PDA

Ver Versão Completa : É POSSIVEL INSTALAR MOTOR MWM DIESEL NA DAKOTA A GASOLINA ??



Carlos Tragueta
20/05/2006, 13:54
QUERIA SABER SE DA PRA INSTALAR UM MOTOR DIESEL NACIONAL E BARATO NA DAKOTA A GASOLINA.. ELA TA COM MOTOR V6 3.9L EXELENTE MOTOR MAS É BEBERÃO BOTEI GNV.. MAS AGORA PARO DIARIAMENTE PRA ABASTECER....UM SACO.... PENSEI EM DIESEL QUE DA UMA GRANDE AUTONOMIA PRA VIAJAR E MAIS TORQUE .. POR QUE COM GNV É UMA BOSTA... FICA MANCA E LERDA...

Wallace
21/05/2006, 14:49
Motor Diesel barato!
Isso existe?
Eu particularmente acho que a sua instalação de GNV não esta bom. Acho que poderia rever isso, pois deve existir uma perda, mas não muito grande.
Se não estiver consumindo muito por algum problema a inico coisa a fazer é colocar mais volume de cilindro.

Miranda
21/05/2006, 16:29
Acho que a melhor pergunta a ser feita não , se é possível e sim, é viavel?

Walter L. L. Casitta
21/05/2006, 18:19
E por que não trocar a picape inteira?

Leonardo Dic
21/05/2006, 18:54
Carlos, o meu vizinho de trabalho tem uma oficina de maquinas agricolas e caminhões, a um ano ele retirou o motor 4 cilindros a gasolina da dele e colocou motor e cambio da ranger 2.8 power stroke, ficou um avião, esses dias mesmo andei nela. Não teve maiores dificuldades. Me parece q o maior trabalho foi fazer funcionar o painel.
Colocando motor e cambio é tranquilo. E se não me engano todas as Dakotas sairam para carga de 1 ton, então o documento sai facil.

Abraço

Edintruder
21/05/2006, 20:19
Tem cada vez mais gente fazendo isso quando bate o desespero de mexer no Detroit. Da diesel para diesel é mais fácil, mas de gasolina para diesel também é viável, mas mais caro também, tendo muitos outros "ajustes" a serem feitos. Nesse caso é mais fácil trocar a caminhonete toda.

Wallace
21/05/2006, 20:32
O viavel vai depender muito de quanto vai andar, se andar não andar muito posivelmente não vai recuperar nunca. A gasolina é cara, mas o diesel já foi barato, hoje não é mais também, mas muitos ficam iludidos que é vantagem.
Hoje certamente o GNV é o mais economico se tem onde anda.

Walter L. L. Casitta
21/05/2006, 21:25
Dizem que se é barato é porque é roubado. Só espero que esse não seja o caso do GNV

Wallace
22/05/2006, 12:30
Comprar coisa roubada ou mesmo sem nota acho a maior fria.
Simplemente esta incentivando a ser roubado também.

Leonel Lousa
22/05/2006, 22:41
Tem um conhecido meu q a Dakota cabine dupla diesel dele fundiu o motor com pouco mais de 90 mil km, o orçamento para a retífica ficou em quase 20 mil, ele n pensou duas vezes, comprou motor e câmbio de uma S 10 2.8 2005 por 11,000 e colocou na Dakota a picape ficou muito esperta.

Luiz Carlos de Holleben
28/08/2008, 15:04
Olá amigo, td bem? é possível sim colocar um motor MWM na dakota, e o melhor, com painel e todo o mais funcionando. Aproveita-se câmbio e diferencial dela tb. A única adaptação que se faz é do motor com o câmbio, onde se faz uma peça no torneiro para que os dois funcionem juntos, algo semelhante com o motor da dakota a diesel e o câmbio nela usado.
Mas o ideal é colocar o MWM mecânico ainda, e não o mais novo eletrônico. Assim, o chicote que continua no carro funcionando é o da própria dakota.
Eu tenho uma dakota a diesel que fundiu o motor duas vezes, e o meu mecânico já faz essa adaptação. Um amigo meu que tb tem dakota fez a adaptação e ficou ótimo. O preço não é dos mais animadores, porém se vc realmente gosta dessa camionete, vale a pena o gasto. eu fiz e recomendo.
Qualquer dúvida é só perguntar. Abraço

LEONARDORAZO
28/08/2008, 18:24
Se eu fosse vc, trocaria por uma ranger... rs
abraços

