Ver Versão Completa : Jeep Willys funciona um pouco e apaga.
Rodrigo1975
24/10/2019, 14:33
Boa tarde pessoal, sou novo no Fórum e com Jeep. O meu Jeep Willys 66, original, funciona um pouco e para. Espero pouco tempo dou partida e ele anda novamente. A parte elétrica foi toda revisada e não tem problema. Quando ele para e vou olhar o filtro de combustível está seco. Um mecânico/eletricista olhou, trocou a bomba, mas o problema persistiu. Então ele disse que o problema é o roletador que está gasto e não está conseguindo acionar a bomba direito. Não senti muita firmeza nessa afirmação pois o carro vinha funcionando normalmente. Esse problema começou quando eu vinha descendo uma pista muito rápido (60km/h) e comecei a subir rapidamente. Quando chegou no alto ele morreu e nunca mais foi o mesmo.
Alguém já teve um problema semelhante ou pode dar uma dica. Agradeço.
Olá Rodrigo.
Bem vindo ao Fórum e ao universo 4x4!!!
Numa sequencia lógica eu começaria averiguando pelo tanque, quantidade de combustível, sujeira no tanque, sujeira no ramal de combustível, mangueiras rachadas......
Vai checando aí e depois avance para mais detalhes além desses.
Abraco.
Sergioporto
24/10/2019, 16:46
Boa tarde pessoal, sou novo no Fórum e com Jeep. O meu Jeep Willys 66, original, funciona um pouco e para. Espero pouco tempo dou partida e ele anda novamente. A parte elétrica foi toda revisada e não tem problema. Quando ele para e vou olhar o filtro de combustível está seco. Um mecânico/eletricista olhou, trocou a bomba, mas o problema persistiu. Então ele disse que o problema é o roletador que está gasto e não está conseguindo acionar a bomba direito. Não senti muita firmeza nessa afirmação pois o carro vinha funcionando normalmente. Esse problema começou quando eu vinha descendo uma pista muito rápido (60km/h) e comecei a subir rapidamente. Quando chegou no alto ele morreu e nunca mais foi o mesmo.
Alguém já teve um problema semelhante ou pode dar uma dica. Agradeço.
Para descartar problema se é bomba dee gasolina,tubulação entupida ,coloca um galão de gasolina acima do nível do carburador e conecta uma mangueira deste galão direto ao carburador.Combustível descerá por gravidade mas não esqueça de soltar a mangueira que sai do tanque até a bomba. Ela estando conectada jogará combustível no motor podendo ocasionar fogo.
Aristides Jr
24/10/2019, 17:31
Olá Rodrigo1975!
Seja muito vindo ao fórum!
Bomba de combustível é acionada por um ressalto lá no virabrequim (voce chamou de roletador), eu já ví alguns gastos com apenas metade da altura do ressalto e a bomba funciona normal! Para dizer a verdade estas bombas tem capacidade muito maior do o combustível que ele consome!
A idéia do Sergio Porto é muito boa!
Acrescento que voce pode realizá-la de maneiras diferentes e até mais simples:-
1-) Consiga um pouco de mangueira de gasolina transparente e um Tê.
Retire a mangueira que liga no carburador e ligue no tê, use um pedaço da mangueira para ligar do tê ao carburador.
Mantenha a ponta que sobrou dentro de algum recipiente, pode ser uma garrafa Pet ou maior, funcione o Jeep e veja se sai bastante combustível.
Se o Jeep funcionar e começar a dar falta vai dobrando a mangueira para dosar.
Em uns 10 a 20 segundos deve encher a metade da garrafa pet.
Se tiver bastante vazão e ainda sim o Jeep morrer:-
2- Retire o filtro de Ar e tente ligá-lo, antes do jeep morrer veja se consegue alimentar gotejando com uma bisnaga.
Se funcionar pode haver entupimento na entrada do carburador, alguns tem uma peneira na entrada.
Vai postando aqui para gente poder te ajudar
Att. Aristides Júnior
Sydney66
24/10/2019, 18:58
Boa noite.
Vou pelo LuizDP, até pelo que foi descrito, descida depois subida rápida e ano do jeep, sujeira no tanque que foi carreada para a tubulação de combustível, que no jeep é por baixo do tanque, não é por pescador como os modernos, sujeira que tiver no tanque vai para a tubulação, e a descrição de filtro seco me leva a essa conclusão.
Rodrigo limpa esse tanque e tubulação até a bomba e testa.
Valeu.
Sergioporto
24/10/2019, 21:53
Boa noite.
Vou pelo LuizDP, até pelo que foi descrito, descida depois subida rápida e ano do jeep, sujeira no tanque que foi carreada para a tubulação de combustível, que no jeep é por baixo do tanque, não é por pescador como os modernos, sujeira que tiver no tanque vai para a tubulação, e a descrição de filtro seco me leva a essa conclusão.
Rodrigo limpa esse tanque e tubulação até a bomba e testa.
Valeu.
Bem pensado.Lembro época que tive willis e coloquei silicone na junta da bóia para ajudar à vedar e deu um problemão ,onde vão os parafusos da bóia caiu dentro uma pelotinhas de silicone e andava um pouco e apagava.Até descobrir o que era quebrei a cabeça.Casualmente ao retirar o cano que preso ao fundo do tanque,látava uma danada duma pelota entupindo.Dai andava um pouco e morria. Imagina os banhos de gasolina até sair todas pelotas. Fiquei com raiva de mim mesmo !!!!pela burrada.
