Ver Versão Completa : Problemas Tracker/Grand Vitara
thiagoscgeo
08/10/2019, 15:39
Boa tarde pessoal.
Em março deste ano, troquei meu ka sport 1.6 2012 em uma grand vitara 2.0 1999, mesmo motor da tracker J20A. O carro veio com muitos problemas e já foi realizado os seguintes serviços (ZEZUKI - RJ):
1- troca de óleo do motor
2- troca de filtros (ar/combustível)
3- troca das velas
4- troca bobinas
5- troca da bomba de combustível
6- radiador novo
7- limpeza de bico
8- bateria nova
O carro é muito gostoso de dirigir, principalmente em viagens, porém, ultimamente ele vem apresentando os seguintes problemas:
1- Aquecimento do assoalho no lado do motorista (a temperatura do motor fica normal. carro não baixa água) Cano furado?
2- Pequenas falhas intermitentes em aceleração constante (geralmente quando está de 4ª e 5ª marcha)
3- Quando reduzo a marcha e piso forte no acelerador (ex:ultrapassagem), às vezes o carro falha, como se fosse um corte na alimentação, gerando um forte solavanco. As vezes a luz check engine pisca.
Obs.: as vezes sai um cheiro ruim do escapamento e só utilizo gasolina vpower (carro não está fumaçando).
Será que pode ser abafador ou catalizador entupido?
Galera peço a ajuda de vocês para tentar sanar esses problemas, pois só na manutenção citada foram quase 6k.
Desde já agradeço a ajuda de todos.
israelkombi
28/10/2019, 17:13
Ola
tudo bem
Comprei minha Tracker 2008 a 1 mes +-
e de la pra ca percebi uma vibraçao na dianteira dela quando anda ate 40kmh, passando disso nao percebe mais, ou quando vou reduzindo velocidade e baixando de 40kmh ate 0 ela vibra bastante a dianteira.. parece q é na roda dianteira esquerda.
agora de ontem pra hj comecou a aumentar a vibraçao.. e esta me assustando..
hj fiz um teste, enquanto estava vibrando a 40kmh eu engatei o 4x4.. e a vibracao parou...
achei estranho..
alguem ja viu isso?
obrigado
Lauro Michel
30/10/2019, 10:11
Estou com dois problemas na minha Tracker a gasolina ano 2008:
1) A polia dupla do virabrequim emite um ruído (rangido) constante e aparenta estar desalinhada.
2) O líquido do radiador está desaparecendo. Hoje descobri que o radiador está furado e vou precisar trocar o radiador.
Gostaria de sugestões de onde encontrar essas duas peças com um bom custo x benefício.
Desde já agradeço as respostas
luizcarlosw
30/10/2019, 11:29
...
...
Gostaria de sugestões de onde encontrar essas duas peças com um bom custo x benefício.
Desde já agradeço as respostas
...
Da polia tenta a Suzucar ou importadores e concessionárias Suzuki, sai um pouco mais em conta que GM.
Do radiador o vazamento clássico é por cima, pelas beiradas da união entre a parte superior plástica e o radiador de alumínio. Se for seu caso, 70% resolve fazendo reaperto, dá para você mesmo fazer em casa com um alicate bico fino ou uma chave de fenda e martelo. Vai reapertando dente a dente para aumentar a pressão, só o suficiente para você ver que ele fechou um pouco mais, ou com uma chave, apoia a chave dente a dente e vai dando umas marteladinhas de leve até perceber que fechou mais, coisa de meio milímetro e deixar uma marquinha no dente.
ATENÇÃO, não use alicate de pressão nem dê marteladas generosas senão trinca a peça plastica, ainda mais que está ressecada com o tempo.
Se isso não resolver, tem no ML na faixa de uns R$400,00 ( um terço do original ).
Também há opção de mandar trocar as tampas plasticas, em oficinas de radiador fazem este trabalho, o problema é que quando fiz o meu cobravam R$600,00 no reparo "por ser original e ter o cavalinho de grife da ferrari", como não ligo para grife parti para o paralelo de R$400,00 zero bala no ML e não me arrependo :-D, 1 ano perfeito.
ronaldoaparecidoras
01/11/2019, 09:38
Alguém conhece ummecânico bom da Tracker em Ribeirão Preto, para regulagem é vazamento de óleo.
Lauro Michel
14/11/2019, 16:39
Estou com dois problemas na minha Tracker a gasolina ano 2008:
1) A polia dupla do virabrequim emite um ruído (rangido) constante e aparenta estar desalinhada.
2) O líquido do radiador está desaparecendo. Hoje descobri que o radiador está furado e vou precisar trocar o radiador.
Desde já agradeço as respostasProblema resolvido.
