PDA

Ver Versão Completa : Land rover : Por que é retirada a carroceria do chassi para fazer manutenção?

GLIDER
25/09/2019, 12:27
Land Rover: por que é retirada a carroceria do chassi para fazer manutenção?

https://www.youtube.com/watch?v=lvBHYDOsnfE

cemecor
28/09/2019, 15:24
Complicado e bem caro hein?... assim vou adiando meu sonho de ter uma Disco 4 ou uma RR Sport até 2013... deste jeito vou ter que esperar mais um pouco pra pegar um dos modelos 2014 em diante... :(

Glaicon
29/09/2019, 07:12
Complicado e bem caro hein?... assim vou adiando meu sonho de ter uma Disco 4 ou uma RR Sport até 2013... deste jeito vou ter que esperar mais um pouco pra pegar um dos modelos 2014 em diante... :(
R$ 4.500,00 só para o serviço de erguimento da carroceria.:shock:
Fora o custo da manutenção.
Surreal.
Apesar de dizerem que já tem oficinas que fazem as trocas de correias sem precisar erguer o carro.
Mas confiar como no serviço, diante de todas as leituras que o sistema faz ao se mexer em cada componente, como ele explicou?
Não é para o bolso da maioria absoluta da população, incluindo eu!:mrgreen:

ASQ1973
29/09/2019, 12:54
Coisas pra quem não sabe e nem quer saber quanto custa. Não é o meu caso. Mas sinceramente, tecnologia arcaica e a meu ver de baixíssima falta de noção. Engenheiros deveriam resolver problemas e achar soluções e não complicar a vida de quem quer ter um carro.

Sergio c
29/09/2019, 18:20
Acho isso uma falha no projeto, mas, foi aprovado pela direção da empresa e tem quem compre. Eu, passo.

ASQ1973
29/09/2019, 19:22
Bem isso. Aprovado pela diretoria que só visa lucro... e aos compradores, com exceção daqueles que não sabem nem querem saber quanto custa, que se danem.

GLIDER
01/10/2019, 09:25
esse é o tipo de carro que não da pra andar muito fora da cidade, qualquer problema o carro entra em modo de segurança, ai ja viu. Tem gente que tem grana pra comprar mas prefere gastar em outra viatura justamente por isso.

Sergio c
01/10/2019, 14:47
E as usadas viram logo logo RR, resto de rico hehehe.

dudarj
01/10/2019, 19:02

Para comprar uma LR dessas usada hoje, o cara tem que ter disposição $$$$.

cemecor
03/10/2019, 18:45

Pensei que RR era Range Rover :lol:

Walter da Camper
03/10/2019, 20:18
Com a quantidade de eletrônica embarcada (chicotes, conectores, sensores, ECUs...) eu fico imaginando o que pode acontecer depois de desconectar e reconectar tudo, torcer chicotes para lá e para cá...
As possibilidades de surgir mau-contato, fio partido, fio mordido..., etc, é muito grande.
Por melhor que seja o profissional, depois de uma dessas, dificilmente o carro volta a ser o mesmo que antes.

A questão é que nos países desenvolvidos, carro é bem de consumo e depois de usado não vale nada.
Por isso as fábricas projetam os modelos de luxo para durarem apenas o tempo que fica na mão do primeiro dono.
Se as estatísticas dizem que o comprador troca a cada 4 anos, eles projetam para durar esse tempo sem precisar de manutenção, exceto as revisões padronizadas. Depois desse tempo, não há nenhuma preocupação com a viabilidade da manutenção para quem comprar usado, afinal o cliente deles já usou e descartou.

titanium
04/10/2019, 07:21
Vejo um alvoroço bem grande por conta desse assunto e vou emitir minha opinião.

Penso que apesar de ser "escandaloso" ver a cabine fora do chassi, isso é um procedimento simples.
Em tese, desparafusar uma dezena de parafusos, desconectar os conectores dos chicotes e erguer.

Por incrível que pareça, a chance de quebrar algo é bem menor do que desmontar uma dianteira completa de um carro.

Esses dias tive que fazer o alternador da Discovery 2 (que é infinitamente mais simples que essas LR modernas) e foi um trabalho de 11 horas.

90% retirando o alternador (retirando não, colocando ele numa posição onde desse para trabalhar, não deu para desconectar tudo dele, senão rasgaria a mangueira de vácuo que estava colada) e 10% desse tempo no reparo dele em si.

Como alguns sabem, minha esposa já teve uma Hilux Japinha (95), a qual era chamada carinhosamente de Mariposa.
Para trocar a bateria da viatura e uma simples lâmpada é um saco!
Tem que desmontar um bocado de coisa.

Onde quero chegar?

Todo e qualquer carro que tenha um cofre apertado vai precisar desmontar um bocado de coisa.
Algumas coisas até mais críticas, como Mangueiras do sistema de arrefecimento.
Quantos casos já ouvimos de mangueira de arrefecimento que foi desmontada e ao montar o mecânico esqueceu de apertar.

Isso já ocorreu comigo, já ocorreu com meu pai, já ocorreu com um monte de gente que conheço e os estragos são absurdamente mais críticos e caros do que se precisar reparar um conector elétrico, um fio "mordido", etc.

Tiro pelo serviço que fiz na Discovery 2... para retirar o alternador tive de desmontar um bocado de outras coisas..
Em outros carros não é diferente.
Muito comummente se faz necessário tirar o radiador e a ventoinha na frente do motor.
Serviço até mais demorado e chato do que erguer a cabine, na minha opinião.

Agora tem gente que me parece ser maliciosa.
Pega um serviço que era para ser mais barato (por que é mais simples e as chances de quebrar outras coisas são menores) e Joga o valor Lá nas ALTURAS!
Cobrar 4 mil reais para desmontar uma cabine dessas, vai me desculpar, mas me parece fora da proporção, fora da realidade.

