Ver Versão Completa : Passando Maxion 2.5 para 2.8
RicardoFLN
21/10/2019, 21:16
Então povo! Pra quem lembra da minha tentativa frustrada de colocar a turbina TGV da Ranger 2.8 na minha 2.5, venho com boas novas!
Decidi aumentar a litragem do meu motor, e instalar a nova turbina. Estou fazendo o serviço no meu galpão. Me armei com todo o ferramental necessário pra empreitada. Comi com farinha os manuais do Maxion HS 2.5, Power Stroke 2.8 e do 300Tdi.
A ideia é de colocar aqui uma listagem completa do que é preciso para realizar essa mudança, além é claro de dividir todas as tristezas e alegrias da tarefa!!
Fiz a retirada do motor e o desmonte completo. Deixei o bloco pelado e mandei pra retífica para abrir os cilindros. O cabeçote tb foi, para troca das guias das válvulas de escape e pra dar um trato nas válvulas e sedes. Hoje fui busca-los e já pude conferir a folga entre as pontas dos anéis (os dois de compressão e o raspador de óleo) em todos os cilindros, em 3 profundidades diferentes, tanto longitudinalmente quanto transversalmente ao eixo principal do bloco.
As bielas tb foram pra retífica para a troca das buchas. Cabe ressaltar que essas bielas do PS 2.8, que por sinal são iguais ao NGD 3.0, não se encontram mais zero km no mercado. Comprei-as em um ferro-velho de uma Ranger 3.0 bem mais nova que o meu ferro-velho....rsrs
Tirando as bielas, o restante das peças estão vindo do distribuidor MWM aqui na região.
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Vale um breve comentário sobre o estado em que estava o meu motor. Virabrequim STD, as bronzinas estavam todas muito boas, com exceção da biela 4, que tinha um risco. Eixo do comando, tuchos, varetas, balancins, tudo ok. Os pistões estavam bastante carbonizados na cabeça e nas canaletas dos anéis, as saias estavam boas. Os anéis estavam com acentuado desgaste, e o brunimento na parte bem superior dos cilindros já não mais existia, estava espelhado. Para ter uma idéia as folgas entre pontas dos anéis, que deve ser de 0,4 a 0,6 mm, estava entre 0,9 e 1,4 nos primeiros anéis de compressão!! Não era à toa que meu motor estava com um baita blow-by, e que não aceitou a TGV aquela vez!
Achei meio estranho a parte baixa do motor estar tão boa, e os pistões tão ferrados. Em conversa com amigo engenheiro mecânico ele levantou a questão de que a falta de válvula termostática, e consequentemente óleo fora da temperatura acaba por levar os anéis rapidinho pro brejo! Essa minha viatura, quando a comprei estava sem termostática. Vai saber o quanto ela andou fora da faixa ótima de temperatura.
Buenas, por enquanto é isso. Semana que vem retomo a remontagem.
Abs.
Sergio c
22/10/2019, 09:05
Parabéns pela empreitada Ricardo. Sucesso nesse novo motor.
RicardoFLN
23/10/2019, 10:57
Parabéns pela empreitada Ricardo. Sucesso nesse novo motor.
Valeu Sergio. Decisão difícil na verdade, pois ao bem da verdade ali só um brunimento e troca de anéis já me deixava com uma sobrevida de (vou chutar) uns 200.000 km. Mas agora já foi!:-D
Sds.
RicardoFLN
30/10/2019, 14:53
Segue a montagem.
Mesmo colocando um virabrequim zero, tratei de levar o conjunto virabrequim, volante, platô e polias (da correia dentada e da poly-V) para balanceamento.
Quanto a equalização dos pesos do conjuntos biela,pistão,anéis e pino o manual faz menção de que a diferença máxima entre os conjuntos não seja maior que 5 gramas. Pra ficar um negócio bem feito, fui além. Consegui uma balança emprestada para não só deixar os pesos iguais, assim como a distribuição da massa das bielas iguais.