Ricardo Franklin
28/08/2008, 18:37
Concordo com o Leonardo e se achar que a diesel esta caro faca como eu pegue uma repower 210cv que mesmo no gas e show de bola e tenho uma autonomia de +/- 300km.

abraco

fvarcese
26/03/2010, 20:30
Tenho uma dakota com motor MWM, mantive o cambio original, SIMPLESMENTE EXCELENTE!!! Tudo funcionando, ficou um avião!!!
Sinceramente, não recomendaria GNV, tive uma pessima experiencia em uma Pathfinder, GNV nunca mais. Ainda com o preço do diesel nas alturas, vale a pena. Recentemente viajei para o MT, 1500 km, que maravilha voce rodar mais de 1200 km sem zerar o tanque. Eu recomendo trocar o motor por um MWM

:dance:

DieselPower
26/03/2010, 20:49
Tenho uma dakota com motor MWM, mantive o cambio original, SIMPLESMENTE EXCELENTE!!! Tudo funcionando, ficou um avião!!!
Sinceramente, não recomendaria GNV, tive uma pessima experiencia em uma Pathfinder, GNV nunca mais. Ainda com o preço do diesel nas alturas, vale a pena. Recentemente viajei para o MT, 1500 km, que maravilha voce rodar mais de 1200 km sem zerar o tanque. Eu recomendo trocar o motor por um MWM

:dance:
Câmbio original de que motor? V6, 4cc Otto ou Detroit?

fvarcese
26/03/2010, 21:30
Da propria dakota 2.5 diesel

DieselPower
26/03/2010, 21:50
Pois é,
A pergunta inicial era se poderia instalar em uma picape originalmente equipada com motor a gasolina...
Teria que dar uma olhada nas relações originais...

SERGIO AUGUSTO
27/03/2010, 22:10
Olá a todos:
Sobre a possibilidade de colocar um motor diesel numa dakota originalmente a gasolina(V6), sem problemas. Quanto a observação das "relações de transmissão", o cambio da V6(manual, e pelo conversado aqui, como o colega não mencionou nada, o dele imagino que seja manual), é o mesmo da diesel, portanto, se colocar um MWM, só terá que se preocupar em confeccionar uma flange para unir o MWM ao cambio(bem feita, e isso é tranquilo), pois o cambio funcionará bem. O diferencial, na sua "V6", tem a relação 3,55:1(11/39), na diesel é 4,11:1(9/37), mas entendo que poderá manter a 3,55:1, pois o torque do MWM 2,8(se optar por ele), é um pouquinho maior que o V6. Eu iria substituir o motor da minha(diesel), não vou mais, depois que "conheci" a fundo o VM(não é DETROIT, como falam), e as possibilidades e "canais" de encontrar peças, e troquei os cabeçotes pelos APAZ MADRID, ficou muito bom, sem problemas de aquecimento,andei depois que troquei os cabeçotes aproxidamente 3000Km, sem nenhum problema de aquecimento(fui e voltei de em final de Janeiro, de Unai-Mg a Ilhéus-Ba e rodei muito lá na região), e ainda vou substituir a colmeia do radiador(a original tem duas "carreiras" de tubos, vou colocar uma de 5 carreiras), pra ficar 100%. E no motor, vou substituir os kits, pra deixa-lo 0 km.
Abraços

Deivid/silveira
28/03/2010, 22:53
É uma grande jornada que exige bastante paciência.

Boa sorte.

Nava
28/03/2010, 23:06
Tenho um amigo q clocou 2.8 sprinter completo, com motor, cambio e painel...ficou doida...acho que ele gastou uns 13 mil...

Vou pedir detlahes e se consguir postarei aqui.

Eu acho q é melhor trocar a picape toda, mesmo achando a dakota bem bonita.

DieselPower
28/03/2010, 23:13
2.8 sprinter



MWM Sprint.

CMBatista
10/03/2011, 21:36
Olá Luiz Carlos de Holleben, tudo bem , li sua resp. e gostaria de saber quem fáz esta adaptação aqui em Goiania, pois tenho uma Dak. estendida 2001 e o VM 2.5 está para abrir o bico. Se possível endereço e fone da oficina OK. CMBatista

Roberto Farias
14/02/2014, 23:53
Oi amigo estou tentando instalar o mwm 2.8 mecânico na dakota 2.5 diesel mas o mecânico não está sabendo como manter o câmbio da Dakota, você pode me ajudar?

