Ver Versão Completa : Jeep compass preparado - alguém?
Galera, sou proprietário de um compass longitude diesel e estou deixar ele um pouco melhor para o uso off-road.
A idéia é trocar as rodas 18 pelas 16 de ferro do renegade, colocar pneus AT maiores, talvez um lift.. enfim, deixar o carro melhor para encarar expedições e trilhas não pesadas..
Pesquisando no fórum só encontrei tópicos tratando dessas modificações no renegade, ... alguém por aqui que tenha compass e fez estas mudanças?
Estou na dúvida quanto ao tamanho do pneu AT, se coloco um 235-70-16, se coloco alargador e etc..
Fernando MGG
25/10/2019, 12:05
Netho, estou com a mesma dúvida. Pensei até em colocar um pneu 235/75R15 Comforser CF3000 M/T MUD.
Fala Fernando.. então, pesquisei muito no fórum e não encontrei nada de modificação em compass. Então já comecei no meu.. coloquei o aro 16 de ferro do renegade, pneus at 235/70-16, alargadores avm 32mm e amanhã instalo o lift 1,5 da impacto. Quando finalizar coloco fotos e minhas impressões aqui.
Fernando MGG
04/11/2019, 17:14
Fala Fernando.. então, pesquisei muito no fórum e não encontrei nada de modificação em compass. Então já comecei no meu.. coloquei o aro 16 de ferro do renegade, pneus at 235/70-16, alargadores avm 32mm e amanhã instalo o lift 1,5 da impacto. Quando finalizar coloco fotos e minhas impressões aqui.
Ficamos no aguardo das fotos.
Se conseguires descobrir com o mecânico, qual o tamanho de roda MT que o Compass, sem alargadores ou lift, aceita sem raspar, ajudaria bastante.
Fernando MGG
04/11/2019, 17:26
Netho, estou com a mesma dúvida. Pensei até em colocar um pneu 235/75R15 Comforser CF3000 M/T MUD.
Qual o aro que está pensando em usar? No tamanho 15, não encontrei com as mesmas medidas de diâmetro dos parafusos (creio que 5x110), largura de 6,5'' e ET40 (por favor me corrija se me equivoquei em algo). O mais próximo que encontrei foi da Chevrolet que seria 5x110 6'' ET38 ou ET39.
Neste pensamento, estou tendendo a pegar o aro 16 de ferro do Renegade, com isso as medias casam. O problema é que qualquer pneu MUD aumenta o diâmetro da roda em mais de 2,7cm (o que pode gerar problema com lei, além de diferença de odõmetro e velocidade).
Acredito que a melhor medida seria 225/70R16, que era utilizado pela TR4 (atualmente só encontro esta medida em Remold).
Trailhawk
Serie S
Largura
225
235
215
225
225
235
235
60%
45%
75%
70%
75%
70%
75%
Aro
17
19
15
16
16
16
15
Borracha
13,5
10,6
16,1
15,8
16,9
16,5
17,6
Var. borracha
-2,9
2,6
2,3
3,4
3,0
4,1
Roda
70,2
69,4
70,4
72,1
74,4
73,5
73,4
Var. diâ. Roda
-0,8
0,2
2,0
4,2
3,4
3,2
Fala pessoal.. segue fotos do Compass, após as seguintes modificações:
Pneus All Terrain 235-70-16 / Comforser CF1000
Rodas aro 16 de ferro originais Mopar/Renegade
Espaçador AVM 32mm
Lift 1.5 da impacto suspensões
Impressões:
Minha primeira modificação foi a instalação do conjunto de rodas. O carro melhora muito a performance 4x4, pois as rodas e pneus originais (225-55 aro 18) sofrem bastante no uso fora de estrada. O carro fica mais pesado, é possível sentir em saída e frenagens, mas nada que seja impactante. Na estrada não se percebe um barulho muito diferente do conjunto original.
A segunda modificação foi a instalação dos alargadores, a princípio os coloquei por questão estética, pois as rodas ficam muito "pra dentro" do carro. Após a instalação elas ficam rentes com o paralama, fica esteticamente muito bom.
Porém, com os alargadores as rodas passam a raspar na caixa de rodas, em situações mais agressivas, como a subida de uma duna muito íngreme.
Assim, me vi obrigado a instalar o lift de 1.5 da impacto suspensões, o que resolveu o problema.
Enfim, estou bastante satisfeito.
Espero que sirva de inspiração para outros proprietários de Compass.
569668
569669
569670
Fernando MGG
13/11/2019, 08:22
Netho, ficou muito bom o corro. Parabéns!!!
Para eu entender melhor, quando você utilizou apenas as rodas (sem alargadores e lift), elas raspavam em algum momento?
A minha intenção é apenas montar o jogo de rodas e modificar quando for pra lama.
Fala pessoal.. segue fotos do Compass, após as seguintes modificações:
Pneus All Terrain 235-70-16 / Comforser CF1000
Rodas aro 16 de ferro originais Mopar/Renegade
Espaçador AVM 32mm
Lift 1.5 da impacto suspensões
Impressões:
Minha primeira modificação foi a instalação do conjunto de rodas. O carro melhora muito a performance 4x4, pois as rodas e pneus originais (225-55 aro 18) sofrem bastante no uso fora de estrada. O carro fica mais pesado, é possível sentir em saída e frenagens, mas nada que seja impactante. Na estrada não se percebe um barulho muito diferente do conjunto original.
A segunda modificação foi a instalação dos alargadores, a princípio os coloquei por questão estética, pois as rodas ficam muito "pra dentro" do carro. Após a instalação elas ficam rentes com o paralama, fica esteticamente muito bom.
Porém, com os alargadores as rodas passam a raspar na caixa de rodas, em situações mais agressivas, como a subida de uma duna muito íngreme.
Assim, me vi obrigado a instalar o lift de 1.5 da impacto suspensões, o que resolveu o problema.
Enfim, estou bastante satisfeito.
Espero que sirva de inspiração para outros proprietários de Compass.
Fala Fernando, as rodas sem alargador não pega em nada, porém com o espaçador as rodas são afastadas passam a pegar no para-lama em situações mais extremas.
Netho parabéns, o conjunto ficou muito bom. Já tenho o conjunto de rodas 16 e pneus 235/70 16. Esse kit lift vc instalou na própria impacto? A geometria ficou ok?
Abs.
Fernando MGG
18/11/2019, 08:34
Dimasi, com que tipo pneu você está rodando? A minha ideia é usar 235/70 16 MT e não AT, com isso realmente estou com dúvida se alguns milímetros maiores em razão da borracha do MT irão raspar.
Netho parabéns, o conjunto ficou muito bom. Já tenho o conjunto de rodas 16 e pneus 235/70 16. Esse kit lift vc instalou na própria impacto? A geometria ficou ok?
Abs.
Abs.
Opa Dimasi, agradeço. O lift comprei na impacto, mas instalei em uma oficina da minha cidade. A geometria ficou tudo certo, meu principal receio era a cambagem, principalmente da parte traseira, mas não precisou sequer usar aqueles equipamentos que forçam os amortecedores para regular, foi regulado tudo de boa.
Ontem fiz uma trilha em dunas pesadas, onde os pneus andavam com 8/10libras por causa da areia e o carro passava igual a um trator, sem dificuldade. O lift também se mostrou essencial, me permitindo passar por situações que antes eu teria muita dificuldade.
Até agora só alegria!!!
Dimasi, com que tipo pneu você está rodando? A minha ideia é usar 235/70 16 MT e não AT, com isso realmente estou com dúvida se alguns milímetros maiores em razão da borracha do MT irão raspar.
Fernando, eu estou rodando com o pneu AT, pois optei por guardar as rodas originais e utilizar o conjunto sempre no carro. Então como é meu único veículo, o MT traria mais desconforto e desgaste prematuro, já que durante a semana rodo apenas em asfalto.
Porém se você olhar esse vídeo (Projeto Exclusivo Jeep Compass - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=xC4tHuDWwQI)) é um compass preparado pela MXV com LIFT de 1,5 e pneus BF MUD 235/70/16, então acredito que vai de boa o MUD, porém o LIFT seria essencial ao meu ver.
Essa empresa MXV comercializa o LIFT da TERAFLEX, importado dos EUA e cobram a bagatela de R$7.700,00 (que custa 350 dólares)!!!!
Também cheguei a cogitar o LIFT da LOCK ENGENHARIA, que também é outro que algumas pessoas usam. Porém não fui atendido adequadamente, o proprietário não retornava ligação, depois de muito insistir consegui um contato com ele, informou que tinha se mudado, que estava trabalhando em SP em uma oficina e que ainda teria que fabricar o KIT, ainda tentei avançar no negócio para comprar mas simplesmente parei de ser atendido pelo telefone e pelo whatsapp. Então se antes da compra já estava desse jeito, imaginei depois se tivesse que precisar de alguma ajuda. Desisti e não recomendo!!
Então pesquisei bastante e optei pela compra do LIFT da impacto, principalmente após lê vários comentários de pessoas que já usam há bastante tempo em RENEGADES, inclusive fazendo expedições distantes e sem queixas. Lá consegui um atendimento excelente o Lucas, que tirou todas as dúvidas, inclusive antes, durante e depois da montagem. Então eu RECOMENDO!!!
felipe0ml
06/01/2020, 03:48
Netho, ficou muito bom, parabéns! Você sabe dizer se essa configuração altera em algo o odômetro do carro ou o consumo?
lcdalzoc
09/01/2020, 08:54
Parabéns !!!
Finalmente um Compass calçado à caráter.
Chega me dar calafrios quando vejo Compass e Renegade com as opcionais rodas aro 19" e pneus perfil fita isolante...
Daniel Benetti
14/01/2020, 12:01
boa tarde, acabei de calçar o compass com uns pneus mais agressivos , mto feliz com o resultado.
minha proxima duvida, ponto de ancoragem, alguem sabe se é confiavel o gancho frontal vendido no mercado livre? 570533
Show. Qual medidas dos pneus? Qual gancho que vc se refere? Os do TH? Se for, não tenho certeza se tem como fixar no chassi. Se for aqueles ganchos de rosquear no para choque, está arriscado a arrancar o PC quando for puxar por ali. Isso foi um erro absurdo da Jeep. Não dotar as outra versões fora o TH de um simples gancho para reboque.
Fernando MGG
15/01/2020, 08:12
boa tarde, acabei de calçar o compass com uns pneus mais agressivos , mto feliz com o resultado.
minha proxima duvida, ponto de ancoragem, alguem sabe se é confiavel o gancho frontal vendido no mercado livre? 570533
Depois comenta as medidas e modelo do pneu.
O que colhi de informações com a Jeep é que a alma do para-choque do TH é outro tipo de liga metálica, e por isso o único que suporta a carga. Não cogitei a compatibilidade de colocar a alma do TH nos demais modelos, isso teria de ser investigado.
Daniel Benetti
15/01/2020, 09:17
235/60R18 opa, segue a medida
até pensei em diminuir o aro, mas ai acho que o carro perde um pouco o encorpado do aro 18.
Pneu Atturo Trail Blade XT 235/60R18 107H XL - JEEP COMPASS , FIAT TORO 2019 - Atturo - Pneus - Desempenho ao seu alcance (https://loja.atturo.com.br/pneu-atturo-trail-blade-xt-107h-xl-jeep-compass-entrega-apartir-de-abril)
odairbatista
15/01/2020, 14:39
Boa tarde Pessoal,
Sei que já passou algum tempo das postagens, mas vou relatar aqui o que estou fazendo no meu.
