Ver Versão Completa : Novato
pamattia
21/05/2006, 14:11
Salve galera,
Sou o mais novo proprietário de um Jeep Ford 1982 e estou muito feliz por isso. Sempre quis ter um jeep e agora consegui realizar meu sonho.
Adianto a todos que sou leigo no assunto.. conheço muito pouco sobre a mecânica desse tipo de automóvel.
Bem, como já disse trata-se de um modelo Ford, motor 4cc (maverick) a gasolina, 90cv e 17kgf de torque, 4x4 e reduzida originais.
Ele está bem bonito, bastante conservado e com alguns "opcionais", tais como sto antonio keko, rodas mangels, barras laterais da keko, etc.
O carro está na oficina atualmente, estou fazendo uma "geral". Este Jipe ficou 2 anos parado, as peças de desgaste natural já se desgastaram totalmente.. rsss
Estou trocando:
- Freio: Sapatas, Lonas e cilindro de roda
- Suspensão: todas as buchas
- Transmissão: Cruzetas cardan e diferencial, rolamentos de roda dianteira e trazeira, reparo do munhão, retentores de roda, etc..
- Troca de correias, tensor, óleo de motor e diferencial
- Carburador: juntas, bóia, diafragma, válvulas, etc.
Bem, no caso seria o "trivial" p/ que eu pudesse dar umas voltas sem ter maiores complicações, tendo em vista o jipe estar OK.
A única coisa que não estou satisfeito é com o consumido do danado, que está em torno de 4 a 5km/l, e, aonde moro, a gasolina está custando R$ 3,21 o litro.
Considerando essa minha insatisfação, nada melhor que pedir a ajuda de vocês jipeiros para resolver esse problema. Quero trocar o motor desse jipe.
A princípio, considerando a $$$, não farei troca por um motor a diesel. Isso é coisa futura, até pq a numeração do meu chassis permite a regularização p/ motor a diesel.
Lembro a todos que irei utilizar o jeep mais em viagens longas, em asfalto.. irei rodar quase que diariamente na minha cidade e de vez em quando pegar uma estrada de terra.. areião e pântanos... (moro em cáceres/MT)
Então queria a opnião de vocês, levando a consideração custoxbenefício, qual seria o motor ideal p/ substituir o meu.
Já pensei no motor AP 2.0 com injeção MI ou então o C20NE (motor GM, do astra, vectra, kadett, monza.. etc) 2.0 8v com a injeção bosch motronic.
Do motor AP não entendo muito, mas do motor GM posso dizer que é muito bom, sempre tive carros com esse motor. Este por exemplo, tem 110cv e também seus aproximados 17kgf de torque.
Então é isso, qual seria o motor ideal, que o custo total (instalação e regularização) gire em torno de R$3K, que eu poderia instalar no meu jipe utilizando o câmbio original 4m e reduzida, que não faça tanta diferença do motor original e que o consumo gire em torno de 8km/l?
Obrigado a todos!
Depois posto fotos dele.
Abraços!
Paulo André
Ronaldo B.
21/05/2006, 16:12
Fala aí Paulo,
Bem vindo e parabéns pelo CJ, quando você puder , posta umas fotos aí prá gente conhcer a viatura.
Agora, gasolina a R$ 3,21 , é de doer mesmo. Só que se o seu CJ está original, deveria estar fazendo um pouco mais do que 4 a 5 km/l. O normal seria fazer entre 6 e 7 km/l, com muito jeito na forma de dirigir e dependendo dos pneus que estiver usando, entre outros detalhes, pode até chegar a 8 km/l, acho um pouco difícil, mas não impossível.
Como você disse que acabou de comprar o CJ e está fazendo um revisão, além da revisão do carburador, troca todos os filtros, velas, cabos de velas, dá uma olhada como está o ponto de ignição e depois roda um pouco com ele prá ver como fica o consumo. Se o motor estiver em bom estado, eu não gastaria $$$ agora prá trocar, se o motor estiver ruim, aí já pode ser que compense trocar por outro. Eu tinha um CJ com motor GM151 álccol, o consumo era em média 4,5 a 5 km/l, com relação 9x44, pneus 33x12,5x15" e câmbio original 4 marchas.
Como a troca de um motor não é uma coisa de baixo custo, vale a pena avaliar bem antes da troca.
[]´s
Luiz_Fernando
21/05/2006, 16:44
Ronaldo,
Estou longe de ser um entendido em mecânica mas.......
Tenho um motor AP 1.8 MI no meu Jeep com câmbio 4 marchas da C-10. Tá fazendo 8,5 km/l de média.
Estou com ele há uns 3 meses e até agora não tenho do que reclamar.
