PDA

Ver Versão Completa : Qual a melhor caixa

Leandro Antonio da Silva
21/05/2006, 22:36
Amigos tenho uma Rural 75 com motor original 4 cc OHC caixa 4 marcha maverick e t-case willis original, como tive problema com meu motor comprei um motor GM 4100 6 cilindro de um opala comodoro 78/78, gostaria de usar uma caixa porém minha relação cora e pinhão é 43/8 e cada um fala alguma coisa, estou querendo economizar um pouco tenho uma caixa F260 clark por 1000,00 e uma 2205 clark por 1200,00, eu não gostaria de gastar mais com troca da relação coroa e pinhão qual é melhor receita para quem já fez isso?????

Leandro Garcia de Mello
22/05/2006, 12:20
:D Prezado Xará!
Assim como o nome em comum tb tenho uma rural e devo dizer que cansei de perder o sono e agrana em função de dúvidas deste tipo.
Bom eu tenho um jeep CJ-6 na qual usava o motor de opala 4cc, o tradicional 151 com ignição eletrônica e caixa de três marchas rodava com ele no meu jeep com redução original do jeep - 8/43
O problema que eu notei é que na cidade o jeep andava muito reduzido e rodava a maior parte do tempo em 2 marcha - o câmbio era de 3 e devo dizer que de tudo o que eu escutei e posso atestar - igual aos caçadores de mito:
1) antes de qualquer projeto tenha em mente o uso do carro: mais urbano com trilhas leves; pouco urbano para trilhas pesadas; expedições; e infinitas possibilidades que o carro oferece :pensativo:
2) Leia as recomendações do fórum e procure adequar ao seu orçamento :dance:
3) já que vc está com a grana na mão e pelo visto isto não é o problema vc verá que trocando uma caixa de 4 marchas pela willys de 4 marchas em termos de ganho de velocidade e consumo os valores não irão sofrer mudanças significativas pois a relação final em 4 marcha é a mesma 1:1 a vantagem é que a caixa clarck é mais robusta e aguenta melhor o trabalho do 6cc GM que tb não é um exemplo de economia de consumo;
4) Vai na caixa de 5 marchas que é muito melhor e o custo benefício em termos de economia, em velocidade final - 5 marcha - é melhor :concordo:
[]s ruralistas

José Augusto
22/05/2006, 16:38
Essa relação é bem curta, então a sugestão é a mesma do Leandro, investe na CL2205, pois ela é overdrive, não é tão resistente quanto a F260, mas é adequada ao 4100, com este conjunto vc poderá ir até a pneus grandes, pneus inferiores a 31" ela vai ficar meio amarrada.

Só uma sugestão não arranhe a ré da CL-2205, pois se danificar a 5a fica difícil de entrar.

pedro y
22/05/2006, 21:34
Essa relação é bem curta, então a sugestão é a mesma do Leandro, investe na CL2205, pois ela é overdrive, não é tão resistente quanto a F260, mas é adequada ao 4100, com este conjunto vc poderá ir até a pneus grandes, pneus inferiores a 31" ela vai ficar meio amarrada.

Só uma sugestão não arranhe a ré da CL-2205, pois se danificar a 5a fica difícil de entrar.
1-não entendi a sugestão: "não arranhar a ré" - seria aquela arranhada comum nos câmbios do Santana e Versailles? Se for isto, eu movimento a alvanca pondo na 3ª, depois na 4ª para não "arranhar" na hora de pôr a ré. Faço isso na Veraneio 93, fazia na F-1000 95 e nas S-10 e tem dado certo. Seria isto?

2-Gostaria de saber se é possível aumentar a relação do diferencial da F-75 instalando coroa-pinhão 43/11 da F-1000. É intercambiável?

3-Gostaria de saber se o câmbio da Ranger 4x4 é resistente para trilhas. leves.

Leandro Antonio da Silva
22/05/2006, 22:17
OBRIGADO AMIGOS, na realidade, agora ficou mais claro, ontem um amigo me deu uma ideia mais cara que seria de achar um conjunto de caixa e sobre caixa da S10 4x4 que seria melhor o conjunto, acho mesmo que vou é ficar com a F260 e aguentar um tempo e depois trocar a coroa e pinhão vou precisra trocar tres conjunto pois eu já tenho um reservsa 8/43. continuando com a duvida surgiu a ideia de mancalizar a t-case e fazer um cardão para ligar as duas caixa alguém saberia me dizer de alguma experiencia??

pedro y
23/05/2006, 00:15
Caramba!
Agora não entendi!
Mancalizar? Que é isto?
Se você tem o motor GM e o câmbio F260 for "plug and play", põe a flange da Deep tec ( www.deeptec4x4.com.br) e mete a Transfer Case Willys diretamente nela!

