AndersonED
01/11/2019, 01:39
Bom dia a todos.
Sou novo por aqui e antes de adquirir recentemente minha Ranger XL 13F, 2.8, CD, 4x4, TB Diesel, com 250 mil KM, li vários tópicos do site. Achei que tinha feito um bom negócio.... mas vamos lá:
O vendedor pedia 29 mil (Fipe 36 mil) pois o ar condicionado estava com defeito e para que o comprador reparasse.
O veículo apresentava um merejamento de óleo na caixa de marcha que pelo ano e km acreditei ser contornável. Dei uma volta no asfalto e calçamento e nenhum barulho. No outro dia levei meu mecânico (diesel) de confiança. Ele fez uma inspeção, demos uma volta e ele disse que a Ranger estava muito boa de motor e estrutura mecânica geral. Apenas observou que o motor de acionamento da 4x4 apresentava um barulho na troca de seleção mas estava funcionando.
Fui feliz pra casa na viatura e após percorrer os 90km que separam BH da minha casa em Curralinho (São José de Almeida - Jaboticatubas), no outro dia notei um vazamento na roda TE.
Comprei no ML o compressor do a/c (Delphi 1.200,00) e filtro acumulador (175,00) e deixei a caminhonete com meu mecânico para uma revisão básica (óleos, filtros, lubrificações, alinhamento) onde as peças custaram 630,00 e a mão de obra incluindo oa recuperação do condensador custou 1.100,00. Iria trocar também a correia dentada (900,00) mas ele disse que ela ainda estava boa e rodava mais uns 6 meses (uma vez que rodo pouco com ela).
A princípio o vazamento se tratava de um cilindro de freio de roda defeituoso que foi trocado. Entretanto, após completar o óleo do diferencial, o vazamento na roda TE continuou. Ele me informou que seria necessário trocar o rolamento e retentor do semi eixo.
Deixei a caminhonete com ele para a troca do rolamento e retentor e relatei um barulho de lata quando o carro estava em certa velocidade, engrenado mas sem acelerar, e ele informou que provavelmente seria corrente da 4x4.
Quando ele sacou o semi eixo veio a surpresa: o rolamento e o retentor estavam bons, entretanto, a carcaça da ponta do diferencial estava avariada, parecendo ter recebido pancadas e picotamento, vazando por ali. Além disso, ao suspender a tração para verificar o barulho, constatou que o cardan (alumínio) estava com uma folga excessiva, que podia comprometer todo o conjunto de transmissão.
Como paliativo foi aplicado silicone na área danificada e até o momento o vazamento parou.
Ai vieram as notícias desanimadoras: depois de ler os tópicos aqui verifiquei que o cardan de alumínio não dá recuperação. Um de aço novo aqui em BH (Cardan Minas) gira em torno de 1 mil. Já a ponta da carcaça do diferencial ele me informou que já viu recuperação (acredito que enchimento) que deu certo e que continuou o vazamento, que o mais indicado seria trocar o diferencial, que gira em torno de 3 a 4 mil, fora a mão de obra.
Pensei que tinha feito um bom negócio mas estes custos a deixam bem acima do valor de mercado e tem me deixado bem desgosto. Até com a 'Patroa' já deu B.O (rsrs). Já pensei até em vendê-la. E olha que nem verifiquei o vazamento de óleo da caixa, corrente o motor de acionamento da 4x4.
Alguém já teve problema semelhante? O que foi feito ou indica?
Sou novo por aqui e antes de adquirir recentemente minha Ranger XL 13F, 2.8, CD, 4x4, TB Diesel, com 250 mil KM, li vários tópicos do site. Achei que tinha feito um bom negócio.... mas vamos lá:
O vendedor pedia 29 mil (Fipe 36 mil) pois o ar condicionado estava com defeito e para que o comprador reparasse.
O veículo apresentava um merejamento de óleo na caixa de marcha que pelo ano e km acreditei ser contornável. Dei uma volta no asfalto e calçamento e nenhum barulho. No outro dia levei meu mecânico (diesel) de confiança. Ele fez uma inspeção, demos uma volta e ele disse que a Ranger estava muito boa de motor e estrutura mecânica geral. Apenas observou que o motor de acionamento da 4x4 apresentava um barulho na troca de seleção mas estava funcionando.
Fui feliz pra casa na viatura e após percorrer os 90km que separam BH da minha casa em Curralinho (São José de Almeida - Jaboticatubas), no outro dia notei um vazamento na roda TE.
Comprei no ML o compressor do a/c (Delphi 1.200,00) e filtro acumulador (175,00) e deixei a caminhonete com meu mecânico para uma revisão básica (óleos, filtros, lubrificações, alinhamento) onde as peças custaram 630,00 e a mão de obra incluindo oa recuperação do condensador custou 1.100,00. Iria trocar também a correia dentada (900,00) mas ele disse que ela ainda estava boa e rodava mais uns 6 meses (uma vez que rodo pouco com ela).
A princípio o vazamento se tratava de um cilindro de freio de roda defeituoso que foi trocado. Entretanto, após completar o óleo do diferencial, o vazamento na roda TE continuou. Ele me informou que seria necessário trocar o rolamento e retentor do semi eixo.
Deixei a caminhonete com ele para a troca do rolamento e retentor e relatei um barulho de lata quando o carro estava em certa velocidade, engrenado mas sem acelerar, e ele informou que provavelmente seria corrente da 4x4.
Quando ele sacou o semi eixo veio a surpresa: o rolamento e o retentor estavam bons, entretanto, a carcaça da ponta do diferencial estava avariada, parecendo ter recebido pancadas e picotamento, vazando por ali. Além disso, ao suspender a tração para verificar o barulho, constatou que o cardan (alumínio) estava com uma folga excessiva, que podia comprometer todo o conjunto de transmissão.
Como paliativo foi aplicado silicone na área danificada e até o momento o vazamento parou.
Ai vieram as notícias desanimadoras: depois de ler os tópicos aqui verifiquei que o cardan de alumínio não dá recuperação. Um de aço novo aqui em BH (Cardan Minas) gira em torno de 1 mil. Já a ponta da carcaça do diferencial ele me informou que já viu recuperação (acredito que enchimento) que deu certo e que continuou o vazamento, que o mais indicado seria trocar o diferencial, que gira em torno de 3 a 4 mil, fora a mão de obra.
Pensei que tinha feito um bom negócio mas estes custos a deixam bem acima do valor de mercado e tem me deixado bem desgosto. Até com a 'Patroa' já deu B.O (rsrs). Já pensei até em vendê-la. E olha que nem verifiquei o vazamento de óleo da caixa, corrente o motor de acionamento da 4x4.
Alguém já teve problema semelhante? O que foi feito ou indica?