Achei muito bom.
Abraços
pamattia
21/05/2006, 18:59
Fala aí Paulo,
Bem vindo e parabéns pelo CJ, quando você puder , posta umas fotos aí prá gente conhcer a viatura.
Agora, gasolina a R$ 3,21 , é de doer mesmo. Só que se o seu CJ está original, deveria estar fazendo um pouco mais do que 4 a 5 km/l. O normal seria fazer entre 6 e 7 km/l, com muito jeito na forma de dirigir e dependendo dos pneus que estiver usando, entre outros detalhes, pode até chegar a 8 km/l, acho um pouco difícil, mas não impossível.
Como você disse que acabou de comprar o CJ e está fazendo um revisão, além da revisão do carburador, troca todos os filtros, velas, cabos de velas, dá uma olhada como está o ponto de ignição e depois roda um pouco com ele prá ver como fica o consumo. Se o motor estiver em bom estado, eu não gastaria $$$ agora prá trocar, se o motor estiver ruim, aí já pode ser que compense trocar por outro. Eu tinha um CJ com motor GM151 álccol, o consumo era em média 4,5 a 5 km/l, com relação 9x44, pneus 33x12,5x15" e câmbio original 4 marchas.
Como a troca de um motor não é uma coisa de baixo custo, vale a pena avaliar bem antes da troca.
[]´s
Fala Ronaldo,
Cara.. o motor está novo.. não fuma... e pelo pouco tempo que fiquei com ele não estava baixando óleo. Pneus não é nada de exagerado.. estou com o Pirelli Scorpion S/T 235/75/15.
Não citei, mas serão trocados também esses ítens (velas, cabos e filtros).. com relação ao ponto, será verificado qdo da regulagem após a troca da correia dentada.
Se ele realmente fizer essa média.... coisa de 7km/l ou até 8km/l, na estrada, ai sim não troco o motor agora.... aguardo para por o a diesel definitivo.
Outra pergunta.... sou leigo mesmo...hahahaha
Que CJ é o meu??? Ou não é CJ?? Afinal, o que é CJ??? rsssss
Abraços!
pamattia
21/05/2006, 19:03
Ronaldo,
Tenho um motor AP 1.8 MI no meu Jeep com câmbio 4 marchas da C-10. Tá fazendo 8,5 km/l de média.
Achei muito bom.
Abraços
Fala Luiz, blz??
Cara.... me disseram que o AP 1.8 é melhor que o AP 2.0.. isso procede?
Outra pergunta... um AP no meu jeep, com o câmbio original 4m, viaja a quantos km/h? E esse câmbio da C-10? É melhor em quais aspectos? Dependendo, tenho muita facilidade em encontrá-lo por aqui....
Ronaldo B.
22/05/2006, 00:06
Ronaldo,
Achei muito bom.
Abraços
Luiz,
Tenho alguns amigos que tem AP no CJ e também gostam, acho que prá quem vai rodar muito no asfalto, pode ser uma excelente opção. :concordo:
Que CJ é o meu??? Ou não é CJ?? Afinal, o que é CJ??? rsssss
O seu jeep é 1982, então é um CJ5.
Se não me engano, CJ é a abraviação de Civilian Jeep, se eu estiver errado, por favor me corrijam.
[]´s
Paulo Sabra
22/05/2006, 06:00
Prezado Paulo,
Segue a história do Jeep Willys, que depois virou Ford, como é o caso do seu para vc, ficar por dentro.
A história do valente e querido Jeep Willys
No decorrer da II Guerra Mundial, as tropas aliadas, tendo de enfrentar terrenos dos mais diversos, principalmente na Ásia e norte da África, necessitavam de um veiculo versátil, pequeno - para acompanhamento de infantaria - de grande maleabilidade e capaz de transportar quatro pessoas, uma espécie de faz tudo. Assim surgiu o JEEP. Um veiculo lépido, ágil, pequeno, com capacidade de, pelo seus próprios meios, safar-se de situações difíceis, com potência suficiente para arrastar um canhão antitanque até mesmo num lamaçal - isto é o que requisitavam os militares em 1940. Projetado por Karl Knight Probst (equipe do Governo Americano) em oito dias, em 35 já em linha de produção.