Penso que chega a ser malicioso por que se aproveita desse "impacto" que causa uma cabine fora do chassi para dizer que é complexo e arriscado.
Ou seja, é só argumento para poder cobrar mais do cliente para fazer algo que é até mais simples.

Outro ponto.

Esse procedimento também foi planejado, penso, para que outros componentes sejam revisados conjuntamente com a correia.

Ora... se uma correia é trocada a cada 100 mil km, certamente as mangueiras do sistema de arrefecimento deveriam ser substituídas ou pelo menos inspecionadas.

Aí, jovem, não tem segredo... certamente será MUITO mais fácil inspecionar e trocar as mangueiras e outros componentes do motor sem a cabine em cima.

Quem já fez essa inspeção com a cabine no lugar sabe o que estou dizendo.

É um saco!!!!

Não acha posição!

O cara tem que ficar deitado sobre o motor, amassando a lata do carro e correndo o risco de quebrar alguma peça plástica importante (sim, por que 99% dos carros a partir dos anos 2000 tem várias peças plásticas no cofre) e certamente deixando passar algo.

Fazer essa inspeção por baixo do carro também é um saco.
Se for deitado, uma bosta.
Se for sob o elevador, também não facilita por que não se consegue ver direito as coisas.

Ou seja, toma mais tempo e é mais chato de fazer.

Na minha opinião, portanto, é MUITO MELHOR retirar a cabine para fazer essa troca de correia (e as outras manutenções e inspeções programadas para essa KM) do que ficar desmontando coisa no cofre, tomando mais tempo e correndo o risco de danificar mais coisas.

Abraço a todos

Sergio c
04/10/2019, 10:36
Concordo em partes Titanium, mas o que custa é a mão de obra e o tempo p tirar a cabine de cima do que propriamente trocar as peças. Digamos que o vivente mande retirar a cabine de cima p trocar algo pq quer viajar. Depois do serviço feito e antes de pegar a estrada, de um problema novamente nessa peça trocada e tenha que erguer a cabine novamente, e lá se vão mais uns dias sem o veículo e um grande gasto extra... E a viajem programada foi p saco... E outra, tirando as capitais e cidades ditas "grandes", duvido que algum mecânica se meta a retirar a cabine de uma LR p trocar um alternador, já outras camionetes e outros carros "mais simples", qualquer mecânico de esquina no fim do mundo troca. Essa é a minha opinião.

GLIDER
04/10/2019, 11:50
o que penso ser um ponto importante é: o mecanico do vídeo disse que tem o software onde on-line loga no fabricante liberando o scaner para "ler" caracteristicas e problemas da viatura, geralmente esse tipo de processo on-line de software/ licença de uso monitorado pelo fabricante costuma ser muito caro, por isso o serviço ser caro pois amarra o veiculo ao tecnico e ao fabricante. Agora o fato é, é muito caro, bobo é aquele que pensa que rico gosta de gastar muitor pelo fato de ser rico, só se for rico bobo que não sabe o valor do dinheiro.

Walter da Camper
04/10/2019, 13:54
O poder da retórica é uma coisa fascinante.
Sempre é possível argumentar para os dois lados e provar suas razões.
Lendo a argumentação do amigo, é fácil concordar que erguer a carroceria é um procedimento simples.
Mas, lá no fundo da minha mente teimosa de jipeiro velho, uma voz cansada me diz: "corre que é cilada, Bino."

Penso que apesar de ser "escandaloso" ver a cabine fora do chassi, isso é um procedimento simples.
Em tese, desparafusar uma dezena de parafusos, desconectar os conectores dos chicotes e erguer.

(...)

Na minha opinião, portanto, é MUITO MELHOR retirar a cabine para fazer essa troca de correia (e as outras manutenções e inspeções programadas para essa KM) do que ficar desmontando coisa no cofre, tomando mais tempo e correndo o risco de danificar mais coisas.

Abraço a todos

titanium
04/10/2019, 17:29
Concordo em partes Titanium, mas o que custa é a mão de obra e o tempo p tirar a cabine de cima do que propriamente trocar as peças. Digamos que o vivente mande retirar a cabine de cima p trocar algo pq quer viajar. Depois do serviço feito e antes de pegar a estrada, de um problema novamente nessa peça trocada e tenha que erguer a cabine novamente, e lá se vão mais uns dias sem o veículo e um grande gasto extra... E a viajem programada foi p saco... E outra, tirando as capitais e cidades ditas "grandes", duvido que algum mecânica se meta a retirar a cabine de uma LR p trocar um alternador, já outras camionetes e outros carros "mais simples", qualquer mecânico de esquina no fim do mundo troca. Essa é a minha opinião.

A verdade é que dá para trocar "por cima" muitos itens dessas LR que teoricamente só podem ser feitos sem cabine.
Converse com qualquer mecânico decente que ele te responderá.

O problema, penso, é que se você cobra 1.000 reais APENAS de Mão de Obra para reparar um alternador, o cara vai reclamar.

Mas se você disser que TEM QUE tirar a cabine, aí o proprietário não vai dizer nada.

Quanto a quebrar em qualquer lugar... bom, sinceramente, sou a favor do método que tenha menos risco de afetar coisas que estejam no caminho, e no caso específico da Land Rover, entendo que o método menos arriscado para outros componentes é o de retirar a cabine.

Aliás, entendo que ele seja também o mais rápido e o que permita uma revisão muito melhor, melhor inspeção.
Isso, por si só, já aumenta bastante a qualidade das manutenções e inspeções, IMHO.

Abraço

titanium
04/10/2019, 17:46
O poder da retórica é uma coisa fascinante.
Sempre é possível argumentar para os dois lados e provar suas razões.
Lendo a argumentação do amigo, é fácil concordar que erguer a carroceria é um procedimento simples.
Mas, lá no fundo da minha mente teimosa de jipeiro velho, uma voz cansada me diz: "corre que é cilada, Bino."

Não tenho a intenção de mudar a visão de ninguém, Walter.

Só tomei a liberdade de registrar minha opinião pois vejo muita gente fazendo alvoroço por algo, que na minha opinião, é de fato o melhor procedimento.

