PDA

Ver Versão Completa : F 75 COM MOTOR FALCON F1000



BETHO
01/02/2004, 21:34
Comprei uma F 75 com problemas na caixa e no motor, a caixa já arrumei, mas o motor ficaria inviável, decidi colocar o da F1000 a gasolina, vou usar toda a enbreagem da F1000, a minha duvida é será que o cambio aguenta?

Pedro Bachir
01/02/2004, 22:08
E ae BETHO??? :)

A cx original com certeza não aguenta o motorzão, vc deveria colocar o motor junto com a cx dele, e de preferência a cx de transferencia da band que é mais resistente que a original, o único incoveniente é o $$$ :roll:

Outra coisa, se sua F-75 não tiver freio a disco, é bom pelo menos na frente, pq com esse mtr ela vai andar muito mais!!! :wink:

Axo que é só isso, se eu estiver esquecido algo, ja sabem... :)

flw :)

BETHO
01/02/2004, 23:27
Fazendo algumas pesquisas ví que é possível a utilização do cambio da C10, será que aguenta esse motor. outro opção que tenho é colocar a caixa da F1000 HSD a diesel, será que pode dar certo, preciso de ajuda, pois é minha primeira aventura nas adaptações.

Pedro Bachir
01/02/2004, 23:40
Fazendo algumas pesquisas ví que é possível a utilização do cambio da C10, será que aguenta esse motor. outro opção que tenho é colocar a caixa da F1000 HSD a diesel, será que pode dar certo, preciso de ajuda, pois é minha primeira aventura nas adaptações.

E ae Betho??? :)

:arrow: O cambio de C-10 aguenta o mtr sim, mas ai vc precisará de uma flange pra adaptação, do mtr/ cx e da cx/ cx d redução, o que complicaria o serviço. :roll:

:arrow: O cambio da F-1000 diesel aconteceria a mesma coisa do da C-10.

:arrow: Já o câmbio original do mtr, só precisaria da flange pra adaptar a cx/ cx de redução, o que facilitaria a adaptação e as relações de marcha seriam mais adequadas ao mtr :wink:

Espero ter ajudado :D

flw :)

marco cruz
09/02/2004, 14:17
Betho,
Coloquei esse motor no Lagartixa, juntamente com o câmbio da F-1000.
A transferência e a reduzida agüentam sim (eu testei como um animal em 1ª reduzida :lol: ).
Não mexi dos diferenciais (estou com o antigo), o que limita a velocidade; já na F-75 realmente seria apropriado vc colocar um freio a disco com assistência hidráulica, pois o motor é MUIITO forte.
Inclusive as especificações dele lembram muito motor diesel, torque muito forte em baixíssima rotação.
Boa sorte.

Kerosene
22/07/2004, 13:58
Beto,
Analise bem essa adaptação, pois este motor é de um custo bem caro :o , conseme bastante gasolina, bomba de agua e de oleo, são bem difíceis de achar, uma possivel retífica hoje não sai por menos de 3000lts :cry: enquanto um 4.1s ficaria em torno de 2000lts. :roll:
Além de todo o inconveniente da adaptação, pois com flange na capa seca, não funciona !!! Ela distancia o cambio do motor e vai precisar mexer no eixo piloto..... que pouquímas vezes dá certo.

Abraço.

Gleisson
29/07/2004, 18:38
Caro colega;

Com relação ao motor Falcon, o que posso lhe dizer é que é um baita motor, falo por experiência própria, pois tenho uma F1000 ano 1994 com ele, e ela vai para os 100.000km em mais ou menos um mês, e apenas a bomba de gasolina foi substituida até agora. Custou 90 reais.

Com certeza 100.000 é pouco para um Carro 1994, más a pickup é minha desde 1998, e eu realmente rodo pouco. más continuam sendo 100.000km não é mesmo...

Eu gosto tanto deste motor que comprei um igualzinho para a minha Rural 67.

Quanto a peças para este motor, o pessoal tem razão, elas não existem nas autorizadas da Ford, eu consigo aqui em Belo Horizonte com um logista que manda buscar diretamente de São Paulo. Quanto ao preço, pelo menos por aqui está dentro da normalidade.

Quanto a adaptação deste motor, no meu caso a caixa utilizada foi a da C10, pois além de bem resistente, é barata!!. Não houve necessidade de flange entre a caixa da C10 e a capa seca, apenas um furo de fixação da caixa precisou ser alargado, mantendo todos os demais originais. O piloto foi feito sob-medida, pois tem que ser um pouco mais longo. Neste caso ele foi feito considerando a embreagem original do motor falcon...

Quanto a adaptação da redução na caixa da C10, utilizei um kit a venda no portugal4x4 (www.portugal4x4.com.br), que custou R$490.00.