Roberto, Campinas - SP.

sallespickup
09/03/2014, 15:09
primeiro veja se faz diesel, veja na plaqueta se seu carro é mais de 1 ton, pois tem dakota que não é, não sei se pelo ano, tiramos um motor e cambio de uma pois não conseguiu fazer o diesel

Renato Fraga
09/03/2014, 15:41
A única Dakota que não aceita motor diesel por conta da capacidade de carga é a V8 cabine simples...

Xernobil
09/03/2014, 16:24
Amigo, boa tarde, estou vendo sua duviida, e esta semana do carnaval descobrir um mecanico super inteligente, pois ele tambem tem uma dodge dakota cabine simples e a dele e a diesel e retirou o motor original se nao me engano o motor vm da dodge que falou que e uma porcaria e colocou o mwm da s10, ficou muito perfeito, falou que ja era sua quinta adaptação que ja fez.

eduardoloreto
29/04/2014, 19:23
Amigo, boa tarde, estou vendo sua duviida, e esta semana do carnaval descobrir um mecanico super inteligente, pois ele tambem tem uma dodge dakota cabine simples e a dele e a diesel e retirou o motor original se nao me engano o motor vm da dodge que falou que e uma porcaria e colocou o mwm da s10, ficou muito perfeito, falou que ja era sua quinta adaptação que ja fez.

boa tarde amigo, eu tambem sou do rio e estou querendo trocar o motor da dakota vm por um mwm seria posivel voce passar o tel desse mecanico, agradeço antecipado amigo!.

Miranda
30/04/2014, 10:13
motor diesel na dakota, MWMW 6cl da F250/Silverado
https://www.youtube.com/watch?v=CS7vwBfNVTk

RODVOTISCH
17/04/2015, 17:27
Alguem faz ou ja fez essa modificação de motor em SP? Qual oficina?

sallespickup
21/04/2015, 18:57
o problema anda sendo achar as peças, (mecanica) pois adaptar na dakota é até bem simples visto que tem espaço pacas, eu coloquei numa gasolina um motor e cambio C20 (gasolina), e vi como tem espaço, outra coisa se for uma V6, ela usa diferencial 3.90, o que facilita o acerto de cambio pra andar bem, se passar a diesel, é só colocar cambio com 5 drive, e motor, vindo de uma picape grande, D20 F1000, F250 ou silv, ficara muito valente, eu pessoalmente, iria de motor e cambio da F250 cumins com bomba mecanica, mais ai é seu bolso, só precisa ver antes de tudo o que diz a plaqueta do seu carro pra ver se ela é 1 tonelada, senão não faz documento

Rubens Alexsandro Mathias
20/04/2016, 22:59
o problema anda sendo achar as peças, (mecanica) pois adaptar na dakota é até bem simples visto que tem espaço pacas, eu coloquei numa gasolina um motor e cambio C20 (gasolina), e vi como tem espaço, outra coisa se for uma V6, ela usa diferencial 3.90, o que facilita o acerto de cambio pra andar bem, se passar a diesel, é só colocar cambio com 5 drive, e motor, vindo de uma picape grande, D20 F1000, F250 ou silv, ficara muito valente, eu pessoalmente, iria de motor e cambio da F250 cumins com bomba mecanica, mais ai é seu bolso, só precisa ver antes de tudo o que diz a plaqueta do seu carro pra ver se ela é 1 tonelada, senão não faz documento



Salles, seráque fica bom instalar um MWM 229 na Dakota? Alguns dizem que sim, outros acham o motor muito pesado, o que vc acha dessa adaptação? Ou ainda um Maxion 4St da D-20 quem sabe?

Jmayck
02/12/2017, 17:49
Oi sou novo fórum acabei fazer cadastro não sei poderia ser aqui para tirar minha dúvida ou se teria que abrir um post coloquei na minha Dakota que era diesel um motor da D20 q20b mantive câmbio original da Dakota ficou show o problema agora é minha dúvida se painel irá funcionar pelo menos velocímetro e rpm marcador de temperatura e pressão do óleo comprei turo teste para instalar ou será que é possível fazer painel funcionar tudo mostra luz alternador óleo rpm velocidade nível combustível e temperatura se possível algume me informar como por favor pois hoje rapaz da auto elétrica me falou que não irá funcionar nada ficar sem rpm e velocímetro e marcador de combustível e foda estava até animado agora deu uma desanimada se isso for verdade