E o nome ? Bem tratava-se de um pequeno carro para “general purpose” (serviços gerais). Das iniciais desta expressão g (dji) e p (pi) tirou-se a pronúncia. Assim nasceu o Jeep. Para ele, contudo não se reservavam apenas façanhas militares, também nas de paz lhe haviam destinado importantes funções no campo, no âmbito das fábricas, no comércio. “Um sucesso”
O Jeep (CJ-3B) começou a ser montado no Brasil em 1954, antes eram importados, em 1955 o Brasil recebeu novas estampas e iniciou-se a fabricação do modelo CJ-5 até 1983. Em 1957 a Willys do Brasil passou a fabricá-lo com um índice de nacionalização de 80% e sua produção alcançou 101.810 unidades naquele ano, em 1959 recebeu um motor melhor de 6 cilindros nacional fundido em Taubaté/SP, substituindo o "Hurricane" americano de 4cilindros e 6 cilindros. Em 1962 surgiram outras duas versões do Jeep, os (CJ-6) M-101 de 2 e 4 portas, com maior capacidade de carga (montado sobre o chassis da Rural), chamado popularmanente de "Jipão". Daí a frente várias modificações foram introduzidas, visando adaptá-lo as condições brasileiras. No Brasil foi fabricado de 1957 a abril de 1983; nos EUA foi fabricado em 1983 com o nome de "Renegade" (CJ-7)e continua a ser fabricado pela Chrysler - proprietária da marca "Jeep" - até os dias atuais com o nome de "Wrangler", com muitas melhorias, carrocerria totalmente nova, compatível com os padrões atuais. Apesar de não ser mais fabricado no Brasil, ele continua a ter um lugar de destaque entre os veículos, atualmente muito utilizado para evento Off-Road pelos jovens amantes do veículo. Em 1963 a revista Quatro-Rodas testou o Jeep pela primeira vez.
Curiosidade:
O estepe do Jeep era situado na lateral para compensar o peso entre motorista e lateral - nos modelos mais antigos situados na parte traseira prejudicavam a estabilidade do Jeep fazendo com que ele "empinasse como cavalo", então a equipe de projetos da Willys resolveu coloca-lo na lateral, assim resolvendo o problema de estabilidade.
Cronograma de Fabricação:
1954 - Começa a ser montado no Brasil pela Willys.
1957 - Início da Fabricação.
1959 - Motor nacional de 6 cilindros/90HP/2600cc.
1960 - Novo contorno da caixa de rodas traseira. De oval para semi quadrada.
1962 - Surge a versão 4 e 2 portas (Jipão) montado sob o chassis da Rural.
1963 - Versão esporte jovem com bancos esporte e capota conversível, novas cores.
1965 - Recebe câmbio de 3 marchas sincronizado.
1966 - Passa a contar com Roda-Livre automática e alternador, e recebe novo volante.
1968 - Sai de fábrica com as chaves de ignição na coluna de direção. Passa a ser fabricado pela Ford Willys.
1970 - Chaves de ignição volta para o painel, recebe a denominação Ford Jeep.
1976 - Novo motor Ford 4cilindros/90HP/2400cc, novo câmbio de 4 marchas novas cores.
1981 - Sai a versão com motor movido a álcool.
1982 - Ford paralisa sua produção no Brasil.
1983 - última unidade a ser vendida.
1997 - Chrysler comercializa no Brasil o JEEP Wrangler americano (a Chrysler é a atual proprietária da marca JEEP)
Texto extraído de Home Page da Willys Overland do Brasil
Paulo Sabra
22/05/2006, 19:10
Mais informações sobre a História dos Guerreiros Jeep's, o amigo poderá acessar no
site: www.belli.com.br/4x4/jeep/civis.htm , lá vc poderá ver as imagens dos modelos de cada ano de fabricação e a motorização dos mesmos.
rafaelsouza
23/05/2006, 00:28
1962 - Surge a versão 4 e 2 portas (Jipão) montado sob o chassis da Rural.
Paulo meu bom amigo desculpe a chateza :oops: mas o chassis do (bernardão) não tem nada a ver com o da rural :discordo:
Eu sei... Eu sei... que vc tirou isso do site ai mas só pra ser chato a informação tá errada :twisted:
Bom novamente me desculpando da chateza vamos lá
Muito bem vindo meu amigopamattia, fico feliz de ver alguém de Cáceres por aqui pois já morei aí por 6 mezes em 1997, e aí pescando muito no Paraguai ? eta riozão bom de peixe 8)
Cara concordo com nosso amigo Ronaldo acho que com alguns acertos pode levar este jeep a fazer uns 6 ou 7 Km/litro, boa sorte no forum e aproveite bastante do sistema de pesquisa, vc vai encontrar praticamente tudo sobre seu jeepinho
[],s :concordo:
Paulo Sabra
23/05/2006, 08:40
Caro Rafael,
Vc acertou de cheio, tirei a informação de um site de um Jeep Clube, para tentar ajudar o amigo que pedia informações, desculpe-me pelo erro, mas acredito que o cronograma esteja correto.
