PDA

Ver Versão Completa : Duelo entre 4x2 com bloqueio e 4x4 sem bloqueio

iNsAnE
22/05/2006, 00:14
Faz tempo que venho remoendo a seguinte ideia: um 4x2 com bloqueio de diferencial e um 4x4 sem bloqueio de diferencial se equivalem no desempenho off road?
Dai resolvi fazer esta enquete :D
Se possivel, seria bom se comentasem sobre vantagens/desvantagens, custoXbeneficio e etc dos dois sistemasna pratica para se chegar num resultado bom :D
Sei que o assunto eh meio estranho :shock: mas conto com a cooperaçao de todos :D

Abraços e Valeu :concordo:

Gasoso
22/05/2006, 00:53
Acho que o resultado dependeria do tipo de terreno, velocidade do teste...

:pensativo: Em tese, todos os dois casos só irão tracionar duas rodas por vez... O 4x4 pode ficar preso em x, sem tração, mas o 4x2 pode ficar numa gangora, em L com as rodas traseiras voando...

Para o meu uso, sou mais um 4x4 sem tração, já ví muitas caminhonetes com tração positiva, diferencial tipo LSD, etc... em apuros na areia, precisando de uma forcinha para desatolar... na areia os 4x4 vão melhor, mesmo sem bloqueio. A gente pode parar na areia fofa... um 4x2 blocado teria mais dificuldades para sair sem afundar por concertrar a tração só em um lado do peso da viatura....

Votei 4x4.

[]s

Wallace
22/05/2006, 12:45
Estes bloqueios de discos das picapes não ajudam muito normalmente. Só em pisos que escorrega como uma lama leve ou grama.
Mas como falou, depende muito, mas certamente o custo de um 4x2 com bloqueio é menor, mas também acho menos seguro para andar em muitas situações.
Na realidade poderia ainda colocar uma outra variavel: o guincho.
Eventualmente pode ir mais longe de 4x2 com guincho que de 4x2 bloqueado ou que 4x4, mas como tudo depende do caso.
Pode parecer estranho para o pessoal dos 4x4, mas vendo bem guinchos para veiculos 4x2, já que sai mais barato colocar um guincho que trocar o veiculo por um 4x4 que pode não resolver também.

Marcelo
22/05/2006, 15:00
Insane,

Sem dúvida 4x4 sem bloqueio. Vai brincar numa erosão sem 4x4 e veja o resultado. Na lama é a mesma coisa, naqueles poços em que você imbica e tem que sair com o jipe empinado, as duas rodas traseiras ficariam patinando, cavando, e sem ajuda das dianteiras. É claro que em algumas situações depende do obstáculo, mas na maioria deles, o bloqueio será menos util que a tração, como disseram.

E IMHO, sair para fazer trilhas na base do guincho, vai de zequinha que é mais divertido. Acho o guincho indispensável, mas deve ser encarado como um recurso a ser usado caso não seja possível passar sem ele, senão perde a graça. :concordo: :concordo:

[s]

Sergio Rocha
22/05/2006, 15:14
Interessante essa questão.Tração 4x4 só é realmente 4x4 quando todas as 4 rodas tem aderencia igual.já o Bl faz com que todas as rodas do eixo tenham tração.Em muitas situações o Bl vai levar vantagem e em outras a 4x4 vai ser melhor.
Agora guincho é "atestado de incapacidade' :mrgreen:

[]'

leovalle
22/05/2006, 15:19
Só não entendo pq a comparação de um 4x2-bloqueado e 4x4 sem bloqueio, mas......

É claro que em algumas situações depende do obstáculo, mas na maioria deles, o bloqueio será menos util que a tração, como disseram.
Se for um 4x4 bloqueado a alternativa não é verdadeira.

E IMHO, sair para fazer trilhas na base do guincho, vai de zequinha que é mais divertido.
IMNHO o zequinha é sempre indispensável.

Acho o guincho indispensável, mas deve ser encarado como um recurso a ser usado caso não seja possível passar sem ele, senão perde a graça. :concordo: :concordo:
Concordo, mas um bloqueio em um 4x4 diminui considerávelmente a necessidade de uso de guincho. Tenho os 2, mas o guincho só uso em caso extremo.

