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Ver Versão Completa : Qual melhor pickup para esse perfil?



JaneSantana
06/11/2019, 02:41
OlÁ Boa noite. Estou a procura de minha primeira pickup 4x4 e vim pedir ajuda a vcs para decidir qual se encaixa melhor nas minhas necessidades e possibilidades financeiras. A finalidade do carro é tanto para trabalho como passeio. Precisa ter cabine dupla e será utilizado tanto no asfalto como na estrada de terra. E como rodo bastante é imprescindível que seja um carro econômico . Sei que a limitação financeira é o maior empecilho p adquirir um carro seguro, já que o valor que disponho que é em torno de 26.000 só me dá possibilidade de adquirir um veículo abaixo de 2004 (que é o que tenho encontrado em minha cidade) por isso sei que além de varios outros fatores conto com a sorte de achar um carro conservado que não tenha sido tão castigado. Porém já ouvi falar que determinados modelos e anos apresentam problemas reincidentes e é disso que quero fugir. Por outro lado tbm andei lendo q outros modelos mesmo antigos são mais confiáveis e difíceis de dar pau... Nessa faixa de preço achei uma S10 motor turbo maxion 1999, uma Ranger 2002 turbo diesel e uma L200 turbo diesel 2006. As três são 2. 5 e estão aparentemente bem conservadas... Achei tbem uma Toyota Hilux SR5 2.8 ano 1998/99 só que essa parece um pouco castigada apesar do dono alegar prefeito estado... Essa L200 foi o ano mais novo que encontrei nessa faixa de preço , Mas já ouvi falar que é um carro que costuma dar problemas... Todas são a diesel. Agradeço de antemão!

titanium
06/11/2019, 07:27
Toyotas não costumam dar problemas graves se foram bem mantidas pelos donos anteriores... mas são mais fracas e sem sal que as outras opções.
é um carro mais honesto para quem espera fiabilidade elevada, mas o custo de manutenção é ligeiramente superior aos dos concorrentes (no caso de hilux - Toyota Bandeirante pickup o custo de manutenção é menor que o das concorrentes e se bem revisada não quebra nada de mecânica, só vai ter de lidar com os acabamentos que ficam desmanchando, óleo pingando, barulho, calor, fumaça e conforto em níveis piores que os das concorrentes que você citou).

Eu sugiro olhar as Rangers 2.8 powerstroke.
São boas viaturas.

Peças de suspensão costumam ser resilientes (mas um pouco caras) e ar-condicionado costuma ser meio puxado o valor de reparo.

Eu não iria em l200 2.5 nem se o preço fosse mais baixo (a menos que fosse aquelas 2.5 antigas, década 90)... mas mesmo assim acho que compensa mais ir de ranger 2.8 ao inves da l200 2.5.
Se possível procure uma ranger 2.8 com turbina TGV (aqui no forum tem tópico indicando como identificar se é uma tgv ou se o dono já trocou por uma normal, o que não compensa)

JaneSantana
06/11/2019, 08:48
Toyotas não costumam dar problemas graves se foram bem mantidas pelos donos anteriores... mas são mais fracas e sem sal que as outras opções.
é um carro mais honesto para quem espera fiabilidade elevada, mas o custo de manutenção é ligeiramente superior aos dos concorrentes (no caso de hilux - Toyota Bandeirante pickup o custo de manutenção é menor que o das concorrentes e se bem revisada não quebra nada de mecânica, só vai ter de lidar com os acabamentos que ficam desmanchando, óleo pingando, barulho, calor, fumaça e conforto em níveis piores que os das concorrentes que você citou).

Eu sugiro olhar as Rangers 2.8 powerstroke.
São boas viaturas.

Peças de suspensão costumam ser resilientes (mas um pouco caras) e ar-condicionado costuma ser meio puxado o valor de reparo.

Eu não iria em l200 2.5 nem se o preço fosse mais baixo (a menos que fosse aquelas 2.5 antigas, década 90)... mas mesmo assim acho que compensa mais ir de ranger 2.8 ao inves da l200 2.5.
Se possível procure uma ranger 2.8 com turbina TGV (aqui no forum tem tópico indicando como identificar se é uma tgv ou se o dono já trocou por uma normal, o que não compensa)



Obrigada irmão! Vou procurar essa Ranger 2. 8 com turbina TGV. Sobre a S10 alguma consideração? Ouvi dizer que é um bom carro...

xibiu!!!
06/11/2019, 08:56
Tópico movido para seção correspondente ao assunto abordado.

REGRAS DE POSTAGEM E CONDUTA DO FÓRUM 4x4 BRASIL - (Leia antes de postar.) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/announcements.html)

JaneSantana
06/11/2019, 09:42
Achei em um post aqui que diz que em todos os modelos dos anos 2001 e 2002 são com turbina TGV... É isso mesmo?

thyagovieira
06/11/2019, 09:43
Obrigada irmão! Vou procurar essa Ranger 2. 8 com turbina TGV. Sobre a S10 alguma consideração? Ouvi dizer que é um bom carro...

A S10 é boa, motor com manutenção fácil e relativamente barata, mas achei a suspensão da Ranger melhor calibrada.

JaneSantana
06/11/2019, 10:10
Obrigada irmão! Outra coisa que tenho notado é que muitas Rangers até 2008 anunciadas aqui tiveram a tração 4x4 isolada... provavelmente pelo alto custo p sanar o problema... o que me faz pensar que é comum dar defeito na tração 4x4 desse carro... não sei se isso é algo específico para alguns anos/modelos ou outros fatores...

titanium
07/11/2019, 07:50
Jane,

Como o Thyago falou acima, a S10 é um bom veículo.
Motor MWM 2.8... esse é muito robusto!

Mas como ele bem ponderou, a suspensão da ranger é melhor calibrada.

Adiciono outros dois fatores em prol da ranger: conforto para quem vai no banco de trás e torque mais em baixa RPM (mais relevante para quem vai puxar peso).

Mas apesar de todas dessa faixa de ano que você citou terem saído com TGV, não significa que o proprietário anterior manteve TGV.
Percebo que alguns decidiram colocar no lugar da TGV (quando já cansada) uma turbina convencional (sem a funcionalidade Geometria Variável) e isso é o ponto a se observar.
Não que uma sem TGV seja ruim... não mesmo... mas ela com TGV fica espetacular!

Abraço e, em tempo, seja bem-vinda ao fórum!

RAlves
07/11/2019, 16:20
Os Motores Maxion 2.5 e Mitsubishi 4d56 não são grande coisa. Porém no caso da mitsubishi, a manutenção é muito barata comparada com as outras.

Ford tem manutenção mais cara das 3, mitsubishi mais barata, porém é a menos confiável.

Meu sogro tem uma blazer maxion 2.5 4x2 com 450.000km em perfeito estado e, na mão dele, faz seus 12km/l.

Resumo: entre as 3 2.5, eu ficaria com a mitsubishi pela facilidade de achar uma boa e barata, bem conservada.
Se subir de nível entre ranger 2.8 powerstroke, s10 mwm 2.8 e l200 outdoor 2.5, eu iria de s10 sem pensar, esse motor é um monstro de durabilidade e economia.

Inclua nas suas pesquisas as frontier mwm 2.8, é a mecanica mais robusta de todas essas melhor custo beneficio.

Ranger tem manutenção complexa e cara. Eu não pegaria.

JaneSantana
07/11/2019, 22:22
Obrigada amigos! A contribuição de vcs tem sido de grande valia e estou prestando atenção a cada detalhe informado por cada um. Faz meses que estou nessa busca... Com o valor que disponho sei que preciso de cautela p não meter os pés pelas mãos e paciencia p esperar a oportunidade certa... Ainda não senti firmeza em fechar nenhum negócio... Aqui onde moro, na Bahia, é dificil achar um carro desses com preço bom e bem conservado, sempre tem algo a se fazer e no final das contas o valor total a se pagar acaba saindo bem mais caro. Fora o risco de surpresas desagradáveis ... Essa Ranger que citei acima por exemplo, cheguei a fazer contato com o vendedor, é na verdade uma Power Stroke 2.8 Pelos videos q ele me enviou parece bem conservada, mas conversa vai conversa vem começam a aparecer os problemas ... A bateria arriou por conta de uma fuga causada pelo alarme (dizendo ele) O velocímetro não funciona, o 4x4 deu algum problema e foi isolado (como quase todas que vi nessa faixa de ano) isso é pq ainda nem vi o carro pessoalmente... Meu medo é começar cavucar e ficar frequentadora assídua da Oficina mecânica gastando o que nem tenho...

Sergio c
08/11/2019, 00:03
Sou suspeito em falar, mas eu iria de S10 com o MWM 2.8 ou uma Hilux.
Obrigada amigos! A contribuição de vcs tem sido de grande valia e estou prestando atenção a cada detalhe informado por cada um. Faz meses que estou nessa busca... Com o valor que disponho sei que preciso de cautela p não meter os pés pelas mãos e paciencia p esperar a oportunidade certa... Ainda não senti firmeza em fechar nenhum negócio... Aqui onde moro, na Bahia, é dificil achar um carro desses com preço bom e bem conservado, sempre tem algo a se fazer e no final das contas o valor total a se pagar acaba saindo bem mais caro. Fora o risco de surpresas desagradáveis ... Essa Ranger que citei acima por exemplo, cheguei a fazer contato com o vendedor, é na verdade uma Power Stroke 2.8 Pelos videos q ele me enviou parece bem conservada, mas conversa vai conversa vem começam a aparecer os problemas ... A bateria arriou por conta de uma fuga causada pelo alarme (dizendo ele) O velocímetro não funciona, o 4x4 deu algum problema e foi isolado (como quase todas que vi nessa faixa de ano) isso é pq ainda nem vi o carro pessoalmente... Meu medo é começar cavucar e ficar frequentadora assídua da Oficina mecânica gastando o que nem tenho...

titanium
08/11/2019, 10:16
Obrigada amigos! A contribuição de vcs tem sido de grande valia e estou prestando atenção a cada detalhe informado por cada um. Faz meses que estou nessa busca... Com o valor que disponho sei que preciso de cautela p não meter os pés pelas mãos e paciencia p esperar a oportunidade certa... Ainda não senti firmeza em fechar nenhum negócio... Aqui onde moro, na Bahia, é dificil achar um carro desses com preço bom e bem conservado, sempre tem algo a se fazer e no final das contas o valor total a se pagar acaba saindo bem mais caro. Fora o risco de surpresas desagradáveis ... Essa Ranger que citei acima por exemplo, cheguei a fazer contato com o vendedor, é na verdade uma Power Stroke 2.8 Pelos videos q ele me enviou parece bem conservada, mas conversa vai conversa vem começam a aparecer os problemas ... A bateria arriou por conta de uma fuga causada pelo alarme (dizendo ele) O velocímetro não funciona, o 4x4 deu algum problema e foi isolado (como quase todas que vi nessa faixa de ano) isso é pq ainda nem vi o carro pessoalmente... Meu medo é começar cavucar e ficar frequentadora assídua da Oficina mecânica gastando o que nem tenho...

Seja qual for sua aquisição, deixe pelo menos 2 mil reais em caixa para revisão (eu disse apenas para revisão, não usar esse valor para gastos com detran, despachante, etc).

Nunca se sabe o que vai aparecer em carro usado para revisar... mas sempre aparece.

Não existe carro usado perfeito, todos, absolutamente todos, tem seus defeitos, vantagens, desvantagens.
O importante é pesquisar bastante cada um dos que você mais interessa para ver que tipo de "desvantagem" você consegue aturar.

Exemplo.
A suspensão das Mit são espetaculares! Uma das caminhonetes mais bem calibradas de suspensão que já andei... mas pensa num troço ruim é acertar a retífica de um motor 2.5 das caminhonetes do início da década de 2000.

Há quem não se importe com isso...

Não existe "almoço" grátis.
Se você quer mesmo "comer um prato chamado Pickup, escolhe bem quais combinações / acompanhamentos (vantagens e desvantagens) você quer que venha junto e que caiba no seu orçamento".

As opções com baixo valor de aquisição já foram praticamente todas enumeradas aí acima.

Para tentar facilitar sua análise, crie uma planilha com as seguintes colunas:
- Veículo;
- Ano;
- Custo de aquisição (média);
- Pacote de opcionais (descritivo);
- Nota/Peso do Pacote de opcionais (aqui você vai dar uma nota de importância, para seu perfil, necessidade e preferências);
- Custo da revisão inicial (valor das peças: óleo, filtro óleo, filtro diesel, filtro ar, filtro pólem, pastilhas, discos e flexíveis de freio, óleo diferenciais, óleo caixas de câmbio e tração, kit de embreagem, bomba dágua, kit correias e tensores de comando).... ADICIONAR o custo estimado com Mão de Obra para esses serviços;
- Nota/Peso do Custo da revisão inicial (nota para o custo de revisão inicial, de 0 a 10, quanto maior a nota, MENOR o custo)
- Nota para facilidade de achar peças (se isso for crítico para você, dê uma nota para a facilidade de achar peças. Se tiver em várias lojas na sua cidade, nota alta; se tiver em poucas lojas, nota ligeiramente mais baixa; se só tiver na internet no Brasil, nova mais baixa; se só tiver em outros países, nota mais baixa ainda).
- Nota/Peso para confiabilidade e resiliência do veículo (aí é pesquisar no fórum e montar sua ordem de percepção e o peso que isso tem para você: quanto maior a resiliência/confiabilidade, maior a nota).

Enfim... vai adicionando colunas sobre custos e notas/pesos que deve levar em conta a sua percepção de importância - e talvez até um multiplicador do peso... exemplo: se o parâmetro BELEZA é mais relevante para você, multiplique a nota da coluna BELEZA por 1,2.. se custo de manutenção inicial é mais importante que a beleza, multiplique a nota dessa coluna por 1,3 ou 1,4... se outro parâmetro for mais importante, aumenta o multiplicador.

Ao fim você poderá fazer uma coluna de SOMATÓRIO de pontos e o carro que tiver maior nota provavelmente será o escolhido por você.

RAlves
12/11/2019, 11:49
Obrigada amigos! A contribuição de vcs tem sido de grande valia e estou prestando atenção a cada detalhe informado por cada um. Faz meses que estou nessa busca... Com o valor que disponho sei que preciso de cautela p não meter os pés pelas mãos e paciencia p esperar a oportunidade certa... Ainda não senti firmeza em fechar nenhum negócio... Aqui onde moro, na Bahia, é dificil achar um carro desses com preço bom e bem conservado, sempre tem algo a se fazer e no final das contas o valor total a se pagar acaba saindo bem mais caro. Fora o risco de surpresas desagradáveis ... Essa Ranger que citei acima por exemplo, cheguei a fazer contato com o vendedor, é na verdade uma Power Stroke 2.8 Pelos videos q ele me enviou parece bem conservada, mas conversa vai conversa vem começam a aparecer os problemas ... A bateria arriou por conta de uma fuga causada pelo alarme (dizendo ele) O velocímetro não funciona, o 4x4 deu algum problema e foi isolado (como quase todas que vi nessa faixa de ano) isso é pq ainda nem vi o carro pessoalmente... Meu medo é começar cavucar e ficar frequentadora assídua da Oficina mecânica gastando o que nem tenho...

Jane,

Fiz algo parecido, sai de uma tr4 2010 em excelente estado e, para um bom negócio em um modelo comprovadamente durável, acabei pegando uma triton 2008 num bom valor e ele pagou bem na minha tr4.

Mesmo olhando, fazendo cautelar e tomando todas as precauções, apareceram algumas coisinhas.

Pode parecer contraditório, mas recomendo fortemente você fechar negócio em uma loja, uma que sinta confiança e te entregue o carro revisado - e com a nota da revisão, pois num carro dessa idade e valor, garantia vale muito.

O meu tive que acionar pelo ar condicionado que resolveu dar pau na semana seguinte a compra. E por uns engasgos que ela dava nos 3000rpm.

A loja pagou tudo e nunca questionou, e tenho todas as NFs dos serviços feitos.

Claro que aquilo que é de desgaste não convém, aí é por nossa conta, mas é uma boa maneira de se prevenir de gastos grandes e imprevisíveis.

No meu caso, como o titanium falou ai em cima, ano de fabricação tem peso alto também... e km, se tiver que escolher entre duas, com certeza vou na menos rodada.

JaneSantana
12/11/2019, 12:03
Titanium! Muito obrigada por desprender um pouco do seu tempo p me ajudar!
Quando decidi adquirir um 4x4 juro que não imaginava que gastaria tanta energia nessa busca!

Sao muitas informações, muitas questões a se pesar. E muitas opiniões ... Opiniões que ora coincidem, ora divergem... Me deixando ainda mais confusa...
Do lado de cá conselhos assustadores do tipo: "Vc tem certeza que vai fazer isso? ", "Um carro desse é uma família , dá uma despesa terrível ", "E se quebra uma peca, tudo caro, vc vai se arrepender", "E o seguro? Caríssimo ! Sao carros visados por bandido "
E por aí vai...

Uma coisa é certa! O quesito mais importante pra mim nesse momento é a economia! Tanto de combustível como manutenção. Principalmente combustível pq rodo muito.

Definitivamente não tenho condições de manter um carro que me dê um alto custo. Sou profissional autônoma , tenho q matar um leão por dia p pagar as contas... Penso que é até ousadia da minha parte desejar ter um carro desses nessas condições ... Mas cabeça dura que sou quando desejo algo não costumo desistir...

A pickup reúne duas coisas que preciso, o 4X4 para as viagens com meu guri e a carroceria para carregar meus trabalhos.

Mas se não for viável pelos motivos supracitados, penso em partir para um plano B que seria comprar um 4x4 fechado e mais uma carrocinha para engatar no fundo quando fosse transportar algo.

Daí surgem outras questões ... A manutenção desses carros é significativamente mais barata? O diesel é realmente mais econômico? E o gás natural? Verdade que enfraquece o carro? Quais modelos seriam mais viáveis p o q preciso?

JaneSantana
12/11/2019, 12:21
RAlves, obrigada pela sua contribuição... só agora me apareceu sua postagem, depois q escrevi a minha...

E esse é o meu grande dilema... Com o valor que disponho não acho carro que não seja rodado e nem com garantia de loja... Talvez aquela garantia curta de motor e caixa q muitos aqui dão e que sabemos não adianta muita coisa pq alguns problemas só vem apresentar depois desse prazo... Na Real nesse valor só to achando anúncio de particular...

JaneSantana
12/11/2019, 12:23
Penso que posso contar com a sorte de um veículo conservado de um dono cuidadoso... E a esperança que tenho

JaneSantana
12/11/2019, 12:27
Esses são alguns carros que tenho olhado:

GM - CHEVROLET S10 PICK-UP 2.5 4X4 CD TB MAX HST DIES. 1999 - 671799791 | OLX (https://se.olx.com.br/sergipe/autos-e-pecas/carros-vans-e-utilitarios/s10-deluxe-671799791)

NISSAN FRONTIER LE CD 4X4 2.5 TB DIESEL MEC. 2002 - 670603734 | OLX (https://ba.olx.com.br/regiao-de-feira-de-santana-e-alagoinhas/autos-e-pecas/carros-vans-e-utilitarios/frontier-2002-4x4-completa-muito-conservada-chave-reserva-livreto-e-nota-fiscal-670603734)

JaneSantana
12/11/2019, 12:40
Aqui onde moro não há muitas opções de pickups nesse valor conservadas...

Já os 4x4 fechados tem mais opções... inclusive à gás

GM - CHEVROLET TRACKER 2.0 16V 128CV MPFI 4X4 5P 2009 - 664412362 | OLX (https://ba.olx.com.br/grande-salvador/autos-e-pecas/carros-vans-e-utilitarios/chevrolet-tracker-2009-664412362)


MITSUBISHI PAJERO SPORT HPE 2.5 4X4 DIESEL AUT. 2008 - 681471873 | OLX (https://ba.olx.com.br/grande-salvador/autos-e-pecas/carros-vans-e-utilitarios/pajero-hpe-681471873)

MITSUBISHI PAJERO SPORT HPE 2.5 4X4 DIESEL AUT. 2007 - 661656114 | OLX (https://ba.olx.com.br/grande-salvador/autos-e-pecas/carros-vans-e-utilitarios/pajero-2007-4x4-mecanica-30900-661656114)

JaneSantana
12/11/2019, 12:53
Pajero, tracker, Blazer, Sportage, Grand Vitara, Terracan... a diesel, a gás, cambio manual, câmbio automático...

São opções que acho aqui... mas o que
que é mais viável? O que é mais econômico de se manter? Um desses ou uma das pickups acima? Nossa quanta dúvida!

RAlves
25/11/2019, 17:05
Pajero, tracker, Blazer, Sportage, Grand Vitara, Terracan... a diesel, a gás, cambio manual, câmbio automático...

São opções que acho aqui... mas o que
que é mais viável? O que é mais econômico de se manter? Um desses ou uma das pickups acima? Nossa quanta dúvida!

Sinceramente, nas opções que você colocou, eu consideraria muito fortemente uma TR4. apesar do consumo não ser dos melhores, a manutenção é barata, o carro é forte e muito divertido, seguro um bom rastreador supre, e uma carretinha se precisa carrregar peso as vezes. Nesta faixa de preço, para unico veículo, acho a opção mais racional.

A manutenção da tracker é mais cara e mais raro de achar MO especializada, porém ela tem um pouco mais de espaço interno.

Pajero sport v6 sinceramente é queimar dinheiro com combustível e desvalorização.

Se não tem medo de idade, sugiro procurar então uma Pajero Full ou Sport com motor 4m40 (2.8 turbo diesel) tem algumas na faixa de 30k, é um motor resistente apesar de pouco potente.

Os Mitsubishi 4d56, 2.5 turbo diesel, são mais frágeis, porém a manutenção e preço das peças é relativamente barato.

Mas qualquer opção dessas é muito mais cara a manutenção que uma TR4.

A dica é verificar, na hora de avaliar a compra, se o motor já foi aberto. um bom mecanico pode ver isso.