a mesma capacidade do sistema de refrigeração das demais SW's, ou seja, 10 litros no total.
No tópico geral das Toyotas SW4, o de bate-papo livre, já colei até foto do manual do proprietário, demonstrando a litragem do sistema.
Mas também colei foto do interior do radiador e da mangueira superior da minha ex SW, totalmente ferruginosos DEPOIS de ter feito a limpeza dos mesmos em oficina especializada.
Ou seja, ficou uma porcaria.
Dito isto, o que acontece, na verdade, é a perda da capacidade de resfriamento adequado do motor e cabeçote, quer seja pela pouca troca de calor do radiador, por conta da ferrugem, quer seja pela válvula termostática que já não abre totalmente, ou ainda pelo desgaste das pás da bomba d'água.
Menos água circulando, maior acúmulo de calor.
Vejam que são veículos com mais de vinte anos de idade.
Se não houver a troca dessas peças por novas, não haverá a capacidade de funcionar como antigamente.
Já rodei 1.200 Km's num só dia com a viatura em uma viagem, numa tocada acelerada por conta do tempo longo até o destino.
Tudo sem qualquer susto ou problema.
Portanto, sugiro que verifiquem os manuais dos proprietários das suas viaturas e consultem as especificações técnicas, onde estará a capacidade total do sistema de resfriamento. São todas iguais!
Peço desculpas ao André e Álvaro pela minha intervenção, mas não quero ver as viaturas, 97, 98, 99, 2000, tão injustiçadas.
Elas são excelentes!:concordo:

TDI DIESEL
13/01/2020, 02:01
Ouso discordar dos comentários do André e do Álvaro, notadamente sobre a SW4 1998, em relação ao aquecimento.
Este modelo tem a mesma capacidade do sistema de refrigeração das demais SW's, ou seja, 10 litros no total.
No tópico geral das Toyotas SW4, o de bate-papo livre, já colei até foto do manual do proprietário, demonstrando a litragem do sistema.
Mas também colei foto do interior do radiador e da mangueira superior da minha ex SW, totalmente ferruginosos DEPOIS de ter feito a limpeza dos mesmos em oficina especializada.
Ou seja, ficou uma porcaria.
Dito isto, o que acontece, na verdade, é a perda da capacidade de resfriamento adequado do motor e cabeçote, quer seja pela pouca troca de calor do radiador, por conta da ferrugem, quer seja pela válvula termostática que já não abre totalmente, ou ainda pelo desgaste das pás da bomba d'água.
Menos água circulando, maior acúmulo de calor.
Vejam que são veículos com mais de vinte anos de idade.
Se não houver a troca dessas peças por novas, não haverá a capacidade de funcionar como antigamente.
Já rodei 1.200 Km's num só dia com a viatura em uma viagem, numa tocada acelerada por conta do tempo longo até o destino.
Tudo sem qualquer susto ou problema.
Portanto, sugiro que verifiquem os manuais dos proprietários das suas viaturas e consultem as especificações técnicas, onde estará a capacidade total do sistema de resfriamento. São todas iguais!
Peço desculpas ao André e Álvaro pela minha intervenção, mas não quero ver as viaturas, 97, 98, 99, 2000, tão injustiçadas.
Elas são excelentes!:concordo:

Acrescento ao comentário do Glaicon a informação repassada pela loja Kaiapoi na Nova Zelândia a respeito dos problemas de trinca do cabeçote do motor 1kz ( Head Crack). Segunda as informações da loja e os gráficos demostrados pelo seguinte post ( 1KZTE CYLINDER HEAD PROBLEMS

If you... - Kaiapoi Repowers Auto & Exhausts. Diesel & 4x4 specialists | Facebook (https://www.facebook.com/kaiapoirepowers/posts/1kzte-cylinder-head-problems-if-you-are-like-most-people-and-turn-to-google-for-/967935170075031/) ), a maioria dos problemas de cabeçote dos motores 1kz pode ser atribuída a um injetor com problema. Transcrevo a seguir parte do post traduzido:

