PDA

Ver Versão Completa : Chineses Fun Motors



Piotto
23/10/2019, 15:55
Compartilho aqui minha experiência com um quadri chinês comercializado pela Fun Motors.
Adquiri um Furia 250cc manual, 4x2 de segunda mão.

O antigo proprietário fez algumas intervenções bem interessantes, sendo a principal aumentar consideravelmente o pneu traseiro.

Eu fiquei impressionado com a robustez do equipamento até o momento. Fiz uma trilha de 5 horas, com subidas íngremes, muito barro, água, poeira. Fui acompanhando um Can Am 250cc automático e um Can Am 420 4x4 pelas trilhas do Inhayba na região de Sorocaba, Alumínio.

O conforto e estabilidade comparado com o Can AM equivalente é sem dúvida infinitamente inferior. A transferência de impacto nos trechos de alta velocidade eram insuportáveis para mim em relação aos meus parceiros. Mas quando chegamos nos trechos de baixa, com erosões, o equipamento foi muito valente. Eu confesso que sai de casa esperando voltar puxado. Levei cinta e fui preparado para o pior. No entanto, voltei de motor ligado e montado no bicho até dentro da garagem.

Acho que o grande diferencial é o cuidado. Naturalmente eu vou precisar ser muito mais atencioso com as manutenções preventivas como troca de filtros, óleos e lubrificações do que comparado com marcas mais consolidadas, mas no quesito diversão, eu recomendo fortemente para aqueles que querem ingressar na parada e estão com um orçamento mais curto.

A ideia do tópico é também trocar experiência sobre adaptações, peças equivalentes e etc.

Piotto
24/12/2019, 10:57
Depois de algumas trilhas percebi que estava na hora de trocar a relação. A corrente já estava no limite e estava caindo muito.
Aproveitei o momento e aumentei a redução, mantendo um pinhão de 14 mas trocando a coroa de 38 por uma de 42 dentes. Utilizei uma Coroa da marca Coser cód. 5014. Impossível achar alguma que bate a furação, então escolhi essa porque ela não tem muito alivio de peso e consegui fazer a furação nova.

Ficou excelente. A primeira marcha sobe parede. O Quadri está encapetado.

Piotto
02/01/2020, 13:40
Percebi uma folga na balança do quadri. Decidi desmontar e pra minha surpresa, o eixo não saiu por nada. Marretada, aquecimento, nada era possível.
Então decidi cortar a cabeça do eixo e uma parte da rosca para então retirar a balança e entender o estado de buchas e rolamentos.
Ao retirar observei que os rolamentos agulha estavam completamente destruídos , não tinham qualquer função e permitiam que a bucha ficasse folgada.
Ainda tentei tirar o eixo da bucha para aprovveita-la, mas sem condições.
Então pelas medidas adquiri dois novos rolamentos e percebi que a bucha e eixo da BROS NXR 150 servem perfeitamente no Furia 250.

Piotto
24/06/2020, 16:46
Parei o Quadri para uma revisão maior agora. Ele estava começando a falhar com a centelha e numa investigação identifiquei um problema na bobina de faísca do estator.
Como teria que deixar parado, decidi fazer uma revisão elétrica geral.
Troquei chicotes, CDI, Relé de Partida, Bobina, Cabo e Vela.
Usei conectores a prova de água para diminuir o efeito do zinabre e ferrugem, oriundos da utilização em terrenos úmidos.

Estou muito satisfeito, o quadriciclo possui 16cv e um peso seco mais baixo da categoria, 125kg. Isso garante uma boa correlação.

Apesar de ser 4x2, ele tem muito arraste com os pneus Maxxis Razr 2 de 22x11 e não me deixa na mão.

Piotto
27/07/2021, 16:11
Numa nova revisão, importante ressaltar alguns pontos:
- Terminais de direção podem ser substituídos por terminas esféricos universais, mas é preciso encontrar um pino cônico para usar.
- Estator pode ser utilizado o da Burgman 125.
- Pastilhas de freio, vc encontra no mercado livre como pastilhas quadri chines 250cc, mas pela metade do preço vc pode comprar a da burgman e fazer uma pequena adaptação nelas. rsrs

No mais é isso, fiz mais uma reforma no banco porque a espuma estava cansada e alterei a altura do guidon.
Aparentemente esse motor ainda vai longe.