Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida estranha, quebra das cruzetas do cardã...

bunduki
23/05/2006, 12:27
All,

Uma dúvida muito estranha, pneus ruins podem danificar e quebrar as cruzetas? Como havia comentado aqui na lista, meu cardã quebrou 2 X e a única coisa que mudei na viatura foi tirar os pneus 3k e colocar esses "ruins" temporariamente enquanto eu dava um "passe" nos antigos. Quando coloquei estes "ruins" não fiz nada de balanceamento mas tbem andei bem devagar e pouco...rs em pouco tempo quebrou os cardãs.... :shock:

Gasoso
23/05/2006, 12:38
O que houve naum sei mas não tem nada a ver com a troca dos pneus....

O uso de pneus grandes causa um desgaste mais acelerado em todo o "power train"... com o tempo isso gera folgas, e passa um bom tempo com folga antes de quebrar... se suas cruzetas estavam sem folgas e quebraram tem alguma coisa errada por aí... seria bom revisar todo o conjunto de transmissão... fica dificil ser mais preciso sem ter mais detalhes do assunto.

[]s

leovalle
23/05/2006, 12:41
Vc deve estar usando pneus de tamanho diferente e quando liga o 4x4 alguma coisa quebra.

[]'s

bunduki
23/05/2006, 13:48
Vc deve estar usando pneus de tamanho diferente e quando liga o 4x4 alguma coisa quebra.

[]'s

Fala,

Puts... estou usando a mesma medida 235x75x15 nos 4. Muito estranho que estava rodando 4x2 mesmo normal, ai do nada começa a trepidar bastante, da um barulho e pá.. cai no chão! rs....

coloquei outro e a mesma coisa.... trepida e cai! agora estou com outro e troquei os pneus para os meus antigos (novos) da 3k e, por enquanto, nada de quebrar, mas fogo é o medo!

abraços,

bunduki
23/05/2006, 13:51
O que houve naum sei mas não tem nada a ver com a troca dos pneus....

O uso de pneus grandes causa um desgaste mais acelerado em todo o "power train"... com o tempo isso gera folgas, e passa um bom tempo com folga antes de quebrar... se suas cruzetas estavam sem folgas e quebraram tem alguma coisa errada por aí... seria bom revisar todo o conjunto de transmissão... fica dificil ser mais preciso sem ter mais detalhes do assunto.

[]s

Opa! Valeu pela rapida resposta de vcs! rs... :shock:

O que aconteceu foi que relamente poderia ser desgaste normal dado que a viatura esta original nessas partes baixas... rs... o estranho foi colocar outra nova e tbem acontecer a mesma coisa... de duas uma, ou problema em outra parte ou então montagem do mexanico errada!

Como comentei na outra resposta, agora, aparentemente, esta normal mas ainda ando com medo de quebrar de novo. Coloquei os "antigos" pneus 3k que estão ótimos e menos de 4000 km rodados e estou observando!

valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuu,

leovalle
23/05/2006, 14:01
Tinha entendido errado. Se está quebrando cruzeta ou peças do cardã, o mesmo está desalinhado. Pode ser travesa de caixa quebrada ou solta ou lago pareceido. Confira o alinhamento.

[]'s

ricardo sabóia
23/05/2006, 15:26
Só completando o que o Gasoso falou, pneus maiores e também bem + biscoitudos, forçam mais todo o "powertrain' e se já tiver alguma folga ou desalinhamento do conjunto só vai acelerar o desgaste e quebrar! Acho que é sempre bom dar uma revisada geral no conjunto (cardãs+cruzetas) antes de colocar pneus maiores a mais agressivos, porquê c/ certeza o esforço é maior e aí se tiver uma folguinha corrige logo e não quebra nada ! Quando tinha meu samuca 94, troquei os pneus originais (205/70) pelos COOPER STT 215/75 R15, que tem o desenho igual ao BF MUD TERRAIN,e com pouco tempo ele começou uma folga quando você tirava o pé da embreagem; a folga era da luva de saída da tcase p/o cardã traseiro.Coincidência ou não, rodei mais de um ano c/os originais sem barulho e logo que troquei os pneus a folga apareceu.

Abraços, Ricardo.

bunduki
23/05/2006, 15:39
Só completando o que o Gasoso falou, pneus maiores e também bem + biscoitudos, forçam mais todo o "powertrain' e se já tiver alguma folga ou desalinhamento do conjunto só vai acelerar o desgaste e quebrar! Acho que é sempre bom dar uma revisada geral no conjunto (cardãs+cruzetas) antes de colocar pneus maiores a mais agressivos, porquê c/ certeza o esforço é maior e aí se tiver uma folguinha corrige logo e não quebra nada ! Quando tinha meu samuca 94, troquei os pneus originais (205/70) pelos COOPER STT 215/75 R15, que tem o desenho igual ao BF MUD TERRAIN,e com pouco tempo ele começou uma folga quando você tirava o pé da embreagem; a folga era da luva de saída da tcase p/o cardã traseiro.Coincidência ou não, rodei mais de um ano c/os originais sem barulho e logo que troquei os pneus a folga apareceu.

Abraços, Ricardo.

Entendi Ricardo!

Valeu mesmo pela dica, vou fazer uma revisão geral!!!

obrigado!

Henanh
23/05/2006, 18:20
ele começou uma folga quando você tirava o pé da embreagem; a folga era da luva de saída da tcase p/o cardã traseiro.

Olá Ricardo,

Essa folga que você fala, é quando tira o pé da embreagem numa trocada de marcha ai faz um "tec!"? Se for... acontece igual no meu samurai... vou dar um verificada nessa tal luva aí!

Sim, e acontece, ou nota-se mais, quando troco de primeira para segunda marcha!

PS: desculpa desviar seu tópico :roll:

abraço

ricardo sabóia
24/05/2006, 10:06
Isso mesmo ,quando trocava de marcha fazia esse "tec" que apareceu +- uns quinze dias depois da troca dos pneus ! P/resolver,
foi só tirar o cardã traseiro e apertar uma espécie de luva na saída da tcase;depois de apertado o barulho sumiu. Mas como "cada caso é um caso", leve seu jipe p/ alguém que entenda e tenha paciência de olhar c/ calma!

Abraços, Ricardo.

Beto Lacerda
24/05/2006, 14:07
estava rodando 4x2 mesmo normal, ai do nada começa a trepidar bastante, da um barulho e pá.. cai no chão! rs....

cara ja vi cairb cardã de carro sendo rebocado .. é incrivel .. o Leo valle vai saber te ajudar sem duvida alguma :mrgreen:
[]'s

Henanh
24/05/2006, 17:34
Valeu Ricardo,

Vou fazer isso mesmo, o mais rápido possível!

abraço