A polia acabei comprando no Mercado Livre com o vendedor Wilson Russo Autopeças, de São Paulo. Funcionou bem, o vendedor é bem atencioso, só não recomendo usar a Transportadora Loggi, que o ML está sugerindo, é preferível os Correios mesmo, porque além de atrasar a entrega, são desorganizados, não tem um rastreio que funciona direito e não respondem nada, nem email, nem WhatsApp e nem telefone.
O radiador eu encontrei aqui em Florianópolis mesmo, na Casa da Ventoinha, da marca Tec Fan e ficou bom.
Problemas todos resolvidos.
Lauro Michel
14/11/2019, 16:43
Da polia tenta a Suzucar ou importadores e concessionárias Suzuki, sai um pouco mais em conta que GM.
Do radiador o vazamento clássico é por cima, pelas beiradas da união entre a parte superior plástica e o radiador de alumínio. Se for seu caso, 70% resolve fazendo reaperto, dá para você mesmo fazer em casa com um alicate bico fino ou uma chave de fenda e martelo. Vai reapertando dente a dente para aumentar a pressão, só o suficiente para você ver que ele fechou um pouco mais, ou com uma chave, apoia a chave dente a dente e vai dando umas marteladinhas de leve até perceber que fechou mais, coisa de meio milímetro e deixar uma marquinha no dente.
ATENÇÃO, não use alicate de pressão nem dê marteladas generosas senão trinca a peça plastica, ainda mais que está ressecada com o tempo.
Se isso não resolver, tem no ML na faixa de uns R$400,00 ( um terço do original ).
Também há opção de mandar trocar as tampas plasticas, em oficinas de radiador fazem este trabalho, o problema é que quando fiz o meu cobravam R$600,00 no reparo "por ser original e ter o cavalinho de grife da ferrari", como não ligo para grife parti para o paralelo de R$400,00 zero bala no ML e não me arrependo :-D, 1 ano perfeito.
Agradeço a atenção do amigo, mas conforme descrevi acima resolvi o problema de minha Tracker comprando peças novas.
thiagoscgeo
25/12/2019, 16:18
Pessoal me ajuda ai.
O carro está bem melhor, mas de vez em quando, ele ainda dá uma engasgada (tranco) e as vezes parece amarrado. Geralmente acontece quando se exige mais força do carro, uma reduzida de marcha para ultrapassagem, por exemplo.
a marcha lenta esta normal e o carro pega de primeira.
percebi a mais ou menos uma semana, que o assoalho do lado do motorista esta ficando muito quente, creio que o cano deve ter estourado ali.
será que é catalizador?
luizcarlosw
26/12/2019, 08:07
...de vez em quando, ele ainda dá uma engasgada (tranco) e as vezes parece amarrado. Geralmente acontece quando se exige mais força do carro, uma reduzida de marcha para ultrapassagem, por exemplo...
Tenta verificar a pressão da bomba de combustível e trocar os filtros em alguma mecânica, o filtro pode estar saturado ou a bomba pode estar dando algum aviso e demorando para chegar na pressão ideal quando mais solicitada, se for da para trocar só o refil interno na faixa dos 150,00 + MO.
thiagoscgeo
01/01/2020, 17:03
Boa tarde Luiz Carlos
Muito obrigado pelas dicas. Estava pensando justamente em fazer isso. Estou suspeitando do filtro saturado ou da bomba fraca, apesar de ter trocado ela a menos de 1 ano.
Cheguei a comprar o OBD mas não serviu.
Postarei o resultado brevemente.
Abraços
thiagoscgeo
15/01/2020, 18:11
Boa tarde pessoal.
Hoje finalmente resolvi os problemas do carro.
A um tempo queria trocar o escapamento dela, e hoje levei em uma loja aqui no RJ (SILENCANO), e pedi para substituir toda parte do catalizador para trás.
O serviço ficou bem puxado R$R$, ma muito bem feito. Foi feito:
1- cano 2" aço inox
2- substituição do catalizador
3- substituição do abafador
Todos os problemas do carro por incrível que pareça, sumiram. O carro está silencioso, rodando solto, e bem esperto.
Fica a dica ai para a galera. Qualquer dúvida que eu puder ajuda, contem comigo.
Abraços a todos
José Carlos Soler Filho
26/02/2020, 22:46
Indico o pessoal do Zezuki (Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ) Tem bastante experiência no carro, e muita responsabilidade no q fazem.
luizcarlosw
27/02/2020, 08:34
... levei em uma loja aqui no RJ (SILENCANO), e pedi para substituir toda parte do catalizador para trás.
O serviço ficou bem puxado R$R$, ma muito bem feito. Foi feito:
1- cano 2" aço inox
2- substituição do catalizador
3- substituição do abafador
...
Qualquer dúvida que eu puder ajuda, contem comigo.
...
Opa bom feedback !
Provavelmente o abafador ou catalizador deveriam estar obstruídos.
Fez tudo em inox ? Caro ein ! Por outro lado o carro acaba e o escapamento esta lá ainda rs...
