Ver Versão Completa : Delfinópolis (Canastra) OUT 2019 - Buggy-Gaiola VW 1600
CAPT GOTTLIEB
23/10/2019, 19:20
Eu e minha esposa decidimos ir novamente à Canastra e desta vez optamos por Delfinópolis. Partimos de Amparo com uma antiga Hilux rebocando com towbar um Buggy-Gaiola VW 1600. Demoramos 6 horas para percorrer 330 Km, pois veículos articulados devem manter a velocidade máxima igual a dos veículos pesados e além disso fizemos algumas paradas para descanso. A viagem foi sem incidentes e atravessamos a represa do Rio Grande de balsa, sem fila. Ficamos numa pousada rural com acomodações razoáveis, porém sem funcionários e o proprietário mora em Delfinópolis e vem apenas uma hora por dia e serve um café da manhã medíocre. Devido a quase ausência do proprietário nós decidimos preparar na cozinha do chalé o nosso café da manhã, almoçar em Delfinópolis e jantar (lanche) no chalé.
Temos ido várias vezes à Canastra e infelizmente alguns locais turísticos são mal conservados, tem acesso difícil e os serviços ofertados são de má qualidade. Muitos quando questionados alegam que não querem destruir a Natureza, pois têm consciência ecológica. Ledo engano! Conversa mole pra boi dormir! Preguiça e descaso! Uma pousada rural que tem uma estrada de terra de 3 Km precisa uma ou duas vezes por anos conservar o seu leito, tapando buracos, crateras, erosões, etc. Pode ser até necessário usar um trator e isto não é crime ambiental, muito pelo contrário. As trilhas pelas matas precisam ser sinalizadas e melhoradas, sempre que as chuvas as danifiquem. Pontes sobre rios e riachos precisam ter os cabos de aço inspecionados, conservados e até trocados, se necessário. Idem para o piso de tábuas, etc. Preservar a Natureza não é oferecer ao turista desconforto, insegurança, sujeira e outras precariedades. Afinal o turista paga por tudo que consome e geralmente paga bem.
Seria temerário para um casal de idosos embarcar num Buggy-Gaiola e ir pilotando este veículo aberto até a Canastra. Então a solução foi leva-lo com uma velha e boa Hilux.
569270 569271 569272
A principal dificuldade em rebocar um veículo é a redobrada atenção que precisamos ter com os outros motoristas. Quando a estrada fica com pista única é comum praticarem ultrapassagens imprudentes e outras maluquices. Por isso coloquei uma placa na traseira do Buggy-Gaiola avisando que o veículo tem 12 metros e a velocidade máxima é 80 Km/h. Minimiza um pouco a imprudência. Usamos towbar com munheca e trava, além de corrente de segurança e luzes sinalizadoras (freio, lanterna e setas). Documentos e equipamentos em ordem. Nenhum aborrecimento com a fiscalização.
Delfinópolis é uma cidade pequena, simpática e com povo hospitaleiro. Fica às margens da represa do Peixoto, vale do Rio Grande e ao se dirigir em sentido norte, nordeste ou noroeste já se atinge as serras que antecedem a Canastra propriamente dita: Serra Preta, Serra Branca, Babilônia, etc. Porém as estradas são de terra e muitas estão mal conservadas. A BR 464 (federal) é ainda de terra, mas é relativamente frequente ver máquinas do DNIT fazendo conservação, pois tem movimento e importância para o agronegócio. A primeira coisa que fizemos foi procurar um autêntico produtor de queijo na cidade e comprar o famoso e delicioso Queijo Canastra.
569269
Continua...
CAPT GOTTLIEB
24/10/2019, 23:49
Chegando em Delfinópolis (14/OUT/2019) encontrei um gêmeo do meu ONÇA, amarelo, capota de lona, motor OM314 (sem turbo) e bem preparado para enfrentar as estradas da Canastra. Próximo a este JIPÃO 5 anos mais novo estava uma Gaiola de trilha, VW 1600, porém sem emplacamento. O mundo parece grande, mas é muito pequeno.
569302 569303 569304 569305 569306 569307
Irmão gêmeo do meu ONÇA.
569308 569309 569310 569311
Gaiola de trilha VW 1600. Sem emplacamento e com pneus muito agressivos é ideal para terra e barro.
