Conectar

Ver Versão Completa : Jipe desalinhado

luciano Rodrigues
21/05/2006, 16:07
:D Pessoal, vejam a foto de meu jipe 1958 :pensativo: , fiz toda reforma dele, no entanto depois de montado percebi que a roda dianteira do lado direito fica saliênte, enquanto que a outra fica alinhada ao paralamas :shock: . Obesrevei que um dos grampos que prende o eixo fica sobreposto perto do diferencial. :pensativo: Pensei em soltar os grampos e jogar todo conjunto um pouco para a esquerda, e trocar o grampo maior por um menor, no entanto, vi que o grampo é maior pois tem que abraçar a lateral do diferencial, entendi que obrigatoriamente deva ser assm mesmo.

É normal o jipe ficar assim ? Alguns amigos dizem que quando ando com ele dá a impressão que ele está andando de lado. Será que terei que alinhar os chassi :shock: Neste caso terei de desmontar todo o jipe :shock: . Detalhe percebi que um dos feixe de molas está mais arriado que o outro, deixando o jipe penso, elas não estão desalinhadas, mas penso que isso só influi na altura, estou certo

alguém por favor dê uma luz :concordo:

Vinicius_4x4
21/05/2006, 18:10
E aí Luciano!!

Mede a distância do feixe de mola até o começo do munhão, os dois lados devem ter a mesma medida. Se tiver igual, pode ser que a carroceria esteja colocada errada (um pouco deslocada para a esquerda) :pensativo: , ou até mesmo este desequilíbrio na compressão das molas - arqueando o lado mais enfraquecido vai melhorar um pouco esta diferença.

[]´s

Santoro
22/05/2006, 09:23
as rodas estao alinhadas certas ? ta parecendo q a carroceria ta meio desalinhada

luciano Rodrigues
22/05/2006, 18:40
Vinicius você tem toda razão, depois da sua dica vi que a grade frontal realmente está fixada um pouco fora do alinhamento do chassi :pensativo: , porém não chega a um centimetro, quantidade bem inferior à quantidade que o pneu está pra fora do lado esquerdo de quem olha, mas já foi um ítem que não havia observado :concordo: .

Santoro, procurei deixar as rodas os mais alinhado possível para a foto, e essa caída para direita penso ser pelo fato do feixe de mola deste lado estar arriado.
Um detalhe que esqueci de comentar é que quando comprei o jipe, a longarina frontal esqueda (onde ficaria a caixa de direção) estava completamente torta, tirei ela fora e soldei outra no local, mas deixava claro que tinha tomado uma porrada neste local, talvez isso possa ter torcido o chassi. Vejam a foto e qualquer comentário será muito bem vindo ! Obrigado à todos !

Santoro
23/05/2006, 11:07
luciano ,n sei qual foi a extensão da porrada , mas acho q n e ai o problema n . a primeria foto q vc mandou , dos feixes o feixe tem um pino central guia , q tem q casar com a furação no suporte do feixe , n tem muito como ficar fora de centro n sacou , olhando a foto , sua carroceria esta realmente tombada pra esquerda , mas acho qn seria esse o motivo tb há n ser q seu feixe esteja realmente muito ruim na frente , como estao os calços da carroceria ?

luciano Rodrigues
23/05/2006, 17:50
:D Santoro, os feixes de mola do lado esquerdo de quem olha para o jipe, realmente estão bem mais cansados, pois vê-se claramente que estão mais baixos, olhando percebe-se a base onde é presa a grade frontal desnivelada.

Quanto aos calços da carroceria usei todos novos da radiador do MB1113 e estão todos em perfeitas condições.
Neste fim de semana vou leva-lo até um moleiro aqui da região para ver o que ele vai dizer, o que pega é na hora que o cara vê que um jipe, acha que estou nadando em grana e finca a faca :( Digo a você como ficou. Caso tenha mais algum comentário, por favor, não deixe de fazê-lo !

Sergio Rocha
23/05/2006, 19:11
:D Santoro, os feixes de mola do lado esquerdo de quem olha para o jipe, realmente estão bem mais cansados, pois vê-se claramente que estão mais baixos, olhando percebe-se a base onde é presa a grade frontal desnivelada.

Quanto aos calços da carroceria usei todos novos da radiador do MB1113 e estão todos em perfeitas condições.
Neste fim de semana vou leva-lo até um moleiro aqui da região para ver o que ele vai dizer, o que pega é na hora que o cara vê que um jipe, acha que estou nadando em grana e finca a faca :( Digo a você como ficou. Caso tenha mais algum comentário, por favor, não deixe de fazê-lo !