Claro que esse carro não foi pensado para usuários Hobistas, que não contam com elevadores, softwares de ativação, etc.

Mas na minha curta, porém intensa, história de manutenção DIY dos veículos que tivemos e de amigos entendo que a remoção da cabine é o procedimento menos passível de erros.

Meu entendimento de como uma oficina enxerga essa questão de desmontar "por cima" do cofre":
- A troca de uma correia por cima vai precisar desmontar parte da dianteira;
- Retira-se ventoinha correndo o risco de riscar colmeia de radiador, beliscar correia de acessórios, não se tem torquímetro para dar o torque correto depois;
- Precisa desmontar alguns componentes plásticos: que em LR muitos sabem que são horríveis, ressecam e ficam quebradiços;
- Se tiver de sacar o radiador, o que quase certo que precisará, vai perder todo o líquido de arrefecimento (sim, vamos combinar que 90% das oficinas - pelo menos as que conheço - não tem condição de garantir que o fluído não será contaminado), e o cliente não vai querer pagar por isso e a oficina não vai querer assumir o risco de um fluído zicado rodando no motor de aluminio;
- Horas e horas de desmontar diversas coisas, abraçadeiras, mangueiras, parafusos, para então, ainda com um espaço limitado e horrível ter de trocar a correia. (correndo o enorme risco de depois não apertar alguma coisa crítica depois - poxa... tive vários amigos com esse problema, um deles forista, o amigo Abel, que só levava em oficina conceituada; eu tive com o tradicional João da Sollo4WD - um mecânico dele não apertou direito algo no sistema de freios e eu fiquei SEM FREIOSSSSSS... sim, sem FREIOS por uma porcaria de detalhe de montagem que não foi bem apertado!!)
- Quanto mais trabalho, mais tempo se leva;

Mais crítico: nada disso o dono entende e "vê", ainda mais o público desse carro.
O que o dono não vê, a oficina "Não pode" cobrar.

Mas diz pro dono que tem que retirar toda a carroceria!?!?!?

Como é algo que ele vê, é algo gritante para quem não entende, pronto. "Fim do mundo".
Aí sim a oficina pode cobrar um valor bem salgadinho.

O que o dono não sabe é que é muito menos arriscado quebrar algo retirando a cabine (sendo que tudo foi programado para isso pela LR) do que a velha e tradicional (e horrível) manutenção por cima ou por baixo (horrível digo no sentido de ter de ficar se levantando e se abaixando sob o carro).

Eu penso que tem é muita oficina se aproveitando disso para arrancar um couro da pele dos proprietários de Discovery e RR acima de 2006.

Na prática o que quero dizer é que considero esse procedimento mais simples (para uma oficina, frize-se, não para DIY) e mais efetivo do que a "manutenção por cima".

Ruim de descabinar é Bandeirante...
Toda vez que for fazer isso vai perder o chicote, por que eles não são preparados pra isso.

Mas qualquer manutenção de troca de embreagem e manutenção em câmbio também fica mais fácil retirando a cabine nesses carros véios.
Não é atoa que as Bands antigas vinham com assoalho removível... Ajudava um pouco.

Desistiram dessa ideia por que entrava muita poeira e fumaça.
Na linha de deixar o carro mais urbano, desistiram.

As LR Defenders tem o assoalho removível também para facilitar.
Mas na prática o espaço é tão apertado que não ajuda muito.

Ah....
Cabe dizer que trocar embreagem da Band e da Defender foi um pé no saco por que o mecânico só tinha uma girafa.
Imagine se fosse fácil erguer uma carroceria de Band!
Putz, mão na roda.
Desconecta 8 plugs de fiação, tira 8 parafusos de fixação da cabine ao chassi, retira o parafuso da coluna de direção e boa!
Acesso a tudo fácil.
Mecânico não tem que ficar carregando coisa pesada, sem posição para tirar os "trem" do lugar.

Outro ponto...
A maioria das oficinas que conheço tem um elevador, mas nem todas tem uma bendita girafa.

No caso de uma expedição, penso, fica até mais fácil arranjar alguém para erguer uma cabine (desde que a parte elétrica seja preparada para isso - plugs rápidos) do que arranjar alguém com girafa para manutenção emergencial.

Enfim, como disse acima, não pretendo mudar o pensamento de ninguém, apenas partilho meu ponto de vista.

Abraço

Sergio c
04/10/2019, 17:52
O problema que vejo é vc estar viajando longe de casa com a família e der pau em alguma coisa e o diagnóstico é , ter que levantar a cabine....Se na cidade tiver um meca que faça, no mínimo uns dois parado. se não tiver meca na cidade p fazer, aí lascou de vez...só no guincho...É mulher buzinando nos ouvidos, filhos chiando... Num veículo dito "normal", que precise trocar uma peça que na LR tenha que erguer a cabine, mesmo tendo que tirar alguns periféricos do motor p trocá-la, não demora mais que meio dia e viagem que segue. Isso contando que a LR e o veículo normal tenham as peças na cidade.
A verdade é que dá para trocar "por cima" muitos itens dessas LR que teoricamente só podem ser feitos sem cabine.
Converse com qualquer mecânico decente que ele te responderá.

O problema, penso, é que se você cobra 1.000 reais APENAS de Mão de Obra para reparar um alternador, o cara vai reclamar.

Mas se você disser que TEM QUE tirar a cabine, aí o proprietário não vai dizer nada.

Quanto a quebrar em qualquer lugar... bom, sinceramente, sou a favor do método que tenha menos risco de afetar coisas que estejam no caminho, e no caso específico da Land Rover, entendo que o método menos arriscado para outros componentes é o de retirar a cabine.

Aliás, entendo que ele seja também o mais rápido e o que permita uma revisão muito melhor, melhor inspeção.
Isso, por si só, já aumenta bastante a qualidade das manutenções e inspeções, IMHO.