CAPT GOTTLIEB
25/10/2019, 20:55
Após uma noite bem dormida fomos ao nosso primeiro passeio. Cachoeira Maria Cândida (Acqualume). O riacho no verão deve ser mais volumoso, mas a cachoeira é bem alta e a água é agradavelmente fria para um dia bem quente. Bastante sombra e poço com profundidade de até 6 metros. Devido a altura da queda e abundância de material vegetal a água tem bastante partículas vegetais em suspensão próximo à queda, mas depois vai ficando bem clara. Poluição ZERO. Bom para nadar.
A pousada tem bons chalés e até cozinha com fogão e geladeira. Ventilador de teto ajuda bem a enfrentar o calor. Infelizmente o proprietário mora em Delfinópolis e durante os dias úteis não tem funcionários. O café da manhã é sofrível e por isso passamos a fazer nosso café e lanches no chalé. Mas o local é bonito, muito agreste e próximo da cidade (4 Km). Mais tarde fomos comer uma saborosa comida mineira no "restaurante do Mamão" e tomar um gole de cachaça artesanal.
https://www.youtube.com/watch?v=Y3PyQnHJ498
https://www.youtube.com/watch?v=-GfAJore0go&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=YvTIJlifVrA&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=GVNeLDsYUkk&feature=youtu.be
Obs.: Só usei as nadadeiras (pés de pato) nesta primeira cachoeira, pois não vi necessidade. A máscara é ótima, pois fornece uma ótima visão na água. O snorkel é uma necessidade, pois o nadador idoso merece ter toda a facilidade do mundo para respirar e se cansar menos.
diogofalcomer
25/10/2019, 21:41
Que viagem legal capitão! Cachaça em minas com um queijo e um café depois é tudo de bom!
Grande abraço!!
CAPT GOTTLIEB
26/10/2019, 15:31
Vale da Gurita - Cachoeira Maria Concebida
No nosso segundo dia em Delfinópolis fomos até o Vale da Gurita conhecer a Cachoeira da Maria Concebida (complexo com várias quedas). Vamos nos ater à primeira delas, por sinal muito bonita, agradável e bem conhecida. O poço começa bem raso, mas pode alcançar 3 metros ou pouco mais em alguns trechos. A água é cristalina e usando-se a máscara e o snorkel pode-se ver com nitidez muitos peixes pequeninos, a maioria lambaris que nadam ao nosso lado sem medo. Num dia quente (16-Outubro-2019) a água fria, limpa, cristalina e refrescante é uma maravilha. Ao lado da cachoeira há uma nascente que o fazendeiro canalizou com cano de PVC. O jorro é quase morno e isto permite um curioso contraste com a água fria do rio. De fato é uma fonte termal, porém discreta. Poluição ZERO.
569325 569326 569327 569328
O Buggy-Gaiola nos levou facilmente até o começo da trilha. Uma ponte pênsil bastante precária e mal conservada marca o início da caminhada. Pessoas com dificuldade de locomoção e crianças não devem tentar cruzar esta ponte, pois há risco de escorregar e cair no rio. Cautela, bom senso e prudência acima de tudo. A trilha a pé é quase plana (1,5 Km) e fácil, exceto a ponte.Nos vídeos eu enfatizo muito o cuidado com o Buggy-Gaiola afim de não judiar nem "esmerilhar" o carrinho. Fazendo isto eu penso que o risco de quebrar algo é bastante minimizado e sem pane, sem quebra o passeio por estas paragens é sempre muito mais divertido e prazeroso.
A estrada para o Vale da Gurita e cachoeira da Maria Concebida é de terra batida e com tempo seco até carro de passeio pode trafegar. Propositalmente ultrapassei a entrada para Gurita e logo depois cheguei a uma ponte de concreto sobre o Rio Santo Antônio (BR-464) onde pude ver e filmar a Cachoeira de Santo Antonio. Retornei e fui para o Vale da Gurita, sem dificuldade. O local é uma fazenda (propriedade privada) e é cobrada uma taxa de R$ 20,00/pessoa. Como vi veículos estacionados na fazenda é de se supor que exista outro caminho para se chegar lá (de carro). Não sou contra o fazendeiro cobrar para se visitar a sua propriedade, mas a ponte pênsil que ele disponibiliza para os turistas oferece risco e isto é deplorável e muito ruim. Infelizmente o conceito de turismo nestes lugares é precário e deturpado. Se esta ponte pênsil tivesse seus cabos de aço em bom estado, suas tábuas em boas condições e suas laterais teladas corretamente o turista se sentiria seguro e ao mesmo tempo poderia curtir a Natureza sem problemas. Conservar uma estrada de terra, uma ponte de pau e sinalizar uma trilha não agride o meio ambiente, muito pelo contrário. É preciso mudar esta mentalidade errada e preguiçosa de achar que o turista que vai conhecer um lugar de natureza pouco agredida, agreste, semi-selvagem ou bucólico merece pagar bem e receber em troca uma série de dificuldades, riscos e desconfortos, fingindo que isto é turismo ecológico. Afinal a Canastra não é um safari africano ou uma expedição aos picos do Himalaia.
Duas palavrinhas sobre o Rio Santo Antonio e Rio São Francisco. Ambos nascem na Canastra e bem próximos, porém tomam rumos bem distintos. O Rio Santo Antonio é curto, corre para oeste e depois sul, desaguando no Rio Grande. O Rio São Francisco é muito longo, corre inicialmente para oeste e depois para o norte. Na figura em verde está o Rio Santo Antonio e em vermelho o Rio São Francisco. Nascem como dois irmãos, mas logo tomam rumos muito diferentes.
569329 569330 569331
Embora Delfinópolis fique às margens do Rio Grande (vale) ao se tomar a direção norte, nordeste, noroeste ou oeste logo se atinge a Serra Babilônia e esta faz a separação entre a Canastra propriamente dita e o vale do Rio Grande. Na prática a Babilônia é considerada como integrante da Canastra. Suas estradas (todas de terra) e trilhas são belas, porém mal conservadas. Muitos locais pode-se chegar com carro de passeio, mas um 4x4 será sempre a melhor opção, principalmente se chover. Algumas trilhas são repletas de erosões, crateras e pedras e apenas Jipeiros experientes e com veículos muito bem preparados conseguem vencer.
https://www.youtube.com/watch?v=H5w-XMeresM&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=My24g2JghV4&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=as-VZisdDsw&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=02IoTJSKZgA&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=mVTMbC6qw7Q&feature=youtu.be
CAPT GOTTLIEB
26/10/2019, 16:15
Comendo Queijo Canastra (curado) e vendo um canário-da-terra.
Delfinópolis MG
Outubro 2019
569332
https://www.youtube.com/watch?v=Hg1qDN_JTK8&feature=youtu.be
CAPT GOTTLIEB
27/10/2019, 15:11
Que viagem legal capitão! Cachaça em minas com um queijo e um café depois é tudo de bom!
Grande abraço!!
Diogo, nesta década tenho ido anualmente à Serra da Canastra e sempre com veículo 4x4 e/ou Buggy-Gaiola. Dou preferência ao início da primavera, pois ainda chove pouco e as águas não estão tão frias como no inverno. Até agora o melhor lugar que encontrei foi em Vargem Bonita, na pousada do Zeca e da Heloina (Praia da Crioula). Conheço Delfinópolis, São João Batista do Glória, Vargem Bonita e São Roque de Minas. Sempre aproveito para comprar alguns queijos Canastra.
Já sou idoso (72), mas enquanto DEUS me permitir vou continuar viajando para Canastra.
Bons passeios.
Saudações,
Capt. Gottlieb
569342
CAPT GOTTLIEB
27/10/2019, 15:44
Trilha para a Cachoeira do Paraíso - Delfinópolis MG
Dia 17 de Outubro acordamos cedo, espontaneamente (06:00), tomamos um reforçado café da manhã que a Luciane preparou no próprio chalé e fomos com o Buggy-Gaiola para a Cachoeira do Paraíso. Todos dizem que é um belo lugar e que vale a pena conhecer. A trilha é razoável e a Gaiola nos levou sem dificuldades. Chegamos exatamente às 07:55 a.m. e demos de cara com uma porteira fechada com corrente e cadeado. Esperamos meia-hora e não apareceu ninguém. Tentamos telefonar e só deu caixa postal. Cansamos e fomos então para a Cachoeira do Ézio. Infelizmente este passeio não deu certo, pois o pessoal perdeu a hora ou o despertador quebrou.