Tenho um Compass Longitude Diesel 4x4 e coloquei as rodas originais da TrailHawk com pneus Maxxis AT-771 235/65 R17. O carro melhorou muito em conforto e performance, não está pegando em nada em situação normal, mas acho que o pneu está muito próximo das capas internas do paralama e em situações com barro ficam raspando. O próximo passo será colocar espaçadores de 20mm e Kit Lift 1,5".
Coloquei proteção no diferencial traseiro e um engate para reboque removível e no lugar do engate comprei uma anilha pra por no lugar. Ficou ótimo, em caso de reboque de outro veículo não vou ficar sem meu parachoque. Esteticamente também achei que ficou muito bom.
A segunda fase da transformação, serão proteções do tanque e um peito de aço para proteger melhor o radiador. Aquele plastico só protege de mosquitos na estrada.
Também penso em por uma mesa por trás do parachoque original com um guincho para situações um pouco mais complicadas.
MarceloPenna
19/02/2020, 12:36
Boa tarde pessoal!
Sou novo aqui e acabei de comprar um Compass Trailhawk 20/20 e estou precisando de algumas informações. Pretendo colocar um pneu 255/65/r17 Bf Goodrich. Alguém sabe se é possível, sem nenhuma alteração?
Fernando MGG
20/02/2020, 08:23
Boa tarde pessoal!
Sou novo aqui e acabei de comprar um Compass Trailhawk 20/20 e estou precisando de algumas informações. Pretendo colocar um pneu 255/65/r17 Bf Goodrich. Alguém sabe se é possível, sem nenhuma alteração?
Não é possível.
Tentei colocar o KM3 nas medidas 235/70R16 e encosta na caixa de roda quando colocado no chão.
O diâmetro original do TH é 70,2cm, do KM3 passa para 73,5cm e o que está cogitando é 76,3cm, isso sem contar o aumento de 3cm da diferença nas medidas 225 para 255.
Qualquer coisa vai com o carro em uma borracharia e veja se consegue estar.
Abs
MarceloPenna
20/02/2020, 12:20
Não é possível.
Tentei colocar o KM3 nas medidas 235/70R16 e encosta na caixa de roda quando colocado no chão.
O diâmetro original do TH é 70,2cm, do KM3 passa para 73,5cm e o que está cogitando é 76,3cm, isso sem contar o aumento de 3cm da diferença nas medidas 225 para 255.
Qualquer coisa vai com o carro em uma borracharia e veja se consegue estar.
Abs
Opa Boa tarde! Engraçado que tenho esse pneu que você tentou colocar no meu renegade e serviu sem fazer nenhuma adaptação. O seu compass também é TH?
Outra questão é que o compass S vem com pneus na largura 245, ou seja, essa largura de pneu teoricamente caberia sem problemas. Então no caso seria um aumento de largura de 245 para 255 (falando só de largura do pneu).
joaopaulocbastos
21/02/2020, 17:27
Fernando, qual a versão do seu compass?
Fez lift?
Tentou com alargadores?
O Netho aqui do forum fez um perfil bem parecido com esse, mas tinha lift e espaçador. Eu até ja comprei o km3 Mud da BF nessa mesma especificação (235/70R16) e estou esperando chegar. Ja fiz o lift e ja comprei o espaçador de 32mm.
Fernando MGG
23/02/2020, 22:02
Fernando, qual a versão do seu compass?
Fez lift?
Tentou com alargadores?
O Netho aqui do forum fez um perfil bem parecido com esse, mas tinha lift e espaçador. Eu até ja comprei o km3 Mud da BF nessa mesma especificação (235/70R16) e estou esperando chegar. Ja fiz o lift e ja comprei o espaçador de 32mm.
Opa, Não tentei com alargadores.
O meu é TH original, a alteração que fiz foi no jogo de rodas. Acabei optando por Yokohama Gaolander M/T G003 na medida 225/75R16. Esta medida ficou quase perfeita, não sei qual o mistério mas, na roda traseira esquerda ela tocava de leve a caixa de roda. Para resolver isso utilizei um soprador de ar quente e trabalhei o plastico da caixa alguns mm para dentro, fora isso, todo o conjunto ficou excelente.
Em viagens só de asfalto eu volto para as originais 17'.
Quando estiveres com o carro montado mande fotos!
GustavoHMM
26/02/2020, 13:23
Boa tarde Pessoal,
Sei que já passou algum tempo das postagens, mas vou relatar aqui o que estou fazendo no meu.
Tenho um Compass Longitude Diesel 4x4 e coloquei as rodas originais da TrailHawk com pneus Maxxis AT-771 235/65 R17. O carro melhorou muito em conforto e performance, não está pegando em nada em situação normal, mas acho que o pneu está muito próximo das capas internas do paralama e em situações com barro ficam raspando. O próximo passo será colocar espaçadores de 20mm e Kit Lift 1,5".
Coloquei proteção no diferencial traseiro e um engate para reboque removível e no lugar do engate comprei uma anilha pra por no lugar. Ficou ótimo, em caso de reboque de outro veículo não vou ficar sem meu parachoque. Esteticamente também achei que ficou muito bom.
A segunda fase da transformação, serão proteções do tanque e um peito de aço para proteger melhor o radiador. Aquele plastico só protege de mosquitos na estrada.
Também penso em por uma mesa por trás do parachoque original com um guincho para situações um pouco mais complicadas.
Olá Odair, tudo bem? Você sabe dizer se tem diferença esse pneu Maxxis AT-771 235/65 R17 do Pirelli Scorpion ATR plus de mesmas medidas? A impressão que tenho é que em termos de robustez e qualidade são equivalentes e o que diferencia mesmo é o preço. Quanto o carro ficou de vão livre do solo, quanhou alguma coisa trocando apenas os pneus?
Obrigado, abç
Gustavo
joaopaulocbastos
26/02/2020, 18:45
O meu é TH original, a alteração que fiz foi no jogo de rodas. Acabei optando por Yokohama Gaolander M/T G003 na medida 225/75R16. Esta medida ficou quase perfeita, não sei qual o mistério mas, na roda traseira esquerda ela tocava de leve a caixa de roda. Para resolver isso utilizei um soprador de ar quente e trabalhei o plastico da caixa alguns mm para dentro, fora isso, todo o conjunto ficou excelente.
Mando sim!
O TH ficou muito TOP com os Yokohama!
Onde comprou os aros de ferro originais com calota?
Netho, ficou muito bom, parabéns! Você sabe dizer se essa configuração altera em algo o odômetro do carro ou o consumo?
Opa, tranquilo? Valeu!... odômetro acredito não altera nada, não percebi diferença alguma e o consumo muito menos.. na verdade meu carro é "chipado" e atualmente faz tranquilo 18,5/19 km/l andando a 100km/h com piloto automático e rodovia duplicada, mesmo com essas alterações que fiz!
Parabéns !!!
Chega me dar calafrios quando vejo Compass e Renegade com as opcionais rodas aro 19" e pneus perfil fita isolante...
rsrsrs ... de fato esses pneus 19 até para o nosso asfalto é complicado, fácil fácil de empenar uma roda caindo em buraco!!
Cara, o meu maior e único descontentamento com o carro é o fato do longitude não ter ponto de ancoragem, como o trail.. é um absurdo isso.. já pesquisei bastante e acredito que a única saída seria conseguir extrair as peças de um trail batido e instalar no longitude.. na concessionária a conta é mais de 10mil pra fazer!!!
NathanaeldePaula
09/04/2020, 21:08
rsrsrs ... de fato esses pneus 19 até para o nosso asfalto é complicado, fácil fácil de empenar uma roda caindo em buraco!!
Sou proprietário de uma Compass S 2020 e estou estudando alterar pneus/rodas. Algum relato de alteração de pneus para essa roda R19? Alguém sabe informar se eu teria problemas aumentando do original 235/45/r19 para o 235/55/r19? Obrigado.
Poscidônio Almeida
21/05/2020, 23:56
até pensei em diminuir o aro, mas ai acho que o carro perde um pouco o encorpado do aro 18.
Pneu Atturo Trail Blade XT 235/60R18 107H XL - JEEP COMPASS , FIAT TORO 2019 - Atturo - Pneus - Desempenho ao seu alcance (https://loja.atturo.com.br/pneu-atturo-trail-blade-xt-107h-xl-jeep-compass-entrega-apartir-de-abril)
Olá!Tenho um Compass longitude diesel 4x4 com essas mesmas rodas, acho muito lindas.Esses pneus maiores precisaram fazer alguma adaptação? Ficou pagando em alguma coisa ou roda normal?
Aureliano Celso de Freita
24/05/2020, 17:17
Prezados boa noite, tenho um Compass Limited 4 x 4 e fui startar a compra do aro 16 da Mopar e o vendedor sinalizou que com este aro tem o toque na pinça de freio. Se isto for confirmado qual a açao de contorno que foi implementada?
Att. Aureliano
Olá Aureliano. Tenho um longitude originalmente com rodas aro 18. Coloquei as 16" de ferro do renegade e não pegou em nada.
AOTC 2020
28/06/2020, 11:30
Vcs sabem se estas modificações de suspensão perde a garantia do carro? Outra coisa: alguém já instalou snorkel? Perde a garantia do motor?
Maicon Triches
28/07/2020, 12:17
Sou proprietário de uma Compass S 2020 e estou estudando alterar pneus/rodas. Algum relato de alteração de pneus para essa roda R19? Alguém sabe informar se eu teria problemas aumentando do original 235/45/r19 para o 235/55/r19? Obrigado.
Também tenho um compass S... Aro 19... O q parece máximo é 235 45 19... Queria um. Pneu melhor mas só achei kunho
Boa Tarde, alguem sabe se Pneu 235/70R16 BFGoodrich All Terrain T/A KO2 cabe no jeep compass trailhawk no caso tenho rodas do renegade de ferro em aro 16 e estava querendo colocar esse 235/70 R16
No caso sem precisar mexer na suspençao ,
Ilson José de Araújo Galv
25/08/2020, 18:56
Olá, tenho um Compass longitude diesel e uso rodas 16 do Renegade com pneus at hifly 235/70/16 e não raspa em nada. Também coloquei os ganchos de ancoragem dianteiros com um cara de João Pessoa/PB, ele faz também gancho para o parachoque traseiro, como também um snorkel que fica embutido no Paralamas lado direito, segue o número do contato para os interessados. 83-988878174, Marcos Simões.
Olá, tenho um Compass longitude diesel e uso rodas 16 do Renegade com pneus at hifly 235/70/16 e não raspa em nada. Também coloquei os ganchos de ancoragem dianteiros com um cara de João Pessoa/PB, ele faz também gancho para o parachoque traseiro, como também um snorkel que fica embutido no Paralamas lado direito, segue o número do contato para os interessados. 83-988878174, Marcos Simões.
boa tarde Ilson ,nao precisou mexer na suspençao ?
vi que o pneu traseiro quase encosta na mola com pneu original 225/60r17,estava pensando em colocar bf 235/70r16 (roda do renegade )
xibiu!!!
13/09/2020, 10:54
Compass Trailhawk: andamos na versao que mostra taleto off-road do Jeep - 13/09/2020 - UOL Carros (https://www.uol.com.br/carros/colunas/bene-gomes/2020/09/13/compass-trailhawk-andamos-na-versao-que-mostra-taleto-off-road-do-jeep-04028C9C3968C8C16326.htm)
mauroschramm
21/09/2020, 10:03
Olá Fernando.