[]'s

billj
22/05/2006, 15:54
Concordo, mas um bloqueio em um 4x4 diminui considerávelmente a necessidade de uso de guincho. Tenho os 2, mas o guincho só uso em caso extremo.

[]'s

Caso extremo?? Tipo, quando o cardan escapa ou qualquer outra de suas 4.692 gambi quebra???............ :mrgreen:

Martin Melcop
22/05/2006, 15:55

fala a verdade, tu é bração demais para dizer q usa guincho em caso extremo. :dance: :dance: :dance:

melhor dizendo, só em caso raro sua carniça ta funcionando :mrgreen: e mesmo assim só funciona quando o pessoal quer fazer um churrasco :D
Deve ser engraçado ver vc na trilha, teu carro passando e o pessoal com os espetos atrás :parede: :parede:

leovalle
22/05/2006, 16:21
Caso extremo?? Tipo, quando o cardan escapa ou qualquer outra de suas 4.692 gambi quebra???............ :mrgreen:
é, mas pelo menos o meu não trabalha pra prefeitura de fumacê e tem motor.

qual foi mesmo sua colocação na prova de RP? :twisted:

melhor dizendo, só em caso raro sua carniça ta funcionando :mrgreen:
Realmente, quando se usa em off-road pesado acontece isso. Já no seu caso que só faz passeio, já que os 2 carros são de boiola, num quebra nunca mesmo :twisted:

[]'s

Marcelo
22/05/2006, 16:32
É claro que em algumas situações depende do obstáculo, mas na maioria deles, o bloqueio será menos util que a tração, como disseram.
Se for um 4x4 bloqueado a alternativa não é verdadeira.
SoLeo,

Claro... mas a comparação é sobre 4x4 sem bloqueio e 4x2 com bloqueio, certo?! :concordo: :concordo:

E IMHO, sair para fazer trilhas na base do guincho, vai de zequinha que é mais divertido.
IMNHO o zequinha é sempre indispensável.
Zequinha é ferramenta de trabalho, sem dúvida!!! :mrgreen: :mrgreen: Eu estava me referindo se o cara ir de 4x2 com guincho, é preferível que vá como zequinha. Além de mais divertido é mais útil.

[s] traçados,

Wallace
22/05/2006, 19:17
Não falei em fazer uma trilha inteira no guincho.
Imagina ter um 4x4 com bloqueio, um 4x4 sem bloqueio, um 4x2 com bloqueio ou mesmo um 4x2 sem bloqueio; basta um unico lugar que não consiga passar e que tenha que usar o guincho que o mesmo já se justifica.
Um exemplo é quem já tem uma picape 4x2 e vez ou outra tem problema de atolar mesmo que num unico ponto quando vai para seu sitio. Ai faz muito mais sentido um guincho que trocar de carro.
Já fiz uma venda exatamente assim, para uma F1000 4x2 transformada com cabine dupla, etc.
Até foi combinado um exemplo na venda já que era aqui pertinho em cotia.
Fui com o cliente, ele na F1000 4x2 já com um HDW 9000 G instalado e eu com a Cherokee.
Numa subidinha realmente ficava complicado para a F1000 em 4x2, neste dia até subiu sem o guincho, mas simulamos no guincho, pois quando chover ele vai até precisar. E eu subi sem nenhuma dificuldade em 4x4 e com os pneus MUD, mesmo chovendo bem um bom 4x4 deve subir sem precisar do guincho, mas para ele foi a solução mais barata.

jomlenom
23/05/2006, 00:41
Só pra botá pilha na galera ! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Estava escrito acima da foto ! :mrgreen:
"Esta trilha fica na serra da cantareira, em São Paulo, point mais famoso dos trilheiros paulistas"

iNsAnE
23/05/2006, 02:03
É isso ai pessoal :concordo:
Era esse o espirito da enquete :D gerar boas conclusoes apartir do conhecimento e da experiencia de todos porque, afinal, conhecimento e experiencia pesa e muito na balança
Sem contar que eu acho muito interessante o assunto :D
E acho que eu nao era o unico a pensar no assunto, pelomenos pra iniciantes ou quem pretende iniciar no mundo off road essas informaçoes sao de grande valor :D
Tambem queria levar essa questao pro lado do custo beneficio porque algumas pessoas, que por alguma razao qualquer, nao podem ter um 4x4 porem precisam de algo semelhante, tema abordado, junto com outros temas, pelos nobres amigos :D