Se o seu JEEP for rodar mais no asfalto, eu aconselho a colocar o motor AP, pois este é pouco mais econômico que o de opala. Se fosse mais para o mato, ai acredito que o de opala seria a melhor opção. Outra coisa que acredito que melhoraria muito, seria a instalação de um câmbio de 5 marchas. Se vc for pegar muita estrada, o de 5 marchas ficaria muito mais econônomico. Não sei se diesel seria a melhor relaçãocusto/benefício. Pois o motor diesel é muito caro e vc tb teria que reforçar chassi e suspensão. Apesar de o diesel ser mais barato que a gasolina, levaria anos para vc recuperar o dinheiro investido. A minha viatura está bebendo demais tb. Semana que vem vou instalar o câmbio de 5 marchas, espero que o consumo melhore.
pamattia
23/05/2006, 19:34
Galera, muuuuito obrigado pelas dicas e pela receptividade.
Vou seguir a recomendação do pessoal.. meu jipe fica pronto na quinta.. vou ver o consumo dele.. se ficar na faixa de 6 a 7km/l, está ótimo. Fico com ele até comprar o motor a diesel. Ahh, meu jipe já tem reforço no chassis.
Andei me informando hoje e me disseram que a nota fiscal de motor não é obrigatório para a regularização do veículo. Na falta dela, basta uma declaração de responsabilidade. É feito uma "busca".. renavam.. nº do motor, etc.. e não havendo nenhum entrave, é feita a regularização. Eu pergunto, é verdade?
Se for, estou feito. Moro a 90km da Bolívia... motor nissan 2.5 diesel c/ câmbio por U$ 1.000, é o que há
Abraço a todos e obrigado novamente.
José Augusto
23/05/2006, 20:01
Andei me informando hoje e me disseram que a nota fiscal de motor não é obrigatório para a regularização do veículo. Na falta dela, basta uma declaração de responsabilidade. É feito uma "busca".. renavam.. nº do motor, etc.. e não havendo nenhum entrave, é feita a regularização. Eu pergunto, é verdade?
Depende do Detran local, depende do ano do motor, agora para motor diesel desses mais novos o negócio é mais complicado se não me engano precisa inclusive o documento de baixa do veículo anterior.
pamattia
24/05/2006, 21:01
Galera, conforme prometido, fotos do jipão..
tá sujo.. tirei as fotos hj.. está na oficina ainda...
e o pior.. do jeito que eu comprei.. com os adesivos ainda.. q vai ser a primeira coisa q vou tirar assim q tirar ele de lá
http://i7.photobucket.com/albums/y253/PAULOMATTIA/P1010023.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y253/PAULOMATTIA/P1010013.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y253/PAULOMATTIA/P1010011.jpg
http://i7.photobucket.com/albums/y253/PAULOMATTIA/P1010010.jpg
Olá Pamattia e demais colegas,
Fica aqui mais um conselho além de todos já postados. É importante se ter um casamento perfeito entre potência de motor, relação coroa e pinhão, câmbio e tamanho dos pneus, pois dependendo do uso que será feito é mais interessante deixar com uma relação desses itens mais longa, que é o seu caso, já que irá andar bastante em estradas, assim poderá imprimir mais velocidade sem elevar muito o giro do motor, ganhando com isso economia e conforto ao dirigir, e quando for fazer uma trilhazinha ou outra, se ficar pesado, basta usar a reduzida, já que o uso para isso será pequeno.
Um grande abraços a todos.
José Augusto
10/06/2006, 23:42
adames, existe uma planilha no excel (não sei quem fez, baixei da internet a uns 4 anos atrás) onde vc entra com o diâmetro do pneu, as relações do cambio, a relação do diferêncial e ele te dá uma tabela com a velocidade e a rotação em rpm do motor em função da marcha utilizada.
Utilizei esta planilha nas diversas simulações que fiz, para tentar acertar os veículos.
obs.: esta tabela não entra com coeficiente de arrasto aerodinâmico, pressão barometrica, com curva de rendimento do motor e etc..., por isto o resultado serve como base mas jamais representará a verdade.
José Augusto,
Eu também tenho esta planilha, ela é realmente bem legal, dá para a gente ter uma idéia muito boa de qual conjunto devemos usar. Eu desenvolvi um programinha para Palm Pilot com as mesmas informações da planilha, caso tenha interesse mando para vc por e-mail.
Abraços.
José Augusto
11/06/2006, 23:16
Caro adames, infelizmente não tenho Palm, obrigado :concordo:
Valeu José Augusto, não faz mal, o programinha tem as mesmas informações da panilha do excel, fiz apenas para facilitar quando não estou perto do computador. Abraços.