Na semana passada pegamos um Compass TH. Anteriormente tínhamos um Renegade TH onde usávamos um conjunto de pneus MUD 205/80 R16, com rodas de ferro originais do Renegade (só eram montados no carro quando planejávamos algum passeio pelo interior). Fiz um post (https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/155530-concentrando-informacoes-do-renegade-diesel-48.html) aqui no 4x4 Brasil sobre a compra e instalação desses pneus.
Acontece que quando fui montar esses pneus no Compass aconteceu exatamente o mesmo que aconteceu no seu caso: o pneu traseiro esquerdo raspa na proteção plástica que protege a caixa de roda.
Daí pergunto: passado algum tempo, a solução que você adotou continua funcionando? Houve algum efeito indesejado nesse período?
Achei a solução que você adotou muito bem bolada e, conforme a sua resposta, devo reproduzir a ideia.
Agradeço por compartilhar a informação e fico no aguardo.
[]s
Mauro.
Carlos Buriti
28/10/2020, 23:03
PRÉ TEXTO PRA QUEM TIVER TEMPO DE LER.:D
olá amigos, sempre tive sedam e como moro no litoral do ceara resolvi que era hora de comprar um carro que eu pudesse passear na praia. Comprei um Compass Limited 19/20 e na primeira semana em buraco cortei o pneu traseiro e 'machuquei' as duas rodas do mesmo lado. Fiquei extremamente chateado com o fato e mais ainda quando soube q o pneu 19 custa 1200 reais. Decidi que pra ir a praia seria interessante adquirir um pneu com borracha, pq o original de fita isolante não dá pra mim.
REALMENTE O QUE INTERESSA:D
li e reli varias sobre essa troca e decidi que o conjunto roda 16 de ferro do Renegade mais pneu 235/70/16 A/T seja a melhor opção pra mim.
como sou marinheiro de primeira viagem vem a dúvida:
1- vcs continuam usando o sensor de pressão dos pneus nos novos conjuntos, compram novos sensores (encontrei por 89 a unidade) ou usam os sensores originais?
2- qualquer pneu nessa especificação dá certo ou dependendo da marca do pneu pode dah zebra?
Agradeço demais quem puder ajudar!!!
também seria ótimo se alguém pudesse indicar qual pneu teria melhor custo beneficio!
Paulao_br
31/10/2020, 14:04
Olá a todos,
Estou pegando um Compass S, estou no aguardo de chegar o carro a concessionária.
Algo que me incomoda são as rodas 19", então tenho lido muito a respeito de uma troca e foi neste tópico que vi algumas coisas mais parecidas com o que pretendo.
Meu uso vai ser totalmente asfalto, apenas cidades e rodovias.
Com isso imaginei o uso de rodas 16" de ferro do renegade ou toro e pneus 225/65.
As duvidas são as seguintes:
- Essas rodas servem no compass sem problemas com as pinças de freio?
- O sensor de pressão original serve nessa roda de ferro?
- Os parafusos originais servem na roda de ferro?
Agora sobre os pneus, nessa medida que achei a ideal para manter o mesmo diâmetro original, 225/65, só achei 1 opção viável de modelo, os Yokohama Geolandar SUV G055 e possivelmente o novo modelo G058. Todos os outros modelos que achei são para vans.
Alguém tem algo a falar sobre esse modelo de pneu ou indicar algum outro? Eu busco o pneu mais confortável possível, gostaria do mais silencioso e macio possível!
Obrigado!
Joao Baeta
19/11/2020, 00:00
:arrow:Olá DB!
Gostei muito desse Atturo AT!
E penso botar na minha SZK GV3 15 4x4
Como está se comportando esse pneu no Compass?
Dá relato ae! :dance:
Quanto pagou esse pneu? :pensativo:
Abs!
Daniel Cerizze
24/11/2020, 17:18
Pessoal, boa tarde! Meu nome é Daniel e acompanho esse fórum há algum tempo, mas nunca posto nada... Li varios posts sobre alteração do conjunto de rodas... Quem já fez alterações pode me ajudar? Tenho um compass logitude com rodas origiais 18... Já comprei quatro rodas 16 mopar há um bom tempo mas estou com medo de compras os pneus e não servirem... Aqueles que montaram com os pneus 235 70 16 sem colocar lifts ou alargdores, o que me dizem? Dá problema ou é tranquilho? Estou louco para montar um nonjunto de rodas com pneus mais brutos mas to com medo de perder uma boa grana ou, o que é pior, ter problemas com o carro (garantia, suspensão, amortecedores...)
Daniel Cerizze
27/11/2020, 07:48
Dimasi e demais amigos, tudo bem? Digam uma coisa: quero trocar apenas as rodas e Pneus do meu Compass longitude 4x4 2020: comprei rodas Mopar 16 do Renegade e queria colocar pneus 225 70 16 AT... Você acha que rola sem espaçadores ou outra alteração? Nessa medida.encontrei pneus geolander AT... OUTRA COISA QUE POSSO FAZER É MANTER AS RODAS ORIGINAiS 18 E COLOCAR PNEU NA MESMA.MEDIDA.DO ORIGINAL AT, TB DA GEOLANDER, MAS ELES.TEM.AQUELE.PERFIL.BAIXO DE 55 (225 55 18)... E ISSO VAI.ME.CUSTAR O DOBRO DO INVESTIMENTO... DE 2300 REAIS VOU PARA QUASE 5000 REIAS...
SERA QUE VALE A PENA?
qual foi a experiência de vcs que trocaram apenas os pneus para o 235 70 16? Deu tudo certo?
Alguém pode.me.ajudar compartilhando experiências?
Maicon da Silveira
02/02/2021, 13:10
Boa tarde!
Colocando pneus Bf misto será que aumenta muito o barulho dentro do carro em uso de asfalto?
Maicon da Silveira
02/02/2021, 13:13
Coloquei na minha essa configuração com pneus maxxis 980 235 70 16 só o barulho no asfalto aumentou muito questionei o representante de pneus e me falaram que o isolamento acústico do compass é muito ruim por isso do aumentou significante do barulho
dnoronha
08/02/2021, 01:16
Olá pessoal! Minha primeira participação no fórum, então se fracassar, me perdoem. Vi que vários já prepararam o Compass, possuo um trailhawk e gostaria de saber se eu adquirir os espaçadores AVM 32mm consigo manter as rodas e pneus originais, 225/60R17
Olá. Gostaria de deixar um relato com fotos de duas adaptações que fiz no meu Compass longitude diesel, caso alguém queira aproveitar. Já fiz um relato no tópico Jeep Compass vai pegar? sobre as minhas impressões dele.
A primeira adaptação foi a instalação de uma haste removível e um suporte interno no parachoque traseiro como alternativa à instalação de um engate. A haste passa por dentro da rosca original que tem na alma de alumínio do parachoque traseira e rosqueia em um suporte instalado dentro da estrutura do monobloco. Para a instalação, todos os parafusos de suporte do parachoque foram removidos, com exceção das presilhas de plástico. Assim ele fica mais flexível e dá para tirar e colocar a alma de alumínio sem precisar tirar o parachoque todo. A fixação da parte interna no monobloco é feita por dois parafusos em furos que já estão presentes no monobloco e cobertos por tampas plásticas.
Seguem as fotos mostrando a haste, o conjunto, as pequenas partes que precisou cortar da alma do alumínio, a peça fixada dentro do monobloco e os parafusos de fixação da peça no monobloco.
575511575512575513575514
575516575517575518575519
A outra é que como já tinha as proteções de tanque do meu antigo Renegade, acabei instalando elas no Compass. As proteções estavam muito caras na concessionária e são difíceis de achar usadas. Os furos das laterais e de trás de cada proteção são os mesmos para os dois carros. Só os furos da frente são diferentes pois a distância entre os eixos é maior no Compass. Assim eu instalei duas pequenas chapas que conectam os furos do monobloco com os furos dianteiros das proteções. Elas estão indicadas na foto.
575515
Quem fez essas peças foi o pessoal das Esquadrias Eliane aqui da cidade. Eles também fizeram os ganchos dianteiros.
Abraços.
Kathy Brazil
12/02/2021, 00:00
https://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/2556-conheca-o-polemico-jeep-compass-trailhawk-mais-preparado-do-mundo-para-expedicoes.html
Este é o meu Compass! Se quiser algumas dicas e ajuda, meu Instagram é @kbrazil_overlander 😉
paulocbf
25/02/2021, 07:26
https://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/2556-conheca-o-polemico-jeep-compass-trailhawk-mais-preparado-do-mundo-para-expedicoes.html
Este é o meu Compass! Se quiser algumas dicas e ajuda, meu Instagram é @kbrazil_overlander 😉
Parabéns pela viatura!!! Sou fã do seu projeto.
Também iniciei algumas alterações no meu e estou bastante satisfeito.
1* alteração: Pneus maiores - 235/60r18
2* alteração: Remap REIKO stage 1
3* alteração: Kit lift de 1,5
Diego freire
12/03/2021, 22:24
Parabéns pela viatura!!! Sou fã do seu projeto.
Também iniciei algumas alterações no meu e estou bastante satisfeito.
1* alteração: Pneus maiores - 235/60r18
2* alteração: Remap REIKO stage 1
3* alteração: Kit lift de 1,5
Ola!Essa primeira alteração é de um longitude? Teve que fazer lift ou so depois? Pneus sao aturo?
paulocbf
21/03/2021, 02:32
Sim o meu é Longitude.
Os pneus são Dunlop, resolvi fazer o Lift depois mas não teria necessidade caso não quisesse pois nesta medida não raspa em nada, o carro ficou muito bom com estas alterações e a estabilidade não mudou. Sobre o remap stage 1 recomendo demais, o compass ficou muito bom principalmente na estrada, anda demais e se conduzir de boa até mais econômico.
sergiotrentin
25/03/2021, 14:34
Lift 1.5
bf 235/70 r16
575853575854
paulocbf
01/04/2021, 07:22
Lift 1.5
bf 235/70 r16
575853575854
Ficou show!!!
Estava pensando seriamente em colocar umas rodas menores no meu Longitude também.
Queria a opinião de alguém em relação a duas alterações que tenho vontade de fazer:
1) Alguma solução que não seja snorkel para alterar a entrada de ar que é muito baixa, passei em uma área alagada esses dias morrendo de medo, mesmo o veículo com pneus maiores e lift 1,5
2) alguma adaptação para ter algum
Gancho de reboque frontal no Longitude
Cooperbr
15/04/2021, 23:10
Oi, como vc fez com o ponto de ancoragem na frente?
Obrigado
Olá. Gostaria de deixar um relato com fotos de duas adaptações que fiz no meu Compass longitude diesel, caso alguém queira aproveitar. Já fiz um relato no tópico Jeep Compass vai pegar? sobre as minhas impressões dele.
A primeira adaptação foi a instalação de uma haste removível e um suporte interno no parachoque traseiro como alternativa à instalação de um engate. A haste passa por dentro da rosca original que tem na alma de alumínio do parachoque traseira e rosqueia em um suporte instalado dentro da estrutura do monobloco. Para a instalação, todos os parafusos de suporte do parachoque foram removidos, com exceção das presilhas de plástico. Assim ele fica mais flexível e dá para tirar e colocar a alma de alumínio sem precisar tirar o parachoque todo. A fixação da parte interna no monobloco é feita por dois parafusos em furos que já estão presentes no monobloco e cobertos por tampas plásticas.