Rodrigo1975
25/10/2019, 10:24
Bom dia Luiz, agradeço a pronta resposta, vou fazer essa checagem das mangueiras. Segundo o mecânico que tinha olhado ele lavou o tanque e estava tudo normal.
Abraço.
Rodrigo1975
25/10/2019, 10:27
Bom dia Sergio, agradeço a pronta resposta, vou fazer esse teste.
Abraço.
Rodrigo1975
25/10/2019, 10:32
Bom dia Aristides, grato pela ajuda, vou compilar essas informações e fazer o teste do combustível hoje. Vou dar noticias do resultado mais tarde.
Abraço.
Rodrigo1975
25/10/2019, 10:33
Valeu Sydney. Vou checar a mangueira e o tanque, mesmo o mecânico tendo dito que lavou.
Abraço.
Rodrigo1975
27/10/2019, 10:38
Bom dia pessoal, fiz o teste desconectando a mangueira que vem da bomba e realmente saiu pouco combustível, tirei a mangueira antes da bomba e sai combustível normal. O que mais poderia ser?
Bom domingo a todos.
Aristides Jr
28/10/2019, 09:28
Bom dia Rodrigo!
Quando foi testar e desconectou a mangueira que vem da bomba:-
Saiu pouco combustível isso foi com o motor ligado?
Em caso positivo ainda sim pode ser algum entupimento que se alojou na bomba!
Se a bomba é nova pode ter acontecido dela não ter se adaptado perfeitamente no seu jeep, por exemplo a lingueta de acionamento não ter um angulo bom para trabalhar com o ressalto. São fabricados vários modelos parecidos as vezes tem algum engano.
Verifique e compare fisicamente as bombas.
Se realmente for desgaste no ressalto, o que é pouco provavel, afinal não aconteceria de uma hora para outra, não é?
Tem uma solução alternativa:-
Bomba elétrica para carro carburado, custa entre R$ 90 e 150, basta ligar nas mangueiras e na elétrica 12v.
Mas isso seria na pior das hipóteses.
Att. Aristides Júnior
Rodrigo1975
28/10/2019, 12:44
Bom dia Aristides. Fiz o teste com o motor ligado sim e realmente saiu pouco combustível.
Para testar a bomba eu teria que retirar e comparar as duas. Que não tenho mais a antiga.
Estou pensando seriamente em colocar uma bomba elétrica. Você sugeriria alguma específica.
Mais uma vez agradeço a atenção.
Aristides Jr
28/10/2019, 15:07
Olá Rodrigo!
Entendí...! Perdeu a fé na bomba original, não é?
Já passei por isso, mas persistí na bomba do meu Jeep, é a mesma desde que comprei ele a mais de 40 anos atrás. Quando fica ruim, troco o reparo, e a uns 4 anos atrás ajustei o sistema de válvulas, e para regular a pressão instalei um desborbulhador com um limitador na saída. Está funcionando muito bem!
Falando na conversão elétrica, minha ajuda é pouca! nunca fiz esta adaptação!
O que tenho que recomendar é que seja própria para carro carburado!
A bomba original mecânica para carburados tem pressão na faixa de 3 lbf/pol2.
Um bomba para injeção é 43lbf/pol2! ou seja bem diferente!
Aqui no fórum existem alguns tópicos antigos que tratam de adaptar bomba elétrica de monza ou GTI, mas para isso tem que montar em conjunto com um regulador de pressão para baixar até a pressão do carburado, acho que naquela época não haviam bombas específicas.
Sobre a ligação elétrica acho que pós chave, já funciona! Mas se quiser algo melhor, existem outras maneiras exemplo:-
Instalar, utilizando um relê, de forma que só funcione pós chave e quando apagar a lampada do óleo.
Se puder fotografa tudo e posta aqui para nós.
Att. Aristides Júnior
Rodrigo1975
28/10/2019, 15:20
Então Aristides, não é que eu tenha perdido a fé, mas tudo indica que ela seja o problema. Em todo caso solicitei um mecânico mais experiente nessa área para dar uma olhada e confirmar se é esse o problema mesmo. Após essa consulta terei um veredito melhor. Vou postando aqui os resultados. Grato pela atenção.
Sydney66
28/10/2019, 19:47
Rodrigo boa noite;
Pelo seu relato o problema está na bomba, pode ser sujeira que tenha entrado na bomba e agora está presa nas válvulas ou o diafragma está danificado, se a bomba for dessas novas seladas não tem conserto, só troca, mas retire ela do alojamento e veja se tem sinal de gasolina no eixo, pois se for o diafragma vai jogar gasolina para o cárter e contaminar o óleo lubrificante, ai vai ser ruim. Veja isso primeiro.
Se não menos mau, é trocar a bomba. Aproveita e faça como o meu, tenho um filtro na saída do tanque, antes da bomba, protege a bomba dessas impurezas.
Abraços
Rodrigo boa noite;
Aproveita e faça como o meu, tenho um filtro na saída do tanque, antes da bomba, protege a bomba dessas impurezas.
Abraços
Hummm!!! Já vou providenciar no meu também. :concordo:
Rodrigo1975
29/10/2019, 23:06
Value Sydney, vou checar essa questão também.
Rodrigo1975
15/11/2019, 19:21
Boa noite pessoal. Instalei a bomba elétrica, troquei a linha de combustível antiga, instalei um desborbulhador, fiz um retorno para o tanque através da bóia e está funcionando perfeitamente. Agradeço a todos pelo apoio.
Abraço.
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