569343
Numa viagem é preciso se preparar para algumas decepções. Falam bem deste local, mas algo deu errado neste dia.
https://www.youtube.com/watch?v=RioCSgB2kLE&t=1s
diogofalcomer
27/10/2019, 19:17
Diogo, nesta década tenho ido anualmente à Serra da Canastra e sempre com veículo 4x4 e/ou Buggy-Gaiola. Dou preferência ao início da primavera, pois ainda chove pouco e as águas não estão tão frias como no inverno. Até agora o melhor lugar que encontrei foi em Vargem Bonita, na pousada do Zeca e da Heloina (Praia da Crioula). Conheço Delfinópolis, São João Batista do Glória, Vargem Bonita e São Roque de Minas. Sempre aproveito para comprar alguns queijos Canastra.
Já sou idoso (72), mas enquanto DEUS me permitir vou continuar viajando para Canastra.
Bons passeios.
Saudações,
Capt. Gottlieb
569342
Capt vou anotar suas dicas com certeza!! Muito obrigado!!
CAPT GOTTLIEB
29/10/2019, 21:06
Como o passeio para a Cachoeira e Pousada do Paraíso gorou nós decidimos ir conhecer a Cachoeira do Ézio. Acesso por 8 Km de estrada de terra, padrão Canastra e que o Buggy-Gaiola venceu facilmente com tempo seco. O local é simples, rústico e tem um bar bastante rudimentar, mas não consumimos nada por lá. Uma moça nos atendeu prontamente, trocamos dois dedos de prosa e estacionamos a Gaiola na sombra, bem perto da primeira cachoeira. Um casal de cachorrinhos vira-latas, de pequeno porte, mansos, amorosos, simpáticos e medrosos ficaram nos pedindo um pouco de afeto e algo para comer. A cadelinha deu a luz provavelmente a menos de dois meses e momentos depois surgiram dois filhotes muito ariscos. Todos magrelos, sujos, com pulgas, carrapatos e com muita disposição para comer. Luciane sempre traz no carro pelo menos dois quilos de ração e logo fizemos quatro montinhos (de bom tamanho) que os quatro passaram a devorar com muita vontade. Pelo menos neste dia eles se fartaram. Eu tenho dez cães, todos resgatados das ruas e muito bem tratados. A maneira como vi estes cãezinhos me deixou triste e achei isto um fator negativo para o lugar. As instalações não me pareceram ser de uma pousada e sim de um camping relativamente modesto. Há um bom gramado para armar barracas, locais com sombra e sanitários (que não precisei usar). Neste aspecto o local é interessante. Só fui na primeira cachoeira cuja água é cristalina e agradavelmente fria para nadar. Enfim, um bom lugar para acampar ou visitar. Pagamos R$ 20,00 por pessoa para ter acesso, pois é propriedade particular. Quem for com crianças ou pessoas que não sabem nadar deve vigiá-los de perto, pois o poço começa bem raso nas bordas, mas no centro chega a ter pelo menos 3 metros. Água cristalina, pura e poluição ZERO.
https://www.youtube.com/watch?v=D11tBmNBQGU&t=1s
https://www.youtube.com/watch?v=D11tBmNBQGU&t=1s
https://www.youtube.com/watch?v=1MyAFhyKF2s
https://www.youtube.com/watch?v=o0KAEqHi68o&t=5s
https://www.youtube.com/watch?v=Sxydz7QJ7lI&t=4s
https://www.youtube.com/watch?v=64Na07EOofA&t=34s
E este foi nosso último passeio na Canastra neste Outubro de 2019. À tarde voltamos para o chalé para prepararmos a volta para Amparo. Bela viagem, bons passeios e o nosso modesto off-road (Buggy-Gaiola VW 1600) correspondeu 100%. Enquanto DEUS me permitir vou retornar ao menos uma vez por ano à Serra da Canastra.