Seguem as fotos mostrando a haste, o conjunto, as pequenas partes que precisou cortar da alma do alumínio, a peça fixada dentro do monobloco e os parafusos de fixação da peça no monobloco.
575511575512575513575514
575516575517575518575519
A outra é que como já tinha as proteções de tanque do meu antigo Renegade, acabei instalando elas no Compass. As proteções estavam muito caras na concessionária e são difíceis de achar usadas. Os furos das laterais e de trás de cada proteção são os mesmos para os dois carros. Só os furos da frente são diferentes pois a distância entre os eixos é maior no Compass. Assim eu instalei duas pequenas chapas que conectam os furos do monobloco com os furos dianteiros das proteções. Elas estão indicadas na foto.
575515
Quem fez essas peças foi o pessoal das Esquadrias Eliane aqui da cidade. Eles também fizeram os ganchos dianteiros.
Abraços.
Olá.
Seguem fotos do gancho dianteiro e como ficaram no carro. Fiz com o pessoal das Esquadrias Eliane daqui da cidade.
Abraços.
576097576098576099
Maicon da Silveira
18/04/2021, 20:02
Como ficou o barulho dos pneus bf no asfalto mudou muito?
Ficou barulhento. O barulho é maior entre 100 e 110 km/h. Não sei se as rodas de ferro contribuem para isso. Esses pneus com rodas de liga eram menos barulhentos no Renegade.
drborduni
06/05/2021, 10:01
Bom dia, pessoal!!
Sou novo no fórum e li algumas postagens de alterações no Compass aqui. Quero preparar o meu e gostaria de tirar algumas dúvidas antes.
Vi que alguns colocaram a Roda de Ferro Mopar 16 com pneus AT ou até MT.
Pesquisando vi que a tala dessa roda é de 6,5”.
Quanto à largura do pneu, me questiono se 225 ou 235 corre o risco de destalonar.
Alguém sabe me dizer?
Desde já agradeço!!
Grande abraço e boas trilhas!!
Diegoabq
13/05/2021, 09:39
Bom dia a todos.
Tenho um Compass Longitude Diesel com rodas aro 18’’ e quero passar para o aro 17’’. Pesquisei alguns pneus AT e gostaria da opinião de vocês sobre o melhor pneu
1) Pneu 225 65 R17 MAXXIS AT 771;
2) Pneu 225 65 R17 MICHELIN LTX Force;
3) Pneu 225 65 R17 GENERAL TIRE GRABBER AT3
Até agora só instalei o engate de reboque removível da Keko. Me pareceu muito resistente e ficou bonito no carro. Não passa da linha do parachoque como a maioria. Pretendo instalar um ‘’snorkel interno’’ com o marcos simões em João Pessoa. Visto que moro em Natal e é próximo. A entrada de ar fica muito baixo, perto do parachoque. E a elevação é quase de 60 cm.
Quem puder me ajudar na escolha dos pneus, meu muito obrigado.
pablokaipper1986
10/06/2021, 11:43
Olá Aureliano. Tenho um longitude originalmente com rodas aro 18. Coloquei as 16" de ferro do renegade e não pegou em nada.
Quero fazer isso no meu compass, qual pneu você colocou? Estou preocupado de pegar nas pinças de freio
PMSposito
19/08/2021, 14:10
Prezado Daniel, sou novo no forum e a sua publicação ja tem muito tempo, porem, queria confirmar com vc se este pneu 235/60R18 serve tranquilamente no compass longitude sem fazer nenhuma alteração na suspenção.
Tenho um compass longitude semelhante ao da foto.
Diegoabq
04/09/2021, 17:26
Acabei desistindo de colocar o aro 17 e usei o meu aro 18 e comprei os pneus atturo 235/60R18 trail blade XT. Calça perfeitamente no meu jeep compass diesel longitude 2018. Os pneus traseiros ficam próximo da caixa de roda, mas nao raspa em nada. Ja uso faz 3 meses e nunca raspou em nada. Pode comprar sem medo.
TheJungleBoy
23/09/2021, 11:49
Comprei um Compass série S, com 235/45R19. Na época que comprei o carro nem pensava no que poderia fazer com ele...rsss. Daí, já na minha segunda viagem, na região de São Miguel do Gostoso/RJ, aconteceu quase de tudo. Primeiro, logo que cheguei à cidade, fui subir ligeramente de lado em uma calçada e... pumba! A roda mastigou o pneu. Um rasgo enorme na lateral, sem qualquer condição de reaproveitamento. E quem disse que eu achava esse pneu? Nem em São Miguel nem em Touros. Felizmente era durante semana e um cara em uma oficina em Touros encomendou de Natal. Prejuízo: gastei R$1.500,00, perdi dois dias de viagem pois não tinha condições de rodar com aquele sobressalente chulo que vem no carro.
Parabéns !!!
TheJungleBoy
23/09/2021, 12:01
Depois que substituí o pneu, continuando a minha odisseia de trilheiro de primeira viagem, já puto da vida com os pneus, me aventurei mesmo assim em uma trilha pela praia, rumo a Galinhos. Esvaziei os pneus para a casa das 22 libras (achei arriscado demais passar disso em um pneu perfil 45, porque a região tem muita pedra) e toquei no rumo, iniciando pela praia de Tourinhos. Encontrei e encostei em duas boas almas experiente pelo caminho: um tava de Pajero, outro de Renegade. Seguimos pela praia mas como a maré ainda estava enchendo abortamos e fomos apenas até São Bento do Norte, por estrada de terra. Almoçamos e lá pelas 15 horas, já com a maré baixando, voltamos pela praia. Logo na saída meu Compass ficou na areia por duas vezes. Distância entre eixos muito longa, pneus e rodas inadequados, falta de experiência... tudo junto misturado. Felizmente estávamos todos juntos e bastou um empurrãozinho na mão mesmo. Sem condições de continuar pela areia, voltamos por terra novamente.
TheJungleBoy
23/09/2021, 12:10
Com tudo isso hoje estou aqui na busca por uma solução. Estou pensando em comprar quatro rodas de ferro originais do Renegade, aro 16, jante 6.5. Alguem sabe dizer se dá pra colocar pneus 235 nesse tamanho de tala de roda? Na opinião de vocês, qual seria a melhor configuração de pneus AT para essas rodas aro 16 jante 6.5? Minha ideia é apenas aumentar a segurança da viagem em relação a possível rasgo, sem prejudicar a velocidade, então o pneu teria que ter índice de velocidade de pelo menos "T" (190Km/h). Também não pretendo ser um trilheiro frequente, então minha proposta era só melhorar a performance off-road, principalmente em areia e, mais eventualmente, terra batida.
lcdalzoc
23/09/2021, 15:41
Fico me perguntando o que o pessoal da Jeep tem na cabeça, pra calçar alguns Compass e Renegade com pneu de carro esportivo (235/45R19).
xibiu!!!
23/09/2021, 16:01
Fico me perguntando o que o pessoal da Jeep tem na cabeça, pra calçar alguns Compass e Renegade com pneu de carro esportivo (235/45R19).
Alguns proprietários ainda acham essas rodas originais pequenas e trocam os "sapatinhos".
Rodas 22"
577307
Rodas 24"
577308
thiagocfm
07/10/2021, 15:47
Carlos, boa tarde! Estou na mesma situação, agor aquase 1 ano depois da sua! Que você fez? Trocou os pneus? Aproveitou os sensores? Abraço e obrigado!
PRÉ TEXTO PRA QUEM TIVER TEMPO DE LER.:D
olá amigos, sempre tive sedam e como moro no litoral do ceara resolvi que era hora de comprar um carro que eu pudesse passear na praia. Comprei um Compass Limited 19/20 e na primeira semana em buraco cortei o pneu traseiro e 'machuquei' as duas rodas do mesmo lado. Fiquei extremamente chateado com o fato e mais ainda quando soube q o pneu 19 custa 1200 reais. Decidi que pra ir a praia seria interessante adquirir um pneu com borracha, pq o original de fita isolante não dá pra mim.
REALMENTE O QUE INTERESSA:D
li e reli varias sobre essa troca e decidi que o conjunto roda 16 de ferro do Renegade mais pneu 235/70/16 A/T seja a melhor opção pra mim.
como sou marinheiro de primeira viagem vem a dúvida:
1- vcs continuam usando o sensor de pressão dos pneus nos novos conjuntos, compram novos sensores (encontrei por 89 a unidade) ou usam os sensores originais?
2- qualquer pneu nessa especificação dá certo ou dependendo da marca do pneu pode dah zebra?
Agradeço demais quem puder ajudar!!!
também seria ótimo se alguém pudesse indicar qual pneu teria melhor custo beneficio!
Jorge Arbex Bueno
16/10/2021, 07:22
Tenho a mesma dúvida. Estou atras do AT que sirva no aro 19, sem êxito. Liguei no SAC da jeep, mas ainda não recebi retorno
Depois que substituí o pneu, continuando a minha odisseia de trilheiro de primeira viagem, já puto da vida com os pneus, me aventurei mesmo assim em uma trilha pela praia, rumo a Galinhos. Esvaziei os pneus para a casa das 22 libras (achei arriscado demais passar disso em um pneu perfil 45, porque a região tem muita pedra) e toquei no rumo, iniciando pela praia de Tourinhos. Encontrei e encostei em duas boas almas experiente pelo caminho: um tava de Pajero, outro de Renegade. Seguimos pela praia mas como a maré ainda estava enchendo abortamos e fomos apenas até São Bento do Norte, por estrada de terra. Almoçamos e lá pelas 15 horas, já com a maré baixando, voltamos pela praia. Logo na saída meu Compass ficou na areia por duas vezes. Distância entre eixos muito longa, pneus e rodas inadequados, falta de experiência... tudo junto misturado. Felizmente estávamos todos juntos e bastou um empurrãozinho na mão mesmo. Sem condições de continuar pela areia, voltamos por terra novamente.
christian_htq
26/10/2021, 22:03
Vou de Yokohama 235/55r19 no meu compass S, espero que sirva...
thiagocfm
27/10/2021, 15:41
Pessoal, já vi em vários posts que o Compass (sem ser Trailhawk) não tinha rosca na frente, pois bem, chegou o meu Limited 2022 diesel e tem. No entanto, o acessório (o gancho rosqueável) não vem. Há rosca atrás também. Li que este de trás não é preso no monobloco mas sim na alma de alumínio - e não sei se isso ainda é verdade, pois li em post de 2018. E na frente, alguém sabe se esta rosca é bem calçada? Sabem de alguém que vende o gancho compatível? Pelo que li de posts antigos as pessoas abriam a tampa da frente e não tinha rosca, o meu tem, portanto pode ser algo do 2022.... alguém tem informação? Abcs
christian_htq
30/10/2021, 10:35
Vou de Yokohama 235/55r19 no meu compass S, espero que sirva...
Bom dia.
Decepção, fui hj colocar os Yokohama G015 235/55r19 e o pneu dianteiro apoiou na bandeja do amortecedor... agora vem o dilema; desistir da empreitada ou resoldar a bandeja (de um carro na garantia) uns 10 a 15mm para cima, para abrir espaço para o pneu...