"Em 95% das vezes, uma falha na cabeça do cilindro de 1KZ pode ser atribuída e diagnosticada como um PROBLEMA DE INJETOR. Os outros 5% são perda de líquido de refrigeração.Esta é uma informação valiosa que provavelmente não deveríamos compartilhar com tanta facilidade, mas, no interesse de administrar um bom negócio honesto, estou prestes a conscientizar sobre esse assunto.
Então, aqui estão as informações para os proprietários de 1kz sobre por que seus injetores precisam ser reparados e as razões relevantes por trás disso.
Além do porquê de não ajustarmos um veículo, seja ele injetado indiretamente ou diretamente, sem conhecer a condição de INJETOR.
Uma medição de linha de base em um dinamômetro deve sempre ser realizada antes de qualquer aprimoramento de desempenho relacionado a ajustes de combustível, trilho comum com um sintonizador experiente para alertar o proprietário sobre quaisquer problemas pré-existentes no veículo, especialmente antes de adicionar qualquer chip de pedido de pós-venda ou módulo de ajuste ect onde nenhum f # # ks (https://www.facebook.com/hashtag/ks?source=feed_text&epa=HASHTAG&__xts__%5B0%5D=68.ARA2g5amgtCOIJ7drf7Asrm4V9KTpCSo isxfQox0MT3LX4SWUDI_RFISiVxin_Q7rHiOtULB6pCKvSDzDP _x7MCayAkzKWQnlr1Vs3waV4HTZ28uEWribEnsiAsTXiPbd5wl 0nj2Ll1t6O2B0eAlQOkmnlIhhAboTuJoUS8DRU6xipxhi7iUqn UkUzYpqtRUF4r2tNDlAf0iGP-0_IXDaPd9963HWwNBnIghf07-ZOd5F8LtmiBlu87YAwscI7Wo4RQlnoe-vxPnTlRlpjCaukLQBeJ1MyxTvQxukc7pD7qNAXxKHOhhHDd8YT ScyBIe6MmLsCkeKLEpxK3PdrPQKic&__tn__=%2ANK-R) é dado.
Caso contrário, você literalmente está apostando no seu motor, pois está prestes a piorar o seu problema.
1kzt / te aciona um injetor mecânico, o que significa que a pressão do combustível da bomba abre o injetor e as molas no injetor as fecham.
Com o tempo, os bicos se desgastam devido à erosão do combustível e à fadiga das molas. Isso afeta o ponto em que o injetor abre também à medida que se fecha.
Em inglês, o efeito do mundo real é o tempo avançado, bom quando necessário e ruim quando não é.
O combustível não é entregue quando e tão rápido quanto deveria. Isso resulta em baixa combustão e calor.
Isso traz o maior problema. Todos os cilindros podem ou estarão funcionando em diferentes pontos de ignição. Chegue a muitas variações e um determinado cilindro começará a carregar a carga de outro cilindro ineficiente. Os efeitos aqui podem variar muito e você não será mais sábio, mesmo com medidores egt ( significa exhaust gas temperature, temperatura dos gases de escape) pois está fazendo apenas uma medição coletada.
Resumindo a história. O calor se acumula na câmara de pré-combustão, em vez do cilindro, e a cabeça se quebra atrás da câmara de pré-combustão na porta de entrada. Um sinal muito óbvio é o rompimento do precom na direção do cilindro quando a cabeça é removida. As pontas dos bicos injetores descoloridos ect, e ainda assim ninguém irá verificar os injetores, colocar a cabeça nova e repetir."

Complemento com o fato de que os motores de injeção indireta diesel tem o início da ignição ocorrido na câmara de pré- combustão, que fica alojada no cabeçote. Para mais informações sobre as diferenças de injeção direta e indireta sugiro assistir o seguinte vídeo:
Injecao direta e injecao indireta - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=_RiYHRi3KyU) `.

Glaicon
13/01/2020, 07:45
Muito bom, o vídeo.
Não sabia desta questão de aquecer mais por conta da forma utilizada para injeção do combustível.:concordo: