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Ver Versão Completa : TPMS (sensor de pressão p/ pneus) aftermarket "chinês"



bobweg
15/12/2019, 11:58
Olá pessoal,

Obviamente que uma das formas de acompanhar a saúde dos pneus é, além de uma inspeção visual na garagem de casa, ir até o posto e calibrando. Faço isso, mas como ando muito e por estradas diversas isso não me deixa totalmente tranquilo (nas minhas cidades utilizo sempre os mesmos postos). Então levo sempre comigo:

* 1 – Uma daquelas canetas que se coloca no bico de ar do pneu para medir a pressão, porém a cada ‘medida’ é um ar que escapa dali; praticamente não utilizo mais;
* 2 – Um auxiliar de partida com compressor: ao colocar no bico de ar o manômetro já acusa a pressão; qualquer coisa é só apertar o botão e completar.

Mas como queria algo mais cômodo e em tempo real pensei em instalar um sensor de pressão nos pneus - TPMS - desses vendidos no MercadoLivre, DX.com etc. Conheço dois modelos:

* Modelo 1 – o sensor fica no bico de ar, por dentro da roda (me impediria de fazer o rodízio utilizando o estepe; e mesmo sem utilizar a 5ª roda no rodízio, não sei como faria para informar ao ‘display’ a troca de posição das 4 rodas após o rodízio – isso se for possível);
* Modelo 2 – o sensor fica na tampa do bico de ar, por fora da roda. Me parecem vulneráveis, tanto aos amigos do alheio quanto às intempéries e impactos. Além de não parecerem bonitos.

Antes de gastar meu rico dinheirinho gostaria da opinião de alguém por aqui que tenha utilizado esse tipo de sensor TPMS. Informações quanto a durabilidade, margem de erro etc.

No meu caso, seria instalado em um Tracker 2008.

Grato desde já.

RicardoFLN
16/12/2019, 14:59
Olá pessoal,

Obviamente que uma das formas de acompanhar a saúde dos pneus é, além de uma inspeção visual na garagem de casa, ir até o posto e calibrando. Faço isso, mas como ando muito e por estradas diversas isso não me deixa totalmente tranquilo (nas minhas cidades utilizo sempre os mesmos postos). Então levo sempre comigo:

* 1 – Uma daquelas canetas que se coloca no bico de ar do pneu para medir a pressão, porém a cada ‘medida’ é um ar que escapa dali; praticamente não utilizo mais;
* 2 – Um auxiliar de partida com compressor: ao colocar no bico de ar o manômetro já acusa a pressão; qualquer coisa é só apertar o botão e completar.

Mas como queria algo mais cômodo e em tempo real pensei em instalar um sensor de pressão nos pneus - TPMS - desses vendidos no MercadoLivre, DX.com etc. Conheço dois modelos:

* Modelo 1 – o sensor fica no bico de ar, por dentro da roda (me impediria de fazer o rodízio utilizando o estepe; e mesmo sem utilizar a 5ª roda no rodízio, não sei como faria para informar ao ‘display’ a troca de posição das 4 rodas após o rodízio – isso se for possível);
* Modelo 2 – o sensor fica na tampa do bico de ar, por fora da roda. Me parecem vulneráveis, tanto aos amigos do alheio quanto às intempéries e impactos. Além de não parecerem bonitos.

Antes de gastar meu rico dinheirinho gostaria da opinião de alguém por aqui que tenha utilizado esse tipo de sensor TPMS. Informações quanto a durabilidade, margem de erro etc.

No meu caso, seria instalado em um Tracker 2008.

Grato desde já.

Lá vai a minha opinião, mas de quem não utilizou! Pensei em utilizar, mas pensando mais um pouquinho desisti. Primeiro, a quantidade de pressão perdida com o uso de um desses calibradores de bolso é irrisória. Não deixe de o utilizar por esse motivo.
Sensores de pressão, seja os que vão internamente, quanto os externos, made in china vagabundex, devem até funcionar por algum tempo, 6 meses talvez? Eu não consigo conceber um treco desses funcionando perfeitamente por mais de 2 anos! os internos devem durar mais. Bonito se a bateria deles (dos internos) durar menos do que a vida útil do pneu. Desmontar um pneu pra trocar a bateria deve ser dose....rsrs

Sds.

bobweg
16/12/2019, 21:37
Pois é, no quesito durabilidade me passou pela mente o seguinte: e se um desses se "desintegra" dentro da roda?

Eduardo Filipe
18/12/2019, 16:31
No meu 4x4 fiz um compressor:
Uma botija de extintor que estava vazio foi usada como depósito.
Um compressor a 12v.
No meio do tubo que leva ar para o depósito coloquei uma válvula anti retorno.
Neste sistema todo coloquei uma válvula de descarga calibrada para não encher em excesso e rebentar o deposito.
Vou tirar fotos e colocar aqui para ajudar se alguém quiser fazer o mesmo.
Depois coloco o compressor já aplicado no meu carro.
570229570230570231570232

RicardoFLN
18/12/2019, 17:33
No meu 4x4 fiz um compressor:
Uma botija de extintor que estava vazio foi usada como depósito.
Um compressor a 12v.
No meio do tubo que leva ar para o depósito coloquei uma válvula anti retorno.
Neste sistema todo coloquei uma válvula de descarga calibrada para não encher em excesso e rebentar o deposito.
Vou tirar fotos e colocar aqui para ajudar se alguém quiser fazer o mesmo.
Depois coloco o compressor já aplicado no meu carro.
570229570230570231570232

Também fiz algo do gênero.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/169582-compressor-de-ar-board.html

Sds.