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A diferença de massa total entre as 4 bielas era de 2 gramas, no entanto as diferenças quando pesando elas bi-apoiadas chegou a 10 gramas entre as pontas superiores, e 6 gramas entre as partes inferiores. Com a lixadeira e paciência, equalizei todas as massas. O mesmo foi feito com o conjunto de pistões, anéis e pino. Usando um micro retífica, equalizei a massa dos conjuntos tirando apenas dos pistões.
Sds.
Sergio c
30/10/2019, 21:45
Excelente trabalho. Nada melhor que ir fazendo com paciência, o que a maioria dos mecânicos não tem.
RicardoFLN
07/11/2019, 16:41
Galera,
Agora que já remontei o motor, passo a lista do que é necessário para fazer o aumento de cilindrada de 2.5 para 2.8, lá vai:
1)Virabrequim PS 2.8 STD
2)Bielas (essas só usadas, não tem mais novas pra vender) PS 2.8/NGD 3.0
3)Conjunto pistões/anéis/pino PS 2.8 STD
4)Jogo de bronzinas mancais
5)Jogo de bronzinas bielas
6)Jogo de juntas superiores e inferiores
7)Junta de cabeçote
8)Anéis de encosto do virabrequim
9)Retentor traseiro do virabrequim
10)Jogo de parafusos do cabeçote
Quanto aos serviços de retífica, o mínimo, é o aumento dos cilindros seguido de brunimento e a conferência das bielas assim como a troca das suas buchas, afinal elas não eram novas!
A junta do cabeçote do PS 2.8 tem de ter 4 furos onde passam os parafusos de cabeçote aumentados, assim como dois furos circulares de galeria de água transformados para oblongos.
Isso que descrevi é o mínimo que deve ser feito para o aumento de cilindrada, claro que cada desmontagem de motor é uma caixinha de surpresas e tu te deparas com várias coisas que acabam sendo vantajosas de serem feitas, afinal já está tudo ali na frente desmontado.
Sds.
Coophamat
09/11/2019, 18:48
Ricardo, vc vai por a tgv agora?
RicardoFLN
09/11/2019, 20:34
Ricardo, vc vai por a tgv agora?
Positivo. Já está no lugar inclusive. Espero semana que vem estar ligando o motor, primeiro fora do cofre. Só estou a espera do manômetro de pressão de óleo que comprei.
Sds.
RicardoFLN
14/11/2019, 19:11
Comunico o nascimento da criança, aparentemente saudável, 205 quilos!:grin:
Ontem com o motor pendurado na girafa tratei de dar partida sem os bicos injetores, para conferir com um multímetro se o sensor de pressão do óleo gritava "presente". Felizmente, tudo certo. Tratei de colocar os bicos e montar as linhas de alimentação e retorno. Aí como os cabos elétricos que eu estava usando não eram nenhuma Brastemp, não rolou de dar a partida. Com os bicos, consequentemente com compressão, o motor pesa demais o arranque. Dava só meia volta e pedia água (o cabo esquentava demais!). Bom, de meia em meia volta deu pra sangrar o filtro, as linhas e os bicos. Decidi então colocar no cofre para dar a partida, ao invés de ir atrás e fazer uma boa ligação elétrica para liga-lo fora.
Feito isso, foi só bater o arranque que o bichinho começou a falar por si só...rsrsrs
O balanceamento do virabrequim, volante, platô, polia, junto a equalização das bielas, pistões e pinos se apresentaram prontamente. O motor vibra muito pouco! Foi um belo de um investimento ter feito isso!! Recomendo.
Para leva-lo para passear, só semana que vem, pois estou a espera das buchinhas plásticas e coifa da alavanca de câmbio.
Enquanto isso vou tratar de fazer alguns testes como deixar uma meia hora ligado e ficar procurando por possíveis vazamentos. Ver se não tem entrada de ar falso pelo coletor, borrifando spray desingripante e observando se a rotação não aumenta.
