PDA

Ver Versão Completa : Duvida em usar roda com offset negativo ou espaçador

Pedro Sylvestre
08/11/2019, 19:47
Olá amigos,

Tenho um T4 ano 2007 e estava querendo colocar uma roda com offset negativo (que deixa o pneu mais "pra fora" do para-lama), ou um espaçador de roda, por uma série de motivos, dentre eles a melhora na estabilidade em curvas, trilhas de erosão e maior segurança no uso diário.
Entretanto, na lei de trânsito brasileira está escrito o seguinte:

I - Fica proibido o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda.
II - A utilização de rodas/ pneus que ultrapassem ou fiquem rentes aos limites externos dos para-lamas do veículo também é proibida.

Estou com o pé atrás de fazer essa alteração no carro e os guardas de trânsito encrencarem.
Alguém que tem um jipe com os pneus um pouco pra fora do para-lama já passou por isso ? Já tomaram multa na cidade ou estrada ?

OBS: Sou de SP capital e uso o Troller como carro de uso diário mesmo.

jmanzano
08/11/2019, 20:29
Olá amigos,

Tenho um T4 ano 2007 e estava querendo colocar uma roda com offset negativo (que deixa o pneu mais "pra fora" do para-lama), ou um espaçador de roda, por uma série de motivos, dentre eles a melhora na estabilidade em curvas, trilhas de erosão e maior segurança no uso diário.
Entretanto, na lei de trânsito brasileira está escrito o seguinte:

I - Fica proibido o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda.
II - A utilização de rodas/ pneus que ultrapassem ou fiquem rentes aos limites externos dos para-lamas do veículo também é proibida.

Estou com o pé atrás de fazer essa alteração no carro e os guardas de trânsito encrencarem.
Alguém que tem um jipe com os pneus um pouco pra fora do para-lama já passou por isso ? Já tomaram multa na cidade ou estrada ?

OBS: Sou de SP capital e uso o Troller como carro de uso diário mesmo.

Existem muitos relatos de implicação por conta do pneu para fora.
Eu uso pneu 33x12.5x15 com espaçador de 30mm e o pneu fica uns 2 cm para fora. Isso foi suficiente para a vistoria no Detran (PR) ser negada. Tive de retirar os espaçadores para passar na vistoria (mas não questionaram o tamanho do pneu).
Nunca tive problema com fiscalização rodoviária, mas já ouvi muitos relatos, inclusive de retenção do veículo

Band92
23/06/2020, 21:22
Meu 2011 usa pneu 33" em aro 15 com as rodas com off Set -44 (dei uma exagerada, confesso). Sou de SP e uso diário, com viagens nos finais de semana. Basta colocar o protetor de borracha nos paralamas que a parte mais externa da borracha conta como paralama e resolve o problema "legal". Sossegado. E nao limita esterço e nao pega mais nas laterais.