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Ver Versão Completa : Troca de óleo da caixa de transferência Hilux



CarduzinSR
29/10/2019, 16:20
Colegas, minha Hilux 2015 está com 85.000 km. Fiz a troca do óleo dos diferenciais com 40.000, mas não lembro se a concessionária fez a troca do óleo da caixa de transferência. Pergunto: vocês acham necessária a troca do óleo da caixa de transferência com 85.000 km, ou trocariam só o óleo dos diferenciais?

Renatopami
30/10/2019, 20:51
Colegas, minha Hilux 2015 está com 85.000 km. Fiz a troca do óleo dos diferenciais com 40.000, mas não lembro se a concessionária fez a troca do óleo da caixa de transferência. Pergunto: vocês acham necessária a troca do óleo da caixa de transferência com 85.000 km, ou trocariam só o óleo dos diferenciais?
Por acaso,eu troquei os óleos da minha Hilux essa semana,incluindo o da cx de transferência...após rodar 40 mil Km,o óleo sai limpo até.
Como a Pikup Hilux a tração é part time,essa cx de transferência só trabalha quando acionamos o 4x4,correto?
É uma dúvida que eu tenho...
Mas só leva 1 litro de óleo também e me custou 50,00 na css Toyota...vamos lembrar que óleo tem prazo de validade também não.
Outra dúvida que tenho é sobre o diferencial dianteiro....quando andamos somente no 4x2,o diferencial dianteiro fica totalmente sem função/parado ou ele gira junto com as rodas???

CarduzinSR
30/10/2019, 22:18
Renato, o texto que você mandou ficou com os caracteres ilegíveis. Por favor envie novamente. Eu entendi que você trocou o óleo da cx de transferência com 40.000 km e o óleo antigo saiu limpo. Você perguntou se a cx transf. só trabalha qdo acionamos o 4 x4. E perguntou se o diferencial dianteiro trabalha ou roda livre quando somente na tração 4 x 2? Confere?

Renatopami
30/10/2019, 23:25
Renato, o texto que você mandou ficou com os caracteres ilegíveis. Por favor envie novamente. Eu entendi que você trocou o óleo da cx de transferência com 40.000 km e o óleo antigo saiu limpo. Você perguntou se a cx transf. só trabalha qdo acionamos o 4 x4. E perguntou se o diferencial dianteiro trabalha ou roda livre quando somente na tração 4 x 2? Confere?

Olá Carduzin.....realmente o meu comentário saiu todo desfigurado,estranho....refiz ele abaixo,e minhas dúvidas são essas mesmas que vc comentou.
Por acaso,eu troquei os óleos da minha Hilux essa semana,incluindo o da cx de transferência...após rodar 40 mil Km,o óleo saiu limpo até.
Como a Pikup Hilux a tração é part time,essa cx de transferência só trabalha quando acionamos o 4x4,correto?
É uma dúvida que eu tenho...
Mas só leva 1 litro de óleo também e me custou 50,00 na css Toyota...vamos lembrar que óleo tem prazo de validade...
Outra dúvida que tenho é sobre o diferencial dianteiro....quando andamos somente no 4x2,o diferencial dianteiro fica totalmente sem função/parado ou ele gira junto com as rodas???

GLIDER
31/10/2019, 08:24
cuidado, diferencial dianteiro de viatura tração traseira 4x4 part time em modo 4x2 gira sim mas sem extrema pressão, a pressão nas engrenagems dianteiras ocorre com o acoplamento na caixa de transferencia. As engrenagems do diferencial dianteiro estão ligadas as rodas mas livre de acoplamento se a roda gira o diferencial trabalha mas sem extrema pressão pois esta no 4x2 mas tudo ali dentro ta em movimento, quando no modo 4x2. por isso que geralmente é a cada 2 trocas do oleo trazeiro vai uma troca no dianteiro. Falando de viatura Hilux pickup. Verifique o seu manual para detalhes... segue ums videos sobre oleo de diferencial das Hilux


https://www.youtube.com/watch?v=1p7usK9JJDw


https://www.youtube.com/watch?v=jza92toGLAY

Renatopami
31/10/2019, 13:49
cuidado, diferencial dianteiro de viatura tração traseira 4x4 part time em modo 4x2 gira sim mas sem extrema pressão, a pressão nas engrenagems dianteiras ocorre com o acoplamento na caixa de transferencia. As engrenagems do diferencial dianteiro estão ligadas as rodas mas livre de acoplamento se a roda gira o diferencial trabalha mas sem extrema pressão pois esta no 4x2 mas tudo ali dentro ta em movimento, quando no modo 4x2. por isso que geralmente é a cada 2 trocas do oleo trazeiro vai uma troca no dianteiro. Falando de viatura Hilux pickup. Verifique o seu manual para detalhes... segue ums videos sobre oleo de diferencial das Hilux

Valeu GLIDER....mas por excesso de zelo,eu sempre troco tudo de 40 em 40 mil Km mesmo,diff dianteiro e traseiro,cx de transferência e cx automática,com todos os óleos comprados na Toyota.
Só fiquei na dúvida ainda sobre a cx de transferência...ela está sempre trabalhando também ou somente quando acionamos o 4x4?