Alguém tem alguma sugestão melhor?
Bom dia.
Decepção, fui hj colocar os Yokohama G015 235/55r19 e o pneu dianteiro apoiou na bandeja do amortecedor... agora vem o dilema; desistir da empreitada ou resoldar a bandeja (de um carro na garantia) uns 10 a 15mm para cima, para abrir espaço para o pneu...
Qual a finalidade da viatura?:pipoca:
christian_htq
31/10/2021, 06:41
Qual a finalidade da viatura?:pipoca:
Vou usar para passeios off-road leve, mas com os pneus originais com perfil 45, não tenho coragem de andar em cima de pedras...
Cooperbr
04/11/2021, 03:25
Oi tudo bem
Tira uma dúvida, comprei os ganchos do trailhawk.
Agora me diz tens fotos de como fixaram os ganchos, para segurar o tranco em caso de puxar, se ficar atolado, por que, não sei se e verdade, mas a alma do para-choque seria de alumínio né?
Por que de não for necessário trocar a alma, vou mandar instalar os ganchos que comprei.
Muito obrigado
Olá.
Seguem fotos do gancho dianteiro e como ficaram no carro. Fiz com o pessoal das Esquadrias Eliane daqui da cidade.
Abraços.
576097576098576099
Vou usar para passeios off-road leve, mas com os pneus originais com perfil 45, não tenho coragem de andar em cima de pedras...
Mesmo que você "abra" um pouco de espaço para os pneus dianteiros, ainda assim irá raspar durante o balanço da suspensão e carroceira, seja em lombada ou piso irregular.
Será mais eficiente migrar para pneus AT, em tamanho compatível com a originalidade, pois serão mais resistentes.:concordo:
christian_htq
05/11/2021, 16:49
Oi Glaicon, obrigado pela dica
Porém, não sei se vc já verificou a estrutura/projeto da suspenção do Compass; no caso, as molas ficam acima do prato de apoio do amortecedor, assim a posição do prato em relação ao pneu não muda com o balanço do carro/suspenção. Fui "pego de surpresa" pois havia feito o mesmo numa Amarok, mas não havia verificado que a suspenção do compass tem uma montagem/projeto diferente...
Coloquei os espaçadores de 32mm e ficou perfeito, como eu queria.
577579577580
Mesmo que você "abra" um pouco de espaço para os pneus dianteiros, ainda assim irá raspar durante o balanço da suspensão e carroceira, seja em lombada ou piso irregular.
Será mais eficiente migrar para pneus AT, em tamanho compatível com a originalidade, pois serão mais resistentes.:concordo:
Porém, não sei se vc já verificou a estrutura/projeto da suspenção do Compass; no caso, as molas ficam acima do prato de apoio do amortecedor, assim a posição do prato em relação ao pneu não muda com o balanço do carro/suspenção. Fui "pego de surpresa" pois havia feito o mesmo numa Amarok, mas não havia verificado que a suspenção do compass tem uma montagem/projeto diferente...
Então, aproveita!
Bons passeios.:concordo:
Olá.
Prendi os ganchos como na foto. Dois parafusos na vertical e uma porca no fim do gancho que prende por trás. As roscas para os parafusos já existiam no lugar.
O meu é um longitude diesel 2020 e a alma do parachoque na frente é de aço.
Teve que recortar o parachoque nas molduras para passar os ganchos.
Abraços.
577651
Oi tudo bem
Tira uma dúvida, comprei os ganchos do trailhawk.
Agora me diz tens fotos de como fixaram os ganchos, para segurar o tranco em caso de puxar, se ficar atolado, por que, não sei se e verdade, mas a alma do para-choque seria de alumínio né?
Por que de não for necessário trocar a alma, vou mandar instalar os ganchos que comprei.
Muito obrigado
Pessoal, tenho um Jeep Compass 2018 4x4 Flex e instalei o gancho dianteiro do Trailhawk
577899
577900
577901
577902
577903
577904
577905
577906
577907
577908
Cooperbr
07/01/2022, 02:01
Oi, tenho as mesmas peças que você, no meu caso seria um diesel, me diz na penúltima foto a esa peça de alumínio vc descartou e no lugar ficou o ponto de ancoragem? Já fez o teste de segura puxar o carro en caso de atolar?
Gostei de como ficou
Olá, a peça de alumínio foi descartada e os pontos de ancoragem já estão no carro, não foi necessário fazer nenhum furo. Usei para puxar e fazer um teste e não tive problemas.
Oi, tenho as mesmas peças que você, no meu caso seria um diesel, me diz na penúltima foto a esa peça de alumínio vc descartou e no lugar ficou o ponto de ancoragem? Já fez o teste de segura puxar o carro en caso de atolar?
Gostei de como ficou
brunomoretti
11/05/2022, 13:15
Olá! Tenho um Compass S e achei pneu A/T apenas nesse tamanho. Com o espaçador como ficou para dirigir, pega em algo? Pode esterçar tranquilo? Na buraqueira tranquilo também?
Por enquanto foi a melhor opção que vi tem alterar muito a originalidade do carro.
Abraço!
577579577580
kenneygouveia
15/05/2022, 08:43
Amigo, tenho um TrailHawk 2022, diesel, e não tem os ganchos dianteiros mais, auqele par vermelho...enfim tem a tampa no parachoque, a rosca, mas tambm não vem com a argola para reboque ou coisa similar....estou ralando para achar uma...já testei dos renegade, mas a rosca é diferente, se souber qual rosca é...ou onde encontrar esse reboque..agradeço!!!
GARRUDAJR
11/10/2022, 20:11
Parabéns !!!
Pretendo usar os pneus
Yokohama Geolandar GO15 ou Continental ContiCrossContact AT nas mesmas medidas do original ou talvez subir para 235.
Que me dizem?
GARRUDAJR
11/10/2022, 20:24
alguns proprietários ainda acham essas rodas originais pequenas e trocam os "sapatinhos".
Rodas 22"
577307
rodas 24"
577308
ridiculo !
blacknose
31/01/2023, 14:37
Boa tarde pessoal! Recentemente comprei um um compass trailhawk 2018.. o problema foi q o antigo proprietario trocou as rodas originais pelas 19 com pneu 235/45.. estou querendo colocar uns BF At nele.. ai chagou minha duvida.. eu poderia colocar elas numas rodas 16 do renegade? ou precisaria de ser as 16 de ferro da mopar por exemplo por algum motivo (peso?)? outra duvida sera q nao daria pra colocar o BF nas 17 originais do compass trailwalk? Lift e espacadores seriam necessarios pra qualquer uma dessas alteracoes?
Ja adianto aqui me agradecimento pela ajuda.. Estou comecando no 4x4 so agora.. Ainda tenho muito pouco conhecimento sobre o assunto.
TheJungleBoy
29/03/2023, 12:11
Boa tarde pessoal! Recentemente comprei um um compass trailhawk 2018.. o problema foi q o antigo proprietario trocou as rodas originais pelas 19 com pneu 235/45.. estou querendo colocar uns BF At nele.. ai chagou minha duvida.. eu poderia colocar elas numas rodas 16 do renegade? ou precisaria de ser as 16 de ferro da mopar por exemplo por algum motivo (peso?)? outra duvida sera q nao daria pra colocar o BF nas 17 originais do compass trailwalk? Lift e espacadores seriam necessarios pra qualquer uma dessas alteracoes?
Ja adianto aqui me agradecimento pela ajuda.. Estou comecando no 4x4 so agora.. Ainda tenho muito pouco conhecimento sobre o assunto.
Ola, blaknose. Vou compartilhar a seguir minha experiência com pnaus 235x70/R16. Talvez te ajude.
TheJungleBoy
29/03/2023, 15:54
Olá, pessoal! Após 1 ano e 6 meses de uso, estou retornando ao fórum para deixar minha experiência usando pneus da General Tire, modelo Grabber A/Tx, nas rodas originais Mopar 16" de liga leve do Jeep Renegade no Jeep Compass Série S 2021 Turbodiesel.
Anotei algumas dúvidas frequentes e pretendo contribuir no esclarecimento delas, do meu ponto de vista, claro. Peço licença e desculpas aos moderadores porque inevitavelmente o post vai ficar grande. Para facilitar a localização dos assuntos vou tentar separar o texto em capítulos.
INTRODUÇÃO
Bom, para quem não leu meus posts anteriores, o que me levou a mudar os pneus do meu Jeep Compass Série S 2021 foi uma viagem que fiz à São Miguel do Gostoso/RN. Para quem não sabe, os pneus e rodas originais do Compass Série S 2021 são 235/45R19. Ou seja, para um "Sport Utility Vehicle", pneus absurdamente baixos.
Lá em S. Miguel fui subir um paralelepípedo baixo, acredito que não chegava a 7 cm de altura. Entrei com o carro um pouco de lado para facilitar a subida, mas assim que o pneu tocou na pedra escutei o barulho do pneu murchando. Fui ver e o pneu sofrera perda total. Um rasgo de aproximadamente 3 centímetros na parede lateral.
Procurei em S. Miguel e em Touros e ninguém tinha um pneu nas mesmas medidas para vender. Só conseguiria em Natal. Resultado: um prejuízo de R$1500 para comprar outro Pirelli Scorpion Verde All Season 95H e mais duas diárias na cidade, enquanto esperava o pneu chegar da capital, já que era impossível seguir viagem usando o estepe de emergência.
Depois que substituí o pneu, continuando a minha odisseia de trilheiro de primeira viagem, já puto da vida com os pneus, me aventurei mesmo assim em uma trilha pela praia, rumo a Galinhos. Esvaziei os pneus para a casa das 22 libras (achei arriscado demais passar disso em um pneu perfil 45, porque a região tem muita pedra) e toquei no rumo, iniciando pela praia de Tourinhos. Encontrei e encostei em duas boas almas experientes pelo caminho: um estava de Pajero, outro, de Renegade. Seguimos pela praia, mas como a maré ainda estava enchendo abortamos e fomos apenas até São Bento do Norte, por estrada de terra. Almoçamos e lá pelas 15 horas, já com a maré baixando, voltamos pela praia. Logo na saída meu Compass ficou na areia por duas vezes. Distância entre eixos muito longa, pneus e rodas inadequados, falta de experiência... tudo junto misturado. Felizmente estávamos todos juntos e bastou um empurrãozinho na mão mesmo. Sem condições de continuar pela areia, voltamos por terra novamente.
Chegando de volta à casa não tive dúvidas: iria investir na melhora da performance 4x4 do carro mudando pelo menos todo o conjunto de pneus e rodas, inclusive o estepe.
ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Antes de mais nada é preciso deixar claro algumas coisas. A primeira é que estou passando as minhas impressões sobre os pneus que chegaram para mim e que foram instalados no carro que eu comprei. O que eu quero dizer é que por mais precisa que seja uma escala industrial, é natural haver pequenas diferenças para mais ou para menos, tanto em relação às dimensões das suspensões e peças do meu carro quanto em relação às dimensões das cinco unidades dos pneus que recebi. Tais diferenças, ainda que pequenas, podem justificar a eventualidade de que alguém aqui do fórum decidir fazer o mesmo que eu fiz mas venha a se deparar com uma situação diferente da que eu estou relatando. Os únicos dados técnicos que posso dizer como parâmetros são o modelo e ano do meu carro (Compass S, 2021), rodas Mopar 16" liga leve do Renegade e pneus General Grabber A/TX 235/70R16. Trocando em miúdos... Eu posso garantir que funcionou no meu carro, mas não posso garantir que funcionará no seu. Dito isso vamos lá:
A PROCURA E A DECISÃO PELAS RODAS
Comecei a pesquisar pela Internet tudo o que me interessava sobre o Compass e a possibilidade de mudar os pneus. Como o problema que me paraceu maior era a altura da parede lateral dos pneus, pesquisei qual seria o conjunto roda x pneu que deixaria a maior parede lateral sem ter que mexer na suspensão original do carro com espaçadores e lifts (para não arriscar perder a garantia de fábrica). Aqui mesmo no fórum li que alguns usuários haviam colocado pneus 235/70R16 com rodas 16" do Renegade sem dificuldade e outros dizendo que não seria possível pois raspariam ou no para-lama ou na suspensão do carro. Resolvi eu mesmo arriscar. Decidi então comprar as rodas originais Mopar 16 polegadas de liga do Renegade Sport, que são 16" com jante de 6.5". As originais do Compass Série S são 19" jante de 7.5". Decidido pelas rodas, agora era avaliar as opções de pneus.
A PROCURA E A DECISÃO PELOS PNEUS
Meu principal critério para a escolha dos pneus era a performance em areia, já que moro no litoral. Pesquisei dezenas de sites sobre a performance dos principais pneus disponíveis no mercado. Pouco achei especificamente sobre performance na areia, então passei para outros critérios, como custo x benefício, durabilidade (treadwear), versatilidade. No final de muita pesquisa selecionei esses três (preços de outubro/2021. Verifique hoje):
a) BFGoodrich All-Terrain T/A KO2. Um medalhão! Muito famoso no meio 4x4. Excelente performance em todos os terrenos. Visual agressivo, letras brancas.... bacana! O que pegava nele era o custo x benefício, já que é de longe o mais caro dos três (R$1600) e tem fama de não ter boa durabilidade (treadwear não disponível). A BFGoodrich é uma marca da Michelin. (Peso: 16,89kg). Tem o menor índice de velocidade dos três: S = 180 Km/h
b) Continental ContiCrosscontact ATR. Excelente custo x benefício. O mais barato dos três modelos (R$820). Ótima durabilidade (treadwear 680). O único site que encontrei sobre análise de performance na areia falava muito bem desse modelo, que na Europa e nos Estados Unidos é comercializado com o nome Terrain Contact A/T. É um pneu de desenho mais conservador, de uso 75 % asfalto e 25% off road. Em termos de economia de combustível, não resta a menor dúvida que também leva vantagem em relação aos outros dois, pois o desenho conservador, além de melhorar a rolagem no asfalto, deixa o pneu com menos borracha, ou seja, é mais leve e também menos barulhento do que os outros dois (Peso aprox: 14,5 kg). Índice de velocidade: T = 190 km/h
c) General Tire Grabber A/TX. Visual e desenho um pouco mais conservadores, mas muito parecidos com os da BFGoodrich. Meio termo em relação aos anteriores no critério custo (R$1140). Boa durabilidade (treadwear 640). Muito versátil. Excelente performance em todos os terrenos, atestado pelo TireRack.com, que acredito ser o site mais sério sobre testes de pneus. A General Tire foi comprada pela Continental. (Peso aprox: 16,5 kg). Índice de velocidade: T = 190 km/h
Fiquei muito, muito tentado em comprar o ContiCrossContact ATR, já que ficaria muito mais barata a substituição de todo o conjunto, ainda mais descobrindo que ele tem excelente performance na areia, segundo a análise que vi. Mas fiquei receoso em relação à queda de performance dele em outros terrenos, como rocha e lama. Decidi arriscar com os General Grabber A/TX.
MONTAGEM E PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Comprei os pneus pela Internet, pois sairiam muito mais baratos do que em loja na minha cidade. Com a diferença de preço eu bancaria montagem, balanceamento e alinhamento e ainda sobrava dinheiro.
Inicialmente instalei os 4 pneus em rodas 16" Mopar, de ferro, do Renegade, pois as rodas de liga que eu havia comprado ainda estavam pintando. O visual ficou bem interessante (foto). Os Grabber A/TX também têm letras pintadas em relevo. Nos pneus ainda novos a cor das letras era um pouco azul e o visual ficou bastante diferente. Com o tempo o azul foi saindo e ficaram brancas mesmo.
Era tarde, então, nesse primeiro dia, da borracharia eu fui direto para casa. Percebi um barulho na roda traseira direita, ao frear mais forte. No dia seguinte observei que o pneu havia raspado de leve na proteção de borracha da parte interna do para-lama. Fiquei preocupado se o desgaste ficaria maior mas nos dias seguintes percebi que o barulho foi diminuindo sem que o desgaste estivesse aumentando. Cheguei a comprar um soprador térmico para afastar as proteções, como a dica de um usuário aqui, mas realmente não chegou a ser necessário. Viajei com o carro de João Pessoa a Natal e passei por vários solavancos na BR-101. Nenhum dano percebido.
CONFORTO
Não há dúvida que a grande vantagem desse conjunto em relação ao anterior está no conforto. Com o novo conjunto, de cara você sente que o carro parece ter virado um overcraft! Parece que está sobre um colchão inflável, de tão mais macia que fica a rolagem, em relação ao conjunto anterior. Nas vias de paralelepípedo, agora o carro roda com muito conforto, tendo eu que controlar a animação no acelerador. Com o novo conjunto, a tranquilidade que o carro passa, em relação aos obstáculos que agora pode enfrentar melhor, significa conforto. Quando pego uma estrada esburacada ando tranquilo, confiante na parede lateral de 16,5 cm de altura.
DIRIGIBILIDADE E SEGURANÇA
Este item merece mais atenção. Com o novo conjunto o carro ficou nitidamente mais “mole” na dirigibilidade, ou seja, o carro ficou mais lento em relação às respostas ao volante e a carroceria ficou mais sensível às mudanças de direção. Se eu fosse dar uma nota de 0 a 5, comparando o conjunto 235x45/R19 Pirelli All Season anterior com o conjunto Grabber A/Tx 235x70R16 atual eu diria que antes era 5 e agora caiu para 3. Contudo, com o tempo fui me acostumando e me adaptando às novas características do carro, respeitando a redução dos limites de maneabilidade e de velocidade com o novo conjunto.
CONSUMO
Era de se esperar que o novo conjunto prejudicaria o consumo de combustível. A média geral (cidade e estrada, inclusive off-road) do conjunto anterior, medida com 11 tanques cheios e 3.909 km rodados, era de 9,262 km/l. A média geral do consumo posterior, medida com 11 tanques cheios e 3.257 km rodados, ficou em 8,387 km/l. Aumento do consumo da ordem de 9,45%.
Contudo, revendo apenas agora o meu histórico de consumo, para minha surpresa descobri que, desses primeiros 11 tanques imediatamente após a substituição do conjunto até hoje foram mais 33 tanques cheios e 11.563 km rodados. A média geral desse segundo período subiu para 9,81 km/l. Ou seja, hoje eu ando com o carro em qualquer terreno e tenho um consumo geral 5,92% menor do que tinha quando estava com o conjunto original!
RUÍDO
Era esperado o aumento do ruído do novo conjunto em relação ao conjunto original. Contudo, a diferença só fica mais evidente até os 80 km/h. A partir daí, o ruído do atrito do vento com o carro começa a aumentar, de forma que o aumento do ruído da rolagem no asfalto passa a ser menos perceptível. Não foi algo que me incomodou, em absoluto.
VELOCÍMETRO
Antes a diferença era de cerca de 6 km/h em relação ao GPS. Com o novo conjunto a diferença caiu para cerca de 3 km/h, resultado da diminuição do número de rotações por quilometro (738 para 697, em tese).
PESO (aproximado)
Conjunto original: 26.2 kg, cada (pneu Pirelli 235x45/R19 + Rodas Mopar liga 19")
Conjunto Mopar liga + Grabber A/Tx: 26,1 kg
Considerando que substituí também o estepe de emergência (17 kg) por um Grabber A/Tx com roda de ferro Mopar 16", o carro ficou apenas 8,7 kg mais pesado que o original.
ALTURA
Segundo a Jeep, o Compass Série S 2021 tem altura em relação ao solo de 106 mm. Já o Trailhalk 2021 tem altura em relação ao solo de 135 mm. Considerando que, em tese, o diâmetro entre o conjunto antigo e o conjunto novo aumentou 41 mm (de 694 mm para 735 mm), imagino que o meu carro hoje tenha altura em relação ao solo de cerca de 126 mm, ou seja, ficou cerca de 2 cm de altura maior do que o original.
GARANTIA
Achei que o pessoal da Jeep iria reclamar das rodas na primeira revisão, mas nada de anormal no desgaste das suspensões e dos freios foi observado.
DESGASTE
Além do excelente desempenho, após quase 15.000 km rodados os Grabber têm demonstrado ótima resistência e durabilidade. Nenhum furo, nenhuma deformação, nenhum desgaste irregular. A banda ainda está bem longe do TWI.
ALGUMAS PERGUNTAS RESPONDIDAS
P: As rodas 16" Mopar de ferro do Renegade pegam nas "pinças" de freio do Compass?
R: Não. Não encostou em nada no conjunto dos freios.
P: Os pneus Grabber A/TX 235/70R16 pegam na base da mola do amortecedor?
R: Não. Chegam muito perto, coisa de 7 mm mas não encostam, mesmo em situação severa de solavanco. Também não pegam na parte da frente nem na parte de trás. Na parte interna, a roda traseira do lado direito pegava na proteção de plástico que reveste o paralama, quando eu acionava o freio. Isso ficou por uns 3 dias e parou, com o desgaste da proteção. Não chegou a causar um buraco na peça ou danificar o pneu. Houve apenas uma pequena desbastada e parou por ali. Cheguei a comprar um soprador para afastar melhor a proteção de plástico mas realmente não houve necessidade de intervenção.
CONCLUSÃO
Embora o carro tenha ficado um pouco menos seguro em relação à dirigibilidade e tenha passado a consumir, inicialmente, mais combustível, hoje, sim, viajo com absoluta tranquilidade e segurança com os pneus em relação às estradas. Não me arrependo em nada na escolha que fiz. Hoje não receio areia, lama, buraco, rocha. Nesses 6 meses tive a oportunidade de fazer quase toda a costa do Nordeste brasileiro: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Rodei em asfalto bom, asfalto esburacado, estrada de terra, lama, rocha, córrego, areia. Por sinal, voltei a São Miguel do Gostoso e concluí o passeio a Galinhos (aproximadamente 80 km pela praia) e rodei em toda a região, tendo inclusive acampado com o carro em plena Duna do André.
Hoje estou absolutamente tranquilo em relação ao desempenho do carro em qualquer terreno. Aliás, esse é o propósito de um "Sport Utility Vehicle". Obviamente que não recomento e nem me meto em desafios onde sei que o carro, por melhores que sejam os pneus, não é adequado. Mas já rodei em lugares onde duvido que passaria um Compass S com o conjunto original.
OBS:
1) Alguns sites que me ajudaram bastante no processo de escolha. Destaco o tirerack.com, que achei o site mais completo sobre informações de pneus e testes.