CAPT GOTTLIEB
29/10/2019, 21:54
Dia 18 de Outubro acordamos (espontaneamente) às 6 horas da manhã e como já estava quase tudo pronto ganhamos a estrada para Delfinópolis em menos de quinze minutos. Rapidamente chegamos em Delfinópolis e encontramos um bar-padaria onde pudemos tomar um bom café da manhã. Fomos para o porto e precisamos esperar a Balsa, que desta vez demorou quase meia-hora. Ao sair da Balsa engatamos o Buggy na caminhonete e voltamos para Amparo. Viajamos tranquilamente e chegamos em casa às 14 horas, sendo recebidos com muita festa por dez peludos maravilhosos (nossos dez cachorros). Mas já estou imaginando em retornar à Canastra. :safari-rig: :curtir: :brinde: :rally: :smile:
569367 569368
Canastrilheiro
01/11/2019, 04:17
Parabéns pelo relato. Sempre fiz o passeio de moto. Recentemente adquiri uma gaiola e farei passeio semelhante ao vosso no mês de dezembro. Desta vez levando minha família e minha inseparável vira-latas (também resgatada)
CAPT GOTTLIEB
02/11/2019, 17:08
Parabéns pelo relato. Sempre fiz o passeio de moto. Recentemente adquiri uma gaiola e farei passeio semelhante ao vosso no mês de dezembro. Desta vez levando minha família e minha inseparável vira-latas (também resgatada)
Canastrilheiro, minha Gaiola foi muito bem na Canastra, agora pela 3ª vez, mas ela tem algumas limitações, que no meu caso, por ter 72 anos e fazer trilhas leves não são relevantes.
1- Os pneus traseiros são tipo town-country e no barro têm um desempenho sofrível. Todavia rodam muito bem na terra seca e asfalto.
2- Não possui bloqueio de diferencial, mas tem freio seletivo traseiro que "quebra um galho". O meu diferencial tem relação coroa/pinhão 8x35 e já é curto, porém existe relação mais curta ainda. Aí a Gaiola "sobe até em paredes", mas acima de 60 Km/h o motor sobe muito de giro e urra.
3- Vão livre de 18 cm. Ideal para trilhas difíceis seria acima de 25 cm.
O motor (VW 1600) e a transmissão (8x35) me levaram sem dificuldade onde o meu bom senso me recomendou ir.
Quem desejar ter uma Gaiola para enfrentar trilhas difíceis pode elevar o vão livre (mangas de eixo sobrepostas na frente e suspensão IRS atrás), colocar pneus agressivos na traseira (são ruins para rodar no asfalto) e para algo mais radical pode-se instalar bloqueio de diferencial e guincho elétrico.
569453 569454
Esta Gaiola está bem preparada para trilhas difíceis. Tem pneus lameiros, suspensão IRS, mangas de eixo sobrepostas e vão livre acima de 30 cm. Restaria apenas o bloqueio do diferencial e um guincho.
569455
Quem não tem cão caça com gato! Quem não tem bloqueio usa freio seletivo! Precisa ter o breque de mão bem regulado nas duas rodas.
Se a Gaiola estiver com uma roda traseira patinando no barro pode-se brecá-la (puxar com força, fé e orgulho, senão não funciona) e assim parte do torque do diferencial irá para a outra roda que está parada ou quase parada. É uma engenhoca barata, um "quebra galho" e que pode dar alguma ajuda numa situação difícil. Mas o bloqueio funciona mil vezes melhor.
569456 569457 569458
O vão livre do Fusca costuma ser 15-16 cm. Minha Gaiola tem um vão livre 17-18 cm e uma boa chapa protegendo o cárter. Não é recomendado aumentar mais o vão livre regulando o facão mais alto, pois ficaria com uma cambagem positiva exagerada e incômoda. A solução ideal é usar suspensão IRS das Kombis mais modernas ou da Variant II. A minha Gaiola tem cambagem Zero.
Desejo-lhe uma ótima viagem.
CAPT GOTTLIEB
03/11/2019, 17:59
Imagens da Cachoeira Casca d'Anta, o cartão postal da Canastra.
Parte alta: acesso pela portaria 1 - São Roque de Minas
Parte baixa: acesso pela portaria 4 - São José do Barreiro - Vargem Bonita
Não há comunicação entre a parte alta e a parte baixa para veículos. Há uma trilha um tanto difícil, 4 km, íngreme que pode ser feita a pé por pessoas bem treinadas. Quem nunca fez esta trilha deve levar um guia local. Gasta-se 2 a 3 horas para subir.