Instalar sensor de nível no reservatório de expansão, com luz espia no painel, e dar cabo daquele sensor inútil da embreagem e do sensor de presença de água no filtro. Nesse último a ideia é de no lugar do sensor na parte inferior do filtro, colocar uma conexão, uma mangueira transparente de uns 30 centímetro com uma torneirinha na ponta. Algo tipo um filtro Racor de pobre....kkk Cara bate o olho na mangueira, se tiver água, vai lá e sangra.
Por enquanto é isso.
Sds.
RicardoFLN
14/11/2019, 19:32
Uma coisa interessante de comentar. Para essa empreitada eu me utilizei basicamente de 4 manuais, são eles:
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569705
O último manual, da Land Rover, é o único que traz uma parte dedicado a bomba de óleo. Os outros 3, quanto a bomba de óleo, só fazem menção a pressão de funcionamento e mais nada. O manual da LR, traz todo o procedimento para desmontagem/montagem e as tolerância das folgas entre rotores e voluta. O legal é que traz as medidas de tolerâncias ERRADAS!! :parede:Isso mesmo! O estagiário que editou o manual fez confusão entre os sistemas métrico e imperial. Sorte que temos os fóruns de Landeiros de vários países do mundo onde sempre se acaba encontrando alguém que tenha levantado a questão.
Sds.
Coophamat
15/11/2019, 13:50
Ricardo, o que vc vai fazer pra isolar o sensor da embreagem? Na minha 3.0 é mais inútil ainda, pois, nem precisa pra dar partida e ela é 4x2, só serve pra ficar dando soco quando tira o pé do acelerador e acelera quando engrenado.
RicardoFLN
15/11/2019, 16:23
Ricardo, o que vc vai fazer pra isolar o sensor da embreagem? Na minha 3.0 é mais inútil ainda, pois, nem precisa pra dar partida e ela é 4x2, só serve pra ficar dando soco quando tira o pé do acelerador e acelera quando engrenado.
Parceiro,
Esse meu sensor tem somente dois fios, é só questão de unir eles e pronto.
Pra mim a única função é te obrigar a acionar a embreagem quando vira o arranque. Eu nem sei se ele tinha função com relação a caixa de transferência, pois eliminar o motorzinho elétrico da t-case foi uma das primeiras coisas que eu fiz há um tempão atrás.
Veja aí quantos fios chegam ao conector, que talvez nessa tua ele tenha mais alguma outra função.
Sds.
Coophamat
16/11/2019, 00:08
Parceiro,
Esse meu sensor tem somente dois fios, é só questão de unir eles e pronto.
Pra mim a única função é te obrigar a acionar a embreagem quando vira o arranque. Eu nem sei se ele tinha função com relação a caixa de transferência, pois eliminar o motorzinho elétrico da t-case foi uma das primeiras coisas que eu fiz há um tempão atrás.
Veja aí quantos fios chegam ao conector, que talvez nessa tua ele tenha mais alguma outra função.
Sds.
São só dois também, nas 4x4 são mais fios.
fala galera tudo certo!?
o tópico ficou bacana parabéns Ricardo, muito conteúdo de qualidade.
isso que você fez a respeito das equalizações de massa é muito legal, poucas pessoas fazem isso, sempre quando monto motor também procuro fazer isso, o motor fica fino demais.... o sensor de embreagem nos modelos de motores mecânicos auxiliam no engate e desengate do sistema de tração, para quem usa o motorzinho de tração elétrico. Nos motores eletrônicos além dessa função, ele informa pra central de injeção os momentos de aceleração de desaceleração, é muito importante pois sem ele pode começar a apagar o motor em lombadas e semáforos e ate dar socos nas trocas de marchas. faz parte do sistema de monitoramento pra central saber tudo que acontece no carro pra tomar os melhores procedimentos em qualquer situação.
abraço estamos ligados no tópico
RicardoFLN
17/11/2019, 18:55
fala galera tudo certo!?
