Ver Versão Completa : Limitador de Porta
COLOMBO1
23/05/2006, 08:35
Amigos, comecei a reforma da Rural mas percebi que ela não tem o limitador de porta. Gostaria de colocar um para que a nova pintura não riscasse e nem a porta amassase, mas nao sei de carro posso usar.
Aalguem pode ajudar.
sorvetão
03/06/2006, 18:02
infelizmente não posso ajudar muito, mais na minha f 75 coloquei como nas capotas de fibras do engesa apenas um pedaço de cinto de segurança fazendo com que limite a abertura da porta. simples feio mais funcional.
abs
José Augusto
04/06/2006, 03:19
sorvetão, depende de como for feito não fica feio, a idéia de simplicidade muito me agrada, eu ainda não estou neste ponto (já deveria), mas provavelmente será uma solução dessas, COLOMBO1, estive pensando, talvez até use um daqueles amortecedores de porta gasto, sem pressão mesmo, só para funcionar por dentro da porta.
COLOMBO1
04/06/2006, 09:54
Ai pessoal, eu to pensando em colocar as do fusca, oq acham?
José Augusto
04/06/2006, 22:03
Não me lembro bem como é do fusca, mas se funcionar mostra como fez.
COLOMBO1
04/06/2006, 23:04
pelo que vi como funileiro é o que melhor vai ficar, mas assim que tiver instalado ou se eu tiber uma melhor idéia eu aviso
Eder Recanelli
11/02/2014, 11:37
Bom dia, COLOMBO1, me deparei com esse problema do limitador quando troquei os vidros originais da minha f-75, por vidros inteiriços, quando troquei ela estava sem o limitador, quando fui coloca-los descobri que o limitador original bate na canaleta do vidro novo, agora estou procurando uma solução mais simples, e estou pensando em adaptar o limitador da porta do salão da Kombi antiga, aparentemente acho que funciona, tem no ML pra vender por cerca de R$70,00. Fica a dica, talvez te ajude. Abraço.
luisrief
12/02/2014, 07:26
Bom dia,
Estou passando pelo mesmo problema, mais acho que a melhor solucao seria colocar o limitador ao contrario pra quem usa vidro inteirico. estive pensando nos do santana que tem 2 estagios, mais se der certo de montar ao contrario podera ser de qualquer carro. nos desmanches por ai e mais facil achar um limitador de crv, corola do que um de santana hoje em dia!!
Vou acompanhando por aqui e se arrumar uma solucao eu posto as fotos.
antonio umino
12/02/2014, 10:05
450722
Fiz uma adaptação do limitador da porta do santana, imitando o original....
Tive que cortar mais ou menos 2 cm para ajustar a porta....
Também colocando vidro inteirisso da stepsid
devo ter mais fotos da peça......
ok.
abçs
lucciano amaral
12/02/2014, 22:37
Amigo antonio gostei da sua ideia
Júnior_NF
19/02/2014, 17:03
Olá Antonio,
Gostei da solução...vou conversar com o Rodrigo para ver o que utilizaremos na Jaby...
Forte abraço,
450722
Fiz uma adaptação do limitador da porta do santana, imitando o original....
Tive que cortar mais ou menos 2 cm para ajustar a porta....
Também colocando vidro inteirisso da stepsid
devo ter mais fotos da peça......
ok.
abçs
Reativando o tópico, Antonio, essa adaptação que vc fez do limitador do santana não pega no vidro inteiriço?
abs
Alan
antonio umino
05/05/2014, 13:08
Alan.
Não pega. pois mudei o lugar do orginal..
Fiz um chapa com rosca 6mm e coloquei por dentro da coluna fixado por um parafuso também de 6 mm.
fiz os furos de uma nova chapa na porta em forma de u. com os devidos furos para passar o limitador.
Este fiz mais para baixo... quase na dobradiça.
vou providenciar fotos....
Também estou colocando vidro inteirisso...máquina de vidro do uno eletrica, mais trava eletrica. e fechadura da brasilia.
ok.
abçs
Antonio, se puder postar fotos te agradeço pois estou bem nessa etapa. Vidro elétrico, limitador, vidro inteiriço, travas elétricas, trancas da brasília e tudo mais. Só que a máquina de vidro vou usar a do caminhão volvo.
abs
Alan
antonio umino
06/05/2014, 13:42
Alan.
a primeira foto por dentro da porta...
o limitador da porta dianteira do santana.......
O limitador do Santana está colocado sobre um digamos cavalete para colocar o limitador, e assim não ficar muito comprido a haste como também se colocar direto na porta fica muito fraco e acaba rachando a lata da porta...
a segunda foto. o limitador colocado na perto da dobradiça
a terceira foto o limitador colocado na coluna da porta....
na coluna está preso uma chapa com rosca de 6mm onde segura duas pequenas cantoneiras.
A chapa com rosca está parafusada com um parafuso de 6mm com cabeça..
Na porta também tem dois parafusos que seguram a parte interna do limitador..
Abrindo a porta, dependendo do comprimento da haste, a porta vai abri o máximo.....
Então para não abrir tudo, tem que cortar a haste (mais ou menos 2 a 3 cm.) e fazer um novo furo e rebitar na aba da cantoneira.
na outra aba (6mm). parafusar na coluna (cantoneira pequena).