Abraço

titanium
04/10/2019, 18:01
O problema que vejo é vc estar viajando longe de casa com a família e der pau em alguma coisa e o diagnóstico é , ter que levantar a cabine....Se na cidade tiver um meca que faça, no mínimo uns dois parado. se não tiver meca na cidade p fazer, aí lascou de vez...só no guincho...É mulher buzinando nos ouvidos, filhos chiando... Num veículo dito "normal", que precise trocar uma peça que na LR tenha que erguer a cabine, mesmo tendo que tirar alguns periféricos do motor p trocá-la, não demora mais que meio dia e viagem que segue. Isso contando que a LR e o veículo normal tenham as peças na cidade.

De fato.. horrível é estar viajando e o veículo quebrar com família.
É realmente algo muito ruim!

Mas vale lembrar que Nem tudo nesses carros precisa erguer a cabine para manter, certo!?
Aliás, até a bendita troca de correia e turbina da pra fazer "por cima"!

E como comentei acima, na minha experiência de troca de embreagem de Band e Defender, foi mais difícil achar uma oficina com girafa do que uma que tivesse elevador.

Para fazer o procedimento de troca de embreagem com girafa precisou de uns 3 cabra forte na Defender.
1 segurando a girafa e controlando ajuste pra cima e pra baixo, 1 monitorando se o piloto do câmbio havia encaixado corretamente e 1 empurrando o bendito conjunto.

Erguer a cabine possivelmente precisaria apenas de 1 pessoa para realizar o reparo.
A pessoa solta todos os conectores, parafusos de cabine, coluna de direção, encaixa o elevador e sobe.
Aí essa mesma pessoa realiza com facilidade as inspeções e reparos.

Menos tempo, menos cansativo, menos risco de implicar outras coisas... resulta numa viagem mais tranquila. (nesse caso de reparo emergencial que você citou).

Reitero: nem tudo precisa tirar a bendita cabine, mas tem manutenções que EU, particularmente, adoraria ter tido condições de retirar a Bendita!!!
rsrsrs

Abraço

GLIDER
04/10/2019, 19:17
Boa noite Titanium, vou falar o que penso, nem no video nem nenhum colega esta alardeando nada, são somente constatações da realidade, mas eu concordo com vc quando diz que estes tipos de LR não é carro para hobista, pelo menos hobista comum. Essa de elevar a carroceria vejo que faz parte do projeto do carro para manutenção mais adequada e me parece para este caso o mais indicado, agora amigo Titanium convenhamos o que os engenheiros da LR tinham na cabeça quando resolveram projetar uma viatura onde a solução é essa? Com relação ao meca do video ele parece ser bastante entendido no que faz.

Obs creio que todos nós sabemos deste tipo de operação, mas acredito que ainda tem gente que não conhece o processo e vejo que o cara explicou com conhecimento de causa num video de boa definição e riqueza de detalhes video assim e em português é raro.

Vc saberia me dizer detalhes sobre essa ferramente (softer) de manutenção da LR? quanto custa, como obter, parece que tem que ter uma conta de acesso...

Sergio c
04/10/2019, 21:27
Sim, mas como tudo no Brasil a turma quer levar vantagem em tudo, os mecânicos vêem que é uma LR e já começam a meter a faca e assustar antes de por a mão na massa... Quando essas LR tiverem certa idade, acho que vai ser que nem os Mareas p tentar vendê-las...
De fato.. horrível é estar viajando e o veículo quebrar com família.
É realmente algo muito ruim!

Mas vale lembrar que Nem tudo nesses carros precisa erguer a cabine para manter, certo!?
Aliás, até a bendita troca de correia e turbina da pra fazer "por cima"!

E como comentei acima, na minha experiência de troca de embreagem de Band e Defender, foi mais difícil achar uma oficina com girafa do que uma que tivesse elevador.

Para fazer o procedimento de troca de embreagem com girafa precisou de uns 3 cabra forte na Defender.
1 segurando a girafa e controlando ajuste pra cima e pra baixo, 1 monitorando se o piloto do câmbio havia encaixado corretamente e 1 empurrando o bendito conjunto.

Erguer a cabine possivelmente precisaria apenas de 1 pessoa para realizar o reparo.
A pessoa solta todos os conectores, parafusos de cabine, coluna de direção, encaixa o elevador e sobe.
Aí essa mesma pessoa realiza com facilidade as inspeções e reparos.

Menos tempo, menos cansativo, menos risco de implicar outras coisas... resulta numa viagem mais tranquila. (nesse caso de reparo emergencial que você citou).

Reitero: nem tudo precisa tirar a bendita cabine, mas tem manutenções que EU, particularmente, adoraria ter tido condições de retirar a Bendita!!!
rsrsrs

Abraço

Glaicon
05/10/2019, 07:47
Agora, a pergunta que não quer calar: Como é que se ferve um motor V8 5.0L?:semideia

GLIDER
07/10/2019, 09:58
Agora, a pergunta que não quer calar: Como é que se ferve um motor V8 5.0L?:semideia

2x, com esse monte de sensor...

Glaicon
08/10/2019, 06:07
2x, com esse monte de sensor...
Pois é.
Tendo todos os sensores e ECU´s possíveis, com dois graus de elevação de temperatura já era para ela ligar o pisca alerta sozinha, baixar giro do motor, achar vaga numa sombra à beira da rodovia, soltar o triângulo 80 metros antes da parada, e conseguir sinal de celular, mesmo estando no Atacama!:mrgreen:

Walter da Camper
08/10/2019, 14:16
Ainda não conseguiram inventar ECU que substitua o cérebro humano.
Com um olho atento e um termômetro honesto (não aqueles que equipam os carros atuais e são programados para ficarem estáveis), é possível ir e voltar do Atacama até mesmo com um motor Mitsubishi 4d56 ou um XUD9 sem ferver.