Na portaria 4 os carros ficam estacionados próximos ao portão do Parque Nacional da Canastra (PNC). A estrada é padrão Canastra (terra, muita poeira, buracos, etc.). Carro de passeio pode ir, se não estiver chovendo, mas sempre há risco de algum dano ao veículo. Melhor ir com 4x4. Distancia entre Vargem Bonita e São José do Barreiro é de 15 Km e de São José até a portaria 4 é de 9 Km. Da portaria 4 até o poço da Casca d'Anta é preciso fazer uma caminhada de 1500 metros. Não é recomendado entrar no poço para banho ou natação, pois a água é sempre fria, agitada e a profundidade chega a 19 metros. Logo depois deste poço há inúmeros locais onde pode-se nadar e se banhar no Rio São Francisco, cujas águas são claras, limpas e sem poluição.
Na portaria 1 (São Roque de Minas) há uma subida da cidade até a portaria (8 Km) e pode-se entrar no PNC com o carro. Dali até a parte alta da Casca d'Anta tem muito chão (35 Km) e costuma ser pior que a estrada da parte baixa. Muita gente vai lá usando carro de passeio e muitos acabam tendo algum dano (riscos na pintura, pequenos amassados, danos ao escapamento, vidros, etc.). É melhor ir com veículo 4x4.
569460 569461 569464 569465 569466
CAPT GOTTLIEB
03/11/2019, 19:24
Único problema que tive com a Gaiola nesta viagem foi a quebra do cabo do velocímetro no 1º dia. Nestas estradas medir a velocidade seria irrelevante, mas faz um pouco de falta a marcação da quilometragem percorrida. Na hora do almoço fui até Delfinópolis e comprei um cabo de velocímetro de Fusca por R$ 20,00. Tirei o cado quebrado e facilmente coloquei o novo.
Manutenção da mecânica VW Fusca é sempre mais fácil e barata.
569467 569468 569469 569470 569471
EdilsonStecca
18/12/2019, 18:32
Show os relatos... 29/dez agora vou para Delfinopolis, ficar uns 2 ou 3 dias por lá e depois mais alguns dias em São roque de Minas. No camping da picareta entre outros. O seu relato ajuda bastante... Em delfinopolis vou estar só com o meu carro... Um grand vitara 4x4 com um lift modesto apenas, já em São Roque vão mais 2 carros, desta vez 2 hatches, espero que aguentem o tranco. Não queremos nada radical, apenas chegar a algumas cachoeiras e produtores de queijo e cachaça.
Eduardo Filipe
21/12/2019, 14:02
Depois de ler o relato destas férias vejo como se pode gozar um pouco a vida sem grandes luxos e na forma mais pura e bonita.
Por vezes nem sabemos o que a natureza nos pode dar de tão bom e agradável.
Continue com esse espírito que acho que é saudável.
Em Portugal também existem sítios maravilhosos como esse que acaba de nos mostrar, e que tento também aproveitar na medida do possível.
CAPT GOTTLIEB
23/12/2019, 12:22
Show os relatos... 29/dez agora vou para Delfinopolis, ficar uns 2 ou 3 dias por lá e depois mais alguns dias em São roque de Minas. No camping da picareta entre outros. O seu relato ajuda bastante... Em delfinopolis vou estar só com o meu carro... Um grand vitara 4x4 com um lift modesto apenas, já em São Roque vão mais 2 carros, desta vez 2 hatches, espero que aguentem o tranco. Não queremos nada radical, apenas chegar a algumas cachoeiras e produtores de queijo e cachaça.
Agora é o começo da estação chuvosa e certamente terão que enfrentar estradas de barro. As dicas são sempre as mesmas: Atenção aos limpadores, palhetas e esguichadores de pára-brisa, pneus pelo menos 50/50, freios regulados e bom senso nas barrocas. Evitar viajar solitário por estradas sem movimento, pois tem muitos lugares que o celular não funciona. Bom passeio.