E... ham... aproposito acho q o fuca atolo... :D
Zuera mas esse dai n eh blocado nao neh? soh tah levantando lama numa roda soh, me corrijam se eu estiver errado :D

Abraço e Valeu :D

iNsAnE
23/05/2006, 02:05
Opa esqueci de fala que eu curto pacas esses fuscas baja entao nao to menospresando :D

jomlenom
23/05/2006, 14:58
Na minha singela opinião ... leva a melhor o carro que estiver com o piloto mais MALUCO !!!
Pé na lata e vê no que dá ! :twisted: :twisted: :twisted:

Fabil
23/05/2006, 20:54
na minha opniao um 4x4 sem bloqueio é mais eficiente que um 4x2 bloqueado..

em agumas situacoes um bloqueio até atrapalha, principalmente se o obstaculo em questao for em curva ou em "vala" onde por causa do bloqueio a traseira do carro vai deslizando de lado e saindo dos rumo que vc precisa seguir... isso ocorrem mesmo em 4x4 bloqueado... em 4x2 entao nem se fala...

T+

DougBRSP
24/05/2006, 23:25
Só falta uma outra variável.. o 4x2 é com tração traseira ou dianteira? Se for dianteira acredito que com certeza o 4x4 se sai melhor, a empresa em que eu trabalhava (uma construtora) quando pegava obra de pavimentação em locais afastados o veículo padrão pros engenheiros se locomoverem era o fusca (que aliás serviu de base para muitos veículos leves da alemanha na guerra devido ao seu desempenho offroad e outras características mais) mas não se preocupavam muito em atolar (o que era raro) pois sempre tinha uma retroescavadeira pra ajudar por perto. :wink:

[]s

Xavier
26/05/2006, 13:28
Fuscas, Kombis, Brasilias, eoutros VW de plataforma & motor a ar, embroa 4x2, são excelentes off-roaders, dentro de certos limites. Prova disso são os inúmeros exemplares que agente encontra em estradinhas-quase-trilhas no interiorzão do Brasil.
Vale lembrar ainda os Gurgel X12, que na verdade eram um VW de plataforma & motor a ar com carroceria de fibra e tinham aquele genial sistema de bloqueio que funcionava com 2 alavancas que acionavam o freios trazeiros de cada lado independentemente. Era preciso um pouco de prática mas funcionava, e bem. Deve ter uns por aí rodando com este sistema até hoje.
A VW chegou a produzir também uma Kombi com a tal da "tração positiva", acho que lá pelos fins dos 70 iníco dos 80.
Xavier

JOSE CANDIDO
26/05/2006, 15:19
Em BH e regiao, com esse monte de valas e erosoes que temos, o 4x4 sem bloqueio seria melhor .... se vc ta andando numa erosao, numa beirada de barranco, ou coisa do tipo, sem força nas rodas dianteiras, vc vai cair dentro ou escorregar, certamente ....

Ja no barro ...... :pensativo: sei nao ...

Eu sou suspeito .... ja fiz miseria e muitas peripecias de 4x2 onde ninguem acreditava que eu ia passar, e muito 4x4 nao passou onde alguns 4x2 ja passaram ... isso é muito relativo ...

Fusca, Uno, etc, sao muito bons pra off road ... alias, tem um topico aqui no Geral, pra saber qual o melhor 4x2 pra terra .... heheheh

Vale lembrar ainda os Gurgel X12, que na verdade eram um VW de plataforma & motor a ar com carroceria de fibra e tinham aquele genial sistema de bloqueio que funcionava com 2 alavancas que acionavam o freios trazeiros de cada lado independentemente. Era preciso um pouco de prática mas funcionava, e bem. Deve ter uns por aí rodando com este sistema até hoje.