Fabianmeine
09/10/2019, 14:12
Não é necessário tirar a carroceria para trocar a Correia da bomba de alta. Dá trabalho mas não precisa, desmonte alguns tubos da Refrigeracao que tem espaço. Tirar a carroceria é para assaltar o bolso de quem não pesquisa

Paulo André BR
11/10/2019, 09:00
Respondendo a pergunta do tópico:

Porque o projeto é ruim!

Se o plano de manutenção prevê troca de correias e para tal é necessário tirar a carroceria, ou faz como nos caminhões (que bascula facilmente) ou corrige o projeto, isso aí não faz o menor sentido, me desculpem...
Pode até vir semi pronto para tal serviço, mas pelo visto tem que desmontar muuuuita coisa, os parachoques, toda frente, soltar chicote... Ah! pelo amor... a chance de caca é enorme!

Na construção existe a Norma de Desempenho, que entre infinitas normas, exitem a lista dos itens de manutenção de uma edificação ao longo da vida útil.

Seria como eu instalar uma caixa de gordura, no meio de uma sala, sob um piso de madeira. Um dia terei que abri-la para limpeza...
Outra, os jardins verticais até são bonitos (enquanto novos), mas não faz sentido! Manutenção complicada, cara....

Enfim...

Na minha opinião, e não querendo mudar a de ninguém, é bonito, tem méritos, mas...projeto ruim e ponto.

T+

GLIDER
16/10/2019, 12:36
https://www.youtube.com/watch?v=E3w4IAZogQI

Sergio c
16/10/2019, 13:31
É uma "nave" de carro em termos mecânicos, mas eu passo......

cemecor
18/10/2019, 12:06
https://www.youtube.com/watch?v=E3w4IAZogQI

Depois deste vídeo, cheguei a algumas conclusões:

1- com exceção das Defender, estes SUVs foram feitos apenas para o primeiro dono e com o carro na garantia;
2- quem compra um Land Rover usado, precisa também de um psiquiatra... se comprar dois Land Rover, precisa internar-se no hospital psiquiátrico;
3- quem compra Land Rover apresenta status não pela capacidade para adquirir o bem, mas pela capacidade de mantê-lo;
4- agora também estou convicto de que permanecerei na linha Jeep Grand Cherokee por mais 10 anos.

cemecor
18/10/2019, 13:08
Olha que orçamento bacana, para uma retífica de um motor V8 diesel, feito na concessionária Terra Nova em Belo Horizonte... 132 mil reais... detalhe, este orçamento foi feito em 2015, com o dólar a 3 reais.

GLIDER
18/10/2019, 16:17
é...... esse tipo de tópico que abri é meio pesado de assimilar, pois o maior objetivo é informar, porque vejo que esse forum é muito procurado por quem quer entrar no mundo 4x4, por mais que possa doer em quem gosta da marca é que essas informações tem que ser debatidas e colocadas a luz pois creio que muitos tem conceitos as vezes equivocados sobre determinado produto, e as vezes tópicos como esse pode salvar o bolso de alguem.... eu mesmo não sabia muita coisa sobre as LR, mas tinha um colega forista o "neilsonhenrique" que com propriedade e possuidor de um LR sempre alertava para o casamento que era ter um LR e seus custos, a partir dai que vi que éra uma tremenda bomba, dizem que até mesmo nos EUA esses carros são meio que evitados.

titanium
18/10/2019, 19:12
Um punhado de gente falando "com propriedade" de algo baseado no "ouvi falar", tecendo críticas sem ter a real noção das coisas.
rsrsrs

Ao mesmo tempo que acho essa postura engraçada, fico preocupado!

As camisas de força e os remédios para loucos não são exclusividade dos proprietários de LR, heim, povo!
Lembrem-se disso antes de criticar os veículos de marcas que vocês não conhecem!

Orçamento de Concessionária?

PARA TUDO!!!!!!

Faz um orçamento na Toyota, amigo..
Faz na Jeep..
.. na Mercedes..

Qualquer uma delas vai cobrar uma fortuna para fazer um motor moderno (eu disse moderno).
Em seguida seja justo e Compare essa pequena fortuna com o valor do carro quando 0KM...

Tenho convicção de que a proporção/porcentagem será praticamente a mesma entre os veículos de mesma categoria (premium - sim, não quer comparar VW com Lexus, né!?)

Já tivemos toyotas em casa e acompanho o fórum tempo suficiente para afirmar que muita gente quer comprar peça original barata e manda vir do Paraguai, nem sequer cota na CSS.

Ou então compra na RockAuto, Ebay, SummitRacing e manda vir para o Brasil.

Quem quer economia em peça não compra em CSS e todos sabem disso.

Mas na hora da crítica qualquer pedaço de orçamento absurdo ta valendo né!?
rsrsrsrs

GLIDER, meu caro, penso que tópico que ajuda o próximo é aquele que tem contribuições com um mínimo de base, argumentos ponderados, alertas sólidos e fundamentados (preferencialmente) acompanhados de sugestões de solução... e não comentários baseados no "a marca do meu é a melhor e essa não presta".

... infelizmente não acho que seja o caso de boa parte dos comentários desse tópico.

"Toca o bonde na decadência do fórum, Seo Motora!"

:pipoca:

Paulo André BR
19/10/2019, 20:14
Quando envolve "paixonites", a conversa deixa de ser produtiva.

Mas creio que aqui, no geral, só somos preocupados com tal operação.
Que não é barata, apesar de permitir lindo acesso a todos os componentes, etc...
Mas pra mim, do modo como é feita, ainda é solução ruim...

É uma bela nave, mas exige dono preparado, assim como qq uma desse porte.
Carros desse padrão, vão custar caro para dono desleixado, mas aí já vendeu e quem se ferra é o segundo dono...
Hoje qualquer carro tem a obrigação de andar 100.000km sem dor de cabeça. Depois dessa km, a manutenção será diretamente ligada ao cuidado que teve nos km anteriores...

