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Ver Versão Completa : Hilux soprando oleo pelo respiro



Silas35
23/10/2019, 16:15
Amigos proprietários ou mecânicos da Hilux, uma boa tarde a todos.

Tenho uma caminhonete hilux srv 3.0 2007 automática, exatamente 195.500 km rodados, ha poucos dias fazenda uma viagem de curta duração, ao fazer uma ultrapassagem ela perdeu força e ficou sem aceleração, fui parei no acostamento e nada de força para arrancar novamente, desliguei e após uns 10 minutos dei partida novamente e funcionou normalmente, como se nada teria acontecido, conclui a viagem de boa. pesquisei na NET algo aparecido e não consegui quase nada de informações. Como ela estava com um pequeno vazamento de óleo na tampa de válvula, resolvi fazer a troca da junta e corrigir o vazamento, comentando com o mecânico a respeito da falta de aceleração, ele por curiosidade tirou a mangueira que liga do respiro do motor a turbina, prá nossa surpresa estava cheia de óleo, ou seja, o motor sopra o óleo pelo respiro, passando pela turbina e mandando para o intercoole. Daí ele isolou todo esse processo e colocou uma outra mangueira do respiro ao chão, dizendo que o motor pode está com problema. Todas as vezes que tiro ela da garagem vejo alguns pingo de óleo no chão.

Alguém já passou por esse problema ou semelhantes que podem me ajudar em uma solução mais suave, que não precisa mexer no motor?

sandro_ventania
23/10/2019, 18:31
amigo...isso é completamente normal. No respiro do motor circula vapores de óleo que se condensam novamente...algumas gotículas também vão.
Quando o motor está com muito desgaste esse oleo aumenta, mas não parece ser o seu caso...195mil km é motor novo ainda, considerando que você faça as trocas de oleos nos periodos corretos.
Para não ficar melando muito seu intercooler, (ou pingando no seu chão) use um oil catcher...entre o respiro e a admissão.
Quando ao problema da perda de potencia...o motor provavelmente entrou em modo de segurança, que pode ser por aquecimento já que foi em uma ultrapassagem ou problema na parte de injeção, tipo, filtro de combustivel precisando trocar.
Boa sorte!

Mauriciolindoia
23/10/2019, 20:34
Também concordo com o Sandro. O motor deve ter entrado em módulo de segurança.
sempre abasteça e posto de confiança, pois carro diesel não aceita combustivel ruim. Cada troca de óleo, troque o filtro de combustível. E de uma lâmpada no sistema de arrefecimento. Para garantir uma boa refrigeração do sistema.

Silas35
23/10/2019, 21:35
Obrigado ao Sandro e ao Mauricio, ótimas sugestões, inclusive fiquei um pouco preocupado quanto ao desvio desses gazes prá fora ao invés de ir para a turbina, pois desta forma a turbina fica sem lubrificação e posteriormente poderá dar problema, o que vocês acham?

Seria então voltar como antes (original) ou deixar com o desvio (na gambiarra)

AlonsoFausto
25/10/2019, 10:29
Obrigado ao Sandro e ao Mauricio, ótimas sugestões, inclusive fiquei um pouco preocupado quanto ao desvio desses gazes prá fora ao invés de ir para a turbina, pois desta forma a turbina fica sem lubrificação e posteriormente poderá dar problema, o que vocês acham?

Seria então voltar como antes (original) ou deixar com o desvio (na gambiarra)



A lubrificação do turbocompressor é feita de outra forma...

O retorno do suspiro da tampa de válvulas é lançado no turbocompressor apenas por questões ambientais. O melhor para o motor é utilizar um oil catcher...

Quanto ao ocorrido na estrada e pelo que descreveu da quantidade de óleo que está emporcalhando i.c. e admissão, provavelmente uma limpeza da EGR, do coletor de admissão e do i.c. resolverão o problema, pois devem estar com muita carbonização, diminuindo muito o fluxo.

Aproveita e isola a ERG: basta colocar um chumbinho na mangueira de vácuo que abre a válvula. Seu motor vai agradecer porque trabalhará com mais oxigênio, não sendo forçado a queimar gases que já seriam expulsos pelo escape, não fosse a ERG (também incluída por questões ambientais, para se adequar aos parâmetros estabelecidos por normas).

rafaelperafam
25/10/2019, 14:26
A lubrificação do turbocompressor é feita de outra forma...

O retorno do suspiro da tampa de válvulas é lançado no turbocompressor apenas por questões ambientais. O melhor para o motor é utilizar um oil catcher...

Quanto ao ocorrido na estrada e pelo que descreveu da quantidade de óleo que está emporcalhando i.c. e admissão, provavelmente uma limpeza da EGR, do coletor de admissão e do i.c. resolverão o problema, pois devem estar com muita carbonização, diminuindo muito o fluxo.

Aproveita e isola a ERG: basta colocar um chumbinho na mangueira de vácuo que abre a válvula. Seu motor vai agradecer porque trabalhará com mais oxigênio, não sendo forçado a queimar gases que já seriam expulsos pelo escape, não fosse a ERG (também incluída por questões ambientais, para se adequar aos parâmetros estabelecidos por normas).


Esse "oil catcher" existe para todas as montadoras? Existe para compra no brasil?

Silas35
29/10/2019, 10:23
Caros leitores, estou pensando trocar minha caminhonete Hilux ano 2007 4x4 diesel automática por uma flex 2015, que seja 4x4 automática também, o que vocês acham da idéia?