PDA

Ver Versão Completa : AJUDA - Discovery 3 parada a quase 2 anos. O que fazer?

lanzapedro
21/11/2019, 13:49
Pessoal, boa tarde!

Sou novo aqui no fórum e gostaria que vocês compartilhassem uma experiência comigo.

Tenho uma Discovery 3 S 4.0 V6 2008, e por conta de algum problemas pessoais, o carro ficou parado e encostado por quase 2 anos sem ninguém nem ao menos ligá-lo. Agora que estou de volta e mais ativo, queria tentar mexer nele e fazê-lo funcionar novamente.

Uma coisa é certa: sei que tenho que trocar todos os filtros e fluídos, além de uma bateria nova, é claro! rs

Mas se vocês puderem me ajudar, me digam aí: é necessário mesmo trocar óleo de câmbio e óleo de freio? Consigo fazer isso em casa, no máximo com auxílio de um mecânico amigo?

O carro está na garagem e tem uma rampa grande para subir. Queria tentar fazer o máximo aqui para fazê-lo ligar e pelo menos tirá-lo da garagem, até uma oficina mais próxima. Caso eu o tire da garagem, se for o caso, chamo um guincho até a oficina.

Quem puder, me ajude aí por favor é muito obrigado desde já!

titanium
21/11/2019, 15:51
"Coisa simples"

Vamos lá... o serviço caprichado (com menor risco de dar problema) seria:
- Esvaziar o tanque de diesel (não sei se tem dreno esse tanque, se não tiver, retirar ele e deixar cair todo o diesel velho, especialmente o da mangueira. Se der, puxe o que estiver na linha de diesel (sugando). Lavar o tanque e diesel novo (s10).
- Trocar o óleo do motor pelo óleo especificado! Nada de "ah, seria bom um óleo xyzpto mais grosso ou mais fino"... não! usar o do manual! Também troque os filtros (na D2 existem 2 filtros.. não sei se na D3 são 2 ou apenas 1, como nos carros normais).
- Trocar óleo do câmbio e fluído de freio não precisa para ligar ela! mas depois com certeza é bom trocar!
- Recomendo também verificar se tem água no sistema de arrefecimento (parece bobo, mas as vezes vaza e ninguém percebe!). Se for chato e quiser aproveitar a empreita, já troca o fluído do radiador (água desmineralizada de boa qualidade + aditivo indicado no manual)
- Óleo do motor trocado, arrefecimento verificado, diesel abastecido é hora de Sangrar a linha de injeção. As Discoverys 2 tem procedimento de Bleeding automático.. as D3 devem ter também! Dá uma olhadinha no manual!
- Essa hora vai precisar da bateria nova por que vai exigir bastante amperagem pela bomba injetora do tanque.
- Feita a sangria do diesel é ligar a máquina e deixar funcionando APENAS NA MARCHA LENTA por 30 minutos... eu disse 30 minutos!!!!!!!!!!!! deixa esse óleo fluir bem, aquecer bem os metais, lubrificar bastante, o motor aquecer, esfriar, aquecer novamente....

O maior risco do motor v6 diesel é rodar bronzinas de mancais.
Especialmente nos carros que ficam muito tempo parados...
Essa pode ser a hora do prejuízo.

Se você não quiser correr esse risco, compra um jogo de juntas do motor e manda abrir ele. (levando no guincho, claro, sem ligar!!!)
O procedimento a realizar seria lubrificar manualmente as bronzinas de mancal para evitar que rodem junto com o virabrequim!

Sai caro!!!

Mas sai muito, muito, muito, muitoooo mais caro fazer o motor se essa bronzina rodar... aí vai pro espaço o bloco, o virabrequim (peça que está difícil de encontrar), pistão, biela..... o estrago pode ser grande.

rsrsrsrs

Não sei se te ajudei ou atrapalhei né!?

Mas fica o alerta.
Toma a decisão que seu coração indicar e boa sorte!

Depois volte pra contar pra gente o resultado!

Ah!

Não deixa esse carro parado muito tempo não!

PS: pensando aqui agora talvez você pudesse tentar dar um excesso de óleo nesse motor para que, desligado, o óleo ficasse com o nível cobrindo o virabrequim (jogar tanto óleo no carter que o nível iria cobrir o virabrequim só pelo volume).
Não faço ideia de quantos litros seriam necessários, mas penso que isso poderia fazer com que o óleo penetrasse "nas entranhas" do virabrequim e "lubrificasse" a bronzina para um primeiro giro..

Esse primeiro giro poderia ser manual.. sim, com o auxílio de uma chave (não faço ideia de qual, teria que ver), tentar girar um pouco o virabrequim. Bem pouco e bem devagar... ou dar um "choque" nele.. uma ligeira "pancada" para "descolar" ele das bronzinas (como se faz com parafuso muito preso/apertado)..
Talvez esse procedimento, ainda que rudimentar, possa lhe ajudar em não ter de abrir o motor, mas ainda assim é arriscado.

Claro, depois desse procedimento, esgotar o óleo e colocar o óleo na medida certa.

Fica aí o raciocínio para a opinião dos mais experientes...

Abraço

lanzapedro
21/11/2019, 16:02
Legal mestre, obrigado pelas dicas!
Já que, para ligá-la não tem a necessidade de troca de óleo de câmbio e freios, já me tranquiliza um pouco mais... vi que é bem complicado para fazer esse tipo de troca.

Porém, o motor da minha Disco não é Diesel, e sim gasolina! Mesmo procedimento em tudo?

Valeu mesmo, acabei ficando até um pouco mais aliviado (apesar de tanto trabalho).
Abração!

titanium
21/11/2019, 16:18
Poxa!!!!! Não sendo diesel, tudo fica MUITO mais tranquilo!
Não existe o "Bicho Papão" da quebra do virabrequim!

É basicamente limpar o tanque, trocar o óleo do motor e a bateria!
Power On na máquina e curtir!

Abraço!

lanzapedro
21/11/2019, 16:26
Que beleza, me tranquilizou demais!
Vou fazê-la voltar a rodar e levar na oficina pra um Check geral e etc!

Muito obrigado amigo! 👊🏼🤓

titanium
22/11/2019, 07:41
Positivo, "tamojunto"!

Qualquer coisa só falar!

Ah! Se der posta umas fotos da nave e descreve o que fez nela como revisão, onde levou aí na sua região.
São informações que podem ajudar outras pessoas futuramente que eventualmente se encontrem em situação semelhante.

Abraço

cemecor
24/11/2019, 13:33
Pode preparar uns 30 a 40 mil reais no médio prazo... pois vão começar diversos problemas elétricos como chicotes, contatos e módulos enferrujados, borrachas ressecadas, radiador, mangueiras do sistema de arrefecimento, etc, etc, etc. Se tiver bolsas de ar com o compressor, pode preparar mais 12 mil reais. Uma revisão completa, pra começar, pode preparar de 15 a 20 mil reais.