Só um adendo...., de carro velho (antigo) tenho Fusca 77, 2 Jeep (74 e 57) e uma Veraneio 94.
E contrariando o popular, o pior carro para mexer, mais difícil piores peças, é o Fusca.
O Fusca tem locais de difícil acesso, tem manhas, ajustes muito chatos, peças de péssima qualidade (mesmo as "boas").
Mas o dito popular diz que fusca é muito fácil.... é porra nenhuma!
Monto mais 50 Jeep, mas não coloco mais a mão em Fusca.

Enfim, o dito popular não vale nada, são só achismos de quem nunca mexeu num carro, ou ouviu dizer. Mas já está na boca do povo, aí já era... (R.I.P., Marea, rs)
Quando dizem: "ain, que legal, fusca é ótimo, se conserta com arame e alicate...!", tenho vontade de mandar a merd@...
Normalmente são pessoas que não sabem distinguir um carburador de um distribuidor.

O Fórum deve ser construído para desmistificar ditos populares, ou afirmá-los, com base em nossas experiências.

Você Titanium, tem feito um serviço exemplar na sua Disco TD5, desmistificando essa mecânica.
Porém, quantos fazem como você?! Quantos vão a fundo?!
Daqueles que poderiam ter um TD5, quantos ouviram a boca do povo e caíram fora? e quantos pesquisaram sobre ele e viram que é viável?! Tudo tem prós e contras.
Cada um tem que saber onde está se metendo.

Agora, no caso dessas Disco, quando um potencial interessado souber que um carro desses tem que tirar a carroceria para fazer manutenção de praxe, e só nessa operação vai uma boa grana, quero saber quantos ainda vão encarar..., por outro lado, tenho conhecido que tem uma, vive feliz, mas deu pau na suspensão, já estava preparado para o pior, aí foi no meu mecânico, gastou R$90,00 com MO (pelo tempo que levou buscando o defeito) e R$0,15 de peças (o bom e velho o-ring). Se fosse em oficina "especializada" na certa não seria menos de R$5.000,00...

Mesmo assim, eu também passo...

T+

Walter da Camper
21/10/2019, 13:55
Daqui há pouco aparece um orçamento de retífica do V8 diesel em oficina independente e aí teremos um real parâmetro de comparação.

Eu, ficaria muito contente ao me deparar com fatos que desfizessem minha percepção de que as Disco III e IV foram projetadas com uma filosofia de serem descartáveis após o 1º dono. Afinal, a Land Rover construiu sua imagem mundial com base em projetos de veículos duráveis e de manutenção viável até na savana africana.

Quando criticamos a decisão do projetista em fazer a carroceria removível para acesso à mecânica, não estamos atacando pessoalmente os donos do modelo, que sempre acabam levando isso para o lado pessoal.

Essa mesma decisão de projeto que ora condenamos, seria plenamente aceitável no caso de um veículo super-mega-esportivo, como uma Ferrari, Lamborguini ou Porsche cujos donos, via de regra, não os utilizam para expedições e seu perfil de uso comporta perfeitamente uma parada prolongada e onerosa para a manutenção numa oficina localizada na capital de SP ou RJ, com desmontagem total, como se fosse uma aeronave.

Talvez isso seja uma opinião arcaica e um tanto desatualizada com a realidade do mercado automobilístico, mas a maioria daqueles que levam a sério os veículos 4x4 e os utilizam para viagens, expedições, trilhas ou competições sabem que um dos princípios básicos no projeto desses veículos é a facilidade e rapidez na manutenção, principalmente a corretiva.

Quando nos deparamos com um 4x4 de uma marca que carrega o peso da história da Land Rover, essa situação inusitada de erguer a carroceria para trocar correias nos parece uma enorme contradição com a proposta do carro e com a própria história da marca. Daí resulta a conclusão de que o fabricante pensou apenas na possibilidade do primeiro dono utilizar o carro em viagem fora-de-estrada e, após isso, tornar essa utilização impraticável para o segundo dono, de modo que ele perca o valor de revenda em vá direto para o desmanche. Com essa estratégia, a imagem do modelo estará sempre associada a veículos novos sendo conduzidos por consumidores premium, ou seja, nunca será visto como carro "de pobre".

Ocorre que, ao menos no nosso país, a realidade é exatamente o contrário: O primeiro dono de um carro desse nível não o utiliza para a prática de off-road e somente o 2º ou 3º dono pensará em adquiri-lo para realizar o sonho de ir a Ushuaia ou ao Atacama. É com base nessas premissas que nós, brasileiros amantes do 4x4, analisamos se determinado modelo é um 4x4 bom ou ruim. Portanto, não é nada pessoal com a marca ou seus entusiastas.

GLIDER
22/10/2019, 09:29
Daqui há pouco aparece um orçamento de retífica do V8 diesel em oficina independente e aí teremos um real parâmetro de comparação.

Eu, ficaria muito contente ao me deparar com fatos que desfizessem minha percepção de que as Disco III e IV foram projetadas com uma filosofia de serem descartáveis após o 1º dono. Afinal, a Land Rover construiu sua imagem mundial com base em projetos de veículos duráveis e de manutenção viável até na savana africana.

Quando criticamos a decisão do projetista em fazer a carroceria removível para acesso à mecânica, não estamos atacando pessoalmente os donos do modelo, que sempre acabam levando isso para o lado pessoal.

Essa mesma decisão de projeto que ora condenamos, seria plenamente aceitável no caso de um veículo super-mega-esportivo, como uma Ferrari, Lamborguini ou Porsche cujos donos, via de regra, não os utilizam para expedições e seu perfil de uso comporta perfeitamente uma parada prolongada e onerosa para a manutenção numa oficina localizada na capital de SP ou RJ, com desmontagem total, como se fosse uma aeronave.

Talvez isso seja uma opinião arcaica e um tanto desatualizada com a realidade do mercado automobilístico, mas a maioria daqueles que levam a sério os veículos 4x4 e os utilizam para viagens, expedições, trilhas ou competições sabem que um dos princípios básicos no projeto desses veículos é a facilidade e rapidez na manutenção, principalmente a corretiva.