o tópico ficou bacana parabéns Ricardo, muito conteúdo de qualidade.
isso que você fez a respeito das equalizações de massa é muito legal, poucas pessoas fazem isso, sempre quando monto motor também procuro fazer isso, o motor fica fino demais.... o sensor de embreagem nos modelos de motores mecânicos auxiliam no engate e desengate do sistema de tração, para quem usa o motorzinho de tração elétrico. Nos motores eletrônicos além dessa função, ele informa pra central de injeção os momentos de aceleração de desaceleração, é muito importante pois sem ele pode começar a apagar o motor em lombadas e semáforos e ate dar socos nas trocas de marchas. faz parte do sistema de monitoramento pra central saber tudo que acontece no carro pra tomar os melhores procedimentos em qualquer situação.
abraço estamos ligados no tópico
Valeu Leoss! Então, quanto ao sensor de embreagem, já capei ele fora! Na minha não era fonte de problemas, mas eu ainda prefiro uma viatura com o mínimo de fios possível!:wink: E na verdade a possibilidade de virar o arranque engatado por vezes pode até te tirar de uma situação de risco, caso dê algum pau no motor, estejas sozinho e precises mover o veículo por uma distância curta.
Pra enriquecer o tópico, aqui segue uma foto das juntas de cabeçote. Acima a da 2.8, abaixo a da 2.5. Aparentemente os cabeçotes tem pequenas diferenças no que tange aos parafusos que vão próximos aos coletores de escape e admissão, e duas aberturas a mais de galeria de água. Quanto a medidas de válvulas, projeção dos bicos injetores eles são idênticos.
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Sds.
Boa tarde Ricardo, muito top o tópico, pois já li vários e nenhum tinha a "cobra morta" , sobre o virabrequim, é preciso alguma alteração por causa do curso maior ou ele vai plug and play no bloco 2.5 ? Outra questão é esses furos das galerias de água , tem mais detalhes dessa parte? tenho uma 2.5 também, e se eu ficar com ela , mais pra frente penso em fazer esse up, comenta os valores que você conseguiu nas peças, pois no site da leão diesel, tem o kit completo por 7.2 k, agora resta saber de onde eles tiram as bielas.
RicardoFLN
22/11/2019, 14:14
Boa tarde Ricardo, muito top o tópico, pois já li vários e nenhum tinha a "cobra morta" , sobre o virabrequim, é preciso alguma alteração por causa do curso maior ou ele vai plug and play no bloco 2.5 ? Outra questão é esses furos das galerias de água , tem mais detalhes dessa parte? tenho uma 2.5 também, e se eu ficar com ela , mais pra frente penso em fazer esse up, comenta os valores que você conseguiu nas peças, pois no site da leão diesel, tem o kit completo por 7.2 k, agora resta saber de onde eles tiram as bielas.
Roger,
Virabrequim é p&p, não muda nada. Quanto as galerias, eu nem me preocupei muito com isso, só fiz aquela alteração na junta do cabeçote (passando o furo circular para oblongo) e benção! Claro, se for trocar o cabeçote quando for alterar a cilindrada, aí é bom ver se consegue colocar os dois cabeçotes (2.5 e 2.8) novos frente a frente pra estudar melhor.
Quanto ao kit da Leão Diesel, talvez as bielas sejam de estoque antigo. Se não forem e eles estiverem vendendo como novas, aí é sacanagem! O valor da Leão Diesel agora é de 8k. Encontras no ML esse mesmo kit por 6,6k. Como eu comprei como lojista, esse mesmo me saiu por 5k.
Sds.
Tem novidades Ricardo? posta mais fotos do brinquedo.
Esse kit do ML não tem Bielas :mrgreen:, então vai passar dos 7 mil, mais bicos, turbina (pelo menos a WG da 2.8) coletores, mangotes , Mão de obra ,quando vê chega nos 15 :???:
Aguardando seus relatos da mudança de comportamento da viatura
RicardoFLN
27/11/2019, 11:09
Tem novidades Ricardo? posta mais fotos do brinquedo.