Tamanho de Roda / Calculador de Pneu - Offset Personalizado - Jantes-e-Pneus.com (https://jantes-e-pneus.com/calc/?wheel1=235-45-19X7.5ET40&wheel2=235-70-16X6.5ET40&wheel3=235-60-17X7ET38&fcl=50mm&scl=50mm&wcl=30mm&sr=0mm)
Best Tires for Sand: Our Recommendations & Reviews of 2020 - TalkCarswell (https://talkcarswell.com/best-tires/sand/)
Testamos o Pneu Grabber ATX da General Tire no Rally da Conti (https://www.blog.acheipneus.com.br/post/pneu-grabber-atx-general-tire)
On-/Off-Road All-Terrain Ratings Charts (https://www.tirerack.com/tires/surveyresults/surveydisplay.jsp?type=ORAT)
Continental TerrainContact A/T (https://www.tirerack.com/tires/continental-terraincontact-a-t)
https://www.tirerack.com/tires/bfgoodrich-all-terrain-t-a-ko2
https://www.tirerack.com/tires/general-grabber-a-tx
2) Poucos dias após a instalação fiz esse video com minhas primeiras impressões, ainda com as rodas de ferro Mopar 16". Foi bom porque um vizinho tem um Renegade com os BF Goodrich T/A KO2 em rodas de liga Mopar 16", então deu pra ver bem as duas opções lado a lado.
https://youtu.be/WjRLmgpFleA
pedroamaral2008
24/05/2023, 19:32
Boa noite
Chegou colocar o pneu 55?
Tenho um s 21
Vi um relato q é compatível sem alterações
Mas uns dizem sobre mexer no plastico das caixas de rodas e espaçadores…
Paulim_Prosurfer
06/09/2023, 17:02
Olá. Tenho um compass s 2021 também. Estou qieeendo colocar as roda 16 da toro juntamente com os pneus Firestone Aro 16 Destination ATX 235/70R16 106T. Tenho espaçador e lift. Pela sua experiência você acha que vai da certo?
Paulim_Prosurfer
09/09/2023, 14:34
Meu amigo você pode me passar seu insta para trocarmos uma ideia sobre essa mudanças 🙏🏽 Tenho um compass s e também estou querendo fazer como você.
TheJungleBoy
02/10/2023, 18:25
@aureliovalle
Renanpcruz
21/10/2023, 14:23
Olá, pessoal! Após 1 ano e 6 meses de uso, estou retornando ao fórum para deixar minha experiência usando pneus da General Tire, modelo Grabber A/Tx, nas rodas originais Mopar 16" de liga leve do Jeep Renegade no Jeep Compass Série S 2021 Turbodiesel.
Anotei algumas dúvidas frequentes e pretendo contribuir no esclarecimento delas, do meu ponto de vista, claro. Peço licença e desculpas aos moderadores porque inevitavelmente o post vai ficar grande. Para facilitar a localização dos assuntos vou tentar separar o texto em capítulos.
(...)
Primeiramente queria agradecer pelo relato bem extenso e esclarecedor do TheJungleBoy, com certeza ajudou e muito a todos que estavam procurando informações a respeitos da troca dos pneus.
Uma dúvida que ficou e que outros colegas também tiveram anteriormente é sobre os sensores de pressão dos pneus.
Como pretendo manter 2 conjuntos de pneus (original e o aro 16) fico na dúvida se é necessário manter o sensor (será que vai ficar apitando e acusando erro)? vcs aproveitaram os sensores originais e transferiram para o conjunto novo ou compraram sensores novos? No caso de sensores novos, compraram originais ou outro também funciona?
Abraço,
TheJungleBoy
22/10/2023, 20:40
Primeiramente queria agradecer pelo relato bem extenso e esclarecedor do TheJungleBoy, com certeza ajudou e muito a todos que estavam procurando informações a respeitos da troca dos pneus.
Uma dúvida que ficou e que outros colegas também tiveram anteriormente é sobre os sensores de pressão dos pneus.
Como pretendo manter 2 conjuntos de pneus (original e o aro 16) fico na dúvida se é necessário manter o sensor (será que vai ficar apitando e acusando erro)? vcs aproveitaram os sensores originais e transferiram para o conjunto novo ou compraram sensores novos? No caso de sensores novos, compraram originais ou outro também funciona?
Abraço,
Olá, Renanpcruz!
Transferi os sensores de pressão das rodas originais para o novo conjunto. Até tive que comprar 4 bicos novos por recomendação do borracheiro. Dá pra aproveitar os mesmos bicos, mas o borracheiro precisa ser muito cuidadoso pois dá mais trabalho mesmo. Se o conjunto ficar sem os sensores o alarme vai ficar disparando direto. Para quem não vai aproveitar os sensores originais de pressão, acredito que a solução seria pedir para passar o scanner na concessionária e desativar essa função.
mourabbs
06/03/2024, 08:03
Bom dia a todos!! Estou retomando esse tópico. Tenho um compass 2019 limited diesel e estou começando o processo de preparação. Coloquei snorkell e vou fazer o lift semana que vem. Queria trocar ideias e saber com estão os carros que fizeram essas modificações ha alguns anos, ja que o topico começou em 2019 :-)
mourabbs
17/03/2024, 16:46
Acompanhei as discussões aqui do forum, e estou planejando trocar as rodas do Compass pelas do Renagade aro 15 com pneus 235/70/16. Minha ideia era colocar as rodas de liga leve do Renegade, que são bem mais bonitas do que as de aço. Acontece que neste final de semana eu fiz uma trilha leve para a praia de castelhanos em Ilhabela, com os pneus e rodas originais do Compass e, durante o trajeto, acertei em cheio uma pedra. O impacto foi tão bizarro que ela RACHOU a roda ao meio. Nunca vi isso na minha vida, fiquei chocado. Curioso que o pneu não cortou, nem furou. Mas a roda rachou (fotos abaixo).
Isso só prova que as rodas e pneus originais do Compass não possuem boa capacidade off road. Um pneu mais largo certamente teria absorvido melhor esse impacto. Ter uma roda menor com pneu maior é imprescindível para quem quer se arriscar no fora de estrada com o Compass.
Minha questão é: será que as rodas de liga leve são menos resistentes do que as de aço? Me parece que uma roda de aço não teria QUEBRADO com aconteceu com a minha. Agora estou na dúvida se não seria melhor colcoar as rodas de aço do Renegade, ainda qu esteticamente não sejam tão bonitas (talvez uma calota resolva).
581415
581416
581417
Acompanhei as discussões aqui do forum, e estou planejando trocar as rodas do Compass pelas do Renagade aro 15 com pneus 235/70/16. Minha ideia era colocar as rodas de liga leve do Renegade, que são bem mais bonitas do que as de aço. Acontece que neste final de semana eu fiz uma trilha leve para a praia de castelhanos em Ilhabela, com os pneus e rodas originais do Compass e, durante o trajeto, acertei em cheio uma pedra. O impacto foi tão bizarro que ela RACHOU a roda ao meio. Nunca vi isso na minha vida, fiquei chocado. Curioso que o pneu não cortou, nem furou. Mas a roda rachou (fotos abaixo).
Isso só prova que as rodas e pneus originais do Compass não possuem boa capacidade off road. Um pneu mais largo certamente teria absorvido melhor esse impacto. Ter uma roda menor com pneu maior é imprescindível para quem quer se arriscar no fora de estrada com o Compass.
Minha questão é: será que as rodas de liga leve são menos resistentes do que as de aço? Me parece que uma roda de aço não teria QUEBRADO com aconteceu com a minha. Agora estou na dúvida se não seria melhor colcoar as rodas de aço do Renegade, ainda qu esteticamente não sejam tão bonitas (talvez uma calota resolva).
As rodas de liga leve possuem pouca flexibilidade do material, podendo ocorrer esse tipo de dano.
A calibragem devia estar baixa, fazendo o pneu absorver o impacto, chegando a batida até o aro.
Trocando por rodas de ferro (não são de aço), elas suportam mais as batidas, podendo entortar um pouco com uma pancada, mas não rachando.
Um martelo de borracheiro consegue fazer o aro voltar ao formato original.
E a sua conclusão está certa: Pneu com perfil lateral mais alto, absorve mais impacto.:concordo:
mourabbs
19/03/2024, 08:52
As rodas de liga leve possuem pouca flexibilidade do material, podendo ocorrer esse tipo de dano.
A calibragem devia estar baixa, fazendo o pneu absorver o impacto, chegando a batida até o aro.
Trocando por rodas de ferro (não são de aço), elas suportam mais as batidas, podendo entortar um pouco com uma pancada, mas não rachando.
Um martelo de borracheiro consegue fazer o aro voltar ao formato original.
E a sua conclusão está certa: Pneu com perfil lateral mais alto, absorve mais impacto.:concordo:
Pois é. Update do caso: descobri que as rodas originais do Compass (aro 19) não possuem uma versão de ferro mais barata. Para substituir eu teria que comprar uma original de liga leve, que beira os R$ 3 mil. Então eu tive que antecipar o projeto de substituir as rodas e pneus. Comprei um jogo de rodas de ferro do Renegade (aro 16) e 4 pneus BF goodrich AT 235/70R16. Agora estou esperando chegar... Vou ter que subir a serra de volta para SP rodando com a porcaria do estepe temporario. Outra coisa que farei em breve é substituir esse estepe por um pneu igual aos outros. Logo mais mando fotos do meu brinquedo! Inclusive com um snorkell que coloquei ha pouco tempo.
Pois é. Update do caso: descobri que as rodas originais do Compass (aro 19) não possuem uma versão de ferro mais barata. Para substituir eu teria que comprar uma original de liga leve, que beira os R$ 3 mil. Então eu tive que antecipar o projeto de substituir as rodas e pneus. Comprei um jogo de rodas de ferro do Renegade (aro 16) e 4 pneus BF goodrich AT 235/70R16. Agora estou esperando chegar... Vou ter que subir a serra de volta para SP rodando com a porcaria do estepe temporario. Outra coisa que farei em breve é substituir esse estepe por um pneu igual aos outros. Logo mais mando fotos do meu brinquedo! Inclusive com um snorkell que coloquei ha pouco tempo.
A roda comum ocupará mais espaço no porta-malas.
Ficará um calombo no assoalho.
Se isto não atrapalhar a sua bagagem, é uma boa solução.:concordo:
mourabbs
01/04/2024, 16:24
Vim passar um update para vocês sobre os pneus (não sei se ainda tem gente que acompanha aqui, mas achei legal compartilhar). Como eu havia planejado, troquei as 4 rodas aro 19 originais por rodas de ferro aro 16 do Renegade. Coloquei pneus 235/70/R19 da BF goodrich (fotos abaixo). Algumas impressões:
1. O carro ficou MUITO melhor. Extremamente macio, não "sente" tanto as irregularidades do terreno. Não tem mais buraco ou irregularidade que incomode, a sensação é de robustez.
2. Peguei estrada com ele e senti o carro totalmente estável, tanto quanto (se não mais) com os pneus originais. Dei 170km/hora com ele e foi tranquilo. Daria para esticar mais e bater 180, que é a velocidade máxima suportada pelos pneus, mas eu não gosto de exagerar na velocidade.
3. Não notei qualquer barulho adicional. Mas tem um porém aqui: eu tenho snorkell e ele faz um barulho considerável dentro da cabine, pode ser que tenha "abafado" o barulho dos pneus.
4. Os pneus novos couberam certinho no lugar dos originais, sem qualquer alteração (lift, espaçador, etc). Como já mencionado aqui, a roda traseira ficou pegando um tiquinho na caixa de roda quando freiava. Em 2 dias isso simplesmente acabou, provavelmente com um desgaste do plástico interno.