Agora, solução eu também estou procurando.
Amanhã (23 de maio) recebo um câmbio de Ranger 4x2 com motor 4 cil. Um cunhado tem uma caixa da Ranger 4x4 c/ T.Case sem o motorzinho da mudança 4x4/4x2...

Como ele, meu cunhado, não quer me "cunhar" preço, vou ver se a T.Case da Ranger pode ser rotacionada 90º na fixação (5 parafusos que não sei se são simétricos) para fazer a conexão do cardã pelo lado direito. Depois, se der certo, ponho um post com foto e tudo.

Mas, no seu caso, eu tendo um câmbio F260 partiria pela solução oferecida pela Deep Tec.
[ ]s
PL

pedro y
23/05/2006, 01:12
Esquece meu post anterior: revi e notei que você tem uma caixa 260F com motor OHC 4 cil, certo?
O câmbio é do Maverick 8 cil?
Dá uma olhada na relação que aparece no link www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm#1
Note: esse câmbio 260F vai nos Mavericks, A-10 e outros veículos.
Procure ver se a caixa seca da GM acopla nele.
Se der certo, retire o "rabicho" - a flange - do câmbio e ponha uma árvore secundária, conforme aparece na seqüência de montagem em vista explodida em anexo.
Se for o que imagino, tirar o rabicho/frange e pôr a árvore secundária,
ficará mais viável.
[ ]s
PL

José Augusto
23/05/2006, 03:55

1-não entendi a sugestão: "não arranhar a ré" - seria aquela arranhada comum nos câmbios do Santana e Versailles? Se for isto, eu movimento a alvanca pondo na 3ª, depois na 4ª para não "arranhar" na hora de pôr a ré. Faço isso na Veraneio 93, fazia na F-1000 95 e nas S-10 e tem dado certo. Seria isto?

2-Gostaria de saber se é possível aumentar a relação do diferencial da F-75 instalando coroa-pinhão 43/11 da F-1000. É intercambiável?

3-Gostaria de saber se o câmbio da Ranger 4x4 é resistente para trilhas. leves.

Pedro

1) O cambio CL2205 não é sincronizado e tem a arvore da 5a junto com a ré, o procedimento correto é este mesmo que vc citou, alem do fato mais importante, de nunca engatar a ré com o veículo em movimento, diferente da caixa CL2215 que tem a ré sincronizada e não sofre deste mal.

2) As relações curtas do gasolina 8x43, 9x44, 11x47 e 12x47 se não me engano tem a mesma caixa de satélites, já relações mais longas, normalmente utilizados nos diferênciais dos veículos originalmente diesel, tem uma caixa de satélites com encaixe da coroa reposicionada, para acomodar o pinhão com mais dentes.

3) Acho que se utilizado dentro dos limites pré estabelecidos ou utilizado com o motor original, é adequado, é o conjunto que tenho no meu CJ, se vc for utilizar aconselho a vedar a caixa seca, eu vedei a minha (passa água, mas não passa barro).

José Augusto
23/05/2006, 04:18
OBRIGADO AMIGOS, na realidade, agora ficou mais claro, ontem um amigo me deu uma ideia mais cara que seria de achar um conjunto de caixa e sobre caixa da S10 4x4 que seria melhor o conjunto, acho mesmo que vou é ficar com a F260 e aguentar um tempo e depois trocar a coroa e pinhão vou precisra trocar tres conjunto pois eu já tenho um reservsa 8/43. continuando com a duvida surgiu a ideia de mancalizar a t-case e fazer um cardão para ligar as duas caixa alguém saberia me dizer de alguma experiencia??

O conjunto da S10 4x4 é a melhor opção pena que não cabe, é muito comprido no CJ5, fica sem cardã trazeiro, tem um pessoal do forum que falou que ia colocar, eu avisei, agora estou esperando para ver qual a mágica.

A sua opção vale a pena?, só o custo de mão de obra para desmontar os diferenciais e ajustar para nova relação de 2 eixos já vai pelo menos R$ 400,00 se não tiver que comprar os rolamentos.

O que se faz quando não há maneira de encaixe na caixa de cambio para a transferência é interligalos com um minusculo cardã mas aí tem que fazer as contas e ver se cabe, o ideal neste caso é utilizar uma t-case mais moderna.

pedro y
23/05/2006, 13:17
coroa-pinhão 43/11 da F-1000. É intercambiável?
Se as relações curtas do gasolina 8x43, 9x44, 11x47 e 12x47 têm a mesma caixa de satélites e as relações mais longas, normalmente utilizados nos diferênciais dos veículos originalmente diesel, têm a caixa de satélites com encaixe da coroa reposicionada para acomodar o pinhão com mais dentes, pensei:
Minhas F-75 - ambas 1976 - têm eixo "canela grossa" 9/44. Se eu quiser pôr o diferencial -coroa/pinhão/cx.satélites- da F-1000, caberia?

José Augusto
23/05/2006, 19:12
Minhas F-75 - ambas 1976 - têm eixo "canela grossa" 9/44. Se eu quiser pôr o diferencial -coroa/pinhão/cx.satélites- da F-1000, caberia?

Não conhecia esta relação 11x43 (3.91), acho estranho pois ela é muito próxima da 12x47 (3.92), conhecia a 11x45 (4.09) do Troller e alguns DANA 60, mas acredito que daria pois o pinhão é de 11 dentes.

Só mais uma informação importante a minha caixa de satélites da Rural também é de F1000, mas eu acabei colocando porque queria 30 estrias (mandei fazer os eixos em aço especial), no seu caso se vc vai usar a caixa de satélites da F1000 então vai precisar mandar fazer tambem os 4 semieixos pois eles terão 30 estrias.

pedro y
23/05/2006, 22:58
Esse trabalhão que me daria é para compensar o câmbio de 4 marchar com motor da Ranger que pretendo pôr.
Por outro lado, estou pensando seriamente e pôr o câmbio e T.Case da Ranger se houver a possivilidade de ratacionar para conectar o cardã pelo lado dianteiro...

Com relação ao diferencial com relação 43/11, existe. E outros mais.
Dê uma olhada minuciosa no catálogo no site da spicer (que é do grupo Dana).

Além do diferencial 43/11 vocâ vai encontrar outros.
Para vizualizar, vá no link:
www.affinia.com.br/teste/spicer/pdf/SPICER_Eixos_Diferenciais_Componentes_2003.pdf

para baixa o PDF zipado, vá no link?
www.affinia.com.br/teste/spicer/pdf/SPICER_Eixos_Diferenciais_Componentes_2003.zip

José Augusto
23/05/2006, 23:25
pedro y, obrigado, mas o catálogo eu tenho, quando escrevi que não conhecia esta relação, queria dizer que nunca tive contato com uma (em mãos mesmo), por não ser usada em jeep's, fique atento ao que escrevi no final da última mensagem, a caixa de satélites da F1000 tem as planetárias com 30 estrias e não 19 estrias como as F75, Rurais e CJ (não sei se apartir de 1980 os CJ5 e as F75 começaram a vir com 30 estrias).

Se vc conseguir colocar o conjunto completo cambio e transferência da Ranger é o ideal. Se vc não conseguir girar a t-case de Ranger já pensou em inverter os tubos do eixo diânteiro, muitos aqui no forum tem desmontado o diferêncial dianteiro para ajustar o caster quando alteram a suspensão, em Santo André tem até a mecânica Bonfim que faz este serviço e até colocam novos tubos no caso de empenamento.

pedro y
24/05/2006, 01:05
A relação 43/11 foi uma solução de um cunhado meu para uma F-3 51 com motor diesel (acho que aquele da D-10) que estava muito lenta. Anda muito bem agora...

O câmbio 4x4 da Ranger é de um cunhado meu que vende peças usadas. Fico sempre observando a engenharia daquilo. Para mim parece uma escultura. Qualquer dia desses pretendo desconectar a t-case para dar uma estudada melhor.
Aliás, eu só não compro de porque o preço do power-trains (ele tem o motor completo) é em torno de 7 mil... Esse preço é a média do preço do veículo inteiro sinistrado que as seguradoras vender em leilões, sem direito a documento, nem licenciamento, destinado a aproveitamento de peças...
Daí então, prefiro esperar uma oportunidade destas e levar adiante essa idéia.
Como comprei uma Ranger sucata no último sábado para pôr o motor 4 cil na F-75 OHC, meu bolso está necessitando de um período de descanso.
Mas, enquanto não posso pôr em prática o projeto, estou pesquisando outras alternativas.

Leandro Antonio da Silva
24/05/2006, 09:36
Pedro eu hj tenho na baranga um motor maverick 4 cilindro e caixa maverick 4 marcha, comprei um opala inteiro com motor 6 cilindro então como uso a baranga somente para fazer trilhas vou obtar pela mais duravel que é a F260 - eu ainda não comprei sou do Rio Grande do Sul - São Leopoldo, sabe de alguma boa e com bom preço??? so o flange da deep tec custa 500,00. obrigado pela suas colocações- estou procurando uma caixa f260