PDA

Ver Versão Completa : Condução de sw4 tracionada no asfalto

chicoadv
25/11/2019, 22:06
Olá pessoal!!
Na semana passada deixei minha SW4 (modelo 2019) no lavador.
Provavelmente ao limpar a parte interna a tração 4x4 foi acionada acidentalmente, já que para isso basta girar o seletor.
Quando fui buscá-la senti que a SW4 estava andando amarrada, mas não percebi que estava acionado o seletor de tração 4x4.
Fui do lavador até em casa (cerca de 2 km) e, ao fazer um retorno numa avenida com canteiro central, senti que a roda patinou como se estivesse areia solta na rua.
Somente quando cheguei em casa é que notei que estava acionada a tração 4x4.
A minha dúvida é: será que o ocorrido pode ter causado algum dano na caixa, ainda que eu tenha transitado com 4x4 acionado nesse pequeno trecho em asfalto?

Sergio c
26/11/2019, 10:50
Se a tração continua funcionando e vc não escutou um estouro vindo da parte de baixo da camionete, acho que não teve nenhum problema, só forçou um pouco o sistema 4x4 como um todo.

chicoadv
30/11/2019, 15:19
Se a tração continua funcionando e vc não escutou um estouro vindo da parte de baixo da camionete, acho que não teve nenhum problema, só forçou um pouco o sistema 4x4 como um todo.

Sergio!
Não teve nenhum estouro; e depois desse dia não acionei mais a tração 4x4.
Aliás, até então eu nunca tinha acionado, pois só rodo no asfalto.
Acho que não aconteceu nada de grave. Foi só um susto e uma preocupação exagerada da minha parte.
Obrigado pela informação.

Amiko
30/11/2019, 15:35
Não deve ter causado nenhum dano. O sistema não é tão sensível assim, embora não possa ser usado em pista pavimentada mesmo. Ah, sempre que pegar uma estradinha de terra, liga o 4 x 4 pra lubrificar e, também, para verificar o funcionamento. Máquinas não podem ficar paradas...

Glaicon
01/12/2019, 08:29
Ah, sempre que pegar uma estradinha de terra, liga o 4 x 4 pra lubrificar e, também, para verificar o funcionamento. Máquinas não podem ficar paradas...
Verdade.
O manual da Pajero Full até menciona em rodar 16 Km´s por mês, para acionar e lubrificar o eixo dianteiro.
O sistema da Toyota ou qualquer outra marca também deve necessitar de lubrificação mediante acionamento da tração.:concordo:

hugo321
17/12/2019, 11:03
bom dia chicoadv
seu hilux flex 2015 vibra volante qdo chega 110KM?

thyagovieira
17/12/2019, 14:19
Olá pessoal!!
Na semana passada deixei minha SW4 (modelo 2019) no lavador.
Provavelmente ao limpar a parte interna a tração 4x4 foi acionada acidentalmente, já que para isso basta girar o seletor.
Quando fui buscá-la senti que a SW4 estava andando amarrada, mas não percebi que estava acionado o seletor de tração 4x4.
Fui do lavador até em casa (cerca de 2 km) e, ao fazer um retorno numa avenida com canteiro central, senti que a roda patinou como se estivesse areia solta na rua.
Somente quando cheguei em casa é que notei que estava acionada a tração 4x4.
A minha dúvida é: será que o ocorrido pode ter causado algum dano na caixa, ainda que eu tenha transitado com 4x4 acionado nesse pequeno trecho em asfalto?

Tive o mesmo problema com uma Ranger 2.2, deixei no lava-jato e quando fui buscar, logo que liguei observei que ela tava pesada pra fazer a primeira manobra ainda dentro do lava-jato. Chamei o dono na hora e deixei ele ciente que se tivesse danificado o sistema de tração eu voltaria com os orçamentos. Acabei vendendo a caminhonete alguns dias depois. Ao levantar o carro pra avaliar, o comprador observou que o retentor da caixa de redução estava babando um pouco de óleo. Informei o ocorrido e dei garantia caso realmente ficasse pingando, pelo jeito deu tudo certo pq o comprador não me ligou.

O meu medo foi que tivesse quebrado como aconteceu com uma Amarok de um conhecido, ele engatou o 4x4 dentro da garagem e quebrou manobrando.

Sergio c
17/12/2019, 17:37
Verdade Tyago, em veículos sem o diferencial central, se ligar a tração 4x4 em pisos com aderência e fizer curvas "com vontade", é grade a chance de quebrar alguma peça da tração.
Tive o mesmo problema com uma Ranger 2.2, deixei no lava-jato e quando fui buscar, logo que liguei observei que ela tava pesada pra fazer a primeira manobra ainda dentro do lava-jato. Chamei o dono na hora e deixei ele ciente que se tivesse danificado o sistema de tração eu voltaria com os orçamentos. Acabei vendendo a caminhonete alguns dias depois. Ao levantar o carro pra avaliar, o comprador observou que o retentor da caixa de redução estava babando um pouco de óleo. Informei o ocorrido e dei garantia caso realmente ficasse pingando, pelo jeito deu tudo certo pq o comprador não me ligou.

O meu medo foi que tivesse quebrado como aconteceu com uma Amarok de um conhecido, ele engatou o 4x4 dentro da garagem e quebrou manobrando.