Luciano

Um alerta para vc.NUNCA arqueie o feixe.Não dura 500km.

[]'

Santoro
24/05/2006, 11:43
Sergio , estou meio q precisando fazer isso no meu cj tb , mas sei q n dura muito tempo , to achando meu jeep muito mole , balançando muito , e o lado do motorista ta meio caido tb ,n terias por ae um par de feixe de molas encostado n ne ? ou sabe de alguem ? arquear o feixe ate agora te sendo minha 1 opção ...

Beto Lacerda
24/05/2006, 14:14
Santoro, qto vale os 4 feixes originais do cj-5 ??? estão no meu jeep parado a um tempão ... estão todods no mesmo nivel e não estão ruins não to tirando p/ por toy ...
qqer coisa mem manda mp

[]'s

Santoro
25/05/2006, 10:05
xiii beto , n sei msm , ve um valor ae , eu to meio quebrado de grana , por isso a primeira opção seria arquiar , so q como eu uso meu cj no dia a dia , e rodo pelo menos 130 km por dia , tenho alem do peso do carro o peso do kit gas q tenho instalado , por isso n sei se o arqueamento ira durar muito , mas dependendo do preço a gente pode negociar hehehe , a principio iria trocar so os traseiros por causa do peso extra dos cilindros ...

luciano Rodrigues
01/07/2006, 22:29
All, Fiz uma loucura, desmontei todo o jipe e vi que meu chassis estava completamente desalinhado, tinha um "S" no meio, justamente onde estavam fixados os suportes prendem os feixes do eixo dianteiro, por isso que as rodas estavam para fora. Procurei uma loja para fazer o alinhamento, me cobraram 1500 ltas, então resolvi fazer eu mesmo e tirar todos os bacalhaus, soltei os rebites e as porcarias das soldas mau feitas (várias). Agora decidi colocar os feixes da TOY, da mesma forma que o Beto (fala aí Beto). Arranquei tudo inclusive os suportes dos amortecedores. Então pessoal quem puder dar uma dica do que melhor fazer fique à vontade (salve os palpiteiros) Betão se já fez no seu, não deixe de dar pitacos hein !! Obrigado !

Sergio Rocha
02/07/2006, 09:37
All, Fiz uma loucura, desmontei todo o jipe e vi que meu chassis estava completamente desalinhado, tinha um "S" no meio, justamente onde estavam fixados os suportes prendem os feixes do eixo dianteiro, por isso que as rodas estavam para fora. Procurei uma loja para fazer o alinhamento, me cobraram 1500 ltas, então resolvi fazer eu mesmo e tirar todos os bacalhaus, soltei os rebites e as porcarias das soldas mau feitas (várias). Agora decidi colocar os feixes da TOY, da mesma forma que o Beto (fala aí Beto). Arranquei tudo inclusive os suportes dos amortecedores. Então pessoal quem puder dar uma dica do que melhor fazer fique à vontade (salve os palpiteiros) Betão se já fez no seu, não deixe de dar pitacos hein !! Obrigado !
Luciano

Dá uma olhada nessas dicas aki.

Santoro
Foi mal, não tenho não.Vai jogar dinheiro fora, arquear vai durar uns 2 meses e vai transformar os seus feixes em um monte de ferro.

[]'

Beto Lacerda
03/07/2006, 13:41
cara feixes de toy não tem segredo ...
compra o kit ( tem varios a venda , eu vou comprar da Rock4 ) e vc mesmo instala , porem tem varias maneiras de instalar ..
spoa
spua
jumelo dianteiro na frente do feixe
jumelo dianteiro atraz do feixe
jumelos convencionais , articulados e revolvers
molas originais , aplainadas
eu vou montar com molas traseiras (mais longas ) jumelos revolver na frente do feixe dianteiro , spoa
mas o mais simples , facil e comum de fazer é jumelo convencional atraz do feixe dianteiro , molas dianterias na frente e traseiras atraz , spua .
da uma olhada no topico do consorcio de kits que tem muita info legal lá ...
[]'s

marcosmoscz
03/07/2006, 23:18
Ja que vcs estão falando de suspenção arriada, gostaria de saber se a suspenção arriada pode afetar o cambio, digo fazer escapar a 2º marcha, pq ja vi no forum que pode afetar de travar o 4x4 ligado, alguem poderia me esclarecer isso!!!!!!

Obrigado