Quando nos deparamos com um 4x4 de uma marca que carrega o peso da história da Land Rover, essa situação inusitada de erguer a carroceria para trocar correias nos parece uma enorme contradição com a proposta do carro e com a própria história da marca. Daí resulta a conclusão de que o fabricante pensou apenas na possibilidade do primeiro dono utilizar o carro em viagem fora-de-estrada e, após isso, tornar essa utilização impraticável para o segundo dono, de modo que ele perca o valor de revenda em vá direto para o desmanche. Com essa estratégia, a imagem do modelo estará sempre associada a veículos novos sendo conduzidos por consumidores premium, ou seja, nunca será visto como carro "de pobre".

Ocorre que, ao menos no nosso país, a realidade é exatamente o contrário: O primeiro dono de um carro desse nível não o utiliza para a prática de off-road e somente o 2º ou 3º dono pensará em adquiri-lo para realizar o sonho de ir a Ushuaia ou ao Atacama. É com base nessas premissas que nós, brasileiros amantes do 4x4, analisamos se determinado modelo é um 4x4 bom ou ruim. Portanto, não é nada pessoal com a marca ou seus entusiastas.

Bom dia colega Walter, perfeita síntese.

GLIDER
22/10/2019, 09:34
Um punhado de gente falando "com propriedade" de algo baseado no "ouvi falar", tecendo críticas sem ter a real noção das coisas.
rsrsrs

Ao mesmo tempo que acho essa postura engraçada, fico preocupado!

As camisas de força e os remédios para loucos não são exclusividade dos proprietários de LR, heim, povo!
Lembrem-se disso antes de criticar os veículos de marcas que vocês não conhecem!

Orçamento de Concessionária?

PARA TUDO!!!!!!

Faz um orçamento na Toyota, amigo..
Faz na Jeep..
.. na Mercedes..

Qualquer uma delas vai cobrar uma fortuna para fazer um motor moderno (eu disse moderno).
Em seguida seja justo e Compare essa pequena fortuna com o valor do carro quando 0KM...

Tenho convicção de que a proporção/porcentagem será praticamente a mesma entre os veículos de mesma categoria (premium - sim, não quer comparar VW com Lexus, né!?)

Já tivemos toyotas em casa e acompanho o fórum tempo suficiente para afirmar que muita gente quer comprar peça original barata e manda vir do Paraguai, nem sequer cota na CSS.

Ou então compra na RockAuto, Ebay, SummitRacing e manda vir para o Brasil.

Quem quer economia em peça não compra em CSS e todos sabem disso.

Mas na hora da crítica qualquer pedaço de orçamento absurdo ta valendo né!?
rsrsrsrs

GLIDER, meu caro, penso que tópico que ajuda o próximo é aquele que tem contribuições com um mínimo de base, argumentos ponderados, alertas sólidos e fundamentados (preferencialmente) acompanhados de sugestões de solução... e não comentários baseados no "a marca do meu é a melhor e essa não presta".

... infelizmente não acho que seja o caso de boa parte dos comentários desse tópico.

"Toca o bonde na decadência do fórum, Seo Motora!"

:pipoca:

Bom dia Titanium, mas vc acha que devemos ignorar o relato exemplificado das 2 oficinas nestes 2 vídeos? Oficinas que prestam manutenção especializada na marca?

paulorl
22/10/2019, 10:46
https://www.youtube.com/watch?v=Y6_Z-xlrVDM

GLIDER
22/10/2019, 11:35
alguem sabe dizer se isso é comum?

https://www.youtube.com/watch?v=awEHte3vkg8

GLIDER
22/10/2019, 11:55
um pouco de esperança.

https://www.youtube.com/watch?v=H2J5a6ZH6Q0

Sergio c
22/10/2019, 22:16
Esse vídeo é muito engraçado hehehe.

https://www.youtube.com/watch?v=Y6_Z-xlrVDM

RicardoFLN
23/10/2019, 10:47
alguem sabe dizer se isso é comum?

https://www.youtube.com/watch?v=awEHte3vkg8

Sim, é. Notadamente em carros que rodam em países onde neva e onde é colocado sal na pista. Basta ver qualquer vídeo de americanos fazendo algum tipo de manutenção por baixo dos seus "trucks" pra observar que é um festival de corrosão!
Eu não sei esse modelo aí de LR, sei que a Defender sofre com o problema de corrosão até aqui na terra das bananas, chassis com chapa muito fina, e perfil retangular, que acaba acumulando sujeira, consequente umidade, e um pulo pra corrosão.
Não é a toa que se vê restaurações completas de LR no Reino Unido onde os caras pegam o chassis e fazem galvanização a fogo do treco todo, que é mergulhar em uma banho de zinco derretido.

Sds.

GLIDER
23/10/2019, 11:16
Sim, é. Notadamente em carros que rodam em países onde neva e onde é colocado sal na pista. Basta ver qualquer vídeo de americanos fazendo algum tipo de manutenção por baixo dos seus "trucks" pra observar que é um festival de corrosão!
Eu não sei esse modelo aí de LR, sei que a Defender sofre com o problema de corrosão até aqui na terra das bananas, chassis com chapa muito fina, e perfil retangular, que acaba acumulando sujeira, consequente umidade, e um pulo pra corrosão.
Não é a toa que se vê restaurações completas de LR no Reino Unido onde os caras pegam o chassis e fazem galvanização a fogo do treco todo, que é mergulhar em uma banho de zinco derretido.

Sds.

interessante, faz sentido isso. Estranho é corrosão até em braçadeiras das mangueiras e na estrutura dos bancos. Mas pode ser isso mesmo carro rodava em locais com muita ocorrencia de neve alta onde se joga sal na estrada.

enasor
24/10/2019, 07:41

R$ 4.500,00 só para o serviço de erguimento da carroceria.:shock:
Fora o custo da manutenção.
Surreal.
Apesar de dizerem que já tem oficinas que fazem as trocas de correias sem precisar erguer o carro.
Mas confiar como no serviço, diante de todas as leituras que o sistema faz ao se mexer em cada componente, como ele explicou?
Não é para o bolso da maioria absoluta da população, incluindo eu!:mrgreen:

Também foi meu sonho de consumo ... Mas, já "desencanei" ...

cemecor
25/10/2019, 19:23
Estava avaliando uma aquisição, em 2020, de uma RR Sport 2014 SE ou HSE, cujos preços variam entre 220 a 260K de acordo com o modelo e a Km da VTR.