Esse kit do ML não tem Bielas :mrgreen:, então vai passar dos 7 mil, mais bicos, turbina (pelo menos a WG da 2.8) coletores, mangotes , Mão de obra ,quando vê chega nos 15 :???:
Aguardando seus relatos da mudança de comportamento da viatura
Roger,
A única novidade é que agora tenho uma Ranger 2.8.....rsrs
Mas então......a diferença é grande! Eu particularmente não faria um aumento pra 2.8 pra colocar uma turbina WG. Acho que prefiro uma 2.5 com TGV. O fato de tirar a espera até os 2000 rpm pra que a turbina realmente comece a fazer a diferença, é a melhor coisa.
Assim que tiver alguns números, posto aqui. Talvez até me anime a colocar no dinamômetro novamente.
Sds.
RicardoFLN
02/12/2019, 22:38
E já se foram 500 km e a primeira troca de óleo e filtro! Agora é andar mais 3300 com essa carga nova, fazer uma nova troca e aí cair na periodicidade normal de 10.000 km. (os 3300 é pro velocímetro fazer a virada dos 300k....rsrs)
Aproveitei e tb troquei a válvula termostática, que já tinha mais de 100.000 km nas costas.
Próxima abastecida começo a fazer as medições de consumo. É pra ter melhorado, ao menos pelo retrovisor eu não vejo nenhum sinal de diesel mal queimado saindo pelo escapamento!
Sds.
Buenas Ricardo, como vai esse motor 2.8? só alegrias?
RicardoFLN
04/02/2020, 20:39
Buenas Ricardo, como vai esse motor 2.8? só alegrias?
Roger,
Tudo certo. Média na cidade beirando os 11 km/l. Uso do ar condicionado bem intensivo, e é aí que dá pra notar mais ainda a diferença de torque em baixa. Antes era um suplício arrancar em subida com ar ligado!
Logo vou começar a ajustar (ou desajustar....rsrs) as 3 regulagens de LDA.
Ontem troquei a mangueira da direção hidráulica. Confesso que esses dias aí andei lendo sobre direção elétrica....apesar de eu não gostar muito de coisas elétricas, em comparação com bomba hidráulica, aí até me faz pensar.
Sds.
Sergio c
04/02/2020, 22:29
Direção elétrica é o futuro, pena que no Brasil ainda esteja engatinhando.
Roger,
Tudo certo. Média na cidade beirando os 11 km/l. Uso do ar condicionado bem intensivo, e é aí que dá pra notar mais ainda a diferença de torque em baixa. Antes era um suplício arrancar em subida com ar ligado!
Logo vou começar a ajustar (ou desajustar....rsrs) as 3 regulagens de LDA.
Ontem troquei a mangueira da direção hidráulica. Confesso que esses dias aí andei lendo sobre direção elétrica....apesar de eu não gostar muito de coisas elétricas, em comparação com bomba hidráulica, aí até me faz pensar.
Sds.
Francisco Casal
06/02/2020, 15:18
11 na cidade com ar ligado?? Minha 2.8 faz 9.5, e a 2.5 fazia 10.5. Com a 2.5 cheguei a fazer 11 em misto, 60% cidade 40% estrada de chão no interior. To pensando em uma hora dessas tirar os bicos e fazer uma calibração/limpeza neles, embora ela ande muito bem, ao passar quebra molas proncipalmente com ar ligado ela faz fumaça.
RicardoFLN
06/02/2020, 17:44
11 na cidade com ar ligado?? Minha 2.8 faz 9.5, e a 2.5 fazia 10.5. Com a 2.5 cheguei a fazer 11 em misto, 60% cidade 40% estrada de chão no interior. To pensando em uma hora dessas tirar os bicos e fazer uma calibração/limpeza neles, embora ela ande muito bem, ao passar quebra molas proncipalmente com ar ligado ela faz fumaça.
É, bico ruim põe o consumo pro alto! Quando for ver os bicos, já vai com o espírito preparado pra talvez ter de troca-los!:?
Bom, lembre que passei a cilindrada pra 2.8, mas BI e bicos continuam os mesmos, ou seja não dá pra fazer uma comparação direta.
Sds.
RicardoFLN
19/06/2020, 14:40
Gurizada, meu 2.8 falsificado tá começando a soltar....rsrs
Consumo na cidade (sendo 120 km em estrada, dentro dos 941 km da medição) entregou 12,4 km/l.
Nada de AC......só pra uma eventual secagem do parabrisas.
Sds.
Eduardo Tescarollo
26/06/2020, 17:08
Só para constar, achei as bielas novas e originais MWM/Internacional na Campinas Diesel.
RicardoFLN
26/06/2020, 17:24
Só para constar, achei as bielas novas e originais MWM/Internacional na Campinas Diesel.
Maravilha!! Na distribuidora aqui das áreas já nem constava mais no sistema.
E a questão dos volantes, conseguiu conferir as massas de ambos?
Sds.
Eduardo Tescarollo
26/06/2020, 17:42
Maravilha!! Na distribuidora aqui das áreas já nem constava mais no sistema.
E a questão dos volantes, conseguiu conferir as massas de ambos?
Sds.
Ainda não!
Abs.
Marcos Milan
17/08/2022, 09:46
Já fazem quase 2 anos, coloquei a turbina tgv da ranger 2.8 na f1000 2.5 maxion, ficou super maravilhosa, parece outro motor. 1500 rpm a turbina já esta cheia, e começa a encher com 1100 a 1200 rpm. Em relação apressão maxima dessa turbina que era 0,9kg...com uma pequena modificação simples no atuador, estou chegando a 2 kg de pressão nos picos de aceleração, ganhei muito torque, e basicamente acabou a fumaça preta, foi a melhor coisa que já fiz nela. E não tenho problemas de aquecimento não. A outra melhoria foi instalar uma barra estabilizadora no eixo traseiro da f1000, que redeu muito mais estabilidade e segurança nas viagens. A barra foi retirada da mercedez sprinter 310/312. Att: Marcos Milan
Então povo! Pra quem lembra da minha tentativa frustrada de colocar a turbina TGV da Ranger 2.8 na minha 2.5, venho com boas novas!
Decidi aumentar a litragem do meu motor, e instalar a nova turbina. Estou fazendo o serviço no meu galpão. Me armei com todo o ferramental necessário pra empreitada. Comi com farinha os manuais do Maxion HS 2.5, Power Stroke 2.8 e do 300Tdi.
A ideia é de colocar aqui uma listagem completa do que é preciso para realizar essa mudança, além é claro de dividir todas as tristezas e alegrias da tarefa!!
Fiz a retirada do motor e o desmonte completo. Deixei o bloco pelado e mandei pra retífica para abrir os cilindros. O cabeçote tb foi, para troca das guias das válvulas de escape e pra dar um trato nas válvulas e sedes. Hoje fui busca-los e já pude conferir a folga entre as pontas dos anéis (os dois de compressão e o raspador de óleo) em todos os cilindros, em 3 profundidades diferentes, tanto longitudinalmente quanto transversalmente ao eixo principal do bloco.
As bielas tb foram pra retífica para a troca das buchas. Cabe ressaltar que essas bielas do PS 2.8, que por sinal são iguais ao NGD 3.0, não se encontram mais zero km no mercado. Comprei-as em um ferro-velho de uma Ranger 3.0 bem mais nova que o meu ferro-velho....rsrs
Tirando as bielas, o restante das peças estão vindo do distribuidor MWM aqui na região.
569198
Vale um breve comentário sobre o estado em que estava o meu motor. Virabrequim STD, as bronzinas estavam todas muito boas, com exceção da biela 4, que tinha um risco. Eixo do comando, tuchos, varetas, balancins, tudo ok. Os pistões estavam bastante carbonizados na cabeça e nas canaletas dos anéis, as saias estavam boas. Os anéis estavam com acentuado desgaste, e o brunimento na parte bem superior dos cilindros já não mais existia, estava espelhado. Para ter uma idéia as folgas entre pontas dos anéis, que deve ser de 0,4 a 0,6 mm, estava entre 0,9 e 1,4 nos primeiros anéis de compressão!! Não era à toa que meu motor estava com um baita blow-by, e que não aceitou a TGV aquela vez!
Achei meio estranho a parte baixa do motor estar tão boa, e os pistões tão ferrados. Em conversa com amigo engenheiro mecânico ele levantou a questão de que a falta de válvula termostática, e consequentemente óleo fora da temperatura acaba por levar os anéis rapidinho pro brejo! Essa minha viatura, quando a comprei estava sem termostática. Vai saber o quanto ela andou fora da faixa ótima de temperatura.
Buenas, por enquanto é isso. Semana que vem retomo a remontagem.
Abs.
RicardoFLN
17/08/2022, 12:38
Já fazem quase 2 anos, coloquei a turbina tgv da ranger 2.8 na f1000 2.5 maxion, ficou super maravilhosa, parece outro motor. 1500 rpm a turbina já esta cheia, e começa a encher com 1100 a 1200 rpm. Em relação apressão maxima dessa turbina que era 0,9kg...com uma pequena modificação simples no atuador, estou chegando a 2 kg de pressão nos picos de aceleração, ganhei muito torque, e basicamente acabou a fumaça preta, foi a melhor coisa que já fiz nela. E não tenho problemas de aquecimento não. A outra melhoria foi instalar uma barra estabilizadora no eixo traseiro da f1000, que redeu muito mais estabilidade e segurança nas viagens. A barra foi retirada da mercedez sprinter 310/312. Att: Marcos Milan
Marcos,
Sim, quanto a TGV e o vigor que ela dá ao motor não há controvérsias!
No entanto quanto as barras "estabilizadoras" (ainda prefiro chamar de barras anti rolagem) não vou pelo mesmo caminho. Retirei ambas, no entanto conjuntamente fiz a mudança dos locais dos amortecedores traseiros, colocando-os por fora do chassi. Não sei como é tua F-1000, sei que vejo muitas com os amortecedores quase colados no diferencial. Amortecedor tem de estar o mais próximo da roda possível. A mudança de comportamento é absurda....seria quase como uma TGV da suspensão traseira....rsrs
Sds.
RicardoFLN
19/08/2022, 20:44
Falando nisso....
A estrela deste tópico está com 70.621 Km.
Sds.
Juliano Nitsch
04/10/2022, 22:23
Parabéns pelo tópico ! Muito bom.
Tenho este motor no meu jipe. Dei uma bobeada e acabou queimando a junta do cabeçote. Como o motor já está meio cansado, estou pensando seriamente em fazer este upgrade. Começar a levantar os custos.
E quanto a sua Ricardo, fez mais alguma coisa recentemente ? Bomba e bicos manteve os mesmos do 2.5 ?
RicardoFLN
06/10/2022, 08:04
Parabéns pelo tópico ! Muito bom.
Tenho este motor no meu jipe. Dei uma bobeada e acabou queimando a junta do cabeçote. Como o motor já está meio cansado, estou pensando seriamente em fazer este upgrade. Começar a levantar os custos.
E quanto a sua Ricardo, fez mais alguma coisa recentemente ? Bomba e bicos manteve os mesmos do 2.5 ?
Juliano,
Segue como o apresentado no tópico, não mudei nada. Sim, os bicos e BI se mantiveram os originais do 2.5.
Olhando hoje, talvez a única alteração que eu faria a mais, seria abrir a galeria de água do bloco/cabeçote lá do cilindro do fundão, o 4. O por que disso? Se observar o bloco da 2.8 tem uma alteração relevante em como a galeria de água chega no bloco. Ela chega entre os cilindros 2 e 3, e as galerias bloco/cabeçote são duplas nos cilindros 1 e 4. O que tende a fazer com que haja uma troca de calor mais parelha entre os 4 cilindros (ao menos parece que essa foi a intenção da engenharia!).
No bloco da 2.5 ela chega pelo cilindro 1, fazendo com que a troca de calor fique meio deficitária lá no 4.
Mas isso vai ficar pra próxima vida!!
Sds.
Fabio Teloken
29/10/2022, 17:04
Opa, tudo joia Ricardo? Andei lendo muitos tópicos seus aqui e aprendi bastante coisa. Tô com uma 2.5 e querendo passar pra 2.8. Sei que explicou em detalhes, mas se puder entrar em contato, pode ser whats, sem compromisso de dar aula, mas orientar em algumas dúvidas minhas, já que o serviço não fica barato. Se puder mandar um oi, 6 5 9 8 1 0 2 6 2 7 9
Muito obrigado.
RicardoFLN
29/11/2022, 17:55
Ainda não!
Abs.
Sobre as massas dos volantes.
Acabei comprando um volante de motor da 2.8, pra trocar pelo meu que é o original. Pra constar ele tem 17,8 Kg.
Sds.
Sobre as massas dos volantes.
Acabei comprando um volante de motor da 2.8, pra trocar pelo meu que é o original. Pra constar ele tem 17,8 Kg.
Sds.
Boa noite Ricardo, estou fazendo meu motor da s10 2.5, estou precisando de um pino de pistão, não acho à venda separado do pistão! queria saber também sobre projeção dos bicos, porque medi aqui e deu bem fora!
Grato!!
RicardoFLN
11/12/2022, 10:22
Boa noite Ricardo, estou fazendo meu motor da s10 2.5, estou precisando de um pino de pistão, não acho à venda separado do pistão! queria saber também sobre projeção dos bicos, porque medi aqui e deu bem fora!
Grato!!
Se não acha o pino novo separado, só te resta catar um em ferro velho! Confere a medida e estando dentro, manda brasa!
No manual do HS 2.5, não há o valor da projeção dos bicos. Só faz referência a medida da espessura da arruela do bico injetor, que no teu caso (Euro I) é de 1,100 a 1,300 mm.
No manual do 2.8 faz menção a uma projeção de 1,82 a 2,10 mm.
Na minha carroça tb estavam bem fora, e continuam assim! No entanto eu já montei sabendo que uma coisa que vou ter de trocar no futuro é o cabeçote, pois não só as projeções estavam bem fora (4,5 mm em média) assim como altura de válvulas tb fora do especificado. Mas foi assim até agora....70.000Km.
Sds.
PS. Até fui olhar pois as peças antigas do 2.5 eu tenho alguma coisa ainda, mas os pistões e pinos já não os tenho mais!
Se não acha o pino novo separado, só te resta catar um em ferro velho! Confere a medida e estando dentro, manda brasa!
No manual do HS 2.5, não há o valor da projeção dos bicos. Só faz referência a medida da espessura da arruela do bico injetor, que no teu caso (Euro I) é de 1,100 a 1,300 mm.
No manual do 2.8 faz menção a uma projeção de 1,82 a 2,10 mm.
Na minha carroça tb estavam bem fora, e continuam assim! No entanto eu já montei sabendo que uma coisa que vou ter de trocar no futuro é o cabeçote, pois não só as projeções estavam bem fora (4,5 mm em média) assim como altura de válvulas tb fora do especificado. Mas foi assim até agora....70.000Km.
Sds.
PS. Até fui olhar pois as peças antigas do 2.5 eu tenho alguma coisa ainda, mas os pistões e pinos já não os tenho mais!
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Pensei que essa medida era da ponta do bico à face do cabeçote!
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