Ver Versão Completa : AJUDA - Discovery 3 parada a quase 2 anos. O que fazer?
lanzapedro
21/11/2019, 13:49
Pessoal, boa tarde!
Sou novo aqui no fórum e gostaria que vocês compartilhassem uma experiência comigo.
Tenho uma Discovery 3 S 4.0 V6 2008, e por conta de algum problemas pessoais, o carro ficou parado e encostado por quase 2 anos sem ninguém nem ao menos ligá-lo. Agora que estou de volta e mais ativo, queria tentar mexer nele e fazê-lo funcionar novamente.
Uma coisa é certa: sei que tenho que trocar todos os filtros e fluídos, além de uma bateria nova, é claro! rs
Mas se vocês puderem me ajudar, me digam aí: é necessário mesmo trocar óleo de câmbio e óleo de freio? Consigo fazer isso em casa, no máximo com auxílio de um mecânico amigo?
O carro está na garagem e tem uma rampa grande para subir. Queria tentar fazer o máximo aqui para fazê-lo ligar e pelo menos tirá-lo da garagem, até uma oficina mais próxima. Caso eu o tire da garagem, se for o caso, chamo um guincho até a oficina.
Quem puder, me ajude aí por favor é muito obrigado desde já!
titanium
21/11/2019, 15:51
"Coisa simples"
Vamos lá... o serviço caprichado (com menor risco de dar problema) seria:
- Esvaziar o tanque de diesel (não sei se tem dreno esse tanque, se não tiver, retirar ele e deixar cair todo o diesel velho, especialmente o da mangueira. Se der, puxe o que estiver na linha de diesel (sugando). Lavar o tanque e diesel novo (s10).
- Trocar o óleo do motor pelo óleo especificado! Nada de "ah, seria bom um óleo xyzpto mais grosso ou mais fino"... não! usar o do manual! Também troque os filtros (na D2 existem 2 filtros.. não sei se na D3 são 2 ou apenas 1, como nos carros normais).
- Trocar óleo do câmbio e fluído de freio não precisa para ligar ela! mas depois com certeza é bom trocar!
- Recomendo também verificar se tem água no sistema de arrefecimento (parece bobo, mas as vezes vaza e ninguém percebe!). Se for chato e quiser aproveitar a empreita, já troca o fluído do radiador (água desmineralizada de boa qualidade + aditivo indicado no manual)
- Óleo do motor trocado, arrefecimento verificado, diesel abastecido é hora de Sangrar a linha de injeção. As Discoverys 2 tem procedimento de Bleeding automático.. as D3 devem ter também! Dá uma olhadinha no manual!
- Essa hora vai precisar da bateria nova por que vai exigir bastante amperagem pela bomba injetora do tanque.
- Feita a sangria do diesel é ligar a máquina e deixar funcionando APENAS NA MARCHA LENTA por 30 minutos... eu disse 30 minutos!!!!!!!!!!!! deixa esse óleo fluir bem, aquecer bem os metais, lubrificar bastante, o motor aquecer, esfriar, aquecer novamente....
O maior risco do motor v6 diesel é rodar bronzinas de mancais.
Especialmente nos carros que ficam muito tempo parados...
Essa pode ser a hora do prejuízo.
Se você não quiser correr esse risco, compra um jogo de juntas do motor e manda abrir ele. (levando no guincho, claro, sem ligar!!!)
O procedimento a realizar seria lubrificar manualmente as bronzinas de mancal para evitar que rodem junto com o virabrequim!
Sai caro!!!
Mas sai muito, muito, muito, muitoooo mais caro fazer o motor se essa bronzina rodar... aí vai pro espaço o bloco, o virabrequim (peça que está difícil de encontrar), pistão, biela..... o estrago pode ser grande.
rsrsrsrs
Não sei se te ajudei ou atrapalhei né!?
Mas fica o alerta.
Toma a decisão que seu coração indicar e boa sorte!
Depois volte pra contar pra gente o resultado!
Ah!
Não deixa esse carro parado muito tempo não!
PS: pensando aqui agora talvez você pudesse tentar dar um excesso de óleo nesse motor para que, desligado, o óleo ficasse com o nível cobrindo o virabrequim (jogar tanto óleo no carter que o nível iria cobrir o virabrequim só pelo volume).
Não faço ideia de quantos litros seriam necessários, mas penso que isso poderia fazer com que o óleo penetrasse "nas entranhas" do virabrequim e "lubrificasse" a bronzina para um primeiro giro..
Esse primeiro giro poderia ser manual.. sim, com o auxílio de uma chave (não faço ideia de qual, teria que ver), tentar girar um pouco o virabrequim. Bem pouco e bem devagar... ou dar um "choque" nele.. uma ligeira "pancada" para "descolar" ele das bronzinas (como se faz com parafuso muito preso/apertado)..
Talvez esse procedimento, ainda que rudimentar, possa lhe ajudar em não ter de abrir o motor, mas ainda assim é arriscado.
Claro, depois desse procedimento, esgotar o óleo e colocar o óleo na medida certa.
Fica aí o raciocínio para a opinião dos mais experientes...
Abraço
lanzapedro
21/11/2019, 16:02
Legal mestre, obrigado pelas dicas!
Já que, para ligá-la não tem a necessidade de troca de óleo de câmbio e freios, já me tranquiliza um pouco mais... vi que é bem complicado para fazer esse tipo de troca.
Porém, o motor da minha Disco não é Diesel, e sim gasolina! Mesmo procedimento em tudo?
Valeu mesmo, acabei ficando até um pouco mais aliviado (apesar de tanto trabalho).
Abração!
titanium
21/11/2019, 16:18
Poxa!!!!! Não sendo diesel, tudo fica MUITO mais tranquilo!
Não existe o "Bicho Papão" da quebra do virabrequim!
É basicamente limpar o tanque, trocar o óleo do motor e a bateria!
Power On na máquina e curtir!
Abraço!
lanzapedro
21/11/2019, 16:26
Que beleza, me tranquilizou demais!
Vou fazê-la voltar a rodar e levar na oficina pra um Check geral e etc!
Muito obrigado amigo! 👊🏼🤓
titanium
22/11/2019, 07:41
Positivo, "tamojunto"!
Qualquer coisa só falar!
Ah! Se der posta umas fotos da nave e descreve o que fez nela como revisão, onde levou aí na sua região.
São informações que podem ajudar outras pessoas futuramente que eventualmente se encontrem em situação semelhante.
Abraço
Pode preparar uns 30 a 40 mil reais no médio prazo... pois vão começar diversos problemas elétricos como chicotes, contatos e módulos enferrujados, borrachas ressecadas, radiador, mangueiras do sistema de arrefecimento, etc, etc, etc. Se tiver bolsas de ar com o compressor, pode preparar mais 12 mil reais. Uma revisão completa, pra começar, pode preparar de 15 a 20 mil reais.