Mas em 2020 também chega a Ram 1500 V6 diesel com 263 cv e 66,3 kgfm com preço em torno de 220K e com 5 anos de garantia... depois desta opção, desisti de vez de ter uma Disco ou RR Sport com 6 anos de uso pelo mesmo preço de uma RAM 1500 zero... tudo bem que são naves com propósitos bem distintos, pois um é SUV e o outro é pick-up, mas a RAM não deixa muito a desejar em relação às Lands, muito menos no off road.

Realmente tem que estar muito disposto para dar manutenção numa Disco ou RR Sport... só mesmo para os apaixonados pela marca (sou um deles), mas quando me lembro das depesas e dos inúmeros problemas relatados aqui no forum, o bolso fica em primeiro lugar e o desejo pela VTR inglesa passa para o segundo plano... pois aí prevalece a relação custo-benefício (racional), sobre a paixão pela marca (emocional).

Enfim, cada um compra e faz o que bem entender com sua grana... mas eu não tenho paciência para ficar correndo riscos constantes com quebra de turbinas, bolsas da suspensão furadas, compressor pifado, avarias elétricas diversas, motor travando com menos de 100 mil Km, virabrequim de plástico, etc, etc, etc. Veículo bacana, muito luxuoso, potente e confortável, mas com manutenção muito complexa. A manutenção de rotina, Ok, sem problema, mas quando surge um pepino... eu mesmo fico sem assistência, pois manutenção de Land, só em grandes centros.

Admiro a disposição de quem tem um Land Rover, principalmente Disco ou RR Sport, parabéns para vcs!... mas eu também passo.

jrsat
18/03/2023, 13:45

Por incrível que pareça, a chance de quebrar algo é bem menor do que desmontar uma dianteira completa de um carro.

Esses dias tive que fazer o alternador da Discovery 2 (que é infinitamente mais simples que essas LR modernas) e foi um trabalho de 11 horas.

90% retirando o alternador (retirando não, colocando ele numa posição onde desse para trabalhar, não deu para desconectar tudo dele, senão rasgaria a mangueira de vácuo que estava colada) e 10% desse tempo no reparo dele em si.

Como alguns sabem, minha esposa já teve uma Hilux Japinha (95), a qual era chamada carinhosamente de Mariposa.
Para trocar a bateria da viatura e uma simples lâmpada é um saco!
Tem que desmontar um bocado de coisa.

Onde quero chegar?

Todo e qualquer carro que tenha um cofre apertado vai precisar desmontar um bocado de coisa.
Algumas coisas até mais críticas, como Mangueiras do sistema de arrefecimento.
Quantos casos já ouvimos de mangueira de arrefecimento que foi desmontada e ao montar o mecânico esqueceu de apertar.

Isso já ocorreu comigo, já ocorreu com meu pai, já ocorreu com um monte de gente que conheço e os estragos são absurdamente mais críticos e caros do que se precisar reparar um conector elétrico, um fio "mordido", etc.

Tiro pelo serviço que fiz na Discovery 2... para retirar o alternador tive de desmontar um bocado de outras coisas..
Em outros carros não é diferente.
Muito comummente se faz necessário tirar o radiador e a ventoinha na frente do motor.
Serviço até mais demorado e chato do que erguer a cabine, na minha opinião.

Agora tem gente que me parece ser maliciosa.
Pega um serviço que era para ser mais barato (por que é mais simples e as chances de quebrar outras coisas são menores) e Joga o valor Lá nas ALTURAS!
Cobrar 4 mil reais para desmontar uma cabine dessas, vai me desculpar, mas me parece fora da proporção, fora da realidade.

Penso que chega a ser malicioso por que se aproveita desse "impacto" que causa uma cabine fora do chassi para dizer que é complexo e arriscado.
Ou seja, é só argumento para poder cobrar mais do cliente para fazer algo que é até mais simples.

Outro ponto.

Esse procedimento também foi planejado, penso, para que outros componentes sejam revisados conjuntamente com a correia.

Ora... se uma correia é trocada a cada 100 mil km, certamente as mangueiras do sistema de arrefecimento deveriam ser substituídas ou pelo menos inspecionadas.

Aí, jovem, não tem segredo... certamente será MUITO mais fácil inspecionar e trocar as mangueiras e outros componentes do motor sem a cabine em cima.

Quem já fez essa inspeção com a cabine no lugar sabe o que estou dizendo.

É um saco!!!!

Não acha posição!

O cara tem que ficar deitado sobre o motor, amassando a lata do carro e correndo o risco de quebrar alguma peça plástica importante (sim, por que 99% dos carros a partir dos anos 2000 tem várias peças plásticas no cofre) e certamente deixando passar algo.

Fazer essa inspeção por baixo do carro também é um saco.
Se for deitado, uma bosta.
Se for sob o elevador, também não facilita por que não se consegue ver direito as coisas.

Ou seja, toma mais tempo e é mais chato de fazer.

Abraço a todos

Prezados,

Sou novo no Forum, procurei e não encontrei a informação que procuro quanto a troca da correia.

As Discovery 2, também precisam levantar a carroceria para troca da correia, ou só as discovery 3 até 2013?

Glaicon
19/03/2023, 07:16
Prezados,

Sou novo no Forum, procurei e não encontrei a informação que procuro quanto a troca da correia.

As Discovery 2, também precisam levantar a carroceria para troca da correia, ou só as discovery 3 até 2013?
Não precisa.
Viaturas bem diferentes.:concordo: