PDA

Ver Versão Completa : Buzina da Ranger



Edintruder
21/05/2006, 20:39
A buzina da minha Ranger parou de buzinar, agora de noite fui olhar e testando notei que tem dois fios conectados a ela, sendo que os dois recebem positivo quando acionado o relé e o aterramento é feito na carcaça.
Alguém sabe o mistério desses dois fios? De qualquer maneira vou colocar uma corneta nova pois a dela parou de vez, mas ficou a dúvida!

Walter L. L. Casitta
21/05/2006, 21:11
Esse deve ser o problema. Não existe aterramento. Um dos fios tem que estar ligado ao negativo.

Edintruder
21/05/2006, 21:56
Então vou ter que olhar de novo, pois os dois estão sendo acionados simultaneamente e não parece estar fechando curto, pois o fusível está ok e não dá queda de tensão quando acionada.
De manhã um cachorro atravessou na minha frente e meti a mão na buzina junto com o pé no freio. Até então estava funcionando, agora de noite que quando quase passei por cima de um motoqueiro :roll: foi que notei que não estava funcionando!

Deve ter gente dizendo que eu sou um perigo no volante, então quero deixar claro que nunca bati com o carro, quer dizer, uma vez bati de ré num pilar de concreto pois não vi no espelho, mas já faz muitos anos!

danielmotta
21/05/2006, 23:04
vou dar um palpite, as vezes pode ser válido, um dia um dono de eletrica me falow que em algumas buzinas só possuem entrada positiva, pois como ela eh de metal e aparafusada na estrutura do carro, já funciona como um negativo!

Walter L. L. Casitta
22/05/2006, 08:12
A muito tempo que os dispositivos elétricos dos veículos, não utilizam o aterramento da carroceria, com o tempo apareciam maus contatos. Agora todos têm os dois fios. Só os que ficam no motor não têm.

LLeeoo
22/05/2006, 11:02
Já sei, quando você pisou no freio e tacou a mão na buzina o fio se assustou e pulou do negativo pro positivo :lol: :lol: :lol: :lol:

ojaneri
22/05/2006, 18:04
Nao me lembro da Ranger, mas no Samurai a buzina na verdade são duas. Uma mais aguda e outra grave, cada uma recebia um positivo e o aterramento era na carcaça.

Talvez na Ranger seja assim não. Cheque se a parte da buzina que fica em contato com a carcaça nao esta oxidada e dando curto.

[]s!

Edintruder
22/05/2006, 19:44
Está dando aterramento na carcaça. No Santana são dois fios tb. Vou desmontar tudo no final de semana e ver se não está queimado o platinado da corneta antes de trocar tudo.


Já sei, quando você pisou no freio e tacou a mão na buzina o fio se assustou e pulou do negativo pro positivo

Deve ter sido, pois até o cusco teve que trocar as cuecas depois do susto!

Walter L. L. Casitta
22/05/2006, 21:46
Edintruder,
Um dos fios é negativo e o outro é positivo. Se quando você aciona a buzina e os dois ficam positivos é porque o fio negativo esta desligado.:shock:

ojaneri,
:discordo:O Samurai originalmente tem apenas uma buzina com dois fios + e -. Assim como na Ranger a carcaça da buzina é isolada do negativo.

Edintruder
23/05/2006, 21:50
Walter! Boa resposta! vou olhar com calma isso junto com o alarme. Quando está muito frio as portas não travam ou destravam com o alarme. Após usar o ar quente no interior da cabine a trava elétrica torna a funcionar. isso ocorre com temperaturas abaixo de 10°C, ou seja, todos os dias de manhã ou de noite... A tarde funciona perfeitamente bem. Vou mandar um e-mail para a eclipse alarmes e ver a resposta deles!
Vou benzer a minha Ranger! :x

Walter L. L. Casitta
24/05/2006, 08:22
Walter! Boa resposta! vou olhar com calma isso junto com o alarme. Quando está muito frio as portas não travam ou destravam com o alarme. Após usar o ar quente no interior da cabine a trava elétrica torna a funcionar. isso ocorre com temperaturas abaixo de 10°C, ou seja, todos os dias de manhã ou de noite... A tarde funciona perfeitamente bem. Vou mandar um e-mail para a eclipse alarmes e ver a resposta deles!
Vou benzer a minha Ranger!

Verifica a tensão da bateria antes. Elas não gostam de frio...

ojaneri
24/05/2006, 09:23
Edintruder,
Um dos fios é negativo e o outro é positivo. Se quando você aciona a buzina e os dois ficam positivos é porque o fio negativo esta desligado.:shock:

ojaneri,
:discordo:O Samurai originalmente tem apenas uma buzina com dois fios + e -. Assim como na Ranger a carcaça da buzina é isolada do negativo.

E quem disse que a minha buzina é original? A do Samurai foi trocada faz um bom tempo, depois de algumas trilhas...coloquei aquela vulgarmente chamada de 'paquerinha'. :-)

Walter L. L. Casitta
24/05/2006, 09:37
hahahahah, eu também coloquei um par dessas no meu Samurai :mrgreen: . A original ta guardada lá em casa até hoje, ela desafinava quando buzinava e pisava no freio ao mesmo tempo... :lol:

Edintruder
24/05/2006, 19:40
Verifica a tensão da bateria antes. Elas não gostam de frio...

Bem, o arranque vira muito bem sem o rádio se desligar.

Walter L. L. Casitta
24/05/2006, 21:31
Edintruder,

Ok, então me deixa dar outro chute:
Pode ser que o cara que instalou, pegou o 12V para alimentação do alarme e travas num ponto que não suporte a corrente necessária para o que os 12V cheguem completos até as travas e se elas estiverem trabalhando no limite, bastaria mais uma pequena queda na tensão da bateria não funcionar direito.
Não sei como funcionam as travas da sua Ranger, mas na minha elas funcionam conjugadas com o alarme. Travam e destravam junto com o acionamento e desligamento do alarme via controle remoto. Então todas as vezes que isso acontece, as lanternas também acendem. Nesse momento a corrente drenada é a soma da corrente das 4 travas mais as 6 lâmpadas de 21W.

Edintruder
25/05/2006, 18:36
A minha é ligada dessa mesma maneira que falasses. Vou fazer uma ponte direta da entrada na caixa de fusíveis para o interface das travas e ver no que dá. Agora até faz um sentido, pois muitas vezes ela acaba trancando quando as luzes da advertência apagam.
Como o sábado vem chegando, já vou mexer bem munido de tentativas! :concordo:

Edintruder
27/05/2006, 12:00
A buzina é um fio só! É que uma corneta faz ponte para a outra, por isso aparecem duas pernas positivas. O problema era aterramento mesmo. Virei o suporte e voltou funcionar. É brabo não ter tempo de mexer nisso logo de cara. Mas pelo menos vou devolver as duas cornetas que tinha comprado ontem por quase R$70,00.