Dúvidas:
Quanto tempo ele levou para fazer todo o escapamento ?
Catalizador usou algum específico de algum carro ou um universal para 2.0 ?
E os abafadores centrais e final, usou de algum carro como base ou tinha alguns universais ?
Precisei fazer a parte final que furou em um centro especializado nisso, porém 90% do que chega para ele são carros turbo ou aspirados que geralmente é só o cano :rolleyes:, assim não tinha nenhum abafador com foco em silêncio nem de dimensões semelhantes, apenas para fazer ronco ...
Como a parte final deu pau em algum momento futuro o central também deve abrir o bico e estou vendo o melhor caminho para isso... até meio que chegando com a receita pronta para mandar fazer...
Valew !
laubahia
27/02/2020, 09:52
Aproveitando, Luiz, quero comprar uma tracker 2008 estar com 170mil km rodadas e gostaria de saber quais cuidados devo tomar na hora da compra, ela é corrente comando com essa quilometragem ta na hora de trocar.
pequijeep
08/07/2020, 21:03
Opa, acompanharei este tópico porque o assunto escapamento me interessa!
PandaPaschoal
08/07/2020, 23:17
Pessoal, não sei se estou no lugar correto, mas pelo título este seria o tópico de defeitos da tracker, então gostaria de deixar meu relato sobre a borboleta de admissão da tracker diesel 2002 motor peugeot. É o seguinte, adquiri a minha há pouco tempo e identifiquei que alguém resolveu travar a borboleta que controla o fluxo de ar do intercooler para a turbina e anular a linha de vácuo que controla a mesma.
Mas o que me intrigou é que anularam utilizando um arame (figura 1), serviço que SE feito por um profissional, foi apenas em caráter muito emergencial. Então tirei um tempo e resolvi desmontar o conjunto para verificar. Após remover o arame percebi que realmente a borboleta estava abrindo e fechando, porém por vezes travava sem motivo. Removi a tampa inferior com facilidade apertando as travas e não tinha nenhum problema na cremalheira que ali estava.
Então com muito cuidado removi a tampa do diafragma e encontrei o defeito: a mola estava quebrada. ATENÇÃO! Esta tampa parece muito frágil, então muito cuidado ao removê-la. Eu removi com uma chave de fenda, forçando para fora e não tive problemas, mas se acabar quebrando o vácuo não vai mais funcionar.
O sistema é composto por uma mola que mantém a cremalheira excursionada, mantendo assim a borboleta aberta. Um diafragma ligado também à cremalheira recebe o vácuo da bomba de vácuo e comprime a mola quando necessário, fechando assim a borboleta.
Como não encontrei a mola específica comprei uma com o diâmetro semelhante em uma ferragem (figura 2), cortei no tamanho parecido da original e dobrei a ponta cortada para não ficar “furando” o plástico. Desta mola cortada não tirei foto, mas acho que acabei cortando muito comprida, então uma hora que estiver com tempo vou abrir tudo denovo, ajustar e tiro uma foto para mostrar pra vocês.
Após montar tudo novamente percebi que a camionete ficou “mais forte” e até agora (duas semanas) não tive mais problemas com limitações da rotação em 2800 RPM, como estava enfrentando às vezes.
Fica aqui então meu relato, que por acreditar no serviço de outros já estava à procura da tal borboleta para comprar. Só não comprei porque não encontrei, e fazendo esse procedimento gastei só R$2,00 da mola e mais uns R$3,00 da mangueira 6mm do vácuo que comprei um metro em uma autopeças de caminhão.
573534573535
thiagoscgeo
19/07/2020, 19:42
Opa amigo, tudo bem? Desculpa a demora em respondê-lo.
O serviço levou o dia inteiro para ser realizado. Cheguei na loja por volta das 10 da manha e saí de lá por volta das 16h. Não me lembro a marca do catalizador, eu ia deixar sem, mas o atendente falou que ela ia ficar com um ronco bem alto, mesmo usando dois abafadores.
Mas ficou show o serviço. Zero problema até agora.
thiagoscgeo
19/07/2020, 19:49
Olá amigo boa noite.
Eu comprei a minha sem olhar muito e gastei um bom dinheiro nela.
Além dos itens normais a ser verificado, eu aconselho a ser bem criterioso nas seguintes partes:
* acabamento (que é bem difícil encontrar peças)
* pneus
* suspensão (verificar barulhos)
* motor (verificar engasgos/luz check engine acesa)
* arrefecimento (verificar estado do liquido arrefecimento e radiador)
* tração (engatar o 4X4 e verificar possíveis barulhos)
Na minha, na primeira revisão foram 6K em peças e mão de obra. Ela estava parada e atualmente esta com 147 mil rodados. Ainda tem umas coisinhas para fazer, mas indo com calma.
O carro é muito bom, forte, silencioso. O meu faz 7 na cidade e 9/10 na estrada.
Abraços e boa compra.