5. Também troquei o estepe e ele coube perfeitamente no lugar do original, precisei apenas realocar o triângulo! A tampa do assoalho fecha perfeitamente, ficou imperceptível. A rosca que trava a roda ficou curta, mas acho que consigo resolver comprando um parafuso maior e substituindo.
6. Não notei aumento no consumo do combustível. Fiz uma viagem de 170km, peguei MUITO congestionamento e mantive o ar ligado durante todo o percurso. Fiz 13km/litro de diesel. Eu confesso que nunca fui muito bitolado com consumo, então não acompanhava no detalhe o consumo anterior. Não tenho como dizer se realmente aumentou, mas eu acho 13 por litro nessas condições de trânsito pesado algo bem razoável.
Por fim, achei que o carro ficou LINDO. Várias pessoas já me pararam na rua para comentar. Vou ainda colocar as calotinhas do Renegade e pintar os parafusos de preto, ai vai ficar perfeito.
581462 581463 581464 581465 581466
A roda comum ocupará mais espaço no porta-malas.
Ficará um calombo no assoalho.
Se isto não atrapalhar a sua bagagem, é uma boa solução.:concordo:
Ficou sensacional!
Aproveite bem!:palmas::palmas::palmas:
Nicolas_cwb
02/04/2024, 13:17
Vim passar um update para vocês sobre os pneus (não sei se ainda tem gente que acompanha aqui, mas achei legal compartilhar). Como eu havia planejado, troquei as 4 rodas aro 19 originais por rodas de ferro aro 16 do Renegade. Coloquei pneus 235/70/R19 da BF goodrich (fotos abaixo). Algumas impressões:
1. O carro ficou MUITO melhor. Extremamente macio, não "sente" tanto as irregularidades do terreno. Não tem mais buraco ou irregularidade que incomode, a sensação é de robustez.
2. Peguei estrada com ele e senti o carro totalmente estável, tanto quanto (se não mais) com os pneus originais. Dei 170km/hora com ele e foi tranquilo. Daria para esticar mais e bater 180, que é a velocidade máxima suportada pelos pneus, mas eu não gosto de exagerar na velocidade.
3. Não notei qualquer barulho adicional. Mas tem um porém aqui: eu tenho snorkell e ele faz um barulho considerável dentro da cabine, pode ser que tenha "abafado" o barulho dos pneus.
4. Os pneus novos couberam certinho no lugar dos originais, sem qualquer alteração (lift, espaçador, etc). Como já mencionado aqui, a roda traseira ficou pegando um tiquinho na caixa de roda quando freiava. Em 2 dias isso simplesmente acabou, provavelmente com um desgaste do plástico interno.
5. Também troquei o estepe e ele coube perfeitamente no lugar do original, precisei apenas realocar o triângulo! A tampa do assoalho fecha perfeitamente, ficou imperceptível. A rosca que trava a roda ficou curta, mas acho que consigo resolver comprando um parafuso maior e substituindo.
6. Não notei aumento no consumo do combustível. Fiz uma viagem de 170km, peguei MUITO congestionamento e mantive o ar ligado durante todo o percurso. Fiz 13km/litro de diesel. Eu confesso que nunca fui muito bitolado com consumo, então não acompanhava no detalhe o consumo anterior. Não tenho como dizer se realmente aumentou, mas eu acho 13 por litro nessas condições de trânsito pesado algo bem razoável.
Por fim, achei que o carro ficou LINDO. Várias pessoas já me pararam na rua para comentar. Vou ainda colocar as calotinhas do Renegade e pintar os parafusos de preto, ai vai ficar perfeito.
Que legal ficou seu carro, parabéns!!! E a cor está muito combinando com a proposta dele! =)
Quero colocar esses mesmos pneus mas nas medidas do meu carro.
lcdalzoc
03/04/2024, 09:06
Parabéns Moura !!
Perfeito. Todo Compass/Renegade 4x4 deveria sair de fábrica com este conjunto rodante. Dá arrepios ver aquela roda 19 com pneu de esportivo num SUV.
Agora é só fazer kms e mais kms !!
vguerreiro
25/05/2024, 12:10
Parabéns pelo carro! Ficou lindo demais.
Se puder me ajudar com uma dúvida, por favor.
Essas rodas 16 do Renegade, são tala 6"?
Eu vi uma tabela de relação tala de roda X medida máxima do pneu e vi que para pneus 235 seria recomendado rodas de tala 7.5".
Desconheço muito dessa questão de tala, então seria tranquilo utilizar pneus 235 em uma roda tala 6"?
Leandro Batera
28/05/2024, 14:56
Olá!
Muito bom o seu relato, vi o vídeo no You Tube e acabei vendo o post. Estou adquirindo um Compass Longitude 4x4 ano 2020 e estou estudando colocar pneus com essas especificações (da BF Goodrich). O que está me deixando um pouco em dúvida é a questão da segurança no dia a dia, no asfalto. Uso a rodovia com frequência (moro na grande SP) e esse fator está pesando um pouco na decisão, apesar de querer muito preparar melhor o carro para situações off-road. Vc poderia contar mais algum detalhe das alterações que sentiu na dirigibilidade/estabilidade do carro no asfalto?
Obrigado e um forte abraço!
Igor minussi
02/07/2024, 15:17
Fala galera tudo joia? Tenho um Jeep compass limited diesel 2020, uso para trabalho então estrada de terra é onde eu ando. Até então estava usando as rodas originais aro 19 com pneus 235/45r19 só que esse perfil não é para esse tipo de terreno, então resolvi trocar as rodas e pneus. Comprei rodas do renegade de ferro aro 16 e pneus 235/70r16 (conforser CF 1000) comprei os sensores de pressão também para que eu não precisasse usar os originais , antes de colocar as rodas e pneus coloquei o kit lift da borfix, comprei no mercado livre lá dizia 2 polegadas mas medi com um trena a altura dos calços e tinha 4 centímetros. Bom vim aqui para falar sobre minha experiência com esse projeto , antes de colocar as rodas e pneus só com o lift a compass já ficou top, suspensão macia nada batendo ou barulho estranho, melhor que original depois veio Rodas e pneus, ficou muito macia de andar os pneus não pegam em lugar algum meu medo era que ficasse raspando pois comprei tudo pela internet mas não , não pegou em nada os sensores de pressão funcionaram perfeitamente não precisou passar escaner nem nada, ficou marcando tudo certo no painel , sem nem um problema ! Resolvi fazer esse post pois alguns falam que pega os pneus 235/70r16 e outros falam que não pega e posso garantir que na minha compass ficou tudo certo sem problema algum! Ficou um espetáculo!!! Espero ter ajudado, abraço
lailsonmesquita
11/07/2024, 13:59
Fala galera tudo joia? Tenho um Jeep compass limited diesel 2020, uso para trabalho então estrada de terra é onde eu ando. Até então estava usando as rodas originais aro 19 com pneus 235/45r19 só que esse perfil não é para esse tipo de terreno, então resolvi trocar as rodas e pneus. Comprei rodas do renegade de ferro aro 16 e pneus 235/70r16 (conforser CF 1000) comprei os sensores de pressão também para que eu não precisasse usar os originais , antes de colocar as rodas e pneus coloquei o kit lift da borfix, comprei no mercado livre lá dizia 2 polegadas mas medi com um trena a altura dos calços e tinha 4 centímetros. Bom vim aqui para falar sobre minha experiência com esse projeto , antes de colocar as rodas e pneus só com o lift a compass já ficou top, suspensão macia nada batendo ou barulho estranho, melhor que original depois veio Rodas e pneus, ficou muito macia de andar os pneus não pegam em lugar algum meu medo era que ficasse raspando pois comprei tudo pela internet mas não , não pegou em nada os sensores de pressão funcionaram perfeitamente não precisou passar escaner nem nada, ficou marcando tudo certo no painel , sem nem um problema ! Resolvi fazer esse post pois alguns falam que pega os pneus 235/70r16 e outros falam que não pega e posso garantir que na minha compass ficou tudo certo sem problema algum! Ficou um espetáculo!!! Espero ter ajudado, abraço
manda foto de como ficou o compass com lift e as rodas. usou espaçador de rodas?
mourabbs
29/08/2024, 10:18
Parabéns pelo carro! Ficou lindo demais.
Se puder me ajudar com uma dúvida, por favor.
Essas rodas 16 do Renegade, são tala 6"?
Eu vi uma tabela de relação tala de roda X medida máxima do pneu e vi que para pneus 235 seria recomendado rodas de tala 7.5".
Desconheço muito dessa questão de tala, então seria tranquilo utilizar pneus 235 em uma roda tala 6"?
Bom dia!! Desculpe a demora, o site não me notifica quando tem post novo e eu acabei não vendo... A roda de ferro que comprei é a original do Renegade, aro 16. Acredito que só xista uma medida. Esse pneu que eu coloquei, nessas medidas, ficou perfeito.
mourabbs
29/08/2024, 10:20
Olá!
Muito bom o seu relato, vi o vídeo no You Tube e acabei vendo o post. Estou adquirindo um Compass Longitude 4x4 ano 2020 e estou estudando colocar pneus com essas especificações (da BF Goodrich). O que está me deixando um pouco em dúvida é a questão da segurança no dia a dia, no asfalto. Uso a rodovia com frequência (moro na grande SP) e esse fator está pesando um pouco na decisão, apesar de querer muito preparar melhor o carro para situações off-road. Vc poderia contar mais algum detalhe das alterações que sentiu na dirigibilidade/estabilidade do carro no asfalto?
Obrigado e um forte abraço!
Opa! Bom dia! Desculpe a demora, mas o site não avisa quando tem post novo e eu não vi :-) Então, quando troquei a roda e o pneu o carro ficou até mais estável, eu achei. Depois disso eu também fiz um lift de suspensão, o carro ficou mais alto. Ai tem que tomar um pouco de cuidado nas curvas, mas nada gritante. Continua sendo um carro muito confortável e seguro na estrada. Mas vale lembrar sempre que carro offroad não foi feito para correr! Então o segredo é ficar ali entre os 120 - 130 por hora e não ter dor de cabeça.
mourabbs
29/08/2024, 10:22
Show de bola!! Eu tive problemas com os sensores de pressão quando fiz a troca. Comprei sensores "genéricos" do Mercado Livre, eles funcionaram no começo mas depois pifaram... Foi o barato que saiu caro... Agora eu troquei pelos originais e ficou tudo certo.
Ola. Alguém de vcs sabem me informar qual a rosca do parafuso de reboque traseiro do Jeep compass? Agradeço se alguém souber. Obrigado.
AleOverlAnder
01/05/2025, 14:44
Bom dia, boa tarde e boa noite!! fiz o lift de meu compass long 2021 4x4 de 1,5" e coloquei pneus 245 70 16.. estou muito contente com o resultado.. usei ja em uns 20 mil km entre trabalho e trilhas, inclusive AR e CH.. Agora quero ver se coloco espaçadores para tentar colocar pneus 265... pois curto trilha.. nao pesada mas media...582481
Mpbrandao
05/06/2025, 21:16
Opa, pessoal! Tudo bem?
Sou novo aqui. Tenho uma compass longitude 2018 e to pensando em calça-la com pneus xbri 225/60/18. Alguém ja utilizou?