XAvier, eu rodo muito num desses, novinho, dum primo meu que é menor de idade !!! hehehe

Em breve, vamos colocar ele na trilha aqui em BH, e te conto das peripecias !!! :twisted: :twisted:

Abs

leovalle
26/05/2006, 15:40
Eu sou suspeito .... ja fiz miseria e muitas peripecias de 4x2 onde ninguem acreditava que eu ia passar, e muito 4x4 nao passou onde alguns 4x2 ja passaram ... isso é muito relativo

Menos J.Candido, menos!!!

jeb
12/11/2012, 16:48
Reativando o tópico.

Pelo o que sei, a maiorias das picapes 4x4 são diesel (isso 0km ou muito novas, de 2008 em diante, por exemplo). No meu caso, prefiro picape gasolina por questão de custos e rodo pouco (cerca de 12mil km/ano). Porém não acho picape 4x4 gasolina (a Hilux tem, mas é muito cara, e não tem bloqueio 100%, só LSD).

Será que uma S10 flex 4x2 CD ou CS com bloqueio + guincho daria conta de: trilhas leves, praia e lama (de estradas tipo BRs)?

Grato
J.

bandoleiro
12/11/2012, 18:39
Reativando o tópico.

Pelo o que sei, a maiorias das picapes 4x4 são diesel (isso 0km ou muito novas, de 2008 em diante, por exemplo). No meu caso, prefiro picape gasolina por questão de custos e rodo pouco (cerca de 12mil km/ano). Porém não acho picape 4x4 gasolina (a Hilux tem, mas é muito cara, e não tem bloqueio 100%, só LSD).

Será que uma S10 flex 4x2 CD ou CS com bloqueio + guincho daria conta de: trilhas leves, praia e lama (de estradas tipo BRs)?

Grato
J.
Olha jeb, já ví F 250 cabinada com bloqueio e guincho servir a esse propósito de trilhas leves, praia e pouca lama. Se o objetivo for chegar mais longe apenas, essa receita funciona muito bem.

jeb
12/11/2012, 18:45
Olha jeb, já ví F 250 cabinada com bloqueio e guincho servir a esse propósito de trilhas leves, praia e pouca lama. Se o objetivo for chegar mais longe apenas, essa receita funciona muito bem.

Obrigado bandoleiro, no caso era bloqueio 100%, certo? Agora, 4x2 LSD (como nas novas S10 e Ranger), será que presta?
J.

guilhermeabreu
12/11/2012, 19:04
Obrigado bandoleiro, no caso era bloqueio 100%, certo? Agora, 4x2 LSD (como nas novas S10 e Ranger), será que presta?
J.

Bloqueio LSD só qdo esta novo , tenho uma SW4 93 com este bloqueio e nunca observei se ele funciona ou não , acho que ele e nada é a mesma coisa , BLOQUEIO para mim só 100% de preferencia selecionável .

bandoleiro
12/11/2012, 23:34
Essa F 250 que eu vi era da Souza Cruz e era usada para transporte de executivos. O carro é um luxo só. Foi comprada por um dos executivos aposentado da empresa e ele equipou ela ainda mais. Estava conversando com ele e ano passado o mesmo foi até o Chile com ela. Acabei não perguntando qual era a marca do bloqueio, mas ele falou que era selecionável. Deve ter comprado fora do Brasil, uma vez que ele viaja bastante para fora e pela dificuldade de se conseguir bloqueios para Dana 70 no Brasil.

Walter da Camper
13/11/2012, 07:51
Já usei bloqueio LSD nos dois eixos em trilhas e o funcionamento só é eficiente em pisos de muito pouca aderencia (lama e pedras soltas). Em situações em que precisa de muito torque ele não funciona, como em erosões ou pedras grandes.
Eles perdem a eficiência com o uso, pelo desgaste dos discos internos (que são substituíveis).

Para uso em trilhas tem que ser bloqueio 100%. Se a idéia é prevenir dificuldades em estradas rurais, o melhor investimento é um guincho elétrico, principalmente agora que custam metade do preço de quando abriram o tópico.