CarduzinSR
31/10/2019, 16:42
Valeu pelas informações GLIDER e Renato. Dei uma olhada no manual e o mesmo informa que é para trocar o óleo dos diferenciais de 40 em 40 mil. E a caixa de transferência é só para inspecionar no mesmo prazo. Porém, mesmo com o manual, fico com a mesma dúvida do Renato em relação a cx de transf., porque se o diferencial dianteiro em 4 x 2 roda sem pressão, mas o óleo deve ser trocado, acredito que a cx. de transf. também deve movimentar as engrenagens, trabalhando sem pressão. Mas é só achismo, kkkkkk.

GLIDER
31/10/2019, 20:25
Valeu GLIDER....mas por excesso de zelo,eu sempre troco tudo de 40 em 40 mil Km mesmo,diff dianteiro e traseiro,cx de transferência e cx automática,com todos os óleos comprados na Toyota.
Só fiquei na dúvida ainda sobre a cx de transferência...ela está sempre trabalhando também ou somente quando acionamos o 4x4?

Renato, esse video responde sua pergunta , ele é bem intuitivo. Quanto as trocas vc faz bem, melhor zelar que deixar quebrar.


https://www.youtube.com/watch?v=CnNjzj-nLO4

Renatopami
31/10/2019, 23:41
Valeu GLIDER....Muito bom o vídeo!!

GLIDER
01/11/2019, 09:08
Valeu GLIDER....Muito bom o vídeo!!

cremalheiras e pinhões, engrenagens várias estão sempre em movimento, sempre tocando dente com dente, hora com extrema pressão hora sem pressão.

Renatopami
01/11/2019, 16:54
cremalheiras e pinhões, engrenagens várias estão sempre em movimento, sempre tocando dente com dente, hora com extrema pressão hora sem pressão.
Pois é....importante trocar todos os óleos de 40em 40 mil km,mesmo eu,que praticamente não uso o 4x4.
Muita gente como eu deve achar que trocando o óleo somente do dif traseiro está tudo certo,mas não....
Valeu pelas explicações!!!

TCHEIGOR
01/11/2019, 18:20
Se tiver roda livre, que nem minha 93, não gira o cardan nem o diferencial dianteiro quando em 4x2. Eu sempre imaginei que o sistema de acoplamento automático das mais novas faziam o mesmo papel das roda livres, mas pela sua explicação as rodas ficam sempre acopladas ao semi eixo, é isso mesmo?

TCHEIGOR
01/11/2019, 18:23
cuidado, diferencial dianteiro de viatura tração traseira 4x4 part time em modo 4x2 gira sim mas sem extrema pressão, a pressão nas engrenagems dianteiras ocorre com o acoplamento na caixa de transferencia. As engrenagems do diferencial dianteiro estão ligadas as rodas mas livre de acoplamento se a roda gira o diferencial trabalha mas sem extrema pressão pois esta no 4x2 mas tudo ali dentro ta em movimento, quando no modo 4x2. por isso que geralmente é a cada 2 trocas do oleo trazeiro vai uma troca no dianteiro. Falando de viatura Hilux pickup. Verifique o seu manual para detalhes... segue ums videos sobre oleo de diferencial das Hilux
Errei na citação, mas a pergunta acima foi pra vc. Abraço!

CarduzinSR
02/11/2019, 08:51
Valeu GLIDER, excelentes informações.

Bauzito09
12/11/2019, 07:44
Bom dia. Gostaria de sugestão/indicação dos nobres amigos deste fórum. Apareceu no painel da minha SW4 2011 a luz A/T OIL TEMP . Contudo, só aparece quando ligo a primeira volta da chave, depois de dada a partida ela some. Teria ainda 30 mil km até fazer a troca de óleo do Câmbio. É indicativo de super aquecimento da caixa? Seria prudente trocar o óleo? Agradeço o retorno

Sergio c
12/11/2019, 08:53
Acho que é normal ligar esse aviso quando se liga a chave. O que teria que ficar de olho é se ligar depois de certo tempo andando, exigindo bastante do motor e da caixa, indicando um aquecimento maior desse óleo da caixa.
Bom dia. Gostaria de sugestão/indicação dos nobres amigos deste fórum. Apareceu no painel da minha SW4 2011 a luz A/T OIL TEMP . Contudo, só aparece quando ligo a primeira volta da chave, depois de dada a partida ela some. Teria ainda 30 mil km até fazer a troca de óleo do Câmbio. É indicativo de super aquecimento da caixa? Seria prudente trocar o óleo? Agradeço o retorno

Bauzito09
12/11/2019, 09:59
Acho que é normal ligar esse aviso quando se liga a chave. O que teria que ficar de olho é se ligar depois de certo tempo andando, exigindo bastante do motor e da caixa, indicando um aquecimento maior desse óleo da caixa.