CAPT GOTTLIEB
23/12/2019, 12:35
Depois de ler o relato destas férias vejo como se pode gozar um pouco a vida sem grandes luxos e na forma mais pura e bonita.
Por vezes nem sabemos o que a natureza nos pode dar de tão bom e agradável.
Continue com esse espírito que acho que é saudável.
Em Portugal também existem sítios maravilhosos como esse que acaba de nos mostrar, e que tento também aproveitar na medida do possível.
Sou filho de mãe portuguesa (Porto - Freguesia de Santo Ildefonso - Rua de Camões) e pai italiano. A minha família portuguesa (SilvaRua) é originária de Lamego. Já estive lá duas vezes e pretendo voltar uma terceira vez. Portugal é um país lindo, bem arrumado e hospitaleiro.
Trabalhei 44 anos e faz 5 anos que finalmente me aposentei. Passo meu tempo com meus carros velhos (e bem cuidados), meus dez cães e minha pequena chácara (modesta quinta). Graças a DEUS minha mulher me ajuda e gosta de me acompanhar nos meus passeios off-road.
O Brasil é filho dileto de Portugal, mas às vezes se esquece disso, torna-se malcriado e até ingrato. Não é o meu caso.
Eduardo Felipe, desejo a ti e tua família um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Bons passeios.
Felicidades,
EdilsonStecca
23/12/2019, 18:00
Agora é o começo da estação chuvosa e certamente terão que enfrentar estradas de barro. As dicas são sempre as mesmas: Atenção aos limpadores, palhetas e esguichadores de pára-brisa, pneus pelo menos 50/50, freios regulados e bom senso nas barrocas. Evitar viajar solitário por estradas sem movimento, pois tem muitos lugares que o celular não funciona. Bom passeio.
Sobre a estação chuvosa, não posso fazer muito, minha esposa é professora e este é o único mês que conseguimos gozar as férias juntos. Sobre os seus conselhos valiosos, já estão anotados. Estou montando um roteiro fácil e sem muitas pretensões de segui-lo à risca, onde carros baixos possam ir sem muitos problemas, mas caso algum fique atolado eu acho que consigo puxar com a gv3... Nem que seja para fazer meia volta e ir para outra atração... Aliás, cachoeira é o que não falta por lá, pelo que apurei existem cachoeiras onde o trajeto é menos complicado... Estou indo atrás destas em um primeiro momento... A parte alta do parque eu já descartei, Serra Da babilônia também, fica para uma próxima, quando eu estiver só com o meu carro ou quando a companhia também possuir carros traçados.
EdilsonStecca
06/01/2020, 16:02
Relato resumido. Ficamos acampados por 6 dias na Pousada Cafundó.. 3.5 dias de sol, 1 chovendo direto e o restante aquele chove e para... O camping ainda está pouco estruturado, mas é sensacional. As cachoeiras da região são fabulosas.. Fomos nas cachoeiras Maria Concebida, Recanto das Palmeiras, Cachoeira do Ouro, Cachoeira do Melado, uma queijaria conceituada da região e várias paradas para admirar a paisagem... Faltaram 2 cachoeiras para conhecer nas redondezas pois o clima não ajudou, mas estávamos em um veículo 4x4 e 2 4x2 e baixos e fomos de boa... Devagar e sempre. As estradas são razoáveis e permitem veículos baixos tranquilamente desde que se tenha noção de que não dá para correr e que é estrada rural e não asfalto liso.
CAPT GOTTLIEB
08/01/2020, 21:08
Edilson, parabéns pelo belo passeio. Canastra com chuva ou com poeira é sempre uma diversão.
EdilsonStecca
09/01/2020, 12:26
Edilson, parabéns pelo belo passeio. Canastra com chuva ou com poeira é sempre uma diversão.
O problema da chuva é que no próximo dia as cachoeiras perdem aquela água transparente, levemente esverdeada.... Ficam bonitas, mas deixam de ser lindas por pelo menos 1 dia.
Canastrilheiro
29/05/2020, 15:36
Permita chama-lo de professor. Sou novato e só posso agradece-lo imensamente pelas informações. Felizmente meu passeio foi perfeito. Correu melhor que o esperado. Já estou planejando a próxima no final do ano. Quem sabe não nos vemos por lá? Grande abraço!!