461779
461781
461782
abçs
Antonio, muito obrigado pelas fotos e explicações. Ficou bem claro e acho que vou seguir a receita. Uma outra dúvida: vi em outro tópico que vc está usando a maçaneta do mercedez 709, aquela preta. Também vou usar essa maçaneta, minha dúvida é como vc irá fazer para a ela abrir a porta usando a tranca da brasília e também como irá fazer para trancar e destrancar com a chave da maçaneta?
abs
Alan
antonio umino
07/05/2014, 13:22
461928Nesta foto .. tem o local original da maçaneta. usei uma chapa para tapar o furo. e fazer o furo da porta do caminão mercedes benz.....e foi soldao por dentro e assim reforçar o local...
Na maçaneta mercedes, 1113/1313/1513.. tem um encaixe e um furo para um parafuso...
Na parte interna tem ligado ao botão um trinco que no caminhão gira e esta sai fora e o botão fica inutilizado para abrir a porta. e no outro giro aciona a lingueta da fechadura...
Na Fechadura da Brasilia/Fusca. tem o mecanismo de tranca. em que com o giro da chave aciona a alavanca de sobe e desce para trancar ou abrir.... se vc for em uma loja de acessórios vc vai ver que a maçaneta do fusca e do mercedes são bem diferentes. (o acionamento da maçaneta. mas no fundo o funcionamento é igual)..
Bom... na maçaneta mercedes girando o botão tem no lado de dentro um 461932acionador , com um parafuso de 6mm....
com a parte que empurra, vai na cava da fechadura do fusca. e com o giro o parafuso vai fazer subir ou descer com o giro da chave..
Outra tem que passar na lima ou no esmeril. o lado de traz da maçaneta para ajustar na porta da Rural ou f....
Qualquer duvida pergunte. pois não foi muito dificil de fazer a adaptação...
461929 Esta chapa colado na porta, pelo parafuso... vai ficar para o lado de dentro da porta. é um molde da porta do fusca ou brasilia.
461926Nesta foto. o trinco da porta da brasilia... Arranquei o original (cortei na talhadeira) e fiz um novo com a rosca dos parafusos de 6mm. e uma chapa com rosca para poder regular a porta... (para cima, para baixo, dentro fora)....
Ta aí umas fotos. se precisar de mais tenho mais.
Ok.
Grande abraço..
no anexo. tem a foto da fechadura da brasilia colocado no lugar.. no furo vc vê o acionador da porta (sobe e desce e abre a porta)....neste furo é que vai o parafuso da lingueta da maçaneta (giro da chave faz subir e descer.)..
Mais uma........ vou colocar trava eletrica...
Antonio, mais uma vez obrigado pela explicação. A maçaneta que estou usando é a do 709, muito parecida com a sua do 1113, a única diferença que notei foi naquele lugar onde tem o parafuso que aciona o trancar e destrancar a tranca, a pequena aste onde é fixado, no meu caso ela está um pouco mais curta. O q notei de diferença para a maçaneta da brasília/fusca é que essa aste onde vai esse parafuso ela fica virada para o outro lado com relação as nossas maçanetas. Com essa maçaneta do fusca, esse parafuso fica bem dentro do rasgo da tranca para para trancar e destrancar.
Não entendi direito como vc irá contornar isso. Sabe se tem como inverter essa aste que me refiro? Caso não dê para inverter vou ter que pensar em algo diferente.
abs
Alan
antonio umino
09/05/2014, 12:59
Na maçaneta MB 1113/1313/1513.
Voce olhando , na parte do botão lado de dentro. tem um pequeno parafuso, onde vc inverte a oblongo com o parafuso..
é um quadrado.... então dá pra colocar dos quatro lados..
para baixo, para cima, do lado esquerdo e direito....
No botão. entra a chave de tranca. No caminhão... ela gira 1/2 volta e chave sai. então como girou 1/2 volta o botão fica sem ação... No caso da fechadura fusca................ o parafuso entra no rasgo. e fica. a parte onde tem rosca, aciona com o botão a alavanca da fechadura. pois bem.....................
Com o parafuso na cava (rasgo). ao girar a chave ela vai fazer o movimento de tranca da fechadura fusca (abaixa o pino e tranca).. então com a chave no lugar. não vai dar 1/2 volta. e sim fazer o movimento da tranca da fechadura. Tanto para trancar como para abrir....(movimento de 1/4 no giro. a fechadura tranca ou abre. e no centro a chave sai)....
Ok.
Não sei se entendeu....
Mas antes da desmontagem para a pintura. estava funcionando.... Bem como a possível colocação de alarme e trava eletrica da porta.... e dos vidros eletricos....
Alan... estive pensando... comprei um kit do uno quadrado... tive que endireitar o guia do vidro. (deixar reto)....
Na próxima adaptação.. vou optar por uma máquina que seja reta (não precisar endireitar). e que tenha a abertura do vidro na altura da Rural e Pickup. (45 cm)... aqui vc vai usar o do caminhão Volvo. e também os interruptores que possar ser embutidos. pois o do uno veio com o descança braço, onde o encaixe é um tipo de trilho...primeiro coloca no descança braço e depois este na porta....
Como as máquinas tem o mesmo motor... e muda sòmente o módulo e os interruptores. vou procurar se consigo comprar o módulo separado da máquina de vidro. e assim poder embutir no forro da Stepside (fibra de vidro)...
até mais.