Obrigado pelo retorno Sérgio. Oque me deixa um pouco incomodado é que essa luz não aparecia até semana passada. Levei em uma oficina hoje de manhã e o mecânico mencionou que passará o scaner para detectar se há algo. Falou também numa troca parcial do óleo da caixa se verificar alguns fragmentos no óleo. Aguardaremos.

Sergio c
12/11/2019, 11:15
Ok amigo, depois, se puder, volte por aqui e nos conte se era isso mesmo e como foi o resultado do scaner.
Obrigado pelo retorno Sérgio. Oque me deixa um pouco incomodado é que essa luz não aparecia até semana passada. Levei em uma oficina hoje de manhã e o mecânico mencionou que passará o scaner para detectar se há algo. Falou também numa troca parcial do óleo da caixa se verificar alguns fragmentos no óleo. Aguardaremos.

Bauzito09
12/11/2019, 20:16
Boa noite. Passado scaner, nada detectado de anormal na caixa e funcionamento. Óleo rosado e sem qualquer fragmento. Orientou ser desnecessária a troca nesse momento até mesmo parcial. A luz que aparece quando dá meia volta na chave, é luz de advertência e considera normal pois quando dá a partida desaparece (no mesmo sentido daquilo que vc falou Sergio).

Contudo, constatou perda de potência, e eu também já sentia faz tempo. Vamos abrir turbina semana que vem e ver como está.

Sergio c
12/11/2019, 21:50
Acho melhor mexer na turbina do que num câmbio automático desses hehe. Tomara que seja pouca coisa amigo.
Boa noite. Passado scaner, nada detectado de anormal na caixa e funcionamento. Óleo rosado e sem qualquer fragmento. Orientou ser desnecessária a troca nesse momento até mesmo parcial. A luz que aparece quando dá meia volta na chave, é luz de advertência e considera normal pois quando dá a partida desaparece (no mesmo sentido daquilo que vc falou Sergio).

Contudo, constatou perda de potência, e eu também já sentia faz tempo. Vamos abrir turbina semana que vem e ver como está.

Bauzito09
06/01/2020, 14:01
Amigo Sérgio. O mecânico fez uma descarbonização na viatura, válvula EGR e turbina. Havia muita fuligem...a passagem do ar estava deveras comprometida...uma pena não ter fotografado. Apenas mão de obra, uma baita limpeza com direito a 2 dias de pernoite na oficina mas estou muito satisfeito. A troca de marchas agora é mais rápida e ganhei, jogando baixo, uns 35% de potência. Minha SW4 está com 207.000 KM e ele presume que nunca fora feita tal limpeza.
Oque me deixa um pouco indignado é que, ou por má vontade ou incompetência, na concessionária me afirmavam (fui 3 vezes) que isso era normal e que provavelmente a turbina estava comprometida sendo a única saída a troca. Não desisti, desconfiei e fui procurando outros profissionais até que levei nesta oficina e o mecânico, em uma pequena volta, fez o diagnóstico certeiro. Ganhou minha confiança

Sergio c
06/01/2020, 18:13
Ótimo relato Bauzito. Essa carbonização é bastante comum nesses motores da Hilux. CSS, falar delas é chover no molhado, salvo raras exceções, são todas iguais, independente de marca.
Amigo Sérgio. O mecânico fez uma descarbonização na viatura, válvula EGR e turbina. Havia muita fuligem...a passagem do ar estava deveras comprometida...uma pena não ter fotografado. Apenas mão de obra, uma baita limpeza com direito a 2 dias de pernoite na oficina mas estou muito satisfeito. A troca de marchas agora é mais rápida e ganhei, jogando baixo, uns 35% de potência. Minha SW4 está com 207.000 KM e ele presume que nunca fora feita tal limpeza.
Oque me deixa um pouco indignado é que, ou por má vontade ou incompetência, na concessionária me afirmavam (fui 3 vezes) que isso era normal e que provavelmente a turbina estava comprometida sendo a única saída a troca. Não desisti, desconfiei e fui procurando outros profissionais até que levei nesta oficina e o mecânico, em uma pequena volta, fez o diagnóstico certeiro. Ganhou minha confiança