:shock: Tem alguns detalhes de montagem que devem ser observados:

Para que o motor falcon não esbarre no Capo, ele tem que ficar na mesma altura do antigo BF161, o detalhe é que o reservatório de óleo(carter), tem o bojo na dianteira. Assim precisei fazer "ESPOA" para que o diferencial dianteiro não esbarrasse no carter...

O radiador original da rural não comporta o falcon, o radiador original do falcon não cabe no leito da Rural, ,assim desloquei o radiador original do falcon para dentro do bico da Rural.

Um pequeno corte teve de ser feito na parede corta fogo, a fim de permitir a retirada do último parafuso da tampa de valvulas(manutenção.)

O escapamento do meu Falcon é 3x2 original(Cacho), e como ele vai de encontro ao Cardan dianteiro, precisei viralos para fora do chassis e posiciona-los em paralelo ao mesmo(Como na toyota bandeirantes...)

A admissão do meu falcon é de alumínio, e o carburador holey fica bem distante do bloco. Assim precisei virar a posição original da bateria, a fim de comportar tudo dentro do leito.

O filtro de ar teve que ser deslocado para o outro lado do motor, ficando coladinho no distribuidor. (Quando estou a passeio no asfalto, utilizo um filtro tipo prato dos antigos Landau). quando vou para a terra, coloco o filtro de serviço pesado. (É que ele entope o que sobrou de espaço dentro do cofre do motor.)

:? Olha colega, deu bastaaaaaante trabalho para adaptar tudo, e eu não coloque um Gm4.1 porque não queria ver escrito chevrolet dentro de um carro Ford/Willys. Talvez seja chatisse demais(segundo meu pai e mecânico).

:? Todo o trabalho de adaptação e ajustes demorou mais ou menos 1 ano, já que eu e meu pai somente podiamos dedicar os sábados e domingos para o trrabalho. Assim é só fazer a conta, é claro que mais gente trabalhando, e talvez mais ferramentas adequadas fizessem o trabalhio ficar mais ágil.

:D Quanto ao resultado, ficou excelente!!!

Verifique junto ao teu mecânico de confiança a viabilidade do Motor Falcon ai na sua região... Se não for de fácil manutenção, utilize um Gm4.1...

Se quizeres mais dados entre em contato pelo email gleisson@ati.srv.br, tenho fotos e posso postalas com mais tempo...

Espero ter ajudado...

:lol: Abraços...


e

Ricardo Bambhoo
30/12/2004, 08:52
Pessoal, coloquei na minha F75 o motor 3.6 da F 1000 com cambio clarck 4m. Lembro que teve que fazer um eixo piloto sob medida. A adaptação ficou muito boa e o conjunto ficou muito forte= vale a pena !!!!!!

tuna
27/08/2006, 18:16
Caro colega;


Quanto a adaptação deste motor, no meu caso a caixa utilizada foi a da C10, pois além de bem resistente, é barata!!. Não houve necessidade de flange entre a caixa da C10 e a capa seca, apenas um furo de fixação da caixa precisou ser alargado, mantendo todos os demais originais. O piloto foi feito sob-medida, pois tem que ser um pouco mais longo. Neste caso ele foi feito considerando a embreagem original do motor falcon... :shock: Tem alguns detalhes de montagem que devem ser observados:

:? Olha colega, deu bastaaaaaante trabalho para adaptar tudo, e eu não coloque um Gm4.1 porque não queria ver escrito chevrolet dentro de um carro Ford/Willys. Talvez seja chatisse demais(segundo meu pai e mecânico).

:? Todo o trabalho de adaptação e ajustes demorou mais ou menos 1 ano, já que eu e meu pai somente podiamos dedicar os sábados e domingos para o trrabalho. Assim é só fazer a conta, é claro que mais gente trabalhando, e talvez mais ferramentas adequadas fizessem o trabalhio ficar mais ágil.

:D Quanto ao resultado, ficou excelente!!!

e



X2

Porém eu não mexi no eixo piloto, utilizei o original do câmbio, assim a minha configuração ficou:
- motor falcon;
- cambio de c-10;
- platô de f-1000;
- disco, garfo, rolamento e moringa da c-10, serviu como uma luva...

E nessa brincadeira já vão mais de três anos (comprei o jeep desmontado num ferro velho e estou fazendo sozinho nos finais de semana, e ainda apliquei 9 meses do meu tempo de reforma, fazendo um kaiser 61 cara de cavalo para o meu sobrinho...).
Então, o meu problema é:
A embreagem está lá, o garfo aciona, movimenta o platê, mas não consigo bolar um meio de fazer o cabo acionar a dita cuja, alguém já passou por isso?
abraços com embreagem mas sem acionamento...
p.s. não queria usar hidráulica...