Ver Versão Completa : Posso usar o Óleo 5w30 na Pajero Dakar ? Recomendações / Ajuda
rnbengenharia
22/11/2019, 09:19
pessoal,
alguem pode me dizer se posso usar o óleo 5w30 na pajero dakar diesel 2013. O Manual fala 10w30, porém esse óleo só é achado nas concessionarias.
agradeço a ajuda.
Sergio c
22/11/2019, 18:24
Na minha opinião pode usar sem problemas se for da mesma qualidade. A diferença entre essas especificações é praticamente imperceptível.
Pode sim!!! O 30 é a viscosidade a quente e o 10 a viscosidade a frio. Se usares um 5w30 ele terá a mesma viscosidade a quente e é mais fino na partida, quando frio. Melhor pro motor!!! Não deves é usar um acima, tipo 10w40 ou 15w40,a menos que você more num lugar muuuuuito quente e que utilize o motor em condições muito severas em que o aquecimento é eminente!!!
Falow
Pode sim!!! O 30 é a viscosidade a quente e o 10 a viscosidade a frio. Se usares um 5w30 ele terá a mesma viscosidade a quente e é mais fino na partida, quando frio. Melhor pro motor!!! Não deves é usar um acima, tipo 10w40 ou 15w40,a menos que você more num lugar muuuuuito quente e que utilize o motor em condições muito severas em que o aquecimento é eminente!!!
Falow
Falou tudo!:palmas:
Na css colocaram 15W30 no meu. Pajero 2014 51mil KM
Na css colocaram 15W30 no meu. Pajero 2014 51mil KM
Bom dia PCoelho. 15W30 ou 15W40?? Nem sabia que existia óleo 15w30.
Bom dia PCoelho. 15W30 ou 15W40?? Nem sabia que existia óleo 15w30.
Desculpe a demora p responder!!!
Então, eu perguntei e foi esse que o mecânico da MIT me respondeu 15w30. Agora já tô com 56mil e já quero trocar de novo, não acho esse 15w30 p vender em lugar nenhum!! Meu pai tá usando lubrax 15w40 na triton dele
Sergio c
13/01/2020, 08:07
Eu iria de 15W40 sem medo algum.
Desculpe a demora p responder!!!
Então, eu perguntei e foi esse que o mecânico da MIT me respondeu 15w30. Agora já tô com 56mil e já quero trocar de novo, não acho esse 15w30 p vender em lugar nenhum!! Meu pai tá usando lubrax 15w40 na triton dele
Bom dia PCoelho, então carinha, podes usar o 15w40 sem problema. Pense sempre que você não pode usar um número maior antes do W e um número menor após o W.
Exemplo: a especificação do manual é: 15w30. Então você pode usar óleos:
De:
0 --> 15 W 30 --> 50.
Note que não sei se existem essas especificações, estou colocando só como referência.
No caso de a especificação ser 15w40, não poderás usar os óleos abaixo de w40, mas podes usar acima de w40 e óleos de 0w até 15w. Tipo, 20w50 não poderás utilizar por conta do 20w, que é muito grosso na partida a frio.
Quanto menor for o número antes do W e maior o número após o W melhor. Se existisse um óleo 0w50 seria um óleo praticamente universal.
A grosso modo, o primeiro número da especificação (antes do W) é a viscosidade do óleo a frio, então quanto mais fino a frio melhor, pois quanto mais fino o óleo, melhor ele circula na partida, ainda mais em climas frios. O segundo número (após o W) é até onde o óleo consegue funcionar como lubrificante quando quente, então quanto maior o número, mais temperatura ele aguenta.
Me estendi para caraleo, mas acho que ficou claro. Qualquer coisa, dá um grito aí.
Abraço.
Bom dia PCoelho, então carinha, podes usar o 15w40 sem problema. Pense sempre que você não pode usar um número maior antes do W e um número menor após o W.
Exemplo: a especificação do manual é: 15w30. Então você pode usar óleos:
De:
0 --> 15 W 30 --> 50.
Note que não sei se existem essas especificações, estou colocando só como referência.
No caso de a especificação ser 15w40, não poderás usar os óleos abaixo de w40, mas podes usar acima de w40 e óleos de 0w até 15w. Tipo, 20w50 não poderás utilizar por conta do 20w, que é muito grosso na partida a frio.
Quanto menor for o número antes do W e maior o número após o W melhor. Se existisse um óleo 0w50 seria um óleo praticamente universal.
A grosso modo, o primeiro número da especificação (antes do W) é a viscosidade do óleo a frio, então quanto mais fino a frio melhor, pois quanto mais fino o óleo, melhor ele circula na partida, ainda mais em climas frios. O segundo número (após o W) é até onde o óleo consegue funcionar como lubrificante quando quente, então quanto maior o número, mais temperatura ele aguenta.
Me estendi para caraleo, mas acho que ficou claro. Qualquer coisa, dá um grito aí.
Abraço.
Concordo com você, poderia usar sem problemas o 15W40 e é o que usamos na triton que está com 125MilKM. Porém a Dakar ainda está com 56milKM e eu pretendia continuar com oleo original até uns 80mil. Mas como não estou achando fora da CSS, vou partir pro Lubrax semi 15W40.
Final do mês vou trocar todos os fluídos do carro menos o câmbio que vou deixar pra os 80mil e fazer a troca completa com limpeza de filtro. Qualquer coisa eu abro um tópico pra mostrar como estava o estado dos óleos.
Abraço a todos!!
[QUOTE=PCoelho;2520278
Final do mês vou trocar todos os fluídos do carro menos o câmbio que vou deixar pra os 80mil e fazer a troca completa com limpeza de filtro. Qualquer coisa eu abro um tópico pra mostrar como estava o estado dos óleos.
Abraço a todos!![/QUOTE]
É possível fazer limpeza do filtro da caixa automática?
Ele é do tipo metálico com tela?:pipoca:
Boa tarde, sempre usei óleo 15w40 em minha caminhonetes velhas, sem eletrônica, ocorre que acabei de comprar uma Triton 2010, minha dúvida é se posso seguir usando o mesmo oleo mineral 15w40, ou devo mudar pro semisintetico 15w30?
Grato
Sergio c
21/08/2020, 17:31
Da p usar o 15w40, mas se quer dar um up em termos de óleo vá nesse semi sintético.
Boa tarde, sempre usei óleo 15w40 em minha caminhonetes velhas, sem eletrônica, ocorre que acabei de comprar uma Triton 2010, minha dúvida é se posso seguir usando o mesmo oleo mineral 15w40, ou devo mudar pro semisintetico 15w30?
Grato
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